Sunteți pe pagina 1din 22

INSTITUTO ALGODO SOCIAL ANEXO

MODELOS DE ADEQUAO NORMA NR 31 SEGURANA, SADE E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

A5.1 - AGROTXICOS ADJUVANTES E PRODUTOS AFINS NR31.8

O armazenamento, manipulao, aplicao e o contato direto ou indireto de forma incorreta dos produtos agrotxicos trazem graves riscos sade dos trabalhadores e s pessoas que residem nas fazendas, podem causar graves impactos ao lenol fretico, nascentes, cursos dgua e solo. A orientao, o treinamento, o fornecimento e a obrigatoriedade do uso de EPIs, bem como o armazenamento correto dos agrotxicos e das embalagens vazias de agrotxicos e demais exigncias da NR 31 so medidas fundamentais para promover a segurana e proteo sade dos trabalhadores, suas famlias e ao meio ambiente do trabalho. A5.1.1 - DEPSITO DE AGROTXICOS

a) O depsito deve ser construdo a uma distncia mnima de 30 (trinta) metros das habitaes e locais onde so conservados ou consumidos alimentos e guardados

b) Deve ser construdo em material incombustvel (ex.: alvenaria, metal, etc.); c) O p direito deve ter no mnimo 4 metros de altura para melhorar a ventilao natural diluidora;

Pgina A.1

medicamentos, bem como das fontes de guas;

A5.1.2 - PAVIMENTAO E CONTENO DE RESDUOS

a) O piso deve ser impermevel (concreto ou de cimento queimado), devidamente e nivelado, que facilite a limpeza e no permita infiltrao para o subsolo. b) Ter canaletes de escoamento no piso, interligadas com caixa de drenagem de slidos com material filtrante e interligadas a uma fossa sptica.

A5.1.3 - VENTILAO

Natural: Nas paredes aberturas inferiores (elementos vazados de 30 a 50 cm do cho) e superiores (elementos vazados de 3,20 a 3,50 cm do cho) e no teto (exaustores elicos), respectivamente para a liberao de gases pesados e leves.

Artificial: exaustor mecnico de parede, para efetuar a exausto dos gases acumulados no interior do depsito

Pgina A.1

A5.1.4 - ILUMINAO

Artificial: A iluminao eltrica pode ser obtida com lmpadas incandescentes ou fluorescentes, o dimensionamento deve ser de acordo com a estrutura do depsito. Quando a abaixo de 2 metros deve utilizar luminria prova de exploso.

Natural: Telhas translcidas, vitrs, etc.

Observao: Ambas as iluminaes, devem estar sobre os corredores do depsito.

A5.1.5 - MEDIDAS DE PROTEO CONTRA INCNDIO

O depsito deve conter:

a) Pra-raios; b) Extintores de incndio; c) Sada de emergncia, com os seguintes requisitos: c.1 Devem estar no mximo a 30 metros do ponto mais distante do depsito; c.2 Devem ser claramente identificadas, de fcil acesso e abertura para o exterior. c.3 Devem ser claramente identificadas, includo as rotas de fuga.

a incndio; e) Deve haver uma Iluminao de emergncia para o caso de interrupo da energia eltrica.

Pgina A.1

d) Deve haver uma sinalizao de piso e da parede identificando os equipamentos de combate

A5.1.6 - CONTENO DE RESDUOS

A prpria rea de armazenamento funciona como um sistema de conteno, por meio da construo do piso rebaixado de 15 a 20 cm, ou a construo de lombadas e/ou ressalto de 15 a 20 cm nas portas. Construo de canaletes internos para recolhimento de produtos vazados, com caimento para uma caixa de drenagem e fossa sptica de conteno, construda do lado externo do armazm. Para maior eficincia, o piso interno deve ter caimento para as canaletes.

A5.1.7 - CUIDADOS AO ARMAZENAR No armazenamento de produtos agrotxicos o produtor deve tomar os seguintes cuidados:

a) Armazenar os produtos fitossanitrios/agrotxicos sempre em cima de paletes de madeira; b) A altura mxima de empilhamento deve ser verificada na embalagem e/ou na Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ), especificada com a

com a tampa voltada para cima, especificada com a simbologia que vemos no canto direito da pgina;

Pgina A.1

c) As embalagens contendo produtos lquidos devem ser armazenadas e transportadas

simbologia que vemos no canto direito da pgina;

d) As embalagens devem ser dispostas de tal forma que as pilhas fiquem afastadas das paredes (50 cm), e 1 (um) metro e 1 metro do teto ou sistema de iluminao, o que for mais baixo. Preferencialmente a iluminao deve estar acima dos corredores garantindo a rea de circulao;

A5.1.8 - LOCAIS DE PREPARO DA CALDA PARA APLICAO ATRAVS DE UNIPORTES E AERONAVES

O preparo da calda, tanto em pontos fixos na lavoura como nos aeroportos rurais, devem possuir piso impermeabilizado em declive, lombada e cobertura, minimizando assim os riscos de contaminao das pessoas, do solo e do meio ambiente.

Pgina A.1

A5.1.9 - LAVANDERIA ESPECIAL PARA HIGIENIZAO DE EPIs - NR 31.23.7

Os EPIs devem ser lavados e guardados corretamente, para assegurar maior vida til e para evitar a contaminao dos uniformes, roupas dos trabalhadores e o meio ambiente. Os EPIs devem ser mantidos e higienizados separados das roupas de uso pessoal.

a) A pessoa que for lavar os EPIs deve usar luvas a base de Nitrila ou Neoprene; b) As vestimentas de proteo devem ser abundantemente enxaguadas com gua corrente para diluir e remover os resduos da calda de pulverizao; c) A lavagem deve ser feita de forma cuidadosa, preferencialmente com sabo neutro (sabo de coco). As vestimentas no devem ficar de molho. Em seguida, as peas devem ser bem enxaguadas para remover todo o sabo; d) O uso de alvejantes no recomendado, pois vai danificar o tratamento do tecido; e) As vestimentas devem ser secas sombra. Ateno: somente use mquinas de lavar ou secar, quando houver recomendaes do fabricante.

Pgina A.1

A5.1.10 - SINALIZAO DE ADVERTNCIA EM REA DE APLICAO DE AGROTXICOS - NR 31.8.10.1

a) vedado o trabalho em reas recm-tratadas, antes do trmino do intervalo de reentrada estabelecido nos rtulos dos produtos, salvo com o uso de equipamento de proteo recomendado; b) vedada a entrada e permanncia de qualquer pessoa na rea a ser tratada durante a pulverizao area.

A5.1.11 - DEPSITO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTXICOS 31.8

a)

Os vasilhames devem ser perfurados e tri lavados, podendo ser armazenados at serem encaminhados s unidades de reciclagem, no prprio depsito de agrotxico.

Pgina A.1

b)

No havendo espao suficiente, o produtor dever construir um depsito para as embalagens vazias observando a NR 31 e a Resoluo Estadual do CONSEMA nmero 02/09. O depsito dever ter uma fundao compatvel com a sua finalidade, com p direito a partir de 3,0 metros de altura, estrutura do depsito construda com material a critrio regional: metlica, de alvenaria, de madeira, piso cimentado com canaletes direcionando para caixa de conteno de efluentes, canaletes para guas pluviais, cobertura do depsito com beiral de 1,0 metro no mnimo.

c)

d) O CONSEMA exige que: I - A rea escolhida deve estar a uma distncia mnima de 300 (trezentos) metros, respeitada a rea de preservao permanente, de corpos hdricos, tais como: lagos, rios, nascentes, pontos de captao de gua, reas inundveis etc., de forma a diminuir os riscos de contaminao em caso de eventuais acidentes. II A rea escolhida deve manter uma distncia a mais de 50 (cinqenta) metros das habitaes, escolas, estabelecimentos de servios de sade, abrigos de animais e locais onde so consumidos alimentos, de forma que os mesmos no sejam contaminados em casos de eventuais acidentes;

A5.2 - EQUIPAMENTO DE PROTEO COLETIVA - EPC - NR 31


So todos os dispositivos de segurana de uso coletivo, destinados a proteger a integridade fsica dos trabalhadores, como chuveiro de emergncia e lava-olhos, extintores de incndio, pra-raios e outros

A5.2.1 - CHUVEIRO DE EMERGNCIA E LAVA-OLHOS Quando estiverem no interior do armazm, construir parede para evitar respingo nas caixas e bacia de conteno para proteo com ralo.

Quando estiverem em rea externa, devem ficar prximos da porta. A tubulao, quando exposta, deve receber isolamento trmico para evitar aquecimento da gua em seu interior.

Pgina A.1

A5.2.2 EXTINTORES DE INCNDIO

obrigatria a instalao de extintores de incndio, em nmero e capacidade adequados, nos setor de inflamveis e com risco de incndio.

Todas as empresas devero possuir: a) proteo contra incndio; b) sadas suficientes para a rpida retirada do pessoal em servio, em caso de incndio; c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio; d) pessoas treinadas ao uso correto desses equipamentos.

Classe A gua

Classe B Espuma

Classe C PQS / CO2

Classe D Halon

Pgina A.1

A5.3 - EPI - EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL NR- 31.20

obrigatrio o fornecimento gratuito aos trabalhadores, de equipamentos de proteo individual (EPIs) nas atividades insalubres e em funes de risco de acidentes e que possam causar danos sade e tambm seguintes circunstncias: a) sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente comprovadas inviveis ou quando no oferecerem completa proteo contra os riscos decorrentes do trabalho; b) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; c)para atender situaes de emergncia.

de uma doena profissional e ficando provado que o empregador no fornecia, no treinava ou no fiscalizava o uso dos EPIs, poder haver repercusso perante a Justia do Trabalho em ao indenizatria por danos morais e materiais.

Pgina A.1

Ocorrendo situaes em que o empregado sofra um acidente do trabalho ou seja acometido

A5.3.1 - OBRIGAES DO EMPREGADOR a) Cabe ao empregador fornecer gratuitamente, orientar e treinar o empregado sobre o uso correto dos EPIs; b) Deve fornecer equipamentos de proteo individual e vestimentas adequadas aos riscos e que no propiciem desconforto trmico prejudicial ao trabalhador; c) Deve fornecer os equipamentos de proteo individual e vestimentas de trabalho em perfeitas condies de uso e devidamente higienizadas, responsabilizando-se pela descontaminao dos mesmos ao final de cada jornada de trabalho, em lavanderia especial, substituindo-os sempre que necessrio; d) O empregador deve exigir e fiscalizar os trabalhadores para que utilizem obrigatoriamente os EPIs, sob pena de sofrerem punies disciplinares (advertncia, suspenso e demisso por justa causa). A fiscalizao trabalhista no aceita justificativas para o no uso de EPIs.

A5.4 - MEIO AMBIENTE E RESIDUOS - NR31.9


A5.4.1 TANQUES DE COMBUSTVEL E POSTOS DE ABASTECIMENTO

Canalete de Proteo

Bacia de Conteno

Nos postos de abastecimento os produtos derivados do petrleo devem ser armazenados

advertncia sobre os perigos dos produtos inflamveis, avisos de alerta, extintores de incndio devidamente sinalizados, cabo de aterramento, caixa de drenagem de resduos para garantir a segurana dos trabalhadores e a contaminao do solo.

Pgina A.1

facilite a limpeza do local, diminuindo o risco de incndio. O local deve conter as placas de

em local que possua bacia de conteno com piso impermevel que impossibilite a infiltrao e

A5.4.2 - DEPSITO DE LEOS, LUBRIFICANTES E GRAXAS

Os produtos derivados do petrleo devem ser armazenados sobre paletes de madeira e em local onde piso impossibilite a infiltrao e facilite a limpeza do local, diminuindo o risco de incndio. O local deve conter avisos de alerta e perigo e extintores de incndio devidamente sinalizados. A5.4.3 - RAMPA DE LAVAGEM DE MQUINAS E VECULOS Os resduos provenientes dos processos produtivos devem ser eliminados dos locais de trabalho, segundo mtodos e procedimentos adequados que no provoquem contaminao ambiental. A gua e o lixo provenientes da lavagem de mquinas e veculos devem correr sobre um piso impermevel em direo aos tanques ou caixas de forma a no permitir a contaminao do solo e do meio ambiente com resduos txicos ou poluentes.
Canalete de escoamento da gua para caixa de drenagem

Canalete de conteno e escoamento da gua

Pgina A.1

A5.4.4 DESTINAO CORRETA DO LIXO - ATERRO SANITRIO COLETA SELETIVA

A fazenda deve dar destinao correta ao lixo e resduos, sendo vedada a sua colocao prxima a nascentes e cursos d'gua, ou a cu aberto. Muitas fazendas j adotaram a coleta seletiva de lixo, separando os materiais para a reciclagem, por exemplo: plsticos, papeis, vidros, metais, material orgnico, etc. Para implantao da coleta seletiva de lixo na fazenda h necessidade de uma conscientizao dos empregados, pois todos sero responsveis pela destinao correta do lixo. Prxima foto, um exemplo de recipiente de coleta de lixo feito com material reaproveitado: um disco de implemento agrcola + tambor de lubrificante + ferro velho + criatividade.

A5.4.5 - ATERRO SANITRIO Para a disponibilizao dos resduos slidos em aterros sanitrios preciso garantir o acesso de veculos ao local e atender a alguns cuidados com o tipo de terrenos descritos a

a) Em terrenos baixos e planos usa-se o sistema de trincheiras: a terra retirada das prprias valas servem para recobrimento. as trincheiras devem ter no mnimo 0,75m de profundidade e a largura e comprimento em funo do volume do lixo a ser confinado;

Pgina A.1

seguir:

b) Em terrenos de encosta, no muito altos quando se deixa ampliar o plat, nivela-se o terreno e a prpria terra do c) topo servir para o recobrimento do lixo enterrado; d) Em aterro de pntanos e lagoas, a terra para recobrimento dever vir de lugar prximo.

Os resduos slidos podem ser disponibilizados em aterro simples, tendo comprimento varivel com largura e profundidade proporcionais quantidade de lixo a ser aterrado. os requisitos bsicos so:

a) Ter uma rea determinada; b) Ficar a uma distncia de 200 m dos corpos dgua; c) Os ventos predominantes devem ser no sentido cidade-vala; d) Estar a uma distncia de 5 km dos aglomerados populacionais (para comunidades com populao inferior a 20.000 habitantes; e) Manter a rea cercada; f) Fazer a impermeabilizao de fundo. Os resduos slidos devem ser depositados no interior da vala utilizando veculo e fazer compactao manual, no final do expediente, fazer cobertura de 15 cm de terra, retirada da escavao da vala. A fiscalizao ambiental tem aplicado severas multas s fazendas que no do destinao correta ao seu lixo e resduos, em especial queles que jogam o lixo nas reservas legais ou ainda prximo a nascentes ou cursos de gua.

Pgina A.1

A5.5 - ERGONOMIA - BANCADAS MVEIS PARA OFICINA - NR 31.10

O empregador rural obrigado a adotar princpios ergonmicos que visem adaptao do trabalho s caractersticas do trabalhador, de modo a lhe proporcionar um mximo de conforto, segurana e bom desempenho de suas atividades no trabalho. O trabalhador deve receber treinamento ou instrues especficas quanto aos mtodos de trabalho que dever utilizar na movimentao de cargas e material pesado. Os assentos e cabos das ferramentas devem ser adaptados as caractersticas psicofisiolgicas (tipo fsico) do trabalhador. Um grande nmero de acidentes do trabalho ocorre com o carregamento de pesos, m postura, exerccio de atividade constante sem intervalo para descanso e inadequao de ferramentas, bancadas, assentos, teclados, cabos de enxadas e similares e falta de adaptao a funo exercida pelo trabalhador. Resultam em dias parados, m produo e eventual leso que diminui a capacidade laboral do trabalhador com risco de aes de indenizao por dano moral e material na Justia do Trabalho.

A5.6 - SINALIZAO DAS VIAS DE ACESSO - NR 31.15.3

Pgina A.1

As vias de acesso e de circulao interna da fazenda devem ser sinalizadas e mantidas em condies adequadas para a segurana dos trabalhadores e veculos. Medidas especiais de proteo da circulao de veculos e trabalhadores nas vias devem ser tomadas evitando que no perodo de chuvas que gerem alagamento e escorregamento. As vias de acesso e de circulao interna da fazenda devem ser sinalizadas com placas refletivas que permitam sua visualizao durante o dia e a noite. As laterais das vias de acesso e de circulao interna da fazenda devem ser protegidas com barreiras que impeam a queda de veculos.

A5.7 - REAS DE VIVNCIA - NR31.23

A5.7.1 - ALOJAMENTOS MORADIAS LAVANDERIAS As reas de vivncia devem atender aos seguintes requisitos: a) Condies adequadas de conservao, asseio e higiene; b) Paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente; c) Piso cimentado, de madeira ou de material equivalente; d) Cobertura que proteja contra as intempries; e) Iluminao e ventilao adequadas.

Pgina A.1

A5.7.2 - O EMPREGADOR RURAL OU EQUIPARADO DEVE DISPONIBILIZAR AOS TRABALHADORES REAS DE VIVNCIA COM ALOJAMENTOS COM BOAS CONDIES DE HIGIENE, ILUMINAO, VENTILAO E OBSERVAR OS SEGUINTES ITENS a) Cama com colcho de densidade mnima 26, separadas entre si em pelo menos um metro, sendo permitido o uso de beliches, limitados a duas camas na mesma vertical(beliche) com espao livre mnimo de cento e dez centmetros acima do colcho inferior, sendo vedado o uso do triliche. b) Armrios individuais para guarda de objetos pessoais, com chave; c) Portas e janelas capazes de oferecer boas condies de vedao e segurana; d) Recipientes para coleta de lixo, com tampa, e devem ser; e) separados por sexo. f) instalaes sanitrias;

g) locais para refeio; h) lavanderias; i) O fornecimento de alojamento ou moradias sem um contrato escrito de locao gratuita poder ser considerado como salrio indireto. A Lei do Trabalho Rural exige que uma via do contrato seja protocolada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Municpio. A5.7.3 - MORADIAS

Sempre que o empregador rural fornecer aos trabalhadores moradias familiares estas devero ser construdas em local arejado e afastadas, no mnimo, cinqenta metros de construes destinadas a outros fins, sendo vedada a moradia coletiva de famlias.

Pgina A.1

As moradias devem possuir: a) Capacidade dimensionada para uma famlia; b) Paredes construdas em alvenaria ou madeira;Pisos de material resistente e lavvel; c) Condies sanitrias adequadas; d) Ventilao e iluminao suficientes; e) Cobertura capaz de proporcionar proteo contra intempries; f) Poo ou caixa de gua protegido contra contaminao;

g) Fossas spticas, quando no houver rede de esgoto, afastadas da casa e do poo de gua, em lugar livre de enchentes e a jusante do poo. A5.7.4 - COZINHA E REFEITRIO ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS PERECVEIS EM GELADEIRAS CONDIES DE HIGIENE E LIMPEZA EQUIPAMENTOS DE HIGIENE E SEGURANA PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS TRANSPORTE DE ALIMENTOS EM CAIXAS TRMICAS

A fazenda deve fornecer alimentao farta e saudvel e deve possuir uma cozinha e um refeitrio em boas condies de higiene, conforto e segurana para os empregados que

preparam e para os que tomam as refeies. O fornecimento gratuito de alimentao caracteriza salrio indireto. As mesas devem ser lisas e sem ranhuras, com cadeiras ou bancos para atender a todos os trabalhadores, mesmo que em escalas, gua potvel e alimentao farta e sadia. Tambm

Pgina A.1

dever haver uma pia com gua corrente, sabonete e toalha para a higienizao das mos do trabalhador. O local para preparo de refeies no pode ter ligao direta com os alojamentos ou com a casa/alojamento da cozinheira e deve ser dotado de lavatrios com gua corrente, toalha e sabonete, sistema de coleta de lixo com tampa e instalaes sanitrias exclusivas para o pessoal que manipula alimentos.

Para a proteo e segurana dos empregados na cozinha deve ser instalada uma coifa em cima dos foges, e quanto ao GLP, os botijes utilizados e os reservas devem ser instalados fora do ambiente de utilizao, em rea permanentemente ventilada e com uma proteo tipo gaiola.

A5.7.5 ALIMENTAO FARTA E SAUDVEL E EM CONDIES DE HIGIENE NAS FRENTES DE TRABALHO A fazenda que fornece refeies nas frentes de trabalho deve adquirir um refeitrio mvel, com boas condies de higiene e conforto, capacidade para atender a todos os trabalhadores, gua limpa para higienizao, mesas com tampos lisos e lavveis, assentos em nmero suficiente, gua potvel fresca e servida em condies higinicas e depsitos de lixo com tampas.

Nas frentes de trabalho, as refeies devem ser levadas em recipientes ou caixas trmicas para que sejam consumidas ainda quentes e em boas condies higinicas,

independentemente do nmero de trabalhadores.

Pgina A.1

Devem tambm ser disponibilizadas nas frentes de trabalho, instalaes sanitrias qumicas ou fosse seca.

A5.7.6 - DISPONIBILIZAR GUA POTVEL FRESCA E EM ABUNDNCIA FORNECER COPOS DESCARTVEIS PROIBIDO O USO DE COPO COLETIVO. O empregador rural deve disponibilizar, em condies higinicas, gua potvel e fresca e em quantidade suficiente em todos os locais de trabalho, com copos individuais. proibido o uso de copos coletivos. Nas frentes de trabalho, distantes do abrigo e refeitrio, devero ser fornecidas garrafas trmicas individuais. O fornecimento de gua no potvel caracteriza trabalho sob condies degradantes e indignas.
Copos individuais

Garrafas Trmicas

Pgina A.1

A5.8 - TRANSPORTE DE TRABALHADORES - NR 31.16

O veculo de transporte coletivo de passageiros deve observar os seguintes requisitos: a) Possuir autorizao emitida pela autoridade de trnsito competente; b) Transportar todos os passageiros sentados; c) Ser conduzido por motorista habilitado e devidamente identificado; d) Possuir compartimento resistente e fixo, separado dos passageiros, para a guarda e transporte das ferramentas e materiais diversos.

O transporte de trabalhadores em veculos adaptados somente ocorrer em situaes excepcionais, mediante autorizao prvia da autoridade competente em matria de trnsito, devendo o veculo apresentar as seguintes condies mnimas de segurana:

a) Escada para acesso, com corrimo, posicionada em local de fcil visualizao pelo motorista; b) Carroceria com cobertura barras de apoio para as mos, proteo lateral rgida, com dois metros e dez centmetros de altura livre, de material de boa qualidade e resistncia estrutural que evite o esmagamento e a projeo de pessoas em caso de acidente com o veculo; c) Cabina e carroceria com sistemas de ventilao, garantida a comunicao entre o motorista e os passageiros; d) Assentos revestidos de espuma, com encosto e cinto de segurana;

totalmente proibido o transporte de passageiros em p e em carretas, reboques, tratores, equipamentos ou quaisquer outros veculos, mesmo em percurso interno da fazenda. O maior ndice de acidentes fatais no trabalho rural ocorre no transporte dos trabalhadores.

Pgina A.1

A5.9 - INSTALAES ELTRICAS - NR 31.22


Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas, executadas e mantidas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e outros tipos de acidentes e seus componentes protegidos por material isolante.

Toda instalao ou pea condutora que esteja em local acessvel a contatos e que no faa parte dos circuitos eltricos deve ser aterrada e as instalaes eltricas que estejam em contato com a gua devem ser blindadas, estanques e aterradas. As ferramentas utilizadas em trabalhos em redes energizadas devem ser isoladas. As edificaes devem ser protegidas contra descargas eltricas atmosfricas mediante a instalao de pra-raios. Os componentes das instalaes eltricas devem ser protegidos por material isolante.

SOMOS EMPREENDEDORES COM RESPONSABILIDADE SOCIAL PRODUZIMOS COM SUSTENTABILIDADE ECONOMICA, SOCIAL E AMBIENTAL

Pgina A.1

S-ar putea să vă placă și