Sunteți pe pagina 1din 2

O que significa ser voluntrio?

Dbora Mattos Marques1

Uma das atividades mais gratificantes que se pode ter na vida o voluntariado. o momento em que cada pessoa abre mo da sua rotina e sua vida pessoal e dedica-se a fazer algo de bom para algum, que pode ser uma pessoa ou uma comunidade. O voluntariado uma atividade que enriquece tanto quem recebe quanto quem se disponibiliza a dar. E dar no recursos materiais, mas dar o seu tempo, ateno, carinho. Dar-se. Doar-se. abrir mo de suas certezas, despojar-se de seus pr-conceitos e mergulhar em uma realidade muitas vezes desconhecida e sedenta pelo novo que este voluntrio representa e carrega consigo. Um bonito exemplo de trabalho voluntrio que existe o VIDES Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educao Social do Brasil uma ONG que busca promover pequenas aes de desenvolvimento e perspectiva de vida em uma comunidade carente. Os voluntrios passam de 7 a 15 dias em um Campo de Formao, onde inicialmente visitam as famlias, conversam sobre seus anseios e necessidades, e depois planejam uma ao organizada que possa levar algo de bom para aquele ambiente em to pouco tempo. Organizam aes separadamente para crianas, jovens e adultos, e buscam promover socialmente a comunidade. Sempre entram em contato com o prefeito e levam at ele as problematizaes levantadas na pesquisa inicial. Uma das experincias mais marcantes do VIDES SUL foi no campo de formao de Guarapuava, no Paran. Os voluntrios se depararam com situaes de extrema pobreza, de choque cultural, social, ideolgico. Ao sarem para a visita s famlias do bairro escolhido, viram um senhor recolhendo do lixo alimentos podres. A situao por si s j era bastante triste, porm o choque do grupo aconteceu porque haviam ganhado os alimentos que estavam apodrecendo no supermercado, e apenas jogado fora aquilo que realmente no poderia ser consumido. Mas no olhar daquele homem faminto, aquele lixo ainda era alimento. Na avaliao realizada pelo grupo a noite os jovens voluntrios choraram abraados, lembrando o que presenciaram, e percebendo a grande desigualdade que existe nesse mundo, e tambm a misso que tinham naquele lugar, de levar um pouco de esperana a um povo que no possua sequer alimentos para saciar sua fome.
1

Acadmica do curso de Letras Hab. Portugus/Espanhol, na UNIPAMPA Universidade Federal do Pampa

Esta experincia marcou profundamente as suas vidas. Na semana em que estiveram junto quela comunidade puderam conhecer realidades difceis, mas pessoas que sabem sorrir diante das adversidades que so expostas. Ao findarem o trabalho, deixaram grupos de mulheres organizados, conquistaram o direito dos adolescentes de usarem o campinho de futebol do bairro, mas deixaram, principalmente, a esperana em seus coraes, de que sempre existe uma possibilidade de mais vida, e vida digna. E os voluntrios? Carregaram consigo cada sorriso, cada olhar e abrao apertado, e a certeza de que a vida s vale a pena quando dividida. Muitas so as conquistas que um voluntrio pode alcanar, e ainda que no seja capaz de transformar toda uma realidade, pode levar alegria, carinho, ateno, e dedicar seu tempo para brincar com as crianas e ouvir os adultos em seus anseios e expectativas. Ser voluntrio voluntariar-se, e acreditar que pequenas aes podem gerar grandes mudanas. O mundo precisa cada vez mais de pessoas que estejam dispostas a ir em busca da transformao social, acreditando que mesmo que seu pequeno gesto parea um gro de areia, quando somado com muitos outros gestos capaz de alcanar grandes mudanas.

"As pessoas tm medo de mudar, de pensar que as coisas podem mudar. O mundo no feito somente de merda! Mas difcil pra quem se acostumou com as coisas como elas so. Mesmo que sejam ruins elas no mudam, ento as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo." (Filme A Corrente do Bem)

Referncias Bibliogrficas: http://frasesdefilmesl.blogspot.com.br/2009/11/corrente-do-bem.html Consulta em 15/11/2012

S-ar putea să vă placă și