Sunteți pe pagina 1din 8

A UNASUL e o papel de liderana do Brasil na resoluo de conflitos na Amrica do Sul

Renato Henrique de Gaspi*

Entre os rompimentos de equilbrio constava: alta probabilidade de vir a ocorrer o descrdito da ONU, em termos de articulao, quanto segurana mundial, uma vez que a invaso do Iraque ocorreria, com ou sem o aval do seu Conselho de Segurana, mesmo porque este s seria acionado aps o evento ter ocorrido. Esta uma histria real, e, efetivamente, o descrdito da ONU veio a ser comentado pela mdia internacional e fez crescer o sentimento de se pensar em defesa regional: uma das propostas da UNASUL (CUNHA COUTO, 2012).

Introduo A anlise conjuntural que procuraremos fazer sobre a atuao da UNASUL na resoluo de conflitos, especificamente, no caso da regio da Meia Lua boliviana. A hiptese colocada ser a de que esta instituio recm-criada, com o seu Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) pode vir a ser um bom sistema de resoluo de controvrsias, porm, deve ter um Estado a capitane-lo, neste tocante, pode-se colocar que o Brasil, como um pas continental e que, como colocado por alguns autores, precisa apenas de uma capacidade dissuasria crvel para exercer o que necessita do seu hard Power, alm de ser a sexta economia do mundo e a primeira, por muito da

Amrica do Sul e, por consequncia da UNASUL (BERTONHA, 2010), parece ser bem colocado para o caso. Assim pudemos ver no caso da Meia Lua, na qual a liderana brasileira foi a pedra angular da resoluo do conflito e da interveno da UNASUL de maneira convincente, mas condizente com o que se espera da instituio e do Brasil (SERBIN, 2009). O regionalismo no ps-Guerra Fria Esta parte de nosso texto ser fulcrado nos escritos de Buzan e Waever (2003), que colocam que a esfera regional , atualmente, to importante quanto a escala global e, portanto, que o Complexo Regional de Segurana (CRS) da Amrica do Sul necessita ser dado maior importncia. Desta forma, a UNASUL se torna mais necessria do que nunca e na teoria de Fareed Zakaria (2008) e em sua hiptese de the rise of the rest, colocando assim que, apesar de os Estados Unidos continuarem sendo a maior potncia estratgia e econmica, existe um surgimento de novos centros de poder. Possivelmente, a Amrica do Sul e o Brasil, poderiam ser aventados como tal, de modo que uma UNASUL capitaneada pelo Brasil poderia ser, no futuro, uma instituio de peso na esfera internacional, auxiliando a diminuir a diviso intrnseca ao bloco, sendo o centralizador dos dois subcomplexos regionais de segurana contidos na regio, quais sejam, o Norte-Andino e o Cone Sul. Este tipo de papel centralizador inaugura, portanto, o CRS centrado, com uma potncia que no global, como colocado por Fuccille e Rezende (2012). Desta forma, o Estado continua sendo o ator principal nas relaes internacionais, porm, de maneira a enfatizar o nvel regional, que o mais importante para a nossa anlise.

O Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS) e a liderana do Brasil nas propostas de criao Desde o ano 2000, tivemos iniciadas as discusses sobre a possibilidade de um frum de discusso nas questes de defesa, porm, o Brasil sempre esteve no centro da discusso e nem poderia ser diferente. No ano de 2008 o ento Ministro da Defesa brasileiro Nelson Jobim, visitou a Junta Interamericana de Defesa (JID), os Estados Unidos e, ento passou a visitar os pases sul-americanos para esclarecer os princpios e anseios do Conselho de Defesa Sul-Americano (GALERANI, 2010). Outras propostas foram apresentadas para a nova integrao de defesa na Amrica do Sul, dentre elas, a proposta bolivariana da OTAS (Organizao do Tratado do Atlntico Sul) que foi recusada e, em contrapartida ainda, o presidente lvaro Uribe da Colmbia, se demonstrou receoso em adotar a proposta brasileira do CDS, assim como o presidente do Peru (GALERANI, 2010). Como podemos ver, a proposta do CDS defendida pelo ministro Nelson Jobim era o meio termo entre as opinies mais antagnicas da Amrica do Sul, quais sejam, as de Colmbia e Venezuela. Apesar de empecilhos em seu processo de discusso e com algumas propostas distintas, foi estabelecido em 16 de Dezembro de 2008 o Conselho de Defesa SulAmericano da UNASUL, tendo como objetivos gerais a consolidao da Amrica do Sul como zona de paz, estabilidade democrtica e o desenvolvimento integral dos povos; a construo de uma identidade sul-americana de defesa e a gerao de consensos para o fortalecimento regional em defesa (BRASIL, 2012).

Com isso, podemos colocar que, nos dois ncleos duros da integrao regional, nomeadamente, a Aliana Bolivariana para os Povos de Nossa Amrica (ALBA, liderada pela Venezuela) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL, liderado pelo Brasil), a diplomacia cautelosa e consistente do Itamaraty tem se mostrado vitoriosa em contrapor a diplomacia venezuelana, nunca a contrariando, mas amenizando suas propostas e demonstrando caminhos diferentes paras e obter a integrao regional em diversos mbitos. No mbito estratgico, a proposta chavista de criar foras armadas sul-americanas foi prontamente substituda pela ideia de criao do CDS (SERBIN, 2009), assim, no estabelecendo uma confrontao com os Estados Unidos da Amrica, mas uma concertao com a Organizao de Estados Americanos (OEA), se colocando como complementar e no substituto imediato. Ainda assim, podese dizer que, progressivamente, possvel que a UNASUL se torne cada vez mais relevante para os pases sul-americanos no mbito da integrao e que, gradualmente, ganhe mais importncia para essas naes do que a prpria OEA (SERBIN, 2009). O que podemos ver, portanto, que dos aspirantes a lder para a integrao Sul-Americana e, mais profundamente, da Amrica do Sul como um todo, nomeadamente, Venezuela e Brasil, podemos ver que o Brasil tem sido mais bemsucedido (SERBIN, 2009). O aparato institucional do CDS e a resoluo de conflitos: um modelo de sucesso?

O Conselho de Defesa Sul-Americano tem em seu aparato legal, clusulas que fomentam a resoluo pacfica de controvrsias e o consenso, desta forma, o que podemos colocar que, em seu prprio estatuto, o CDS se pe disposio como mediador pacfico de disputas e se dispe a no intervir nos assuntos internos de seus

pases membros (UNASUL, 2008). Estas caractersticas so extremamente importantes para que suas decises tenham legitimidade. Apesar da dificuldade que existe em se conseguir consenso para tomar decises de qualquer sorte, esta seria a nica maneira de conseguir a concordncia de todos os pases sul-americanos. necessrio se colocar, portanto, um exemplo de ao da UNASUL para a resoluo de disputas, especificamente, no que tange o caso da secesso boliviana. A Bolvia um pas com localizao bastante estratgica no continente sulamericano, com reservas naturais de gs e uma populao bastante heterognea. A regio mais problemtica do pas a chamada Meia Lua, que constitui-se dos departamentos de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija. O movimento separatista mais radical do pas a chamada Nao Camba (SEBBEN, 2007). A regio da Meia Lua de importncia vital para a Bolvia e para a Amrica do Sul, para se ter uma ideia, do departamento de Santa Cruz de La Sierra proveniente 90% do gs enviado ao Brasil. A Nao Camba, clama tambm ter direito a territrios brasileiros, porm, dando menor importncia a estes, chamando-os de regies afins (SEBBEN, 2007). O movimento separatista tem muito a ver com a identidade nacional boliviana, frequentemente exemplificada pela etnia indgena. Os participantes do movimento separatista rechaam essa ideia, por serem mais tradicionalmente ligados com a cultura hispnica (SEBBEN, 2007). Esta situao foi colocada como um empecilho integrao regional, principalmente aps o agravamento da crise separatista em um dos pases de grande importncia para a integrao.

Em novembro de 2008, portanto, foram impostas, pelo Brasil, trs condies para que a UNASUL interviesse no pas, como colocado por Serbin (2009):

Que a interveno fosse convocada pelo governo eleito democraticamente da Bolvia; b) que buscasse consolidar a institucionalidade democrtica vigente e promover um dilogo entre as partes em conflito; c) que evitasse qualquer referncia ou questionamento quanto ao papel dos EUA.

Desta forma, a ao dos pases da UNASUL demonstrou que seu aparato para a resoluo de conflitos bastante interessante e pode vir a ser, de fato, muito bemsucedida e alavancar ainda mais a integrao sul-americana.

Consideraes Finais Devemos considerar, portanto, que a UNASUL, em seu batismo de fogo teve uma boa performance no que tange o controle de crises, porm, deve-se colocar que a recm-nascida instituio, ainda necessita de um maior escopo e de maior experincia em situaes como estas. So patentes os desafios da organizao nestes primeiros anos de sua fundao, como por exemplo, a ameaa da retirada do Uruguai no caso da eleio de Nestor Kirchner como Secretrio-Geral da instituio e o desafio de se criar uma instituio capaz de dar cabo de uma complexa agenda regional em coordenao com uma agenda internacional mais preocupada com a crise financeira e pelas incertezas vindouras do que com processos de integrao perifricos (SERVIN, 2009), ademais, necessrio que nos faamos a pergunta que colocaram Fuccille e Rezende (2012): O que ter mudado para que tal assunto [a temtica de segurana e defesa]

ganhasse tamanho protagonismo? A resposta dada pelos prprios autores, colocando a (1) questo do narcotrfico e da morte de Ral Reyes; (2) os conflitos sub-regionais (Per e Equador, Bolvia e Chile, entre outros); (3) os movimentos separatistas, como j citamos acima; (4) o isolamento dos pases integrantes da ALBA e os mpetos bolivarianos; (5) uma possvel corrida armamentista na regio; (6) consolidar o Atlntico Sul como uma zona de paz, livre de armas nucleares e vital para a projeo de poder brasileira, evitando a presena de potncias extre-regionais; (7) materializar uma poltica de defesa independente dos Estados Unidos para o subcontinente e (8) concretizar as aspiraes da Poltica Externa Brasileira de promover um processo de integrao sul-americano realmente slido (FUCCILLE & REZENDE, 2012). Se vencidos estes desafios e se consolidada a liderana brasileira, a Unasul pode almejar, em tempos vindouros, um maior escopo para o seu CDS.

Referncias Bibliogrficas:
BERTONHA, Joo Fbio. Brazil: na emerging military Power? The problem of the use of force in Brazilian international relations in the 21st century. Revista Brasileira de Poltica Internacional. 53 (2): 107-124. 2010. BRASIL. Livro Branco de Defesa. Ministrio da Defesa. Braslia. 2012. BUZAN, Barry & WVER, Ole. Regions and Powers. Cambridge. Cambridge University Press, 2003. FUCCILLE, Luis Alexandre & REZENDE, Lucas. O Complexo Regional de Segurana na Amrica do Sul: a Unasul e a Concertao dos Subcomplexos Norte-Andino e do Cone Sul. In: OLIVEIRA, Marcos Aurelio Guedes. Cultura Estratgica Sul-Americana. Recife: Editora Universitria UFPE - no prelo.

GALERANI, Kleber Antonio. Conselho Sul-Americano de Defesa: Gnese, Desenvolvimento Inicial e Desafios (2008-2010). Dissertao de Mestrado. UFRGS. Porto Alegre. 2011. SEBBEN, Fernando DallOnder. Separatismo e Hiptese de Guerra Local na Bolvia: Possveis Implicaes para o Brasil. Trabalho de Concluso de Curso. UFRGS. Porto Alegre. 2007. SERBIN, Andrs. A Amrica do Sul em um mundo multipolar. A Unasul a alternativa? In: Revista Nueva Sociedad especial em portugus. 2009. UNASUL. Estatuto do Conselho de Defesa Sul-Americano da UNASUL. Santiago. 2008. ZAKARIA, Fareed. The Post-American World. W.W. Norton & Company. Nova Iorque. 2008.

S-ar putea să vă placă și