Sunteți pe pagina 1din 12

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

Determinismo versus autonomia: a sade dos trabalhadores como um campo de luta entre classes sociais
Rosngela da Silva Almeida* Resumo O artigo faz uma reflexo sobre as estratgias dos trabalhadores ante as condies precarizadas de trabalho, no tempo presente, na lgica que tenciona o determinismo do modo capitalista de produo no processo de trabalho, e a autonomia dos trabalhadores para intervir no mesmo. Desse modo, busca evidenciar as condies em que se constroem tais estratgias, na busca da garantia de direitos e de novos caminhos de transformao da realidade no trabalho. Palavras-chave Processo de Trabalho. Determinismo capitalista. Autonomia do trabalhador. Sade do trabalhador. Estratgias de conformidade e de resistncia.

Introduo

A todo o momento, os assistentes sociais so desafiados a entender a forma como aparecem e repercutem os processos sociais no modo de vida das pessoas, incluindo as experincias sociais e os significados atribudos a elas. Para isso, dialogar com saberes mltiplos se torna imperioso para a compreenso do engendramento dos fenmenos. Como bem lembra Martinelli (1999), desvendar essa construo social passa pelo trnsito entre a forma de ser e a forma de aparecer, ou seja, passa pelo poltico, pelo histrico e pelo social. Nessa acepo, busca-se, neste artigo, articular as formas de aparecer dos modos organizativos do trabalho, no tempo presente, imbricados ao modo capitalista de produo, ao agir do trabalhador frente ao ambiente de trabalho precarizado. A importncia dessa investigao se expressa na convico de que conhecer o modo de vida dos sujeitos pressupe estar a par de suas experincias sociais, sobretudo no mbito do trabalho, onde permanecem em grande parte do dia. Sabe-se que, no viver cotidiano do trabalhador, situa-se a reestruturao da economia capitalista mundial, que se define como reestruturao produtiva, introduzindo um novo cenrio que traz diversas formas de precariedade no mundo do trabalho, tal como o desmantelamento dos direitos e da proteo social dos trabalhadores. Associados a isso, surge o desemprego e, tambm, as novas formas de relaes de trabalho, que ganham legitimidade atravs do emprego provisrio, do trabalho temporrio e parcial, do retorno ao trabalho a domiclio, da terceirizao e da precarizao das

Assistente Social. Mestre em Servio Social. Doutoranda em Servio Social PUCRS. E-mail: ro.almeida@terra.com.br.
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

condies de execuo das atividades, dentro de um processo que tenciona determinismo capitalista e autonomia dos trabalhadores. Diante dessa realidade, os trabalhadores desenvolvem inmeras estratgias para se adequarem s novas situaes laborais (conformidade/passividade) ou reivindicarem melhorias (estratgias de resistncias). exatamente esta questo que se pretende desnudar, na busca da garantia de direitos e de novos caminhos de transformao da realidade no trabalho. Certamente, no se trata de uma tarefa fcil, pois interpretar o cotidiano vivido pelos trabalhadores (condies e organizao do trabalho, posturas individuais e coletivas, organizao sindical, movimentos sociais, etc.) exige uma intensa reviso terica, pesquisa e anlise minuciosa das informaes que sero problematizadas, mais adiante, na tese de Doutorado da autora.

O modo de produo capitalista e as relaes de trabalho

Para se entender a discusso acerca das expresses contemporneas do trabalho, necessrio visualiz-las desde sua produo na Histria, que vem se estruturando a partir do ano de 1848, quando uma nova palavra surgiu no vocabulrio econmico e poltico do mundo capitalismo (Hobsbawm, 2004) que se tornou central para a compreenso da forma como esto estruturadas as relaes sociais na sociedade atual. Assim, parte-se do modo de produo capitalista em uma linha histrica, representada por Karl Marx que o define como sendo um determinado modo de produo1 de mercadorias, gerado desde o incio da Idade Moderna, que encontrou seu apogeu no intenso processo de desenvolvimento industrial ingls, ao qual se denominou Revoluo Industrial (primeira fase de 1760 a 1850; segunda fase de 1850 a 1900) (Catani, 1998). Este fato histrico consolidou o sistema capitalista, baseado no capital e no trabalho assalariado, quando o trabalhador, em vez de produzir, passou a ser necessrio apenas para regular e acionar a mquina (Singer, 2001). Neste sentido, as relaes sociais traduzem-se na inter-relao entre a classe dos capitalistas e a dos trabalhadores, personificando categorias econmicas, em uma relao contratual de compra e venda no processo de produo do capital (Iamamoto e Carvalho, 2000), no qual impera o poder econmico dos capitalistas e a submisso dos trabalhadores.
1

Por modo de produo entende-se tanto o modo pelo qual os meios necessrios produo so apropriados, quanto s relaes que se estabelecem entre os homens, a partir de suas vinculaes ao processo de produo (Catani, 1998, p. 8).
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

O trabalho, nesse sistema socioeconmico, submisso ao capital, aos interesses dos capitalistas e proprietrios. Nele, a fora de trabalho dada como uma mercadoria porque se torna propriedade do capitalista. Nesse processo, o trabalhador torna-se alheio aos resultados de sua prpria atividade, porque no detm, nem domina os meios da produo. Esta alienao do homem em relao ao produto e ao processo de seu trabalho uma conseqncia da organizao do capitalismo e da diviso social do trabalho existente em seu interior. Desse modo, o trabalhador se encontra em uma situao em que tem que vender a outrem seu tempo, sua energia, sua capacidade, sua pontualidade e sua personalidade (Albornoz, 2000; Bottomore, 1988; Marx, 1983). A transformao da humanidade em uma fora de trabalho, em fator de produo, como instrumento do capital, um processo incessante e interminvel. Essa condio , por vezes, ofensiva para a classe que vive do trabalho, seja qual for o seu salrio, porque viola as condies humanas, uma vez que os trabalhadores so desrespeitados como seres humanos, simplesmente utilizados de modos inumanos, enquanto suas faculdades crticas, inteligentes e conceituais permanecem sempre, de alguma maneira, uma ameaa ao capital, por mais enfraquecidas ou diminudas que sejam (Braverman, 1987). Nessa acepo, apresentam-se as formas contemporneas do trabalho.

1.1

As formas contemporneas do trabalho no sistema capitalista

Hobsbawm (2003), aborda a crise da modernidade, situando-a a partir de fatos histricos ocorridos no que ele denominou de breve sculo XX, quando houve uma era de guerras religiosas, de ideologias incompatveis, que incluiu os keynesianos, que afirmavam que altos salrios, pleno emprego e o Estado de Bem-estar Social haviam criado a demanda de consumo que alimentara a expanso, e os liberais, que declaravam que a economia e a poltica da Era do Ouro impediam o controle da inflao e o corte de custos, tanto no governo, quanto nas empresas privadas. Ante a crise, aos poucos foram instrumentalizadas mudanas profundas na matriz produtiva. O controle de inventrio computadorizado, melhores comunicaes e transportes mais rpidos reduziram a importncia do ciclo de estoques da velha produo em massa. O novo mtodo, iniciado pelos japoneses, e tornado possvel pelas tecnologias da dcada de 1970, tem estoques muitos menores, produzindo o suficiente para abastecer os vendedores (just in time), com uma capacidade muito maior para variar a produo de uma hora para outra, a fim de enfrentar as exigncias de mudanas.
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

Essas transformaes se acirraram a partir da dcada de 80, incluindo inovaes tecnolgicas a automao com base na microeletrnica, a robtica e os mercados globalizados emergindo, a partir de ento, novos processos de trabalho, onde o cronmetro e a produo em srie e de massa foram substitudos pela flexibilizao da produo, pela especializao flexvel,2 por novos padres de busca de produtividade e novas formas de adequao desta lgica de mercado (Antunes, 2000). Como bem lembra Castel (2000), h uma nova configurao da sociedade salarial condicionada por processos, como a internacionalizao do mercado, a mundializao, as exigncias crescentes da concorrncia e da competitividade, passando o trabalho a ser alvo, no que se refere a minimizar o preo da fora de trabalho e a flexibilizao da mo-de-obra, que tem que se adaptar a essas novas situaes. Concorda-se com o referido autor quando ressalta que, hoje, h um questionamento da funo integradora do trabalho na sociedade, que se revela na desmontagem do sistema de protees e garantias que a ele foram vinculadas. Nesse sentido, estabelece-se a precarizao das relaes e das situaes laborais imersas num processo conflitivo entre flexibilidade e direitos. Para Appy e Thbaud-Mony (1997), nas empresas comprometidas com novas formas de organizao do trabalho grande a invisibilidade social da precarizao da sade no trabalho e de suas conseqncias, pois encobrem as deficincias e os riscos existentes. A partir de ento, entende-se que a legitimidade poltica da precarizao social se alicera na teoria neoliberal, que tem no crescimento monetrio a finalidade do desenvolvimento das sociedades, enquanto sua legitimidade social e cultural se apia nas relaes sociais de dominao, particularmente nas formas institudas de diviso do trabalho social, bem como na abordagem do processo de reestruturao produtiva e de alteraes dos direitos sociais. No Brasil, essa nova estratgia produtiva no se caracteriza apenas pelas mudanas nos processos tcnicos de trabalho nas empresas, mas inclui a abertura de capital, privatizao de empresas estatais, terceirizao, demisso de trabalhadores e aumento, ao mximo, da produtividade. A marca da reorganizao empresarial, em nosso Pas, a reduo de postos de trabalho, o desemprego, o trabalho por conta prpria, o trabalho sem carteira assinada, o trabalho precrio, entre outros (Mota e Amaral, 2000). Desde ento, o mercado de trabalho brasileiro apresentou altas taxas de desemprego, sem precedentes na histria do Pas, sendo

A especializao flexvel uma expresso consagrada, que se constitui em um paradigma alternativo para a produo capitalista. A especializao flexvel a fabricao de produtos variados com equipamentos de mltiplos propsitos e trabalhadores polivalentes, que se mostra em oposio ao paradigma da produo em massa. (Xavier-Sobrinho, 2000. p. 83).
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

que o nmero total de desempregados chegou a 259 mil pessoas, no ano de 2001 (Galeazzi et al., 2002). Assiste-se construo de um padro de sociedade dual, entre aqueles que se encontram plenamente includos, por meio de uma ocupao regular e de boa qualidade, e os demais, os precariamente includos (subemprego, ocupaes atpicas, parciais) e os excludos (sem emprego, por longa durao) (Pochmann, 2000). A crise estrutural pela qual passa o Capitalismo acarreta aos trabalhadores a perda de direitos historicamente conquistados, a reduo de salrios, a degradao das condies de trabalho e de ambiente, o descaso com a sade e a vida do trabalhador e a diminuio do nmero de trabalhadores empregados formalmente. Valadares (2001) destaca que a cada inveno, a cada mudana no processo de produo e do trabalho, a cada aspecto novo da organizao desse, surge, no dia-a-dia do trabalhador, um quadro de ocorrncias, que se revela nas doenas e nos acidentes de trabalho. Marx j chamava ateno para a organizao do trabalho na sociedade capitalista do sculo XIX, fazendo algumas ressalvas quanto sade do trabalhador, as quais se referiam degradao fsica e mental e morte prematura dos trabalhadores:
O capital no tem [...] a menor considerao pela sade do trabalhador [...], a no ser quando coagido pela sociedade a ter considerao. Receamos ter que confessar que os capitalistas no se sentem inclinados a conservar e zelar por esse tesouro e dar-lhe valor [...] a sade dos trabalhadores foi sacrificada (Marx, 1983, p. 215).

Em virtude disso, sero discutidas, no prximo item, as condies precarizadas de realizao do trabalho e as estratgias dos trabalhadores frente s mesmas.

Condies precarizadas: estratgias de conformidade e de resistncia dos trabalhadores Chau (1999), ao discutir sobre determinismo e liberdade, refere que o determinismo

impe a idia de que o curso das coisas e de nossas vidas j estaria fixado, sem que nele pudssemos intervir, tornando a liberdade ilusria. Com base nesse entendimento, incluir-seia, ainda, a necessidade, termo empregado para referir-se ao todo da realidade, existente em si e por si, que age sem ns e nos insere em sua rede de causas e efeitos, condies e conseqncias, e a fatalidade, que englobaria foras transcendentes superiores s nossas e que nos governam, quer queiramos ou no. Nesta acepo, Iamamoto (2001) afirma que, com o avano no processo de proletarizao, o trabalhador perdeu o controle de sua prpria vida,
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

instituindo-se a alienao no trabalho, que o coloca como castigo, sofrimento, produo de riqueza para outros, espao de explorao e de indignao e, sobretudo, de luta diria pela vida em condies e relaes sociais historicamente determinadas. Na lgica do determinismo, o modo capitalista de produo opera as relaes de trabalho, que, no plano formal, efetivam-se por meio do contrato de trabalho, documento este, que, na maioria das vezes, no garante que tudo o que est contido nele ser cumprido pelo empregador, incluindo a proteo sade. Laurell e Noriega (1989) j enfatizavam a necessidade de analisar o contrato de trabalho, pormenorizando os riscos, as medidas de segurana e higiene e tudo o que diz respeito organizao do trabalho, pois o referido contrato geralmente versa, o mnimo possvel, sobre os riscos existentes, as patologias mais freqentes em determinadas ocupaes e a preveno sade. Apesar de ele estipular obrigaes patronais relativas a essas questes de proteo ao trabalhador, estudos indicam que existem violaes dessas obrigaes. Isso se confirma, quando os depoimentos dos trabalhadores deixam claro a que condies de trabalho so submetidos. Almeida (2004) ressalta que, alm de desempenharem vrias funes, inclusive algumas que no so atribuies do cargo para o qual foram contratados, convivem com longas jornadas de trabalho, quando, freqentemente, so designadas horas-extras, em casos ditos de urgncia, com a imposio de um ritmo de trabalho intenso, que exige grande desgaste fsico e sofrimento psquico, e em condies inadequadas e com riscos constantes de acidentes de trabalho. Imbricados a esse entendimento, atrela-se a compreenso de trabalho insalubre, trabalho perigoso e trabalho penoso. O primeiro diz respeito quelas condies que provocam doenas e intoxicaes; o segundo vincula-se s condies de exerccio das atividades que so passveis de acidentes e o trabalho penoso est presente naquelas atividades profissionais geradoras de incmodo e esforo, e desencadeadoras de sofrimento psquico, cujo entendimento se obtm atravs do conhecimento prtico dos trabalhadores, por meio da adjetivao de condies de trabalho, esforos e vivncias penosas que pontuam, alm de um desgaste fsico, um sofrimento mental (Laurell e Noriega, 1989; Sato, 1995). Desse modo, como garantir a liberdade e a autonomia do trabalhador, visto que as instituies priorizam a produtividade, o lucro, sendo, portanto, subsidiadas por interesses econmicos que se sobrepem s capacidades humanas. H que se ressaltar essa mesma lgica, dentro de um carter extremamente perverso, quando os trabalhadores, frente a situaes determinadas no processo de trabalho, so coagidos a desenvolver estratgias de conformidade com suas formas distintas, que vo desde as prticas individuais, quase Textos & Contextos 6
Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

imperceptveis, at prticas coletivas dirias. A base da tentativa de adequao ao trabalho a experincia adquirida no desempenho dirio das tarefas, que revelam a forma de enfrentar as reais condies de sua realizao. Nesse sentido, os trabalhadores, como destacam Oliveira e Bouaziz (2000), procuram administrar os imprevistos da produo, dar respostas s exigncias de quantidade e de qualidade, compensar a carncia de pausas, reparar a falta de informaes pertinentes, diminuir o tempo efetivo de desgaste, reduzir o estresse e a fadiga crnica, evitar condies patolgicas de trabalho e, sobretudo, garantir a estabilidade no emprego, a um custo acentuado para a sua sade fsica e mental. Em vista disso, o tratamento dado s diversas formas de vivncias indesejadas, no prazerosas, inadequadas e inseguras, consolidadas, por exemplo, na impossibilidade de os trabalhadores interferirem e mudarem a tarefa prescrita, define a construo, por eles, de estratgias para o exerccio da atividade, porque so forados a suportar e a se submeter a situaes precarizadas. Uma vez no tendo o controle do processo de trabalho, so entregues sorte, num jogo de interesses diversos que cobre, para o sujeito que trabalha, a necessidade da renda, da sobrevivncia, da reproduo social que, dependem da conservao do emprego. Em outros termos, tais estratgias se remetem ao modo como os sujeitos constroem e vivem o dia-a-dia de trabalho, envolvendo, portanto, sentimentos, valores, costumes e prticas cotidianas. Nessas ltimas, a Ergonomia destaca os modos operatrios, que revelam como os trabalhadores executam suas atividades, para atingir o resultado final desejado. As habilidades motrizes se exprimem pela ao e passam pela adoo funcional de posturas e de movimentos do corpo que evidenciam a relao entre sujeito e trabalho. Entretanto, na busca da estabilizao do processo produtivo, os trabalhadores desenvolvem movimentos e gestos ergonomicamente inadequados, acarretando-lhes repercusses negativas, pois, apesar de serem adotados visando a evitar o sofrimento, o incmodo e o esforo demasiado, na tentativa permanente de preservar a sade, durante o exerccio de sua atividade, podem aumentar a existncia de situaes de risco de acidentes, bem como implicar o aparecimento de doenas (Sato, 1995; Oliveira e Bouaziz, 2000; Oliveira, 2002). Como exemplo dessas prticas estratgicas, cita-se o uso abusivo de lcool, pelos trabalhadores de uma empresa pblica, como uma forma de agentar as variaes trmicas e de fugir do ambiente de trabalho que se mostra penoso, desinteressante e angustiante, com vistas a compensar seus efeitos nocivos (Almeida, 2004). Em verdade, concorda-se com Laurell e Noriega (1989) quando trazem o relato de um trabalhador, na luta pela sade: a dor no corpo alheio passageira. Acrescentam os autores: e a morte do trabalhador tambm (p. 303). Em todos os locais de trabalho, aliam-se, cada vez mais, procedimentos automatizados e Textos & Contextos 7
Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

execues de atividades com velocidade, presteza e acuidade aprimorada, tencionando componentes humanos e materiais de trabalho. Nessa acepo, Mendes (2002) entende que o acidente de trabalho uma expresso da dinmica da produo, das condies de trabalho e do processo de sade, adoecimento e morte dos trabalhadores e afirma que seu acontecimento [...] a expresso mxima do fracasso das estratgias de resistncia adotadas pelos trabalhadores (p. 339). Em contrapartida, como destaca Chau (1999), ter liberdade tomar parte ativa no todo, significando, por um lado, conhecer as condies estabelecidas pelo todo, suas causas e o modo como determinam nossas aes, e, por outro, graas a tal conhecimento, no ser joguete das condies e causas que atuam sobre ns, mas agir sobre elas tambm. Mais do que querer algo fazer algo, tendo uma noo de possibilidade objetiva, que indique que o curso de uma situao pode ser mudado por ns, em certas direes e sob certas condies. Nessa perspectiva, a liberdade a capacidade de dar um sentido novo ao que parecia fatalidade, transformando a situao de fato em uma realidade nova, criada por nossa ao. Essa fora transformadora, que torna real o que era somente possvel e que se achava apenas latente como possibilidade, o que faz surgir a resistncia tirania e a vitria contra ela. Desse modo:
so muitos os que, em meio tempestade, continuam a lutar [...]. Nas ruas, nas prises, nas favelas, nos hospitais. Mostrando-nos que, nestes tempos de falso triunfalismo, a verdadeira resistncia a que batalha por valores que se consideram perdidos. [...] So milhes os que continuam resistindo [...] Milhares de pessoas, apesar das derrotas e dos fracassos, continuam a se manifestar, tomando as praas, decididos a libertar a verdade de seu longo confinamento. Em toda parte h sinais de que as pessoas comeam a gritar: Basta! (Sabato, 2000, p. 161).

O grito de Basta! remete ao esclarecimento da forma como as classes sociais se relacionam e exercem as suas funes no interior do bloco histrico. Gramsci destaca que a hegemonia se d pela supremacia de um grupo social sobre outro e se manifesta de dois modos: como domnio e como direo intelectual e moral. Ela pode criar a subalternidade de outros grupos sociais que no se refere apenas submisso fora, mas tambm s idias. A prpria constituio das classes assim compreendida por Gramsci, luz da dialtica subalternidade/hegemonia e hegemonia/passividade. Desse modo, consegue-se sair da subalternidade quando se assume a conscincia do significado do prprio operar, da efetiva posio de classe, e sair da passividade deixar de aceitar a subordinao que a ordem capitalista impe a amplos segmentos da populao, deixar de ser massa de manobra dos interesses das classes dominantes. Neste processo, as foras dominantes sofrem a oposio
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

das foras emergentes, dominadas, em uma luta pelo encaminhamento de uma nova ordem social (Simionatto, 1995). Dessa forma, torna-se relevante resgatar a sade dos trabalhadores como um campo de luta entre a classe dos capitalistas e a dos trabalhadores, pois j destacavam Marx e Engels que a histria de toda a sociedade, at hoje, a histria da luta de classes. Para esses autores, homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposio uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarada, ora aberta, que terminou sempre ou com uma transformao revolucionria de toda a sociedade, ou com o declnio comum das classes em luta (1999, p. 66). Na histrica luta de classes, no capitalismo, as estratgias de resistncia ou de contra-hegemonia tm includo a ao sindical coletiva e a construo de movimentos sociais, e se atrelam constituio de contrapoderes, que so movimentos sociais organizados em torno de uma causa especfica, constitudos criticamente contra o sistema de dominao estabelecido. Eles servem como ferramenta na luta, por exemplo, contra os riscos no trabalho e as decorrncias do mesmo e as doenas adquiridas nesse local, cujos objetivos ultrapassam o apoio aos doentes, visando ao banimento de tais condies. Esses movimentos contra-hegemnicos tm capacidade reivindicatria e desenvolvem ferramentas polticas que contribuem para dar visibilidade sociedade brasileira, dos problemas de sade no trabalho. So manifestaes de trabalhadores, nas quais expressam suas demandas coletivas e seus interesses na esfera pblica, com intuito de exigir melhorias no ambiente laboral, frente a uma realidade de vtimas e invlidos pelo e para o trabalho. Defendem que o desenvolvimento das foras produtivas deve ser subordinado ao das foras humanas, tendo a concepo de poltica de algo que se faz atravs de e pelo Estado. O comum dessas prticas de resistncia a presena da identidade de grupo calcada no sofrimento, em cima de algo que vivido como negativo, uma vez que ressaltam a necessidade de aes que anulem os efeitos destrutivos dessas situaes de trabalho (Giannasi, 2000). Reside, nessas circunstncias, a definio do objeto da sade do trabalhador, grifada por Dias (1995) como o processo de sade e doena dos grupos humanos em relao ao trabalho, entendido como espao de dominao e submisso do trabalhador ao capital, mas, igualmente, de resistncia, de constituio e do fazer histrico dos trabalhadores, que almejam o controle sobre as condies e os ambientes de trabalho, para torn-los mais saudveis, em um carter contraditrio, desigual, dependente de um processo produtivo determinado pelo contexto sociopoltico e econmico da sociedade. Destaca-se que a ateno sade dos trabalhadores distingue-se por lidar diretamente com a dinamicidade das mudanas no mundo Textos & Contextos 9
Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

do trabalho, que definem, constantemente, um novo perfil para a classe trabalhadora e, por conseguinte, uma demanda mais complexa ao assistente social.

Consideraes finais

As consideraes problematizadas neste artigo partiram de uma linha histrica que abarcou a relao capital-trabalho com destaque no lapso de tempo da contemporaneidade. Nessa acepo, procurou-se desdobrar o processo que envolve as categorias trabalho, submisso, hegemonia, passividade, resistncia, as quais aparecem no modo de vida de milhares de trabalhadores, dentro de uma perspectiva desigual e excludente. Sem dvida, no novidade a erudio de que para a existncia do capitalismo, faz-se necessria a concentrao da propriedade dos meios de produo e a acumulao de capital em mos de uma classe social (classe capitalista), e a presena de outra classe (dos trabalhadores), para a qual a venda da fora de trabalho seja a nica fonte de subsistncia, determinando a submisso do trabalho ao capital. Em virtude disso, teve-se como objetivo explicitar algumas situaes de trabalho precarizado, e as formas de agir do trabalhador ante tais condies, que se expressam nas estratgias de conformidade e de resistncia. Atenta-se para essas questes, visando a ressaltar o quanto os trabalhadores esto expostos a riscos de adoecimento e de acidentes no exerccio de suas atividades e o quanto difcil articular mecanismos de contrapoderes, diante da poltica das instituies. Contudo, salienta-se que a relao dominante-dominado est cada vez mais presente na condio de trabalho, adquirindo novas expresses que desrespeitam os direitos humanos de quem vive do trabalho, configurando uma tensa relao de poder entre o determinismo capitalista e seus ditames e autonomia dos trabalhadores frente ao processo de trabalho. Sendo assim, o resguardo sade dos trabalhadores se torna um campo de luta entre classes sociais, cujos interesses exprimem o carter contraditrio do sistema capitalista de produo. Da o desafio para os assistentes sociais e para os diferentes profissionais que se deparam com essa demanda de identificar, nas queixas dos usurios, tais mecanismos de subverso e criar possibilidades de interveno, como a capacitao (por meio de uma prtica crtica e politizante, veiculada por informaes), o incentivo e o fortalecimento da constituio de estratgias de resistncias dos trabalhadores, com vistas a garantir os direitos humanos, a recusa do autoritarismo e do determinismo, a eqidade, a justia e a proteo social, no campo do trabalho.
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

10

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

Referncias ALBORNOZ, S. O que trabalho. 6. ed. So Paulo: Brasiliense, 2000. ALMEIDA, R. S. Histrias de trabalho: relatos de acidentes e a expresso do processo de trabalho em uma empresa pblica. Dissertao de Mestrado. Porto Alegre: PUCRS, 2004. ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses do trabalho. So Paulo: Cortez, 2000. APPY, Betrice; THBAUD-MONY, Annie. Precarisation sociale, travail et sant. Paris: IRESCO-CNRRS, 1997. BOTTOMORE, T. Dicionrio do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista: a degradao do sculo XX. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987. CASTEL, R. As transformaes da questo social. In: CASTEL, R.; WANDERLEY, L. E. W.; BELFIORE-WANDERLEY, M. Desigualdade e a questo social. 2. ed. ver. ampl. So Paulo: Educ, 2000. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 11. ed. So Paulo: tica, 1999. CATANI, A. M. O que capitalismo? 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1998. (Coleo Primeiros Passos) DIAS, E. C. O manejo dos agravos sade relacionados com o trabalho. In: MENDES, Ren (org.). Patologia do trabalho. Rio de Janeiro: Atheneu, 1995. GALEAZZI, I. A expanso do trabalho informal: uma das faces da precarizao do trabalho. In: WILTGEN, Roberto Silva; GARCIA, Lcia dos Santos (orgs.). Transformaes do mercado de trabalho metropolitano: os 10 anos da PED-RMPA. Porto Alegre: FEE; FGTAS/SINE-RS; DIEESE; SEADE-SP; FAT/TEM; PMPA, 2002. GIANNASI, Fernanda. A construo de contra-poderes no Brasil na luta contra o amianto: a globalizao por baixo. 2000. (mimeo) HOBSBAWM, E. J. Era dos extremos: o breve sculo XX: 1914-1991. 2. ed. 27. reimpr. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. . A era do capital: 1848-1875. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. IAMAMOTO. M. V. Trabalho e indivduo social: um estudo sobre a condio operria na agroindstria canavieira paulista. So Paulo: Cortez, 2001. IAMAMOTO. M. V.; CARVALHO. R. Relaes sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. So Paulo: Cortez; [Lima, Peru]: CELATS, 2000. LAURELL, A. C.; NORIEGA, M. Processo de produo e sade: trabalho e desgaste operrio. Trad. por A. Cohn, A. Pitta-Hoisel, A. I. Paraguay e L. H. Barbosa. So Paulo: Hucitec, 1989. MARTINELLI, M. L. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. So Paulo: Veras, 1999. MARX, K. O capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Victor Civita, 1983, v. 1, tomo
Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

11

Revista Virtual Textos & Contextos, n 3, dez. 2004.

1. MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 9. ed. Petrpolis: Vozes, 1999. MENDES, J. M. R. O Acidente e a morte no trabalho: o verso e o anverso de uma histria e a construo social de sua invisibilidade. In: JACQUES, Maria da Graa; CODO, W. (orgs.). Sade mental & trabalho: leituras. Petrpolis: Vozes, 2002. MOTA, A. E.; AMARAL, A. S. Reestruturao do capital, fragmentao do trabalho e Servio Social. In: MOTA, Ana Elizabete de (org.). A nova fbrica de consensos: ensaios sobre a reestruturao empresarial, o trabalho e as demandas ao Servio Social. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2000. OLIVEIRA, Paulo Antnio Barros; BOUAZIZ, Philippe. A organizao do espao e do tempo em uma cozinha hospitalar: a construo de estratgias individuais e coletivas pelos trabalhadores. In: Ao Ergonmica, v. 1, n. 1. Gente/COPPE, 2000, p. 79-92. OLIVEIRA, S. G. Proteo jurdica sade do trabalhador. 4. ed. So Paulo: LTr, 2002. POCHMANN, M. O trabalho sob fogo cruzado: excluso, desemprego e precarizao no final do sculo. 2. ed. So Paulo: Contexto, 2000. SABATO, Ernesto. Antes do fim. So Paulo: Cia das Letras, 2000. SATO, Leny. A representao do trabalho penoso. In: SPINK, Mary Jane P (org.). O conhecimento no cotidiano: as representaes sociais na perspectiva da psicologia social. So Paulo: Brasiliense, 1995. SIMIONATTO, Ivete. Gramsci: sua teoria, incidncia no Brasil, influncia no Servio Social. Florianpolis: Ed. da UFSC; So Paulo: Cortez, 1995. SINGER, P. O capitalismo: sua evoluo, sua lgica e sua dinmica. So Paulo: Moderna, 2001. VALADARES, C. A. M. A evoluo das tecnologias e a sade do trabalhador: as doenas do novo milnio. In: GOMES, lvaro (org.). O trabalho no sculo XXI: consideraes para o futuro do trabalho. So Paulo: Anita Garibaldi; Bahia: Sindicato dos Bancrios da Bahia, 2001. XAVIER-SOBRINHO, G. G. F. Modelo japons. In: CATTANI, Antnio David (org.). Trabalho e tecnologia: dicionrio crtico. 3. ed. Petrpolis: Vozes; Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000.

Textos & Contextos Revista Virtual Textos & Contextos. N 3, ano III, dez. 2004

12

S-ar putea să vă placă și