Sunteți pe pagina 1din 13

Ttulo do comunicado: O setor blico norte-americano em sua condio de estmulo econmico:

algumas notas para um debate contemporneo.

Autor: Gilson Dantas (Pesquisador independente, doutor pela UnB, professor do CEUB-DF). Bloco Temtico: economia e sociedade no capitalismo contemporneo.
________________________________________________________________________________________________

Introduo Este texto formula algumas observaes histricas sobre a evoluo do setor blico norteamericano na segunda metade do sculo passado e examina aspectos da economia armamentista na condio de estmulo econmico. Ou seja, o foco sobre aquele setor blico estar aqui mais voltado para seu papel de contra-tendncia qual o sistema fraes mais altas da classe dominante tem recorrido diante da crise. Certamente um setor blico desproporcional tambm representa um problema para o prprio sistema, mas este no ser o foco do texto em pauta 1 . Salientamos que no debate, em termos de economia poltica, a respeito do tema aqui tratado, frequentemente se costuma deixar de lado e/ou minimizar, a importncia explicativa de certas determinaes que, na tica e na hiptese aqui assumidas, deveriam fazer parte de toda discusso sobre o papel da economia armamentista na crise contempornea. Esse texto foi formulado com o propsito de enriquecer aquele debate. Por fim, existe uma considerao poltico-metodolgica que aqui deve ser estabelecida como preliminar: no se pretende examinar a economia armamentista na condio irreal de determinao mais profunda da crise mas, ao contrrio, a partir da crise global do capitalismo e, sobretudo, das dificuldades de construo da direo poltica revolucionria de massas, que se vai poder compreender elementos cruciais do nosso tempo, dentre eles a hipertrofia da economia armamentista. Pensar o contrrio implica no risco de comprometer o empreendimento terico com um tipo de reducionismo (ou de vis estruturalista) que resultaria prejudicial a toda anlise crtica e revolucionria sobre os impasses atuais da sociedade capitalista. ***
1

Oportunamente, um segundo texto intitulado O setor blico norte-americano: por que ele tende a tornar-se um problema para a economia capitalista? (O setor blico em sua condio de destruio parasitria), dar continuidade a esse debate, ao abordar tema correlato.

Depois de um breve perodo de prosperidade econmica na dcada de 1920, os Estados Unidos mergulharam na sua mais violenta crise a maior crise geral da era do capitalismo financeiro seguida da prolongada depresso econmica dos anos 1930, e s retomaram importantes taxas de crescimento atravs dos gastos militares colossais da II Guerra Mundial. Ou seja, no processo de combate economia de guerra nazista, os Estados Unidos se converteram em potncia imperialista baseada na indstria de guerra permanente e na ocupao militar de quase todo o mundo capitalista 2 , portanto com base no recurso da produo de meios de destruio e do Warfare State 3 .

Nos dois grandes casos do sculo passado da Alemanha dos anos 1930 e Estados Unidos a partir da II Guerra Mundial - o meio posto em ao foi o gasto pblico, o Estado como gastador-consumidor coletivo assumindo despesas desproporcionais (ou keynesianas 4 ), s que de natureza militar. A produo no militar - de bens de capital e de consumo (Departamentos I e II 5 ) - por si s, como veremos mais adiante, no mais conseguir alavancar uma nova arrancada capitalista e ser por conta disso que a guerra e a economia armamentista se conformaro como o novo elixir, convertido em recurso por excelncia do sistema em crise. Nessa dinmica, como se sabe, os gastos com armas envolvem pesados crditos que o governo vai buscar l no capital rentista privado, numa relao estreita entre o gasto militar e o aumento do capital especulativo circulante, estabelecendo-se fortes relaes polticas promscuas entre os grandes grupos do capital financeiro e o Estado.

Theotnio dos Santos, 1993, Teorias do capitalismo contemporneo, Belo Horizonte, MG, Editora Vega/Novo Espao, p.40. 3 O caso norte-americano nessa condio de Estado blico o decisivo uma vez que seu peso na economia internacional determinante, inclusive j desde os anos da Grande Depresso: naquela poca, como principal potncia do mundo capitalista, os Estados Unidos controlavam dois teros do ouro mundial e sua produo industrial era maior que o conjunto da produo industrial europia. 4 Campos nos mostra mais de uma vez (ver seu livro A crise completa: a economia poltica do no, So Paulo, Boitempo, 2001) que Keynes era completamente consciente de que os gastos pblicos mais convenientes para o capitalismo seriam os de desperdcio, em especial os de guerra. 5 Departamentos I e II da economia, em Marx, so aqueles setores ocupados com a produo de bens de capital e bens de consumo individual, respectivamente.

Desde a Grande Depresso parece ter-se conformado, de alguma maneira, uma espcie de esgotamento especfico (ou uma tendncia crnica estagnao) por parte do capitalismo moderno. O sistema no deixar de crescer, de se expandir, de produzir bens voltados para o consumo produtivo e nem de acumular capital e massa crescente de lucros nesse terreno, mas a tendncia desproporo do setor blico-industrial ir se destacar no conjunto da economia capitalista; e a destruio crescente e incessante de foras produtivas se desenvolver numa escala sem precedentes para os tempos de paz. A II Guerra Mundial (1939-45), s custas de quase 40 milhes de mortos 6 , e da destruio de uma massa gigantesca de foras produtivas, foi o processo atravs do qual os Estados Unidos saram da estagnao para duplicar sua riqueza nacional, afirmando-se como potncia hegemnica de primeira ordem. Seus rivais capitalistas encontravam-se devastados pela guerra e passaram a estar sob a presso de uma URSS expandida em direo ao Leste europeu 7 .

De uma maneira geral, a Guerra Fria se converteu no novo e continuado impulso economia de armamentos. Ou, em outros termos, o surgimento de uma nova tendncia depressiva uma vez terminada a II Guerra Mundial, levou tentativa de sua superao atravs da expanso do complexo militar-industrial, com base no pretexto e/ou justificativa poltica da Guerra Fria, da Guerra da Coria e da Guerra do Vietn 8 . Os gastos militares somaram, a partir da Guerra da Coria (1950), montantes jamais vistos: este foi o contexto daquela expanso do ps-Guerra. Segundo a economista britnica Joan Robinson, uma

Na II Guerra Mundial morreram 37,6 milhes de pessoas (includos 5,9 milhes de judeus) segundo Luiz Arnaut e Rodrigo Motta, 1994, A Segunda Grande Guerra: do nazi-fascismo Guerra Fria, So Paulo, Atual Editora. 7 Evidentemente h uma unidade entre as dimenses polticas, econmica e militar daquele processo histrico que levou os Estados Unidos afirmao de sua completa hegemonia sobre o sistema capitalista no psGuerra. O resultado, como se sabe, foi que durante a II Guerra Mundial, a ex-potncia hegemnica do mundo capitalista, a Inglaterra, passou de exportadora a importadora de mercadorias e capitais, e de 1939 a 1940, quase metade de todas as exportaes americanas iam para a Inglaterra (Ver Jos Menezes Gomes, Retrospectiva da economia dos Estados Unidos no sculo XX, in Dinmica da economia mundial contempornea, Osvaldo Coggiola (org), So Paulo, Scortecci, 2003, p.9). 8 Jos Menezes Gomes, 2003, op. cit. p.10. Ver tambm Osvaldo Coggiola, 2002,O capital contra a histria: gnese e estrutura da crise contempornea,, So Paulo, Xam/Pulsar, p. 374-375.

recesso mundial sria foi evitada durante 17 anos essencialmente por conta dos dispndios em armamentos 9 .

Se em 1939 os gastos militares americanos no ultrapassavam 1,4% do PIB, pularam para 46% do PIB em 1944 e ao fim da II Guerra Mundial estavam em 9% (1946); aps um breve declnio, ganharam impulso com a guerra da Coria e alcanaram o patamar de 8-9% ao longo da Guerra Fria, sem parar de crescer no perodo da Guerra do Vietn 10 , ganhando novo impulso quando, em 1983, Reagan anunciou o gigantesco e bilionrio projeto Guerra nas Estrelas (Iniciativa de Defesa Estratgica). O grfico a seguir esclarecedor. Figura 1 Gastos militares do governo dos Estados Unidos (1790 a 1999) em % do PIB.

Fonte: Gordon Tullock, The Concise Encyclopedia of Economics. Disponvel em: www.econlib.org/library .

10

Citado em Osvaldo Coggiola, 2002, op. cit., p. 376. Gill, 1979, Leconomie capitaliste: une analyse marxiste, Montreal, Quebec, Presses Socialistes Internacionalistes, p.337.

Se na II Guerra Mundial, os Estados Unidos vo encontrar as maiores taxas de crescimento da sua histria, nunca mais igualadas, no h como deixar de relacionar o subsequente boom econmico aos gastos blicos e seu papel de impulso econmico: para Arbex 11 , a mola mestra do sistema americano era a corrida armamentista, determinada e moldada pela Guerra Fria.

Ao mesmo tempo em que se expandiam os gastos militares, sobretudo aps a deflagrao da crise econmica dos anos 1970, ia sendo afirmada a preponderncia do endividamento e dos ganhos financeiros sobre os no financeiros, processo que foi tomando conta da economia internacional. Nesse sentido, existe um duplo movimento: no mesmo processo em que os gastos militares passam a ser o estmulo permanente da economia, esta se converte no reino do capital financeiro em suas formas mais especulativas e parasitrias de capital fictcio, medida, sobretudo, em que a economia retoma a recesso 12 . Os gastos militares, portanto, parecem ter se convertido em parte essencial dos meios a que o sistema passou a recorrer tentando evitar a ecloso de crises (ou afront-las), para se contrapor perda de lucratividade na economia no blica. Outros meios, dentro dessa mesma finalidade, incluem o crdito, as compras estatais e o circuito de valorizao do capital fictcio.

O endividamento pblico, com relao ao qual os gastos militares aparecem associados 13 , se elevou, tornando os Estados Unidos, como se sabe, a economia mais armada, mas tambm mais endividada do mundo. E aqui estaremos inevitavelmente diante da seguinte reflexo: se certo que a sade da economia capitalista norte-americana
Jos Arbex Jr., 1993, A outra Amrica: apogeu, crise e decadncia dos Estados Unidos, So Paulo, Ed.Moderna, p.36. Para uma mais profunda compreenso terica desse processo, so essenciais as anlises de Chesnais. Ver seus livros: A mundializao financeira: gnese, custos e riscos, Editora Xam, So Paulo, 1998 e tambm A mundializao do capital, Editora Xam, So Paulo, 1996, mas tambm La guerre, Wall Street et les industries darmement, Carr Rouge, n.11, maio 1999, p. 19-24. 13 O Comit Econmico do Congresso dos Estados Unidos j estimou, em 1972, que 75% da dvida nacional foi criada pela despesa militar da II Guerra Mundial e guerras da Coria e do Vietn. Para 1999, a parcela militar da dvida nacional foi estimada oficialmente em 51,4% (Jos Menezes Gomes, 2003, op. cit., p.18). Serfati chama a ateno para essa relao promscua atravs da qual os mercados financeiros, termo enganador para designar as organizaes que centralizam enormes massas de capitais, podem, por seu comportamento, pesar com todas as suas foras nas decises do Pentgono (Claude Serfati, 2002, O brao armado da mundializao, in Revista Outubro, n.6, So Paulo, Instituto de Estudos Socialistas, p. 61).
12 11

passou a ser blico-dependente 14 , de onde vem esse impacto do militarismo como estimulante econmico?

H quem argumente que as despesas militares tm esse efeito porque criam demanda e geram emprego. Esse o primeiro argumento que costuma ser exibido para explicar o efeito positivo da economia armamentista. A este respeito h conhecidos estudos levados a cabo por Sweezy e outros, que mostram o desastre para o capitalismo, inclusive em termos do desemprego, caso houvesse um hipottico encolhimento significativo do setor blico 15 .

As encomendas militares do governo estimulam empregos bem remunerados na indstria blica e na estrutura estatal de defesa (administrao, etc.), o que resultar em compras ao setor produtivo 16 da economia. Esse o argumento principal de autores como Keynes ou neokeynesianos como Robinson. H um leque de autores que vem o gasto blico dessa forma, inclusive com as devidas diferenas intelectuais marxistas, como os j citados Baran e Sweezy, que examinam o problema por essa linha da demanda reprimida e que acreditam que o papel estimulante das armas decorre, quase que apenas, do poder de compra que o Estado libera no mercado.

14

As despesas do Pentgono so a arma mais potente da economia, nos ensina artigo com esse ttulo sugestivo da emblemtica revista americana Business Week (de 21/10/1985); a mesma revista publicou, tempos depois (2/7/1990), outro artigo na mesma linha, preocupada com a possibilidade de um perodo de paz prolongado: quando a paz se estabelece argumenta a Business Week -, as mais sombrias perspectivas aparecem no horizonte para a sade da economia e do emprego (Os dois artigos so citados em Gill, 1996, op.cit, p. 659-660).

Ver, a respeito, Paul Sweezy, Capitalismo moderno, Rio de Janeiro, Edies do Graal, 1977 e tambm Paul Sweezy, Teoria do desenvolvimento capitalista: princpios de economia poltica marxista, So Paulo, Abril, 1983. 16 Para efeitos deste artigo, e considerando que discutir capital produtivo e improdutivo talvez nos conduzisse um pouco alm dos seus limites, continuaremos entendendo capital produtivo conforme j mencionado antes: como aquele capital dos departamentos I e II da economia, ou seja, capital industrial engajado na produo de bens de consumo e de capital. A discusso que ser evitada a que questiona se capital engajado na produo blica produtivo no sentido de produo de mais-valia ou no. Gill ir considerar, liminarmente, o capital aplicado na produo industrial blica como improdutivo. Mattick, Campos e outros adotam essa mesma linha. No parece comprometedor para a finalidade deste artigo recorrer aos demais argumentos de Gill sobre o setor blico, mesmo que no se constitua a linha de raciocnio deste artigo assumir integralmente aquele argumento sobre a improdutividade do capital blico em geral.

15

Esta explicao parece, entretanto, representar apenas parte da histria. O primeiro problema no qual esta explicao esbarra, que iguala despesa armamentista a toda e qualquer despesa pblica. Despesas pblicas civis, sociais ou de construo de estradas, hospitais ou escolas, tambm geram emprego e consumo, podem at gerar mais empregos 17 , no entanto, a realidade histrica mostra que esta nunca pde ser a via essencial do sistema. Desse ponto de vista, mesmo o New Deal, com seus gastos civis, no surtiu o efeito esperado 18 : dele no resultaram investimentos decisivos do grande capital (estes s vieram a ocorrer com os gastos militares da II Guerra Mundial), nem mesmo com a depresso econmica conduzindo o pas mais rico do mundo ao fundo do poo em termos de indicadores econmicos 19 .

Ou seja, despesa estatal no militar tambm pode gerar e gera demanda, mas, nem por isso foi ou a resposta preferencial do sistema, pelo menos no no nvel assumido pelas despesas blicas. Os gastos militares assim como os no militares tm efeito multiplicador, no sentido de gerarem emprego e demanda (de consumo), mas se fossem comparados apenas por esse item, eles se igualariam a outros: em termos de impulso econmico no h diferena crtica entre o gasto com a produo de caambas ou com tanques de guerra.

Gasto pblico no blico um gasto a fundo perdido (o blico tambm), um gasto deficitrio no sentido de despesa que no gera retorno, lucro (o blico tambm) um gasto que pode gerar empregos e consumo privado (o blico tambm), no entanto nunca foi usado como estmulo econmico permanente com a desproporcionalidade assumida pelos gastos militares. Quando a crise geral se instala na economia real, produtiva como se d a partir
A indstria blica em si mesma no to geradora de empregos: a administrao W.Bush assegura ao maior produtor mundial de armas, a Lockheed Martin atravs dos contratos governo-empresa algo entre 25 e 66 milhes de dlares por cada emprego criado... (So dados de Michel Chossudovsky, 13/5/2005, O imprio do capital. Disponvel em www.avante.pt/noticia. Acessado em 3 maio 2005). 18 O New Deal foi de resultados precrios se comparado com a economia americana durante a II Guerra Mundial: enquanto o New Deal propriamente gerou um crescimento em torno de 43% nos seus 4 anos, a II Guerra Mundial dobrou o PIB dos Estados Unidos, o crescimento ali foi de 105% (Jos Menezes Gomes, 2003, op.cit., p.11). 19 Nos Estados Unidos em 1937 atingiu-se a mesma produo de 1929, seguida de uma nova queda em 1939, imediatamente salva pela guerra que elevou a produo a patamares sem precedentes. Somente com a guerra da Coria a economia norte-americana pde voltar a crescer, num ritmo maior que o dos anos 20 embora menor que o da II Guerra Mundial (Theotnio dos Santos, 1993, op. cit., p.55).
17

de 1974 esses gastos pblicos no militares so os primeiros a serem cortados. E os militares os primeiros a serem aumentados. A explicao do gasto-militar-gerador-dedemanda revela, tambm aqui, sua insuficincia ou sua parcialidade.

Uma explicao alternativa que faz todo sentido, mas tambm em si mesma parcial, a de que gasto blico desenvolve produtividade e essa maior capacidade produtiva se dissemina sobre o resto da economia, sobre os setores de bens de consumo e de capital. Certamente, preciso concordar com os seguintes dados: a) de que o setor que mais desenvolve tecnologia de ponta a pesquisa cientfica blica (financiada, sempre bom lembrar, com dinheiro pblico), e b) de que aquela tecnologia ou parte dela ser utilizada pelo setor industrial no blico. assim que as coisas acontecem embora com grande descompasso e com problemas que se pode discutir em outro momento.

Mas quando o setor no blico emperra como ocorreu com a produo de automveis na depresso dos 1930 no necessariamente se trata de um problema de desenvolvimento de novas tecnologias. Muitas dessas tecnologias para a produo de automveis j existiam nos anos 1930 e, no entanto, no se desenvolveram plenamente naquela ocasio e nem o Estado se ocupou prioritariamente de investimentos em cincia e tecnologia (C&T) nessa direo. Como se sabe, na economia capitalista o problema, em ltima instncia, o do lucro. Uma anlise tecnolgica no substitui a vigncia das leis da acumulao do capital e, nesse terreno, sabe-se tambm que uma elevada intensificao da produtividade termina por se traduzir, em algum momento, em tendncia queda da taxa de lucro 20 .

No debate, s vezes aparece uma outra explicao para o papel de estmulo econmico dos gastos militares. Mais ou menos na linha de que tais gastos correspondem poltica-por-outros-meios: o militarismo permite ao pas vencedor ocupar reas antes
20

Ver O capital de Marx e, em especial, Roman Rosdolsky, 2001, Gnese e estrutura de O capital de Karl Marx, Rio de Janeiro, EDUERJ/Contraponto. Para um apanhado mais didtico e sinttico dessa idia, se pode ver, dentre outros, Osvaldo Coggiola, 1998, Introduo teoria econmica marxista, So Paulo, Viramundo, assim como Ernest Mandel, 1982, Introduo ao marxismo, 4.ed, Porto Alegre, RGS, Movimento (Captulo 5) e Louis Gill, 1979, Leconomie capitaliste: une analysis marxiste, Montreal, Quebec, Presses Socialistes Internationalistes.

fechadas aos seus investimentos. Tambm se trata de um argumento procedente, mas igualmente uma explicao parcial. Nesse caso, os gastos militares estariam criando condies para o capital ampliar reas e mercados para explorar riquezas e trabalho humano. Mas nem h tantas reas assim, nem a economia armamentista em regra ou continuadamente, tem esses resultados, e, se os tivesse, estes apenas adiariam a crise.

No entanto, certo que o militarismo tem e teve essa funo: abrir espao para as polticas de expanso do grande capital 21 ; a ocupao recente do Iraque (segunda reserva mundial de petrleo cru) por W. Bush tem tudo a ver com isso e o imperialismo , por natureza, expansionista e militarista. Ocorre que a economia armamentista vem se expandindo em tempos de guerra e de paz. Em tempos de mais crise ou menos crise, de Guerra Fria ou sem Guerra Fria (como se v atualmente), e ocorre expanso militarista quando se trata de ocupar militarmente reas antes fechadas ao capital mas, tambm, quando no se trata basicamente disso (casos de Granada, Haiti e outros).

Portanto, deve haver determinaes importantes que tornam as despesas militares qualitativamente diferentes das demais despesas pblicas e, para Gill e outros autores, uma delas, talvez a mais importante, que elas levam destruio de foras produtivas. Atravs de gastos como os blicos, se est remunerando e muito bem - a destruio de valores, de foras produtivas, num procedimento que cumpre, em alguma medida, a funo tpica das crises 22 . Alm, claro, de gerarem demanda ao lanarem poder de compra no mercado.

Destruir foras produtivas, lentamente ou violentamente (guerras), joga um papel positivo embora contraditrio, do ponto de vista da acumulao do capital e certamente resulta na produo de mercadorias que no competem com as demais, precisamente aquelas dos Departamentos I e II, cuja expanso se viu emperrada na longa dcada recessiva de 1930. Ou, em outras palavras, produo blica equivale produo que no
Neste sentido absolutamente consistente o argumento de que graas chantagem da dvida ou ao poderio militar norte-americano, o imperialismo exerce sobre os pases do Terceiro Mundo uma ditadura muito mais poderosa e implacvel que no passado (Ruy Braga, fev 2001, Globalizao ou neocolonialismo? O FMI e a armadilha do ajuste. Disponvel em: www.u-paris10.fr/ActuelMarx/ indexl.htm. Acessado em: 02 fev. 2002) 22 S que, diferentemente das crises, que destroem foras produtivas e capital fictcio, a economia armamentista expande a presena do capital fictcio na economia, questo que nos remeteria para outro artigo, onde se examinasse limites e contradies do estmulo blico.
21

entra na circulao das mercadorias normais. Para Gill, o militarismo realizaria a funo essencial de destruio peridica de valores, realizada por ocasio das crises 23 s que de forma permanente. Essa hiptese nos parece importante para o debate.

Evidentemente est sendo entendido aqui que o financiamento, pelo Estado, para aquele setor do grande capital, para que ele produza bens de destruio, que no entram diretamente na reproduo material do capitalismo, corresponde a desvio de foras produtivas para fora do sistema. Os departamentos I e II da economia alimentam em meios de produo e em bens de consumo ao setor da produo militar (qualificado por alguns como departamento III), cuja produo, ela mesma, no pode ser comprada por nenhum dos trs setores; ela comprada pelo Estado e sai do ciclo da reproduo do capital social, converte-se em foras destrutivas.

Nenhum setor do grande capital vai se ocupar de bens de destruio desviar foras produtivas de seu rumo tradicional se no for bem remunerado para isto, se no conseguir, por essa via, a taxa de lucro que no encontrava em outro lado, na produo de bens de consumo e de capital. E o Estado Estado dos grandes monoplios quem vai garantir aquelas encomendas a uma taxa de lucro mais alta que a da produo de mercadorias normais.

Ampliar gasto pblico militar nas condies que tm sido levadas a cabo pelos Estados Unidos equivale a remunerar muito bem a destruio de foras produtivas (destruio lucrativa), e essa funo de remunerao da destruio de foras produtivas a uma alta taxa de lucro que torna a grande despesa pblica com armas qualitativamente diferente de qualquer outra despesa pblica 24 . Essa a racionalidade dos gastos militares desproporcionais do ponto de vista do capital, por mais que se possa questionar seu carter parasitrio, contraditrio, desumano ou de ameaa sobrevivncia da prpria humanidade.

23 24

Gill, 1996, op.cit., p.654. Gill, 1996, op. cit., p. 657.

10

Dentro de linha de raciocnio semelhante, podem alinhar-se preciosos argumentos de autores como Mszros, Serfati, Campos e outros 25 .

Sempre ser necessrio que sejam levadas em conta as mediaes do quadro imperialista internacional tomado de conjunto 26 . E nesse contexto que, a partir de certo momento histrico do final dos anos 1920 e anos 1930 o capitalismo monopolista j no encontrou as condies (de lucratividade, por exemplo) para seguir adiante apenas baseado no desenvolvimento das foras produtivas normais - automveis, trens, linha branca, etc.- a no ser promovendo ao mesmo tempo, o desenvolvimento das foras destrutivas, a destruio macia de foras produtivas (ou a retirada de circulao de certa quantidade de foras produtivas).

De um determinado ponto de vista, seria mais ou menos como se o sistema j no pudesse desenvolver ilimitadamente as bases materiais da sociedade e tivesse que promover em grande escala a dissipao de foras produtivas, a destrutividade a que se refere Mszros. Em termos do sistema, a retirada de parte das foras produtivas do circuito normal das mercadorias, representar, inicialmente, um estmulo para as foras produtivas restantes, que passaro a crescer, a encontrar rentabilidade e demanda. O gasto militar ir privilegiar um grupo de empresas industriais 27 aquelas do grande capital blico garantido-lhes lucros que no encontram em outro lado e fazendo crescer, em conseqncia, o poder de compra em favor do setor no militar (onde haver algum crescimento dos postos de trabalho), mas sem gerar, via setor blico especificamente, qualquer bem consumvel pelos indivduos j que sua produo

Ver, de Mszros, Para alm do capital, So Paulo, Boitempo, 2002; de Serfati, em portugus, O brao armado da mundializao, Revista Outubro, n.2, Instituto de Estudos Socialistas, 2002; e de Lauro Campos, o j citado A crise completa: a economia poltica do no, So Paulo, Boitempo, 2001. os j mencionados livros de Gill so, tambm, essenciais. 26 A esse respeito, pode ser encontrada uma sucinta e instigante viso poltica de conjunto do imperialismo no sculo XX em Letizia (Vito Letizia, A terceira oportunidade imperial americana, 22 abril 2002, mimeo). Tambm podem ser lidos Jos Menezes Gomes, 2003, op. cit., alm de Osvaldo Coggiola, 2002, op. cit., cujo captulo IX (O capitalismo do ps-guerra: do boom longa crise), pginas 369 a 452, traz uma excelente retrospectiva desse processo. 27 Onde se incluem os trs gigantes blicos dos Estados Unidos, a Lockheed Martin, a Boeing e a Raytheon.

25

11

comprada essencialmente pelo Estado e para ser retirada de circulao, da reproduo social, da reproduo das bases materiais da sociedade.

Em suma, e a ttulo de consideraes finais, se pode afirmar que no foi por acaso que o complexo militar-industrial se incrustou no corao da principal economia capitalista em crise; certo que tampouco as despesas militares representam uma opo no sentido estrito do termo, afinal a desproporo do setor blico inseparvel da profundidade e gravidade da crise capitalista, que vem a ser a determinao essencial do prprio armamentismo 28 . Mas, de alguma forma, os grandes empreiteiros da produo blica, tero se tornado o setor que cumprir a funo de destruir foras produtivas, valores e alavancar crescimento econmico, como condio normal e cotidiana do sistema.

Finalizando, e analisadas certas virtudes do setor blico para o sistema, preciso no deixar de assinalar que as conseqncias negativas do militarismo para a economia poltica do sistema inflao, endividamento, fragilizao de uma economia apoiada em tais bases, crise fiscal, etc. tambm so inexorveis e derivam do seu j mencionado carter contraditrio e parasitrio, terminando por impor limites e, por fim, certo esgotamento ao papel de elixir econmico daqueles gastos. Aqui j nos encontraramos no mbito de questes a serem problematizadas em prximo artigo 29 que trata do setor blico como um problema para a economia capitalista, pelo carter parasitrio global dessa

A crise global est fundada em limites que a prpria dinmica do capital estabelece sua reproduo ampliada, portanto, em seu limite histrico e econmico como modo de produo que esbarra nas relaes sociais de produo, processo absolutamente inseparvel da sua dimenso poltica, do choque de classes sociais que hoje se desenvolve no contexto de um sistema que declina. Esta dimenso analisada por Arcary. Parece razovel a concluso de que, em 1945, no teria havido uma mudana de poca histrica, mas de etapa poltica: a transio para uma nova fase de crescimento, um intervalo aparentemente atpico, teria se dado no interior de um perodo histrico da decadncia, sem inverter o seu sentido, conforme argumento de Valrio Arcary, em A usura do capital no despreza a incerteza da luta de classes, s/d. Disponvel em: www.tognolli.com/html/mid_arc2.htm. Acessado em: 02 julho 2003. Deste mesmo autor se pode ler uma anlise profundamente esclarecedora sobre as viragens poltico-revolucionrias do sculo XX em As esquinas perigosas da histria: situaes revolucionrias em perspectiva marxista, So Paulo, Xam, 2004. 29 Esse tema est mais amplamente desenvolvido em Gilson Dantas, 2003, Contradies e papel da economia armamentista norte-americana na crise capitalista: sua relao com o impasse latino-americano (Alguns elementos tericos), 236f. Tese (Doutorado), Centro de Pesquisa e Ps-Graduao sobre as AmricasCEPPAC, Universidade de Braslia.

28

12

dissipao armada e pela conseqente concentrao de elementos de profunda instabilidade 30 na economia norte-americana e no prprio setor blico. *** Gilson Dantas, maio 2005.

Vrios autores tm analisado esta dimenso do potencial de instabilidade da crise atual; ver Mundializao financeira e vulnerabilidade sistmica (Captulo 8 do livro de Franois Chesnais, A mundializao financeira: gnese, custos e riscos, So Paulo, Xam, 1998).

30

13

S-ar putea să vă placă și