Sunteți pe pagina 1din 17

Comidas na Umbanda Parte 1

O uso de comidas e bebidas na Umbanda est sempre ligado aos seus guias e entidades que normalmente so aqueles que conduzem as sesses de Umbanda, ou seja, os caboclos, os pretos velhos e os protetores. como se voc recebesse uma visita e concede a ela um bom tratamento, servindo-a com a bebida ou a comida que gosta. Pensando nessa contexto, esse procedimento apenas figurativo na realidade umbandista, os espritos sejam Guias ou protetores tambm no necessitam comer ou beber e quando o fazem, possuem sempre um objetivo no ato de comer ou beber e normalmente o fazem para apenas agradar s pessoas que lhes oferecem essas coisas, como uma forma de agradecimento pelo cuidado e zelo. Na umbanda costuma-se dar oferendas aos guias , protetores eorixs com os seguintes objetivos: alcanar graas, Bnos e curas e muitas outras finalidades, as oferendas so Comidas especficas de cada Orix, que para serem preparadas so submetidas a um verdadeiro ritual.

Esses alimentos depois de prontos so oferecidos aos Orixs acompanhados de rezas e cantigas. Abaixo uma pequena lista de tais oferendas aos guias, entidades e protetores.

Linhas dos Caboclos Os caboclos, so muito conhecidos na Umbanda, pelos seus passes aliviadores e relaxantes, pela sua inteligncia quanto a doenas, e por muitas outras coisas. Todo caboclo tem uma vibrao originria de orix masculino e toda cabocla tem uma vibrao originria de Orix feminino, mas como falange, eles (as) podem penetrar em todas as vibraes de Orixs e do Oriente. Para explicar melhor, citaremos o exemplo da Cabocla Jurema: toda cabocla Jurema tem vibrao originria de Ians, mas poderemos encontrar a mesma entidade trabalhando em outras vibraes como Jurema da Praia, na vibrao de Iemanj; Jurema da Cachoeira, na vibrao de Oxum; Jurema da Mata, na vibrao de Oxossi, e assim sucessivamente. a mesma entidade, com vibrao originria de Ians, penetrando em outras vibraes de Orixs.

Comidas de Caboclo Moranga com carne-seca, moranga com frutas, pamonhas, curau, e tambm pode ser utilizado como comida ritualstica dos caboclos o milho e amendoim cozidos e passados no mel, servido com folhas pequenas de saio, que servem como "colher" e que tambm devem ser ingeridas. Outra Comida Ritual a Abbora passada no azeite de oliva. A abbora comum (amarela) pode ser cozida em pedaos. A abbora japonesa (esverdeada e arredondada) pode ser aferventada inteira, retirando-se a tampa e removendo-se as sementes; passar as sementes no azeite de oliva e colocar dentro da abbora, salpicando organo. Decorar com ervas frescas, j lavadas. Tambm tem os Brotos de abbora passados em azeite de oliva e enfeitados com sementes de abbora ligeiramente torradas (secar um pouco no forno). Isto tem um efeito curativo maravilhoso e tambm d foras para os mdiuns, revitalizando seus campos energticos. E para finalizar o Feijo branco, feijo fradinho, gro de bico, fava vermelha, fava branca, ervilhas e lentilhas. Usar pelo menos dois tipos de gros. Aferventar

ligeiramente cada tipo de gro em separado e depois refogar todos juntos em azeite de oliva, sal, alho, cebola e tomate picadinhos e decorados com cheiro verde e temperos frescos a gosto.

Linha dos Pretos Velho Os Pretos Velhos so a fora da sabedoria no domnio da magia. So um povo humilde, porm sbios e experientes feiticeiros. So originrios do povo da costa, do Congo, de Angola, de Guin, de Luanda e de Bengala. So um povo muito sofrido, portanto se quisermos conquistar sua admirao e confiana devemos trata-los com muito carinho, pois em sua vida terrena j sofreram muito com a escravido. Embora paream alegres e divertidos em suas manifestaes so realmente um povo sofrido.

Comidas de Preto Velho Tutu de feijo, caf sem acar, manjar, bolo de fub, doce de abbora, mandioca, arroz doce. As oferendas para a Linha dos Pretos Velhos tambm pode ser a farofa de lingia, mexido de feijo, caf preto, sucos de frutas, cachaa, vinhos, ervas(arruda, guin e alevante), pipocas, palheiro ou cigarro, fsforo, rosrios, gostam tambm de terem um saquinho com tesoura, linha, agulha e pedacinhos de panos para fazerem suas mandingas, fitas brancas, aipim frito, diversas frituras, farofa de carne, farofa de galinha,etc.

Cosme e Damio Sempre que os espritos de crianas chegam a um terreiro de Umbanda, vm trazendo a alegria atravs de um comportamento que pode parecer irreverente para aqueles que enxergam o lado das brincadeiras, das cambalhotas e dos pedidos de balas e doces. Enquanto se espalham pelo terreiro, com seu jeito travesso, elas esto desfazendo magias, limpando o ambiente. So espritos que j estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evoluo espiritual atravs da pratica de caridade, incorporando em mdiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espritos que desencarnaram com pouca idade (terrena) por isso trazem caractersticas de sua ultima encarnao, como o trejeito e a fala de criana, o gosto por brinquedos e doces. Assim como todos os servidores dos orixs,elas tambm tem funes bem especificas,e a principal delas a de mensageiro dos orixs, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pretos-velhos

Comidas e Oferendas a Cosme e Damio doces, bolos, balas, refrigerantes, caruru

Linhas dos Baianos O Povo Baiano vem ao Terreiro para nos trazer seu ax, sua energia positiva, e tm muito a nos ensinar, sempre com uma resposta certeira e rpida para as nossas dvidas e questionamentos. Na sua forma de trabalhar so bastante ativos, movimentadores, irrequietos, despachados e descontrados. Sua dana tem movimentos caractersticos, com gingados, pisadas e giros que dissolvem as energias densas acumuladas no ambiente e nas pessoas. Tambm so bons orientadores e doutrinadores, porque a misso sacerdotal do seu Arqutipo tem ligao com Pai Oxal e Me Oy-Tempo (F e Religiosidade). Sabem ouvir, dar bons conselhos e levantar o nimo dos entristecidos. Neste caso, conversam bastante, falando baixo e mansamente, transmitindo conforto e segurana ao consulente. So consoladores por natureza. Suas oferendas podem ser feitas ao p de um coqueiro ou palmeira, ou ento no ponto de fora do Orix que os rege mais especificamente.

Baiano Peixe assado, cuscuz, farofa, carne assada, carne seca, cabrito assado, outros alimentos tambm so utilizados, como o coco e seu derivado a cocada, a farofa com carne seca, melado, rapadura; gros. As Sementes mais utilizadas por essa linha so: Olho de boi, olho de cabra e coquinho. As frutas que mais gostam so: variadas, tais como o abacaxi, coco verde, coco seco, caju,

manga, laranja, pitanga, uva, graviola, morango, goiaba vermelha, melancia, melo amarelo, mamo, pssego, banana. Em especial as frutas mais cidas e as de casca amarela ou vermelha.

E em geral gostam muitos das comidas tradicionais da Bahia, como o Vatap, a Moqueca dentre outras. IMPORTANTE: em todas as festas na umbanda, h grande quantidade de frutas. OBSERVAO: Na Umbanda, comum que as comidas cozidas sejam consagradas e depois ingeridas pelos mdiuns e a assistncia, como forma de comunho do ax. J as oferendas, propriamente, no passam por cozimento porque dos elementos naturais os Guias vo extrair o prana (energia vital) e direcion-lo para o fim necessrio (cura, limpeza energtica etc.). Quando um alimento cozido, boa parte do prana perdida; e para os efeitos magsticos pretendidos pelos Guias isso no aconselhvel. A maioria das comidas tem um poder de limpeza extraordinrio em casos de magias negativas e de enfraquecimento do campo medinico.

Comidas de Umbanda Parte 2

Os

ingredientes

africanos vindos da frica, como o quiabo, o inhame, erva-doce, gengibre, gergelim, amendoim, melancia, dend e outros foram entrando aos poucos no Brasil de acordo com as exigncias do trfico ou da populao aqui estabelecida. No possvel, no entanto, se pensar nesta cozinha e nem em uma outra somente a partir de tais elementos. Ela mais do que um conjunto de matrias naturais que podem ser adaptados e substitudos. Esse prprio fato obedece a uma certa ordem inscrita nos mais remotos tempos, fazendo com que a comida no perca seu sentido nem se afaste da viso do mundo que ela representa. O que d identidade determinada comida no a origem dos vrios ingredientes combinados, mas a maneira como estes elementos so combinados. E estas maneiras obedecem a determinados ritos que lhe do sentido e, como tais, apresentam-se como algo criativo. Assim, completamente arbitrrio buscar precisar datas para essa culinria, entendendo esta como algo parado, fechado, se o prprio tempo se incumbiu de dinamiz-la. O processo de criao das comidas africanas tambm se deve a importncia dos jejuns e das festas regulados pelas igrejas ( outra questo complexa que no cabe abrir aqui). Os africanos tiveram tambm que adaptar s vezes sua alimentao, a hora e quantidade que se podia comer impostas pela igreja. Todavia, quando puderam

providenciar seus prprios alimentos. muito provvel que tenham lanado mo do conhecimento acumulado e das vrias experincias trazidas de suas terras, j somadas a tantas outras. Esses alimentos depois de prontos so oferecidos aos Orixs acompanhados de rezas e cantigas. Abaixo uma pequena lista de tais oferendas aos guias, entidades e protetores. Linha dos Boiadeiros

Os espritos que se manifestam na Umbanda na Linha dos Boiadeiros so aguerridos, valorosos, sisudos, de poucas palavras, mas de muitas aes. Apresentam-se como espritos que encarnaram, em algum momento, como tocadores de boiada, vaqueiros. Os seus pontos cantados sempre aludem a bois e boiadas, a campos e viagens, a ventanias e tempestades. O lao e o chicote so seus instrumentos magsticos de trabalhos espirituais. Eventualmente usam colares de sementes ou de pedras. Nesta Linha manifestam-se espritos que usam seus conhecimentos ocultos para auxiliar pessoas que estejam atravessando momentos muito difceis. So combativos, inclusive no corte de magias negativas, porque conseguem promover

um choque em nosso campo magntico e liber-lo de acmulos negativos, obsessores.

Comidas de Boiadeiro - rapadura, jab (carne seca), camares fritos, paoca, rolete de cana, carne seca desfiada, melao, torresmo, carne seca frita. Suas frutas variadas, especialmente as de polpa vermelha e as de casca amarela. E tambm se oferta Leite de cabra ou vaca, em copos ou em metades de casca de coco, especialmente em trabalhos de limpeza pesada e para sade. Pode-se fazer banho: aquecer gua e retirar do fogo. Juntar um pouquinho do leite de cabra e fazer o banho. Cebola branca deixada no sereno, Descascar uma ou mais cebolas brancas, cortar em fatias grossas e deixar de molho em gua mineral, numa vasilha branca (de loua ou de vidro) coberta com um pano branco e colocada no tempo (em espao aberto) durante uma noite, para receber sereno. Coar. O sumo que fica (gua mineral + o sumo da cebola + a ao do sereno) muito bom para purificao e equilbrio. Pode ser usado para banho, desta maneira: ferver um pouco de gua, retirar do fogo e esperar amornar. Acrescentar um pouco daquele sumo e fazer o banho. As rodelas de cebola tambm podem ser passadas em azeite de oliva, temperadas com uma pitada de sal e folhas de manjerico ou de hortel picadinhas e servidas para a Entidade manipular, ou podem ser ingeridas pelas pessoas. Isso tem ao curativa e alto poder de limpeza.

Linha dos Ciganos

Os

Ciganos

inicialmente

se

manifestaram na Umbanda dentro da Linha do Oriente. Mais tarde, vieram como Linha autnoma e com um campo especializado de atuao, que se volta muito para a magia visando prosperidade, unio das famlias, ao amor, cura, quebra de magias negativas, superao de preconceitos e de traumas e bloqueios emocionais. A Linha dos Ciganos tem a Regncia dos Orixs Egunit (que inclusive sincretizada com Santa Sara Kali, a Padroeira do Povo Cigano), OyTempo e Ians. A Linha traz o arqutipo de um povo muito antigo e mstico, de alma livre, desapegado e, por isso mesmo, capaz de atrair a prosperidade no campo espiritual e material e de ensin-la a quem precise.

Comidas dos Ciganos Uma de suas comidas principais FEIJO DA BRUXA - Protege contra energias malignas. Ateno para o significado de cada ingrediente e forma de preparo. Ingredientes: Duas xcaras de feijo (gro que germina e nos vitaliza); 1 cebola pequena ralada; 3 folhas de louro (para vises e boa sorte); meia colher (caf) de noz-moscada ralada (atrai a prosperidade); ptalas de rosa fresca (para o amor); 4 colheres de azeite de oliva (energia);

1 colher (ch) de gengibre ralado (para proteo); 2 dentes de alho em fatias finas; um pedacinho de canela (estimulante sexual; traz dinheiro e felicidade); sal a gosto; salsinha picada; gua mineral para cozinhar. Lavar o feijo e coloc-lo para cozinhar na gua com o sal, de preferncia num caldeiro de ferro. Reservar. Numa frigideira, juntar o leo, o alho a cebola e os demais ingredientes e dar uma leve fritada, mexendo com cuidado e utilizando uma colher de pau. Despejar esses ingredientes no feijo e mexer em sentido horrio, pedindo a Deus que te d aquilo que julgas precisar. Suas frutas so: ma, rom, morango, uvas verdes, pssego, banana, ameixa, tmara, damasco, figo maduro, frutas cristalizadas, frutas secas (uva-passa, nozes, avels, castanhas, figo seco, damasco seco etc.), laranja, limo. Quando se fala nas sementes: Girassol, trigo, lentilhas, gro de bico, gros em geral. Outro famoso artifcio dessa linha de umbanda o Ch Cigano, um ch preto, ou ento o mate, com pedaos de frutas e mel. Pode ser servido nas Giras, depois de consagrado. Muito solicitado pelas Entidades Ciganas, como forma de comunho e para transmitir boas energias. Cada fruta tem um significado e uma funo magstica: Ma = felicidade; Uva fresca = prosperidade; Uva passa ou ameixa = progresso;

Morango = amor; Damasco = sensualidade; Pssego = equilbrio pessoal; Limo = energia positiva e purificao da alma. Preparo: Ferver gua e despejar sobre o ch, abafando at que fique morno. Cortar as frutas em pedacinhos, macerar bem e misturar ao ch. Coar e servir.

Linha dos Marinheiros

A Linha dos Marinheiros da Umbanda engloba espritos que trabalham no auxlio a encarnados e desencarnados, a partir do seu magnetismo aqutico e de seus conhecimentos sobre a manipulao do Mistrio das guas. Nela se apresentam espritos que em ltimas encarnaes foram marinheiros de fato, navegadores, oficiais, pescadores, povos

ribeirinhos, canoeiros, ex-piratas etc. o arqutipo do homem litorneo, daquele que sobrevive do mar e dos rios. Ao incorporar em seu mdium, o Marinheiro bambeia, ele se movimenta como quem se equilibra no tombadilho de um navio ou de um barco em alto mar. Desta forma, ele libera energias em formas onduladas, atravs dos seus balanos que lembram os movimentos de uma pessoa embriagada. (Se ficarmos algum tempo no mar, vamos entender melhor isso: ao voltar para terra firme, sentiremos estar balanando, bambeando, ainda sob o efeito do movimento ondulante do mar.)

Comidas dos Marinheiros as comidas, algumas podem ser comidas peixes e batatas assadas, peixes fritos, peixes cozidos, camares, farofa com carne, e se possvel embebidos em aguardente, quando falamos das frutas que essa linha mais aprecia so as melancias, melo, pra, pssego, laranjas, figo, mas, uvas verdes, carambola. Tambm as frutas de polpa branca em geral, ou seja, frutas aquosas, tais como: melancia, melo, pra, pssego, laranjas, figo, mas, para fazer oferendas com essas frutas se coloca num prato de papelo forrado com ervas (erva-doce fresca, capim cidra e etc.) ou ento num barco feito com a casca da melancia ou do melo. Decorar com ptalas de flores brancas. E claro sem esquecer da Moqueca, que lembra bem os Marinheiros e resume essa linha das guas.

Linha dos Exus e Pomba Giras

Na Umbanda, os Exus compem uma Linha de Trabalho Esquerda. So espritos humanos que tiveram vrias encarnaes, cometendo erros e acertos, como todo ser humano, mas com um diferencial: se conscientizaram e retomaram o caminho da Lei Divina, obtendo permisso para se assentarem Esquerda dos Orixs e trabalharem no auxlio nossa evoluo. Os Exus atuam como Guardies da Lei Maior. Absorvem e esgotam as negatividades dos seres que se desviaram das Leis do Criador, em qualquer dos Sete Sentidos da Vida; depois, vitalizam as qualidades positivas deles e ento os neutralizam, deixando seus magnetismos aptos a que retomem o caminho da evoluo. Na Umbanda, temos uma Linha de Entidades de Trabalho que se identificam como Pomba Gira (ou Pombagira) e que atuam na chamada Esquerda. So espritos humanos que tiveram vrias encarnaes e que, com o tempo, obtiveram a permisso da Lei Maior para se assentarem Esquerda dos Orixs e trabalharem em favor da nossa evoluo. Dentro da Umbanda, o nome Pomba Gira pode ser traduzido como: mensageira dos caminhos Esquerda. Pomba um pssaro que j foi usado como correio (pombos-correios); e gira expressa a idia de movimento, caminhada, deslocamento etc. Como essas Entidades atuam na Esquerda, vem o significado de mensageira dos caminhos Esquerda. Assim como Exu um guardio e protetor na Esquerda, Pombagira tambm uma guardi protetora atuante na Esquerda da Umbanda. Ela se apresentou como par natural de Exu e

por esse motivo, no incio das suas manifestaes, se pensava que Pombagira fosse mulher de Exu

Comidas de Exus e Pomba Giras as frutas da linhas dos exus so a Manga, figo, abacaxi, limo, laranja cida; as frutas cidas e as escuras em geral. As comidas e oferendas so a farofa, carnes e pimenta, cebola, alho. Quando falamos das sementes referentes as pomba giras so os olhos de cabra e de boi, j as frutas mais utilizadas so os morangos, cereja, ma, rom, acerola, pssego, laranja, limo; frutas cidas e vermelhas em geral. e a comida ritual bsica para essa linha so os pades, ou seja, as farofas embebidas em champanhe, ou mel, ou ainda farofas com coraes de galinha. Os Exs e Pomba Gira gostam de farofa, dend, cebola, pimenta, limo, semente de mamona, e as Pombas Giras de enfeites e adornos, sem contar que gostam muito se suas oferendas enfeitadas com Rosas Vermelhas. Podemos perceber que as comidas, frutas e oferendas so semelhantes tanto para Exus como para as Pomba Giras, a base sempre ser o pade, como forma de agradar, ou pedir proteo.

IMPORTANTE: em todas as festas na umbanda, h grande quantidade de frutas. OBSERVAO: Na Umbanda, comum que as comidas cozidas sejam consagradas e depois ingeridas pelos mdiuns e a assistncia, como forma de comunho do ax. J as oferendas, propriamente, no passam por cozimento porque dos elementos naturais os Guias vo

extrair o prana (energia vital) e direcion-lo para o fim necessrio (cura, limpeza energtica etc.). Quando um alimento cozido, boa parte do prana perdida; e para os efeitos magsticos pretendidos pelos Guias isso no aconselhvel. A maioria das comidas tem um poder de limpeza extraordinrio em casos de magias negativas e de enfraquecimento do campo medinico

S-ar putea să vă placă și