Sunteți pe pagina 1din 11

BODAS - Ritual da Missa

Pgina escrita por Rubem Queiroz Cobra (Site original: www.cobra.pages.nom.br)

Nos principais aniversrios do Matrimnio, como por exemplo, as bodas de 10, 25, 50, anos, oportuno fazer uma especial comemorao do sacramento, celebrando a Missa prpria com as oraes indicadas no Missal Romano e acrescidas de oraes especiais que podem ser compostas para a ocasio. Passo aos leitores de Cobra Pages alguns modelos de oraes pertinentes aos aniversrios referidos, que retirei de alguns folhetos religiosos, inclusive da missa de bodas de ouro dos meus pais. O roteiro bsico pode ser o da missa do domingo anterior ao aniversrio, ou de outras missas como a missa especial da Sagrada Famlia, e o texto final aprovado pelo sacerdote celebrante. Esta pgina complemento da minha pgina Bodas.

ANNCIO OU INTRODUO

Comentarista: Prezados Amigos, Visitantes e membros de nossa Comunidade. Hoje um dia muito especial para a famlia de Deus. Estamos celebrando as Bodas de (Prata, Ouro) de X e Y, que a (25, 50) anos atrs, envolvidos pelo amor, pelo sonho e pelo compromisso, decidiram juntar suas vidas e chegaram at o altar do Senhor para serem abenoados. Hoje, depois de muitas dificuldades e alegrias, junto com os frutos abenoados por Deus, os seus filhos provam a fora do amor, comemorando anos de casados. Celebremos com alegria.

ACOLHIDA

Comentarista: Movidos pela alegria do encontro da f em Deus e na vida, familiares, amigos e conterrneos se fazem presentes para celebrar o querido casal X e Y, que hoje completa Bodas de (Prata, Ouro). Ao exaltar a presena de Jesus, com a beno do nosso estimado celebrante, P. __, sentimos o acolhimento divino a nos oferecer a ocasio para pensarmos no tanto que temos de razes para agradecer a generosidade de Deus na arte de viver. RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA (a escolher)

Cortejo de entrada do celebrante (os coroinhas portando duas lanternas elevadas de cabos longos, os ministros da Eucaristia, o concelebrante e o sacerdote)

MSICA para entrada dos padrinhos e dos filhos (Melodia: Irmo Sol, Irmo Lua, por exemplo)

Entrada dos Padrinhos (como em uma cerimnia de casamento)

Comentarista: (Havendo filhos casados): Nesta celebrao, X e Y querem bendizer a Deus, pois a chama do seu lar, como a do Crio Pascal, se propagou para acender outros lares, onde brotaram novos louvores. Com alegria, vamos receb-los:

Entrada dos filhos, genros, noras e netos do casal aniversariante, pela ordem de idade dos filhos.

Pausa.

MSICA para entrada do casal (Melodia: Ave Maria, de Charles Gounod, por exemplo).

Entram X e Y.cujas bodas de casamento so celebradas.

Deus lhes concede a graa transformando a prata em ouro.

Celebrante: (aps o casal alcanar o lugar que lhes foi reservado e cessada a musica) Estamos aqui reunidos, para celebrar as bodas matrimoniais de X e Y. Que Deus nos ilumine com a sua luz e nos inspire sentimentos de jbilo e gratido. Que em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo todos sejam bem-vindos.

Todos:: Amm!

Celebrante: Que seja bem-vindo, na plenitude do Deus da esperana e do amor, este casal

Todos:: Bendito seja Deus que em amor reconheceu nos seres humanos a sua imagem e semelhana para que pudssemos divinizar a vida.

MSICA DE ACOLHIDA (Canto: Em nome do Pai! Em nome do Filho! Em nome do Esprito Santo, estamos aqui, por exemplo)

2. SAUDAO DO CELEBRANTE (conforme o folheto do domingo anterior):

Comentarista:

(PARA BODAS DE PRATA) As famlias X e Y esto aqui reunidas com imensa alegria para realizar esta celebrao de Ao de Graas pelos 25 anos de vida matrimonial do casal X e Y. Foi um dia como este que tudo comeou. Uma aliana feita junto ao altar do Senhor e selada com sua beno. Beno que fez desta aliana um sacramento. Eram dois e o sacramento os tornou um s. E, sero os dois uma s carne. Uma unio to ntima, vivida no amor que se converteu em resposta palavra do Senhor: O que Deus uniu o homem no separa.

(PARA BODAS DE OURO) As famlias X e Y esto aqui reunidas com imensa alegria para realizar esta celebrao de Ao de Graas pelos 25 anos de vida matrimonial do casal X e Y. Hoje, mais amadurecidos e coroados dos filhos, buscam mais uma vez proclamar, que acreditam na vocao matrimonial, na felicidade, no amor e nas graas do sacramento do matrimnio, que doao mtua. Muitas foram s alegrias, inmeros os momentos difceis e as provaes, muitos os desafios. E agora estamos aqui bem unidos a eles para ajud-los a agradecer. Agradecer a Deus pela contnua presena na vida deles. Agradecer a Deus pelas maravilhas que ele realizou nesses anos de caminhada no amor, fazendo-se companheiros e amigos deles. Sejam bem vindos todos os que prestigiaram o casal X e Y com suas presenas, os que vivenciaram, de uma maneira ou de outra, a presena de Deus em suas vidas.

Mensagem de Acolhida dos filhos:

Um dos filhos: Vocs, papai e mame so a fonte de nossa alegria, especialmente nesta data em que celebramos 25 anos de vossa unio. Obrigado Senhor por manter unidos este casal que nos criou no amor e na f, na firmeza e acima de tudo, na alegria do lar que os dois construram.

3. ATO PENITENCIAL (conforme o folheto do domingo anterior).

4. GLRIA (conforme o folheto do domingo anterior).

HINO DE LOUVOR (Escolher)

5. ORAO DO DIA (conforme o folheto do domingo anterior).

LITURGIA DA PALAVRA

Comentarista: A Bblia contm a mente de Deus, a condio do homem, no caminho da salvao, a condenao dos pecadores e a felicidade dos crentes. Ela contm luz para nos guiar, alimento para nos sustentar e consolo para nos animar. Cristo o seu grande tema. Vamos acolher a palavra de Deus. Fiquemos de p e vamos abrir os nossos coraes para receber a Bblia Sagrada, magnfica carta de amor de Deus para ns, seus filhos.

CANTO durante a entrada da Bblia (levada at o presbitrio e entregue ao sacerdote por um dos participantes):

Comentarista: Deus Amor! Todos os dons dependem do amor, no podem substitu-lo, e sem ele nada significam. O amor fora de Deus e tambm a fora da pessoa aliada a Deus. E o caminho que ultrapassa todos os dons e ao qual todos os membros de uma comunidade devem aspirar. O amor eterno e transcende o tempo e o espao porque a vida do prprio Deus, vida da qual o cristo j participa.

6. LEITURA (prpria do dia, ou escolhida outra, com cincia do sacerdote) poder ser lida por um dos filhos ou por um parente ou amigo. Ao final : Palavra do Senhor! Todos:: Graas a Deus!

7. SALMO RESPONSORIAL (texto e refro conforme o folheto. Poder ser dispensado, juntamente com a segunda leitura, pelo sacerdote).

8. 2a. LEITURA (Se houver, procede-se como na primeira)

9. CANTO DE ACLAMAO AO EVANGELHO

10. PROCLAMACAO DO EVANGELHO (Conforme o folheto do domingo, mas pode ser outro, com a permisso do sacerdote. Comentarista: Ouamos de p as palavras do Evangelho)

Celebrante: O Senhor esteja convosco Todos:: Ele est no meio de ns!

Celebrante: Proclamao do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus. Todos:: Glria a vs, Senhor!

Celebrante: (leitura do evangelho). Ao final: Palavra da Salvao! Todos:: Glria a Vs, Senhor!

11. HOMILIA

RENOVAO DO COMPROMISSO

RENOVAO DO COMPROMISSO (aps a homilia poder ser renovado o compromisso do casamento, mais adequado aos primeiros aniversrios at o de 25 anos). (3). Renovao do Compromisso 3) Depois das leituras e da homilia, o celebrante convida os esposos a orar em silncio e a renovar diante de Deus o propsito de viverem santamente o Matrimnio, dizendo estas palavras ou outras semelhantes: Ocorrendo o aniversrio da celebrao do sacramento do Matrimnio, em que unistes as vossas vidas com um vnculo indissolvel, desejais agora renovar diante do Senhor os compromissos que ento assumistes. A fim de que estes compromissos sejam confirmados com a graa divina, orai ao Senhor no ntimo do vosso corao. Os cnjuges renovam em silncio o seu compromisso.

Se, porm, parecer oportuno e os esposos quiserem renovar em voz alta o seu compromisso, procede-se do seguinte modo: O esposo: Bendito sejais, Senhor, que me concedestes a graa de receber N. por minha esposa. A esposa: Bendito sejais, Senhor, que me concedestes a graa de receber N. por meu esposo. Ambos: Bendito sejais, Senhor, porque nos assististes com a vossa graa nos momentos felizes e nos momentos difceis da nossa vida. Ajudai-nos, ns Vos pedimos, a conservar fielmente o amor recproco, para que sejamos testemunhas fiis da aliana, que contrastes com os homens. O sacerdote: O Senhor vos guarde em todos os dias da vossa vida. Seja o vosso conforto na tristeza e auxlio na prosperidade, e encha a vossa casa com a abundncia das suas bnos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. R. Amm.

BENO DAS ALIANAS

Entrada das alianas (musica somente instrumental):

Uma pessoa convidada para a funo, uma criana ou um dos filhos, entra com as alianas. Se as alianas so as mesmas que o casal usa, a pessoa convidada no entra pelo centr4o da nave mas se aproxima lateralmente com levando uma patena e o casal renove as alianas dos dedos para serem abenoadas pelo sacerdote nesta bandejinha.

Bno das alianas Ento o celebrante, conforme as circunstncias, diz a orao de bno: Fortalecei e santificai, Senhor, o amor dos vossos servos, para que, entregando um ao outro estas alianas, em sinal de fidelidade, progridam sempre na graa do sacramento. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. R. Amem. Entrega das Alianas O marido coloca a aliana no dedo da esposa dizendo: X: Y, recebe novamente esta aliana em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.

A esposa coloca a aliana no dedo do marido dizendo: Y: X, recebe novamente esta aliana em sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e dos Esprito Santo.

Celebrante: Senhor, abenoai e santificai o amor destes vossos filhos. Que estas alianas lhes sejam um sinal perene da mtua afeio e graa do sacramento. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Todos:: Amm! CANTO (a escolher)

12.PROFISSO DE F. Todos: Creio em Deus Pai...

13. ORAO DA ASSEMBLIA (Orao composta para a ocasio com aprovao do sacerdote) Exemplo:

Celebrante: Invoquemos a misericrdia de Deus Pai todo-poderoso, que, na sua admirvel providncia, quis que a histria da salvao fosse simbolizada pelo amor, fidelidade (e fecundidade) conjugal. Digamos com humilde confiana: R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos. Pai santo, Deus fiel, que pedis e recompensais a fidelidade vossa aliana, enriquecei com a abundncia das vossas bnos estes vossos servos que celebram o (vigsimo quinto, qinquagsimo, sexagsimo) aniversrio do seu Matrimnio; R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos. Pai santo, que viveis eternamente com o Filho e o Esprito Santo, em plena unidade de vida e comunho de amor, fazei que estes vossos servos recordem sempre e observem fielmente a aliana de amor que firmaram no sacramento do Matrimnio; R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos. Pai santo, que, na vossa admirvel providncia, ordenais todos os acontecimentos da vida humana de modo a orientar os fiis para a participao no mistrio de Cristo, fazei que estes vossos servos, aceitando serenamente as prosperidades e as adversidades da vida, fortaleam a sua unio com Cristo e vivam s para Ele; R. Renovai, Senhor, a fidelidade dos vossos servos. Pai santo, que, na vossa inefvel sabedoria, quisestes que o Matrimnio fosse um testemunho de vida crist, fazei que todos os esposos sejam no mundo testemunhas do mistrio de amor do vosso Filho;

O celebrante diz em seguida esta orao: Deus eterno e onipotente, que, pela vossa admirvel providncia, sois o princpio e o fundamento da comunidade familiar, escutai benignamente as splicas dos vossos servos e fazei que, seguindo os exemplos da Sagrada Famlia, possam um dia louvar-Vos eternamente na alegria da vossa morada celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. R. Amm.

LITURGIA EUCARSTICA OU SACRAMENTAL

14. CANTO E PROCISSO DAS OFERENDAS

(Sentados) Na liturgia eucarstica faz-se tudo como se indica no Ordinrio da Missa, excepto o que adiante se apresenta. Na apresentao dos dons, os esposos, conforme as circunstncias, podem levar ao altar o po, o vinho e a gua.

CANTO (a escolher)

15. Celebrante: Orai, irmos e irms (Segue o folheto do domingo anterior). Todos:: Amm!

16. ORAO SOBRE AS OFERENDAS (Segue o folheto do domingo anterior).

17. ORAO EUCARSTICA. (Segue o folheto do domingo anterior). Celebrante: Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vs, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Esprito Santo, toda a honra e toda a glria, agora e para sempre. Todos:: Amm.

PAI-NOSSO

CANTO (a escolher)

Depois do Pai nosso, omitindo o "Livrai-nos de todo o mal, Senhor", o celebrante, voltado para os esposos, diz, de braos abertos: Ns Vos louvamos e bendizemos, Deus, criador do universo, que no princpio do mundo formastes o homem e a mulher, para constiturem uma comunidade de vida e de amor; ns Vos damos graas, porque Vos dignastes abenoar a unio familiar dos vossos servos N. e N., para se tornarem imagem da unio de Cristo com a sua Igreja. Vs que os conservastes unidos pelo amor nas alegrias e trabalhos, olhai hoje para eles com bondade: renovai constantemente a sua aliana nupcial, aumentai o seu amor e fortalecei-os pelo vnculo da paz, para que (, juntamente com os filhos que os rodeiam,) gozem sempre da vossa bno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. R. Amen.

Depois de "A paz do Senhor esteja sempre convosco", conforme as circunstncias e de acordo com os costumes do lugar, os esposos e todas as pessoas presentes do entre si o sinal da paz e da caridade, do modo mais conveniente. (Os cumprimentos de paz ficam para o final da celebrao) Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns! (bis) Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

18. RITO DA COMUNHO

19. CANTO DE COMUNHO (Conforme o folheto do domingo anterior ou a escolher, com aprovao.) Procede-se segundo ritual da Santa Missa Os esposos podem comungar sob as duas espcies.

20. ORAO DEPOIS DA COMUNHO (Conforme o folheto do domingo anterior ou a escolher, com aprovao) . Uma orao de Ao de Graas especial para a ocasio poder ser lida, com prvia aprovao do sacerdote.

RITOS FINAIS

21. AVISOS (no avisos da parquia, mas relativos a comemorao, por exemplo, um convite a que os participantes se dirijam a uma recepo, informao do local, etc.)

22.BENO FINAL No fim da Missa, o celebrante abenoa os esposos e todos os presentes, ou na forma habitual, como no folheto bsico, ou com a frmula mais solene que sugiro abaixo, com destaque para o casal:

O celebrante, aproximando-se do casal que est de p como toda a assemblia, estende as mos sobre os esposos e diz:

Celebrante: Que Deus Pai, criador do cu e da terra, vos conceda a Sua alegria! Todos:: Amm! Celebrante: O Filho unignito de Deus, com sua generosidade, esteja ao vosso lado em todas as circunstncias. Todos:: Amm! Celebrante: Que o Esprito Santo derrame, sem cessar, a solidariedade em vossos coraes! Todos:: Amm! Celebrante (dirigindo-se Assemblia): E a todos vs aqui reunidos, abenoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Esprito Santo! Todos:: Amm! Celebrante: Proclamai a todos o amor de Deus! Ide em paz e que o senhor vos acompanhe! Todos:: Graas a Deus!

S-ar putea să vă placă și