Sunteți pe pagina 1din 32

Nesta Edio

06

Diferencial Competitivo

10

Bate-Papo

20

Programa de Excelncia implementado em todas as unidades fabris e moinhos.

Gerente de Customer Service fala sobre a importncia do trabalho integrado para o atingimento dos resultados estratgicos.

Visite Nossa Cozinha

Para surpreender sua famlia e seus amigos, experimente fazer um cardpio sofisticado e delicioso com massas Petybon.

14
Planejamento de Vendas e Operaes Resultados melhores atravs de planejamento e alinhamento entre as reas.

18
Inovao Workshop realizado por profissinais de diferentes reas fomenta o processo de inovao na companhia.

22
Filhos & Filhas O cuidado com o meio ambiente comea em casa, com a ajuda dos pais.

Expediente

Revista Dilogo
Junho / Agosto 2012 Conselho de Administrao Presidente Amarlio Macdo VICE-Presidente Roberto Macdo Conselheiros Amarlio Macdo, Georgina Macdo , Humar Oliveira, Itamar Correia, Maurzio Mauro, Roberto Macdo e Srgio Maia.

Sugestes e comentrios: Zilmara (85) 4006-6168 E-mail: dialogo@jmacedo.com.br Endereo: Rua Benedito Macdo 79, Vicente Pinzn, Fortaleza-CE, CEP 60180-900 Site: www.jmacedo.com.br A Revista Dilogo uma publicao trimestral dirigida aos funcionrios da J.Macdo S/A, com o objetivo de intensificar o dilogo e a participao, praticar a transparncia, fortalecer o trabalho de equipe, divulgando os valores da empresa, assim como fatos, iniciativas e projetos em andamento na Companhia.

Diretoria Executiva Presidente Enrique Ussher Diretores Carlos Augusto Rocha, Lus Eduardo Vallim, Srgio Povoa e Vagner Ludovichi.
Coordenao Geral Zilmara Azevedo Jornalista Responsvel Flvio Paiva MTB CE00755JP Analistas de Comunicao Emanuelle Bessa, Rafaela Matos Assistente de Comunicao Thiago Sena Projeto Grfico e Editorao OMNI Editora Associados Impresso Halley Grfica Tiragem desta edio

3.600 exemplares

Dilogo | 3

Diga L
suas estratgias de desenvolvimento que j vm apresentando grandes resultados, como podemos constatar nos programas de desenvolvimento profissional, qualidade de vida, entre outros. Parabns a toda a equipe de RH pelo seu papel na ajuda pela busca dos resultados. Llian Camilo da Silva Controles Industriais - Jaguar (SP)

Como acompanhar os estudos do seu filho em casa Alvos Estratgicos 2012

Fico orgulhoso em fazer parte desta nova fase da J.Macdo, na qual todos estaremos ainda mais empenhados em ser um time de alta performance, buscando a excelncia profissional para alcanarmos resultados cada vez maiores e melhores para a companhia. Cabe a cada um adotar esta nova cultura e fazer dela um papel dirio. Elton Raniery Gonalves Santos Recursos Humanos Macei (AL)

Muito pertinente a colocao. Destaco dois itens: evitar dar respostas prontas e perguntar criana o que ela aprendeu de novo. A criana deve ser estimulada leitura e nosso papel como pais auxili-la a encontrar as respostas. Alm disso, sempre fiz questo de acordar junto com meus filhos para que no perdessem o horrio da aula, pois uma falta representa perda na sequncia do aprendizado. Lauri de Oliveira Gerente de Planta Londrina (PR) Gostei muito das dicas, irei criar um espao no escritrio de casa para incentivar meu filho a estudar. Muito importante tambm o tempo dedicado para correo do exerccio. fundamental participar, pois a escola um suporte para a famlia e no a nica forma de educar nossos filhos. Marta Andrea S. Pacheco Gomes Qualidade - Salvador (BA) importante a participa dos pais na educao das crianas. Sempre incentivo meu filho a fazer o que gosta e mostrar a ele que a disciplina fundamental para o aprendizado. Jos Cludio Maciel Qualidade - Salvador (BA)

Qualquer instituio que almeja crescer precisa ter uma viso de parceria e toda rea pode ser um parceiro estratgico, desde que alinhada com os objetivos da companhia. Essa atuao do RH o leva para alm das suas atividades do dia a dia, tornando-se um importante catalizador e suporte para as reas. Michel Navarro Trade Marketing Verbo Divino (SP) Gostei muito da entrevista com os gerentes de RH, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre os propsitos da rea,

RH como parceiro do negcio

Mande seu recado, crticas e sugestes para dialogo@jmacedo.com.br ou entregue sua mensagem ao Coordenador de RH de sua Unidade.
4 | Dilogo

Editorial

O que voc pode fazer ainda melhor?


formas de fazer ainda melhor o que voc j faz muito bem hoje. isto que o Comex da J.Macdo espera de cada funcionrio. Para chegarmos ao resultado acordado no incio de 2012, cada um de ns deve fazer a sua parte e aplicar no dia a dia nossas 6 Atitudes Vencedoras. Liderana em Custos Baixos, Olho do Dono, Todos Somos Vendedores, Trabalho em Equipe, Disciplina nas Iniciativas e Esprito Competitivo so comportamentos que devem ser assumidos verdadeiramente por todos, visando reduo de custos, excelncia na qualidade e resultados sustentveis. Nesta edio da Dilogo, trazemos exemplos de como algumas reas de nossa empresa esto aplicando estas Atitudes Vencedoras com resultados significativos. No Bate-Papo, voc ter a oportunidade de ler uma entrevista com a gerente de Customer Service, Elisngela Soares, em que ela explica como a rea est trabalhando para apoiar a J.Macdo no atingimento dos Alvos Estratgicos 2012 e como importante todas as reas estarem melhor integradas e terem a posturas de Olho do Dono, Todos Somos Vendedores e Trabalho em Equipe. J na Histria de Capa, voc saber como a implantao do Programa de Excelncia em nossas unidades fabris est integrando ainda mais os processos

Buscar

da companhia, levando as reas a conversarem melhor e a termos mais disciplina nas operaes do dia a dia. Olho do Dono e Liderana em Custos Baixos so atitudes muito presentes quando o assunto excelncia operacional. Tambm nesta edio, encontramos de forma mais destacada exemplos de adeso ao Trabalho em Equipe na matria sobre S&OP e de Esprito Competitivo na reportagem que fala sobre o Workshop de Inovao. Mesmo com abordagens e assuntos distintos, na maioria dos textos desta edio, identificamos formas diferentes de cada funcionrio ou rea buscar o seu melhor. Recentemente, Comex e gerentes seniores da J.Macdo estiveram reunidos em So Paulo para definir aes prioritrias para os prximos meses, que iro garantir o alcance dos nossos Alvos Estratgicos. Todas elas pautadas em nossas 6 Atitudes Vencedoras. O que eu espero de vocs que apliquem nossas Atitudes Vencedoras cada vez mais. Busquem melhorar todos os dias, mesmo nas coisas mais simples. Esta foi a mensagem de encerramento de Enrique Ussher neste encontro de lderes e o desafio dirio que fica a partir de agora, para cada um de ns. O que voc pode fazer melhor do que faz hoje? Esta edio da Dilogo te ajudar a responder esta pergunta. Boa leitura!

Enrique Ussher Carlos Augusto Rocha Luis Eduardo Vallim Srgio Povoa Vagner Ludovichi COMEX Comit Executivo da J.Macdo S/A
Dilogo | 5

Histria de Capa

Progra

ma de

Gesto Integrada e de Excelncia


Focada em resultados cada vez mais consistentes, a J.Macdo implantou o Programa de Excelncia em todas as suas unidades, promovendo a padronizao dos processos para alavancar os resultados da empresa.

J.Macdo lanou este ano nas suas unidades de consumo o Programa de Excelncia. O modelo funciona nos moinhos Fortaleza, Londrina e Salvador desde 2011 e vem com a proposta de integrar totalmente os processos da Companhia, com as reas conversando mais entre si e tendo disciplina nas operaes do dia a dia. Com isto, a Companhia d um importante passo para se tornar referncia na indstria alimentcia, maximizando e sustentando resultados de qualidade, com custos baixos e melhoria no atendimento ao cliente. O PEJM, como costuma ser chamado nosso Programa de Excelncia, trabalha atravs de pilares que

norteiam as decises e a operacionalizao. Cada pilar composto por diretrizes, mtodos, ferramentas, processos e procedimentos organizados em nveis de prioridade de implementao. O sucesso do Programa s possvel atravs de pessoas comprometidas e capacitadas, executando uma gesto exemplar de padronizao em um ambiente de melhoria contnua. Veja no quadro abaixo os objetivos especficos de cada pilar e converse com o seu gestor e/ou com o gerente de planta da sua unidade/moinho para saber como contribuir melhor para o Programa. Buscando a melhoria contnua Para estimular uma adeso

cada vez maior aos pilares do PEJM e a melhoria contnua dos nossos processos internos foram criadas duas diferentes formas de reconhecer aqueles que se destacam no Programa: a Copa da Excelncia e o Destaque em Excelncia. A Copa de Excelncia estimula a competio entre as unidades e entre os moinhos participantes do Programa incentivando o aprendizado corporativo pela adoo das melhores prticas de cada local, reconhecendo esforos coletivos e premiando resultados diferenciados. A avaliao feita atravs da anlise do grau de atendimento a indicadores operacionais (plano de metas) e da aderncia aos processos

Pilar Gente Garantir o suporte gesto de pessoas nas unidades, de forma a aumentar o engajamento e melhorar cada vez mais os resultados e o clima da organizao. Pilar Segurana/MASS Garantir a integridade das nossas pessoas com base no atendimento aos requisitos legais. Pilar Qualidade Garantir o atendimento s expectativas dos nossos clientes e consumidores. Este pilar traz as ferramentas necessrias para entregar resultados sustentveis atravs de processos e procedimentos padres.

Pilar Meio Ambiente/MASS Garantir que a gesto ambiental seja feita de acordo com a Poltica Integrada e as diretrizes da J.Macdo, baseados na estrutura das normas ISO 14.001 e da legislao ambiental. Pilar Manuteno Garantir a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos, utilizando rotinas de planejamento e check. Pilar Gesto / Gesto LEAN Garantir o elo entre meios e resultados, o planejamento de longo prazo e a execuo. essencial para a manuteno e melhoria dos resultados.

6 | Dilogo

FALA FUNCIONRIO

Veja o que dizem nossos gerentes de planta sobre o Programa de Excelncia

Maurcio Garrafielo Moinho Fortaleza

O Programa de Excelncia da J.Macdo (PEJM) vem conduzindo nossa empresa a um patamar de gesto compatvel com as empresas consideradas classe mundial, onde os processos so mapeados e padronizados com base nas melhores prticas de mercado e a melhoria contnua fruto do alinhamento das metas estratgicas da empresa com o uso eficaz das ferramentas de anlise e soluo de problemas. Em 2011, conseguimos padronizar as principais atividades de cada pilar, mobilizando todo o time do moinho para o alcance das metas e principalmente desenvolver novas lideranas, competncias e talentos na equipe.

Percebemos que estabelecer metas, mensurar ao longo do tempo, acompanhar os desvios, muito importante e cada vez mais tem feito parte da nossa cultura, assim como ajudar os funcionrios a evoluir, seguindo um padro da empresa, pois aproxima as pessoas e confere a identidade da empresa no nosso dia a dia. Olhando para cada pilar do Programa de Excelncia, vemos uma casa onde dentro dela esto todos ns, zelando pela sua estrutura, fazendo-a crescer, trabalhando com uma s diretriz rumo excelncia. Todos juntos e com organizao somos mais fortes e sem dvida venceremos.

Antnio Luiz Periotto Moinho Salvador

A Excelncia Operacional deixa de ser uma opo e torna-se um diferencial competitivo, fator essencial para o sucesso e crescimento da nossa empresa. Como defensor fervoroso da Gesto Lean e da busca incessante pela excelncia, busquei desde o incio mostrar a importncia do programa para o time da unidade de SJC e os resultados so bem evidentes, tanto no que se refere performance da unidade, como no alinhamento entre os times e principalmente na disciplina no cumprimento das rotinas bsicas do dia a dia. Kwami Correia So Jos dos Campos

O Programa de Excelncia funciona como um grande farol que mostra aos gestores de operao a direo correta e o nvel de disciplina que deve ser aplicado para que se atinja a excelncia operacional, ajudando assim a empresa a se manter firme neste mercado to competitivo. Werner Ferreira Pouso Alegre

implantados pelo PEJM. Conquista a Copa de Excelncia aquela unidade e moinho que mais pontos acumular durante as auditorias realizadas no ano. Os participantes concorrem em 2 grupos: Moinho (FOR, LON e SAL/ MO) e Consumo (POU, SJC, SIF, JAG, MAC e SAL/FA). No Programa de Excelncia da

J.Macdo, alm do reconhecimento das melhores unidades e moinhos, os responsveis por cada pilar localmente podem ser reconhecidos pelo atingimento de metas especficas criadas pelo Programa atravs do prmio Destaques em Excelncia. Neste caso, o prmio no est atrelado a nenhum ranking, mas ao atingimento da

meta estabelecida no pilar. Em 2013, reconheceremos os melhores de 2012 atravs dos prmios: Copa de Excelncia e Destaques em Excelncia. compromisso de todos contribuir para a melhoria dos nossos processos e operao independente da rea, local ou funo exercida. Faa voc tambm a sua parte!
Dilogo | 7

Na Pauta

Lideranas de Alta Performance


Para se obter um time de alta performance, necessrio tambm formar lderes comprometidos e conscientes do seu papel como orientador e impulsionador de resultados. Diante disto, a J.Macdo desenvolveu e realizou, em todas as suas unidades fabris, o Programa de Desenvolvimento de Lderes.

Capacidade

de atingir objetivos desafiadores da equipe, por meio da direo, inspirao e alinhamento dos envolvidos. assim que a J.Macdo define uma liderana eficaz. De maro a junho deste ano, o Programa de Desenvolvimento de Lderes foi levado a 100% de nossas unidades fabris, com o propsito de capacitar especialmente o time de lderes que est diariamente em contato com nossa operao. Gerentes de planta e coordenadores de diferentes reas tambm participaram do treinamento em algumas unidades. Atravs da exposio de contedo, exerccios, dinmicas e da troca de experincias entre os participantes, o programa buscou sensibilizar o grupo sobre a importncia de conhecer e aderir s nossas polticas de RH e principalmente aos processos internos relacionados gesto de pessoas, fazendo-os entender que eles so pea-chave no engajamento da equipe e consequentemente no atingimento dos resultados da companhia.

O Programa de Desenvolvimento de Lderes foi elaborado em quatro mdulos sequenciais e ministrado por um consultor interno. No quadro abaixo, veja o que trata cada um dos mdulos:

REFLETIR

3 CONSTRUIR
Reforar junto ao time de lderes os pontos de maior relevncia da Norma de Treinamento e Desenvolvimento, no que se refere gesto e transformao do conhecimento de seus liderados, conscientizando-os sobre a importncia da liderana situacional.

Conscientizar o grupo sobre a importncia de adotar nosso Cdigo de tica e de Conduta na construo de relaes de confiana e respeito com os seus liderados.

AGIR

Reforar os pontos das normas de Frequncia, Desligamento, Frias e Disciplina que possuem maior impacto na conduo da equipe e nos resultados financeiros da Empresa. Conscientizar o grupo sobre a importncia da comunicao eficaz e do feedback para formar equipes de alta performance.

MANTER

Destacar e reforar o compromisso do lder na gesto de pessoas: monitorar, avaliar, desenvolver, reter e valorizar os funcionrios que esto envolvidos e comprometidos com resultados e promovem a diferena.

8 | Dilogo

Meses aps a concluso do programa, o que se percebe nas unidades um time de lderes muito mais preparado para a gesto da sua equipe no cotidiano e ciente da importncia do seu papel na qualidade de gestor. Alm disso, o Programa de

Desenvolvimento de Lderes contribuiu para a melhoria da comunicao entre gestores e suas equipes, para o uso com maior cautela de medidas disciplinares por parte dos gestores e a maturidade em administrar conflitos sem a interferncia direta do RH,

da gesto de ponto com significativa reduo de abonos pela gerncia e interjornadas, bem como da participao do gestor no desenvolvimento de sua equipe e de um clima de trabalho mais agradvel. Alguns nmeros do Programa:

123

lderes foram treinados em todo o Brasil, 99% ou seja, 97% do pblico-alvo dos participantes avaliaram o
programa como bom e timo foram ministradas durante os cinco meses do programa 2.446h de treinamento

FALA FUNCIONRIO

Tnia Cristina Honorato Santos Simes Filho (BA)

Com este treinamento, melhoramos a comunicao, a viso de alinhamento quanto ao atendimento s legislaes e normas internas. Foi reforada a preocupao em estimular, envolver e dar direcionamento para a equipe. Ampliou a importncia do feedback, de comemorar resultados e estimular os grupos a se empenharem na busca do cumprimento de metas. Enfim, faz-los entender que so parte importante do processo.

Murilo Carlos Salini da Silva S.J.Campos (SP)

Aprendi que um resultado sem engajar as pessoas apenas sorte. Com o tempo, a sorte acaba e os maus frutos aparecem. Agora, os objetivos alcanados passaro de sorte para resultados consolidados.

Descontrao. Em clima de alegria, funcionrios participam de dinmicas que estimulam o trabalho em equipe e a capacidade de liderana.
Dilogo | 9

Bate-Papo

Entregando valor ao cliente


Da entrada do pedido sua entrega ao cliente. Neste bate-papo, a gerente de Customer Service, Elisngela Soares, explica de que forma a rea est trabalhando atualmente para apoiar a J.Macdo no atingimento dos seus Alvos Estratgicos para 2012.
mais focada no cliente, a rea de Customer Service da J.Macdo ganha um perfil mais dinmico e estratgico ao incentivar uma maior integrao entre as reas e promover, no dia a dia, as Atitudes Vencedoras Olho do Dono, Todos Somos Vendedores e Trabalho em Equipe. Com o desafio de entregar os pedidos no tempo certo, no local certo e na quantidade certa, o time de Customer Service busca minimizar os problemas operacionais, comerciais e de distribuio, atravs do acompanhamento de todo o ciclo do pedido. Nesta entrevista, a gerente Elisngela Soares fala sobre as principais atividades de Customer Service, qual o papel de cada rea para a construo de uma verdadeira cultura de alta performance e como estamos conseguindo elevar o OTIF, um indicador de desempenho utilizado para medir a performance de atendimento ao cliente. OTIF uma abreviao de On Time In Full, que significa entregar o produto ou servio no tempo certo e na quantidade solicitada.
William Guimares. Quais as principais atividades de Customer Service e em quais delas encontramos oportunidades para o desenvolvimento de atitudes da cultura de alta performance? Elisngela. A rea de Customer Service est passando por uma importante reestruturao. Samos de um perfil meramente operacional para atuar agora de forma muito mais estratgica para a empresa. Responsvel por gerenciar o ciclo do pedido, da recepo entrega ao cliente, Customer Service tem o papel de integrar todas as reas envolvidas neste processo. Alm disso, somos o principal elo na cadeia entre J.Macdo e cliente, desenhando solues, propondo melhorias no processo, traduzindo a necessidade do cliente, buscando o ponto de equilbrio entre o nvel de servio e o custo. Acredito que a busca pela excelncia do nvel de servio papel de todos na J.Macdo e por isso temos estimulado muito a cultura de Olho do Dono, Trabalho em Equipe e Todos Somos Vendedores. Daniela Nishimura, Jonson Arajo e Csar Cardoso Porto. Quais aes esto sendo tomadas para elevar o OTIF, tendo em vista o crescimento que tivemos em relao ao mesmo perodo do ano passado? Como podemos evoluir na entrega de valor ao cliente para melhorar nossos resultados cada vez mais? Elisngela. O trabalho em equipe entre as reas o nosso grande diferencial. Investimos na qualificao do nosso time, em ferramentas de trabalho, estruturamos a rea de Customer Service para atender por canal, da mesma forma como est sendo trabalhado pela

Cada vez

10 | Dilogo

Cada um precisa assumir a cultura de Olho do Dono, pois todos esto envolvidos no processo.

equipe da rea Comercial. Estamos revisando processos atravs de fruns mensais entre as reas pares e ainda viro mais investimentos em tecnologia, planejamento, transporte e produo, para que melhoremos cada vez mais a disponibilidade de produtos e servios para o cliente. A estratgia por canal tem

se mostrado muito eficaz, pois coloca o investimento certo por canal. A proximidade com nossos clientes atravs dessas reunies presenciais traz confiabilidade nas relaes com a J.Macdo e demonstra o nosso interesse em melhorar o nvel de servio por meio do desenvolvimento de parcerias.

Eduardo Andrade da Silva. Qual o papel dos funcionrios para que consigamos atingir altos nveis de OTIF? Elisngela. Cada um precisa assumir a cultura de Olho do Dono, pois todos esto envolvidos no processo. Se um produto que est sendo produzido na fbrica no tiver alta
Dilogo | 11

qualidade, vai gerar uma devoluo. Se isso acontecer, todo mundo envolvido no processo, pois a devoluo afeta o nvel de servio. O trabalho em equipe muito importante, assim como indispensvel sermos crticos e analticos, vestir mesmo a camisa da empresa. Todos participam, direta ou indiretamente, desta cadeia. Vejam RH, por exemplo: a rea no atende diretamente o nosso cliente externo, mas ajuda na qualificao do nosso time, levando a todos mais conhecimento sobre o OTIF, proporcionando treinamentos, etc. Heleno Jnior. Quais procedimentos devem estar alinhados entre Vendas, Cliente, Customer Service e Logstica para no haver baixo desempenho em OTIF? Elisngela. Como j foi citado anteriormente, da entrada entrega do pedido, cada um tem sua atividade dentro do ciclo do pedido. Trata-se de uma sequncia onde todos precisam estar em total sintonia para que nada interrompa o fluxo. Temos que ter acordado todo o tempo necessrio para o processo ser executado e o cliente precisa estar ciente deste tempo para programar seus pedidos. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Logstica e Supply Chain com os principais clientes varejistas nas principais capitais do pas, os clientes percebem como valor a consistncia no cumprimento dos acordos de nvel de servio. Portanto, no podemos prometer algo que no podemos cumprir, pois isso gera um desgaste de imagem junto aos clientes. Est em fase de desenvolvimento junto nossa rea de Tecnologia da Informao, com previso para entrega em outubro deste ano, um relatrio chamado Tracking de Pedido, onde ser possvel acompanhar, atravs de um arquivo nico, todo o status do pedido, da entrada entrega, por cliente, vendedor, pedido, etc.

Charlles Gleydson. Como os clientes de menor porte podem ser melhor atendidos? Elisngela. Atravs da segregao por canal, podemos elaborar para cada segmento uma estratgia diferenciada de atendimento, desde a reviso do pedido, portflio de produtos at o perfil de entrega. Hoje, j temos uma equipe dedicada para atender todos os nossos clientes e, com a proximidade junto ao time de vendas, procuramos traduzir as necessidades para o dia a dia das nossas operaes. Flvia Mnica Magalhes. Observamos que as multas de logstica dos clientes key account (grandes redes) vm diminuindo gradativamente. A que voc atribui exatamente o alcance desse resultado? Elisngela. Para os clientes key account, revisamos os processos que geravam multas, com o intuito de estancar este ofensor dos resultados financeiros da J.Macdo e, consequentemente, nos aproximarmos deles para entender o cenrio. O mapeamento, que foi feito em parceria com as reas envolvidas, resultou na elaborao de um plano de atendimento e nvel de servio para este canal. Os clientes no conheciam os processos que envolviam o seu ciclo de pedido da J.Macdo, o que ocasionava com frequncia as divergncias no nvel de servio. Com as reunies mensais, conseguimos rever nosso atendimento e discutir estratgia. A reduo das multas foi uma consequncia deste mapeamento e da proximidade com foco mais estratgico. Temos muito a evoluir neste processo, com o objetivo de agregar valor nas negociaes entre cliente e empresa. Sandro Jesus. Em que fase do ciclo do pedido o OTIF interfere diretamente no resultado do Ebitda? Elisngela. No existe uma etapa especfica. O que posso afirmar

Perfil
Elisngela Corra Soares
Gerente de Customer Service

Elisngela Corra da Silva Soares tem 36 anos, formada em Administrao de Empresas com MBA em Gesto de Processos e Servios. Quando no est trabalhando, seu tempo livre dedicado aos passeios a trs, com o marido Alexandre e o filho de sete anos, Matheus. Vale tudo: de parques a uma partida de futebol no estdio, o importante mesmo curtir os momentos em famlia.

12 | Dilogo

que uma empresa com um bom nvel de servio tem uma imagem melhor junto aos seus clientes e isso acaba sendo um diferencial competitivo nas negociaes. Os nossos produtos precisam estar no ponto de venda certo e na hora certa, ou seja, disposio dos nossos consumidores, para gerar novas demandas. Para que isso ocorra, o ciclo do pedido deve seguir seu fluxo de forma sistmica e sem interrupes. Esse o objetivo da J.Macdo e

ele est sendo estruturado por meio de um importante projeto estratgico que conta com todo o apoio do Comex. Rebeca Maciel. Quais os maiores entraves que dificultam a otimizao das entregas e quais aes esto sendo tomadas? Elisngela. A J.Macdo como um todo est em fase de adaptao ao modelo de atendimento por canal. A mudana comeou na equipe Comercial e agora est sendo fei-

to o roll-out para as demais reas, inclusive Supply Chain. Existem algumas dificuldades, mas elas esto sendo mapeadas e tratadas caso a caso. Precisamos ter sempre em mente o equilbrio entre o custo e o nvel de servio. Hoje, atravs do Projeto Rota Positiva, que estuda o perfil da regio x clientes, algumas dificuldades j foram resolvidas de forma a atender melhor nossos clientes. A previso de que, at outubro de 2012, tenhamos 100% das regies mapeadas.

Conhea os entrevistadores

Csar Porto
Vendedor Pouso Alegre

Charlles Leo
Conferente Macei

Daniela Nishimura
Coordenadora de RH Jaguar

Analista de Contas a Pagar Fortaleza

Eduardo Andrade

Analista de Contratos Fortaleza

Flvia Mnica

Supervisor de Vendas Pouso Alegre

Heleno Jnior

Jonson de Jesus
Analista de PCP Salvador

Rebeca Maciel
Vendedora Recife

Sandro Colnia
Lder de Logstica Simes Filho

Analista de Plan. Operaes Verbo Divino

William Guimares

Dilogo | 13

Na Pauta

S&OP: equilbrio entre a demanda e a oferta de produto


Melhoria do nvel de servio aos clientes, reduo do capital empregado em estoques e reduo de custos. Veja como o S&OP tem ajudado a alavancar resultados atravs de um melhor planejamento e integrao entre as reas.
maiores desafios das empresas, em termos de planejamento, manter o equilbrio entre o que se produz e o que se vende. justamente neste cenrio que ganha uma importncia cada vez maior o processo de S&OP - Sales & Operations Planning, que significa em portugus, Planejamento de Vendas e Operaes. Com o suporte de ferramentas e sistemas, inclusive do SAP, o S&OP atua diretamente na melhoria dos indicadores de eficincia e eficcia da organizao, possibilitando o acompanhamento permanente do desempenho e da sinergia entre as diversas reas envolvidas. Na J.Macdo, o S&OP chegou logo aps a implantao do SAP, em 2009, e vem trazendo ano a ano resultados cada vez mais relevantes: A diferena entre o que vendemos e faturamos dentro do prprio ms caiu de 10% em 2010 para 4,6% em 2012. Nosso stock out, ou seja, a falta de estoque para atender a carteira de clientes do momento, era de 2.800 toneladas/dia em 2010. Este ano, estamos em 575 ton/dia. O capital empregado em estoques de produtos acabados, matrias-primas, insumos e embalagens tambm reduziu em mais de R$ 7 milhes, comparando o primeiro semestre deste ano com o de 2011, liberando este valor para o caixa da empresa. O OTIF aumentou de 34% no 1 semestre de 2011 para 48% em 2012. A verdade que o S&OP vai alm do estudo de mercado e vendas dos produtos. Ele suporta o planejamento estratgico da empresa, garante que os planos sejam mais realistas, gerencia mudanas de forma eficaz, administra estoques garantindo um melhor nvel de servio ao cliente, avalia o desempenho e desenvolve o trabalho em equipe. Na J.Macdo, o processo de S&OP busca balancear a demanda do mercado com a oferta interna de produtos, tendo como foco principal nossos objetivos oramentrios. reas como Vendas, Marketing, Administrao de Vendas, Planejamento de Operaes, Indstria e Finanas participam diretamente do processo de S&OP, que, se conside14 | Dilogo

Um dos

rarmos dentro de uma viso simplificada, seria o seguinte: 1) A demanda definida pelo planejamento de vendas feito pelos vendedores, gerentes regionais e nacionais de vendas e diretoria comercial; 2) O produto gerado nesta atividade conhecido como demanda irrestrita e deve refletir a real necessidade do mercado, independente da capacidade de atendimento da companhia; 3) Neste momento, so feitas as primeiras verificaes do plano contra o oramento, com foco em volume, preo, custo e margem de contribuio; 4) Fechada a demanda irrestrita, feita uma anlise de capacidade e definida a forma como a demanda ser atendida. Este ano, a J.Macdo est redesenhando sua forma de trabalho para aperfeioar ainda mais a execuo e consolidar o S&OP como um processo organizacional.

Entendendo melhor sobre o equilbrio entre a demanda e a oferta


O que acontece quando... a demanda muito maior que a oferta ? Baixo nvel de servio ao cliente com muita falta de produto. Aumento de custos com tempos no planejados. Preos de compras desfavorveis. a oferta muito maior que a demanda? Aumento de estoques, que impactam em aumento de custos e produtos vencidos. Reduo do ritmo de produo e da eficincia da planta. Maiores descontos para escoar produtos comprometendo a rentabilidade.

Na Pauta

Novo Modelo de Integrao


Novo programa de integrao refora a identidade corporativa, apresenta de forma dinmica e interativa os produtos, marcas e processos da companhia, e leva o funcionrio a agir como um embaixador das nossas marcas.

Os primeiros

dias de um funcionrio na empresa so importantssimos para sua adaptao ao ambiente de trabalho e para a melhor absoro da cultura corporativa e valores essenciais. Quando um novo funcionrio bem acolhido, consegue trazer resultados mais rpidos e com mais qualidade. Sua boa adaptao contribui em muito para a reduo do nosso ndice de turnover e para a melhoria da nossa eficincia de contratao. Diante deste cenrio, a J.Macdo vem adotando um novo modelo de integrao, muito mais participativo, informativo e que fala bastante sobre produtos e marcas, caractersticas dos nossos consumidores e do papel do funcionrio como um verdadeiro embaixador das nossas marcas. A interatividade, as dinmicas de grupo, o contato com os produtos e a degustao tambm so novidades nesse processo. Todos os funcionrios, estagirios, aprendizes, terceiros e temporrios da J.Macdo recm-contratados participam presencialmente desse processo at no mximo 30 dias aps sua admisso. Os mdulos de qualidade e segurana, previstos no treinamento de Integrao, so ministrados logo

nos primeiros dias de empresa, antes do novato assumir sua funo. O programa prev tambm a escolha de um funcionrio com maior tempo de casa para ser seu anjo da guarda, que tem o papel fundamental de acolher o novo contratado, apresent-lo equipe, mostrar as instalaes da empresa e orientar sobre o uso dos principais sistemas corporativos e da rea. O anjo da guarda tem a misso de tornar estes primeiros dias de trabalho mais agradveis e especialmente marcantes para o recm-chegado. A integrao corporativa tem durao mdia de um dia e meio. J a integrao funcional, que trata sobre o que relativo s atividades que vai executar, leva em mdia uma semana. Nesta etapa, o funcionrio vai bater um papo com clientes e/ ou fornecedores internos, conhecer o organograma de sua rea, responsabilidades, atividades, fluxos de trabalho, processos internos especficos, objetivos estratgicos da empresa para o ano, metas, entre outras orientaes. O novo modelo repercutiu de forma bastante positiva em todas as unidades. Das 115 pessoas integradas, de maio a julho deste ano, 99% avaliaram o programa como bom e timo.

INTEGRAO. Novos funcionrios aprendem a ser verdadeiros embaixadores de nossas marcas e produtos.

FALA FUNCIONRIO

Veja o que dizem nossos funcionrios sobre o Novo Modelo de Integrao

Foi a primeira integrao que participei e no achei maante. O dinamismo dos participantes possibilitou conhecer um pouco mais das pessoas, dos principais produtos e objetivos da empresa. Paulo Rodrigues So Jos dos Campos Claudnia do Carmo Fortaleza

Nosso encontro foi extremamente feliz. Nos deram a oportunidade de conhecer melhor a empresa que nos acolheu e seus produtos, tudo isso num clima que nos deixou muito vontade.

Dilogo | 15

Na Pauta

Colocando em prtica as aes de clima definidas por todos


Aps um forte trabalho de definio dos planos, as aes referentes pesquisa de clima organizacional esto sendo implementadas, contribuindo para o engajamento do time da J.Macdo e um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Disciplina

e comprometimento. Estas so caractersticas indispensveis naqueles que so os responsveis pelo cumprimento dos planos de ao definidos corporativamente e localmente em nossa ltima Pesquisa de Clima. Para atender aos anseios de nossos funcionrios e alcanar resultados consistentes at o final de junho de 2013, quando se encerra o atual ciclo de gesto de clima, necessrio buscar sinergia entre as reas, utilizar da melhor forma possvel o oramento disponvel e ter muita persistncia para cumprir os prazos e condies acordadas. Das 374 aes definidas, 26% delas esto concludas ou em andamento, 72% sero implementadas a partir de setembro e 2% foram canceladas por inviabilidade de execuo. Neste momento, a rea de Recursos Humanos atua como facilitador do processo de gesto de clima, gerindo e acompanhando a execuo das aes. No entanto, essencial que todos os funcionrios sejam conscientes do seu papel e faam a sua parte na busca contnua da melhoria do clima. Acompanhar o andamento dos planos contribuindo no que for necessrio, ser tico, respeitar os colegas e as diferenas, trabalhar em equipe, transformar dificuldades em oportunidades, ter disciplina nas iniciativas, manter um dilogo aberto com seu gestor imediato pedindo sempre feedback do seu trabalho e participar das aes promovidas pela J.Macdo devem ser compromisso de todos e praticados no cotidiano. Estamos empenhados em tornar a J.Macdo uma das melhores empresas para se trabalhar. Queremos que nossos funcionrios venham trabalhar muito mais felizes, com a certeza de encontrar um clima saudvel, para que possam dar o melhor de si e manter o foco nos resultados. Esta deve ser a meta de todos, pois cada um de ns responsvel pelo clima no ambiente de trabalho. D sua parcela de contribuio!, comenta Elisabete Fonseca, Gerente de Desenvolvimento Organizacional. Fique atento comunicao dos status dos planos de

Entenda as etapas do processo de gesto de clima


Aplicao da Pesquisa de Clima via formulrio impresso e eletrnico; Apurao e tratamento dos resultados pela consultoria externa Hay Group; Apresentao dos resultados da pesquisa aos funcionrios; Aplicao de questionrio com perguntas abertas e focado em assuntos que ofereciam oportunidades de melhoria, onde todos puderam sugerir ideias sobre o que nossa empresa precisava realizar para elevar a satisfao dos funcionrios; Apresentao ao Comex do consolidado de tudo o que foi levantado pelos funcionrios em termos de sugesto de melhoria e que serviram de subsdio para definio dos planos de ao; Reunio de grupos de funcionrios de diferentes reas e nveis hierrquicos nas unidades, a fim de detalhar os planos definidos referentes pesquisa de clima, determinando prazos, responsveis e aes para favorecer a sua implementao no decorrer dos meses. ao corporativos e de sua unidade. Eles so divulgados, periodicamente, atravs de e-mail e dos nossos quadros de comunicao. Converse tambm com o Coordenador de RH Local e verifique como voc pode contribuir para dar andamento aos planos de ao da sua unidade. Nesta edio da Dilogo, confira como foi a campanha do agasalho na seo Mistura Fina, pgina 25, e participe da ao voc conhece a J.Macdo, lendo a matria aqui ao lado. Essas iniciativas atendem s demandas indicadas na Pesquisa de Clima.

16 | Dilogo

Na Pauta

Voc conhece a J.Macdo?


Sua sugesto de pauta pode ser matria na prxima Dilogo. Participe desta ao e conhea mais sobre a J.Macdo.
Revista de Comunicao J.Macdo S/A Interna da ero 35 Ano VI n nm
Com o 34 de er sta nm Revi VII n
Ano

un

ica

Inte

rna

da

J.M

acd

o S/

Revista de Comunicao Interna da J.Macdo S/A Ano VI n nmero 33

a en nto a o me uist aja conq do. ng o e acei J.Mac n co , M na a m fo o Co ticipa m clim par gar e 1 lu
Revis ta de Com unica o Inte rna da Ano J.Mac V d nm o S/ ero A 31

Revista de Comunicao Interna da J.Macdo S/A Ano VI n nmero 32

o teremos o focnos rformance tos ra de alta pe os resultados previs ndo a cultu ar Desenvolve cessrios para alcan ratgicos. ne est e agilidade nossos alvos

da importncia do exp ra o das i pa Ven ibu alinhamento para a busca de contr nais nal de resultados acio r ca s N a po Ambiente, Sade e Segurana realiza Meio de rea SEGURANA. te d n ere ializa encontro nacional e apoia a SIPATMA em todo o Brasil. c sG tr spe Os das e OR O: AP ven a efi AMEN E-P ra de T ci nci TO M BA rutu A ae o co TRICIA est ntro L le n . Nova a ge m sto etod de d olog esp ia pe esa rm s fixa ite au s. m
s explicam os Humano s de Recurs ultados corporativo busca de res : Gerentes negcio na BATE-PAPO parceira do o com a a atu das pessoas. o como a re ent im desenvolv atravs do

Os diretores Lus Eduardo Vallim, Carlos Enrique Ussher fala do Ludovichi Augusto Rocha e Vagner de suas integrado trabalho trabalho desenvolvido explicam como o va no para o atingimento oa reas est contribuindo na presidncia e com cio. m g de resultados. a ne lic

Am suc arlio ess o Mac fr e de s do fala ent eus da e de A do Co planos n dm inis selho tra o

enta

ALVOS ESTRATGICOS. As pessoas so o diferencial competitivo para que a J.Macdo acerte em cheio os 5 Alvos Estratgicos, que foram amplamente divulgados em toda a empresa.

O que

voc gostaria de ler na Dilogo? Envie sua sugesto de tema sobre uma das categorias abaixo e explique por que sua ideia merece ser destaque nas pginas da nossa revista. As cinco sugestes mais interessantes sero selecionadas como tema de reportagens das prximas edies e os funcionrios que tiverem suas idias escolhidas sero entrevistados pela Dilogo. At o dia 25 de outubro, funcionrios de todo o Brasil podem participar da ao. No h limite de sugestes, basta solicitar ao RH local o cupom Voc conhece a J.Macdo?, preencher as informaes indicadas e depositar nas urnas da sua unidade. Outra forma de participar atravs do cupom eletrnico que ser enviado por email, pela rea de Comunicao. Os RHs encaminharo rea de Comunicao Interna, no Escritrio Central, todos os cupons preenchidos. Durante a 1 quinzena de novembro, ser feita a triagem e anlise de ideias. O resultado ser divulgado nos quadros de comunicao interna, email e na prxima edio da revista Dilogo.

Esta mais uma Ao de Clima que teve incio em 2010, com o objetivo de promover um maior conhecimento dos funcionrios sobre nossa empresa, alm de incentivar a participao de todos na construo de uma Dilogo cada vez melhor. Na primeira vez em que foi realizada, obtivemos 181 participaes.

Voc conhece a J.Macdo?


Veja abaixo as categorias de temas sobre quais voc pode enviar suas sugestes: Atitudes Vencedoras Comunicao tica Inovao Minha Unidade Nossas Marcas Nosso Negcio Segurana e Qualidade Sustentabilidade Viso Financeira Outros

Dilogo | 17

Na Pauta

Inovao: componente essencial na estratgia empresarial


Perseguir a viso da empresa com ousadia, atitude empreendedora, senso de urgncia e foco em resultados. assim que a J.Macdo define Inovao, um dos valores essenciais expressos em nosso Cdigo de tica e tema central do Workshop de Inovao 2012.
novas idias e fomentar o processo de inovao junto ao Comex, trazer percepes de como as empresas brasileiras esto tratando o assunto e traar estratgias de mdio e longo prazo para a companhia. Com estes objetivos, realizou-se no ms de junho, na Casa Arno, em So Paulo, o Workshop de Inovao da J.Macdo. O evento contou com a participao do Comex e de profissionais das reas de Qualidade, P&D e SAC. A viso macro de como est sendo trabalhada a inovao no Brasil e no mundo foi trazida para o workshop pelo palestrante Naldo Dantas, da Associao Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras ANPEI. Os participantes tambm tiveram a oportunidade de saber mais sobre as tendncias mundiais de mercado, com a exposio de alguns produtos que se encaixavam neste contexto. Fernanda Reche, da rea de Relacionamento com o Consumidor, bem como Flvia Medina e Renata Delavy, de P&D, tambm enriqueceram a programao falando sobre os produtos lanados entre 2008 e 2012 pela J.Macdo. Alexandre Martos e Eudes Michiute, de P&D, falaram sobre o processo de lanamento de produtos. Todos estes recursos permitiram aos participantes do workshop compreender a J.Macdo dentro de um contexto macro e promoveu o alinhamento das expectativas da rea tcnica, em termos de inovao, com o Comex. Temos incentivado a inovao em nossa Empresa, atravs de eventos com grupos multidisciplinares, para gerao de idias, comenta Ndia Martarello, gerente de Qualidade e P&D. Hoje, a J.Macdo possui um acervo com aproximadamente 320 idias. O Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC) parte integrante deste processo, pois atravs dele que a J.Macdo ouve seus consumidores, recebe sugestes e idias, inclusive reclamaes, que norteiam o caminho para o melhor atendimento das necessidades destes consumidores e suas expectativas em relao ao lanamento de novos produtos.
18 | Dilogo

Apresentar

FALA FUNCIONRIO
Um dos grandes desafios estratgicos das organizaes nos mercados interligados de hoje captar e entender as principais mudanas do futuro para o negcio, a fim de garantir um retorno para os acionistas. Nesse processo, comear a pensar em inovao pea-chave para um diferencial competitivo

Alexandre Martos Coordenador de P&D

A inovao tem sido mundialmente considerada a fora motriz do desenvolvimento econmico. atravs dela que os negcios se tornam mais sustentveis. Diante deste cenrio, o time de Pesquisa e Desenvolvimento entendeu ser o momento oportuno para retomar os desenvolvimentos inovativos, alinhados s macro-estratgias da companhia.

Flvia Medina Especialista de P&D Produtos

Olha Que Legal


PASSEIO

Bzios (RJ)

Indicao de Fernanda Juc Recursos Humanos Fortaleza (CE) A vila de pescadores que encantou Brigitte Bardot nos anos 60 transformou-se em um sofisticado balnerio, repleto de atraes o ano inteiro. Bzios possui praias paradisacas, onde o visitante tem a opo de escolher a que mais se adequa ao seu estilo. A analista de Desenvolvimetno Organizacional, Fernanda Juc, indica a Praia Brava, para quem quer paz e tranquilidade, e a Praia do Gerib, para quem quer badalao. Servio: Bzios fica a 170 km do Rio de Janeiro. As pousadas e hotis oferecem servios de traslado para Bzios direto dos aeroportos do Rio de Janeiro. Os preos variam de acordo com o meio de transporte escolhido. Mais detalhes com o Centro de Informaes Tursticas: (22) 2623.2099.

CD

Livro

Exaltasamba 25 Anos

gape

Indicao de Janice Cavalcante Rodrigues Financeiro Fortaleza (CE) O lbum Exaltasamba 25 anos Ao Vivo foi lanado em 2010 e chegou ao nmero 1 no Top 20 ABPD a parada oficial de vendas do Brasil. Tem participaes especiais, como Chitozinho & Xoror, Mariana Rios, Padre Reginaldo Manzotti, Rodriguinho e a Orquestra Bachiana. Para um fim de semana mais animado, indispensvel o bom e velho pagodinho, melhor ainda se for ao som do Exalta, declara Janice. Servio: Ttulo: Exaltasamba 25 Anos Ao Vivo Gnero: Samba e Pagode Preo Mdio: R$12,90

Indicao de Sandra Regina Bittencour Industrial Salvador (BA) Nesta obra, o Padre Marcelo Rossi nos leva a refletir sobre o cotidiano e convida a todos para seguir os ensinamentos deixados por Jesus em torno de sentimentos como amizade, caridade e amor. um exerccio de amor incondicional pela humanidade, declara Sandra. Servio: Ttulo: gape Autor: Padre Marcelo Rossi Editora: Globo Ano: 2012 Preo Mdio: R$24,90

Fale conosco
n Ajude a fazer a Revista Dilogo. Mande suas dicas para dialogo@jmacedo.com.br

Dilogo | 19

Visite Nossa Cozinha

Toque de Chef
Que tal surpreender sua famlia, seus amigos ou aquela pessoa especial com um jantar inesquecvel e um cardpio sofisticado e delicioso? Nesta edio, apresentamos trs sugestes de receitas para voc levar requinte e sabor sua mesa. Experimente e bom apetite!

Fusilli Defumado com Gengibre e Frutas Secas

Ingredientes

1 embalagem de MASSA DE SMOLA GRANO DURO PETYBON FUSILLI 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de gengibre ralado 2 xcaras (ch) de frango defumado desfiado xcara (ch) de uvas passas pretas sem semente
20 | Dilogo

xcara (ch) de uvas passas brancas sem semente xcara (ch) de damascos 1 xcara de nozes pec picadas grosseiramente 1 xcara (ch) de erva doce bem picada Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Slvia para decorar

Modo de preparo

Prepare a massa PETYBON conforme as instrues da embalagem. Derreta a manteiga e frite por 5 minutos o gengibre. Coloque os demais ingredientes e refogue por 8 minutos. Acrescente a massa, misture bem e sirva decorado com as folhas de slvia. Tempo de preparo: 20 minutos Rendimento: 6 pessoas

Spaghetti ao Molho de Frutos do Mar


1 xcara (ch) de marisco prcozido Salsinha e manjerico picados a gosto Sal a gosto

Modo de preparo

Ingredientes

1 embalagem de MASSA DE SMOLA GRANO DURO PETYBON SPAGHETTI 1 xcara (ch) de camaro mdio e limpo 1 xcara (ch) de fil de garoupa cortado em cubos 6 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem Alho picado a gosto

1 cebola grande picada Pimenta dedo-de-moa a gosto 1 xcara (ch) de tomate sem pele, sem semente e cortado em pequenos cubos 1 xcara (ch) de vinho branco seco xcara (ch) de polvo pr-cozido em rodelas 1 xcara (ch) de lula cortada em anis

Prepare a massa PETYBON conforme indicado na embalagem. Enquanto isso, em uma frigideira, grelhe o camaro e o peixe em um fio de azeite, somente para selar. Reserve. Na mesma frigideira, acrescente um pouco de azeite e refogue o alho, cebola, pimenta e tomate. Adicione o vinho e deixe reduzir pela metade, em fogo baixo. Acrescente o camaro e o peixe e deixe cozinhar. Junte o polvo, a lula e o marisco. Escorra bem a massa, misture ao molho e adicione a salsinha e o manjerico. Tempere com o sal e pimenta. Divida em pratos fundos e sirva guarnecido com fio de azeite. Tempo de preparo: 30 minutos Rendimento: 6 pores

Penne Integrali San Danielle


Ingredientes
1 embalagem de MASSA DE SMOLA GRANO DURO PETYBON PENNE INTEGRALI 4 xcaras (ch) de creme de leite fresco 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal em cubos pequenos 300g queijo parmeso ralado Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 limo siciliano (raspas e o suco) 1 xcara (ch) de folhas de manjerico 400g de presunto cru fatiado

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e esquente em fogo baixo. Quando ferver, adicione a manteiga e o parmeso, mexendo at dissolver. Diminua o fogo e cozinhe por 20 minutos, sem levantar fervura e sempre mexendo. Ajuste o tempero com

sal e pimenta-do-reino. Junte o suco de limo, o manjerico e reserve. Cozinhe a massa PETYBON conforme instrues da embalagem, escorra e misture ao creme reservado. Num prato fundo, coloque fatias do presunto

cru, sirva a massa sobre o presunto e salpique as raspas do limo siciliano Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 4 pores. Dica: deixe o presunto mostra, cruzando o prato.
Dilogo | 21

Filhos & Filhas

Plante um futuro melhor para sua famlia


O cuidado com o meio ambiente comea em casa. Pensando nisso, a rea de MASS distribuiu sementes de Ip Rosa em todas as nossas unidades, durante a Semana do Meio Ambiente, e pediu que os pais plantassem essa ideia com seus filhos. A Dilogo conversou com algumas crianas sobre essa experincia.
Aprendi direitinho
Rogrio tem 10 anos de idade e achou muito legal plantar a sementinha que ganhou do pai, Rogrio de Souza Belchior, de Unidade Salvador. Apesar de no ser a primeira vez que ele planta uma semente, Rogrio diz que aprendeu direitinho com o pai como que faz e d o recado: importante cuidar do meio ambiente, no jogar lixo no cho e nos rios, no queimar as rvores e preservar a natureza. Rogrio Santana Belchior Salvador (BA)

Depende de todos
Em Pouso Alegre, Thayn, de 9 anos, achou divertido plantar as sementinhas. A me, Elisana Rodrigues Souza, da Unidade Pouso Alegre, diz que sempre quando vai para o stio dos avs, a menina fica mexendo na terra e cuidando das plantas. Thayn acredita que cada um tem que fazer sua parte e que o futuro do meio ambiente depende de todos. Thayn Faria Rodrigues de Souza Pouso Alegre (MG)

Vai nascer uma florzinha?


A pequena Mariana, de 3 anos, ficou bastante empolgada com a experincia de plantar sua primeira muda. O pai, Magno Canuto Gomes, da Unidade Jaguar, afirma que em casa h essa preocupao de cuidar e preservar o meio ambiente. Mariana foi logo perguntando: Papai, vai nascer uma florzinha aqui? Mariana Canuto Gomes Jaguar (SP)

22 | Dilogo

No quintal de casa
Leonardo e Beatriz, de 12 e 4 anos, plantaram o ip rosa no quintal de casa. Os filhos de Hlcio Luiz, de So Jos dos Campos, contam que a sementinha j comeou a brotar e todos os dias eles regam a plantinha. Leonardo j tinha plantado antes um caroo de feijo no copinho plstico com algodo. Ele acha triste ver que as grandes metrpoles no conseguem preservar a natureza. Para ele, muito importante que as escolas tenham aulas de conscientizao ambiental para que as pessoas possam aprender a cuidar do meio ambiente. Leonardo Lus e Beatriz Helosa Ribeiro So Jos dos Campos (SP)

Para a casa da vov


Ronildo de Figueiredo Lopes, nosso tcnico de segurana do trabalho de Macei, levou a sementinha para sua filha Pietra Ryane, de 3 anos e meio, plantar num jarrinho em casa. A menina conta que todos os dias coloca gua para a plantinha crescer logo, pois quando estiver maior, vai lev-la para o jardim da casa da vov, em Joo Pessoa. Vou pedir ao meu pai outra semente, para plantar na casa da outra av, conta. Pietra Ryane de Morais Lopes Macei (AL)

Um olho na planta, outro no cachorro


Brenno tem 7 anos de idade e plantou sua sementinha num vaso bem protegido atrs do sof. Segundo o menino, a medida de segurana para que o seu cachorro de estimao, Thor, no danifique a plantinha nem corra o risco de se ferir, caso a planta tenha espinhos. O filho de Hogney Clber Ribeiro, que trabalha no Escritrio da Verbo Divino, sabe que precisa regar diariamente sua plantinha para que ela no morra. Brenno Magalhes Gonalves So Paulo (SP)

Dilogo | 23

Mistura Fina
Recorde de dias sem acidentes com afastamento
Comprometimento do time e um objetivo em comum: quebrar o recorde de 450 dias sem acidentes com afastamento. Esta foi a marca alcanada pela Unidade Jaguar no ms de agosto, que agora busca chegar aos 1.000 dias sem acidentes. Os funcionrios participam dos Dilogos de Segurana, reportam rea responsvel os incidentes e situaes de risco, enfim, em Jaguar, a segurana a base para atingirmos melhores indicadores de produtividade e qualidade dos nossos produtos, declarou a gerente da unidade, Ivete Dias.

Amarlio Macdo no Conselho Estratgico da FIESP


O Presidente do Conselho de Administrao da J.Macdo, Amarlio Macdo, agora faz parte do Conselho Superior Estratgico da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo FIESP. O Conselho composto pelos principais empresrios do Pas, que se renem periodicamente para tratar de assuntos relacionados com a economia nacional.

Mais destaque no ponto de venda


Com alguns centmetros a mais, as novas embalagens de Mistura para Bolo e Bolinho de Chuva Dona Benta j esto no mercado. A diferena da nova para a antiga embalagem est apenas na altura. Um detalhe aparentemente simples, mas que faz toda a diferena no momento da deciso de compra do consumidor. No ponto de venda, mesmo quando colocada uma sobre a outra na gndola, a nova embalagem no esconde a marca Dona Benta, possibilitando que seja reconhecida e escolhida por nossos consumidores.

Modelo Antigo

Modelo Novo

24 | Dilogo

De cara nova
Com o fim da parceria com a Globo Marcas, as Misturas para Bolinho de Chuva deixam de ser Dona Benta Stio do Picapau Amarelo para serem apenas Dona Benta. As novas embalagens, cujo projeto grfico foi realizado pela rea de Artes Grficas da J.Macdo, trazem elementos atuais da marca, como a tradicional rendinha, e tambm um ar de tradio quando divulgam o ano de lanamento do produto e o selo que explica sobre o pioneirismo da nossa mistura para bolinho de chuva, como sendo a primeira da categoria a ser lanada no mercado. O colorido da embalagem e a imagem de crianas com cara de estou aprontando do o apelo infantil necessrio ao produto e um maior destaque na gndola dos supermercados. As Misturas para Bolinho de Chuva Dona Benta vm no sabor tradicional, laranja e banana.

Merchandising J.Macdo
A J.Macdo reformulou sua estrutura de merchandising. Alinhado aos objetivos estratgicos de 2012, o novo modelo, iniciado em agosto sob o comando da Diretoria Comercial, visa o atendimento exclusivo para a companhia, com um time cada vez mais focado na construo de resultados no ponto de vendas. Alm disso, traremos mais competitividade para o negcio, atuando com velocidade nas oportunidades do mercado e atendendo nossos clientes de forma diferenciada, completa Rosana Frausto, Gerente de Trade Marketing.

Por um inverno mais quentinho


Uma espcie de gincana solidria foi realizada pelas unidades Jaguar, Londrina, Pouso Alegre, So Jos dos Campos e Escritrio Verbo Divino, no ms de maio, com o objetivo de arrecadar roupas, casacos, edredons, colchas e cachecis para a Campanha do Agasalho. O saldo da campanha foi um total de 1.865 peas de roupas doadas por funcionrios destas unidades e que foram entregues a diferentes instituies de cada local. So Jos dos Campos foi a unidade que conseguiu mobilizar mais funcionrios e arrecadar mais doaes: 539 peas. Parabns a todos por mais uma campanha interna de solidariedade, melhorando nosso clima no ambiente de trabalho.

SJC - 29%

Londrina - 28%

Jaguare - 22%

Pouso - 11%

Verbo - 9%

Dilogo | 25

Tudo Azul

Momentos especiais na vida da nossa gente


T em gente nova no pedao
Em maro, Cristiano Carlos de Oliveira, de Pouso Alegre, e sua esposa Elaine Cristina foram abenoados com a chegada do pequeno Joo Victor (1). No mesmo ms, tambm nasceram Vincius Alexandre (2), o segundo filho de Wagner Alexandre da Silva, de Jaguar, e sua esposa Josy; e Gustavo (3), filho de Karla Jeanne, de Fortaleza, e Francisco Jos Freire. Ainda em Fortaleza, Antnio Nlio Borges e sua esposa Juliana se derretem ao falar da mais recente integrante da famlia: Ser pai novamente, depois de cinco anos, como comear de novo: cada dia uma descoberta que fazemos juntos. A alegria que parecia infinita com nosso filho Raul consegue ser ainda maior com a chegada da Julie (4). Este mesmo sentimento compartilhado por Ana Paula e Gensio Mesquita da Paixo, de Goinia, que dizem estar vivendo os melhores dias de suas vidas com o nascimento de sua filha Amanda (5), no dia 3 de junho. No dia 16/7, o gerente nacional de vendas Ivan Vendramelli e sua esposa Daniela passaram pela emoo do nascimento do segundo filho, Gustavo (6). Muitas felicidades para as famlias!

Mais um ano de vida


Feliz aniversrio para a dupla Gisele Abreu, Analista de Recursos Humanos da Unidade So Jos dos Campos, e sua filha Maria Fernanda, que acaba de completar 6 anos de idade. As duas comemoram no mesmo dia, 7 de junho: Ter filhos uma ddiva de Deus. Ganh-lo no mesmo dia do seu aniversrio, presente dobrado. A felicidade inexplicvel, somente passando para entender e sentir. A sensao de comemorar o aniversrio em dobro muito boa. O olhar alegre e ansioso dela me faz, a cada ano, ter uma energia diferente para montar cada festinha, derrete-se a mame coruja.

26 | Dilogo

A hora do Sim
O cupido trabalhou bastante neste comeo de ano. Comeamos o perodo de casamentos com a unio de Michele Cantanhede (1), da Verbo Divino, e Bruno Guimares, no dia 28 de janeiro. Em fevereiro, foi a vez de Dener Cominato (2), de Jaguar, oficializar sua unio com sua amada Rafaela Falco. Em junho, Bianca Melo (3), de Macei, subiu ao altar com Wellington. Fechamos o ms de junho com o casamento de Ktia Siqueira (4), da Unidade Jaguar. Aps 9 anos de namoro, Ktia e Caio Ferrari escolheram o dia 30 de junho de 2012 para ficar eternamente marcado em suas vidas: Num dia de sol em pleno inverno, na companhia de nossos familiares, comemoramos este momento to esperado, afirma. Desejamos aos recm-casados que este seja apenas o incio de um longo perodo de felicidades e harmonia.

T alentos da casa
Descobrimos mais um talento musical na J.Macdo. Ele vem da Unidade Salvador e trabalha como Auxiliar de Produo. Ebenezer Galvo guitarrista, faz parte de uma banda de rap e participa de um projeto gospel, que j se apresentou duas vezes no programa local Universo Ax, da emissora TV Aratu. Foi uma experincia inesquecvel e motivadora, para que eu continue a persistir no meu objetivo musical, declara.

Destaques no esporte
O vendedor Eduardo Fernando Moreira, de Recife, est cheio de orgulho! Seu filho Guilherme (1) participou do Campeonato Pernambucano Infantil de Taekwondo e ganhou o ttulo de campeo na categoria infantil at 9 anos. Parabns pela conquista, Guilherme! E que venham cada vez mais medalhas.Quem pratica esportes tem mais disposio e qualidade de vida. Que o digam Ana Kcia, Magno Bastos, Ivanildo Costa, Ginaldo Borges e Tiago Melo, todos do Escritrio Central. Eles participaram da Maratona Po de Acar de revezamento, que aconteceu no dia 1 de julho, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Ana Kcia (2) participou pela primeira vez e garante que no ser sua nica maratona. E no dia 29 de julho, aconteceu a 4 Corrida P na Carreira, em Fortaleza, em que a equipe do Financeiro (3), composta por Rafael Duarte, Mateus Magalhes, Romo Jnior e Roberto Brilhante, participou na categoria 5km individual.

3
Dilogo | 27

Mquina do tempo
Veja quem faz aniversrio de tempo de empresa em junho, julho e agosto e o que acontecia no Brasil e no mundo quando eles foram contratados.

30 anos 1982
n Em maio de 1982, em um jogo da Seleo Brasileira contra a Seleo Irlandesa, o Estdio Municipal Joo Havelange foi inaugurado em Uberlndia, sendo considerado na poca o maior estdio do interior do Brasil. Neste ms, Joo Batista Moreira comeava sua carreira na J.Macdo, em Fortaleza.

20 anos 1992

Aurlio Rla, em Fortaleza; Pedro Donizete Ferreira e Juvenil Machado de Faria, em Pouso Alegre.

15 anos 1997

25 anos 1987

n Um dos mais tradicionais programas humorsticos da televiso brasileira, A Praa Nossa, fez sua estreia no SBT em maio de 1987. Neste mesmo perodo, estreavam na J.Macdo Pedro Gentil Silvestre, em So Jos dos Campos, e Jessunir Jacinto de Oliveira, em Fortaleza. No ms seguinte, Arildo de Paula Moreira ingressou na Unidade So Jos dos Campos e, em julho de 1987, Jos Adilson Beraldo chegava em Pouso Alegre.
28 | Dilogo

n Nelson Mandela, ento lder do Congresso Nacional africano, foi agraciado com o Prmio Prncipe de Astrias, na categoria Cooperao Internacional, em maio de 1992. Nesta mesma poca, Simes Filho contratava Jos Jorge Alves dos Santos e Antnio Carlos da Silva Pereira. Em junho de 1992, lderes de 180 naes participaram da ECO 92, no Rio de Janeiro. Esta conferncia teve grande importncia histrica por chamar a ateno da opinio pblica mundial, pela primeira vez, para as questes ambientais do planeta, as condies econmicas e a justia social. Tambm em junho chegavam J.Macdo: Edilson Aparecido Bernardes, em Londrina; Izaas Souza Canuto, em Macei; Walter Menezes Porto, em Fortaleza. No ms seguinte, aconteciam a 25 edio dos Jogos Olmpicos, na cidade de Barcelona. Na J.Macdo, nossa equipe ganhava reforos em Simes Filho, com a contratao de Salomo Henrique Santos, e em Salvador, com a chegada de Rogrio Azoubel. Em agosto, o vlei masculino vencia a seleo holandesa e levava a medalha de outo nas Olimpadas de Barcelona.Entraram na J.Macdo nesse mesmo perodo Marcos

n Em maio de 1997, o supercomputador Deep Blue derrota o campeo mundial de xadrez, Garry Kasparov. Na J.Macdo, o clima era de conquista para Eugnio da Silva Ogeda, contratado em Fortaleza. Em junho, Gustavo Kuerten conquistava seu primeiro ttulo de Roland Garros, aps uma campanha em que venceu trs ex-campees do torneio. Ainda em junho de 1997, comemoravam sua contratao na J.Macdo os funcionrios Jos Francisco da Rosa, em So Jos dos Campos, e Mrcio Alves Miranda, em So Paulo. No ms seguinte, a J.Macdo admitiu Rosngela dos Santos, em Pouso Alegre; Carlos Jos Filardi, em Fortaleza; e Jos Maria da Silva, em Jaguar.

10 anos 2002

n O Homem-Aranha estreou nos cinemas em maio de 2002, batendo recordes ao arrecadar, nos Estados Unidos, mais de 403 milhes de dlares e, no mundo, outros 418 milhes. Nesta poca Luiz Cludio Fernandes era admitido na Unidade Macei. Em junho de 2002, a Seleo Brasileira de Futebol conquistava seu quinto ttulo na Copa do Mundo, que aconteceu no Japo, ao vencer a Alemanha com dois gols de Ronaldo Fenmeno. Vitria tambm para Ely Samuel Silva e Marilene Forim, que ingressavam na J.Macdo, nas unidades Salvador e Londrina, respectivamente. A maior retrospectiva do pintor e escultor impressionista francs Renoir j realizada no Brasil esteve em cartaz no MASP, So Paulo, em julho de 2002, quando foram contratados Agenor Felisberto de Atade Filho, em Macei; Jos Carneiro Barroso e Carlos Ricardo de Andrade, em Fortaleza; Gilberto da Silva Alexandre, em Jaguar; e Claiton Aparecido Correa, em Londrina. Em agosto de 2002, a cantora e compositora Dona Ivone Lara

recebia o Prmio Shell de Msica. Ela autora e intrprete de sambas famosos, como Sonho meu, Sorriso Negro e Mas quem disse que eu te esqueo, alm de ser madrinha da ala dos compositores da escola de samba Imprio Serrano. Na poca, nossa equipe ganhava novos integrantes com a chegada de Jozenir Vieira dos Santos, em Simes Filho; Valdeci Ildefonso de Arruda, em Fortaleza; e Gerdson Chaves da Costa, em Macei.

5 anos 2007

n O Papa Bento XVI visita as cidades de So Paulo e Aparecida, em maio de 2007. Nesta viagem, Frei Galvo foi canonizado, tornandose o primeiro santo nascido no Brasil. Neste mesmo perodo, ingressavam no nosso time Rosiane Cazaes Piana e Rafaela Lima dos Santos, em Simes Filho; Paulo Ribeiro dos Santos, em So Jos dos Campos; e Rogrio de Sousa, em Jaguar. Em junho de 2007, o iPhone foi colocado venda nos Estados Unidos. Na J.Macdo, nossa equipe ganhava reforos com as admisses de Reinaldo Barbosa, em So Jos dos Campos; Cristiano Carlos de Oliveira e Cristiane de Jesus Amaral, em Pouso Alegre; Aristides Fabiano Amorim e Marcelo Jos Andrizzi, em So Paulo; Telma de Oliveira Braga, Luciano Conceio Vieira e Dbora Jesuna Viroli, em Simes Filho; Patrcia Castro Lavor e Luiz Otvio So-

breira Filho, em Fortaleza; e Tiago Leite Santana, em Jaguar. Julho de 2007 foi marcado pela eleio das novas sete maravilhas do mundo, que teve o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, como um dos monumentos vencedores. A votao foi uma das maiores da histria, contabilizando mais de 100 milhes de votos. O perodo foi marcante tambm para os novos admitidos na J.Macdo: Afonso Caetano e Francisco das Chagas, em Fortaleza; Marcilei de Souza Henriques e Damio Batista Teixeira, em So Paulo; Erasmo Pereira dos Santos, Eli Eustquio Miguel e Suele Queiroz dos Santos, em Jaguar; Ednei Monteiro de Souza, em Simes Filho; Marileide de Almeida Santos, em Salvador; Joaquim Rodolfo Cardoso, em So Jos dos Campos; e Luiz Gustavo Barcelos, em Pouso Alegre. No ms seguinte, a J.Macdo contratava Deize da Silva Conceio, em Simes Filho; Letcia Cardoso Alves, em Goinia; Rafaela Teles Pinheiro, em Fortaleza; Marcos Paulo dos Santos e Cislei Silva Oliveira, em Salvador; Andr Luiz dos Santos Lopes e Andr Luiz Alves Pinto, em So Jos dos Campos.
Dilogo | 29

Voc conhece o Programa de Excelncia da J.Macdo? Complete o diagrama com as palavras em destaque no texto abaixo, partindo da palavra-chave j impressa.

Seguindo os ALVOS Estratgicos de 2012 e garantindo o ALINHAMENTO com os OBJETIVOS da companhia, a J.Macdo lanou, em todas as suas FBRICAS e MOINHOS, o PROGRAMA de EXCELNCIA, que busca integrar totalmente os PROCESSOS da companhia, com as reas conversando mais entre si e com DISCIPLINA nas operaes do dia a dia. Com isso, caminharemos para sermos referncia na indstria alimentcia, maximizando e sustentando RESULTADOS de qualidade, com CUSTOS*BAIXOS e melhoria no ATENDIMENTO ao cliente. Para conseguir esse resultado, o programa trabalha atravs de PILARES que norteiam as decises e a OPERACIONALIZAO:
GENTE Garantir o suporte a gesto de PESSOAS nas unidades, de forma a aumentar o engajamento e melhorar cada vez mais os resultados e o CLIMA da organizao. SEGURANA Garantir a integridade das nossas pessoas com base no atendimento aos requisitos legais. QUALIDADE Disponibilizar as FERRAMENTAS necessrias para entregar resultados sustentveis atravs de processos e procedimentos padres.. MEIO*AMBIENTE garantir a gesto ambiental de acordo com as normas internas e a LEGISLAO sobre o assunto. MANUTENO Garantir a con abilidade e a disponibilidade dos equipamentos, utilizando rotinas de planejamento e check. GESTO*LEAN / Gesto Garantir o elo entre meios e resultados, o planejamento de longo prazo e a execuo. Com esses elementos em harmonia, teremos custos reduzidos, melhoria na qualidade e no atendimento ao CLIENTE, resultando na excelncia nas operaes.

U A

D A

S E G U R A N A

Soluo
C Q U A L I D A D E I G M E S S O A S A T E N M T E X C E E D P I I R O C U S T O S * B A I L C C A I I E M O B E P S B N L S I T I O P E R A C E N S N A T R E S U L T L J I A O E E F D O T I A N A L V O S M O I A N U T L E G I N A O O F A N P R T O A B S R L I A C G E S T O O * L E A S N

30 | Dilogo

N D

X O

P S I E L G R A M A U R R E A S N H O S A

Programa de

E R R A M E L I I M E N T O H N C I A M E S N T V O S

As receitas seguem uma tradio. H 30 anos, todo mundo que prova ama.

Com as misturas para bolo Dona Benta, suas receitas ficam mais saborosas, fofinhas e com gostinho de bolo caseiro. Experimente um dos 16 sabores, entre bolos e pes, e aproveite para conhecer a nova embalagem, agora muito mais moderna.
www.donabenta.com.br

Receita de carinho

enne matriciana para:


Receber o genro

Receber a amiga

Receitas em: www.petybon.com.br

O gourmet do dia a dia.

S-ar putea să vă placă și