Sunteți pe pagina 1din 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA INSTITUTO DE QUMICA GQB046 QUMICA QUNTICA

PROFESSOR: Dr. ANTNIO OTVIO DA HORA MACHADO

O PROBLEMA DO CORPO NEGRO E O PRINCPIO DA INCERTEZA

RAFAELA GONALVES MACHADO (11011QID030) RENAN FARIA GUERRA (11011QID032) ROBERTA DE CASTRO SOUZA (11011QID035)

UBERLNDIA MG 2013

1. Introduo
Ao final do sculo XIX a fsica parecia ter atingido seu clmax. As leis de Newton para a mecnica e gravitao vinham sendo aperfeioadas desde o Sculo XVII, e descreviam com grande preciso o comportamento dos corpos celestes e terrestres. Por outro lado as propriedades eltricas e magnticas haviam sido unificadas em uma teoria eletromagntica por James Maxwell. Esta teoria provou que a luz uma forma de onda eletromagntica que se propaga pelo espao, assim como o so os raios-X ou o ultravioleta. Pelo eletromagnetismo de Maxwell, sabe-se que cargas aceleradas emitem radiao. Com as regras para o comportamento da matria e das ondas definidas, restaria aos fsicos apenas o trabalho de aplic-las. No haveria fenmenos que no pudessem ser explicados; haveria apenas o trabalho de desenvolver as tcnicas existentes para sistemas complexos. Lorde Kelvin, respeitado por suas importantes contribuies a Fsica, chegou a sugerir que a Fsica havia atingido seu limite. No entanto, como ele mesmo observou, havia um porm, dois fenmenos ainda estavam sem explicao: o experimento de Michelson e Morley, que procuravam determinar a velocidade da luz que incidia na Terra vinda de diferentes direes, e o estudo da distribuio de energia da luz emitida por sistemas conhecidos como corpos negros. E foram justamente as tentativas de explicar estes experimentos que levaram a elaborao das duas novas teorias, que alterariam radicalmente a Fsica como era conhecida at ento: a Teoria da Relatividade e a Teoria Quntica. Com o surgimento da Fsica Quntica foi possvel analisar alguns conceitos como, o problema do corpo negro, a teoria dos quanta, o efeito fotoeltrico, o tomo de Bohr, a natureza da luz, dualidade onda-partcula e principio da incerteza, que ate ento a teoria clssica no conseguia explicar por completo.

2. Radiaes trmicas
Os objetos com os quais estamos familiarizados no dia-a-dia, em geral, no emitem luz visvel prpria. Desde que o homem reconheceu na luz uma onda eletromagntica, sabe-se que luz visvel apenas uma estreita faixa no infinito espectro de possveis frequncias. Todo corpo emite radiao prpria ou radiaes eletromagnticas, cuja frequncia depende de sua temperatura quanto maior a temperatura, maior a frequncia emitida; estas radiaes por estarem relacionadas com a
1

temperatura do corpo, costumam ser chamadas de radiaes trmicas. Os corpos terrestres, em geral, no esto quentes o suficiente para emitir luz visvel e emitem radiao infravermelha. A cor que conferimos aos objetos cotidianos fruto da frequncia luminosa que ele capaz de refletir. Se um corpo absorve todo o espectro visvel, dizemos que tal corpo preto. Mesmo os objetos pretos do nosso dia-a-dia, no absorvem todo o espectro da radiao, h sempre uma frequncia alta o suficiente a qual no interage com estes objetos - o corpo ser transparente se iluminado por radiao contendo apenas frequncias superiores a esta.

2.1.

O corpo negro

Para o estudo das radiaes emitidas foi idealizado um corpo, denominado corpo negro, um corpo que reemite toda a radiao eletromagntica que incide sobre ele, ou seja, absorve toda radiao incidente, isto , sua absorvidade igual a 1 (a = 1) e sua refletividade nula (r = 0), da decorrendo seu nome. Como todo bom absorvedor bom emissor; por isso o corpo negro tambm um emissor ideal. Sua emissividade igual a 1 (e = 1). Na prtica, estuda-se a radiao formada em uma cavidade, que pode ter a forma de um cubo, no interior de um corpo negro. Assim evitava-se a influncia externa, e a geometria da cavidade pode ser escolhida para facilitar os clculos tericos. A radiao estudada ento emitida por um pequeno furo, produzido no material, quando o objeto aquecido por uma fonte de calor no seu interior.

2.2.

Intensidade da radiao emitida e Comprimento de onda

A emisso e absoro so problemas relacionados, e no equilbrio, a potncia emitida pelo corpo deve ser igual a potncia por ele absorvida, caso contrrio a energia interna do corpo variaria e ele no se estaria em equilbrio. Kirchoff, ao fim da dcada de 1850, encontrou tal relao, ao mostrar que a razo entre emisso e absoro dependeria apenas da frequncia da radiao e da temperatura T do corpo. Em outras palavras, a razo entre emisso e absoro uma funo universal da natureza, na medida em que no depende das propriedades especficas dos corpos, mas, to somente, de e T. Dados experimentais permitem relacionar a intensidade I da radiao emitida por um corpo negro em funo do comprimento de onda , a uma dada temperatura, como mostra a figura:
2

Figura 1: Grfico da intensidade da radiao emitida por um corpo negro em funo do comprimento de onda.

Observa-se no grfico que, para dado comprimento de onda, a intensidade da radiao adquire valor mximo.

2.3.

Lei de Stefan-Boltzmann

Repetindo-se a experincia para temperaturas diferentes, obtm-se os resultados mostrados na figura a seguir.

Figura 2: Grfico da intensidade da radiao emitida por um corpo negro em funo do comprimento de onda em diferentes temperaturas.

Conclui-se que aumentando a temperatura, para um dado comprimento de onda, a intensidade da radiao aumenta. Atravs lei de Stefan-Boltzmann, que j era conhecida a partir de consideraes termodinmicas bem gerais, pode-se calcular a

energia total (finita, naturalmente) emitida pelo corpo negro, a qual fornece a intensidade total I da radiao emitida atravs da formula: I = T4 onde, = 5,67 108 W / m2 K4 a constante de Stefan-Boltzmann. O clculo terico estava em timo acordo com a experincia e qualquer modelo para a emisso espectral de energia deveria re-obt-la. No entanto o grande problema terico se encontra em explicar a emisso para altas frequncias.

2.4.

Lei do deslocamento de Wien

Retomando ao grfico da Figura 2, podemos concluir tambm que aumentando a temperatura do corpo, ou seja, maior ser a agitao das partculas constituintes, e assim aumentar as amplitudes das suas oscilaes, bem como as frequncias das mesmas e mais energia ser emitida por unidade de tempo e por unidade de rea do corpo, logo o pico da distribuio se desloca para comprimentos de onda menores. Esse efeito de deslocamento do pico da radiao trmica com a temperatura j estava contido em uma frmula emprica proposta em 1896 por Wilhelm Wien, um fsico austraco contemporneo de Max Planck. De acordo com a lei do deslocamento proposta por Wien, h uma relao de proporcionalidade entre o comprimento de onda onde se situa a mxima emisso de radiao eletromagntica de corpo negro e sua temperatura absoluta, tal que:

o comprimento de onda (em metros) onde a intensidade da radiao eletromagntica a mxima; T a temperatura do corpo negro em kelvin (K); B a constante de proporcionalidade, chamada tambm de constante de disperso de Wien, em kelvin-metros; de valor 2,898 x 10-3 m K.

Wien obteve uma frmula que se aproximava da curva da densidade de radiao em funo do comprimento de onda, mas era acurada apenas para pequenos comprimentos de onda.

2.5.

A catstrofe do ultravioleta

De acordo com as previses do electromagnetismo clssico, um corpo negro ideal em equilbrio trmico deve emitir certa quantidade de energia em cada
4

frequncia. Quando se calcula a quantidade total de energia emitida de acordo com a teoria clssica, observa-se que para comprimentos de onda maiores (regio do infravermelho) a teoria clssica concorda com a observao experimental, mas para comprimentos de ondas menores (regio do ultravioleta) a intensidade da radiao emitida tende para o infinito, que no concorda com os experimentos, da o nome de catstrofe do ultravioleta. Teve-se, ento, uma das primeiras indicaes de que existiam problemas irresolveis no campo da fsica clssica. A soluo para este problema levou ao desenvolvimento das primeiras formas de fsica quntica. Fato este que pode ser observado na Figura 3, onde os resultados obtidos foram completamente decepcionantes, portanto as previses tericas estavam em profundo desacordo com a curva experimental.

Figura 3: Comparao entre a previso clssica de Rayleigh-Jeans e o experimento. Note que para baixas freqncias h um bom compromisso entre as duas, porm para altas frequncias o desacordo total.

A catstrofe do ultravioleta resulta do teorema da equipartio da mecnica estatstica clssica, porm incompatvel com a emisso de radiao do corpo negro, o qual diz que todo oscilador harmnico de um sistema em equilbrio tem uma mdia de energia de , na qual k uma constante universal chamada constante de Boltzmann. Um exemplo de A Histria das Cincias de Mason, ilustra a vibrao de vrios modos via uma pea de corda. Como uma onda estacionria, a corda oscilar com som harmnico (as ondas estacionrias de uma corda em ressonncia harmnica), dependente do comprimento da corda. Na mecnica clssica, um irradiador de energia atuar como um vibrador natural. E, desde que cada modo tenha a mesma energia, a

maioria da energia em um vibrador natural estar com menores comprimentos de onda e maiores frequncias, onde a maioria dos modos esto. De acordo com eletromagnetismo clssico, o nmero de modos eletromagnticos em uma cavidade tridimensional por unidade de frequncia proporcional ao quadrado da frequncia. Isso, consequentemente, implica que o irradiador de energia por unidade de frequncia deve seguir a lei de Rayleigh-Jeans, e ser proporcional ao quadrado da frequncia. Assim, tanto a energia em uma dada frequncia e o total de energia irradiada ilimitada na medida em que maiores frequncias so consideradas: Isso claramente no fsico, pois o total de energia irradiada da cavidade no observado como sendo ilimitado.

3. A teoria de Planck
Uma comunicao apresentada em 14 de dezembro de 1900 numa reunio da Sociedade Alem de Fsica originou uma revoluo na fsica, que afetou profundamente a histria do sculo 20. Essa comunicao, do fsico alemo Max Planck (1858-1947), em geral considerada o marco inicial da teoria quntica. Max apresentou um estudo terico sobre a emisso de radiao de um corpo negro, no qual deduz uma equao plenamente em acordo com os resultados experimentais, com este estudo desapareciam a catstrofe ultravioleta e o desacordo com a experincia: a teoria do corpo negro reentrava na ordem. Entretanto, para conseguir uma equao a qualquer custo, teve que considerar a existncia, na superfcie do corpo negro, de cargas eltricas oscilantes emitindo energia radiante no de modo contnuo, como sugere a teoria clssica, mas sim em pores descontnuas, partculas que transportam cada qual, uma quantidade bem definida de energia. As partculas de energia sugeridas por Planck foram denominadas ftons. A energia E de cada fton denominada quantum (no plural quanta). O quantum E de energia radiante de frequncia f dado por: E=hf Nessa frmula, h a constante de proporcionalidade denominada constante de Planck, dada por: h = 6,63 1034 Js. Assim, a energia emitida seria discretizada, ou, quantizada. A hiptese da discretizao das energias de partculas vibrando, por parte de Planck, no encontrava nenhum anlogo na poca. Era to radical que, mesmo

reproduzindo exatamente uma observao experimental, no foi aceita at que viesse a ser adotada por Einstein em 1905. Tambm uma primeira indicao de que as regras que valem para nosso mundo macroscpico no valem para o nvel atmico. inclusive um exemplo de como a natureza mostra surpresas que fogem a nossa previso conforme a investigamos em maiores detalhes. Levaria ainda cerca de 20 anos para que uma teoria quntica consistente fosse elaborada, e que sua incrvel capacidade de explicar e prever fenmenos fsicos a levasse a ser aceita pela comunidade cientfica.

3.1.

Uma nova Fsica

A soluo de Planck para a questo do corpo negro, considerando que a energia quantizada, permitiu explicar outros conceitos fsicos a nvel microscpico. Embora o desenvolvimento efetivo da nova teoria s tenha ocorrido a partir de 1920, dezembro de 1900 considerado o marco divisrio entre a Fsica Clssica e a Fsica Quntica a teoria fsica dos fenmenos microscpicos. A quntica uma teoria fundamental para os avanos tecnolgicos de nosso mundo atual e do vasto conhecimento cientfico que estamos adquirindo. Grandes avanos prticos e tericos em reas como astronomia, medicina, biologia, qumica e fsica so frutos de sua aplicao. Seus conceitos causaram uma revoluo na forma como entendemos o universo, mostrando que o comportamento da matria a nvel atmico no obedece a regras bem estabelecidas de nosso mundo macroscpico. Apesar de entrar em conflito inclusive com nosso conceito de realidade, a teoria quntica se mostrou correta e permitiu em aplicaes prticas a revoluo tecnolgica que nos trouxe computadores, celulares, lasers, ressonncia magntica, gentica molecular, entre outros. Em termos de teoria temos uma maior compreenso do universo, desde o Big-Bang at o comportamento das molculas, tomos e seus constituintes.

3.2.

Efeito fotoeltrico

Quando uma radiao eletromagntica incide sobre a superfcie de um metal, eltrons podem ser arrancados dessa superfcie. Esse fenmeno denominado efeito fotoeltrico. Os eltrons arrancados so chamados fotoeltrons. Portanto o efeito fotoeltrico consiste na emisso de eltrons pela matria sob a ao da luz.

Figura 4: Representao do efeito fotoeltrico.

3.3.

A explicao de Einstein

O esclarecimento do efeito fotoeltrico foi dado em 1905 por Alberto Einstein que desenvolveu a ideia de Planck sobre a emisso intermitente de luz, levando em considerao a quantizao da energia. Nas leis experimentais do efeito fotoeltrico, Einstein viu uma prova evidente de que a luz tem uma estrutura intermitente e absorvida em pores independentes, ou seja, um fton da radiao incidente, ao atingir o metal, completamente absorvido por um nico eltron, cedendo-lhe sua energia hf, portanto a energia E de cada uma das pores de emisso, de acordo com a hiptese de Planck, proporcional frequncia. E = hf (1) onde h a constante de Planck. O fato de, como provou Planck, a luz ser emitida em pores, ainda no constitui uma confirmao definitiva do carter descontnuo da estrutura da prpria luz. Apenas o efeito fotoeltrico permite pr em evidncia a estrutura descontnua da luz: a poro de energia luminosa E = hf contnua a manter a sua integridade, de tal modo, que essa dada poro de luz, quando absorvida, tem de absorver-se toda de uma vez. A energia E de cada uma das pores de emisso dada pela frmula (1). Com essa energia adicional o eltron pode escapar do metal. Essa teoria de Einstein sugere, portanto, que a luz ou outra forma de energia radiante composta de partculas de energia, os ftons. A energia cintica do eltron fotoeltrico pode ser calculada aplicando a lei da conservao de energia. A energia de uma poro de luz, hf permite realizar o trabalho

de arranque W, isto , o trabalho indispensvel para arrancar um eltron do seio do metal e comunicar-lhe uma certa energia cintica. Por conseguinte,

(2) Esta equao permite esclarecer todos os fatos fundamentais relacionados com o efeito fotoeltrico. A intensidade da luz, segundo Einstein, proporcional ao nmero de quantos (pores) de energia contido no feixe luminoso e, por conseguinte, determina o nmero de eltrons arrancados da superfcie metlica. A velocidade dos eltrons, conforme (2), dada apenas pela frequncia da luz e pelo trabalho de arranque, que depende da natureza do metal e da qualidade da sua superfcie. Atenda-se a que a velocidade dos eltrons no depende da intensidade da luz. Para uma dada substncia, o efeito fotoeltrico pode observar-se apenas no caso de a frequncia f da luz ser superior ao valor mnimo fmin. Convm reparar que para se arrancar um eltron do metal, mesmo sem lhe comunicar energia cintica, h que realizar o trabalho de arranque W. Portanto, a energia de um quanto (quantum) deve ser superior a este trabalho: hf > W E esse valor da funo trabalho varia de metal para metal, conforme pode ser observado na tabela abaixo:

Tabela 1: Valores da funo trabalho para diferentes metais.

Metal Sdio Alumnio Zinco Ferro Prata

Funo trabalho 2,28 eV 4,08 eV 4,31 eV 4,50 eV 4,73 eV

A frequncia limite fmin tem o nome de limite vermelho do efeito fotoeltrico e calcula-se pela seguinte frmula:

O trabalho de arranque W depende da natureza da substncia. Portanto, a frequncia limite fmin do efeito fotoeltrico (dito limite vermelho) varia de substncia para substncia.
9

Existe uma frequncia mnima (f0) chamada freqncia de corte para a qual o eltron escapar se a energia que ele receber do fton (hf0) for igual energia mnima.

Atravs da equao de Einstein (2) possvel calcular a constante de Planck h. Para tal h que determinar experimentalmente a frequncia da luz, o trabalho de arranque W e avaliar a energia cintica dos eltrons fotoeltricos. Avaliaes e clculos apropriados mostram que h=6,63x1034J.s. O mesmo valor numrico foi obtido por Planck durante o estudo terico de outro fenmeno diferente que a radiao trmica. O fato de terem coincidido os valores da constante de Planck obtidos por mtodos diferentes, confirma a certeza da hiptese acerca do carter descontnuo da emisso e absoro da luz pelas substncias.

3.4.

O modelo de Bohr aplicado ao tomo de hidrognio

Na fsica atmica, o tomo de Bohr um modelo que descreve o tomo como um ncleo pequeno e carregado positivamente cercado por eltrons em rbita circular. Atravs das descries qunticas da radiao eletromagntica propostas por Albert Einstein e Max Planck, o fsico dinamarqus Niels Bohr desenvolve seu modelo atmico a partir de quatro postulados: 1. Os eltrons que circundam o ncleo atmico existem em rbitas que tm nveis de energia quantizados, ou seja, o eltron descreve rbitas circulares em torno do ncleo, formado por um nico prton. A fora eletrosttica a fora centrpeta responsvel por esse movimento. 2. Apenas algumas rbitas estveis, denominadas estados estacionrias, so permitidas ao eltron. Nelas o tomo no irradia energia, portanto, a energia total do eltron (cintica e potencial) no pode apresentar valor algum e sim, valores mltiplos de um quantum. 3. Quando ocorre o salto de um eltron entre rbitas, a diferena de energia emitida (ou suprida) por um simples quantum de luz (tambm chamado de fton), que tem energia exatamente igual diferena de energia entre as rbitas em questo.

E E = hf

10

4. As rbitas permitidas dependem de valores quantizados (bem definidos) de momento angular orbital, L, de acordo com a equao:

onde n = 1, 2, 3, ... chamado de nmero quntico principal e h a constante de Planck.

A regra 4 afirma que o menor valor possvel de n 1. Isto corresponde ao menor raio atmico possvel, de 0,0529 nm, valor tambm conhecido como raio de Bohr. Nenhum eltron pode aproximar-se mais do ncleo do que essa distncia. O modelo de tomo de Bohr s vezes chamado de modelo semi-clssico do tomo, porque agrega algumas condies de quantizao primitiva a um tratamento de mecnica clssica. Este modelo certamente no uma descrio mecnica quntica completa do tomo. A regra 2 diz que as leis da mecnica clssica no valem durante um salto quntico, mas no explica que leis devem substituir a mecnica clssica nesta circunstncia. A regra 4 diz que o momento angular quantizado, mas no diz por qu. No caso do tomo mais simples, o do hidrognio, com apenas um eltron ligado ao ncleo, o modelo de Bohr previa que o raio da prxima rbita aps a rbita fundamental teria um raio quatro vezes maior. A terceira rbita com raio nove vezes maior, e assim em diante. Para este tomo o eltron s pode mudar de uma rbita para outra. Assim, se uma partcula atingisse o eltron a rbita no seria alterada, a menos que a partcula transferisse ao eltron energia suficiente para passar prxima rbita ou outra rbita permitida. Se a teoria clssica fosse vlida, qualquer rbita seria permitida. O modelo do tomo de Bohr explica bem o comportamento do tomo de hidrognio e do tomo de hlio ionizado, mas insuficiente para tomos com mais de um eltron. Apesar de no explicar o motivo deste modelo ser desta forma, e de falhar quando tomos com mais eltrons so considerados, Bohr incentivou outros pesquisadores para estud-lo, prevendo que a quantizao seria o caminho para explicar o comportamento da matria.

11

3.5.

Natureza Dual da Luz

Em determinados fenmenos, a luz se comporta como se tivesse natureza ondulatria (interferncia, difrao) e, em outros, natureza de partcula (efeito fotoeltrico), neste fenmeno, eltrons so ejetados de um metal, aps incidir sobre o mesmo luz ultravioleta. As duas teorias da natureza da luz se completam. Cada teoria por si s correta para explicar determinado fenmeno. No h fenmeno luminoso que nenhuma delas possa explicar. Os fenmenos de reflexo, refrao, interferncia, difrao e polarizao da luz podem ser explicados pela teoria ondulatria e os de emisso e absoro podem ser explicados pela teoria corpuscular.

3.6.

Dualidade onda-partcula: Hiptese de De Broglie

No ano de 1924, o fsico francs Louis De Broglie (1892 1897), utilizando da ideia de que na natureza existe simetria, trabalhou a hiptese da partcula se comportar como onda, o comprimento de onda de uma partcula em funo da quantidade de movimento dado atravs da expresso matemtica abaixo:

A hiptese de De Broglie foi comprovada em 1927 (3 anos aps a data em que De Broglie fez sua proposta), por Davisson e Germer ao estudarem a natureza da superfcie de um cristal de Nquel. Eles perceberam que ao incidirem um feixe de eltrons (partculas) contra a superfcie, ao invs de haver reflexo difusa, houve uma reflexo similar observada na incidncia de raios X. A incidncia de raios X num cristal geram uma forte reflexo a certo ngulo de tal maneira que haja interferncia construtiva e um reforo seja perceptvel.

12

4. Princpio da incerteza de Heisenberg (1901-1976)


Werner Heisenberg, cientista alemo que se props a mostrar, ou exprimir matematicamente, sua tese de que a posio e velocidade do eltron em torno do ncleo do tomo so impossveis de precisar simultaneamente. Para medir experimentalmente a posio do eltron precisamos de instrumentos de medidas (um dos mtodos conhecidos na poca consistia de incidir um tipo de radiao sobre o mesmo). Os instrumentos de medida, por sua vez possuem incertezas de medio. Quanto menor a incerteza, mais precisa a localizao do eltron. Com base na base da teoria da mecnica quntica j desenvolvida, Heisenberg enunciou que o produto da incerteza da posio pela incerteza do momento linear de um eltron no pode ser inferior (em ordem de grandeza) metade da constante de Planck reduzida. Ou seja:

A concluso que o eltron no est bem definido na sua rbita do tomo. Quanto mais preciso soubermos sua posio, menos preciso para ns ser sua velocidade e vice-versa, tornando assim impossvel descrever o eltron em cada instante. Esse enunciado conhecido como Princpio da Incerteza de Heisenberg. As informaes que podem ser obtidas passam a ser em qual regio do espao mais provvel encontrar o eltron. O resultado se mostrou correto, mas levou tambm a um conflito, pois passou-se de uma formulao determinista para uma estatstica. No se determina mais onde o eltron est, mas qual a probabilidade de que esteja em uma regio do espao.

4.1.

Noes de Radioatividade

Tambm no final do sculo XIX os estudos de Henri Becquerel e do casal Curie levaram descoberta da radioatividade e de estranhos elementos que emitiam energia de origem desconhecida. Ningum sabia o que produzia esses fenmenos, e apenas vrios anos depois que se comeou a desvendar a natureza da radioatividade. As reaes que alteram os ncleos atmicos so chamadas reaes nucleares. A radioatividade consiste na emisso de partculas e radiaes eletromagnticas por ncleos instveis, que se transformam em ncleos mais estveis. Estas reaes so
13

chamadas reaes de desintegrao radioativa ou de transmutao ou ainda de decaimento. No decaimento natural de um ncleo atmico, podem ser emitidas partculas , partculas e raios .

4.2.

Meia-vida (p) ou perodo de semidesintegrao

A meia-vida p de um elemento radiativo o intervalo de tempo aps o qual o nmero de tomos radiativos existentes em certa amostra fica reduzido metade.

Aps um intervalo de tempo t = x.p, restam desintegraram. A ltima igualdade vale tambm para as massas.

tomos que ainda no

Esse conceito importante para vrias finalidades. Por exemplo, o tempo de decaimento do carbono-14 reutilizado para se determinar a idade de mmias e de alguns fsseis. Alm disso, a idade da Terra pode ser estimada por meio da desintegrao radioativa do urnio-238. Saber quanto tempo um radioistopo leva para se desintegrar tambm ajuda na determinao de quanto tempo determinado lixo atmico deve permanecer isolado, alm de auxiliar os cientistas a pesquisarem os efeitos e as aplicaes de diversos radioistopos na medicina, agricultura e nos alimentos. A meia-vida no depende da quantidade de amostra inicial, da presso ou da temperatura. Esses perodos podem variar desde bilhes de anos at fraes de segundos.

14

5. Referncias Bibliogrficas
EISBERG, R. & RESNICK, R. Fsica Quntica: tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas. Trad. de Paulo Costa Ribeiro et al., 9 ed., Rio de Janeiro, Campus, 1994. Catstrofe do Ultravioleta. Disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1strofe_do_ultravioleta> acesso em: 01/06. VENTURA, G.; FIOLHAIS, M.; FIOLHAIS, C.; PAIVA, J.; FERREIRA, A. J.; Cincias Fsico-Qumicas 10 ano,Texto Editora, Lisboa, 2003, p. 61, 65-68 e 123. S, M. T. M.. Fsica - Cincias Fsico-Qumicas 10 ano, Texto Editora, Lisboa, 2003, Unidade 1, pgs. 53-57. Lei de Rayleigh-Jeans. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_RayleighJeans > acesso em: 01/06. Fsica Moderna Cap. 3 Efeito Fotoeltrico. Disponvel em:

<http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod03/m_s03.html> acesso em: 01/06. HALLIDAY, D., RESNICK, R. Fundamentos de Fsica, v. 4. tica e Fsica Moderna. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos (1991). ALMEIDA, F. B. A natureza dual da luz. Disponvel em:

<http://www.brasilescola.com/fisica/a-natureza-dual-luz.htm> Acesso em: 01/06. tica. Disponvel em: <http://fisicabr.org/otica/> Acesso em: 01/06. STEGER, B. ptica Geomtrica A Natureza da Luz. Disponvel em: <http://www.colegiodinamico.com.br/PAGINAS/ALUNO/o_professor/arquivos/steger/ steger_2010_optica.pdf> Acesso em: 01/06. GUIMARES, C. Fsica Moderna: A Dualidade Partcula Onda & Hiptese de De Broglie; Princpio de Incerteza. Disponvel em:

<http://www.rumoaoita.com/site/attachments/017_fismoderna3.pdf> 01/06. Meia Vida ou perodo de semidesintegrao.

Acessado em

Disponvel

em:

<http://www.brasilescola.com/quimica/meia-vida-ou-periodo-semidesintegracao.htm> Acesso em: 01/06.

15

S-ar putea să vă placă și