Sunteți pe pagina 1din 22

*

PROF. GISA FABRIS

*To antiga quanto humanidade,

a ARQUITETURA surgiu a partir da necessidade do homem fixar-se em um local e ter um abrigo, permanente e seguro, contra o clima, os animais selvagens e os inimigos humanos, o que ocorreu em ~ 8000 a.C. nmade, que vivia em constante mudana procura de alimentos, morando em cavernas naturais ou sombra de rvores.

*Na PR-HISTRIA, o homem era um caador

*At cerca de 4000 a.C., a necessidade de construir


a partir do momento que comeou
At cerca de 4000 a.C., a cultivar alimentos, a sua fixao a necessidade de construir habitaes no territrio tornou-se primordial. ainda no era grande, quando o ser humano passou a cuidar de rebanhos, mas, a partir do momento que comeou a cultivar alimentos, a sua fixao no territrio tornou-se primordial.

habitaes ainda no era grande, quando o ser humano passou a cuidar de rebanhos, mas,

HabitaesHabitaes primitivas primitivas Cabana e Choa Cabana e Cho

*As primeiras civilizaes urbanas nasceram graas

agricultura, em regies climticas similares (Trpico de Cncer e a 30o N Latitude) e prximas a grandes rios, que ofereciam condies de cultivo e transporte.

30o N Latitude Trpico de Cncer

Equador

3000-2500 aC
4000-3000 aC 2500-1500 aC

As primeiras civilizaes urbanas nasceram graas agricultura, em regies climticas similares (Trpico de Cncer e a 30 N Latitude) e prximas a grandes rios,

estudo da evoluo da arquitetura baseia-se *O O estudo da evoluo da arquitetura baseia-se na

na Histria da Humanidade, tendo 04 fases: Histria da Humanidade, tendo 04 fases


0

4000 a.C. IDADE ANTIGA

IDADE MDIA

IDADE MODERN

IDADE CONTEMPORNEA

476 d.C.

1453

1789

*Tanto na Idade Antiga como na

Medieval, a atividade arquitetnica era praticamente annima, uma vez que as grandes obras eram realizadas por grupos ou corporaes de artesos. (Scs. XV e XVI), adquiriu o status de arte maior
Imhotep
(c. 2600 a.C.) Baixo-relevo medieval

*Somente com o Renascimento


e o ARQUITETO grande mestre.

Tanto na Idade Antiga como na Medieval, a atividade tornou-se um arquitetnica era praticamente annima, uma vez que as grandes obras eram realizadas por grupos ou corporaes de artesos. Somente com o Renascimento (Scs. XV e XVI), adquiriu o status de arte maior e o ARQUITETO tornou-se um grande mestre.
Cena Renascentista (Alto-relevo)

*A evoluo da arquitetura acompanhou o

desenvolvimento da civilizao e o arquiteto manteve seu perfil profissional constante durante toda a Renascena e poca Barroca, sofrendo uma transformao decisiva com o advento da REVOLUO INDUSTRIAL (1750-1830)

At o surgimento das primeiras escolas de ENGENHARIA, o que aconteceu em meados do sculo XVIII, o arquiteto era, ao mesmo tempo, o criador e o executor de obras. Com os progressos cientficos e as novas tecnologias, passou a dividir com o engenheiro civil a produo de espaos.

Idade Antiga
Com o incio da fundio do bronze em 4000 a.C., surgiram as primeiras civilizaes e, com elas, um perodo marcado pelo desenvolvimento gradual de estilos particulares. Nessa poca, as culturas mantiveram-se isoladas, o que lhes conferiu traos prprios e muito caractersticos.
Conjunto de Carnac (c.4500 a.C., Frana)

Stonehenge (c.3000-1500 a.C., Wilshire GB)

* * * *

Arquitetos construtores que criavam e executavam coletivamente as obras; Prtica annima, na qual as obras eram realizadas em grupos e/ou por escravos; Monumentalidade, pesadez e forte relao entre arquitetura e poder poltico; Emprego de materiais naturais, como a pedra, a argila, a madeira, etc

Habitao rural

Idade Mdia
O perodo medieval iniciouse a partir das invases brbaras, que aceleraram o declnio romano e o esfacelamento e ruralizao da sociedade europia (Feudalismo).
Geralmente, divide-se em: Alta Idade Mdia, do sculo V ao X; e Baixa Idade Mdia, do sculo X ao XV d.C.
Cidadela de Carcassone (Sc. V, Languedoc-Roussillon, Frana)

Foi uma poca marcada pela afirmao do cristianismo, Catedral pelo acontecimento das de Reims (1211/1429, cruzadas e pelo Frana) desaparecimento das cidades, que somente puderam renascer a partir do comrcio e do desenvolvimento cientfico e artstico (Humanismo). Muitas manifestaes do passado prosseguiram, alm do surgimento da arquitetura muulmana (Islamismo).
Baslica de Santa Fosca (c.1100, Torcello Itlia)

Arquiteto ao mesmo tempo criador e executor da forma arquitetnica; * Prtica annima, na qual as obras eram realizadas por corporaes de ofcio (guildas) e artesos (mestres/aprendizes); * Monumentalidade, uso abundante de pedra e ligao estreita entre arquitetura e poder religioso; * Grande relacionamento entre arquitetura, escultura e pintura (mosaicos, vitrais, etc.)

*Por conveno, a Era Moderna iniciou-se em

1453, com a queda de Constantinopla (atual Istambul), conquistada pelos mulumanos. *A partir dessa poca, inicia-se a Renascena, um movimento cultural que se desenvolveu de meados do sculo XIV a fins do sculo XVI, iniciado em Florena; e fruto de uma srie de modificaes scio-econmicas que vinham se processando desde o sculo XII

At o Renascimento, as manifestaes arquitetnicas na Amrica, frica e Oceania eram praticamente primitivas e/ou desconhecidas. Com a ERA DAS NAVEGAES, os ideais estticos europeus passaram a ser disseminados por todo o planeta, havendo uma grande intercmbio cultural.

*Modificou-se a posio profissional do ARQUITETO, que passou

a ser considerado um especialista autnomo de alto nvel, independente das corporaes medievais e ligados aos clientes (nobres e religiosos) por uma relao de confiana pessoal (sistema de mecenatos).

Duomo de Sta. Maria dei Fiori (1420/34, Firenze It.) Filippo Brunelleschi (1377-1446)

*Os GRMIOS eram uma espcie Os GRMIOS eram uma


espcie deou sindicato; de sindicato; confrarias confrarias ou associaes associaes nas quais os nas quais os profissionais se profissionais seorganizavam. organizavam. Alm do e nobreza, Alm do clero e clero nobreza, os os mecenas privados mecenas privados consistiam consistiam na alta na alta burguesia. burguesia.

Leon B. Alberti (1404-1472) Palazzo Rucellai (1450, Florena)

Houve o surgimento do *Houve o surgimento do ENSINO ENSINO FORMAL de arquitetura e dos FORMAL de arquitetura e dos primeiros mestres, primeiros mestres, inicialmente na Itlia e na Frana depois no inicialmente na Itlia ee na resto de toda a Europa. Frana e depois no resto de toda a Europa

Tempietto de S. Pietro in Montorio (1502/10, Roma) Donato Bramante (1444-1514)

Trabalhoautnomodoarquiteto,protegidoe financiado pelo clero, nobreza e burguesia (grande relao com o poder econmico); * Surgimento dos primeiros grandes mestres, alm do resgate dos elementos da arquitetura clssica (colunas, frontes, arcos, cpulas, etc.); * Grandeintercmbiodemanifestaesestticas, atravs de um processo de europeizao da cultura arquitetnica mundial; * Desenvolvimento de regras acadmicas (inveno da perspectiva), grande requinte e suntuosidade na construo de palcios e palacetes.

*Iniciada em 1789, foi marcada pelas

transformaes decorrentes da Revoluo Francesa (1789/99) e da Revoluo Industrial (1750-1830), que influenciaram enormemente a profisso do arquiteto, em especial devido ao seu novo status social, com a criao da carreira de engenheiro civil; e ao desenvolvimento de novos materiais (ao, *vidro e concreto) e tcnicas de construo

Henri Labrouste (1801-75) Bibliothque Nationale (1859/67, Paris Frana)

Com a industrializao, um conjunto de transformaes polticas, econmicas, sociais, culturais e tecnolgicas, decorrentes do advento da MQUINA, influenciou todos os setores da vida humana. Tambm ocorreram modificaes no ensino (geometria mongeana, sistema mtrico, etc.), em especial o desmembramento da atividade arquitetnica. Brooklyn Bridge
(1869/83, N. York EUA) John A. Roebling (1806-69)

*A criao das primeiras escolas francesas


de engenharia cole des Ponts et Chauses (1747) e cole des Ingnieurs de Mzires (1748) foi fruto da investigao cientfica aplicada construo, durante o sculo XVIII.

A criao das primeiras *Isso acabou conduzindo formao escolas francesas de das engenharia cole des Ponts escolas politcnicas europias; e et Chauses (1747) e cole arquiteto divorciou-se da construo, des Ingnieurs de Mzires (1748) foi fruto da recaindo no HISTORICISMO investigao cientfica aplicada construo, durante o sculo XVIII. Isso acabou conduzindo formao das escolas politcnicas europias; e arquiteto divorciou-se da construo, recaindo no HISTORICISMO.

Reliance Building (1894/95, Chicago EUA) Daniel Burnham (1845-1912)

Walter Gropius (1881-1969) Staatliches Bauhaus (1924/25, Dessau Alem.)

Somente aps a Primeira Guerra Mundial (1914/18), com a fundao da STAALICHES BAUHAUS (1919/33), nasceu o perfil moderno da arquitetura, que associa arte e indstria. Atravs do estudo dos mtodos compositivos e aprendizagem simultnea de tcnicas e formas, com estgios em laboratrios e firmas industriais, nascia o arquiteto moderno.

Red-and-Blue Gerrit Rietveld (1888-1964)

Cadeira Barcelona Mies van der Rohe (1886-1969)

S-ar putea să vă placă și