Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR ENGENHARIA INDUSTRIAL PROF *MSc.

TIAGO MAGELLA MIRANDA DE ARAJO DISCIPLINA: ESTATSTICA DESCRITIVA TURMA: 2011 Alunos: _____________________________________________ N ______________ ____________________________________________ N ______________

TRABALHO DE PROBABILIDADE 2 avaliao 10,0 pts.


Resolva conforme contedo ministrado em sala, em dupla, e podendo consultar o material didtico; Entregue este trabalho via e-mail, resolvido no computador, em MSWord (haja vista que no ser aceito em folha de caderno ou outro papel), e com os clculos matemticos demonstrados (mesmo os que forem feitos na calculadora).

1) De um lote de dez fusveis, testa-se um. Determine P(defeituoso): a) 1 fusvel ser defeituoso. b) 2 fusveis so defeituosos. c) 3 fusveis so defeituosos. 2) Um motor tem seis velas, e uma est defeituosa, devendo ser substituda. Duas esto em posio de difcil acesso, o que torna difcil a substituio. a) Qual a probabilidade de a vela defeituosa estar em posio difcil? b) Qual a probabilidade de no estar em posio difcil? 3) Os dados compilados pela gerncia de um supermercado indicam que 915 entre os 1000 compradores de domingo gastam mais de R$50,00 em suas compras. Estime a probabilidade de um comprador em qualquer domingo gastar mais de R$50,00. 4) Um carregamento de 10.000 caixas de lenos de papel chega a um depsito. Cada caixa traz uma indicao de 400 unidades. Mas durante uma verificao de uma amostra de 300 caixas, constataram-se 45 caixas com menos de 400 unidades. Estime a probabilidade de qualquer caixa da remessa ter menos de 400 unidades. 5) Uma pesquisa de trfego levada a efeito das 5h s 6h da manh num trecho de uma estrada federal revelou que, de 200 carros que pararam para uma verificao rotineira de
O corao do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sbios busca a sabedoria. Provrbios 18:15

segurana, 25 tinham pneus em ms condies. Estime a probabilidade de um carro que pare naquele trecho ter os pneus bons. 6) As falhas de diferentes mquinas so independentes umas das outras. Se h quatro mquinas, e se suas respectivas probabilidades de falha so 1%, 2%, 5%, e 10% em determinado dia, calcule as probabilidades: a) De todas falharem em determinado dia. b) De nenhuma falhar. 7) As probabilidades de 0,1,2,3,4,5,6 ou 7 acidentes num dia da semana entre 1 e 6h da manh so respectivamente, 0,08; 0,15; 0,20; 0,25; 0,18; 0,07; 0,04; e 0,01. Determine as seguintes probabilidades para um dia qualquer da semana naquele horrio: a) Menos de 3 acidentes. b) 3 ou menos acidentes. c) Exatamente 3 acidentes. d) Nenhum acidente. e) Mais de sete acidentes. 8) Uma fbrica de louas tem um processo de inspeo com quatro etapas. A probabilidade de uma pea defeituosa passar uma etapa de inspeo sem ser detectada aproximadamente 20%. Com base nesta cifra, determine a probabilidade de uma pea defeituosa passar por todas as quatro etapas de inspeo sem ser detectada. Qual seria a sua resposta, se se acrescentasse uma quinta etapa de inspeo, com 50% de probabilidades de detectar peas defeituosas? 9) H 90% de probabilidade de uma mquinas produzir uma porca hexagonal sem defeitos. Se a fabricao de peas sucessivas constitui um processo independente (hiptese geralmente aceita num processo sob controle), calcule as seguintes probabilidades: a) De duas peas numa sequncia serem defeituosas. b) De uma pea boa e uma pea defeituosa, nesta ordem. c) De uma pea boa e uma de m qualidade, em qualquer ordem. d) Trs peas defeituosas em sequncia. 10) Uma firma exploradora de petrleo perfura um poo quando acha que h pelo menos 25% de chance de encontrar petrleo. Ela perfura quatro poos, aos quais atribui as probabilidades de 0,3; 0,4; 0,7 e 0,8. a) Determine a probabilidade de nenhum dos poos produzir petrleo, com base as estimativas da empresa. b) Determine a probabilidade dos quatro produzirem petrleo. c) Qual a probabilidade de somente os poos com probabilidade de 0,3 e 0,7 produzirem petrleo?
O corao do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sbios busca a sabedoria. Provrbios 18:15

11) Os arquivos da polcia revelam que, das vtimas de acidente automobilstico que utilizam cinto de segurana apenas 10% sofrem ferimentos graves, enquanto essa incidncia de 50% entre as vtimas que no utilizam o cinto. Estima-se em 60% a percentagem dos motoristas que usam o cinto. A polcia acaba de ser chamada para investigar um acidente em que houve um indivduo gravemente ferido. Calcule a probabilidade de ele estar usando o cinto no momento do acidente. A pessoa que dirigia o outro carro no sofreu ferimentos graves. Calcule a probabilidade de ela tambm estar usando o cinto de segurana no momento do acidente. 12) Sua empresa recentemente apresentou proposta para um projeto de construo. Se seu principal concorrente apresentar uma proposta, h apenas 0,25 de chance de sua empresa ganhar a concorrncia. Se seu concorrente no apresentar proposta, h 2/3 de chance de a sua empresa ganhar. A chance do seu principal concorrente apresentar proposta de 50%. a) Qual a probabilidade de a sua empresa ganhar a concorrncia? b) Qual a probabilidade de seu concorrente ter apresentado a proposta, dado que a sua empresa ganhou a concorrncia? 13) Trs mquinas fabricam moldes no-ferrosos. A mquina A produz 1% de defeituosos, a mquina B 2% e a mquina C 5%. Cada mquina responsvel por 1/3 da produo total. Um inspetor examina um molde e constata que est perfeito. Calcule a probabilidade de ele ter sido produzido por cada uma das mquinas. 14) A Companhia de Seguros Security Ltda. analisou a frequncia com que os 500 segurados utilizaram o hospital, apresentando os resultados na tabela abaixo: Usa o Hospital Sim No Total Sexo Masculino 25 225 250 Feminino 40 210 250 Total 65 435 500

Sejam os eventos: A = A pessoa segurada usa o hospital B = A pessoa segurada do sexo masculino C = A pessoa segurada do sexo feminino Pede-se determinar: a) A probabilidade dos segurados usarem o hospital. b) A probabilidade de um segurado ser do sexo masculino. c) A probabilidade de um segurado ser do sexo feminino.
O corao do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sbios busca a sabedoria. Provrbios 18:15

d) e) f) g)

A probabilidade de um segurado ser do sexo masculino e usar o hospital. A probabilidade de um segurado ser do sexo feminino e usar o hospital. A probabilidade de um segurado usar o hospital dado que ele um homem. A probabilidade de um segurado usar o hospital dado que este uma mulher.

15) A indstria Zeppelin, fabricante de eletrodomsticos, tem um processo de inspeo para controle de qualidade com trs etapas. A probabilidade de um produto passar em qualquer uma dessas etapas de inspeo sem ser detectado de aproximadamente 80%. Com base nesse valor, determine a probabilidade de um produto passar pelas trs etapas de inspeo. 16) Os registros de uma pequena empresa indicam que 30% das faturas expedidas so pagas aps o vencimento. De dez faturas emitidas, qual a probabilidade de exatamente trs serem pagas com atraso? 17) Um quarto da populao de certo municpio no assiste regularmente a programas de televiso. Colocando-se 500 pesquisadores, cada um entrevistando quatro pessoas, pedese estimar quantos desses pesquisadores informaro que at duas pessoas so telespectadoras habituais. 18) Doze por cento dos que reservam lugar num voo sistematicamente faltam ao embarque. O avio comporta 15 passageiros. a) Determine a probabilidade de que todos os 15 que reservaram lugar compaream ao embarque. b) Se houve 16 pedidos de reserva, determine a probabilidade: b.1) de uma pessoa ficar de fora b.2) de nenhuma pessoa ficar de fora 19) Um fabricante de mesa de bilhar suspeita que 2% de seu produto apresenta algum defeito. Se tal suspeita correta, determine a probabilidade de que, numa amostra de nove mesas: a) Haja ao menos uma defeituosa. b) No haja nenhuma defeituosa. 20) Dos estudantes de uma universidade, 41% fumam cigarro. Escolhem-se seis ao acaso para participarem de uma pesquisa de opinio sobre o tabagismo. a) Determine a probabilidade de nenhum ser fumante. b) Determine a probabilidade de os seis serem fumantes. c) Determine a probabilidade de ao menos a metade dos seis ser fumante.

O corao do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sbios busca a sabedoria. Provrbios 18:15

S-ar putea să vă placă și