Sunteți pe pagina 1din 25

GESTALT-TERAPIA - FREDERICK S. PERLS Frederick S.

Perls, criador da Gestalt-terapia, ocupa uma posio uma tanto singular no contexto deste manual. Ao contrrio de Freud, Jung, Adler, James e outros sua contribuio para psicologia da personalidade ocorrem principalmente na rea da prtica da psicoterapia, mais do que na rea da teoria da personalidade. A popularidade da Gestalt-terapia nos ltimos anos, e sua utilizao numa ampla variedade de outros contextos, alm dos especificamente teraputicos, sugere que vale a pena examinar Perls e a viso gestltica do ser humano; ambos representam uma tendncia importante entro da psicologia da personalidade. De fato a prpria falta de uma nfase estritamente terica na maioria dos trabalhos de Perls reflete a direo para qual ele tentava dirigir a Psicologia; Perls estava convencido de que uma viso das pessoas e da psicoterapia genuinamente holstica e produtiva exigiria uma substancia desintelectualizao, visto que o intelecto ocidental tinha-se tornado, em suas palavras a prostituta da inteligncia.... um substituto plido da imediaticidade vivida do sentir e do vivenciar.

HISTRIA PESSOAL Frederick Perls nasceu em Berlim em 1893, filho de pais judeus de classe baixa; Em sua autobiografia, Dentro e Fora da lata de Lixo, Perls descreve-se como ovelha negra da famlia, freqentemente irritado e desdenhoso em relao aos pais, expulso da escola aps ter repetido duas vezes a stima srie e envolvido com problemas com autoridade durante toda a adolescncia. Conseguiu terminar seus estudos e recebeu o diploma de mdico, especializando-se em psiquiatria. Enquanto terminava seu treinamento mdico, juntou-se ao exrcito alemo e serviu como mdico na primeira guerra mundial. Depois da guerra voltou a Berlim e, entrando na Sociedade dos Bomios Berlinenses, comeou a formular algumas das Idias filosficas que forneceriam fundamentos para o desenvolvimento da gestalt- terapia. Em 1926, Perls trabalhou com Kurt Goldestein, no Intituto de soldados com leses cerebrais e compreendeu, atravs de seus trabalho com Goldestein a importncia de se considerar o organismo humano como um todo, ao invs de v-lo com um aglomerado de partes funcionando desordenadamente. E, 1927, mudou-se para Viena e comeou o seu treinamento em psicanlise; foi analisado por Wilhelm Reich e supervisionado por vrias outras figuras imporante do

movimento psicanaltico que se iniciava: Karen Horney, Otto Fenichel e Helene Deutsc, entre outros. Em 1933, com a asceno de Hitler ao poder, Perls partiu para Holanda e depois para a frica do sul, onde fundou o Instituto-Africano de Psicanlise. Em 1936 voltou a Alemanha para apresentar um trabalho no congresso psicaltico e encontrar-se com Freud. O encontro foi uma grande decepo para Perls, recordase que durou talvez quatro minutos e que no ofereceu nenhuma oportunidade para explorar as idias de Freud, o que Perls esperava h anos. Muito anos depois, Perls rompeu abertamente com o movimento psicanaltico e, em 1946 imigrou para os estados unidos. Prosseguiu com o desenvolvimento da Gestalt-terapia e, em 1952 fundou o Instituto Nova-iorquino de Gestalt-terapia. Mudou-se para Los Angeles e, ento, no inicio dos anos sessenta, para o Instituto Esalen em Big Sur na Califrnia, onde props Workshops, lecionou, lecionou e passou a ser amplamente conhecido como expoente de uma filosofia e de um mtodo de psicoterapia novos e viveis. Pouco antes de sua morte, seu interesse voltou se para o establecimento de um Kibbutz gestaltico. Morreu em 1970 na ilha de Vancouver, o local da primeira comunidade gestaltista teraputica.

ANTECEDENTES INTELECTUAIS. As principais corrente intelectuais que influenciaram diretamente Perls foram: - Psicanlise (Freud e Reich) - A psicologia da Gestalt ( Kohler, Wertheimer, Lewin, Goldstein. - Humanismo Fenomenologia e Existencialismo. - Idias de J.L. Moreno um psiquiatra que desenvolveu a noo da importncia do desempenho de papis em psicoterapia. - Influencia tambm do Zen Budismo principalmente em seus ltimos trabalhos. INFLUNCIA DA PSICANLISE: O primeiro livro que Perls escreveu: Ego, Hunger and Agression, no tinha a pretenso de desenvolver uma nova teoria da personalidade, mas deveria constituirse uma reviso da teoria psicanaltica. Perls de certo modo partiu da Psicanlise, um dos beros da Gestalt, mas com inmeras modificaes, de modo que do bero original se podem perceber traos, mas no reconhec-los como antigamente.

Boa parte do trabalho de Perls foi dedicado ao desenvolvimento do que considerava uma extenso do trabalho de Freud. Mesmo depois do rompimento com Freud - continuou a julgar suas idias como uma reviso do trabalho de Freud ou mais ainda como uma reviso da psicanlise como foi interpretado por muitos da segunda gerao psicanaltica. As divergncias entre Perls e Freud estavam relacionadas principalmente com os mtodos de tratamento psicoterpico de Freud; mais do suas exposies tericas sobre a importncia das motivaes inconscientes, dinmica da personalidade. Para Perls: No as descobertas de Freud, mas sua filosofia e tcnica tornaram obsoletas e obscuras. Perls considerava que o trabalho de Freud era limitado pela falta de nfase numa viso holstica funcionamento do organismo,(a psicanlise lida com os fatos como eles pudesse existir isolados do organismos como um todo) na qual indivduo e meio so parte de um nico campo em constante interao. Esta abordagem holstica em que cada um dos elementos de expresso do organismo est em intima relao com o todo, levou Perls a dar nfase particular, ao material bvio, mais do que ao profundamente reprimido como elemento crucial para a compreenso e o trabalho com o conflito intrapsiquico. Perls acentuava a importncia de examinar a situao da pessoa no presente, ao invs da investigao das causas passadas com o sugeria Freud. Perls acreditava que a conscincia de como a pessoa se comporta a cada momento mais relevante para a autocompreenso e a capacidade para a mudana do que uma compreenso racional do porque de um determinado comportamento. No inicio as divergncias com relao a abordagem freudiana referia-se a teoria do instinto e da libido. Quando Perls comeou a formular sua prpria teoria do que Freud intitulava de instinto ele sugeriu que o organismos tem mirades de necessidades que so sentidas quando o equilbrio fisiolgico ou psicolgico pertubado. Assim como h milhares de distrbios do desequilbrio do organismo, h milhares de instintos que aparecem como meio do organismo se reequilibrar-se. Na viso de Perls nenhum instinto (sexo e agresso) bsico; necessidades so expresses diretas de instintos do organismo. todas as

Perls sugeriu que os metodos psicanalticos de interpretao e associao livre, constitua uma fuga da experincia direta do material interpretado e associado e eram portanto, mtodos de auto-explorao ineficientes e via de regra ineficazes.

A nfase que Freud da a resistncia ligeiramente alterada na abordagem de Perls, para a nfase na fuga da conscientizao de qualquer tipo. Acentuando-se em particular a forma de fuga mais do que seu contedo especfico. A questo relevante ao como estou evitando a conscincia, e no a o que estou evitando. Freud colocou a questo da relao transferencial (do paciente para o terapeuta) como sendo central para a eficincia do processo teraputico. Perls concordava com a existncia do fenmeno da transferncia e, de fato o apontava como um aspecto importante da projeo, um mecanismo neurtico,a qual atribua grande importncia.No entanto, no considerava o trabalho atravs da transferncia de importncia fundamental para o processo psicoterpico, como fez Freud. Perls discordava de Freud, segundo a qual, a tarefa teraputica importante era liberao das represses, aps a qual o trabalho e a assimilao do material ocorre naturalmente. Perls entendia que todo o individuo pelo simples fato de existir, tem muito material de fcil acesso ao trabalho teraputico; a tarefa importante e difcil assimilao do prprio processo, o mastigar, o digerir o integrar de traos e hbitos, atitudes e modelos de comportamento previamente introjetados ( engolidos inteiros). O que mais distingue Perls de Freud a viso do homem e do mundo apresentada pela teoria de ambos. A viso Gestltica uma viso humanstica, existencial, fenomenolgica, ao passo que a viso Freudiana uma viso mecanicista, biolgica e psicodinmica. Talvez o mais importante seja que Perls e a abordagem gestaltista, progressivamente chegaram a apresentar uma viso de mundo alternativa. Freud e o racionalismo do sculo XIX oferecem uma perspectiva da natureza humana cuja nfase substancialmente diferente da viso mais existencial de Perls.

Alguns pontos correlatos, embora operacionalmente tais conceitos sejam tratados de modo completamente diferente: Catexia de Freud x Figura e Fundo de Perls. Libido de Freud x excitao bsica de Perls. Associao livre x continuum de conscincia de Perls (awareness) Enfoque de Freud na resistncia x enfoque de Perls na fuga da conscientizao. - A compulso repetio de Freud x a situaes inacabadas de Perls - A regresso de Freud x o retraimento ( do meio ambiente) de Perls. - O terapeuta que permite e encoraja a transferncia de Freud x o terapeuta que um habilidoso frustrador de Perls. Perls foi um conhecedor da obra de Freud, partido do simples fato de que ele mesmo durante um certo tempo esteve profundamente enganjado no movimento psicanaltico. Sua experincia, entretanto, foi frustrante e frustrada a partir de seu contato pessoal com Freud.

Seu contato com a psicanlise o ajudou a ver as deficincias de sua doutrina e tcnica, chegando a dizer que Freud foi num homem de meias verdades. O caminho percorrido por ele, o tornou mais livre e solto para encarar o homem de uma maneira mais libertadora. A gestalt-terapia sem ser uma antipsicanlise, uma proposta de vida existencialmente mais em contato com a realidade, aqui e agora, exigindo um constante apelo a reponsabilidade pelo fato de propor uma liberdade mais consciente e uma conscientizao continua diante dos apelos da realidade.

A INFLUNCIA DE WIHELM REICH A influencia de Reich sobre Perls aparece mais clara que a da Psicanlise, sobretudo naquilo que podemos dizer em relao ao corpo como expresso de uma realidade. Reich e Perls preocuparam em perceber o homem na sua totalidade. O corpo, nas suas diversas manifestaes, a expresso visvel do interior de cada um. Se soubermos observar o corpo, podemos colher a informaes bsicas de que necessitamos para um trabalho srio e integrado. Toda a obra de Reich um apelo constante a uma volta ao corpo, a uma compreenso cada vez maior da bioenergia das emoes (organobiofsicas) a uma viso mais ampla e aberta da suxualidade, a uma compreenso do corpo como totalidade e como uma histria escrita e reescrita nos momentos mais importantes da existncia. Esse sentido do corpo como expresso de toda uma realidade como mensageiro fiel das realidades internas, sem a qual a palavra fica vazia e quase ininteligvel, est presente em toda a obra de Perls. Outra forte influncia, que analista de Perls, foi a influncia do corpo com relao psique, a tal ponto que Reich no via nenhum caminho de soluo para o problema da neurose, a no ser atravs do desmanchamento da couraa caracterolgica que se expressa, segundo ele, na couraa muscular, ligada diretamente ao desenvolvimento sexual do individuo. A neurose no mais que a soma total de todas as inibies cronicamente automticas de excitao sexual natural. Apesar de Perls no concordar totalmente com todas as posies de Reich, existem pontos em comum que so vitais para a melhor compreenso de nosso objetivo.

Alm de um esprito em comum no que se refere ao homem, no que se refere ao corpo, no que se refere a uma postura existencialmente mais solta podemos indicar algumas semelhanas entre Perls e Reich que do apoio nossa argumentao:

1 A convico de que as lembranas devem ser acompanhadas dos afetos ligados a estas lembranas. Pensamentos e afetos andam juntos e importante trabalh-los juntos, evitando dicotomizar a ao psicoterapeutica. Perls. Dizia que trabalhar alguma coisa que no sentida, experienciada, aqui e agora, uma perda de tempo. Reich dizia que tornar o inconsciente consciente pouco resolveria o problema, a no ser que se restabelecesse a genitalidade: Liberao da energia tensional ou esttica do impulso vital atravs de uma adequada potencia orgstica. Falar ajuda, no basta, porque ns sabemos que o corpo tem as suas lembranas, bem como sabemos que uma inibio ou uma tenso muscular aliviada quase sempre produz ou acontece concomitantemente com a ecloso de uma das trs excitaes bsicas biolgicas: angstia, ira ou excitao sexual e alm disso, muitas pessoas sentem uma dissoluo espontnea de suas inibies caracteriolgicas. No sem razo que ns estamos sempre cata dos efetos e emoesm quando nossos clientes contam, narram fatos de sua vida presente e passada: o que voc sente agora que est falando disto?. Na realidade estamos interessados mais do que na coisa reprimida, por exemplo, na forma como se luta para reprimir esse afeto, uma emoo. Este aspecto fisiolgico do processo de represso, de evitao altamente significativo. Muitas vezes, quando se est trabalhando a dissoluo de uma rigidez muscular, o cliente se lembra de fatos ligados quela parte do corpo. Cabe afirmar que a rigidez muscular contm a histria e o significado de uma origem....antes, a prpria couraa a forma em que a experincia infantil sobreviveu como agente prejudicial no aqui e agora.... A neurose no , de modo algum, unicamente a expresso de um equilbrio psquico perturbador, muito mais correto e significativo consider-la como a expresso de uma perturbao crnica do equilbrio vegetativo e da motilidade natural.

2- O corpo deve estar presente no ato psicoteraputico. Reich falava de couraa muscular como forma de resistncia e Perls afirmava que a resistncia a funo do organismo como um todo. Perls falava da linguagem psicossomtica, chamando a ateno para toda e qualquer forma da comunicao no-verbal. Na verdade no se pode conceber um trabalho reichiano ou gestltico sem que o corpo esteja imerso na prpria compreenso do processo. O corpo o aqui e agora, o fenmeno que se revela, e assim por assim dizer, a intencionalidade da existncia da existncia passada.

O que cura no que a idia em si se faa consciente, seno a modificao que se opera na excitao vegetativa. Do ponto de vista da energia biopsquica, o psquico e somtico funcionam como dois sistemas que so sempre unitrios e, alm do mais, se condicionam reciprocamente. No existe duas histrias na pessoa humana, uma que ela conta e da qual se lembra e outra guardada no fundo do seu ser. Passado e presente se encontram em perfeita convivncia no aqui e agora de cada um. Como diz Reich O mundo total da experincia passada incorpora-se ao presente sob forma de atitude de carter. O carter de uma pessoa s soma total funcional de todas as experincias passadas. Do ponto de vista gestltico e reichiano, tal viso da estrutura da personalidade tem implicaes imediatas ma anlise e manejo do comportamento humano. Segundo essa linguagem, conclumos que dificilmente se poder operar uma mudana de comportamento se no houver uma mudana na couraa muscular, ou seja, necessrio restaurar a motilidade biopsquica por meio da dissoluo, do rompimento da rigidez do carter e da musculatura. Nessa linha de pensamento, o trabalho do corpo parece ser a resposta para esta redescoberta de um corpo, cujas emoes e sentimentos foram supressos, cancelados com o correr do tempo. Do pinto de vista reichiano este reencontro , sobretudo, o reencontro com a prpria sexualidade, com a prpria genitalidade, vividos de maneiras harmoniosas. Harmonia no como um apelo a um princpio moral elevado, mas como uma distribuio e necessidades, e sua satisfao. De fato, diz Reich: A sade psquica depende da potncia orgstica, ou seja, da capacidade da entrega no climax de excitao durante o ato sexual natural. Seu fundamento a atitude caracterolgica na neurtica capacidade de amor. Reich afirma que a neurose determina sempre uma perturbao da funcionalidade genital, ou seja, esta potncia orgstica, que a capacidade de abandono total a experincia emocional e energtica do orgasmo sexual, se acha interrrompida, no homem, freqentemente pelas mais variadas formas de impotncia e na mulher, pela frigidez. O que fica claro tanto em Perls quanto em Reich que o corpo contm toda a chave da reflexo psicoteraputica e que dificilmente um trabalho simplesmente verbal poderia responder adequadamente s necessidades orgnicas interrompidas.

3- Posio comum entre Reich e Perls o trabalho atravs da frustrao. Perls afirmava que o crescimento acontece atravs da frustrao e que o psicoterapeuta deve ser uma mistura de simpatia e frustrao. Ele deve dar suporte e frustrar ao mesmo tempo. Ele deve frustrar o cliente fazendo-o ver suas formas de manipulao, seus modelos neurticos de comportamento, sua percepo de seu autoconceito, de modo que ele sinta incomodado nas suas verdades solidificadas.

Ele deve chamar o cliente para uma viso realista de sua realidade, podendo as vezes, ser cruel para ser de fato, bom. Neurose e frustrao andam juntas, a frustrao se apresenta de formas diversas e se revela tanto no corpo, na linguagem, como nas atitudes. Era, portanto natural que Reich e Perls fossem procurar no trabalho atravs da frustrao uma das solues mais eficazes para o problema da neurose. Nesse sentido preciso des-frustrar corpo e linguagem para que o comportamento se torne saudvel. Podemos usar o mesmo caminho que a frustrao usou para instalar-se. Pretende-se atravs do trabalho com frustrao levar a pessoa a uma constante busca de auto-regulao, como dizia Reich, e a formao de novas Gestalts, como dizia Perls. A auto-regulao provoca harmonia porque elimina a luta contra o instinto, segue as leis naturais do prazer, compatvel com os instintos naturais e age em identidade de interesses com eles, uma constante alternncia de tenso e alvio de tenso que acontece com todas as funes naturais. Do outro lado, a formao de novas Gestalts supe que o indivduo tente satisfazer suas necessidade de maneira mais harmoniosa possvel. Fechar Gestalts significa um estar atento permanentemente a todas as exigncias do pensar, de sentir, de agir e responder satisfatoriamente aos apelos deste trplice movimento. Quanto mais natural a pessoa tanto menos ter Gestalts inacabadas e tanto mais ser auto-regulada.

4- Reich afirmava que mais importante do que o cliente comunica o como ele comunica. O estilo de comunicao mais importante que seu contedo. Perls dizia que no se deve lidar com respostas ao porqu, mas o que importa o como, onde e quando, e que a Gestalt trabalha com duas pernas: o aqui e agora. importante escutar, o som, a musica da comunicao do cliente. O foco do problema esta na voz, na postura, nos gestos, na linguagem psicossomtica. Ambos os autores esto afirmando que no basta para a compreenso do processo psquico de um cliente que este diga tudo o que vem mente, segundo o princpio psicanaltico da associao livre de idias. importante levar em considerao no apenas o que ele diz, mas o modo como se diz, e sobretudo, como fica em silncio. As palavras enganam, mentem, so equvocas, mas a maneira de falar, nunca. O corpo, diz Reich, a manifestao imediata, inconsciente do carter, e Perls dir que o corpo o inconsciente visvel.

Ambos os autores dizem que intil tentar convencer o cliente de algo que ele pessoalmente ainda no descobriu, ou seja, o que o cliente no descobre espontaneamente tem pouco valor teraputico.

5- Perls chamava a ateno para o uso indiscriminado de tcnicas por pessoas que se dizem gestaltistas. As tcnicas foram inventadas para uso restrito e devem ser empregadas apenas quando adequadas, ainda sofrendo modificaes de caso para caso. Talvez essa seja outra influencia que Reich teve sobre o jovem Perls, porque Reich declarou enfaticamente que: para cada paciente, em cada momento dado, existe apenas uma tcnica e que est tcnica tem que ser derivada das circunstncias individuais de cada um. Reich reclama de certos mdicos que, interpretando mal a teoria da genitalidade, aconselham seus clientes a que dem asas a sua genitalidade, praticando a revelia relaes sexuais. Descuidam-se, diz ele, do fato que a essncia da neurose precisamente a incapacidade de obter gratificao, o ponto central sua impotncia orgstica. Cada paciente tem uma couraa caracterolgica constituda de acordo com sua histria, a tcnica para destruir a couraa tem que se adaptar ao caso individual e deve desenvolver-se passo a passo em cada caso. Tal requisito exclui a possibilidade de uma tcnica esquemtica. Em outra parte, Reich fala dos psicoterapeutas silvestres que atravs de uma terapia de ao sexual superficial querem resolver o problema de seus pacientes, como fala tambm daqueles que pretendem curar a neurose com ar de montanha, descanso, frias reconstituintes e tranqilizantes, mas sem se preocuparem com os desfazer dos bloqueios musculares e caracteriais que impedem um funcionamento satisfatrio da sexualidade. D ponto de vista Gestaltico, dizemos que toda tcnica deve levar o cliente a um contato positivo e criativo com o mundo exterior e consigo mesmo, que deve lev-lo na direo de suas necessidades e a movimentar-se no sentido de satisfaz-la. Como a Gestalt-terapia trabalha basicamente com o presente, a que vamos proporcionar a formao e eliminao de Gestalt, ou seja, fazendo o indivduo estar constantemente consciente de suas necessidades, seja em forma de pensamento, percepo, sentimentos, emoo, ou ainda, dentro de um enfoque fenomenolgico, criando condies, permanentes para que cada um tenha conscincia daquilo que realmente . A tcnica pois, um aqui e agora vivenciado, uma resposta a um movimento que vem de dentro do cliente e que no pode sozinho expandir-se. Ela no produz, ela vai ao encontro de algo que j est ali e precisa e precisa apenas ter condies de aparecer e produzir efeitos.

6- Um sexto elemento pode ser encontrado no nas tcnicas, mas nas vivncias que o processo teraputico produz no cliente e no psicoterapeuta. Ambos os autores so unnimes em afirmar que a psicoterapia por eles proposta deixa sinais indelveis e que as pessoas que se submeteram a um processo normal e eficiente, dado o grau de liberdade interior que conquistaram, tero de certo modo, dificuldades em conviver com a sociedade que a est. Imagine-se, pois o papel da psicoterapia, se considerarmos como Reich, que toas as formas de neuroses uma perturbao da sexualidade em geral e da genitalidade me particular e que, como ele diz: quanto mais mais s for a sexualidade, tanto mais livre e crtico ser o pensamento do indivduo. A sociedade molda o carter, a personalidade de cada um. Segundo Reich o carter reproduz a ideologia social em massa e, assim reflete sua prpria supresso na negao da vida. A dualidade proposta pela sociedade entre as exigncias da moral e da realidade, da natureza e da cultura, termina por contaminar profundamente o interior de cada pessoa. Tarefa rdua e ingrata a do psicoterapeuta que crente nessas afirmaes, tenta ajudar algum nesta descoberta de sua originalidade perdida e na ao da vontade de experinci-la, de novo e totalmente. No sem razo que Reich terminou sua vida em um crcere e que muitos de ns somos vistos sob suspeita como indivduos que permitem, que facilitam tudo e para quem tudo normal. A Gesltalt-terapia pode oferecer uma promessa de autenticodade que muito difcil de ser mantida nesta cultura. Quanto mais algum for bem sucedido numa experincia de Gestalt-terapia, tanto mais ele estar consciente de si prprio e centrado, e tanto mais ele ser intolerante com as foras destrutivas e convenes da sociedade atual. A Gestalt-terapia no uma terapia de adaptao, mas uma terapia de auto-realizao. Esta afirmao vale, sobretudo para o Gestalt-terapeuta, que deve ser algum em intima harmonia consigo prprio. Tal exigncia vale para qualquer forma de psicoterapia, mas o gestaltista evita assumir qualquer atitude de interpretao, de imposio de contedos. Ele trabalha em ntima coerncia com as necessidades bsicas do cliente, sem se ater muito ao que a sociedade espera que ele faa. Ele procura no ter modelos, sem ser um destruidor de mitos. O corpo a realidade, o corpo a gravao da histria de cada um, o testemunho participante de todos a cada momento. Em si, o corpo traz o estigma dos marcos importantes dos momentos que se foram. Na verdade no existe anttese entre o histrico e o contemporneo. O mundo vivencial do passado vive no presente em forma de atitudes caracterolgicas. Uma pessoa a soma total funcional de suas vivncias passadas.

10

Para Reich e para Perls tudo est aqui e agora. Basta saber olhar, saber colher. O corpo ao mesmo tempo a grande oferta e a grande proposta de descoberta.

PSICOLOGIA DA GESTALT A teoria da Gestalt foi inicialmente formulada no final do sculo XIX na Alemanha e ustria. Desenvolveu-se como um protesto contra a tentativa de compreender a experincia atravs de uma anlise atomstica anlise na qual os elementos de uma experincia so reduzidos aos seus componentes mais simples, sendo que cada componente analisado separadamente dos outros e em que a experincia entendida como uma mera soma destes componentes. A prpria noo de gestalt contradiz a validade deste tipo de anlise atomstica. A palavra alem gestalt o sentido geral de: uma disposio ou configurao uma organizao especfica das partes que constitui um todo particular. O princpio mais importante dessa abordagem o de propor que uma anlise das partes nunca pode proporcionar uma compreenso do todo, uma vez que o todo definido pelas interaes e interdependncia das partes. As partes de uma gestalt no mantm sua identidade quando esto separadas de sua funo e o lugar no todo. Em 1912, Max Wertheimer publicou o trabalho que geralmente considerado o fundamento da escola Gestltica. Seu trabalho descrevia um experimento executado por ele e dois de seus colegas Wolfagang Kohler e Kurt Koffka. Este experimento foi planejado para explorar certos aspectos da percepo do movimento. Numa sala escura eles faziam reluzir, em rpida sucesso, dois pontos de luz , prximos um dos outro, variando intervalo de tempo entre os clares. Descobriram que quando o intervalo entre os clares eram menor que 3/100 de segundos, eles pareciam simultneos. Quando o intervalo era de 6/100 de segundos, o observador dizia ver o claro mover-se do primeiro ponto para o segundo. Quando o intervalo era de 20/100 de segundo ou mais os pontos de luz foram observados como eram na realidade: dois clares de luz separados.

11

Os resultados desse experimento levaram a algumas reformulaes no estudo da percepo. Durante as dcadas de 20 30 e 40 do sculo XX a teoria da Gestalt foi aplicada ao estudo da aprendizagem, resoluo de problemas, motivao,m psicologia social e at certo ponto a teoria da personalidade. A escola Gestltica causou enorme impacto em todo o campo da psicologia do sculo XX, razo pela qual a noo de um movimento Gestltico por si prprio deixou de existir, tornado-se intrnseca corrente central da Psicologia. Uma contribuio importante dos adeptos da Gestalt refere-se explorao da maneira como as partes constituem e esto relacionados como todo. A teoria da Gestalt ofereceu algumas sugestes a respeito dos modos pelos quais os organismos se adaptam por alcanar sua organizao e equilbrios timos. Um aspecto dessa adaptao envolve a forma pela qual, um organismo num dado campo, torna suas percepes significativas, a maneira pela qual distingue figura e fundo. Um estmulo pode ser interpretado como representando coisas diferentes dependendo do que percebido como figura e fundo.(fig. 5.1). A escola Gesttica estendeu o fenmeno representado por esta imagem para descrever a maneira pela qual um organismo seleciona o que de seu interesse num dado momento. Ex. para um homem sedento, um copo de gua, emerge como figura contra o fundo constitudo pela comida; sua percepo adapta-se capacitando-o assim, satisfazer suas necessidades. Uma vez satisfeito suas sede, sua percepo do que figurae o que fundo provavelmente se modificar de acordo com a mudana de interesses e necessidades dominantes. Por volta de 1940, embora a teoria da Gestalt j tivesse sido aplicada em muitas reas da Psicologia, foi em grande parte ignorada no exame da dinmica da estrutura da personalidade e do crescimento pessoal. Alm do mais no havia nenhuma formulao de princpios de Gestalt especficos para a Psicoterapia.

EXISTENCIALISMO E FENOMENOLOGIA Perls descreveu a Gestalt-Terapia como uma terapia existencial baseada na filosofia existencial e utilizando-se de princpios em geral considerados existencialistas e fenomenolgicos. PRUNCIPAIS SEMELHANAS ENTRE PERLS E PRINCIPAIS TENDNCIAS DO EXISTENCIALISMO E FENOMENOLOGIA.

12

Perls contestava de forma ferrenha a idia de que se poderia abranger o estudo do homem atravs de uma abordagem cientfico- natural mecanicistas e inteiramente racional. A partir dessa premissa, Perls associou-se a maioria dos existencialistas insistindo que o mundo vivencial de um indivduo s pode ser compreendido por meio da descrio direta que o prprio indivduo faz de sua situao nica. Do mesmo modo Perls sustentava que o encontro do terapeuta com o paciente constitui um encontro existencial entre duas pessoas, e no uma variante do clssico relacionamento mdico- paciente. Perls, junto com os existencialistas considerava intolervel, a idia de que mente e corpo constituem dois aspectos da existncia diferentes e completamente separados. A aplicao que Perls fazia da teoria da Gestal na compreenso da personalidade levou-o a abandonar a idia da ciso entre sujeito e objeto e, mesma da ciso entre organismo e meio. Perls no considerava que cada ser humano encontra um mundo que ele experincia como sendo separado de si mesmo, e sim que as pessoas criam e constituem os seus prprios mundos. O mundo existe para um dado indivduo como sua prpria descoberta do mundo. O conceito de intencionalidade bsico tanto para o existencialismo e a fenomenologia quanto para o trabalho de Perls. A mente ou conscincia entendida como inteno e no pode ser compreendida a parte do que pensado ou pretendido. Os sentidos dos atos psquicos ou inteno devem ser alcanados em seus prprios termos fenomenologicamente, em termos de sua prpria inteno particular. Assim, a crtica existencialista a noo freudiana de instintos semelhante de Perls. E contraste com a viso de Freud, a libido constitui um ato psquico, mas no mais bsico nem mais universal que qualquer outro. Todo ato psquico inteno, e toda inteno deve ser compreendida em seus prprios termos e no em termos de um ato psquico mais bsico. Dois temas importantes da maior parte do pensamento existencialista so a experincia do NADA e a preocupao com a MORTE e o medo. Ao examinar a viso de Perls da estrutura da neurose, esses temas constituem elementos importantes em sua teoria sobre o funcionamento psicolgico. O mtodo fenomenolgico de compreender atravs da descrio bsico no pensamento de Perls, todas as aes implicam escolha.

13

A confiana fenomenolgica na intuio para o conhecimento das essncias assemelha-se confiana de Perls no que ele chama de inteligncia ou sabedoria. Finalmente o prprio modo de Perls propor sua abordagem inclui, como qualquer descrio de uma abordagem fenomenolgica, as caractersticas fenomenolgicas e existenciais descrita acima. O estilo de Perls imaginativo e pessoal; sua tentativa de propor uma teoria do desenvolvimento psicolgico que inseparvel do envolvimento de Perls com seu prprio desenvolvimento.

CONCEITOS PRINCIPAIS O ORGANISMO COMO UM TODO Na teoria de Perls a noo do organismo como um todo central tanto em relao ao funcionamento intra-orgnico quanto a participao do organismo em seu meio para criar um campo nico de atividades. Perls insistia em que os seres humanos so organismos unificados e em que no nenhuma diferena entre o tipo de atividade fsica e mental. Defendia a atividade mental simplesmente como atividade da pessoa toda que se desenvolve num nvel mais baixo de energia que a atividade fsica. Essa concepo do comportamento humano- consistir em nveis de atividades levou Perls a sugerir que qualquer aspecto do comportamento de um indivduo, como manifestao de todo o ser da pessoa. Assim na Terapia - o que o paciente faz, como ele (a) se movimenta, fala, e assim por diante, fornece tanta informao ao seu respeito quanto ao que ele (a) pena ou diz. Alm do holismo ao nvel intra-orgnico. Perls acentuou a importncia do fato de considerar o indivduo como parte de um campo mais amplo que inclui o organismo e seu meio. Assim, como protestava contra a diviso corpo/mente protestava tambm contra a diviso interna/externa. Perls considerava que no tinha nenhum sentido em si, dizer que as pessoas so dirigidas por foras internas e externas uma vez que os efeitos causais de uns so inseparveis de outro.

14

H no entanto, um limite de contato entre o indivduo e seu meio. Esse limite define a relao entre eles. No indivduo saudvel esse limite fluido sempre permitem o contato e depois o afastamento do meio. Contatar constitui a formao de uma Gestalt afastar-se representa o seu fechamento. No indivduo neurtico, as funes de contato e afastamento esto perturbadas, e ele se encontra frente a um aglomerado de Gestalt que esto de alguma forma inacabadas. (nem plenamente formadas nem plenamente fechadas). Perls diz que o ritmo de contato e afastamento so ditados por uma hierarquia de necessidades. As necessidades dominantes emergem como primeiro plano ou figura contra o fundo da personalidade total. A ao efetiva dirigida para a satisfao de uma necessidade dominante. Os neurticos so freqentemente incapazes de perceber quais so as sua necessidades dominantes, ou de definir sua relao com o meio de forma a satisfazer suas necessidades. Assim a neurose acarreta processos disfuncionais de contato e afastamento que causam distores na existncia enquanto indivduo unificado.

ENFASE NO AQUI E AGORA A viso holstica levou Perls a dar nfase particular importncia da autopercepo presente e imediata que o individuo tem de seu meio. Os neurticos so incapazes de viver no presente pos carregam cronicamente consigo situaes inacabadas do passado (gestalten incompletas). Sua ateno , pelo menos em parte, absorvidas por essas situaes e eles no tem conscincia nem energia para lidar plenamente com o presente., visto que a natureza destrutiva dessa situaes inacabadas aparece no presente. O indivduos neurticos sentem-se incapazes de viver o sucesso. Assim a Gestalt terapia no investiga o passado com a finalidade de procurar traumas ou situaes inacabadas, mas convida o paciente simplesmente a se concentrar-se para tornar-se consciente de sua experincia presente, pressupondo que, os fragmentos de situaes inacabadas e problemas no resolvidos do passado emergiro inevitavelmente como parte desta experincia presente.

15

A medida que as situaes inacabadas aparecem, pede-se ao paciente que as represente e experimente de novo afim de complet-las e assimil-las no presente.1 Perls definiu a ansiedade como a lacuna, a tenso entre o agora e o depois . A inabilidade das pessoas para tolerar essa tenso, leva-as a preencher a lacuna com planejamentos, ensaios e tentativas de tornar o futuro seguro. Esta atitude, desvia a energia e a ateno do presente (perpetuando situaes inacabadas), como tambm, impede o tipo de abertura, para o futuro, decorrente do crescimento e da espontaneidade. Alm da natureza teraputica deste enfoque ligado- a conscientizao do presente, uma idia subjacente ao trabalho de Perls a de que viver com ateno voltada para o presente, ao invs de passado ou futuro, em si algo bom que leva ao crescimento psicolgico. A experincia presente de uma pessoa, num dado momento, a nica experincia presente possvel e que a condio para se sentir satisfeito e realizado a cada momento da vida a simples aceitao sincera dessa experincia presente.2

PREPONDERNCIA DE COMO SOBRE O PORQU Uma conseqncia natural da orientao fenomenolgica de Perls e de sua abordagem holstica a nfase na importncia da compreenso da experincia de uma maneira descritiva e no causal. Estrutura e funo so idnticas. Se uma pessoa compreende como ele faz alguma coisa, est pessoa est na posio de compreender a ao em si. Para Perls o determinante causal porque irrelevante para qualquer compreenso plena da mesma. Toda ao tem mltiplas causas, e todas as causas tm causas mltiplas, e as explicaes de tais causas nos distanciam mais e mais da compreenso do ato em si. Considerando que todo elemento da existncia de algum s podem ser compreendido como parte de uma de vrios gestalten, no h qualquer possibilidade desse elemento ser compreendido como sendo causado separadamente de toda a matriz de causas da qual participa.

Embora esse enfoque no presente seja acentuado no trabalho da Gestalt, deriva da noo psicanaltica de que o passado transferido de forma neurtica para o presente. Assim tanto no trabalho psicanaltico como no Gestltico, a pessoa tenta complexar, no presente, situaes inacabadas no passado. 2 Cludio Naranjo esclarece que centrar-se no presente, uma atitude que leva ao desenvolvimento psicolgico, que central em muitas psicologias orientais.

16

Uma relao causal no pode existir entre elementos que formam um todo, todo elemento causa e causado por outros. Assim na prtica da Gestalt-terapia, a nfase est em ampliar constantemente a conscincia da maneira como a pessoa se comporta, e no esforar-se para analisar-se a razo pela qual a pessoa se comporta.

CONSCIENTIZAO Dos trs conceitos apresentados (o organismo como um todo, nfase no aqui e agora, preponderncia do como sobre o porqu) constituem os fundamentos para entender a autoconscientizao que o ponto central dessa abordagem teraputica. Para Perls o processo de crescimento - um processo de expanso das reas da autoconscincia . O fator que mais inibe o crescimento psicolgico a fuga da conscientizao. Perls acreditava na sabedoria do organismo e considerava o individuo madura e saudvel auto-apoiado e auto-regulador. Considerava que o princpio da hierarquia da necessidade est sempre operando na pessoa e que a necessidade mais urgente, a situao inacabada mais importante sempre emerge se a pessoa estiver simplesmente consciente da experincia de si mesma a todo momento. Perls desenvolveu o continuum de conscincia como forma de encorajar esta autoconscientizao. Embora parea simples estarmos consicente de que estamos experimentando a cada instante, a maioria das pessoas interrompem o continuum quase de imediato, geralmente causado pela conscientizao de algo desagradvel. Assim estabelece-se a fuga em relao a pensamentos, expectativas, recordaes e associaes de uma experincia outra. Esta fuga de uma conscientizao continua, esta auto-interrupao impede o indivduo de encarar e trabalhar com a conscientizao desagradvel. Permanece empacado numa situao inacabada. Estar consciente prestar ateno s figuras perpetuamente emergentes a sua prpria percepo. Evitar a tomada de conscincia enrijecer o livre fluir natural do delineamento figura e fundo. Perls sugeriu que cada individuo tem trs zonas de conscincia: consicncia de si mesmo, conscincia do mundo e consicncia do que est entreum tipo de zona intermediria da fantasia. Esta ltimaimpede a consicentizao das outras duas. Freud concentrou-se completamente na compreenso desta zona intermediria e ignorou a importncia de trabalhar para o desenvolvimento da capacidade de conscientizar-se nas zonas de si mesmo e do mundo. Perls, em contrate, a maior parte de sua abordagem uma tentativa deliberada de ampliar a conscientizaro e obter contato direto consigo e com o mundo.

17

DINMICA Crescimento psicolgico. Perls definia a sade e a maturidade psicolgica como sendo a capacidade de emergir do apoio e da regulao ambientais para o auto-apoio e auto-regulao. O processo teraputico representa um esforo nesta direo. O elemento crucial do autoapoio e auto-regulao o equilbrio. A proposio bsica da Gestalt-terapia que todo o organismo possui a capacidade de realizar um equilbrio timo consigo e com o meio. As condies para realizar esse equilbrio envolve uma conscientizao desobstruda da hierarquia das necessidades, que s pode ocorrer atravs de uma conscientizao que envolve todo o organismo,uma vez que as necessidade so experienciadas por cada parte do organismo. O ritmo contato/fuga com o meio ambiente o componente principal do equilbrio do organismo. A imaturidade e a neurose implica numa percepo inapropriada desse rtmo, ou uma incapacidade de regular seu equilbrio. Indivduos auto-apoiado e auto-regulados caracterizam-se pelo livre fluir e pelo delineamento claro da formao figura-fundo nas expresses de suas necessidades de contato e retraimento. Tais indivduos reconhecem sua prpria capacidade os meios de satisfazer necessidades a medida que estas emergem. Tem conscincia das fronteiras entre eles mesmos e os outros e esto particularmente conscientes da distino entre suas fantasias sobre os outros (ou o ambiente) e o que experienciam atravs do contato direto. Ao acentuar a natureza do auto-apoio e auto-regulao do bem estar psicolgico, Perls no quer dizer que o individuo pode existir, de algum modo separado do seu ambiente. Na verdade o equilbrio organsmico supe uma constante interao com o meio. O ponto crucial para Perls que podemos escolher a maneira como nos relacionamos com o meio; somos auto-apoiados e auto-regulados quanto ao fato de que reconhecemos nossa prpria capacidade de determinar como nos apoiamos e regulamos dentro de um campo que inclui muito mais do que ns mesmos. PERLS DESCREVE VRIOS MODOS PELOS QUAIS SE REALIZA O CRESCIMENTO PSICOLGICO. O primeiro envolve o completamento de situaes ou gestaltem inacabadas. Ele sugere que a neurose pode ser vagamente considerada como um tipo de estrutura de cinco camadas e que o crescimento psicolgico ( e eventualmente a liberao da neurose) ocorre na passagem atravs das cinco camadas.

18

A primeira camada denominado por Perls de clichs ou da existncia de sinais. Ela inclui todos os sinais de contato: bom dia; oi, o tempo est bom, no ?. A segunda camada dos papis ou jogos. a camada do como se , em que as pessoas fingem que so aquelas que gostariam de ser: o homem de negcios sempre competente, a menininha sempre bonitinha, a pessoa muito importante.

Depois de termos reoganizado essas duas camadas Perls sugere que alcanamos a terceira camada: A camada do impasse, tambm denominada de anti-existncia ou do evitar fbico. Aqui experienciamos o vazio e o nada, o ponto em que, para evitarmos o nada, geralmente interrompemos nossa tomada de conscincia e retrocedemos camada de papis. Se, no entanto, formos capazes de manter nossa autoconscincia nesse vazio, alcanaremos a morte ou a camada implosiva. Essa camada aparece como morte ou medo da morte, pois consiste numa paralisia de foras opostas; experienciando essa camada, contraimo-nos, comprimimo-nos........ implodimos. No entanto, se pudermos ficar em contato com essa morte, alcanaremos a ultima camada, a explosiva. Perls sugere que a tomada de conscincia ia desse nvel constitui a emergncia da pessoa autntica, do verdadeiro self, da pessoa capaz de experienciar e expressar suas emoes.

Perls coloca que existe quatro tipo de exploses que o individuo pode experienciar ao emergir da camada da morte: Existe a exploso em pesar que envolve o trabalho com a perda ou morte que no tinha sido previamente assimilada. Existe a exploso em orgasmo em pessoas sexualmente bloqueadas. Existe a exploso em raiva quando sua expresso foi reprimida. Existe a exploso de alegria e riso, alegria de viver. A estrutura de nossos papis coesiva pois destina-se a absorver e controlar as energias destas exploses. A concepo errnea bsica de que essa energia precisa ser controlada deriva de nosso medo do vazio e do nada (terceira camada). Interpretamos a experincia do vazio, como um vazio estril e no um vazio fecundo. Perls sugere que as filosofias orientais, a filosofia Zen em particular, tem muito a ns ensinar a respeito da experincia do nada, positiva e geradora de vida, e a respeito da importncia da experincia do nada sem interromp-la. Perls, em todas as sua descries de com o um individuo se desenvolve, mantm a idia de que a mudana no pode ser forada e que o crescimento psicolgico um processo natural e espontneo. Obstculos ao Crescimento - para Perls

19

Fuga da conscientizao e a conseqente rigidez da percepo comportamento como maior obstculos ao crescimento psicolgico.

do

Os neurticos (aqueles que interrompem o prprio crescimento) no podem ver claramente suas necessidades e tampouco podem distinguir de forma apropriada entre eles e o resto do mundo. Em conseqncia os neurticos, so incapazes de encontrar e manter o equilbrio adequado entre eles prprios e o resto do mundo. A forma como esse equilbrio geralmente toma a pessoa sentir que os limites sociais e ambientais penetram muito fundo dentro delas mesmas; as neuroses consiste em manobras defensivas destinadas ao equilbrio e proteo contra esse mundo invasor. que impedem o

Perls aponta para quatro mecanismos neurtico bsicos crescimento: introjeo, projeo, confluncia e retroflexo.

(Na estrutura de cinco camadas da neurose, descrita anteriormente, estes mecanismos de defesas operam basicamente na segunda e terceira camadas) Introjeo Introjeo ou engolir tudo o mecanismo pelo qual os indivduos incorporam padres, atitudes e modos de agir que no so deles prprios e que no assimilam ou digerem o suficiente para torn-los seus. Um dos elementos prejudiciais da introjeo que os indivduos introjetivos acham muito difcil distinguir entre o que realmente sentem e o que os outros querem que elea sintam. ou simplesmente o que os outros sentem. A introjeo pode constituiir uma fora desintegradora da personalidade uma vez que os quando conceitos e as atitudes engolidos so incompatveis uns com os outros, os indivduos introjetivos se tornaro divididos.

Projeo Num certo sentido, o oposto da introjeo. a tendncia de responsabilizar os outros pelo que se origina no self; Envolve um repdio de seus prprios impulsos, desejos e comportamentos, colocando fora o que pertence ao self.

Confluncia Embora a confluncia no sempre patolgica, Perls fala aqui da confluncia neurtica. (patolgica)

20

Na confluncia os indivduos no experimentam nenhum limite entre eles mesmos e o meio ambiente. A confluncia torna impossvel um ritmo saudvel de contato e fuga, visto que tanto no primeiro quanto no segundo pressupem um outro. Este mecanismo tambm impossibilita a tolerncia das diferenas entre as pessoas, uma vez que o os indivduos que experenciam a confluncia no podem aceitar um senso de limites e, portanto, a diferenciao entre si mesmo e a as outras pessoas.

Retroflexo Retroflexo significa literalmente voltar-se de forma rspida contra; Indivduos retroflexores voltam contra si mesmos e, ao invs de dirigir sua energias para a mudanas manipulao de seu meio ambiente, dirigem essas energias para si prprios. Dividem-se e tornam-se sujeito e objeto de todas sua aes; so o alvo de seu comportamento. Perls aponta que estes mecanismos raramente operam isolados um do outro, embora as pessoas equilibrem suas tendncias neurticas entre esses quatros mecanismos em variadas propores. A funo crucial que todos esses mecanismos preenchem a confuso na descriminao de limites. Dada esta confuso de limites, o bem estar de um indivduo definido como capacidade de ser auto-apoiado e auto-regulado seriamente limitado. A viso de Perls destes quatro abordagem psicoteraputica. mecanismos bsica na maior parte de sua

Perls considerava a introjeo como sendo central no que ele chamou de luta entre dominador (topdog) e dominado (underdog). O dominador um pacote de padres e atitudes introjetados. Perls sugere que enquanto o dominador (de acordo com Freud, o superego) permanece introjetado e no assimilado, as exigncias expressas pelo dominador continuaro a ser irracionais e impostas a partir de fora, Perls sugeria que a projeo crucial na formao e compreenso de sonhos. Sob seu ponto de vista todas as partes de um sonho so projetadas, fragmentos desapropriado de ns mesmos. Todo sonho contm pelo menos uma situao inacabada que envolve essas partes projetadas. Trabalhar com o sonho recuperar tais partes e, portanto, completar a gestalt inacabada.

ESTRUTURA Corpo

21

Perls considera a ciso mente corpo da maioria das psicologiass como arbitrria e falaciosa. (enganosa) A atividade mental simplesmente uma atividade que funciona em nvel menos intenso que a atividade fsica. Assim nossos corpos so mnaisfestaes diretas do que somos. Perls sugere que pelas simples observao dos nossos mais aparentes comportamento fsicos- postura, respirao- movimentos aprender muito sobre bs mesmos.

Relacionamento Social Perls considera o indivduo como participante de uma campo do qual ele diferenciado a ms inseparvel. As funes de contato e fuga so cruciais ma deteminao da existncia de um indivduo; uma aspecto de contato e fuga do meio ambiente inclui o relacionamento com outras pessoas. O sentido de pertinncia a um grupo, o nosso principal impulso de sobrevivncia psicolgica. A neurose resulta da rigidez na definio do limite de contato em relao as outras pessoas e de uma inabilidade em encontrar e manter o equilbrio com eles.

Vontade Perls acentua muito a importncia de estar consciente de suas preferncias de ser capaz de agir sobre elas. O conhecimento de suas preferncias leva ao conhecimento de suas necessidades; a emergncia da necessidade dominante experienciada como preferncia pelo que satisfar a necessidade. A discusso de Perls sobre preferncia est muito prxima do que via de regra se chama de vontade. Ao usar o termo preferncia, Perls est enfatizando a qualidade natural e organsmica da vontade saudvel. O querer simplesmente uma das vrias atividades mentais; acarreta a limitao de conscincia a certas reas especficas a fim de completar um conjunto de aes dirigidas para a satisfao de algumas necessidades.

Emoes Perls considera a emoo como a fora que fornece energia a toda ao. Emoes so a expresso de nossa excitao bsica, as vias e modos de expressar nossas escolhas, assim como de satisfazer nossas necessidades. A emoo se diferencia de acordo com situaes variadas por exemplo, pela glndulas supra-renais em raiva em medo ou pelas glndulas sexuais em libido. A excitao emocional mobiliza o sistema muscular. Se a expresso muscular da emoo for bloqueada, criaremos a ansiedade, que a conteno da excitao. Uma vez ansiosos, tentamos dessensibilizar nossos

22

sistemas sensoriais a fim de reduzir a tenso criada; nesse ponto que sintomas como frigidez, no-ouvir o que Perls chama de furo na personalidade se desenvolvem. Essa dessensibilizao emocional a raiz da fuga da conscientizao que Perls considera bsica na neurose.

Intelecto - Para Perls Foi supervalorizado e superutilizado em nossa sociedade nas tentativas de compreender a natureza humana. Acreditava profundamente na sabedoria do organismo sendo esta baseada mais na emoo do que no intelecto, em mais em sistemas naturais do que conceituais; Afirmava que o intelecto foi reduzido ao um mecanismo de computao usado para tomar parte numa srie de jogos de encaixe; Dizia que a preocupao em perguntar o porque das coisas, impedem as pessoas de experienciarem como elas acontecem; assim a conscincia emocional genuna bloqueada em funo do fornecimento de explicaes; Explicar, de acordo com Perls propriedade do intelecto e constitui muito menos que compreender. Enfatiza a supervalorizao em nossa cultura, da produo verbal que expresso do intelecto.

Self Perls no tinha nenhum interesse em enaltecer o conceito de self a fim de incluir qualquer coisa alm do cotidiano, manifestaes bvias de quem nos somos; Somos quem somos; maturidade e sade psicolgica envolve o sermos capazes de proclamar isto, aos invs de sermos tomados pelo sentimento de que somos quem deveramos ser ou quem gostaramos de ser; Nos autolimites esto constantemente mudando na interao com nossos ambientes; Podemos., dado um certo nvel de conscincia, confiar em nossa sabedoria organismica, para definir limites e dirigir o ritmo de contato e fuga em relao ao meio ambiente. A noo de self ou eu para Perls no esttica e objetiv, o eu simplesmente um smbolo para uma funo de identificao. O eu identifica-se com qualquer que seja a experincia emergente da figura em primeiro plano; todos os aspectos do organismo saudvel (sensorial, motor, psicolgico e assim por diante) identificam-se temporariamente com a gestalt emergente, e a experincia do eu essa totalidade de identificaes. Funo e estrutura so idnticas.

Terapeuta para Perls: uma tela de projeo na qual o paciente v seu prprio potencial ausente; A tarefa da terapia a recuperao deste potencial do paciente;

23

O terapeuta um habilidoso frustrador, embora d satisfao ao paciente dando-lhe ateno e aceitao , o terapeuta frustra-o recusando-o dar-lhe o apoio que carece. O terapeuta age como catalisador que ajudo o paciente a passar pelos pontos de fuga e do impasse; O principal instrumento catalisador do terapeuta consiste em ajudar a perceber como ele (a), constantemente se interrompe e evita a conscientizao, desempenha papeis e assim por diante. As projees que esto envolvidas na relao do paciente com o terapeuta fornecem um aspecto bastante significativo da fuga daquele, porm, outros aspectos alm dos elementos transferncias da relao paciente-terapeuta so considerados importantes); O terapeuta humano e seu encontro com o paciente envolve o encontro de dois indivduos, ms tambm vai alm do encontro definido de papeis terapeuta- paciente; Perls acreditava que a terapia individual era obsoleta, ineficaz. Sugeria que o trabalho de grupo tinha muito mais a oferecer. Sugeria que o grupo pode ser extremamente valioso ao oferecer uma situao de mundo microcsmica na qual as pessoas podem explorar suas a atitudes e comportamentos uns em relao aos outros. O apoio do grupo na emergncia segura da situao teraputica tambm pode ser bastante til ao individuo, assim, como a identificao com os conflitos de outros membros e a sua resoluo dos mesmos.

24

25

S-ar putea să vă placă și