Sunteți pe pagina 1din 7

CONTA 120 - 18 Veculos Liberados Mediante Termo de Fiel Depositrio Veculos constantes na chamada Conta 120 so veculos que

esto disposio do judicirio, ou seja, possuem algum obste quanto a sua destinao. No que tange ao Depsito 18 significa dizer, que tais veculos foram liberados (devolvidos) mediante Termo de Fiel Depositrio. Sendo assim, Conta 120 + 18 = Veculo liberado mediante Termo de Fiel Depositrio. Termo Fiel Depositrio: o documento atravs do qual o depositrio assume a obrigao de guardar, conservar a coisa como se fosse sua, e restitu-la, quando solicitado, com todos os frutos acrescidos. O depositrio no tem a posse do bem, mas apenas sua deteno.

Deciso Final Procedente

DAJ

A deciso final, transitada em julgado, foi procedente ao autor. O veculo J havia sido liberado mediante termo de fiel depositrio. De modo que, no h objeto De apreenso ser restitudo ao autor da ao judicial. Sendo assim, far-se- um DAJ apontando os principais atos processuais e requerendo O arquivamento do processo administrativo fiscal, uma vez que este chegou ao fim.

Deciso Final Improcedente


Deciso final, transita em julgado, Foi improcedente ao autor. O veculo Foi liberado mediante termo de fiel Depositrio, contudo, o autor tendo Perdido a ao judicial devolveu o bem A RFB. Desta forma, far-se- um DAJ Contendo o resumo dos principais atos Processuais e o requerimento para o Arquivamento do processo Administrativo fiscal, uma vez que Este chegou ao fim.

Veculo Devolvido?
Ofcio

NO

SIM

PFN Intimou Devolver?


Ofcio

DAJ

NO SIM

Intimao do autor/ Pedido PFN


Intimao/Ofcio

Cobrado em Dinheiro?
Ofcio

NO SIM

Pedir PFN para Cobrar


Ofcio

PAGO?
Ofcio

SIM
Deciso final, transitada Em julgado, foi improcedente Ao autor. O veculo Foi liberado mediante Termo de fiel depositrio. O autor, tendo perdido A ao, no devolveu o veculo E tambm no efetuou o Pagamento em dinheiro. Solicitou-se a execuo, esta foi Bem sucedida. Far-se- um DAJ contendo Os principais atos processuais E requerendo o arquivamento Do PAF, tendo em vista, que Este terminou.

DAJ Teve Penhora?


Ofcio

NO

Deciso final, transitada em julgado, Foi improcedente ao autor. O veculo Foi liberado mediante termo de fiel Depositrio. O autor, tendo perdido A ao, no devolveu o veculo que Estava sob sua guarda. Porm, efetuou O pagamento do seu dbito em Dinheiro. Ser feito um DAJ Contendo o resumo dos principais Atos processuais e requerer-se- o Arquivamento do PAF, j que este Se findou.

A Execuo foi Intentada?


Ofcio

NO SIM

Solicitar Execuo PFN


Ofcio

Execuo bem Sucedida?


Ofcio

DAJ 4

SIM

NO

DAJ 5

Deciso final, transitada em julgado, Foi improcedente ao autor. O Veculo foi liberado mediante Termo de fiel depositrio. O No devolveu o veculo, No efetuou e pagamento em Dinheiro. Intentou-se a execuo esta, Contudo, foi mal sucedida. Redija-se um DAJ apontando Os principais atos processuais, Encaminhe as informaes Ao PRECON e em seguida, Requeira-se o arquivamento Do PAF.

1. A PENHORA 1.1 CONCEITO 1.2


A penhora o primeiro ato executrio praticado no cumprimento de sentena ou execuo por quantia certa. Consiste em um ato judicial, emitido por um juiz e promovido por um oficial de justia, atravs do qual se apreende ou se tomam os bens do devedor, para que nele se cumpra o pagamento da dvida. Por isso, deve incidir em tantos bens quantos bastem para o pagamento do principal atualizado, juros, custas e honorrios advocatcios. Observao: Cumprimento de sentena - fase do processo de conhecimento que substitui a ao de execuo de ttulo judicial; Execuo por quantia certa - ao autnoma de ttulo extrajudicial.

1.2 NATUREZA JURIDICA


"Trs correntes principais, na doutrina, procuram definir, de formas diversas, a natureza jurdica da penhora: a) uma que a considera como medida cautelar; b) outra que lhe atribui unicamente a natureza de ato executivo; e c) uma terceira que, em posio intermediria, a trata como ato executivo que tem tambm efeitos conservativos." (JNIOR, Humberto Theodoro. Curso de Direito Processual Civil. Vol. I. 41. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2004, pg. )

1.3 FUNO DA PENHORA


A penhora tem funo individualizadora e garantidora ao mesmo tempo, pois serve para individualizar os bens ou direitos objetos de expropriao com a finalidade de garantir o pagamento da dvida. Tem, ainda, a funo de conservar a subsistncia destes bens ou direitos at a expropriao dos mesmos, pois estes so apreendidos e deixados sob a guarda de um depositrio. Finalmente, tem a penhora a funo de gerar a preferncia ao exeqente, sem prejuzo das prelaes de direito material anteriormente estabelecidas.

1.4 OBJETO DA PENHORA


Existem bens que so penhorveis e bens que no o so. A lei processual civil rezaque "no esto sujeitos execuo os bens que a lei considera impenhorveis ou inalienveis." (art. 648 do CPC) Assim, o CPC que limita a penhorabilidade ao arrolar os bens objetos desta constrio judicial. Arrola atravs do art. 649 quais so os bens absolutamente impenhorveis (aqueles que em hiptese alguma podem ser penhorados). Arrola atravs do art. 650 os relativamente impenhorveis (aqueles cuja penhora a lei s permite frente inexistncia de outros bens do patrimnio do devedor).

1.5 ORDEM DE PREFERNCIA


A penhora deve obedecer uma ordem de preferncia estabelecida pelo CPC por meio do art. 655. Seno vejamos: Art. 655. A penhora observar, preferencialmente, a seguinte ordem: I - dinheiro, em espcie ou em depsito ou aplicao em instituio financeira; II - veculos de via terrestre;

III - bens mveis em geral; IV - bens imveis; V - navios e aeronaves; VI - aes e quotas de sociedades empresrias; VII - percentual do faturamento de empresa devedora; VIII - pedras e metais preciosos; IX - ttulos da dvida pblica da Unio, Estados e Distrito Federal com cotao em mercado; X - ttulos e valores mobilirios com cotao em mercado; XI - outros direitos.

1.6 PENHORA DE CASOS ESPECFICOS


Penhora na execuo de crdito com garantia hipotecria, pignoratcia ou anticrtica Se a execuo refere-se a crdito com garantia hipotecria, pignoratcia ou anticrtica, a penhora deve recair preferencialmente sobre a coisa dada em garantia. o caso, por exemplo, de um emprstimo realizado por meio de cdula de crdito rural pignoratcia, se foi dado como garantia ao emprstimo um trator, ser sobre este bem que deve recair preferencialmente a penhora. Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO - EXECUO - CDULA RURAL PIGNORATCIA - BENS OFERTADOS EM GARANTIA - SUBSTITUIO - NECESSIDADE DE AQUIESCNCIA DO CREDOR. A constrio judicial dever recair sobre a coisa dada em garantia, sendo que a pretendida substituio de tais bens vinculados ao cumprimento da obrigao avenada, por outro, s ser possvel com a aquiescncia do credor. (TJMG, AGRAVO N 1.0143.06.013547-0/001, 12 CMARA CVEL, Relator: Ds. DOMINGOS COELHO, data do julgamento: 14/05/2008). Penhora de bem imvel Recaindo a penhora em bens imveis, esta deve ser averbada no registro imobilirio (art. 4, art. 659 do CPC). "Nos casos do 4o, quando apresentada certido da respectiva matrcula, a penhora de imveis, independentemente de onde se localizem, ser realizada por termo nos autos, do qual ser intimado o executado, pessoalmente ou na pessoa de seu advogado, e por este ato constitudo depositrio." (art. 5, art. 659 do CPC). "Obedecidas as normas de segurana que forem institudas, sob critrios uniformes, pelos Tribunais, a penhora de numerrio e as averbaes de penhoras de bens imveis e mveis podem ser realizadas por meios eletrnicos." (art. 6, art. 659 do CPC). H ainda que se considerar que neste caso de penhora o cnjuge do executado tambm deve ser intimado. Neste caso, o cnjuge tem duas alternativas: 1) promover embargos do devedor para discutir a dvida; 2) opor embargos de terceiro para defender sua meao. Penhora on-line A penhora on-line, j usada na prtica por muitos juizes, foi introduzida ao CPC atravs do art. 655-A. Esta forma de penhora se perfaz quando o juiz, a requerimento do exeqente, requisita autoridade supervisora do sistema bancrio informaes sobre a existncia de ativos em nome do executado (dinheiro em depsito ou aplicao financeira). Existindo tais ativos, pode no mesmo ato determinar sua indisponibilidade, at o valor indicado na inicial (so as chamadas ordens judiciais de bloqueio). Se este valor referir-se a "vencimentos, subsdios, soldos, salrios, remuneraes, proventos de aposentadoria, penses, peclios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua famlia, os ganhos de trabalhador autnomo e os honorrios de profissional liberal" (art. 649, IV do CPC) ou est revestido de outra forma de impenhorabilidade, o executado deve

comprovar tal situao que pode ser feita por meio de uma simples petio. No que tange penhora on-line de percentual do faturamento da empresa executada, deve ser nomeado um depositrio que deve prestar contas do faturamento mensalmente e entregar as quantias recebidas ao exeqente como forma de pagar a dvida. "Quando se tratar de execuo contra partido poltico, o juiz, a requerimento do exeqente, requisitar autoridade supervisora do sistema bancrio, nos termos do que estabelece o caput deste artigo, informaes sobre a existncia de ativos to-somente em nome do rgo partidrio que tenha contrado a dvida executada ou que tenha dado causa a violao de direito ou ao dano, ao qual cabe exclusivamente a responsabilidade pelos atos praticados, de acordo com o disposto no art. 15-A da Lei no 9.096, de 19 de setembro de 1995." ( 4, art. 655-A do CPC)

Se o executado for instituio financeira aplica-se a Smula 328 do STJ: "Na execuo contra instituio financeira, penhorvel o numerrio disponvel, excludas as reservas bancrias mantidas no Banco Central." Penhora de bem indivisvel Se a penhora recair sobre bem indivisvel, deve-se alien-lo e do produto desta alienao retira-se a meao do cnjuge allheio execuo.

Penhora de empresa A penhora de empresa que funciona mediante concesso ou autorizao pode ser feita, conforme o valor do crdito, sobre a renda, sobre determinados bens ou sobre todo o patrimnio desta. "Quando a penhora recair sobre a renda, ou sobre determinados bens, o depositrio apresentar a forma de administrao e o esquema de pagamento observando-se, quanto ao mais, o disposto nos arts. 716 a 720; recaindo, porm, sobre todo o patrimnio, prosseguir a execuo os seus ulteriores termos, ouvindo-se, antes da arrematao ou da adjudicao, o poder pblico, que houver outorgado a concesso." (pargrafo nico, art. 678 do CPC) PROCESSUAL CIVIL E TRIBUTRIO - EXECUO FISCAL - VIOLAO AO ART. 535 DO CPC INEXISTNCIA - PENHORASOBRE O FATURAMENTO DA EMPRESA - MEDIDA EXCEPCIONAL CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS PREVISTOS NOS ARTS. 677 E 678 DO CPC.1. No ocorre ofensa ao art. 535 do CPC, se o Tribunal de origem decide, fundamentadamente, as questes que a parte alega no terem sido apreciadas. 2. A jurisprudncia desta Corte possui entendimento pacificado no sentido da possibilidade de a penhoraincidir sobre o faturamento da empresa, em casos excepcionais, desde que preenchidos os seguintes requisitos:

Continuao da jurisprudncia: "(a) inexistncia de bens passveis de constries, suficientes a garantir a execuo, ou, caso existentes, sejam de difcil alienao; (b) nomeao de administrador (arts. 678 e 719, caput, do CPC), ao qual incumbir a apresentao da forma de administrao e do esquema de pagamento; (c) fixao de percentual que no inviabilize o prprio funcionamento da empresa" (REsp 803.435/RJ, 1 Turma, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 18.12.2006). 3. Recurso especial parcialmente provido para que a penhora sobre o faturamento obedea os requisitos fixados pela jurisprudncia deste Tribunal Superior. (STJ - REsp 967820 / RJ- 2 Turma - Rel. Ministra ELIANA CALMON, data do julgamento: 11/11/2008).

1.7 SUBSTITUIO DA PENHORA


possvel a substituio da penhora feita a requerimento da parte se: - a penhora no obedecer ordem legal constante no art. 655 do CPC; - a penhora no incidir sobre os bens designados em lei, contrato ou ato judicial para o pagamento; - havendo bens no foro da execuo, outros houverem sido penhorados; - havendo bens livres, a penhora houver recado sobre bens j penhorados ou objeto de gravame;

- a penhora incidir sobre bens de baixa liquidez; - fracassar a tentativa de alienao judicial do bem; - o devedor no indicar o valor dos bens ou omitir qualquer das indicaes a que se referem os incisos I a IV do pargrafo nico do art. 668 do CPC. Art. 668, pargrafo nico. Na hiptese prevista neste artigo, ao executado incumbe: I - quanto aos bens imveis, indicar as respectivas matrculas e registros, situ-los e mencionar as divisas e confrontaes; II - quanto aos mveis, particularizar o estado e o lugar em que se encontram; III - quanto aos semoventes, especific-los, indicando o nmero de cabeas e o imvel em que se encontram; IV - quanto aos crditos, identificar o devedor e qualific-lo, descrevendo a origem da dvida, o ttulo que a representa e a data do vencimento; (...) Bens substitutos: A fiana bancria ou seguro garantia judicial podem substituir a penhora desde que em valor no inferior ao do dbito constante da inicial, acrescido de 30% (trinta por cento). O bem imvel tambm pode substituir a penhora desde que tenha a expressa anuncia do cnjuge. Por fim, vale ressaltar que a substituio da penhora se perfaz com a lavratura do respectivo termo.

1.8 PROCEDIMENTO
A penhora realizada por um oficial de justia onde quer que se encontrem os bens, ainda que sob a posse, deteno ou guarda de terceiros. A penhora se realiza com a apreenso e o depsito dos bens, lavrando-se um s auto se as diligncias forem concludas no mesmo dia. No caso de haver mais de uma penhora, cada uma lavrada em um auto.

Art. 665. O auto de penhora conter: I - a indicao do dia, ms, ano e lugar em que foi feita; II - os nomes do credor e do devedor; III - a descrio dos bens penhorados, com os seus caractersticos; IV - a nomeao do depositrio dos bens. Quanto ao depsito dos bens, existe tambm uma regra preferencial. - As quantias em dinheiro, as pedras e os metais preciosos, bem como os papis de crdito devem ser depositadas no Banco do Brasil, na Caixa Econmica Federal, ou em um banco, de que o Estado-Membro da Unio possua mais de metade do capital social integralizado. Na falta de tais estabelecimentos de crdito, ou agncias suas no lugar, em qualquer estabelecimento de crdito designado pelo juiz; - Os mveis e os imveis urbanos devem ser depositados em poder do depositrio judicial; - Os demais bens devem ser depositados em mos de depositrio particular. Importante dizer que a penhora apenas se aperfeioa com o devido depsito. A segunda penhora s se realiza se a primeira for anulada; ou se executados os bens, o produto da alienao no bastar para o pagamento do credor; ou se o credor desistir da primeira penhora, por serem litigiosos os bens, ou por estarem penhorados, arrestados ou onerados. Ausncia de bens no foro da causa Se o devedor no tiver bens no foro da causa, a execuo feita por carta precatria, penhorando-se, avaliando-se e alienando-se os bens no foro da situao, conforme determina o art. 747 do CPC. Procedimento de substituio da penhora Quanto substituio da penhora - que pode ocorrer nos casos acima expostos - esta deve ser requerida pelo executado no prazo de 10 (dez) dias aps a intimao. Contudo, deve ser cabalmente comprovado que a substituio no trar prejuzo algum ao exeqente e ser menos onerosa para o devedor/executado. Cabe, ainda ao executado:

- indicar as respectivas matrculas e registros, situ-los e mencionar as divisas e confrontaes se forem os bens imveis; - particularizar o estado e o lugar em que se encontram se forem os bens mveis; -se os bens forem semoventes, especific-los, indicando o nmero de cabeas e o imvel em que se encontram; - quanto aos crditos, identificar o devedor e qualific-lo, descrevendo a origem da dvida, o ttulo que a representa e a data do vencimento; e - atribuir valor aos bens indicados penhora. Alienao antecipada dos bens penhorados Existem dois casos em que os bens penhorados podem ser objeto de alienao antecipada. No caso de estarem sob risco de deteriorao ou depreciao e no caso em que h manifesta vantagem nesta venda. Procedimento da penhora de crdito A penhora tambm pode recair sobre crdito do devedor, representado por letra de cmbio, nota promissria, duplicata, cheque ou outros ttulos. Neste caso, o oficial de justia o penhora fazendo a apreenso do documento, mesmo no estando este em poder do devedor. Enquanto no ocorrer a apreenso do documento, a penhora considera-se feita pela intimao ao terceiro devedor para que no pague ao seu credor ou pela intimao ao credor do terceiro para que no pratique ato de disposio do crdito. Penhora em direito e ao Como visto anteriormente, a penhora no recai apenas sobre os bens do devedor. Pode recair ainda sobre direito e ao deste. Neste caso, o credor fica sub-rogado nos direitos do devedor at a concorrncia do seu crdito. Na hiptese deste direito estar sendo pleiteado em juzo a penhora averbada no rosto destes autos para que o credor se garanta nos bens que forem adjudicados ou vierem a caber ao devedor. Penhora sobre dvidas de dinheiro a juros Art. 675, CPC. Quando a penhora recair sobre dvidas de dinheiro a juros, de direito a rendas, ou de prestaes peridicas, o credor poder levantar os juros, os rendimentos ou as prestaes medida que forem sendo depositadas, abatendo-se do crdito as importncias recebidas, conforme as regras da imputao em pagamento. Penhora sobre direito, que tenha por objeto prestao ou restituio de coisa determinada Art. 676, CPC. Recaindo a penhora sobre direito, que tenha por objeto prestao ou restituio de coisa determinada, o devedor ser intimado para, no vencimento, deposit-la, correndo sobre ela a execuo. Penhora de empresa e de outros estabelecimentos Recaindo a penhora em estabelecimento comercial, industrial ou agrcola, e ainda sobre semoventes, plantaes ou edifcio em construo, o juiz nomeia um depositrio que deve apresent-lo a forma de administrao que deve ser apreciada pelo juiz. Resistncia penhora Fechando o devedor as portas de sua casa, no intuito de obstar a penhora dos bens, o oficial de justia deve comunicar o fato ao juiz, solicitando-lhe ordem de arrombamento, que poder ter o auxlio de fora policial, sempre que necessrio, para a efetivao da penhora dos bens ou priso de que a resistir. Todo este procedimento lavrado em auto de resistncia duplicado, entregando uma via ao escrivo do processo para ser juntada aos autos e a outra autoridade policial, a quem entregaro o preso (se for o caso).

1.9 PENHORA ERRNEA


Caso o oficial de justia realize a penhora de forma errnea, cabe a argio desta em impugnao ao cumprimento de sentena ou em embargos do devedor.

FONTE: www.jurisway.org.br

S-ar putea să vă placă și