Sunteți pe pagina 1din 3

Segurana, resistncia e liberdade em Smartphones.

A popularizao, facilidade e usabilidade dos sistemas operacionais mveis so os grandes atrativos da indstria mobile, mas nem por isso devemos descuidar das ameaas digitais. Tudo muito bem pensado, as inovaes so constantes e a abrangncia cada vez maior. De um lado temos a Apple e sua extrema resistncia e controle dos aplicativos para IOS, de outro temos o Google e uma grande liberdade para aplicativos do Android. Em 2012 foram vendidos 16 milhes de smartphones no Brasil, ou seja, mais de 30 smartphones por minuto. Isso s vem a ressaltar a importncia dos dispositivos mobile na sociedade brasileira. Em respeito da liberdade de aplicativos em dispositivos mobile, existe uma questo sobre o porqu deste bloqueio. A resposta da Apple apenas uma, segurana! No para tanto, afinal at hoje, desde meados de 2007, quando contemplamos o lanamento do primeiro iphone, o IOS permanece. J foram registradas diversas falhas no sistema que abriam brechas de segurana e diversos malwares j tentaram passar pelos filtros da Apple Store (loja de aplicativos da Apple), mas poucos obtiveram sucesso e mesmo estes foram prontamente removidos da loja virtual. A Apple sempre se manteve reservada a utilizao e comercializao de aplicativos de terceiros, possuindo um controle extremamente rgido de avaliao, desde aplicativos para seu sistema operacional voltado a desktops e notebooks, o MacOS. Infelizmente a Apple no pode mais se vangloriar de que seu MacOS 100% impenetrvel, j constam registros de malwares encontrados. Em abril de 2012 um trojan chamado Flashback infectou mais de 600 mil mquinas com o sistema MacOS, o que representa para a Apple mais de 1% do total de usurios do Mac. O ponto a ser considerado que at mesmo sistemas ditos como blindados podem se tornar vulnerveis. Mesmo com todo o controle por parte da Apple, ainda no ha real necessidade de utilizar um antivrus em um iphone, o contra disso a perda de inmeros aplicativos interessantes. O navegador Mozilla Firefox pode ser citado como exemplo. A Mozilla alega que ainda no foi permitida a disponibilizar seu navegador para dispositivos IOS, devido as restries que acabam por tornar mais burocrtica a liberao do aplicativo na loja virtual da Apple. Enquanto isso o Android possui uma tima verso do aplicativo.

Seguindo na contra mo da Apple, o Google possui um certo filtro de aplicativos, mas claramente inferior ao regime imposto pela Apple, uma vez que muito mais fcil disponibilizar um aplicativo para download no Google Play (loja de aplicativos para Android da Google). Acompanhando essa maior liberdade temos o problema da insegurana nos aplicativos, pois inmeros malwares j passaram pelos filtros da Google e acabaram por infectar milhares de aparelhos com Android. Tambm existem antivrus para Android, que garantem prevenir estas ameaas. Observando um pouco mais o histrico do Android podemos constatar um caso onde alguns aplicativos para emulao de jogos de Super Nintendo foram exumados da sua loja virtual, no por questes de segurana, mas sim direitos autorais pertencentes a Nintendo. Mesmo assim ainda podemos encontrar estes emuladores disponveis atravs de meios alternativos ao Android. Uma prova dessa insegurana o fator de que em 2012 as ameaas digitais para Android corresponderam a 79% de um total para dispositivos mveis. Considerando que o Android possui como ncleo do sistema operacional o Linux, espera-se que assim como as inmeras distribuies Linux para desktop o Android seja to seguro quanto. Acontece que no exatamente assim, o Linux imposto ao Android acabou sendo to adaptado que perdeu em muito sua essncia, embora continue sendo Linux, perdeu-se muito das polticas de segurana, que realmente toravam o sistema seguro de fato. Assim chegamos no famoso Jailbreak para iphone. Tcnica esta que consiste em desbloquear o sistema para o uso de aplicativos no autorizados pela Apple. Por que algum, em s conscincia, realizaria esta tcnica, tendo em vista que justamente este bloqueio da Apple que garante a blindagem do sistema? Para responder a esta questo precisamos voltar a 2007, no lanamento do primeiro iphone. A apple anunciou como um aparelho revolucionrio, o que de fato foi (basta ver o que eram os smartphones antes e depois de iphone). Mas o ponto principal, que de incio no se tornou muito famoso entre os usurios foi o excelente IOS. basicamente um sistema operacional completo no corpo de um celular. No demorou muito para que os usurios mais hardcores descobrissem que aquele sistema escondia bem mais poder do que a Apple queria que seus usurios soubessem. A comear pelo fato de que no existiam aplicativos para o sistema, a ideia inicial era que tudo funcionasse pela nuvem, portanto no havia necessidade de aplicativos locais. Com o desenvolvimento do jailbreak, inmeros desenvolvedores passaram a criar aplicativos para realizar tarefas que o IOS ainda no havia implementado, como a simples funcionalidade de copiar e colar textos e a multitarefa,

permitindo abrir novos aplicativos enquanto se mantinham outros em segundo plano. Apenas devemos salientar que esta tcnica no proibida judicialmente, apenas anula a garantia do iphone perante a Apple. E o ponto negativo? Certamente a insegurana proporcionada. No ha nenhuma garantia de que os aplicativos disponveis em lojas alternativas a Apple Store sejam totalmente seguros e a prova de falhas. Ento, ser que algum ainda no possui um bloqueio por senha no smartphone? Essa a hora de agir. Lembrando sempre do bom senso, requisito fundamental para evitar ataques virtuais, no apenas no seu smartphone, mas tambm nos tablets, desktops e notebooks.

Autor: Rober Zanotto Guerra Referncias: - IDC Analyze the Future, http://br.idclatin.com/releases/news.aspx?id=1440 - Oficina da Net, Rafaela Pozzebon, http://www.oficinadanet.com.br/post/10069android-e-o-lider-em-ameacas-digitais - Revista Info, Monica Campi, http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/malware-que-atacou-macs-teveorigem-no-wordpress-23042012-8.shl - url imagem: http://blog.dialaphone.co.uk/wp-content/uploads/2011/01/phonesecurity.jpg malware: qualquer software com objetivo malicioso.

S-ar putea să vă placă și