Sunteți pe pagina 1din 2

Qual o objetivo da Hipnose?

? Seu objetivo ajudar a pessoa a centrar-se interiormente para utilizar todo o seu potencial, todo seu aprendizado e habilidades para resolver seus problemas. Ns p ossumos toda a sabedoria necessria para evoluir e ao utilizarmos o recurso da hipn ose alcanamos nveis de aprendizagem e de compreenso que esto em nosso inconsciente. O que os cientistas fazem quando "criam" suas invenes e teorias? O que fazem os at letas na preparao para uma partida? Eles se concentram e atingem seu objetivo de m aneira concreta, no mundo das aes. A hipnose nos leva a um estado de centramento, de foco e concentrao to intensificado que nos permite transformar dificuldades em s olues perceptveis em nossa realidade pessoal. A hipnose totalmente baseada no respeito por ns como organismos inteiros, complet os e perfeitos, capazes de se auto-regular perfeitamente. Ela ajuda a levar as p essoas ao reconhecimento de suas capacidades internas e para a incrvel aprendizag em que cada capacidade contm. Como surgiu? As evidncias de hipnose como fenmeno aparecem atravs do tempo em todas as culturas antigas. A histria moderna da hipnose comea com o mdico alemo: Franz Anton Mesmer (1 734-1815). Ao longo dos anos passamos por: Pierre Janet (1849-1939); Emile Coue (1857-1926) ; Sigmund Freud (1856-1939); James Braid (1840) este responsvel pela criao da palav ra hipnose ; James Esdaile (1846) e etc. Porm foi Milton H. Erickson, considerado o lder practitioner mundial da hipnose. E le foi psiclogo, psiquiatra e hipnoterapeuta e fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clnica.

O seu interesse pela hipnose teve inicio quando ele compareceu a uma demonstrao de Clark Hall, um lder psiclogo e hipnlogo da poca. Aps a graduao na Universidade, ele f i indicado a um grande nmero de hospitais psiquitricos. Ele foi responsvel por trei nar um grande nmero de psiquiatras, assim como estudantes de medicina. Ele coloco u grande nfase sobre a observao cuidadosa, a qual acreditava que aumentava as habil idades de qualquer hipnoterapeuta. Ele gostava de descrever terapia como uma for ma de ajudar pacientes a expandir seus limites e ele passou sua prpria vida fazen do apenas isso. Nasceu da a Hipnose Ericksoniana que uma das abordagens que utilizamos em nosso t rabalho. Como a Hipnose "funciona"? Usamos a hipnose como um fantstico procedimento, aonde o terapeuta conduz o clien te a um estado normal de ateno focada, no qual se sente muito calmo e relaxado. Es te estado pode acontecer em diferentes nveis, pode ser mais profundo ou mais leve , dependendo de cada cliente e da sua flexibilidade para vivenciar a experincia.

Independentemente do nvel acessado iro ocorrer mudanas em sensaes, percepes, pensament s e comportamentos Durante o processo Hipntico a pessoa perde a conscincia? Antes de respondermos a pergunta importante ressaltar que o transe uma ocorrncia comum, cotidiana. Por exemplo, quando se espera um nibus, l um livro, assiste TV, ou at mesmo quando se fica envolvido em exerccio fsico extenuante, muito normal per manecer imerso na atividade e entrar em um estado de transe, parece que todos os outros estmulos ao nosso redor desaparecem. Isso transe! Voc j se percebeu olhando fixamente um objeto, ou mesmo o vazio e de repente algum

vira e diz:

Acorda!

Certamente isso j aconteceu vrias vezes.

Esses estados so extremamente comuns e familiares, entramos em transe o tempo tod o, acontece que maioria das pessoas no sabe que estes so fenmenos hipnticos. HipnoseA maioria de ns tem uma idia equivocada do que a hipnose, pois possui na su a mente a lembrana da hipnose de palco , aquela utilizada em shows. Esse tipo de hip nose no deixa de mostrar a fora da mente inconsciente, que recebe uma sugesto e dep ois de sair do transe cumpre a sugesto. Por exemplo, durante o transe foi dado um comando Voc no vai conseguir se levantar da cadeira e depois a pessoa realmente no c onsegue se levantar. Entretanto esse tipo de hipnose chamado de hipnose clssica onde o poder est no hip notizador e no no cliente. No trabalho com a abordagem Ericksoniana o cliente permanecer sempre com uma part e de sua mente consciente e atenta enquanto outra parte de sua mente buscar o nec essrio para fazer o que preciso. O objetivo aqui a terapia, o poder est totalmente depositado no cliente e no no terapeuta. Quais so os benefcios da Hipnose? A hipnose tem sido utilizada na medicina ocidental por mais de 150 anos para tra tar de tudo, desde a ansiedade, para aliviar as nuseas da quimioterapia, para mel horar o desempenho esportivo, at para auxiliar no processo de comunicao. Na psicoterapia muito til para ajudar resgatar memrias mais profundas, experincias vivenciadas cuja memria no temos mais e que podem estar funcionando em um nvel inco nsciente como gatilho para sentimentos e comportamentos indesejveis. A lista de aplicativos que a hipnose oferece inclui o tratamento de fobias, pnico , baixa auto-estima, insnia, disfuno sexual, stress, tabagismo, dores de cabea, pres so alta. Vem sendo usada no tratamento da dor, da depresso, da ansiedade, do estresse, res oluo de traumas, no distrbio de comportamentos e muitos outros problemas. destinado principalmente s pessoas que esto passando por: fases de problemas emoci onais mais severos ou que vivenciaram situaes traumticas importantes (perda de ente s queridos, assalto, seqestro, acidentes, doenas graves, etc.)

S-ar putea să vă placă și