Sunteți pe pagina 1din 6

Sistema Digestivo Biologia O Sistema Digestivo formado por um conjunto de rgos com a funo de transformar os alimentos, por meio

o de processos mecnicos e qumicos. No fim do processo, as inmeras molculas de protenas, polissacardeos, lipdios e cidos nuclicos chegam desdobradas em molculas de glicerol, aminocidos, cidos graxos, cleotdeos e monossacardios, passam pelo sangue e so assimiladas pelo organismo.

Sistema digestivo divide-se em: Tubo Digestivo (propriamente dito) e rgos Anexos.

O tubo digestivo divide-se em: alto, mdio e baixo

Tubo digestivo alto: boca, faringe e esfago

Tubo digestivo mdio: estmago e intestino delgado (duodeno, jejuno e leo).

Tubo digestivo baixo: intestino grosso (ceco, clon ascendente, transverso, descendente, curva sigmide e reto

rgos anexos: glndulas salivares, dentes, lngua, pncreas, fgado e vescula biliar. Boca

A boca uma cavidade forrada por uma mucosa, a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, onde os alimentos so umidificados pela saliva, produzida pelas glndulas salivares.

Durante a mastigao os alimentos passam primeiro pelo processo da digesto mecnica, pela ao dos dentes e da lngua; segundo pela atividade enzimtica da ptialina.

Na rpida passagem dos alimentos pela boca, a ptialina, ou amilase salivar, comea a atual sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, etc, transformando-o em molculas menores de maltose. Faringe

A faringe um tudo musculomembranoso, que se comunica com a boca, atravs do istmo da garganta e na outra extremidade com o esfago.

Para chegar ao esfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que um canal comum, tanto para o sistema respiratrio quanto para a faringe.

No processo de deglutio, o palato mole retrado para cima e a lngua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifcio de comunicao com a laringe, impedindo a penetrao do alimento nas vias respiratrias. Esfago

O esfago um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autnomo.

Atravs de ondas de contraes, o conduto musculoso vai espremendo o alimentos e levando-os em direo ao estmago. Estmago

O estmago um grande bolsa que se localiza no abdome, responsvel exclusivamente pela digesto das protenas.

A entrada do estmago recebe o nome de crdia, porque fica muito prxima ao corao, s separada dele pelo diafragma.

O estmago tem uma pequena curvatura superior e uma grande curvatura inferior.

A parte mais dilatada recebe o nome de regio fndica.

A parte final do estmago, uma regio estreita, recebe o nome de piloro.

O simples movimento de mastigao dos alimentos, j ativa a produo do cido clordico no estmago. Mas s com a presena do alimento, de natureza protica que se inicia a produo do suco gstrico, que uma soluo aquosa, composta de gua, sais, enzimas e cido clordico.

A pepsina a enzima mais potente do suco gstrico, regulada pela ao de um hormnio a gastrina, que produzida no prprio estmago, quando as molculas de protenas dos alimentos, entram em contato com a parede do rgo. A pepsina quebra as molculas grandes de protena e as transforma em molculas menores, chamadas proteoses e peptonas.

A mucosa gstrica recoberta por uma camada de muco, que a protege de agresses do suco gstrico, que bastante corrosivo. Quando ocorre um desequilbrio na proteo, resulta na inflamao da mucosa (gastrite) ou tambm o surgimento de feridas (lcera gstrica).

A digesto gstrica dura, em mdia de duas a quatro horas. Nesse processo o estmago sofre contraes que foram o alimento contra o piloro, que se abre e fecha, permitindo que, em pequenas pores, o quino (massa branca e espumosa), chegue ao intestino delgado. Intestino Delgado

O intestino delgado est localizado entre o estmago e o intestino grosso.

revestido por uma mucosa enrugada, apresentando inmeras projees.

Segrega vrias enzimas digestivas, dando origem molculas pequenas e solveis (glicose, aminocidos, glicerol etc.

O intestino delgado est dividido em trs pores: o duodeno, o jejuno e o leo.

O duodeno a primeira poro do intestino delgado, a receber o quino (massa branca e espumosa), que vem do estmago . Quando o quino chega ao duodeno, ainda est muito cido e irrita a mucosa duodenal. O quino, logo em

seguida, banhado pela bile, secretada pelo fgado e armazenada na vescula biliar, contendo bicarbonato de sdio e sais biliares, que emulsificam a gordura, fragmentando suas gotas em milhares de microgotculas.

O quino recebe tambm o suco pancretico, produzido no pncrea, contendo enzimas, gua e grande quantidade de bicarbonato de sdio, que permite a neutralizao do quimo.

Em pouco tempo, a papa alimentar do duodeno, vai-se tornando alcalina e gerando condies necessrias para ocorrer a digesto intra-intestinal.

O jejuno e o leo a parte do intestino delgado onde o trnsito do bolo alimentar rpido, ficando a maior parte do tempo vazio, durante o processo digestivo.

Ao longo do intestino delgado, depois que todos os nutrientes foram absorvidos, sobra uma pasta grossa, com detritos no assimilados e com bactrias, j fermentado, que segue para o intestino grosso. Intestino Grosso

O intestino grosso o local de absoro de gua, tanto a ingerida quanto a das secrees digestivas.

Est dividido em seis pores: ceco, clon ascendente, transverso, descendente, curva sigmide e reto.

No ceco, a primeira poro do intestino grosso, os resduos alimentares, j constituindo o bolo fecal, passam ao clon ascendente, depois ao transverso, em seguida ao descendente. Nesta poro, o bolo fecal permanece estagnado por muitas horas, preenchendo as pores da curva signide e do reto.

As fibras vegetais no so digeridas nem absorvidas pelo sistema digestivo, passam por todo tubo digestivo e formam uma porcentagem significativa da massa fecal.

Glndulas da mucosa do intestino grosso, secretam muco, que lubrifica o bolo fecal, facilitando seu trnsito e sua eliminao.

FUNES 1- Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manuteno de seus processos vitais. 2- Transformao mecnica e qumica das macromlculas alimentares ingeridas (protenas, carbohidratos, etc.) em molculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino. 3- Transporte de alimentos digeridos, gua e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangneos da mucosa do intestino. 4- Eliminao de resduos alimentares no digeridos e no absorvidos juntamente com restos de clulas descamadas da parte do trato gastro intestinal e substncias secretadas na luz do intestino.

Mastigao: Desintegrao parcial dos alimentos, processo mecnico e qumico. Deglutio: Conduo dos alimentos atravs da faringe para o esfago. Ingesto: Introduo do alimento no estmago. Digesto: Desdobramento do alimento em molculas mais simples. Absoro: Processo realizado pelos intestinos. Defecao: Eliminao de substncias no digeridas do trato gastro intestinal.

O trato gastro intestinal apresenta diversos segmentos que sucessivamente so: BOCA - FARINGE - ESFAGO - ESTMAGO - INTESTINO DELGADO - INTESTINO GROSSO

Digesto Este processo inicia-se ainda na boca, quando alimento mistura-se saliva. Aps ser engolido segue em direo ao estmago, e neste, tem acesso ao suco gstrico, que transforma tudo aquilo que comemos em um tipo de bolo. Aps passar pelo estmago, o alimento segue em direo a o intestino delgado, juntando-se a blis do fgado, esta, por sua vez, contribui com a digesto d as gorduras. Com os sucos do pncreas, os amidos e o acar so dissolvidos. Este processo ainda continua no intestino delgado enquanto a massa formada percorre por ele. Nesta fase, as substncias importantes e vitais para nosso organismo so absorvidas pela corrente sangunea. As sobras seguem para o intestino grosso, e atravs dele passam pelo reto sendo evacuadas do corpo. O aparelho digestivo do homem bastante diferenciado do de outros animais. Outros animais, como por exemplo, as aves, dissolvem seu alimento na moela, uma vez que no possuem dentes. No caso dos ruminantes (camelo, cabra, boi, etc), os alimentos aps serem engolidos retornam boca, sofrendo, desta forma, uma segunda e necessria mastigao. O sistema digestrio do ser humano formado pelos seguintes componentes: Boca, Faringe, Esfago, Estmago, Duodeno, Intestino Delgado, Intestino Grosso e nus. As Glndulas Anexas so: Glndulas Salivares, Glndulas Gstricas, Glndulas Intestinais, Pncreas e Fgado. Principais doenas no sistema digestrio: hepatite, cirrose, cncer de intestino, pancreatite, faringite, estomatite, obstruo intestinal, Insuficincia Pancretica, Cncer de Fgado, lcera e Gastrite.

S-ar putea să vă placă și