Sunteți pe pagina 1din 12

FACULDADE MARIO SCHENBERG

DATASUL

Bruno Ferreira Diego da Silva Flvia de Jesus dos Santos Jefferson Assis Lucas Ruivo Milena Carvalho da Cruz

Cotia

2013

FACULDADE MARIO SCHENBERG

DATASUL

Disciplina: Tecnologia da informao Marketing 1 Semestre Prof. Gisela Crespo

Cotia 2013 1. Introduo

A Datasul de uma importncia muito grande na rea profissional das empresas, pois tem como a constituio de um sistema de informao; sua estrutura, organizao e arquitetura. Este trabalho tem por objetivo mostrar as finalidades dos quadrantes de um software de gesto. Para tal misso, preciso que o produto utilizado como base atenda as caractersticas bsicas de um sistema de marcado, e que utilize os padres considerados necessrios para atendimento de forma genrica, eficaz e eficiente s necessidades corporativas. Levando todos esses fatores em considerao, entre outros softwares ERPs com tais caractersticas, adotamos neste trabalho o SEM Datasul.

2. Datasul A Datasul era uma multinacional de capital brasileiro, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, pioneira no desenvolvimento e comercializao de solues integradas de softwares de gesto empresarial, com 30 anos de presena no mercado e uma carteira de mais de seis mil clientes. Desde julho de 2008 pertence TOTVS. Os softwares desenvolvidos pela Datasul destinam-se a automatizar e gerenciar processos, tais como finanas, recursos humanos, logstica e manufatura, dentre outros. O Datasul-EMS um sistema ERP que rene recursos capazes de otimizar todos os processos existentes dentro de qualquer organizao industrial. Essa otimizao abrange todo o ciclo produtivo, passando por Suprimentos, Manufatura, Distribuio e, em consequncia, pelo Controle Contbil, Financeiro e Fiscal desses processos.

2.1 O EMS Datasul O EMS (Enterprise Management System) um software ERP fabricado pela Datasul, empresa de capital brasileiro que foi comprada pelo grupo TOTVS. A partir do MAGNUS, antigo sistema da Datasul nasce o EMS. Ele tem em seus fundamentos um elaborado sistema de contas contbeis, de onde partem o resto das funes, tais como controles de estoque, processos de compra, produo,

manufatura, engenharia de itens, cotao de mercadorias, vendas, expedio, controle de estoque, faturamento, planejamento, administrao de recursos, centros de custos, fechamentos, entre outras tantas tarefas desenvolvidas sobre plano de contas.

2.3 Sistemas ERPs Os ERPs (Enterprise Resource Planning) servem para integrar todos os departamentos e funes de uma companhia em um simples sistema de computador que pode servir a todas as necessidades particulares de cada uma das diferentes sees. um grande desafio construir um nico software que supra as necessidades do departamento financeiro, assim como dos trabalhadores de recursos humanos e tambm do depsito e isso que o ERP faz. Cada um desses departamentos, tipicamente, possui seu prprio sistema de computador, cada um aperfeioado para cada necessidade, para a forma de trabalho de cada departamento. O ERP combina todos eles juntos em um s software integrado que trabalha com um banco de dados comum. Dessa forma, os vrios departamentos podem mais facilmente dividir informaes e se comunicar entre si. A Datasul desenvolveu o sistema de Enterprise Resource Planning (Planejamento) Enterprise Management System (EMS). Tem duas verses: EMS 2 e EMS 5, ambas com diversos mdulos. A sigla EMS significa Enterprise Management System que em portugus significa Sistema de Gesto Empresarial. O Datasul EMS programado em Linguagem de Quarta Gerao com Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

A linguagem o PROGRESS, que uma linguagem tanto de desenvolvimento como de gerenciamento de banco de dados.

O sistema possui recursos grficos do software Microsoft Windows, e outro recursos tcnicos, tais como Gerador de Relatrios, Application Partner program Call (APPC), User Program Call (UPC), Remote Procedure Wait (RPW), Remote Procedure Call (RPC).

O sistema foi desenvolvido em mdulos que permitem total integrao, controle e automao dos processos empresariais e utiliza plataformas tecnolgicas de fornecedores mundialmente reconhecidos. Isto proporciona flexibilidade e escalabilidade para acompanhar o crescimento dos clientes, de acordo com o estgio de maturidade de gesto das empresas, de seu porte e de suas necessidades em funo do setor econmico em que atuam.

Cada mdulo relacionado a um determinado processo ou rea, suportando todos os nveis de gesto de uma empresa, propiciando solues eficazes para a integrao e automatizao dos processos internos de negcios, gesto e otimizao da capacidade produtiva, gesto de relacionamento com clientes e fornecedores, promovendo o aumento da competitividade e eficincia.

A interface foi desenvolvida com a tecnologia Adobe Flex WEB 2.0 para o ERP otimizando a gesto de informaes e processos .

Integradas ao ERP Datasul tambm esto disponveis as solues de HCM (Gesto de Recursos Humanos), BI (Gesto de Inteligncia Empresarial), ECM (Gesto de Contedo) e CRM (Gesto de Relacionamento com Clientes). Se comunica com banco Oracle atravs da integrao via ODBC.

3. Historia do Datasul Fundada em 1978 por Miguel Abuhab, para assessorar empresas do setor industrial na implantao de centros de processamentos de dados, a companhia se estabeleceu como pioneira no fornecimento de softwares de automatizao de sistemas empresariais no pas. Miguel aps vender a empresa para a TOTVS, comprou outra empresa de T.I. que atende a grandes clientes internacionais que segue o segmento de Supply chain. Em 1986 a Datasul apostou na consolidao dos PCs como ferramenta de gesto empresarial e desenvolveu o primeiro software integrado de gesto administrativa e de controle de produo para microcomputadores. Em 1989 lanou o Magnus, um software aplicativo literalmente integrado para gesto empresarial, escrito em linguagem de quarta gerao e banco de dados relacional. Em 1998 lanou o EMS (Enterprise Management System), com evolues funcionais a partir do Magnus. Este software de ERP foi totalmente desenvolvido para utilizao em ambiente grfico. Ainda em 1.998, para colocar em prtica os seus planos de expanso e de desenvolvimento de novos softwares, obteve o aporte de recursos de fundos de investimento estadunidenses, que permaneceram no negcio at meados de 2004. Em 1999, como parte de suas estratgias para manter seu crescimento, implantou um modelo inovador de franquias para o desenvolvimento e a venda de seus

softwares e transformou centenas de colaboradores da companhia em novos empreendedores. A Datasul iniciou o sculo XXI em posio de destaque entre os maiores fornecedores mundiais de solues para gesto empresarial, com o Datasul EMS (Enterprise Management System) e solues integradas de BI (Business Intelligence), CRM (Customer Relationship Management), ECM (Enterprise Content Management) e B2B (Business to Business), servios de outsourcing e de educao corporativa, entre outras solues. Ao longo de sua histria, a Datasul vem se destacando como a empresa brasileira lder no fornecimento de softwares empresariais e conta hoje com aproximadamente trs mil profissionais em seu network em todo o Brasil e na Amrica Latina, atravs de suas franquias de distribuio, sendo a GWA-So Paulo a maior de suas franquias. Em 2006 a empresa decidiu abrir o capital e negociar suas aes no Novo Mercado da Bovespa, como forma de democratizar seus negcios e aproveitar oportunidades de crescimento oferecidas pelo seu mercado. Em abril de 2007 a Datasul anunciou a compra da empresa de e-learning llog Tecnologia. A aquisio custou R$ 2,16 milhes Datasul e acontece apenas uma semana aps a empresa comprar outro empreendimento de TI, a Prxima, especializada em aplicativos para o agronegcio. A llog possua 22 funcionrios e faturou em 2006 R$ 1,5 milho. A especialidade da llog era desenvolver cursos online para trabalhadores da indstria e comrcio. Entre os clientes da llog esto a Avon e a Electrolux no Brasil. Ao comunicar a compra, a Datasul afirmou que a aquisio estratgica, j que a empresa pretende fortalecer sua presena no mercado de e-learning. Em julho de 2008 foi anunciada a incorporao da empresa pela TOTVS numa operao com valor aproximado de 700 milhes de reais, que formar a maior empresa de softwares de gesto empresarial do Brasil, e uma das maiores do mundo.

4. Concluso O Trabalho apresentado mostrou que as empresas necessitam aprimorar seus processos e interface com softwares integrados para possveis solues em cada departamento e com a Datasul eles podem automatizar e gerenciar processos, atendendo assim as necessidades corporativas.

5. Referncias Bibliogrficas http://pt.wikipedia.org/wiki/Datasul http://www.slideshare.net/ComCorporativa/datasul http://www.slideshare.net/guest5d2694/ems-datasul

S-ar putea să vă placă și