Sunteți pe pagina 1din 14

FACULDADE UNIBAN CURSO DIREITO DISCIPLINA INTRODUO AO ESTUDO DO DIREITO PROFESSOR SAMUEL SCHMIDT SIMULADO PARA PROVA SEMESTRAL

Assinale as alternativas que NO correspondem s caractersticas do Direito Natural: ( ) Imutvel. ( X ) Varivel. ( ) Estvel. ( ) Permanente. ( ) Invarivel. ( X ) Instvel. ( ) Validade geral.

Em relao s diferenas entre Direito Positivo e Direito Natural, assinale a alternativa INCORRETA: a) O Direito Positivo tem eficcia apenas para as comunidades polticas em que posto e o Direito Natural universal, tem validade geral. b) O Direito Positivo, ao contrrio do Direito Natural, mutvel. c) O Direito Positivo posto pelo Estado e no por uma fora divina ou conseqncia lgica do pensamento racional. X d) O Direito Positivo estabelece aquilo que bom ou mau e no o que til, como faz o Direito Natural. e) Nenhuma das anteriores. 3. De acordo com as acepes do vocbulo direito, assinale a alternativa INCORRETA: a) A frase o direito assegura aos presos o respeito integridade moral e fsica corresponde ao direito significando NORMA. b) Quando dizemos o direito no permite o furto, estamos empregando a palavra direito com o significado de NORMA. c) A frase cabe ao direito estudar a criminalidade corresponde ao direito significando CINCIA. X d) So exemplos do uso da palavra direito na acepo de justia: o direito de usar um imvel; o direito de cobrar uma dv ida; o direito de propor uma ao; o direito do Estado de legislar ou de punir. e) Nenhuma das anteriores.

Assinale a alternativa CORRETA em relao s caractersticas da moral:

a) A moral composta por regras de condutas que cumprem duas funes: orientar o comportamento dos indivduos na vida cotidiana (todos devem fazer o bem e evitar a prtica do mal) e prevenir e solucionar conflitos. b) As sociedades modernas no so individualistas, todos esto submetidos s regras morais dominantes, e por este motivo, possvel para o direito estar em conformidade com todos os sistemas morais. X c) A moral pode ser autnoma ou heternoma. d) As sanes morais so difusas e informais e podem ser aplicadas mediante coero. e) Nenhuma das anteriores. 5. Sobre a Teoria Tridimensional do Direito, assinale V para as corretas e F paras as falsas: ( V ) A Teoria Tridimensional do Direito trouxe uma viso nova da realidade jurdica: compreende o direito como sendo fato, valor e norma. ( V ) O direito s se constitui quando determinadas valoraes dos fatos sociais culminam numa integrao de natureza normativa, ou seja, as normas representam a integrao de fatos sociais segundo mltiplos valores. ( F ) A tridimensionalidade genrica entende que fato, valor e norma devem ser considerados como sendo componentes essenciais da experincia jurdica. Conseqncia disso que eles esto indissoluvelmente unidos entre si, no sendo possvel apresent-los cada um abstrado dos demais. ( V ) Apesar de implcito na obra de vrios autores, com o professor Miguel Reale que o tridimensionalismo encontra seu aperfeioamento e formulao ideal que o credencia como rigorosa teoria. ( F ) As trs dimenses FATO, VALOR e NORMA, correspondem, respectivamente, a estas disciplinas: FILOSOFIA ou AXIOLOGIA JURDICA, SOCIOLOGISMO JURDICO e NORMATIVISMO JURDICO. 5. Sobre a Teoria Pura do Direito, assinale a alternativa CORRETA: a) Formulada pelo jurista austraco Hans Kelsen, autor positivista do direito, a Teoria Pura reduz a expresso do direito a um s elemento: a norma jurdica. b) Hans Kelsen adotou uma ideologia essencialmente positivista no setor jurdico, desprezando os juzos de valor, rejeitando a idia do Direito Natural, combatendo a metafsica. c) A ordem jurdica, para Kelsen, formaria uma pirmide normativa hierarquizada, onde cada norma se fundamentaria em outra e a chamada Norma Fundamental seria aquela que legitimaria toda a estrutura normativa. d) As normas jurdicas formariam uma pirmide apoiada em seu vrtice. A graduao a seguinte: Constituio, lei, sentena e atos de execuo ou atos normativos. E)TODAS ESTAO CORRETAS 6. Em relao aos sentidos da palavra direito proposto por Andr Franco Montoro, assinale a alternativa CORRETA: a) Os cinco aspectos so: Direito Norma, Direito Cincia, Direito Fato Social, Direito Moral e Direito Justia. b) Os cinco aspectos so: Direito Norma, Direito Faculdade, Direito Cincia, Direito Pblico e Direito Justia. X c) Os cinco aspectos so: Direito Norma, Direito Justia, Direito Cincia, Direito Faculdade e Direito Fato Social. d) Os cinco aspectos so: Direito Objetivo, Direito Subjetivo, Direito Pbico, Direito Privado e Direito Misto.

7. Quando dizemos que o Estado tem o direito de cobrar impostos, a palavra direito designa: a) Fato-social. b) Norma. X c) Faculdade. d) Justia. e) Nenhuma das anteriores. 8. Quando dizemos que o direito brasileiro probe crimes contra a propriedade intelectual, a palavra direito designa: a) Fato-social. X b) Norma. c) Faculdade. d) Justia. e) Nenhuma das anteriores. 9. Quando dizemos que o a segurana direito de todos, a palavra direito designa: a) Fato-social. b) Norma. c) Faculdade. X d) Justia. e) Nenhuma das anteriores. 10. Direito subjetivo : a) O poder reservado aos magistrados. b) Um conceito originrio do socialismo jurdico. X c) Um poder conferido pela norma jurdica para a ao de um sujeito. d) Um interesse individual objetivo e determinado pela moral. e) Nenhuma das anteriores. 11. Assinale as alternativas que correspondem aos do Direito Pblico: ( V ) Direito Administrativo. ( V ) Direito Penal.

( ) Direito do Trabalho. ( V ) Direito Processual. ( V ) Direito Constitucional. ( V ) Direito Internacional Privado. ( ) Direito Civil. ( V ) Direito Previdencirio. ( V )Direito Internacional Pblico. ( V ) Direito Judicirio. 12. So caractersticas da segurana jurdica: ( ) Instabilidade. ( X ) Irretroatividade. ( X ) Generalidade. ( X ) Taxatividade. ( ) Especificidade. ( X ) Estabilidade. 13. Sobre a diviso do direito, assinale V para as corretas e F para as falsas: ( V ) A diferena tem origem no direito romano, como se depreende das palavras de ULPIANO: Direito pblico o que corresponde s coisas do Estado; direito privado, o que pertence utilidade das pessoas. ( V ) Embora a diviso do direito positivo em pblico e privado remonte ao direito romano, at hoje no h consenso sobre seus traos diferenciadores. Vrios critrios foram propostos, com base no interesse, na utilidade, no sujeito, na finalidade da norma, no ius imperium, sem que todos eles estejam imunes a crticas. ( V ) O Direito Pblico regulamenta basicamente a atividade do Estado. Estabelece suas funes e a forma de organizao de seus poderes e dos servios pblicos, bem como suas relaes com os particulares e os demais Estados. ( V ) O Direito Privado regulamenta principalmente a situao jurdica e as relaes entre particulares (pessoas fsicas e pessoas jurdicas de Direito Privado). 14. So princpios que estruturam o Direito Pblico, EXCETO: X a) Primazia da vontade individual, garantindo-se a autonomia da vontade dos particulares, que podem assumir obrigaes e adquirir direitos mediante contratos, cujo contedo e sanes so fixados pelos prprios contraentes. b) Garantia dos direitos dos particulares diante do poder estatal em forma de direitos fundamentais, que limitam a atuao do Estado. c) Igualdade nas relaes entre Estados soberanos.

d) Carter imperativo das normas jurdicas, cuja aplicao no depende da vontade das partes envolvidas na relao, sejam estas autoridades estatais, sejam particulares. e) Nenhuma das anteriores. 15. Sobre as fontes do direito, assinale V para as corretas e F para as falsas: ( V ) Por fontes materiais entendem-se os fatores que criam o direito, dando origem aos dispositivos vlidos. ( V ) Fontes formais indica os lugares nos quais se encontram os dispositivos jurdicos e onde as pessoas devem pesquisar sempre que desejem tomar conhecimento do direito em vigor. ( V ) As fontes formais podem ser divididas em escritas e no-escritas. ( V ) As fontes formais podem ser divididas em diretas e indiretas. ( F ) So fontes formais escritas: lei no sentido estrito, Constituio e os princpios gerais do direito. ( V ) So fontes formais no-escritas: costumes, princpios gerais do direito e vontade dos particulares. ( V ) A doutrina uma fonte formal indireta do direito. ( V ) So exemplos de fontes materiais: valores sociais, necessidades humanas, vontade do povo. 16. Sobre a natureza do direito subjetivo, assinale a alternativa CORRETA: a) Para Ihering, o direito subjetiv o vem a ser o poder ou senhorio da vontade reconhecido pela norma jurdica . b) Para Windscheid, o direito subjetivo seria o interesse juridicamente protegido. X c) Jellinek, considerando incompletas as teorias anteriormente formuladas, ensinava que o d ireito subjetivo no seria apenas a vontade ou s o interesse, mas a reunio de ambos. a conjugao desses dois elementos: vontade e interesse. X d) Direito subjetivo o poder que a ordem jurdica confere a algum de agir e de exigir de outrem determinado comportamento. e) Nenhuma das anteriores. 17. No direito moderno, o termo lei (em sentido amplo) utilizado para indicar as normas jurdicas que satisfazem quatro requisitos. Assinale com V para as verdadeiras, e F para as falsas: (V ) So escritas. (V ) Entraram em vigor por deciso das autoridades estatais competentes. (V ) Foram estabelecidas em conformidade com o procedimento fixado em normas superiores. ( V ) Objetivam regulamentar direta ou indiretamente a organizao da sociedade. 18. So exemplos de direitos subjetivos, EXCETO: a) O direito de gozar as frias. b) O direito de propor uma ao.

c) O direito de manifestar o pensamento. X d) O direito protege a relao de consumo. e) O direito de contrair casamento. 19. Assinale a alternativa correta:

Pode-se dizer que o direito positivo o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder poltico do Estado que se impem e regulam a vida social de um dado povo, em um determinado lugar e em uma determinada poca. Podemos dizer tambm que o direito positivo a norma posta. So as leis que compem e regulam a vida das pessoas em seu cotidiano. Uma sociedade se funda em normas jurdicas, que regulamentam as relaes interindividuais das pessoas. mediante normas jurdicas (direito positivo), provenientes do universo do direito, que o Estado pretende obter o equilbrio social, impedindo a desordem e os delitos. X e) Todas as respostas acima esto corretas. 20.Sobre direito objetivo e subjetivo, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: (F ) O direito subjetivo o complexo de normas jurdicas que regem o comportamento humano. ( F ) O Habeas data e o habeas corpus so casos tpicos de direito objetivo da parte interessada. ( F ) Maioridade civil, prevista no art. 5, do Cdigo Civil, um tpico caso de direito subjetivo. ( V ) O direito objetivo autoriza o indivduo a praticar ou no uma determinada conduta prevista em lei, prescrevendo tambm uma sano no caso concreto da violao da norma legal. ( V ) O direito subjetivo a permisso que tem o ser humano de agir conforme possibilita o direito objetivo/positivo. ( F )O direito subjetivo est desvinculado do direito objetivo/positivo, pois a permisso de praticar determinados dado pelo direito subjetivo est atrelado apenas vontade lgica do indivduo. ( V ) O direito subjetivo um direito garantido por norma legal, estando apenas atrelado a uma vontade do indivduo. ( V ) O direito objetivo no est atrelado mera vontade humana. ( V ) A justia gratuita (art. 5, inciso LXXIV, da CRFB) um tpico caso de direito subjetivo da parte, podendo os interessados disporem ou no dela, caso se enquadrem no perfil scio-econmico de seus beneficirios. ( V ) As Leis de combate ao consumo de cigarros em lugares de acesso pblico (bares, restaurantes etc.) tm carter de lei direito objetivo. ( V ) O art. 208, inciso IV, da CRFB, que trata do atendimento de crianas at cinco anos de idade em creches e pr-escolas tem carter de direito objetivo para o administrador pblico. ( V )O direito objetivo est fora do homem (fora de sua exclusiva vontade, de seu nimo), indica-lhe o caminho a seguir, prescrevendo medidas repressivas em caso de violao da norma.

Sobre Direito Pblico e Direito Privado, assinale V para as verdadeiras e F para a falsas:

( F ) O direito pblico o conjunto de normas que regem as relaes em que o sujeito somente o Estado. ( V ) O direito pblico tutela os interesses gerais e visa o fim social, quer perante os seus membros e ele, quer perante outros Estados. ( F ) O direito pblico regula apenas questes de direito interno, no estabelecendo normas relativas s relaes com outros pases, cabendo tal prtica ao direito privado. ( F ) O direito constitucional faz parte do direito pblico externo. ( F ) O direito administrativo o conjunto de normas que regem as atividades de cunho privado e esto estabelecidos no Cdigo Civil. ( F ) O direito tributrio, voltado aos tributos, regula as suas espcies (IPTU, IPVA, IR etc.) e tem, devido os seus fins, carter de direito privado. ( V ) A administrao pblica, regida pelo direito administrativo, tem como princpios basilares, a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, conforme art. 37, caput, da CRFB. ( F ) O direito financeiro tem carter exclusivo de direito pblico externo. ( V ) O Direito processual regula a atividade do poder judicirio e a dos que a ele requerem ou perante ele litigam, correspondendo, portanto, a funo estatal de distribuir justia. ( F ) O Direito penal o complexo de normas do direito privado que definem crimes, contravenes e suas formas de punio. ( F ) O direito previdencirio o conjunto de normas que amparam o trabalhador, fazendo ele, devido ao seu carter meramente patrimonial, parte das normas de direito privado. ( F ) O direito financeiro, norma de carter de direito privado, regula as questes atinentes a economia do pas, tais como taxa de juros etc. ( F ) O direito internacional PBLICO parte integrante do direito pblico interno. ( F ) O direito privado regula as relaes jurdicas entre particulares e o Estado. ( V ) O direito internacional pode ser de carter pblico , quando regula as normas que regem as relaes entre Estados, ou, privado, quando regula as relaes entre Estado e cidados pertencentes a Estados diversos. ( V ) O direito civil regula os direitos e deveres de todos os indivduos, contendo normas sobre o estado e capacidade das pessoas, relaes atinentes famlia, s coisas, s obrigaes sucesses etc. ( V ) O direito comercial/empresarial disciplina as atividades do empresrio, e de qualquer pessoa, fsica ou jurdica, destinada ao exerccio de atividades econmicas, desde que habitual e dirigida produo de resultados patrimoniais. ( V ) O direito do trabalho regula as relaes jurdicas entre empregador e empregado, compreendendo normas sobre a organizao do trabalho e da produo. ( V ) O direito do consumidor o conjunto de normas disciplinadoras das relaes de consumo existente entre fornecedores e consumidor. ( V ) O Direito processual regula a atividade do poder judicirio e a dos que a ele requerem ou perante ele litigam, correspondendo, portanto, a funo estatal de distribuir justia. ( V ) O Direito penal o complexo de normas do direito pblico que definem crimes, contravenes e suas formas de punio. (V ) O direito previdencirio o conjunto de normas que amparam o trabalhador, fazendo ele, devido ao seu carter social e pelo fato do Estado fazer parte desta relao jurdica, parte das normas de direito pblico.

( V ) O direito financeiro, norma de carter de direito pblico, regula as questes atinentes a economia do pas, tais como taxa de juros etc.

Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas: ( V ) A legislao nos pases de direito escrito a mais importante das fontes formais estatais. ( V ) Nos estados modernos a formulao do direito , normalmente, obra exclusiva do legislador. ( V ) Apenas nos pases de origem anglo-saxo (Inglaterra), existe uma forte predominncia do costume sobre a lei escrita, estando experincia jurdica desses pases vinculada aos usos e costumes atrelada atividade jurisdicional. ( V ) Nos pases com origem anglo-saxo, devido ao primado do precedente judicial, as normas legais no tm o mesmo papel que lhes d nos Estados como o Brasil onde se impe o primado da Lei, se faz necessrio dizer que nos pases com origem anglo-saxo nenhum costume obrigatrio, enquanto no for consagrado pelos tribunais. ( F ) A legislao o processo pelo qual um ou vrios rgos estatais formulam e promulgam normas jurdicas de observncia geral. Desta forma, a atividade legislativa tida como a fonte secundria do direito. ( F ) A Constituio se sobrepe as demais normas do ordenamento jurdico, menos as de carter de direito penal. ( F ) Diz-se que, na votao de uma lei, a maioria qualificada (absoluta) se refere situao na qual o total de votos maior que a metade do total de votos dos legisladores (vereadores, deputados, senadores) presentes em uma sesso de votao, independente de quantos votantes estejam presentes nesta sesso. J a maioria simples, est atrelada a maioria do total de votos possveis para uma sesso do legislativo federal, estadual ou municipal. ( V ) A lei ordinria editada pelo Poder Legislativo (Unio, Estados e Municpios), no campo de suas competncias constitucionais, com sano do chefe do Executivo. ( F ) A lei delegada pode ser elaborada e editada pelo Presidente da Repblica e pode abordar qualquer tema ou assunto. ( F ) dispensvel a autorizao do legislativo para que o Presidente edite leis delegadas. ( V ) As leis complementares sero aprovadas por maioria absoluta. ( F ) As medidas provisrias so normas expedidas pelo chefe do legislativo, no exerccio de sua competncia constitucional (art. 84, inciso XXVI, da CRFB). ( F ) As medidas provisrias, aps serem editadas pelo Presidente da Repblica, devem ser apenas imediatamente aplicadas em prtica, sem necessidade de apreciao do legislativo em nenhum momento. ( F ) As medidas provisrias no perdem a sua eficcia se no forem convertidas em lei, pois elas se perpetuam no tempo, sem necessidade de novas reedies. (F ) A legislao nos pases de direito escrito a mais importante das fontes materiais estatais. ( F ) Nos estados modernos a formulao do direito , normalmente, obra exclusiva do executivo e muitas vezes at do judicirio. ( V ) Apenas nos pases de origem anglo-saxo (Inglaterra), existe uma forte predominncia do costume sobre a lei escrita, estando experincia jurdica desses pases vinculada aos usos e costumes atrelada atividade jurisdicional. ( F ) Nos pases com origem anglo-saxo, devido ao primado do precedente judicial, as normas legais no tm o mesmo papel que lhes d nos Estados como o Brasil onde se impe o primado da Lei. Faz-se necessrio dizer ainda que nos pases com origem anglo-saxo todo costume obrigatrio, exceto depois que for consagrado pelos tribunais, onde passa a ser ento opcional. 23. Sobre a sociabilidade humana e o direito, assinale V para as alternativas corretas e F para as alternativas falsas:

( F ) Thomas Hobbes apresentou suas idias no livro Leviat, no qual defende a predominncia da bondade humana no estado de natureza; nele o homem essencialmente bom e livre. ( F ) Jean-Jacques Rousseau, em seu livro O contrato social, defendia que o homem no possui o instinto natural de sociabilidade; por sua natureza, um ser mau e anti-social. ( F ) A soluo encontrada de Hobbes para o problema dos homens que se encontram num estado de sociedade organizar um Estado que s se guie pela vontade geral, e no pela vontade particular de cada um, de alguns ou da maioria dos indivduos. ( V ) Para Santo Toms de Aquino a vida solitria e fora da sociedade exceo, que pode ser enquadrada numa das trs hipteses: mala fortuna, ou seja, quando por um infortnio qualquer o indivduo passa a viver em isolamento; corruptio naturae, quando o homem, em casos de anomalia ou alienao mental, desprovido de razo, vai viver distanciado dos seus semelhantes; ou excellentia naturae, que a hiptese de um indivduo notavelmente virtuoso, possuindo uma grande espiritualidade, isolar-se para viver em comunho com a prpria divindade. ( F ) Para Thomas Hobbes, o contrato social permitiria aos homens o retorno convivncia sob os benefcios de um estado de natureza aperfeioado e no qual reencontrariam a sua autntica natureza humana. ( V ) Os contratualistas sustentavam que a sociedade to-s um acordo de vontades, ou seja, um contrato hipottico celebrado entre os homens. ( F ) Pelo fato de partirem de um homem natural, os contratualistas chegaram s mesmas concluses, ou seja, no houve diver gncias de explicaes para a deciso do homem de unir-se a seus semelhantes e de passar a viver em sociedade.

Gabarito: 1 d; 2 f; 3 e; 4 f; 5 d; 6 a; 7 e; 8 f; 9 d; 10 A; 11 e; 12 c; 13 F; 14 e; 15 e.

Assinale a alternativa correta: O direito positivo o conjunto de normas (leis) estabelecidas pelo poder poltico legislativo do Estado. O direito positivo a norma posta. So as leis que compem e regulam a vida das pessoas em seu cotidiano. O direito positivo (norma posta) engloba os direitos objetivos e subjetivos das pessoas. Todas as respostas acima esto corretas. Somente as respostas A e D esto incorretas. Assinale a resposta correta: O direito natural se traduz na existncia de um direito fundado na natureza das coisas materiais. O direito natural tambm chamado de jusnaturalismo ou direito quntico.

O direito natural baseado nas ideias dos grandes pensadores gregos (Aristteles etc.), est tambm entendido como um direito ideal, de certa forma at infrapositivo. Alm de encontrar essencialmente o justo, o direito natural busca aferir legitimidade ao prprio direito positivo. Todas as respostas esto corretas. Somente B e D esto corretas. Todas as alternativas so incorretas. Assinale a resposta correta: O direito natural possui princpios fixos, haja vista o direito natural ser imutvel. O direito natural possui princpios absolutos (acima do direito positivado). O direito natural intemporal (se perpetua no tempo). O direito natural universal, ao contrrio do direito positivo, que algo particular e restrito ao local ou centro poltico que foi editado. Todas as alternativas acima esto corretas. Somente as alternativas D e E so incorretas. Assinale a resposta correta: O positivismo (segmento do direito que apia e afirma a existncia e perfeio de um direito natural) reconhece o direito positivo, isto , acredita que a norma posta e criada exclusivamente pelo Homem, deve respeitar e seguir os ditames de um direito natural.

Para o direito natural, a fonte e medida de legitimao de uma lei uma ordem que obedece a vontade humana e , em primeiro lugar, a expresso do direito positivado, independente da da natureza das coisas. A concepo do direito natural pressupe a existncia de uma ordem que resultado de um projeto humano e exclusivamente positivado em leis. O direito natural no influencia ou torna possveis os projetos humanos, haja vista ser posterior ao humano, da mesma forma que a vida e a verdade, bases do direito natural, so posteriores aos homens. Todas as respostas acima esto corretas, menos a resposta D. Todas as respostas acima so incorretas. Assinale a resposta correta: Costuma-se caracterizar o direito natural tambm como algo universal e imutvel, querendo isto significar que algo abrangente e atinge a todos os homens, em todos os tempos e lugares; e imutvel em consequncia da prpria imutabilidade da natureza humana, e pode ser conhecido naturalmente por todos os homens. Relativamente s funes que o direito natural visa desempenhar, de se salientar que ele jamais buscar, em qualquer lugar, servir de fundamento e legitimao para o ordenamento jurdico, nem intervir na interpretao e preenchimento das lacunas e na correo das normas jurdicas.

O direito natural o direito que se funda em bens extrapatrimoniais, como vida, moral, liberdade, igualdade etc.

Todas as respostas acima esto corretas, menos a resposta B. Todas as respostas acima so incorretas. Com relao s escolas do direito natural, assinale a resposta correta: A escola Sofista (Naturalista), afirmava que os homens eram substancialmente desiguais, sendo que, pela lei da Natureza, os mais fortes dominariam os mais fracos, necessariamente.

A viso da escola Sofista, que apia a proclamada desigualdade natural entre os homens, nada mais seria do que a imposio dos interesses dos mais fortes sobre os mais fracos, gerando um desequilbrio natural entre as pessoas, pois na natureza, os mais fortes sempre devem dominar os mais fracos. A Escola Teolgica, cujos maiores expoentes foram Scrates (469-399 a.C.), Plato (427-347 a.C.), Santo Agostinho (354-430) e Francisco Suarez (1548-1617), fundava racionalmente o direito natural; entendendo que a lei era estabelecida pela razo dos homens e no pela vontade divina. Todas as respostas acima esto corretas. Todas as respostas acima esto corretas, menos a resposta A. Com relao s escolas do direito natural, assinale a resposta correta: Para a escola Teolgica, obedecer s leis seria o mesmo que obedecer a Deus. Segundo a escola Teolgica, a Justia seria a ordenao da sociedade de acordo com a razo de Deus e as leis positivas deveriam estar em obedincia e conformidade com as leis divinas. Para a Escola Estica existiria uma comunidade universal de seres racionais, na qual todos os homens, a despeito de suas di ferenas materiais, seriam absolutamente iguais e, por isso, submetidos mesma lei natural.

Para os esticos a lei positiva no poderia fazer qualquer distino entre os indivduos. Todas as respostas acima esto corretas. Todas as respostas acima esto corretas, menos as respostas D e E. Com relao s escolas do direito natural, assinale a resposta correta: A Escola Experimental, inicialmente elaborada por Aristteles (384-322 a.C.) fundamentava racionalmente o direito natural. A Escola Experimental entende que a lei natural decorrncia direta da obra divina e, portanto, exclusiva de Deus, que a fornecia para os homens espontaneamente. Na concepo do direito natural, elaborada pela Escola Clssica (Racionalista) toda lei positiva, para ser legtima, deveria ser diretamente proveniente do direito natural. Deveria sempre haver para os adeptos da escola Clssica, uma regra de conduta natural e, por isso, perfeita, para cada situao da vida humana. O direito positivo, ento, deveria deduzir cada previso mnima da conduta humana a partir do direito natural.

Todas as respostas acima esto corretas. Todas as respostas acima esto corretas, menos B e E.

Com relao s escolas do direito natural, assinale a resposta correta: A Escola Conceitualista defendia ser possvel a deduo (atravs de uma lgica formal) que partisse dos princpios gerais do direito natural (que seriam os conceitos ticos fundamentais) para ento se chegar a todas as regras de conduta humana. Para os adeptos da escola Idealista, o direito natural teria contedo varivel, de elaborao progressiva, fadado a permanecer eternamente num plano abstrato de ideal de justia, no passvel de concretizao. Para a Escola Intuicionista, o direito natural seria como que a intuio do justo, da qual se extrairiam os princpios bsicos da ordem jurdica (os princpios-evidentes). Todas as respostas acima esto corretas. Todas as respostas acima esto corretas, menos as respostas A e D. Assinale a resposta correta: Para Aristteles, da justia civil (direito positivo) uma parte de origem natural, outra se funda em a lei. Conforme Aristteles, natural aquela justia que mantm em toda a parte efeitos diferentes e depende do fato de que parea boa aos homens para poder existir. De acordo ainda com Aristteles, a justia fundada na lei (direito positivo) aquela que se importa com suas origens, jamais devendo ela ser de origem natural.

Todas as respostas acima so corretas. Todas as respostas acima so incorretas. Assinale a resposta correta: As fontes materiais do direito (ou fontes reais) so to tambm os fatores sociais (histria, religio, clima, solo, economia, respeito ao prximo, etc.).

As fontes materiais do direito so elementos que emergem da prpria realidade social e dos valores que inspiram o ordenamento jurdico por ocasio da confeco de uma determinada lei. As fontes materiais do direito influenciam na criao de leis so decorrentes das convices, ideologias e das necessidades concretas de cada povo em certa poca, atuando tais fatores como sendo fontes de produo de direito positivo, pois condicionam o aparecimento e as transformaes das normas jurdicas.

Entende-se que as fontes materiais do direito no so o direito positivo (leis), mas apenas o conjunto de valores e circunstncias fticas e sociais que, constituindo o antecedente natural do direito, contribuem para a formao do contedo das normas jurdicas. Ex.: A Lei dos crimes hediondos, caso Daniela Perez (a lei foi criada aps a morte da atriz). Todas as respostas acima esto corretas. Todas as respostas acima esto incorretas. Assinale a resposta correta: A legislao nos pases de direito escrito a mais importante das fontes materiais estatais. Nos estados modernos a formulao do direito , normalmente, obra exclusiva do executivo e muitas vezes at do judicirio.

Apenas nos pases de origem anglo-saxo (Inglaterra), existe uma forte predominncia do costume sobre a lei escrita, estando experincia jurdica desses pases vinculada aos usos e costumes atrelada atividade jurisdicional. Nos pases com origem anglo-saxo, devido ao primado do precedente judicial, as normas legais no tm o mesmo papel que lhes d nos Estados como o Brasil onde se impe o primado da Lei. Faz-se necessrio dizer ainda que nos pases com origem anglo-saxo todo costume obrigatrio, exceto depois que for consagrado pelos tribunais, onde passa a ser ento opcional.

Todas as respostas acima so corretas. Todas as respostas acima so incorretas. Assinale a resposta correta: A justia gratuita (art. 5, inciso LXXIV, da CRFB) um tpico caso de direito objetivo da parte. As Leis de combate ao consumo de cigarros em lugares de acesso pblico (bares, restaurantes etc.) tm carter de lei direito objetivo. O art. 208, inciso IV, da CRFB, que trata do atendimento de crianas at cinco anos de idade em creches e pr-escolas tem carter de direito objetivo. O direito objetivo est fora do homem (fora de sua exclusiva vontade, de seu nimo), indica-lhe o caminho a seguir, prescrevendo medidas repressivas em caso de violao da norma.

Todas as respostas esto corretas. Somente a resposta a est incorreta. Assinale a resposta correta: O Direito processual regula a atividade do poder judicirio e a dos que a ele requerem ou perante ele litigam, correspondendo, portanto, a funo estatal de distribuir justia. (Vide CPP, CPC etc.) O Direito penal o complexo de normas do direito pblico que definem crimes, contravenes e suas formas de punio. O direito previdencirio o conjunto de normas que amparam o trabalhador, fazendo ele, devido ao seu carter social e pelo fato do Estado fazer parte desta relao jurdica, parte das normas de direito pblico. O direito financeiro, norma de carter de direito pblico, regula as questes atinentes a economia do pas, tais como taxa de juros etc. Todas as respostas acima so corretas. Todas as respostas acima so incorretas. Assinale a resposta correta: O direito pblico o conjunto de normas que rege as relaes em que um dos sujeitos da relao jurdica o Estado. O direito pblico tutela os interesses gerais e visa o fim social, quer perante os seus membros, quer perante outros Estados. O direito pblico divide-se em interno e externo. O direito constitucional faz parte do direito pblico interno. Todas as respostas acima esto corretas.

Somente as respostas a, d e e so incorretas.

1 - DISSERTE SOBRE DIREITO NATURAL E DIREITO POSITIVO. CONCEITUANDO ESTES. Direito Natural um direito universal, ou seja, existe em qualquer lugar do mundo,no escrito, e nem criado pela sociedade, sua fonte a relao Homem/Sociedade. a ideia abstrata do direito, o ordenamento ideal, correspondente a uma justia superior e suprema. Este no tem legislador. O Direito Natural revela ao legislador os princpios fundamentais de proteo ao homem, que devero ser consagrados pela legislao, a fim de que se tenha um ordenamento jurdico justo, este sempre prevalecendo sobre o Direito Positivo. Direito Positivo o conjunto de normas afins, escritas (costumes) e no escritas, que vigoram coativamente nos seus respectivos Estados. No necessrio, sua caracterizao, que seja escrito. As normas costumeiras, que se manifestam pela oralidade, constituem tambm Direito Positivo. O legislador do Direito Positivo atravs da experincia e da razo, utiliza os princpios do Direito Natural para elaborar o Direito Positivo. 2- QUAIS SO OS REQUISITOS BSICOS PARA UMA RELAO JURDICA? Para que haja uma relao jurdica, necessrio no mnimo duas partes, ou seja, tem que ser bilateral (Plo ativo: credor e Plo Passivo: devedor) e entre as partes, o objeto, ou seja, a prestao de dar, de fazer ou no fazer. Sendo que existem direitos e obrigaes de ambas as partes. 3 - DIFERENCIE DIREITO PRIVADO DE DIREITO PBLICO. Direito Privado quando em ambos os plos de uma relao jurdica encontram - se particulares. Direito Pblico quando em um plo da relao jurdica encontra - se o Estado e no outro um particular. 4 - EM QUE CONSISTE O DIREITO MISTO? O Direito Misto defendido pela 3 gerao do direito. Neste caso considera- se a interveno do Estado, como por exemplo, o direito do consumidor: a relao entre vendedor e consumidor, mas o Estado determina atravs do direito do consumidor, que este tenha seus interesses garantidos. Para o Direito Misto, o Direito que seria Privado, na verdade possui interveno Estatal, mesmo que indiretamente.

S-ar putea să vă placă și