Sunteți pe pagina 1din 2

Origem

Tragdia uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, frequentemente envolvendo um conflito entre uma personagem e algum poder de instncia maior, como a lei, os deuses, o destino ou a sociedade. O teatro ocidental teve origem nos festivais religiosos gregos em honra ao deus Dionso, a partir do sculo VII a. C. Muito provavelmente, por volta do sculo VI a. C., surge aquele que considerado o primeiro ator: Tspis. Tspis era um corifeu que se destacou do coro e, ao avanar at a frente do palco e declarar ser o prprio deus Dionso, travou um primeiro e fundamental dilogo entre um ator e o coro. O teatro, nesse primeiro momento, limitava-se a uma srie de odes e danas em torno da imagem de algum deus, na maioria das vezes, o prprio Dionso. O centro do espetculo teatral gira em torno do destino infeliz do heri, tema comum a maior parte das narrativas e das sagas antigas. Nelas ele apresentado como uma figura radiante, um vencedor que est no esplendor da vida, usufruindo dos feitos das suas armas, envolto numa aurola de glria quando, repentinamente, v-se vtima de uma alterao brusca do destino. Um acontecimento sensacional, terrvel, sufoca as suas alegrias, conduzindo-o desgraa, arremessando-o ao mundo das sombras. Assim que dipo rei de Tebas, onde casou com a rainha viva e com a qual teve quatro belos filhos (dois vares e duas moas), quando tudo deu para desabar ao seu redor. Em outra pea, Agamemnon, o rei de Micenas, ao retornar para casa vitorioso depois de ter pilhado Tria, sucumbe pelo golpe assassino de Cliptemnestra, sua mulher, e do amante dela. Prometeu, o tit que trouxe do Olimpo o fogo dos cus para os homens, banido, termina preso e encadeado no alto das montanhas do Cucaso.

Homero e a tragdia
Os poemas de Homero, tanto a Ilada como a Odissia, oferecem vrios desses momentos de infelicidade pelos quais os grandes passam: o desespero de Aquiles quando perde o seu amigo Ptroclo num combate; o encontro de Ulisses com Aquiles na morada dos mortos; a desgraa de Heitor, o bravo guerreiro morto num duelo pela defesa da sua cidade; a humilhao de Pramo, o velho rei de Tria, que obrigado a suplicar a Aquiles pela devoluo do corpo do filho. O objetivo do poeta porm no exatamente o mesmo do autor dramtico. Esses episdios da "Ilada" e "Odissia" fazem parte da narrativa geral cuja inteno enaltecer a bravura e os feitos dos combatentes e no provocar a compaixo ou qualquer outro sentimento piedoso nos leitores ou ouvintes. Segundo Albin Lesky "a epopeia homrica para a objetivao do trgico na obra de arte somente um preldio.".

Os postulados do trgico
Para poder-se dizer que um espetculo uma tragdia preciso que ele apresente certas caractersticas facilmente identificadas pelo pblico. Em primeirssimo lugar, deve revelar a dignidade da queda. O heri sempre uma figura reconhecidamente grande, importante, que consegue manter a integridade moral quando as coisas desandam ao seu redor. pois, um estico. Depois, h de verificar-se a importncia da altura da queda, transmitindo a idia da cada de um mundo de segurana e felicidade, que se v ilusrio, para as mais profundas das misrias. Queda, diga-se, que o heri deve aceitar em sua conscincia. No se entende como tragdia o caso da vtima ser algum sem vontade, conduzido como se fosse um surdo-mudo para a desgraa, uma marionete inconsciente dos deuses. E, por ltimo, a tragdia resulta de uma falta absoluta de soluo. No h outra sada do que aquela determinada pelos acontecimentos que vo se descortinando frente ao heri.

S-ar putea să vă placă și