Sunteți pe pagina 1din 2

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA GERALDA OTONI BARBOSA AVALIAO PARCIAL DE HISTRIA ALUNO: _________________________________ N _____ TURMA ______ 13/06/13

NOTA _________
1 - O tenentismo constituiu um dos elementos bsicos: a) Da revoluo brasileira de 1930; b) Da guerra contra Rosas e Oribe; c) Da guerra do Paraguai; d) Da Questo Militar do II Reinado; 2 - A partir da Revoluo de 1930, desenvolveu-se definitivamente um novo setor na economia brasileira: a) caf b) indstria urbana c) indstria do acar d) exportao 3 - Segundo Anita Prestes, "o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranas civis aptas a conduzirem o processo revolucionrio brasileiro que comeava a sacudir as j caducas instituies polticas da Repblica Velha". PRESTES, Anita. "A Coluna Prestes". So Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73. De acordo com o texto, correto afirmar que a) os "tenentes" queriam moralizar a vida poltica nacional, propondo uma ampla aliana de esquerda. b) os "tenentes" queriam deixar de ser meros "jagunos" nas mos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrtico. c) os "tenentes" queriam pr fim poltica democrtica instaurada com a Repblica Velha e promover um regime ditatorial, nico capaz de finalizar o atraso econmico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras. d) os "tenentes" apresentaram-se como substitutos dos frgeis partidos polticos de oposio aos regimes oligrquicos e desorganizao da sociedade. e) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradio de interveno militar na poltica, presente desde a Proclamao da Repblica. 4 - A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em So Paulo escritores e artistas, foi um movimento: a) de renovao das formas de expresso com a introduo de modelos norte-americanos. b) influenciado pelo cinema internacional e pelas ideias propagadas nas universidades de So Paulo e do Rio de Janeiro. c) de contestao aos velhos padres estticos, s estruturas mentais tradicionais e um esforo de repensar a realidade brasileira. d) desencadeado pelos regionalismos nordestino e gacho, que defendiam os valores tradicionais. e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas tendncias romnticas. 5 - NO pode ser considerado(a) consequncia da crise econmica de 1929: a) a retrao do comrcio internacional e da produo industrial, bem como a queda do preo das matrias-primas. b) o crescimento do desemprego na Alemanha, pas cuja economia era baseada na exportao de produtos industrializados. c) o crescimento econmico da Unio Sovitica baseado na Nova Poltica Econmica (NEP). d) a eleio de Franklin Delano Roosevelt para a presidncia dos Estados Unidos, com um programa de recuperao econmica. e) o crescimento eleitoral do Partido Nazista na Alemanha.

6 - Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se: a) o protecionismo rgido, a escassez de crdito bancrio e a superproduo. b) a saturao do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York. c) a superproduo, a saturao do mercado e a expanso desmedida do crdito bancrio. d) a adoo de programas de construo de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego. e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rgido. 7 - Fascismo e nazismo tm em sua origem algumas causas comuns. Entre essas causas pode-se apontar: a) o iderio da "raa pura". b) conflitos entre burguesia e nobreza. c) crises econmico-sociais com as conseqentes greves, tumultos e agitaes que favoreceriam a tomada do poder pelas esquerdas. d) as consequncias do fracasso das ofensivas dos dois pases contra a Trplice Aliana, durante a Primeira Guerra Mundial. e) A luta pelo poder entre partidos fortes da direita. 8 - Faamos a revoluo antes que o povo a faa. A frase, atribuda ao governador de Minas Gerais, Antnio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia poltica da Revoluo de 1930, promovida pelos interesses a) da burguesia cafeicultora de So Paulo, com vistas valorizao do caf. b) do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrializao. c) dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte. d) das oligarquias dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado. e) da burguesia industrial, na busca de uma poltica de livre iniciativa. 9 - Recuperao da autonomia, reconstitucionalizao do Pas e nomeao de um interventor civil e paulista foram reivindicaes que marcaram: a) o movimento tenentista da dcada de 1920; b) a reao da oligarquia paulista na Revoluo de 1932; c) as manifestaes integralistas nos anos 30; d) as intentonas comunistas de 1935; e) as rebelies promovidas pela ANL entre 1934 e 1937. 10 - O perodo entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939), foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarizao ideolgica entre fascismo e comunismo; b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistncia fraterna entre o fascismo e o comunismo; c) estagnao das economias socialista e capitalista e aliana entre os EUA e a URSS para deter o avano fascista na Europa; d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os EUA e a URSS; e) a coexistncia pacfica entre os blocos americano e sovitico e surgimento do capitalismo monopolista.

S-ar putea să vă placă și