Sunteți pe pagina 1din 6

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS

AULA PRTICA DE MATERIAIS ELTRICOS AULA PRTICA N0 4 TITULO: Estudo das caractersticas, propriedades e aplicaes do sdio e gases ionizados utilizados na lmpada vapor de sdio. OBJETIVO: Avaliar a aplicao do sdio nas lmpadas vapor de sdio, verificar as partes constituintes e princpio de funcionamento e curvas caractersticas destas lmpadas.
INTRODUO

LMPADAS VAPOR DE SDIO

Existem vrios tipos de lmpadas vapor de sdio, porm, a lmpada utilizada uma lmpada vapor de sdio a alta presso. Esta difere, principalmente das outras, pelo fato do arco circular em uma atmosfera com nvel de presso mais elevado. Com a elevao da presso da atmosfera gasosa, composta principalmente de vapor de sdio, obtm-se um fluxo luminoso de espectro contnuo com cor dourada, caracterstica esta que, limita a sua utilizao. Por outro lado, melhora a sua eficincia na emisso de luz. A figura 8 mostra as caractersticas construtivas destas lmpadas.

Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS


Ponto de eliminao de O2 Bulbo externo Condutor flexvel

Base

Suporte e condutor

Tubo de descarga

Cmara interna

Figura 8 Composio bsica das lmpadas vapor de sdio a alta presso. Em condies de operao normal, a temperatura do tubo de descarga pode atingir nveis de 1000oC. Em face da presena do vapor de sdio, material altamente abrasivo, no possvel a utilizao do vidro duro ou do quartzo na fabricao do tubo de descarga. Com a evoluo crescente do desenvolvimento da tecnologia espacial tornou-se possvel a fabricao do xido de alumnio sinterizado. Este xido cermico possui ponto de fuso em torno de 2050oC, alm de possuir a caracterstica de ser translcido (transmitncia de 90%), com a capacidade de suportar a agressividade gerada pela atmosfera abrasiva do vapor de sdio em condies de temperatura e presso elevadas, utilizado, portanto, na fabricao do tubo de descarga das lmpadas vapor de sdio a alta presso. O tubo de descarga tambm envolvido por um bulbo de vidro recoberto internamente por fsforo, que possui a mesma finalidade descrita para as lmpadas anteriores. O vcuo existente entre o bulbo e o tubo de descarga tem por objetivo diminuir a perda de calor para o meio ambiente, gerando o aumento da presso no tubo de descarga. Nas extremidades do tubo de descarga esto instalados os eletrodos (fabricados de nibio), responsveis pela emisso eletrnica que constitui o arco. A atmosfera na qual o arco circula constituda de xennio, vapor de mercrio e vapor de sdio, sendo este ltimo

Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS

em maior quantidade. A figura 9 ilustra o circuito que descreve a operao da lmpada vapor de sdio a alta presso.

Eletrodos Reator

Rede

Ignitor

Figura 9 Circuito bsico das lmpadas vapor de sdio a alta presso. Quando se energiza o circuito da figura 9, um transitrio eletromagntico produzido. Este transitrio responsvel pelo alto nvel de fora eletromotriz de auto-induo no reator (4,5kV). O processo de ignio da lmpada vapor de sdio semelhante fluorescente convencional, a principal diferena neste processo do starter ser substitudo por um ignitor. O surto de tenso, gerado no processo de ignio, ioniza o gs xennio e facilita a emisso de eltrons entre os eletrodos. A partir deste instante o reator passa a funcionar como um estabilizador da corrente e o ignitor desativado. O arco inicial eleva a temperatura no interior do tubo de descarga vaporizando o mercrio. A vaporizao do mercrio e sua subsequente ionizao aumenta a intensidade da corrente do arco, elevando a temperatura da atmosfera do bulbo interno a nveis de vaporizao do sdio metlico, aumentando assim, a presso no tubo de descarga e a quantidade de emisso de luz. O processo de acendimento dura em torno de 3 a 10min. As principais aplicaes das lmpadas vapor de sdio a alta presso so tambm na iluminao de reas abertas, ruas, avenidas, indstrias e galpes. Normalmente, na substituio das lmpadas vapor de mercrio nos locais onde
Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS

a reproduo de cores no um fator relevante. Outra aplicao mais generalizada destas lmpadas em locais onde se necessita de elevados ndices de iluminncia. As caractersticas tpicas da lmpada utilizada nos ensaios experimentais encontram-se descritas na tabela a seguir: Tabela 6 Caractersticas de uma lmpada vapor de sdio 250W Caractersticas de uma lmpada vapor de sdio Potncia da lmpada 250W Potncia do reator 12W Tenso nominal 220V Corrente nominal 3A Fator de potncia do reator 0,41 Fluxo luminoso 29000lm Vida mdia 48000h Rendimento 116lm/W MATERIAL UTILIZADO: Uma lmpada vapor de sdio de 250W Um varivolt de (0-240)V Uma placa com bocal (receptculo) Dois multitestes, um como ampermetro (0-20)A e outro como voltmetro (0-750)V PARTE PRTICA Montar o circuito abaixo:
(0-20)A A 220V 60Hz
R E A T O R

(0-750)V

Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS

Completar a tabela abaixo: T(S ) V (V) I (A) QUESTES 1- Montar o grfico Tenso versus Corrente. 2- Montar o grfico Tempo versus Tenso. 3- Montar o grfico Tempo versus Corrente. 4- Qual a tenso mnima de funcionamento da lmpada? 5- Porque abaixo deste nvel de tenso a lmpada apaga? 6- Porque a lmpada necessita de equipamentos auxiliares no seu acendimento? 7- Aps a ignio da lmpada porque necessrio a manuteno do reator no circuito da lmpada? Explique porque. 8- Pode-se ligar uma lmpada vapor de sdio sem o reator? Explique porque. 9- Porque a lmpada vapor de sdio necessita de um tempo para o reacendimento?

Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

RELATRIOS DE AULAS PRTICAS DE MATERIAIS ELTRICOS

Leonard da Vinci Gomes Oliveira - 1 Engenharia Eltrica - Noturno

S-ar putea să vă placă și