Sunteți pe pagina 1din 11

Dicionrio

Algas

As algas so plantas inferiores, no tm caules, razes, folhas ou


flores. Vivem geralmente na gua ou em locais ricos em gua e so muito abundantes nas zonas costeiras. Tm tamanhos muito variados, desde as algas microscpicas formadas por uma s clula at algas gigantes que podem chegar aos sessenta metros. H algas de todas as cores.

AnmonasAnmonas-dodo-mar Apesar de parecerem flores, as anmonas-do-mar so animais. So aparentados com os corais e com as alforrecas. Vivem no mar e tm muitas vezes cores brilhantes. Tm muitos tentculos, que esto revestidos por minsculos arpes venenosos. Quando algum animal toca numa anmona-do-mar, ela projecta esses arpes, podendo chegar a paralis-lo desta forma. O seu tamanho varia entre poucos milmetros e um metro de dimetro. Podem viver cerca de cinquenta anos!

Baleias

So os maiores animais que j existiram na Terra (nem os dinossurios ultrapassavam as maiores baleias). No so peixes, mas sim mamferos que vivem no mar. Respiram por pulmes e tm um orifcio respiratrio no topo da cabea. Algumas conseguem permanecer debaixo de gua mais de uma hora, mas todas tm que vir superfcie de vez em quando para respirar e nessa altura que expelem os jactos de vapor que todos conhecemos. Existem baleias com dentes, como os cachalotes e as orcas, e baleias que, em vez de dentes, possuem as chamadas barbas, lminas que filtram a gua que passa por elas, agarrando os pequenos seres vivos que so o alimento dessas baleias. As baleias comunicam atravs de sons que emitem debaixo de gua e que se propagam a grande distncia (chegam a alcanar dois mil quilmetros!); algumas baleias compem autnticas canes. A maior baleia a baleia-azul, que atinge trinta metros de comprimento e cem toneladas de peso. uma das vrias espcies de baleias que esto em perigo de extino.

Bzios habitual chamar bzios a vrias espcies de gastrpodes os parentes dos caracis que tm concha externa em forma de espiral. Habitam geralmente nas zonas litorais. Deslocam-se com a ajuda de um p musculoso, por arrastamento.

Caranguejos Os caranguejos pertencem ao filo (grupo) dos artrpodes, que, como o nome indica, inclui animais com patas articuladas. A este grupo pertence a maior parte dos animais conhecidos: insectos, escorpies, centopeias, maria-cafs e crustceos. Os crustceos so parentes dos caranguejos. Incluem animais muito diferentes deles, como os percebes, e as cracas, mas tambm primos mais chegados, como os camares e a lagosta. O corpo dos caranguejos revestido por uma carapaa dura, o exosqueleto que o protege (incluindo as dez patas). Geralmente, os caranguejos andam sobre o fundo e, com ajuda de pinas, vo apanhando toda a espcie de pequenos seres vivos, que lhes servem de alimento. A longevidade das vrias espcies varivel e pode ultrapassar os dez anos. Quanto ao tamanho, o rei incontestado o caranguejoaranha do Japo, que chega a medir trs metros de envergadura!

CavaloCavalo-marinho Apesar do seu aspecto estranho, estes engraados animais peixes; o seu nome deriva do aspecto da sua cabea e do seu pescoo, que fazem lembrar um cavalo. Tm caractersticas esquisitas, como o facto de serem os machos que engravidam e que depois do luz e o de poderem mover os olhos independentemente um do outro. Tm o corpo coberto por espiges e tm uma cauda prensil, ou seja, capaz de agarrar os objectos. Alimentam-se de pequenos peixes, camares e outros pequenos crustceos. Os cavalosmarinhos so fiis no amor e quando formam casais fazem-no para toda a vida. Existem cerca de trinta e cinco espcies, que comeam a estar ameaadas de extino.

Conchas As conchas so uma espcie de escudos de defesa, duros e resistentes, que muitas espcies de moluscos, animais de corpo mole, fabricam para se protegerem. So exemplos as conchas dos caracis, dos bzios, das ostras ou da amijoas. Nos mares tropicais h uma infinidade de conchas de todas as cores e formatos, to belas que parecem ter sido feitas por um artista!

Corais Os corais so animais da famlia das anmonas-do-mar e, se estas parecem flores, os corais assemelham-se a pedras. Estes pequenos e simples animais fabricam uma estrutura externa calcria, onde habitam; ela que lhes d um aspecto de rocha. Vivem geralmente em colnias de muitos indivduos, nos mares tropicais, chegando por vezes a formar ilhas, chamadas atis de coral, ou grandes formaes submarinas, chamadas recifes de coral. Tm cores e formas muito bonitas e variadas.

Gaivotas Estas conhecidas aves so animais grandes e robustos e podemos cont-las entre os animais que mais bem se adaptaram ao convvio com os seres humanos. De facto, chegam a viver em cidades, se bem que sejam aves costeiras. Tm grandes asas e tambm capazes de marchar e nadar ou flutuar no mar. Alimentam-se, em grande parte de desperdcios vrios, como restos de carne ou peixes mortos, podendo tambm capturar animais vivos. Algumas gaivotas tm por hbito roubar as crias dos ninhos de outras aves. So animais inteligentes. Por exemplo, para comerem os animais que vivem dentro das conchas, deixam-nas cair enquanto voam, para que se partam ao bater nas rochas. Fazem o ninho no solo ( em dunas de areia, em muitos casos). Geralmente, as gaivotas so brancas e tm zonas do corpo cinzentas ou negras.

Golfinhos Os golfinhos so animais muito prximos das baleias apesar de serem muito menores (no ultrapassam os trs metros de Comprimento). Tal como elas, so mamferos que, por estarem adaptados vida do mar, tm algumas semelhanas com os peixes. Por exemplo, tm as quatro patas transformadas noutras tantas barbatanas. Os golfinhos so, sem dvida, dos animais mais inteligentes que existem (h at quem considere que possam ser mais inteligentes que os seres humanos!). A verdade que tm uma enorme capacidade para aprender e para distinguir objectos de diferentes tamanhos e formas. Alm disso, adoram brincar, o que tambm sinal de inteligncia. Vivem em grupo, quer dizer, so animais sociais, e cooperam uns com os outros. Sabe-se que os animais doentes ou feridos so amparados e ajudados por outros. Para se orientarem dentro de gua, os golfinhos no confiam muito na viso. Possuem uma espcie de radar debaixo de gua, chamada sonar: eles vo emitindo sons e sempre que os sons batem num objecto fazem ricochete e o golfinho ouve este eco, conseguindo perceber, exactamente, que objectos esto sua volta.

Icebergue Um icebergue um bloco de gelo flutuante, separado dos gelos polares. Atingem por vezes muitos quilmetros de comprimento e dezenas de metros de altura tornando-se verdadeiras montanhas de gelo flutuante. A velocidade com que se deslocam nos oceanos oscila com os ventos, a massa de gelo e principalmente as correntes martimas. Vo-se derretendo por influncia do aquecimento atmosfrico, das guas quentes, do Sol, das chuvas e das brisas salgadas.

Lapas As lapas so moluscos costeiros. O seu corpo mole est protegido por uma nica concha cnica e achatada e muito resistente. Agarramse irmmente s rochas e conseguem dessa forma proteco contra os inimigos e contra a rebentao das ondas. Mas podem deslocarse, da mesma forma que um caracol se desloca. normal ver rochas cobertas de lapas.

OurioOurio-dodo-mar Os ourios-do-mar so parentes das estrelas do mar. Tm o corpo arredondado e ligeiramente achatado, com uma concha interna dura. No tm cabea. Da concha redonda partem numerosos espinhos mveis e entre eles h muitos ps com aspecto de tentculos; ambos so usados na locomoo e os ps servem ainda para agarrar objectos (como algas, o seu alimento preferido). Os maiores ourios-do-mar tm uma concha com cerca de trinta centmetros de dimetro.

Peixes Os peixes pertencem ao grupo de animais a que tambm pertencem os anfbios (os animais que podem viver dentro e fora de gua), os rpteis, as aves e os mamferos: so vertebrados, o que significa que tm uma coluna vertebral e um crnio. Existem cerca de vinte mil espcies de peixes. So aquticos e no se afogam porque conseguem retirar oxignio da gua, atravs das brnquias (ou guelras). Quase todos tm o corpo coberto por pequenos escudos protectores, as escamas. Os peixes pequenos vivem frequentemente em grandes grupos, os cardumes. As dimenses dos peixes vo desde os nove milmetros de um caboz filipino aos doze metros (e vinte toneladas!) do tubarobaleia.

Prolas As prolas formam-se no interior dos moluscos lamelibrnquios (a que tambm pertencem a ostra comestvel e o mexilho). Existem numerosas variedades de ostras perlferas, mas a maior parte delas apenas produz prolas de pequeno tamanho e reduzido valor comercial. As prolas so jias valiosas, classificadas pelo seu tamanho, perfeio de contorno, forma, transparncia e brilho que as caracterizam.

Polvo Os polvos pertencem ao grupo dos moluscos, que so animais de corpo mole. A este grupo pertencem todos os primos chegados dos polvos, como as lulas e os chocos, e tambm parentes afastados, como os caracis e os bivalves (amijoas, mexilhes, etc). Os polvos , as lulas e os chocos so chamados cefalpodes, o que significa ps na cabea. De facto, os polvos tm oito ps (ou braos) directamente ligados cabea. Vivem geralmente junto da costa, pois os locais que preferem morar so as cavidades e as fendas que existem nas rochas. Mas tambm podem morar no alto mar. So capazes de alterar a cor do corpo para se confundirem com o local em que esto, ou seja, so capazes de se camuflarem. Depois, se isso no for suficiente para escaparem aos seus inimigos, fogem a grande velocidade, ao mesmo tempo que lanam um jacto de tinta negra na direco dos seus perseguidores, ficando assim escondidos. Os polvos gigantes existem, mas no costumam ter mais de vinte e cinco quilos. Um polvo que viva quatro anos pode gabar-se de ter tido uma vida longa.

Raias As raias so peixes primitivos, aparentados com os tubares. Tm com eles vrias caractersticas em comum. O esqueleto feito de cartilagem e no de osso; a pele grossa e coberta de pequenas escamas em forma de placa aguada, que a torna spera; a coca localiza-se na parte ventral do corpo. As raias so predadores de corpo achatado e gostam de estar sobre a areia do fundo do mar. Algumas espcies conseguem dar choques elctricos violentos, com os quais paralisam as presas. Outras possuem na cauda um espinho venenoso; se so ameaadas, agitam a cauda e espetam o espinho no inimigo. As raias comuns tm entre trinta e noventa centmetros de comprimento. Mas h um grupo de grandes raias, chamadas MANTAS, que chegam a ter cinco metros de comprimento e seis de largura, podendo pesar uma tonelada e meia. Ao contrrio das mais pequenas, tm a boca na parte da frente do corpo e para se alimentarem nadam com ela aberta, capturando assim os pequenos animais e plantas de que se alimentam.

Sargaos Os sargaos so algas flutuantes. H uma regio do Atlntico Norte, entre os Aores e a Florida (na Amrica), cujas guas calmas esto cobertas por sargaos: chamado MAR-DOSSARGAOS. Antigamente, os marinheiros tinham medo de navegar nesta zona, porque pensavam que os navios no conseguiam desembaraar-se de tantas algas

TartarugaTartaruga-marinha So rpteis. Tm o corpo encerrado numa carapaa oval, de onde s saem as quatro patas, a cabea e a cauda. No tm dentes mas tm um bico muito duro. As chamadas tartarugas-marinhas s vivem no mar. Tm as patas modificadas, com o aspecto de barbatanas, o que lhes permite nadar. As fmeas fazem grandes migraes (viagens) para pr os ovos numa praia bem determinada, enterrando-os na areia, os ovos chegam a ser quatrocentos! Chegam a viver noventa anos, no tantos quanto algumas espcies terrestres. As maiores tertarugas-marinhas podem pesar mais de seiscentos quilogramas. Algumas espcies esto em perigo de extino.

Tubares Os tubares so peixes marinhos de esqueleto feito de cartilagem (ver raias). So predadores hbeis, havendo vrias espcies que so perigosas para o Homem. Tm os rgos dos sentidos extremamente apurados. Tm quase todos a cabea pontiaguda, com a boca na posio ventral. Existem vrias fileiras de dentes (que chegam a ter sete centmetros de altura!) e os dentes antigos so continuamente substitudos por dentes novos. Curiosamente, as duas maiores espcies de tubares so inofensivas, pois alimentam-se de seres microscpicos; a maior delas o chamado tubaro-baleia.

Vinagreiras Tambm conhecidas como lebres-do-mar, as vinagreiras so moluscos marinhos sem concha externa, parecidos com as lesmas terrestres, mas de tamanho maior (podem atingir os trinta centmetros). Algumas espcies vivem na zona costeira e so bem visveis, deslocando-se debaixo de gua sobre a areia ou as rochas.

S-ar putea să vă placă și