Sunteți pe pagina 1din 14

As bodas de Can

Pierre de Craon
'Et die tertia nupciae factae sunt in Cana Galileae; et erat mater ejus ibi.' (Jo II, 1) Foi nas bodas de Can que Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo seu comparecimento, estabeleceu o sacramento do matrimnio.

Repare-se que estas npcias foram realizadas 'in die tertia', no terceiro dia. Ora, conforme nos explica e ensina So Paulo na sua Epstola aos Efsios (V,32), o Matrimnio smbolo de um sacramento muito mais alto: o das npcias de Cristo com a Igreja: 'Este mistrio grande, mas eu o digo em relao a Cristo e Igreja'. Pois assim como o marido e a mulher tm filhos segundo a carne, assim Cristo e a Igreja geram os filhos de Deus.

So Toms de Aquino, em seus esplndidos 'Comentrios sobre o Evangelho de So Joo' (Traduo, notas e Prefcio de M.D. Philippe O P., Edio Les Amis de Saint Jean, Rimont - Buxy , 1977), repete o que diz So Paulo: 'Em sentido mstico, as npcias significam a unio de Cristo com a Igreja' (Ed. Cit. Cap. II, Lio I, n 338, vol. I , p. 338).

Ora, toda gerao crist legtima se faz atravs do matrimnio. Era, pois, muito conveniente Cristo, cabea divina da Igreja e seu Esposo, principiasse sua ao apostlica, pela instituio do matrimnio. Da ter ele comparecido a essas npcias, em Can, juntamente com seus Apstolos e com sua Me Santssima. 'Et mater ejus ibi'. E sua me estava a.

Tambm era muito prprio que isto ocorresse 'in tertia die', porque este era o terceiro dia em que Deus estabelecia uma unio com os homens. Pois, no primeiro dia do homem, na manh original da criao de Ado e Eva, Deus os abenoou e estabeleceu que eles deviam 'crescer e multiplicar-se' (Cfr.Gen. II, 28), a fim de que muitos participassem da vida e felicidade divinas. E esta foi, em certo sentido, a primeira aliana de Deus com o homem. E a esta primeira aliana o homem foi infiel quando cometeu o pecado original.

Num segundo dia, Deus firmou sua Aliana com Abrao (Gen. XII, 2-3), prometendo-lhe uma grande descendncia, assim como a sua beno e proteo. Foi dessa aliana que nasceu o povo eleito, com o

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 1/14

qual Deus firmou seu pacto no Sinai.

Agora, 'in die tertia', Cristo institua o sacramento do Matrimnio, imagem de suas npcias eternas com a Santa Igreja.

E So Toms, comentando essa expresso 'in die tertia' diz que o primeiro dia foi o da lei natural; o segundo foi o da lei de Moiss; e o terceiro foi o dia da graa (Op. e ed. Cits. Cap. II Lio I, n 338, p. 325).

Esta ao de Cristo se deu em Can da Galilia. Ora, Can significa zelo, e o nome Galilia tem raiz em Galut, que significa exlio. Porque, a Sabedoria divina exilando-se do cu, encarnou-se em Cristo, para , ardendo em zelo, vir a esta nossa terra de exlio, a fim de salvar os homens.

E Deus, Nosso Senhor, se encarnou para salvar a todos os homens, e no apenas os judeus. Por essa razo, Ele nasceu na Judia, mas fez seu primeiro milagre e comeou sua pregao na Galilia. Ora, a Galilia era mal vista pelos judeus, porque, depois do Cisma das Dez Tribos, ela pertencera ao Reino de Israel, e este Reino separara-se do culto oficial judaico no Templo de Jerusalm. Alm disso, a Galilia estava em prximo contato com as naes pags, sofrendo a influncia dos fencios idlatras. Por todas estas razes que Natanael duvidou que o Messias pudesse vir de Nazareth, perguntando : 'De Nazareth pode, porventura, sair coisa que seja boa ? ' ( Jo. I, 40).

E, entretanto, foi naquela que era chamada a 'Galilia das naes', isto , o exlio das naes, foi l que cristo estabeleceu suas npcias com a Igreja, porque, aps a apostasia de Israel, Deus faria sua aliana com os gentios, no exlio.

Era, pois, entre os galileus, embora menos desprezados que os samaritanos pelos judeus, que Cristo ia iniciar a sua pregao. Queria Ele demonstrar assim que seu zelo no se limitava aos judeus, descendentes de Abrao, mas que Ele vinha, ao terceiro dia, para salvar todos os filhos de Ado.

Os noivos de Can eram judeus, membros da Antiga Aliana, e suas npcias se davam ainda de acordo com a Lei de Moiss e os costumes da Sinagoga. Eles representavam ento as npcias de Deus com a Sinagoga, que So Paulo comparou com as npcias de Abrao com sua escrava Agar, e a de Jac com Lia. Agar era a escrava e no a esposa legtima e primeira, e Lia tinha os olhos doentes e, por isso, no via bem. Assim, a Sinagoga foi a escrava e no a verdadeira esposa, e, quando chegou o Esposo, ela no o reconheceu, porque no viu nEle a realizao das profecias, Ela 'foi cega ao meio dia', hora em que levantaram Cristo na cruz no Calvrio. Pois, como o prprio Moiss profetizara, caso Israel fosse infiel: ' O Senhor te fira de loucura e de cegueira e de frenesi, de sorte que andes s apalpadelas ao meio dia, como um cego costuma andar s apalpadelas nas trevas, e no acertes os teus caminhos' (Deut. XXVIII, 29). E Isaas confirmou isto ao profetizar: 'Tira para fora o povo cego, apesar de ter olhos, o povo surdo, apesar de ter ouvidos' ( Is. XLVII,8).

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 2/14

Mas Sara, a esposa legtima, foi abenoada, mesmo que seu filho tivesse nascido depois do filho da escrava. E Raquel, a segunda esposa de Jac, mas que ele desejara 'desde o Princpio', Raquel tinha olhos claros e que voam bem, por isso o seu nome significa viso de Deus, e seu filho foi o preferido de seu esposo.

No Templo de Jerusalm, o povo da Antiga Aliana ofertava a Deus bois e cordeiros, o sangue e a gordura deles. Eram sacrifcios puramente materiais que faziam para reconhecer o senhorio de Deus sobre tudo o que possuam. Estes sacrifcios simbolizavam o sacrifcio que ia ser realizado no Calvrio, e repetido no sacrifcio da Missa sobre os altares da Igreja.

Os sacrifcios materiais dos judeus tinham pouco valor intrnseco. De fato, de que servem para Deus carneiros e bois imolados? Ademais, nem estes pobres sacrifcios materiais os judeus faziam de corao puro e com generosidade, e tinham se tornado cegos a seu significado.

Este vazio dos sacrifcios judaicos foi simbolizado no fato de que, em Can, o vinho da festa de npcias acabara nas urnas de pedra dos judeus. A incomparvel superioridade do valor sacrifcio de Cristo no Calvrio e nas Missas sacrifcios de valor infinito porque neles se imola o prprio Filho de Deus figurada na superioridade imensa do vinho feito miraculosamente por Cristo, em Can, sobre o vinho que fora servido inicialmente aos convivas judeus.

Nas bodas de Can, estavam presentes os Apstolos de Cristo e sua Me Santssima que eram membros do povo judeu, fiis revelao e lei mosaica. Eles eram os restos fiis do povo eleito, que sofriam com a decadncia religiosa e moral dos filhos de Abrao, e com a cegueira dos sacerdotes, saduceus e fariseus.

Por essa razo, Nossa Senhora, cheia de zelo e de prestimosa caridade, quem observa a Cristo: 'Eles no tm mais vinho' ( Jo, II, 3).

Falando da situao embaraosa e humilhante em que se encontravam os pobres noivos de Can, ela se referia, de fato e num plano superior, situao lastimvel do povo eleito, que j no tinha mais 'vinho' em seu corao, para ofertar a Deus no Templo. Era Israel como as virgens loucas da parbola, que j no tinham leo em suas lmpadas, quando chegou o esposo.

E que vinho era que faltava aos judeus?

So Toms, no seu Comentrio ao Evangelho de So Joo, que vimos citando, explica que aos judeus

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 3/14

faltavam ento trs vinhos: 1. o vinho da Justia; 2 o vinho da Sabedoria; 3 o vinho da Caridade. Porque a Justia dos judeus no Antigo Testamento era imperfeita, sua Sabedoria era em figura e no real, e sua Caridade no era filial, mas servil. (Cfr. So Toms, Op. Cit. Cap. II, lio I, n 347, vol. I, p. 332).

E por que estas virtudes foram comparadas por Cristo ao vinho?

O mesmo Aquinate no-lo explica dizendo: ' ...o vinho spero, e a esse ttulo que a Justia chamada vinho(...) por outro lado, 'o vinho alegra o corao do homem' (Sl. CIII,15). nisto que a Sabedoria vinho, porque sua meditao traz a alegria mais viva (...) 'Da mesma forma, o vinho inebria (...) por esta razo se diz que a caridade um vinho(...) E a Caridade dita ainda vinho em razo do ardor que ele produz' ( So Toms, Op. Cit. Cp. II, lio I, n 347, Ed. Cit., Vol. I, pp. 331-332).

Quando Nossa Senhora disse a Cristo : 'Eles no tm mais vinho', a resposta de Nosso Senhor sua Me, primeira vista, pareceria dura queles que no possuem verdadeira compreenso da Sagrada Escritura. Disse Ele: 'Quid mihi et tibi est, mulier? Nondum venit hora mea' _ 'mulher, que temos Eu e tu com isso? Ainda no chegou a minha hora'. ( Jo. II, 4).

Os protestantes se rejubilam, porque, segundo eles, Cristo teria dado uma resposta dura seno grosseira sua Me, por cham-la simplesmente de 'mulher' e no de Me. Na sua malcia esses protestantes nem se do conta que, dizendo isso, esto acusando ao prprio Cristo Deus de faltar com a honra devida aos pais, como tambm de faltar com a virtude da mansido.

Ora, examinando-se melhor a resposta de Cristo, se v como ela , de fato, elogiosa para com a Virgem Maria. Em primeiro lugar, convm lembrar que Ele a chamou de 'mulher', tambm no Calvrio, dizendo do alto da Cruz: 'Mulher, eis a o teu filho' ( Jo. XIX, 26).

Chamando-a de 'Mulher', Ele fala como Deus sua criatura. Mas, ainda mais importante do que isso para compreender o texto, que Cristo chama sua Me Santssima de 'Mulher', para que todos reconheam nela aquela 'mulher' que profetizou no Gnesis, quando amaldioou a serpente: 'Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua raa e a dela, e ela mesma te esmagar a cabea' (Gen. III, 15).

Cristo, ento, chama sua Me de mulher, para que todos reconheam nela a mulher , aquela que esmagou a cabea da serpente ao consentir na Encarnao do Verbo, 'Semine ejus', o Filho de Deus nascido de Maria Virgem. E assim como de Cristo se disse bem propriamente 'Ecce Homo' Eis o Homem -- , assim tambm prprio dizer da Virgem Maria Me de Deus: 'Ecce Mulier' , Eis a Mulher, Mater et Virgo, aquela que possui as duas perfeies mais importantes da 'Mulher': ser Me e ser Virgem.

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 4/14

So Toms comenta que Cristo chama Maria de mulher, para mostrar que Ele era Filho de Deus e de uma mulher, a fim de combater todas as heresias gnsticas, como a dos maniqueus e a dos ctaros, que condenavam a matria como sendo m em si, e obra do deus do mal. Por isso, maniqueus e ctaros condenavam a mulher, o casamento e a procriao. Afirmando-se tambm como filho de uma mulher, Cristo condenava as heresias que negariam a sua humanidade, como iam fazer os eutiquianos, que afirmavam ter tido Ele apenas um corpo aparente e no verdadeiro.

Por tudo isso, convinha muito que o Evangelho salientasse que ela era 'a mulher' e que afirmasse ser ela a me de Jesus: 'E Me de Jesus estava a'. Por isso tambm So Paulo afirma? 'Deus enviou seu Filho, nascido de mulher' (Gal. IV,4). Maria, pois, foi a mulher e a Me de Jesus.

Cristo afirma que nem Ele nem ela tinham qualquer responsabilidade pela falta de vinho, nas bodas de Can. No fora nem por causa de Deus, nem por causa dos justos de Israel que o povo eleito j no tinha nem o vinho da Justia, nem a Sabedoria, nem a Caridade. Se a Sinagoga estava carente de vinho para as suas npcias com Deus, isto era por culpa exclusiva dos maus judeus, principalmente de seus prncipes e doutores. Nem Cristo, nem a Virgem tinham qualquer participao na culpa da Sinagoga, da qual no compartilhavam nem da culpa e nem da decadncia.

No chegara ainda a hora de Cristo. Esta hora suprema a que Ele se referia chegaria na Pscoa Santa na qual Ele instituiria o sacrifcio da Nova Aliana, na Santa Ceia do Cenculo e, pouco depois, no Calvrio. Agora, em Can, foi o pedido da Virgem que fez Ele antecipar a hora dos milagres, pois este o poder da orao: como que 'forar' a vontade de Deus, tal qual Jac forou o anjo a abeno-lo. O que lhe valeu o misterioso nome de Israel, isto , 'forte contra Deus' (Gen. XXXII,28). No que a orao mude a vontade de Deus, mas Deus condiciona a doao de suas graas e de seus planos providenciais splica dos homens.

Maior do que a fora de Jac arrancando a beno do anjo foi a fora da petio de Maria arrancando de Cristo, seu divino Filho, a antecipao de sua hora. Por isso, mais do que Jac ela merece o nome de Israel, 'forte contra Deus'. Da So Lus de Montfort, o grande Doutor mariano denomin-la de 'omnipotncia suplicante'. E mais do que a ningum vale para ela o que Cristo disse dos violentos: 'O Reino de Deus sofre violncia, e todo dia os violentos o arrebatam' (Mt. XI, 12).

Neste caso do milagre de Can, Ele quis demonstrar que a transformao da gua em vinho primeiro de seus milagres pblicos na ordem natural se deu por causa das splicas de sua Me a Virgem Maria.

Que importncia tinha, em concreto, o ter acabado o vinho numa festa em Can da Galilia naqueles longnquos tempos ? Que era Can, msera aldeia de uma msera provncia desprezada at pelos judeus ? Que era a Judia, ento ? E que eram aqueles pobres noivos de que no restou nem o nome, apesar do milagre enorme que por eles foi feito ?

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 5/14

O fato, de si, minsculo da falta de vinho numa festa de casamento no tem qualquer importncia aos olhos dos homens. Mesmo para os convivas, que importncia maior teria o fato de terem que ir embora um pouco mais cedo porque o vinho acabara ? Que conseqncias haveria para o mundo e para a Histria, caso a festa de npcias de um desconhecido e irrelevante casal de noivos, na irrelevante e desconhecida Can se encerrasse antes da hora por falta de vinho ?

Nem a Galilia, nem Can, nem os noivos, nem a falta de vinho tinham de si qualquer importncia. Mas. A delicada caridade e o afeto maternal de Maria se comoveram diante do embarao daqueles pobres noivos que nada lhe pediram, mas a quem ela se apressou a socorrer, implorando a Cristo um milagre, ainda que fosse antecipando a hora providencialmente estabelecida.

E So Toms, nos Comentrios que dele estamos citando, nota que Nossa Senhora no esperou que necessidade dos noivos chegasse ao extremo. Quando viu que o vinho estava acabando, logo pediu a Cristo que desse remdio situao ( So Toms, op. Cit. Cap. II , Lio I, n 345, Vol. I p. 330).

Foi essa caridade preventiva da Virgem Maria que levou Dante sublime poeta a tantos ttulos censurvel a escrever estes esplndidos versos a respeito da bondade de Nossa Senhora:

'Donna, sei tanto grande e tanto vali che qual vuol grazia ed a te non ricorre sua disianza vuol volar sanz ali. La tua benignit non pur socorre a chi domanda, ma molte fiate liberalmente al dimandar precorre. In te, misericordia, in te pietate, in te magnificenza, in te sadunna quantunque in creatura di bontate'

(Dante Allighieri, Divina Comedia, Paradiso, XXXIII,13-21).

[Mulher, s to grande e tanto vales que, quem graa e a ti no recorre, seu desejo o de voar sem ter asas.

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 6/14

A tua benignidade no s socorre a quem pede, mas muitas vezes, generosamente, ao pedir, precede. Em ti, misericrdia, em ti, piedade, em ti, magnificncia, em ti se rene tudo quanto na criatura h de bondade!']

Magnficos e verazes versos de um poeta que nem sempre foi veraz, porque mantinha uma 'dottrina nascosta sotto il velame delli versi strani ' (Dante, Divina Comedia, Inferno, IX, 63).

Em seu Comentrio ao Evangelho de So Joo , So Toms nos diz que, a Virgem Maria, pedindo o milagre a Cristo em Can, 'representa nisto a Sinagoga, que a me de Cristo: com efeito, os judeus tm o hbito de pedir milagres, como o diz So Paulo: 'Os judeus pedem sinais' (I Cor. I, 22).

Se Nossa Senhora pediu o milagre por caridade material, ela imediatamente d aos servos do noivo um conselho que serve para todos ns: 'Fazei tudo o que Ele vos disser'. Por este motivo tambm, no ento sem razo que a Igreja a chama de Me do Bom Conselho. No s ela foi Me do Conselho de Deus Altssimo, como me que continuamente s nos comunica bons conselhos e aspiraes.

Mostra ento o Evangelho que Nossa Senhora pediu o milagre. Cristo o realizou, Os Apstolos o testemunharam.

Prossegue o relato do evangelista dizendo que havia l seis talhas de pedra preparadas para as purificaes dos judeus, cada uma delas com duas ou trs medidas, e que Cristo ordenou que as enchessem de gua. essa gua que Jesus vai transformar em vinho.

So Toms indaga por que Cristo quis usar gua para fazer o milagre. No poderia Ele ter feito o vinho do nada ? Claro que sim.

Portanto, se Ele usou a gua foi por alguma sbia razo.

So Toms excogita as seguintes razes para isso:

1 Para demonstrar que a matria boa, ao contrrio do que ensinariam os hereges gnsticos de todos os tempos ( maniqueus, ctaros e budistas);

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 7/14

2 Para nos mostrar que, assim como Ele tinha poder de transformar a gua em vinho, tinha tambm poder de transubstanciar o po e o vinho em seu corpo, sangue, alma e divindade;

3 Para nos fazer entender que Ele no vinha trazer uma doutrina nova, mas que o seu ensinamento era apenas o aperfeioamento do que Deus ensinara no Antigo Testamento. ( Cfr. So Toms, Comentrio..., Cap. II , Lio I, n 358, ed. Cit. Vol. I, p.339).

Que smbolos contm a gua ?

certo que a gua, de um lado simboliza a humildade, pois assim como a gua escorre procurando sempre o lugar mais baixo, assim tambm quem humilde busca sempre as posies mais baixas e nunca as mais altas. Se a gua sobe aos cus apenas em forma de vapor aquecida pelo Sol. Pois assim tambm, quem humilde e busca os lugares mais baixos, exaltado pelo ardor do amor de Deus que eleva os humildes acima das nuvens.

Por outro lado a gua se adapta a todos os recipientes, simbolizando por isso as pessoas cordatas e mansas que no procuram impor-se mas que aceitam tudo o que lhes acontece como vontade de Deus.

E nossa irm gua como poeticamente a chama So Francisco ' umile ed utile, et pretiosa et casta' (S. Francisco, Cntico das criaturas).

Todo smbolo, porm, ambguo. E So Toms nos aponta outro smbolos postos por Deus na gua. O Aquinate nos lembra que a gua um elemento frio e instvel que, de si, corre sempre para os lugares mais baixos, at chegar no abismo do mar amargo. Ela representa, assim, os pecadores que friamente caem de pecado em pecado, de abismo em abismo, at se precipitarem, afinal, no amargo abismo do inferno.

As guas das talhas de Can representam ainda os sacrifcios dos judeus no Antigo Testamento, que eram apenas imagens do Sacrifcio do Novo Testamento. Os sacrifcios judaicos, eram ofertados por um povo que deixara a reta via, que matara os profetas e ia matar cristo o filho herdeiro da vinha. Essas guas representam ento os pecados dos judeus que encheram at a borda os seus coraes de pedra. Pois est dito que os servos dos noivos encheram as hidras at as bordas.

Por outro lado, foi Cristo que mandou encher as talhas. Portanto, elas estavam vazias. E essas hidras eram usadas, como dissemos, para as purificaes judaicas. Elas estavam vazias, porque os judeus tinham seus coraes de pedra vazios de qualquer arrependimento. Eram hidras vazias, porque as guas da purificao

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 8/14

judaica eram mero smbolo das futuras guas do batismo que, elas sim, trazem a verdadeira e inteira purificao da culpa original.

Cristo mandou, ento, encher as talhas de gua, isto , que os pecadores -- de corao duro como pedra enchessem esses coraes , at a borda, com as lgrimas do arrependimento. E os servos seguiram o conselho da Virgem Maria e obedeceram a ordem do Verbo encarnado, e, por isso, lhes foi dado beberem o vinho excelente do milagre de nosso Senhor Jesus Cristo.

Eles eram servos, porque eram judeus, filhos da escrava, filhos da Sinagoga. Mas os aceitam serem purificados nas guas do batismo e nas lgrimas de um arrependimento sincero, estes sero chamados filhos, e eles bebero o sangue do Cordeiro celestial. Eles tomaro o clice do sangue de Cristo, vinho da Nova Lei, vinho que aquece e que traz a alegria e o fervor do perdo, da graa e o ardor do amor de Deus, e o zelo pela virtude.

Eram seis as hidras de pedra em Can. Seis, porque, ao criar o mundo, Deus usou seis dias e ao cabo desses seis dias, estabeleceu sua primeira aliana com os homens, e instituiu o primeiro casamento, ordenado a Ado e Eva que se multiplicassem.

Eram seis as hidras de pedra em Can, e, comenta Hugo de So Victor que eram seis para representar tambm as seis idades do mundo, desde a origem at Cristo. E o grande So Toms repete essa explicao do abade de So Victor, relacionando as seis talhas com as seis idades da histria do homem.

Essa diviso da Histria em seis idades, desde Ado at o fim dos tempos -- e que daremos a seguir teve uma aplicao errnea nos escritos de Joaquim de Fiore, pai de tantas heresias milenaristas e escatolgicas. Feitas, porm, as prudentes e necessrias ressalvas, de si, ela no condenvel, e, por isso, as citaremos na ordem e correspondncia das idades do homem, conforme a exposio de Hugo de So Victor.

IDADES DO MUNDO 1 De Ado at No 2 De No at Abrao 3 De Abrao a Dav 4 De Dav ao cativeiro de Babilnia 5 Do cativeiro de Babilnia at Cristo 6 De Cristo at o fim do mundo 7 A vida eterna

IDADES DO HOMEM 1 Idade pueril do homem 2 Infncia 3 Adolescncia 4 Juventude 5 Maturidade 6 Velhice 7 O Reino dos Cus.

Foi no sexto dia que Deus criou Ado e Eva, revelou-se a eles, e ordenou que se multiplicassem, dando-lhes a lei que proibia comer o fruta da rvore do conhecimento do bem e do mal. Assim tambm, na sexta idade, o Filho de Deus se tornou homem, instituiu o matrimnio como sacramento, fundou a Igreja, dando-lhe a lei

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 9/14

evanglica. Na sexta idade se deu a Redeno.

Convm salientar que, segundo esse esquema das idades da Histria ao contrrio do esquema joaquimita que era milenarista a stima idade, a do repouso, est alm deste mundo, alm da Histria. O Abade De San Giovanni in Fiore com todos os eus seguidores quilisticos, pelo contrrio, esperam um reino de Deus, religiosos poltico e social, ainda neste mundo . Hugo de So Victor afirma que a sexta idade vai at o fim do mundo, e que, portanto, no haver um Reino de Deus neste mundo, porque Cristo afirmou: 'Meu Reino no deste mundo' (Jo. XVIII, 36).

Conforme diz Hugo de So Victor, as seis hidras de pedra das bodas de Can representam ainda os cinco sentidos corporais e o senso interior que unifica as informaes dos cinco sentidos. As seis hidras da purificao continham as guas que purificavam os pecados de nossos seis sentidos.

Enfim, convm fazer referncia ao fato de que as hidras eram seis porque, alm do sacramento do matrimnio institudo ento por Cristo, em Can, Ele ia nos dar mais seis sacramentos, que conteriam o vinho da graa, capaz de nos dar o vigor, o calor e a doura, para enfrentarmos as dificuldades morais nas vrias situaes e dificuldades de nossa vida espiritual. possvel interpretar tambm as seis hidras como seis sacramentos, sendo o stimo, a Eucaristia, aquele que nos d o prprio Cristo com seu corpo, sangue, alma e divindade, representado pela prprio Jesus Cristo, presente em Can.

Est dito ainda no Evangelho que cada hidra continha duas ou trs medidas, porque cada sacramento nos d uma graa sacramental, prpria de cada sacramento, alm do aumento da vida da graa em ns, o que perfaz duas medidas. Mas, trs sacramentos Batismo, Crisma e Ordem alm da graa sacramental prpria e do aumento da vida da graa santificaste, imprimem carter em nossas almas, o que perfaz a terceira medida.

Hugo de So Victor ensina que as hidras tinham duas ou trs medidas, porque elas estavam destinadas a conter as guas da purificao. Ora, nas tentaes que nos podem levar a pecado, pode-se distinguir:

1 -- A deleitao, na sugesto pecaminosa;

2 -- O pleno conhecimento e pleno consentimento da vontade;

3 -- A prpria obra pecaminosa.

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 10/14

Ora, conforme falte gravidade da matria de pecado, ou pleno conhecimento e pleno consentimento, o pecado ser venial e no mortal. Por isso, o arrependimento deve tambm conter duas ou trs medidas.

E as seis hidras eram de pedra, porque nossos sentidos so empedernidos por nossas culpas, e ns s as lavamos quando as enchemos com as lgrimas de nosso arrependimento e de compuno. E as guas so convertidas em vinho, porque o pranto da culpa convertido pelo perdo na alegria trazida pelo vinho da graa.

Hidras de pedra porque a Igreja de Pedro e contm firmemente as graas do Vinho Eucarstico.

So Toms de Aquino faz outro comentrio ainda, e muito curioso, sobre o significado das seis urnas dos judeus, que Cristo ordenou que fossem cheias de gua. Diz ele que 'no sentido mstico [ preciso compreender que] nas npcias espirituais, a Me de Jesus, a Virgem bem-aventurada, est presente na qualidade de conselheira das npcias, porque por sua intercesso que somos unidos a Cristo pela graa' (Op. Cit. Cap. II , Lio I, , n 343; ed. Cit. Vol I, p.328).

De outro lado, a pedra das hidras representaria os judeus enquanto as guas seriam os gentios. O vazio das hidras e seu preenchimento pela guas significaria a substituio dos judeus pelos gentios , no Novo Testamento.

E por que as guas, elemento lquido, seriam os gentios, e a pedra - ou a terra, o elemento slido, os judeus ?

Vrias passagens da Escritura indicam isto. Por exemplo, o nome de Moiss, significa 'Salvo das guas', no s porque ele foi salvo das guas do rio Nilo, como tambm porque ele foi salvo do egpcios que eram gentios.

Tambm, durante o xodo, ao chegarem a Mara, os judeus s encontraram guas amargas, isto , salobras e imprprias para saciarem a sede. Porm, quando Moiss lanou nelas o seu basto de madeira, elas ficaram doces e potveis. Por que isto ? Porque as guas os gentios que no eram 'potveis' para Deus por causa de sua idolatria, tornaram-se doces e potveis, quando nelas foi lanado o madeiro da cruz de Cristo. Por isso tambm, Cristo caminhou sobre as guas e ordenou a Pedro que fizesse o mesmo. E Pedro duvidou e comeou a afundar, para representar que, em certo momento, ele duvidou da legitimidade do apostolado com os gentios e 'judaizou' na questo das carnes proibidas, e , por isso, foi repreendido por So Paulo.

O arquitriclnio experimentou o vinho miraculoso de Cristo e o julgou excelente. No conhecendo ainda a sua

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 11/14

origem miraculosa, falou de sua estranheza ao noivo, dizendo-lhe que, normalmente, os homens servem primeiro o vinho melhor, e depois que os convidados j esto satisfeitos, servem ento o pior.

Evidentemente, servir o vinho pior no final da festa no pode ser a norma de Deus., porque envolve falta de generosidade e uma certa astcia. A cias de Deus no so as vias dos homens. Deus nos d primeiramente o vinho pior as agruras e as cruzes da vida - para, depois, nos dar o vinho generoso e perfeito da festa celestial, por toda a eternidade. Antes, temos que tomar o caminho estreito e pedregoso, para, depois, recebermos nossa recompensa imensamente grande, que ser o prprio Cristo. Antes, Ele deu aos judeus o vinho do Antigo Testamento, que era apenas um prenncio do 'vinho' eucarstico, que o prprio sangue de Cristo.

Desse 'vinho' melhor, o arquitriclnio no compreendeu a origem, pois no vira o milagre. Assim tambm, do Messias, os judeus ignoravam a sua origem, e, por isso, lhe perguntavam : 'De onde vens Tu ? ' ( ).

E Cristo lhes dizia: 'Vs no sabeis de onde Eu venho' ( Jo. VIII,14).

Desse modo os judeus no conheciam a origem divina do Verbo, por sua gerao eterna no seio de Deus Pai, nem sua encarnao no seio virginal de Maria Santssima. E, quando Ele a exprimiu, eles recusaram aceit-la, e tomaram pedras para mat-Lo ( Cfr. ). Por isso os judeus, desconhecendo a origem divina do Messias no receberam, porque no quiseram, o vinho de sua graa.

Tambm os noivos de Can no sabiam explicar ao arquitriclnio a origem do vinho superior, e porque ele fora servido s no final da festa.

Estes noivos representam a Sinagoga, que desconheceu a Cristo e o crucificou, porque inebriada pelo vinho inferior, desejou com zelo apenas o reino neste mundo, e preferiu permanecer no exlio da 'Galilia' , que significa, como vimos, transmigrao ou exlio acabado. A Sinagoga amou apenas a letra da lei, e no esprito. E assim como no vinho inferior s se busca o inebriamento do lcool, sem ter nenhuma doura superior, assim tambm, a letra da lei mata, impedindo que o esprito das Escrituras seja conhecido e vivifique e inebrie a alma pela doura da sua Sabedoria.

Pois Cristo veio ao mundo para que tivssemos vida e sade em abundncia. Para isto, Ele veio fundar a Igreja, geradora dos filhos de Deus com Cristo, para a vida eterna. Igreja fundada na pedra, e na qual Cristo faz jorrar o vinho excelente de suas graas, enchendo at a borda os coraes dos fiis.

Finalmente, convm lembrar que as hidras eram de pedra e estavam vazias, porque o homem feito de barro, e que a pedra 'barro', isto , mineral endurecido. Era Ado, o homem pecador que estava petrificado

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 12/14

pelo pecado original, e vazio de graa e vida espiritual. Como j vimos, eram seis as hidras vazias, porque seis eram as idades do mundo, que haviam passado at Cristo vir para realizar suas npcias com a sua Igreja.

A hidra vazia , ento, o homem morto pelo pecado ao qual Cristo devolveu a graa. A hidra vazia tambm o homem santo e que morreu materialmente, para quem, no fim do mundo, Cristo ressuscitar com um corpo glorioso e tendo um nova vida, superior a que perdera.

A hidra vazia , enfim, Cristo morto para pagar os nossos pecados, e que pela ressurreio, venceu a morte, e tornou a encher nossas almas de vida. 'Et ressurrexit tertia die'. E, por isso, tudo isto que se fez em Can aconteceu 'in die tertia'

'Tal foi o primeiro dos milagres de Cristo ', diz So Joo, a fim de condenar os falsos milagre atribudos a Cristo, quando ainda menino, conforme contam mentirosamente os Evangelhos Apcrifos ( Cfr. So Toms, op. Cit Cap. II Lio I, n 364; ed. Cit. Vol I, p.343).

O milagre de Can foi o incio dos milagres de Cristo que culminaram com a sua gloriosa Ressurreio. Depois disto, Ele se manifestou gloriosamente a seus Apstolos, que creram nEle. Por isso est escrito: 'Por este modo deu Jesus princpio aos seus milagres em Can da Galilia, e manifestou a sua glria, e os seus discpulos creram nEle'.

Depois da Ressurreio e da Ascenso aos cus, os Apstolos se espalharam pelo mundo, pregando a Cristo crucificado que ressuscitou dos mortos. A Igreja Catlica cuja cabea Cristo iniciou sua trajetria de misses, martrios, de polmicas e de cruzadas, levando o nome de Cristo Jesus at os confins da terra, sempre assistida pela Virgem Maria e pelas preces da Igreja triunfante, no cu.

Por isso, a narrao do milagre de Can conclui com as seguintes palavras:

'Depois disto, foi para Cafarnaum, Ele e sua Me, seus irmos e seus discpulos toda a Igreja mas no demoraram l muitos dias' ( Jo II,12).

Comparados com a eternidade, poucos so os dias da Histria entre a Ressurreio e o Juzo, entre 'Tertia die' 'et novissima die'

Amen . Veni, Domine Jesu !

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 13/14

Para citar este texto: Craon, Pierre de - "As bodas de Can" MONTFORT Associao Cultural http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja&artigo=bodas Online, 29/05/2011 s 17:46h

Copyright 1999-2011 - Associao Cultural Montfort - http://www.montfort.org.br/

Pg. 14/14

S-ar putea să vă placă și