Sunteți pe pagina 1din 2

Cubismo

O cubismo surgiu de uma obra feita por Czanne, que retratava a natureza com figuras geomtricas. Outros artistas do estilo se aprofundaram e buscaram mostrar os objetos como se estivessem abertos. Assim, ele evoluiu para dois tipos: oCubismo analtico eo cubismo sinttico. Cubismo analtico (1908-1911) desenvolvida por Picasso e Braque: Seu estilo era a utilizao de poucas cores; Definio de um tema apresentado em todos os ngulos; Perda da realidade, sendo impossvel reconhecer as figuras. Cubismo sinttico fugia dessa perda de realidade, mas ainda buscava retrat-la de vrias formas. Foi chamado, tambm, de colagem, porque eles colocavam tudo o que podiam, como letras, nmeros, vidros, etc., com o intuito de criar novos efeitos e despertar a ateno. Principais artsticas Pablo Picasso(1881-1973) ele era um gravador e escultor e introduziu vrias tcnicas ao estilo: na fase azul(1901-1904) retratou tristeza e melancolia; na fase rosa(1905-1907) retratou acrobatas e arlequins.

Outra tcnica advinda da arte africana foi a elaborao da esttica cubista. Ele deformava todas as partes do corpo humano e destruia a harmonia das formas. Retratou isso em sua obra Les Demoiselles d'Avignon. Ele comea a retratar obras sobre a realidade dos conflitos e guerras, em seu famoso mural, Guernica (1937). Por ltimo, em suas gravuras, de 1907 a 1972, suas obras gravadas eram expressivas com o desenho, opondo claro e escuro. Georges Braque(1882-1963) para ele, a pintura no era uma descrio da realidade. Ele passou pela fase do Cubismo analtico, sendo destaque a obra 'O Portugus'. E, aps 1913, passa a representar os objetos pelo Cubismo sinttico, destacando as partes significativas da obra. Fernand Lger (1881-1995) representava um novo cubismo: para ele, as mquinas e o crescimento industrial, do final do sculo, eram to importantes quanto uma escultura. Com isso, um novo mundo pode ser construdo. Uma obra que enfatiza isso 'Elementos Mecnicos' e o 'Tipgrafo'. Em 1925, com seu contrato com o arquiteto Le Corbusier, descobre a importncia dos murais e procura superar a diferena entre uma obra e um desenho industrial. Caractersticas

Utilizao de formas geomtricas (veja mais sobre o assunto no site Desenho Tcnico) nas obras; Falta de perspectiva (trs dimenses dos seres); Esttica cubista (destruio da harmonia e decomposio da realidade).

O cubi
uma rutura com a forma tradicional de representao ilusria do objeto no espao, presente na arte desde o Renascimento. Esta corrente esttica pretende a definio do objeto tendo em conta a bidimensionalidade do suporte e rebatendo-o de forma a que as diferentes faces do seu volume possam ser mostradas simultaneamente. Este inovador mtodo de construir a imagem pictrica foi desenvolvido por Picasso e Braque na primeira dcada do sculo XX. A primeira manifestao cubista ocorre em 1907 com a obra "Les Demoiselles d'Avignon", na qual Picasso apresenta algumas figuras angulosas e esquematizadas numa composio geomtrica, onde as zonas de sombra so substitudas por linhas paralelas. So evidentes as influncias exercidas pela arte ibrica e africana, que Picasso aponta como sendo as suas principais referncias. No cubismo possvel distinguir trs fases distintas: o cubismo czanniano (1907-1909), analtico (1910-1912) e sinttico (1913-14). Czanne frequentemente apontado como o precursor do cubismo atravs do conjunto final da sua obra, no qual o real apresentado pela reduo a volumes geomtricos simples. De acordo com este princpio, o primeiro perodo cubista caracteriza-se por uma fragmentao dos volumes, uma quebra da linha de contorno dos mesmos e uma diluio da oposio entre figura e fundo.O cubismo analtico, partindo da ateno dada ao plano e ao volume enquanto unidades formais autnomas presente na pesquisa do perodo anterior, torna mais complexa a representao da realidade tridimensional. Os volumes so apenas sugeridos e a relao entre os objetos explorada em detrimento da sua afirmao individual, eliminando-se qualquer diferenciao pela via da cor. Em muitas obras, so acrescentados papis colados que, pelas suas qualidades plsticas, permitem introduzir um maior espetro nos valores cromticas, tornando-se importantes auxiliares da expresso espacial. A unidade do objeto, entretanto diludo na composio geomtrica do espao, constitui a principal orientao do perodo sinttico. O objeto representado no seu aspeto essencial e reduzido aos seus atributos especficos.

Cubismo - Geometrizao das formas e volumes

S-ar putea să vă placă și