Sunteți pe pagina 1din 11

CELEBRAO: DZIMO E PARTILHA RESPONSABILIDADE DOS CRISTOS

CELEBRAO: DZIMO E PARTILHA

COM.: Reunidos e unidos na mesa da Palavra e da Eucaristia, Deus nos chama a viver integralmente a partilha do Evangelho, que se expressa tambm pelo dzimo ofertado. O dzimo , a um s tempo,sinal de nossa gratido a Deus, do nosso ser Igreja e da nossa participao comunitria. do compromisso com o dzimo que a Igreja poder viver e sustentar com dignidade sua misso pastoral, social e evangelizadora. Dzimo fora comunitria, compromisso com a vida, testemunho de f que se traduz na partilha consciente e livre de pequena parcela dos bens necessrios ao nosso sustento. por isso que vamos agora dar inicio a esta celebrao, cantando.
(Procisso de entrada com a equipe paroquial do dizimo e com os cartazes que logo mais ajudaro a louvar a Deus). Frases para cartazes: Dzimo: Experincia de f; Dzimo: uma ao transformadora; Dzimo: Conscincia de Igreja).

Ritos Iniciais

CANTO DE ENTRADA
CD: DZIMO PARTILHA

1. Tem que ser agora, / j chegou a hora da condiviso. / Deus Pai da gente,/ fez-nos diferentes, mas nos quer irmos.

Refro: Eu sou dizimista, eu sou. / Vou ser dizimista, vou./ Vamos partilhar o que Deus nos d, / todo nosso amor (bis). 2. Oh! Que maravilha, festa da partilha, sem obrigao. Deus e Pai bondoso, / to generoso, multiplica o po. 3. Os irmos carentes,/ pobres e doentes, se alegraro, / quando a nossa oferta / for de mo aberta, for de corao.

ACOLHIDA PR.: Irmos e irms, o Senhor da vida. da misericrdia, do amor e da fraterna partilha que hoje nos rene. Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo! AS.: Amm!

PR.: O Deus da esperana, que nos cumula sempre de alegria, paz e amor, esteja sempre com todos vocs! AS.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

ATO PENITENCIAL (Cantado) PR.: A vida, a alma de uma comunidade de f est na disposio e na participao gratuita de cada um. Peamos perdo ao Senhor porque, muitas vezes, medimos e pesamos tudo, quando a necessidade a partilha (pausa). Porque temos a certeza de que nosso Deus sempre est disposto a nos perdoar, cantemos o perdo.

1. Senhor, vs sois o caminho, / guiai-nos ao Pai com carinho. I De ns tende piedade, / Senhor, tende piedade! 2. Cristo, sois a verdade. / Enchei-nos de caridade. / De ns tende piedade, Cristo, tende piedade! 3. Senhor, vs sois nossa vida,/ buscais a ovelha percida. / De ns tende piedade, / Senhor, tende piedade!

PR.: Deus, Pai cheio de amor e de bondade, tenha compaixo de ns, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. AS.: Amm!

HINO DE LOUVOR

(Cantado)

PR: Agora o momento do louvor. Louvemos a Deus por semear a solidariedade entre ns, tornando-nos comprometidos com o amor partilhado

na vida da nossa comunidade. Recebamos entre ns os cartazes que nos ajudaro a tornar mais intenso o nosso louvor.
Refro: Nos te glorificamos, Senhor/: nosso Deus, nosso Pai e nosso Criador. 1. Ns te louvamos, porque repartes conosco teus bens. / Pede-nos pra repartir os nossos dons tambm. , Ns a ti bendizemos, I por tua santa Palavra. Ela que nos orienta pra sermos fiis partilha. / E ns te adoramos, porque s nosso Deus. /: Nos convidas a construir na terra o reino dos cus.

PR.: OREMOS (pausa): Deus,que em cada uma das Igrejas da terra manifestais a Igreja una, santa, catlica e apostlica, concedei nossa comunidade, unida ao seu pastor e reunida no Esprito Santo pelo Evangelho e a Eucaristia, representar a universalidade do vosso povo e ser no mundo o sinal e o instrumento da presena do Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Esprito Santo. AS.: Amm!

Liturgia da Palavra

I LEITURA (Ml 3.10-12) COM.: A bno de Deus uma resposta de amor aos que experimentam e vivem a generosidade.

Leitura do Livro do Profeta Malaquias. Tragam o dzimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Faam essa experincia comigo diz Jav dos exrcitos. Vocs ho de ver, ento, se no abro as comportas do cu, se no derramo sobre vocs as minhas bnos de fartura. "Acabarei com as pragas das plantaes, para que elas no destruam os frutos da terra nem devorem a vinha no campo diz Jav dos exrcitos. Todas as naes chamaro vocs de felizes, pois vocs ho de ser um pas de delcias diz Jav dos exrcitos. Palavra do Senhor. AS.: Graas a Deus!

SALMO DE RESP. 111 (Cantado) Refro: Feliz o homem que teme ao Senhor. / Feliz aquele que tem amor (bis). 1. Feliz aquele que tem piedade dos outros e empresta, /e que dirige os seus negcios com justia. / Quem bom nunca fracassar, / e ser lembrado para sempre. 2. Ele generoso e reparte com os pobres, / e sua bondade nunca falha. / Os maus vem e ficam com raiva. / A esperana dos maus d em nada.

II LEITURA (2Cor 9,7-15) COM.: So Paulo prope que os cristos sigam o impulso do corao sem tristeza nem constrangimento, para que a doao seja plena.

O Leitura da Segunda Carta de So Paulo aos Corntios. Irmos, d cada um conforme tiver decidido em seu corao, sem pesar nem constrangimento; pois Deus "ama quem d com alegria". Deus poderoso para vos cumular de toda sorte de graas, para que, em tudo, tenhais sempre o necessrio e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, como est escrito: "Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justia permanece para sempre". Aquele que d a semente ao semeador e lhe dar o po como alimento, ele mesmo multiplicar as vossas sementes e aumentar os frutos da vossa justia. "Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espcie de liberalidade, que, atravs de ns, resultar em ao de graas a Deus. Com efeito, a execuo deste servio sagrado no s prov s necessidades dos santos, mas tambm faz que se multipliquem as aes de graas a Deus. Experimentando os efeitos dessa obra de caridade, eles glorificam a Deus por vossa obedincia na profisso do evangelho de Cristo e pela generosidade da vossa partilha com eles e com todos. E as suas oraes por vs mostram a grande afeio que eles vos tm, por causa da graa superabundante que Deus vos concedeu. Graas sejam dadas a Deus, pelo seu dom inefvel. Palavra do Senhor. AS.: Graas a Deus!

ACLAMAO AO EVANGELHO COM.: Caminhando com Jesus em misso, os discpulos tinham se esquecido de levar pes e ficaram preocupados. Jesus ento lhes diz que preciso confiar na partilha: tudo o que se reparte torna-se at mais do que suficiente.
Refro: Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia (bis). 1. Cada um partilhe conforme o impulso do seu corao, / pois Deus ama quem reparte com alegria.

EVANGELHO (Mc 8, 14-21) PR.: O Senhor esteja convosco! AS.: Ele est no meio de ns! PR.: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos. AS.: Glria a vs, Senhor!

Naquele tempo, os discpulos tinham se esquecido de levar pes. Tinham consigo na barca apenas um po. Ento Jesus os advertiu: "Prestai ateno e tomai cuidado com

o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Os discpulos diziam entre si: " porque no temos po". Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de po? Ainda no entendeis nem compreendeis? Vs tendes o corao endurecido? Tendo olhos, vs no vedes, e tendo ouvidos, no ouvis? No vos lembrais de quando reparti cinco pes para cinco mil pessoas? Quantos cestos vs recolhestes cheios de pedaos?". Eles responderam: "Doze". Jesus perguntou: "E quando reparti sete pes com quatro mil pessoas, quantos cestos vs recolhestes cheios de pedaos?". Eles responderam: "Sete". Jesus disse: "E vs ainda no compreendeis?" Palavra da Salvao. AS.: Glria a vs, Senhor!

PROFISSO DE F

ORAO DA ASSEMBLIA PR.: Agora o momento das nossas preces. Cristo modelo de fidelidade e nos ensina que a partilha fraterna parte do testemunho e exemplo de todos os seus seguidores.

1 - Por toda a Igreja, o Papa (....) os bispos, sacerdotes, religiosos/as, leigos/as, para que consigam testemunhar sempre a fraternidade e entusiasmem todos os fiis a fim de que vivam a justa partilha, rezemos. AS.: Senhor, dai-nos um corao generoso! 2 - Para que todos ns, cristos, assumamos nossa f e ajudemos nossa Igreja a ter maior compromisso com as necessidades humanas, a exemplo de Jesus, rezemos. 3 - Para que assumamos o dzimo como princpio de fidelidade a Deus, Igreja e aos irmos excludos da sociedade, rezemos. 4 - Por aqueles que vivem fechados em seu egosmo, para que se abram solidariedade e partilha, rezemos.

PR.: Deus de bondade, com o dzimo manifestamos nossa comunho convosco. Acolhei as preces que dirigimos a vs e convertei-as em entusiasmo e ardor missionrio por nossa Igreja e pelo Reino. Isto vos pedimos por Cristo, nosso Senhor. AS.: Amm!

Liturgia Sacramental

PREPARAO DAS OFERTAS COM.: Todos os dzimos da terra so propriedade do Senhor, nos diz o Livro do Levtico (Lv 27,32). Apresentamos agora, na procisso das oferendas, os benefcios que o dzimo pode trazer e traz s comunidades da Igreja: formao de lideranas; promoo humana; a partilha, o compromisso na manuteno da comunidade; novas tcnicas e metodologias modernas na evangelizao e catequese; condio para que ministros e lideranas tenham mais tempo de entrar em intimidade com Deus na orao pessoal.
(Smbolos que podem ser usados: texto de formao, carteira de trabalho, cesta com alimentos e frutas, fita de vdeo, vela e Bblia).

Refro: Muito obrigado, Senhor,/ pelos bens da criao. /: Vimos com amor ofertar, / os dons partilhar, doar ao irmo. 1. Senhor, aqui ofertamos / vidas sofridas que temos, /: fadiga, tempo e trabalho, / graas de ti recebemos. 2. Senhor, aqui ofertamos / vinho unido ao po, /: semente de esperana, / fruto de paz neste cho. 3. Senhor, aqui ofertamos / nosso clamor de justia. /: Queremos ser solidrios, / livres de toda a cobia.

PR.: Orai, irmos e irms... AS.: Receba o Senhor por tuas mos este sacrifcio, para a glria de seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja!

(Sobre as oferendas) PR.: CELEBRANDO, Pai, o memorial do imenso amor do vosso Filho, ns vos imploramos que os frutos de sua obra redentora, pelo ministrio da vossa Igreja, sirvam para a salvao de todo o mundo. Por Cristo, nosso Senhor. AS.: Amm!

ORAO EUCARSTICA - Vl-D (Missal, pg. 860) PR.: O Senhor esteja convosco! AS.: Ele est no meio de ns! PR.: Coraes ao alto!

AS.: O nosso corao est em Deus! PR.: Demos graas ao Senhor, nosso Deus! AS.: nosso dever e nossa salvao!

PR.: Na verdade, justo e necessrio, nosso dever e salvao dar-vos graas, sempre e em todo o lugar, Pai misericordioso e Deus fiel. Vs nos destes vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor. Ele sempre se mostrou cheio de misericrdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados. Com a vida e a palavra anunciou ao mundo que sois Pai e cuidais de todos como filhos e filhas. Por essa razo, com todos os anjos e santos, ns vos louvamos e bendizemos, e proclamamos o hino de vossa glria, cantando (dizendo) a ; uma s voz: AS.: Santo, Santo, Santo...

PR.: Na verdade, vs sois santo e digno de louvor, Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, bendito o vosso Filho, presente no meio de ns, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discpulos, eie nos revela as Escrituras e parte o po para ns. AS.: O vosso Filho permanea entre ns! PR.: Ns vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Esprito Santo para santificar estes dons do po e do vinho, a fim de que se tornem para ns o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. AS.: Mandai o vosso Esprito Santo! PR.: Na vspera de sua paixo, durante a ltima Ceia, ele tomou o po, deu graas e o partiu e deu a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO O MEU CORPO. QUE SER ENTREGUE POR VS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele, tomando o clice em suas mos. deu graas novamente e o entregou a seus discpulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE E O CLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANA, QUE SER DERRAMADO POR VS E POR TODOS, PARA REMISSO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM.

PR.: Eis o mistrio da f! AS.: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreio. Vinde, Senhor Jesus!

PR.: Celebrando, pois, Pai santo, a memria de Cristo, vosso Filho, nosso Salvador, que pela paixo e morte de cruz fizestes entrar na glria da ressurreio e colocastes vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor at que ele venha e vos oferecemos o po da vida e o clice da bno. Olhai com bondade para a oferta da vossa Igreja. Nela vos apresentamos o sacrifcio pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que, pela fora do Esprito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos. AS.: Aceitai, Senhor, a nossa oferta! PR.: Senhor Deus, conduzi a vossa Igreja perfeio na f e no amor, em comunho com o nosso Papa N., O nosso Bispo N., com todos os Bispos, presbteros e diconos e todo o povo que conquistastes. AS.: Confirmai o vosso povo na unidade! PR.: Dai-nos olhos para ver as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmos e irms; inspirai-nos palavras e aes para confortar os desanimados e oprimidos; fazei que, a exemplo de Cristo e seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no servio a eles. Vossa Igreja seja testemunha viva da verdade e da liberdade, da justia e da paz, para que toda a humanidade se abra esperana de um mundo novo. AS.: Ajudai-nos a criar um mundo novo! PR.: Lembrai-vos dos nossos irmos e irms (N. e N.), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja f s vs conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreio, a plenitude da vida. AS.: Concedei-lhes, Senhor, a luz eterna! PR.: Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinao terrestre, chegarmos todos morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunho com a bemaventurada Virgem Maria, com os Apstolos e Mrtires, (Santo do dia ou Patrono) e todos os Santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. AS.: Amm!

PAI-NOSSO PR.: Rezemos, com amor e confiana, a orao que o Senhor Jesus nos ensinou. AS.: Pai nosso que estais nos cus, santificado seja...

PR.: Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericrdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperana, aguardamos a vinda do Cristo Salvador. AS.: Vosso o reino, o poder e a glria para sempre! PR.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No olheis os nossos pecados, mas a f que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vs, que sois Deus, com o Pai e o Esprito Santo! AS.: Amm!

PR.: A paz do Senhor esteja sempre convosco! AS.: O amor de Cristo nos uniu! PR.: Como filhos e filhas do Deus da paz, saudai-vos com um gesto de comunho fraterna!

AS.: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns! (bis) Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz! PR.: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! AS.: Senhor, eu no sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!

CANTO DE COMUNHO
1. Ningum pode calar a voz,/ ningum pode forjar a razo./ Ningum pode conter de novo/ o grito do povo faminto de po. Refro: Se entre ns j existe a partilha,/ entremos na fila do amor comunho(bis).

2. Senhor, tantos braos fechados/ poderiam se abrir, dar as mos. / Quantos lbios to mudos, cerrados,/ no querem falar, defender o irmo. 3. Senhor, tantos trabalhadores/ e outros tantos sem ocupao, esperando trabalho e salrio,/ o pobre e operrio a viver de iluso: 4. meu Deus, h mulheres sofrendo,/ h crianas na rua sem po,/ e a Igreja se faz solidria,/ na prece diria, convida ao.

PR.: OREMOS (pausa): Floresam, Deus, nesta vossa Igreja e permaneam at o fim a integridade da f, a santidade dos costumes, a caridade fraterna e a

religio verdadeira. E jamais deixeis de proteger os que alimentais com vossa palavra e com o corpo do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. AS.: Amm!

Ritos Finais NOSSA RESPOSTA PALAVRA DE DEUS ORAO DO DZIMO


Deus, Pai de amor, que tudo nos ds com generosidade: Obrigado pela vida, pelos sonhos e realizaes que teu amor nos faz experimentar. Obrigado porque ests presente em nossos projetos, quando vislumbramos que a vida um dom a ser partilhado. Pedimos-te, Pai, que volvas o nosso corao para a fraterna partilha do dzimo, e abras a nossa conscincia para o compromisso cristo da solidariedade. Que nosso dzimo seja suporte para alimentar uma Igreja que seja humana, divina e missionria. Amm.

CANTO DE AO DE GRAAS

Refro: o dzimo, Senhor, / que nos mostra com certeza / gratido ao Criador, / compromisso na Igreja (bis). 1. Nada me falta em meu caminhar/: o Senhor abenoa a quem aprendeu a partilhar.

2. Vem ser dizimista na comunidade, /: caminho seguro de verdadeira fraternidade.

CANTO FINAL

Refro: Com Maria, me do Terceiro Milnio,/ com Maria, esperana dos pequenos (bis).
1. Tu s a glria de Jerusalm, / tu s a alegria do meu povo. / Humilde, corajosa e operante,/ Maria inaugura um tempo novo. 2. Tu s seguro porto aos navegantes, / e vais com a graa e paz enriquecendo./ Tu s Maria, o lrio entre espinhos, / teu norrie como leo escorrendo. 3. Rainha de estrelas coroada, / Maria aponta o tempo do perdo. / Tu s sade certa

dos doentes, / s forte, tu venceste o drago.

S-ar putea să vă placă și