Sunteți pe pagina 1din 33

Universidade do Vale do Itaja Campus VI - So Jos Curso: Administrao Professora: Karin C.

Siqueira Ramos

APOSTILA DE LOGSTICA

Aluno:

CAPTULO 1 INTRODUO LOGSTICA


Tudo comea com a rvore que cresce, depois com a madeira cortada, mais tarde com o transporte, depois armazenamento e, ainda longe do destino final, com a transformao em pasta. Vir o papel, que transportado e armazenado, se encontrar algures, pronto para impresso. E depois distribuio. assim que o leitor compra o jornal. No princpio o eucalipto. No fim a informao. Numa mistura de fluxos, das mais explosivas, entre o produto e a informao. (Carvalho, 1999) O que ela estuda? Como prover melhor nvel de rentabilidade nos servios de distribuio aos clientes e consumidores, atravs de planejamento, organizao e controle efetivos para as atividades de movimentao e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Definies: A logstica empresarial trata de todas as atividades de movimentao e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisio da matria prima at o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informao que colocam os produtos em movimento, com o propsito de providenciar nveis de servio adequados aos clientes a um custo razovel.
(Ballou, Logstica Empresarial, p. 24)

A logstica o processo de gerenciar estrategicamente a aquisio, movimentao e armazenagem de materiais, peas e produtos acabados (e os fluxos de informaes correlatas) atravs da organizao e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura atravs do atendimento dos pedidos a baixo custo .
(Christopher, Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, p. 2)

Meta: Reduzir o lead time entre o pedido, a produo e a demanda, de modo que o cliente receba seus bens e servios no momento que desejar, com suas especificaes predefinidas, o local especificada e, principalmente, o preo acordado.

Importncia:

Toda empresa (produo/servios) executa atividades logsticas


procuram profissionais com essa formao; Grande tendncia de crescimento da rea.

Razes para a crescente influncia da Logstica: Cresce no de alternativas para atender padres de custo e servios;

Ameaa de falta de energia;

Alta combustvel (crise petrleo);

Gesto ambiental (falta de matria prima natural);

nfase na administrao eficiente de estoques;

Cresce envolvimento de rgos federais/estaduais em questes de transporte e administrao de mercadorias.

Evoluo da Logstica: At anos 50: Atividades tipicamente logsticas eram divididas pela administrao: gerao de conflitos de objetivos e responsabilidades. No se falava em nvel de servio nem de satisfao do cliente.

Com 2a. Guerra Mundial (1945) comearam a ser desenvolvidos


conceitos logsticos (ainda sem esse nome) indstrias alimentcias foram pioneiras. Distribuio fsica pouco valorizada, sendo o marketing (consumo) mais focado. Shaw (1912) e Clark (1922) j diferenciavam atividades de distribuio, porm s em teoria e valorizavam as

Dos anos 50 at os 70: Distribuio Fsica ainda pouco valorizada, dando maior importncia compra e venda. Condies econmicas e tecnolgicas favorveis ao desenvolvimento da logstica: o Mudana atitude dos consumidores e Mudanas Populacionais o Presso por custos nas indstrias o Avanos computacionais o Experincia militar Incio dcada 60: logstica fazendo parte de estudos acadmicos.

Fim dcada 60: criado o National Council of Phisical Distribution Management

Aps 1970: Crescimento da competio mundial e falta de MP de boa qualidade.

Mudana de enfoque: marketing melhor administrao de


suprimentos. Cresce interesse em produtividade, controle de custos e qualidade.

Maior ateno dada s compras Administrao de Materiais Logstica saiu da teoria para a prtica LOGSTICA INTEGRADA.
Mudana do conselho para Institute of Materials Management e depois para Institute of Logistics. Por ser uma atividade que requer grande capital investido, as empresas estaro CONTINUAMENTE procurando tanto a reduo dos custos logsticos quanto o aumento da produtividade (e por isso o conhecimento das atividades logsticas importante).

Atividades Envolvidas Atividades Primrias As de maior importncia para o atendimento dos objetivos logsticos e as que tm MAIOR influncia nos CUSTOS

Transportes (DF e AM)


1/3 a 2/3 dos custos logsticos tarefa de movimentao de MP ou produto acabado envolve decidir qual meio, o roteiro e capacidade dos veculos agrega valor de LUGAR (entrega produto / servio)

Manuteno de Estoques (DF e AM)


1/3 a 2/3 dos custos logsticos

tarefa de manter estoques em nveis aceitveis envolve balancear estoque baixo c/ disponibilidade agrega valor de TEMPO (espera produto / servio)

Processamento de Pedidos (DF e AM)


custos baixos mas essencial para cumprir misso tarefa de processar correta e rapidamente pedidos clientes agrega valor de TEMPO

CLIENTE

FBRICA

DISTRIBUIO

Essas 3 so essenciais para se cumprir a misso logstica que prover servio por conseguir mercadorias para os clientes quando e onde eles quiserem. Atividades de Apoio armazenagem (DF e AM) manuseio de materiais (DF e AM) embalagem de proteo (DF e AM) obteno (AM) programao do produto (DF) manuteno de informao (DF e AM)

O Lugar da Logstica na Empresa

Produo

Logstica

Marketing

Produo: formao produto / servio visando mnimo custo unitrio de produo Marketing: gerar lucros Logstica + Marketing: formao de preos tem componentes geogrficos (L) e competitivos (M) Logstica e Produo: compras com custo e qualidade (P) aceitveis em fontes (L) bem localizadas e a tempo aceitvel de entrega (L) UTILIDADE Forma: valor agregado ao produto atravs da manufatura/produo/montagem Posse: valor agregado pela simples aquisio do produto Local: valor agregado ao produto atravs do transporte Tempo: valor agregado ao produto atravs da entrega no prazo

A Logstica como Vantagem Competitiva Atravs da logstica pose-se alcanar, em termos de preferncia dos clientes, uma posio superior a dos concorrentes. No imaginar que sucesso duradouro, nem que bons produtos vendero sempre. Obtm mais lucro hoje quem produz a custos menores (vantagem em produtividade) ou oferece produto com maior diferenciao (vantagem em valor).

1) Vantagem em Produtividade Melhor utilizao da capacidade produtiva da empresa Reduo de estoques, compras mais vantajosas, racionalizao dos transportes, eliminao de desperdcios. 2) Vantagem em Valor Proporcionar servio personalizado, melhorando relao com o cliente (atendimento emergencial, servios ps-venda, prazos confiveis...) Diferenciar produtos de acordo com o segmento do mercado (clientes so diferentes, logo tm expectativas diferentes)

BB: commodity (no h marcas,compra por necessidade, logo o + barato) BA ou AB: vantagem em um nvel ou em outro AA: META de toda empresa, LDER de mercado As organizaes que sero lderes de mercado no futuro sero aquelas que procuraro e atingiro os picos gmeos de excelncia: conseguiro tanto a liderana de custos quanto liderana de servios.

CAPTULO 2 O SISTEMA LOGSTICO


SISTEMA: conjunto de itens conectados que operam junto; conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades. A viso de sistema extremamente importante para a Logstica. Diferentes setores da empresa, como marketing, produo, transporte e finanas, tm objetivos diferenciados e muitas vezes conflitantes. Para ver um sistema como um TODO, no basta somente conhecer suas partes, mas tambm as relaes (Causa e efeito) entre os elementos que formam o sistema (chamados SUB-SISTEMAS). Caractersticas Importantes dos Sistemas 1) O sistema formado por componentes que interagem. 2) Quando o sistema est otimizado, os componentes tambm o esto. 3) Todo sistema tem, pelo menos, um objetivo. 4) A avaliao do desempenho de 1 sistema exige medidas de desempenho. 5) Sistemas criados pelo homem requerem planejamento. 6) A manuteno do nvel de desempenho requer controle permanente. 7) O Sistema interage com o ambiente.

10

Componentes do Sistema Logstico 1. Administrao de Materiais (Suprimento)

Inicio da Logstica Pouco interesse em suprimentos Custos de movimentao de suprimentos menor que o de distribuio Dificuldades na determinao do local de suprimentos Objetivo Geral Gerenciar as atividades de movimentao e estoques visando o abastecimento da organizao Objetivo Especfico Prover o material certo no local de operao certo, no instante correto e em condies utilizveis a um custo mnimo Ciclo de Suprimento Usual Necessidades

Ordens de Compras

Seleo de fornecedores (preo / qualidade / entrega)

Preparao da Ordem

Entrega realizada

Recepo e inspeo da qualidade

Colocao no estoque Principal Atividade = Obteno (Aquisio) Para o administrador da logstica a programao da produo a demanda a ser atendida.

11

O programador de produo necessita de informaes confiveis sobre os tempos de ressuprimento para garantir que o planejamento do suprimento fsico seja feito com preciso razovel. Decises Importantes para a Obteno Quantidades a serem adquiridas

Programao das obtenes

Localizao das fontes de suprimento

Forma fsica das mercadorias

Outras Consideraes Compra especulativa e antecipada

Fazer ou comprar

Mltiplos fornecedores

Disposio de excessos

Servios de emergncia

Preos

12

2.

Produo

determinar detalhadamente quando, onde, quanto e principalmente COMO produzir, isto , o planejamento do sistema produtivo para atender as necessidades de venda. 3. Distribuio Fsica

Objetivo Geral Servir a demanda pelos produtos e/ou servios que a firma oferece Objetivo Especfico Prover o material certo, no local desejado, no instante correto e em condies adequadas a um custo mnimo Basicamente tem-se 2 tipos de mercado a quem distribuir: Usurios finais ou consumidores industriais

Intermedirios

Decises Importantes quanto Distribuio 1. Nvel Estratgico: Como deve ser o sistema de distribuio?

2. Nvel Ttico: Como pode o sistema de distribuio ser usado da melhor forma?

3. Nvel Operacional: Vamos fazer as mercadorias sarem!!

13

Distribuio Fsica + Marketing DF contribui para alcanar objetivo do marketing = gerar lucro Para obter lucro o marketing visa: obter demanda e atender demanda Como DF contribui para isso? Disponibilidade Variedade Pronta-entrega Atendimento correto dos pedidos

Distribuio Fsica + Produo Produo e movimentao de bens interagem. Como? 1. Programao de ordens de ressuprimento dos armazns. 2. Definio da carga de produo das fbricas. Cadeia Estratgica do Sistema Logstico PLANEJAR Planejamento da Demanda e Suprimento

COMPRAR Gerenciamento de Fontes de Suprimento

FAZER Manufatura e Operaes

MOVER Transporte e Distribuio

VENDER Gerenciamento de Clientes e Ordens

14

O Gerenciamento do Sistema Logstico: misso e objetivos O Gerenciamento Logstico o meio pelo qual as necessidades dos clientes so satisfeitas atravs da coordenao dos fluxos de materiais e informaes que vo do mercado at a empresa, suas operaes e posteriormente para seus fornecedores. Misso: planejar e coordenar todas as atividades necessrias para alcanar nveis desejveis dos servios e qualidade ao custo mais baixo possvel. Integrao Interna: FABRICAO X MARKETING Integrao Externa: FORNECEDORES E CLIENTES (cadeia de suprimentos) Objetivos: alcanar vantagem competitiva, ligando o mercado, a rede de distribuio, o processo de fabricao e a atividade de aquisio, de tal modo que os clientes sejam servidos com nveis cada vez mais altos, ainda assim mantendo os custos baixos. DESAFIOS: Para a Administrao de Materiais integrar e coordenar o fluxo de materiais de vrios fornecedores, inclusive estrangeiros. Para a Distribuio Fsica gerenciar a distribuio para vrios intermedirios, com caractersticas diferentes. CUIDADO: rpida volatilidade Tornar o Sistema Logstico + flexvel e sensvel a mudanas rpidas. Como? 1. Evitando grandes estoques 2. Diminuindo no de fornecedores, tornando-os parceiros 3. Coordenar bem a cadeia de suprimentos 4. Melhorar sistemas de informao 5. Ver os componentes do sistema logstico globalmente

15

Nos mercados de hoje, somente sero premiadas aquelas empresas que forem capazes de proporcionar valor adicionado em escalas de tempo cada vez menores. Desafio: Logstica para uma Empresa Global

16

CAPTULO 3 NVEL DE SERVIO AO CLIENTE Misso do Sistema Logstico: Planejar e coordenar todas as atividades necessrias para alcanar nveis desejveis dos servios e qualidade ao custo mais baixo possvel. Mudana na Viso do Nvel de Servio (NS): Passado Produto, Preo, Promoo (de promover) e Praa (local) NS tratado somente pelo pessoal de vendas Hoje No h mais tanto o poder da marca (substitutos) O NS ao cliente o diferencial dos concorrentes Oferta total = produto em si + pacote de servios Na prtica as empresas vem o NS de diferentes maneiras: Tempo necessrio para a entrega de um pedido Disponibilidade do material em estoque Pontualidade na entrega de materiais

O que Nvel de Servio ao Cliente? ...refere-se especificamente cadeia de atividades que atendem as vendas, geralmente se iniciando na recepo do pedido e terminando na entrega do produto ao cliente e, em alguns casos, continuando com servios ou manuteno do equipamento ou outros tipos de apoio tcnico. (Blanding, 1974 apud Ballou, 1995) Mais simplesmente: Fornecer utilidade de tempo e lugar na transferncia de mercadorias e servios entre o comprador e o vendedor. O produto oferecido por qualquer empresa pode ser descrito por seus preos, qualidade e servio.

17

Componentes do Nvel de Servio Elementos de pr-transao Elementos de transao Elementos de ps-transao

Alguns elementos so mais importantes que outros, em cada caso e para cada mercado especfico. (Exemplo: fornecedores da Nissan) Nvel de Servio X Vendas Muito difcil medir essa relao Compradores so sensveis ao servio que recebem de seus fornecedores

Nvel de Servio X Custos Alto nvel de servio caro para se manter deve-se procurar o melhor nvel de servio dentro dos limites razoveis de custo. Se a maximizao do lucro for o objetivo, ento se deve optar por oferecer o nvel de servio onde haja a maior diferena entre as vendas e os custos logsticos. (Exemplo: Distribuidora de peas Central Televison)

18

NS Oferecido X NS Desejado Como medir o NS oferecido? Computar entrada e sada dos pedidos para calcular mdia e variabilidade do ciclo do pedido Aplicar questionrios com clientes sobre o pedido em si e sobre o atendimento (disponibilidade de estoque, % itens em falta em um pedido, tempo entrega) Como medir o NS desejado? Argir o pessoal de vendas do produto / servio Enviar questionrio ou fazer entrevistas pessoais com clientes

COMPARAR resultados e sugerir MUDANAS Verificar DIFERENAS SIGNIFICATIVAS na demanda


Prioridades de Servio De acordo com Christopher, a melhor maneira de gerenciar o NS do produto pela considerao da margem de contribuio para o lucro e do giro do estoque de cada produto individualmente.
vendas anuais estoque mdio anual

GE =

Regra de Pareto ou Regra 80 20 Clientes e Produtos A: 20% em n com 80% dos lucros Clientes e Produtos B: 50% em n com 15% dos lucros Clientes e Produtos C: 30% em n com 5% dos lucros Relacionando produtos e clientes (Regra 80-20): a maior parte dos negcios depende de POUCOS clientes que compram POUCOS produtos de ALTA lucratividade. Anlise do aluno sobre os grficos da Regra de Pareto:

19

20

Padres de Servio Combinao entre o NS desejado e o NS oferecido servio. Christopher indica reas onde os padres so essenciais:

Negociao dos padres de

Ciclo do Pedido Disponibilidade de Estoque Restries de Tamanho do Pedido Facilidade de Colocao do Pedido Freqncia de Entrega Confiabilidade de Entrega Qualidade da Documentao Procedimento para Reclamaes Pedidos Entregues Completos Suporte Tcnico Informao sobre Posio dos Pedidos

Pontualidade =

pedidos entregues completos na data combinada total pedidos entregues

Ballou alerta: Para criar padres, eles devem ser definidos com detalhe suficiente, em termos de produtos ou rea geogrfica, de forma a apontar claramente ineficincias ou erros grosseiros, e no podem ser demasiado detalhados, de forma que atrapalhem a administrao.

21

22

CAPTULO 4 A Importncia do Transporte para a Logstica


Transporte = movimento de cargas e de pessoas, podendo incluir o sistema para distribuio de intangveis Transporte = atividade PRIMRIA da logstica Um bom sistema de transportes garante: Aumento da competitividade

Economias de escala na produo

Reduo de preos das mercadorias

Principais cuidados: Atrasos e avarias; Oscilaes nos prazos de entrega; Poltica de estoques; Equipamentos para carga e descarga.

1.1. Viso Geral Transporte: ...um sistema tecnolgico e organizacional que tem como objetivo transferir pessoas e mercadorias de um lugar para outro com a finalidade de equalizar o diferencial espacial e econmico entre demanda e oferta (HAYUTH apud PORTO e SILVA, p. 43, 2000) como fazer uma mercadoria sair do seu ponto de origem (...) para aquele que a est remetendo, e ser entregue no seu destino (...) de forma mais conveniente, ao menor tempo, custo adequado, e com o menor ou nenhum tipo de problema, utilizando-se dos mais adequados meios disposio para este fim (KEEDI, 2001, p. 25)

23

Transporte de carga: atividade de circulao de mercadorias, de um ponto a outro de um territrio, podendo ser nacional ou internacional (KEEDI e MENDONA, p. 27, 2000) Uma boa logstica de transportes depende essencialmente da correta opo dos modais de transporte, das operaes disponveis e viveis e das agncias de transporte que facilitam e coordenam essas movimentaes R................ F................. H................ A................ D................

Incio do sistema de transportes e sua evoluo Trao humana Trao animal Uso de troncos no transporte hidrovirio XVIII - barco e trem a vapor Fins XIX indstria automobilstica Incio XX avio Hidro 17 16,1 Hidro 0 Duto 3 20,4 Metro 0,62 Outros (areo) 4 0,4 Areo 2,52

Movimentao de mercadorias e passageiros % carga Rodo Ferro BR 54 21 EUA 25,7 37,4 Fonte: Porto e Silva, 2000 % passageiros Rodo BR 96,1 Fonte: GEIPOT, 1998 Ferro 0,83

24

a) Modal Hidrovirio (Aquavirio) Martimo

Fluvial

Lacustre

Problemas: ALTO custo no porto + BAIXA produtividade Soluo: privatizar ou investir + melhorar leis porturias b) Modal Rodovirio Nacional ou internacional Ligao porta-a-porta Transporte de qualquer produto

c) Modal Areo Nacional ou internacional Vias areas de trnsito + vias terrestres de carga/descarga Transporte de qualquer produto (limite de quantidade) Bom para cargas de alto valor e perecveis

d) Modal Ferrovirio Nacional ou internacional Transporte de qualquer produto

25

Qual modal escolher? Custo Tempo de entrega Tempo em trnsito Perdas e danos Versatilidade

Custo Rodo Hidro Duto Areo Ferro

Tempo

Confiana

Capacidade

Frequncia

O transporte no Comrcio Exterior Necessidade de conhecer o mercado consumidor para atender a demanda com o Nvel de Servio requerido (tempo, $, qualidade) Necessidade de tecnologia e agilidade comercial Necessidade de trabalhar com um preo competitivo

O comrcio exterior est estruturado em muitas variveis, sendo uma delas, de valor fundamental, o transporte de bens vendidos, comprados ou trocados. Atravs dos modais de transporte, aliados a diversas outras variveis como armazenagem, movimentao, tempo, qualidade, preo etc, realiza-se a transferncia destes bens de seu ponto de origem at o seu ponto de destino, atividade hoje largamente conhecida como logstica de transporte. Uma logstica de transporte montada adequadamente, baseada em variveis importantes do processo como as mencionadas no pargrafo anterior, pode representar para a empresa a lucratividade ou prejuzo na atividade exportadora ou importadora e, conseqentemente, a sua manuteno, incremento ou retirada do jogo das trocas internacionais (KEEDI, 2001, p. 22)

26

Segundo Porto e Silva (2000, p. 52) a distribuio fsica internacional de mercadorias (DFI) trata da circulao de mercadorias entre o mercado produtor e consumidor, com origem e destino em pases diferentes (...) independente de sua quantidade ou freqncia Envolve: Ambiente fsico

Ambiente comercial

Tipos de mercadorias transportadas Bens de capital Bens de consumo

Produtos energticos

Produtos agrcolas e agropecuria

Bens de alto valor agregado

Preparo da carga para transporte 1) Estudo dos percursos 2) Escolha dos meios de transporte 3) Identificao de pontos de transbordo para manuseios de cargas Decises quanto ao embarque da mercadoria Perecibilidade Fragilidade Volatilidade Periculosidade Rigidez

27

Peso e volume

1.2. As Leis que Regem a Poltica de Transportes Sistema constitudo por vias, veculos, pessoas, entidades pblicas e privadas que atuam sob determinadas regras. O transporte possibilita: Circulao de mercadorias e passageiros Promoo e distribuio de riquezas Promoo da ocupao territorial Fomento do mercado produtor e consumidor

dever do Estado ento: Dispor de recursos para aplicar na rea Aprovar polticas pblicas de apropriao de rendas obtidas com a atividade de transporte Falta de recursos = entrada do capital privado Interesse estratgico do Estado pelos transportes ocorreu: EUA: dcada de 50 Brasil: dcada de 70

Constituio Brasileira de 1988 (principais artigos 21 e 22) So funes do Estado: a) Concesso b) Regulamentao c) Fiscalizao d) Polcia

28

e) Planejamento 1.3. Cenrios para o Setor Paradigmas nos Transportes: Dcada 70 custos Dcada 80 qualidade Dcada 90 velocidade de distribuio Dcada 00 agilidade + preo + qualidade + flexibilidade Em 2001 foram gastos com transportes: EUA: 600 Bi = 6 % PIB) Brasil: 100 Bi = 10 % PIB (s 7,9 Bi em investimentos)

1.3.1 Modal Rodovirio Malha rodoviria pavimentada: BR = 9%, CA = +30%, EUA = +60% Reconstruo + restaurao das rodovias em mau estado + conservao das rodovias em estado bom e regular = 5 Bi Malha viria precria: Maior nmero de acidentes Maiores custos para transportadoras Maior tempo de entrega Maior consumo de combustvel

Necessidade de fiscalizao nas estradas atravs do controle efetivo de cargas + intervenes corretivas = ganho de pelo menos 5 anos de vida til PROCOFE Programa de Concesso das Rodovias Federais Rodovias com alta densidade de fluxo e altos ndices de acidentes so passadas iniciativa privada

29

Obrigao de investir um percentual do pedgio em melhorias Apenas 30% dos 51.000 km de rodovias brasileiras so atrativas

1.3.2. Modal Hidrovirio 9 grandes bacias com 40.000 km de hidrovias, porm s 25% tem condies de navegabilidade De 1998 at 2002: investimentos de 440 milhes Problemas: Altos custos nos portos Baixa produtividade Geram exportaes menos competitivas

Solues: Privatizar Investir Mudar leis

1.3.3. Modal Ferrovirio 30.000 km de extenso desde a dcada de 40 6% das ferrovias so da Vale do Rio Doce (=70% de todo transporte ferrovirio do pas) Problemas: Nenhum planejamento na poca = difcil integrao das malhas Poucos investimentos atualmente = obsolescncia Em geral ligam apenas o interior aos portos

1.3.4. Modal Dutovirio 22.500 km extenso, onde +- 8.000 km so em parceria com a iniciativa privada Problema: Concentrao na regio sul e sudeste do pas

30

Nem todo produto pode ser enviado por esses (lquidos, gases, minrios)

31

1.3.5. Modal Aerovirio Crescimento estagnado: 7% cargas e 27% passageiros Interesse em atrair investimentos = aeroporto como centro de negcios Tendncias para o Setor Modal Rodo Hidro Duto Areo Ferro % em 2009

32

33

S-ar putea să vă placă și