Sunteți pe pagina 1din 2

A cidade de fato parou. No dia 20 de junho o povo paulistano teve uma vitria histrica.

Aps a
realizao de 6 grandes atos, que levaram cada vez mais pessoas s ruas e ajudaram a movimentar manifestaes ao longo de todo o Brasil contra o aumento da tarifa de transporte pblico, o valor da tarifa foi revogado na cidade de So Paulo, voltando ento a ser R$ 3,00. Entretanto, a luta no acabou. Agora que o povo fortaleceu a ideia de que democracia tambm feita nas ruas, pressionando o poder pblico por mudanas efetivas, devemos lutar por uma grande bandeira fortalecida com o movimento: a desmilitarizao da polcia e o fim da criminalizao dos movimentos sociais populares. Na quinta feira da semana passada, uma massa de manifestantes unidos que marchavam rumo Paulista atravs da Avenida Consolao foi covardemente reprimida por aparelhos estatais de controle ostensivo e repressivo: a Polcia Militar e o Choque. Mais de 235 pessoas foram presas, inclusive para averiguao, prtica inexistente desde o fim da Ditadura, e at mesmo por porte de vinagre, e incontveis ficaram feridas, vtimas de gs lacrimogneo, spray de pimenta e balas de borracha. O movimento viveu momentos de guerra simplesmente por tentar exercer o direito de livre manifestao, assegurado pela Constituio. A noite do dia 13 de junho entrou para a lista de inmeros tristes episdios em que a polcia se mostrou despreparada e truculenta- como nos casos do Pinheirinho, Massacre do Carandiru, Cracolndia e ocupaes indgenas -, realidade cotidiana enfrentada nas periferias, pela populao negra e pobre.

A violncia policial
Na maior parte do mundo a polcia militar exerce sua funo no interior das Foras Armadas, geralmente nas instalaes militares. Somente na ocorrncia de guerra ou quando instaurado um estado de exceo essa corporao pode ampliar sua atuao para a sociedade. Entretanto, no Brasil vivemos um perodo democrtico com fortes resqucios ditatoriais, uma vez que a instituio responsvel pela segurana e por zelar pelos direitos humanos no rompeu com as amarras militares. Embora a ditadura militar tenha acabado, a polcia militar consolidou-se como responsvel pelo policiamento urbano e rural, impondo, dessa forma, uma lgica de guerra na sociedade. Isso porque, possuindo uma lgica militar, essa instituio continua a tratar a populao e os movimentos sociais como inimigos externos ao Estado. Esse treinamento militarizado tem reflexo direto no nmero de homicdios causados por policiais, que supera em quase nove vezes os dados da polcia americana, por exemplo. Dados obtidos pela Folha de So Paulo neste ano demonstram que, de 2006 a 2010, 2.262 pessoas foram mortas aps supostos confrontos com PMs paulistas. Nos EUA, no mesmo intervalo, conforme dados do FBI, o nmero foi de 1.963. Analisando as taxas de mortos por 100 mil habitantes, nota-se que no Estado de So Paulo, com populao de 41 milhes de habitantes, a taxa de 5,51, enquanto que nos EUA, onde h 313 milhes, a taxa de 0,63. Desse modo, a polcia militar da capital paulista considerada uma das mais violentas do mundo. Alm disso, o mapa da violncia, estudo realizado pelo professor Jlio Jacobo Waiselfisz (www.mapadaviolencia.org.br), demonstra que nos ltimos 30 anos mais de 01 milho de pessoas foram assassinadas no pas, representando um aumento de 127% justamente do perodo de redemocratizao do Brasil, tendo

demonstrado tambm que a maioria das vtimas composta pela juventude pobre e negra. Esses dados chamaram ateno at de rgos internacionais, como o Conselho de Direitos Humanos da ONU que chegou a sugerir a extino da polcia militar do Brasil. Como se no bastasse, segundo pesquisa feita pelo Ipea, 62% das/os entrevistadas/os afirmaram no confiar ou confiar pouco na polcia

militar, enquanto que 51,5% alegaram que as abordagens de PMs so inadequadas. Ou seja, possumos uma polcia extremamente violenta, totalmente despreparada para lidar, respeitando os direitos humanos, com as cidads e os cidados, e que somada a outros fatores, gera uma sensao maior ainda de insegurana na sociedade.

Criminalizao dos movimentos sociais


Infelizmente, a criminalizao dos movimentos sociais no atual. A afirmao "Questo social uma questo de polcia" feita Washington Lus, presidente do Brasil no perodo da Repblica Velha, est mais viva do que nunca. O senso comum brasileiro, consolidado pela grande mdia, acusa os movimentos sociais de criminosos e baderneiros como forma de tentar ganhar o apoio da classe mdia, pois se assusta quando o povo sai s ruas. At porque no Brasil o monoplio miditico pertence a um seleto grupo de famlias, e atua contra os interesses dos movimentos que buscam a transformao social com reivindicaes de direitos e fim da desigualdade. Porm, os episdios de violncia gratuita de quinta feira passada, e principalmente sua divulgao nas redes sociais- que ajudam a quebrar as viseiras que a mdia constantemente coloca na populao- fizeram com que milhares de pessoas se envolvessem no movimento. A constatao popular de que o direito de livre manifestao deveria ser no apenas respeitado, mas assegurado pelos governantes teve efeito contrrio do pretendido e fortaleceu as manifestaes do Movimento Passe Livre pela reduo da tarifa. Com a aderncia macia do povo, a polcia recuou e, estrategicamente, no mostrou sua face arbitrria e violenta. Porm, no nos esqueamos do que ocorreu em 13 de junho. As manifestaes atingiram as propores gigantescas apenas depois que muitos manifestantes sentiram na pele a represso desproporcional e ostensiva da PM. Com a reduo da tarifa demonstramos que sim, o poder vem do povo e o governo que deve se moldar para atender nossas demandas. Mas h mais lies a serem tiradas desse fenmeno: a polcia militar em si uma instituio violenta, despreparada para lidar com a populao e com extrema facilidade de reprimir direitos de reunio e manifestao legtimos, a servio de um Estado que no apoia os movimentos sociais e pretende desarticul-los atravs da represso e da criminalizao. Portanto, a grande vitria conquistada pela populao na ltima semana deve ser comemorada, mas importantssimo que todas e todos continuem ocupando as ruas com pautas e reivindicaes populares. O movimento trouxe inmeras conquistas, e tambm evidenciou, mais uma vez, como a polcia militar uma instituio violenta e totalmente desvinculada da democracia, cabendo ao povo unir-se pela sua desmilitarizao.

Saju Crcere

Subscrevem essa nota os seguintes grupos da Faculdade de Direito da USP: Canto Geral Clnica de Direitos Humanos Luiz Gama Coletivo Contraponto Coletivo Feminista Dandara Grupo de Estudos de Direito e Sexualidade (GEDS) Ncleo de Direito Cidade (NDC) Servio de Assessoria Jurdica Universitria (SAJU)

S-ar putea să vă placă și