Sunteți pe pagina 1din 3

Concordncia Nominal e Verbal

Acadmicos: Josu, Karen, Raysa, Soraya e Stefanie. Concordncia Nominal:


Regra geral Adjetivos, artigos, pronomes e numerais concordam em gnero e nmero com o substantivo de que depende. Ex.: Aquelas quatro criaturas estranhas so minhas primas. 1. Adjetivo com mais de um substantivo: a) Quando dois ou mais substantivos esto antecedidos de um adjetivo, este deve concordar apenas com o mais prximo. Ex.: Comprou belo sobrado e casa. b) Quando h dois ou mais substantivos seguidos de um adjetivo, este precisa ir para o plural ou concordar com o substantivo mais prximo. Caso esses substantivos apresentarem gneros diferentes, prevalece o gnero masculino para o plural. Ex.: Professores e professoras gachas. Professores e professoras gachos. 2. Os adjetivos compostos flexionam apenas o ltimo elemento, em nmero e gnero. Ex.: Luva mdico-cirrgica - Equipamentos mdico-cirrgicos Colgios nipo-franco-luso-brasileiros. Excees: Homens surdos-mudos; Mulheres novas-ricas. 3. Palavra cor = adjetivo, concorda com o substantivo a que se refere; Ex.: O carro preto. A moto preta. Palavra cor = substantivo, invarivel Ex.: O carro rosa. A moto rosa.

4. Isso Prprio Mesmo Junto Anexo Incluso Quite Obrigado Tal Dado Visto Servido = Concordncia com a palavra a que se referem. Ex.: Segue anexa a carta exigida. Vai anexo o contrato estipulado. Obs: Em anexo invarivel. Ex.: As cartas vo em anexo. 5. Bastante Meio - Caro Barato Longe = Quando funcionam como ADVRBIOS, essas palavras so INVARIVEIS. Quando funcionam como ADJETIVOS, PRONOMES ADJETIVOS OU NUMERAL (no caso de meio) concordam com o nome a que se referem. Ex.: As laranjas custam caro Que bananas baratas. Vocs so bastante (muito) bonitas Tnhamos bastantes (muitos) amigos. Voc parecia meio (um pouco) triste, querida. Tomava sempre meia (metade) dose de cachaa. 6. proibido permitido necessrio bom preciso timo... Se nessas expresses, o sujeito no vier antecipado de artigo ou pronome demonstrativo, o adjetivo fica invarivel; caso contrrio o adjetivo concordar com a expresso. Ex.: proibido entrada. proibida a entrada. 9. S Como adjetivo significa sozinho, sendo assim varivel; Como advrbio, significa apenas, somente e invarivel. Ex.: Estou s (sozinho).

No estamos ss (sozinhos). S eles ficaram (somente). OBS: A expresso a ss invarivel. Ex.: Ficaram a ss. / Ficou a ss.

Concordncia verbal Em geral, o verbo concorda com o sujeito. Ex.: 1. A luz alegre do sol iluminou a paisagem. Sujeito composto:

a) antes do verbo leva o verbo para o plural. Ex.: Aluno e a aluna saram.

b) depois do verbo o verbo fica no plural ou ento concordar com o sujeito mais prximo. De tal sorte que, se o sujeito mais prximo estiver no singular, o verbo poder ser singular. Ex.: Saram o aluno e a aluna. Saiu o aluno e a aluna. Mas, saram os alunos e as alunas. 2. Verbos Impessoais:

a) HAVER (sentido de existir e fazer) fica na 3a pessoa do singular: Ex.: Ainda h flores. (Ainda existem flores) Li, h dias, um belo livro. (li, faz dias, um belo livro) Existem casos em que o verbo haver no impessoal, isto , possui sujeito Ex.: Os alunos ainda no haviam chegado no colgio. b) FAZER (na indicao de tempo cronolgico e de tempo meteorolgico) fica na 3a pessoa do singular Ex.: Faz duzentos anos que a democracia comeou. Fazia dias quentes quando me resfriei. c) SER (na indicao de tempo, horrio e datas, distancias e estado do tempo) concorda com o nmero. Ex.: So 10 horas, e ela no vem. O gado morria: era inverno OBSERVAO IMPORTANTE:TODOS OS VERBOS IMPESSOAIS, QUANDO FAZEM PARTE DE UMA LOCUO VERBAL, TRANSMITEM SUA IMPESSOALIDADE AOS VERBOS QUE OS ACOMPANHAM. Ex.: Poder haver problemas. Vai fazer cinco anos que no volto l.

3.

Quando tiver sujeito indeterminado e acompanhado do se (ndice de indeterminao do sujeito) verbo na 3a pessoa do singular. Ex.: Precisa-se de serventes.

4.

Quando tiver sujeito composto o verbo vai para: a) 1a pessoa do plural NS , se contiver EU Ex.: Eu, tu e ele estamos no mesmo nvel. Tu e eu somos velhos amigos b) 2a pessoa do plural VS, se contiver TU Ex.: Tu, minhas primas e teu irmo fazeis maus papis c) 3 pessoa do plural ELES nos demais casos. Ex.: Um homen e uma mulher lanaram-se em sua perseguio.
a

Observao: se o sujeito composto estiver depois do verbo, este pode ir para o plural, segundo o que acima se disse, mas tambm pode simplesmente concordar com o ncleo que estiver mais prximo. Ex.: J chegaram ao local o professor e sua turma. J chegou ao local o professor e sua turma. 5 Sujeito formado por nome prprio plural O verbo s vai ao plural, se houver , antes, um artigo no plural: Ex.: O Amazonas preocupa os ecologistas. Os Andes percorrem a Amrica do Sul. Os Estados Unidos incluem-se entre as naes democrticas. 6 O sujeito QUE O verbo concorda com o precedente do QUE: Ex.: So fatos que no ocorrem. Sou eu que mando aqui. 7 O sujeito QUEM O verbo concorda com o precedente ou vai para a 3 pessoa do singular. Ex.: Fostes vs quem errastes. Foste vs quem errou. 8 O sujeito mais de , menos de - O verbo concorda com o numeral que o segue. Ex.: Mais de um apostador acertou. Menos de dois apostadores acertaram.

O sujeito uma expresso de tratamento O verbo vai para a 3 pessoa: do singular, se a expresso de tratamento estiver no singular; do plural, se a expresso de tratamento estiver no plural. Ex.: V. S.a fique tranquilo. V. S.as fiquem tranquilos.

10 a)

Ncleos ligados por OU O verbo vai: Para o singular, se houver ideia de exclusividade:

Ex.: ou o criminoso ou o ru era chamado a depor cada um por sua vez. b) para o plural, se houver ideia de simultaneidade: Ex.: Matemtica ou Fsica exigem um raciocnio bem formado. 11 Haja vista Nesta expresso, vista (e no visto) permanece invarivel; o que varia, concordando com o sujeito, o verbo, e ainda assim no obrigatrio.

Ex.:

Haja vista o fato. Haja (m) vista os fatos.

Casos especiais: 1. As Expresses de quantidade (peso, medida, preo, etc.) como invariveis. muito, pouco, demais etc. tambm so

Exemplo: Vinte anos para escrever um livro muito. 2. H locuo verbal, quando o sujeito comum aos verbos que a constituem:

Exemplos: As artes devero perpetuar as glrias do homem. Poderiam surgir conflitos, se nada se fizesse. A realidade precisa ser encarada corajosamente. Os ideais devem ser perseguidos tenazmente. Talvez possam ambos viajar juntos.

S-ar putea să vă placă și