Sunteți pe pagina 1din 10

FACULDADE DE CINCIAS E TECNOLOGIA MATER CHRISTI

TAZE GABRIELLE DE FREITAS MELO taizegaby@gmail.com

CONTROLE DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO NA CENTER CRED

MOSSOR RN JUNHO DE 2013

1. JUSTIFICATIVA O processo de produo caracteriza-se pelo ciclo de planejamento, execuo e controle. Dentre esses, o controle o principal processo administrativo necessrio para avaliar o desempenho das atividades realizadas dentro da empresa, garantindo a anlise de retorno de capital investido e eventual correo de desperdcios, como tambm, descobrir as foras e fraquezas, oportunidades e ameaas, e onde houve falha no processo. Com a aplicao do controle de custos, as demonstraes de perda, desperdcio, despesas, investimento, entre outras, auxiliam diretamente a tomada de decises, beneficiando a empresa, j que a anlise e o conhecimento internos servem como armas a concorrncia, portanto sua principal fora. Analisando o contexto, pode-se citar a relevncia das demonstraes contbeis para controle da empresa Center Cred, sejam elas, contbil, fiscal, gerencial, ou seja, itens que compem os quesitos necessrios para o controle de custos. 2. PROBLEMA Center Cred uma empresa individual, o que a caracteriza por apenas um proprietrio. A administrao centralizada, ocorrendo o acmulo tarefas e outras responsabilidades no administrador, interferindo diretamente o formato administrativo. No h controle de fluxo de caixa, conciliao bancria, definio de pr-labore, entre outros itens do ativo circulante, essenciais para a correta verificao de perdas e ganhos e a tomada de decises. Por ser uma empresa de pequeno porte, no houve desde a sua abertura, a preocupao com a emisso de Balanos Patrimoniais, demonstraes, necessrias para a anlise de crditos, ou mesmo Plano de Negcios. O controle de custos consiste em um dos mais nobres trabalhos da administrao financeira. A anlise do processo de gesto de custos so informaes contbeis, financeiras e de vendas que podem ser empregadas como subsdios de apoio ao processo de tomada de decises, relata Padoveze (2010, p. 4) logo, necessrias a todas as empresas que buscam o crescimento e ganho e capital de forma eficaz, e satisfatria a todas as partes interligadas.

No havendo controle, no h como comparar resultados e para manter-se atuante no mercado, necessrio est sempre frente da concorrncia de forma diferenciada, tendo seu controle ativo e bem ancorado. E como saber a situao da empresa se no houver controle, ou se o controle no for suficiente para tomada de decises? Como definir prioridades quando no se sabe a situao real da empresa?

3. OBJETIVO GERAL Verificar as vantagens e desvantagens que a empresa obteve com a implantao do controle de custos.

4. OBJETIVOS ESPECFICOS

4.1

Analisar quais tipos de benefcios, a empresa obteve, tendo em

vista um controle eficaz dos custos. 4.2 custeio. Constatar o custo da aplicao de processos de verificao de

5. REFERENCIAL TERICO 5.1. Custos Noo e Controle Para Brnia (2011, p.16), existem diversos tipos de custos, entre eles, o custo de mo de obra direta. So os custos diretamente relacionados com os trabalhadores em atividades de confeco de produto, isso , representam os salrios dos operrios diretamente envolvidos na produo. Na empresa em anlise, o tipo de atividade prestao de servios. Por isso, a nomenclatura do tipo do custo ser Custos de Mo de Obra Direta. Se a empresa tivesse funcionrios que no trabalhassem diretamente na produo, fariam parte do custo de mo de obra indireta.

5.2. Contabilidade e Controle

Segundo Catelli (1994) a controladoria tem por objeto a identificao, mensurao, comunicao e deciso relativas aos eventos econmicos. Ela deve ser gestora dos recursos da empresa, respondendo pelo lucro e pela eficcia empresarial. Nesse contexto, pode-se afirmar que no h controle econmico-financeiro-empresarial, se no houver informaes necessrias para a alimentao de eventos que devem ser controlados. Entre os meios de obter-se controle para os custos de uma entidade, est a aplicao da Contabilidade Gerencial. Para a Associao Nacional dos Contadores dos Estados unidos, atravs de seu relatrio n1:
A Contabilidade Gerencial o processo de identificao, mensurao, acumulao, anlise, preparao, interpretao e comunicao de informaes financeiras utilizadas pela administrao para planejamento, avaliao e controle dentro de uma organizao e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos. (PADOVEZE, 2010, p. 11).

Apesar de ser um mtodo que eficaz na aplicao dentro da empresa, a Contabilidade Gerencial pode manter, superficialmente, enfoque especial conferido a vrias tcnicas e procedimentos contbeis j conhecidos e tradados na Contabilidade Financeira. Enquanto que a Contabilidade Gerencial est ligada a necessidade de informao, a Contabilidade Financeira de Custos est essencialmente ligada aos princpios de Contabilidade geralmente aceitos, ambas necessrias ao Controle de Custos. O controle serve como mtodo para afastar-se dos riscos, ou at amenizlos:
O Controle um processo contnuo e recorrente que avalia o grau de aderncia entre os planos e sua execuo, compreendendo a anlise dos desvios ocorridos, procurando identificar a ocorrncia de variveis no cenrio futuro, visando assegurar o alcance dos objetivos propostos. Dentro do enfoque sistmico, o controle faz tambm o papel de feedback ou retroalimentao do sistema. (PADOVEZE, 2010, p. 28).

Nessa viso, o controle possui a finalidade de corrigir e ajustar, para garantir a otimizao, atravs de aes corretivas. Center Cred dever utilizar os mtodos adequados de controle, que melhor se adaptem a sua forma de atuao no mercado, tendo em vista a atividade principal como prestao de servios, considerando os gastos aplicados produo, entre outros. 5.3. Controle de Custos Sua Importncia Com a estabilizao da moeda e aumento da concorrncia, nos dias atuais, o termo CUSTOS, tem se tornado um dos itens mais importantes em qualquer empresa, afirma Brnia (2011). Ainda conforme Brnia (2011) o desconhecimento do custo ou controle de custos impacta seriamente na tomada de deciso, nas negociaes e consequentemente, em grandes perdas financeiras. No h igualmente apontamentos em estudo de tempos de produo, que permitam orar com segurana servios e peas. O controle de custos nico e exclusividade de cada empresa, considerando que o plano de contas de uso nico, e dificilmente uma empresa copiar de outra, devido s particularidades de cada uma. Na Center Cred, a formao do preo de venda baseada nos preos praticados pelo Mercado e pelos concorrentes. A empresa deve ter pleno conhecimento da sua composio, certificando-se de que ele atende s suas necessidades reais, permitindo margens de negociao. Portanto, a empresa que no tiver exato controle dos seus custos e nveis de despesas, decompostas item a item, com separao entre Custos Variveis e Fixos, ou o mais prximo a realidade possvel, ter dificuldade em determinar seu preo de venda, e consequentemente, fugir do controle de custeios. Nesta empresa, h a necessidade imediata de desenvolver-se uma sistemtica de apurao de custos e despesas, para facilitar a adequao do preo de vendas do mercado, verificando se atende s necessidades da mesma. 5.4. O Sistema Empresa e o Processo de Gesto Para manter o controle de uma organizao, indispensvel entender o sistema e o processo de gesto predominante. As organizaes empresariais interagem

com a sociedade de maneira completa. (PADOVEZE, 2010). Considerando a afirmao, necessrio o conhecimento dos objetivos que a Center Cred desenvolveu, suas metas, foras, fraquezas, oportunidades, ameaas, campo de atuao, sistemas de informaes necessrios para o desenvolvimento de tarefas simples, o que de fato, compem a forma de atuao e a forma de gesto da empresa. O mtodo de gesto compreende um conjunto de procedimentos e diretrizes, partindo do planejamento, at controle das operaes. So elas: anlise do ambiente interno e externo; elaborao do planejamento estratgico; elaborao das diretrizes e polticas estratgicas; planejamento operacional; elaborao do plano operacional; programao das operaes; aprovao do programa operacional; execuo das operaes e transaes; controle e aes corretivas. (PADOVEZE, 2010, p. 18). Contudo, a controladoria de custos parte decisria no processo de gesto empresarial. Apesar da gesto da empresa Center Cred no dar muita importncia, pode trazer diversas consequncias negativas, a nvel financeiro e gerencial. Peleias (1991) apud Padoveze (2010) relata que a Controladoria possui a misso de dar suporte gesto de negcios da empresa, de modo a assegurar que esta atinja seus objetivos, cumprindo assim sua misso. Ainda que a misso do controle de custeio seja o suporte gesto de negcios, a essncia na Empresa em destaque deve ser uma viso proativa e permanente, com viso futura. 5.5. Os desperdcios da Empresa Para Bornia (2011, p. 6) a empresa resume-se em trabalho e desperdcio. Obviamente que a empresa deve concentrar-se em eliminar os desperdcios e minimizar o trabalho adicional, procurando realizar o trabalho efetivo com a maior eficincia possvel. Nesta viso, porm, nota-se que os desperdcios auxiliam na elevao do valor dos produtos ou servios, sendo que em casos dos produtos, itens defeituosos, capacidade ociosa de produo, produtos fora de validade, enfim, j a Center Cred, prestadora de servios, a falta de sistemas de informaes eficientes que atendam a

necessidade de quem os utiliza, queda da rede fornecedora de internet, falta de energia, gastos com impresses desnecessrios, horrio no aproveitado, etc. Assim como tambm, a reduo de desperdcios favorece a reduo do preo, e queda no custo total de produo. Esses fatos evidenciam a importncia da utilizao de mtodos de controle de custos compatveis com os objetivos e as caractersticas da organizao. 5.6. Principais Problemas e Solues Tabela 1: Problemas mais frequentes
Indefinio dos custos de produo, ou custo visivelmente elevado; Dificuldades na definio das responsabilidades na produo; Conflitos humanos; Estabelecer prioridades de fabricao; Conseguir mximo de aproveitamento da capacidade instalada (homens e mquina); Desajuste entre produo, vendas e estoques; Ausncia ou deficincia da programao de manuteno dos equipamentos; Perdas de tempo no set-up; Aumentar os ndices de produtividade, pelo aproveitamento racional dos meios produtivos; Existncia de gargalos ou tempos mortos de produo; Produo pelo menor custo, no menor prazo, e com menor giro de capital possvel; Eliminar tempos mortos e pontos de estrangulamento; Adequao das reas por setor ou caracterstica de trabalho;

Principais solues/ Objetivos


Rever e aprimorar o layout e fluxo de materiais;

Fonte: Mtodos Consultoria. Os itens em destaque na tabela o aparato, para que a empresa possa identificar seus problemas e as possveis solues. Eles j devem ser do conhecimento dos diretores. Existe a necessidade de obter-se um sistema de software, programa de auxilio ao controle de custos, bem como a gerao de um centro de custos adaptado s necessidades da empresa, para que haja o real controle, garantindo o ganho/retorno de capital, bem como a correo em tempo hbil, de possveis erros.

5.7. Sistema de Gesto de Custos Conforme Brnia (2011, p. 32) o sistema de custos deve estar em sintonia com o de gesto, para que as informaes geradas produzam bons resultados. Em outras palavras, o sistema de custos deve de adaptar as necessidades do sistema de gesto, a fim de que os gerentes sejam capazes de utiliza plenamente informaes fornecidas. De forma geral, os princpios de custeio esto intimamente ligados aos prprios objetivos da contabilidade de custos: a avaliao de estoques, o auxlio ao controle e o auxlio tomada de decises. (BRNIA, 2011, p. 33). Considerando que um sistema de controle de custos deve estar ligado aos demais, a empresa deve ter os devidos controles auxiliares tomada de deciso. Esses sistemas geralmente so elaborados por instituies que cobram no s a manuteno e adaptao, como tambm a licena mensal dos softwares. O custo relativamente baixo, tendo em vista o benefcio oferecido entidade. Caso, no seja de conhecimento dos administradores, e a instalao de sistemas seja considerada invivel, existe outra ferramenta auxiliar atravs de planilhas que necessitam certo conhecimento para o manuseio. O que abominvel a falta de pelo menos um tipo.

METODOLOGIA O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliogrfica, sob a perspectiva dos administradores da empresa Center Cred, que trata sobre a temtica do Controle de Custos, enquanto agente na gesto organizacional, por meio dos sistemas de gesto de custos e sua efetiva contribuio no sistema de informaes contbil gerencial, bem como suas vantagens para a empresa. A metodologia do estudo de caso singular, do ponto de vista de seus objetivos, caracteriza-se como exploratria e descritiva, utilizando-se de ideias baseadas na pesquisa bibliogrfica e documental. A pesquisa contemplou um conjunto de procedimentos metodolgicos dentre os quais se destacam: Observao e acompanhamento dos processos de digitao de contratos, durante o expediente de trabalho; Uma entrevista informal com o diretor da empresa; Anlise de documentos de despesas, receitas e mquinas hardware da empresa.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CATELLI, Armando. Apontamentos de sala de aula. Disciplina controladoria. Doutorado FEA/USP, junho/ 1994.

PADOVEZE, Clvis Lus. Controladoria Bsica. So Paulo: CENGAGE, 2010.

BRNIA, Antonio Cezar. Anlise gerencial de custos. Aplicao em empresas modernas. So Paulo: Atlas, 2010.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. So Paulo: Atlas, 1994.

WERNKE, R. Gesto de custos: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 2001.

S-ar putea să vă placă și