Sunteți pe pagina 1din 6

Como surgiu e quais os Benefcios da drenagem linftica?

O mtodo de drenagem linftica manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarqus Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.

Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipao, reteno de lquidos e apresentavam os gnglios linfticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gnglios atingindo grandes xitos com diversos pacientes. Seu mtodo foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linftica manual usada na estimulao da circulao linftica que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrio dos tecidos. A estagnao dos gnglios linfticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linftica, a tcnica de Vodder focada na drenagem do excesso linftico. A drenagem linftica basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse lquido de edema de volta circulao sangunea, so eles: Evacuao: o processo que se realiza em gnglios (ou linfonodos) e em outras vias linfticas com o objetivo de descongestion-los. Captao: a drenagem propriamente dita que realizada principalmente dos locais de edema em direo desembocadura mais prxima. As manobras da drenagem linftica manual so basicamente as seguintes: Crculos com os dedos ou com as mos; Crculos com o polegar;

Movimentos Presso em bracelete. Ao Fisiolgica das Manobras de Drenagem

combinados;

Dinamizao do peristaltismo dos coletores e, consequentemente, aumento do ritmo natural que se prolonga por horas aps a drenagem. Desentupimento sistemtico das vias de acesso regio afetada Suavizao e desfibragem minuciosa da organizao conjuntiva. Solicitao mxima da reabsoro Eliminao progressiva nas principais zonas de drenagem da estase (estagnao) dos tecidos e de todos os resduos txicos resultantes do traumatismo. Efeitos Positivos

Melhor oxigenao Melhora a defesa e ao antiinflamatria Aumento do potencial reparador Dinamizao de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrizao EDEMAS PERSISTENTES Geralmente, quando ocorre leso mais extensa, ou, em casos de infeco importante que venha a prejudicar a formao de novos vasos linfticos, pode instalar-se um quadro de edema persistente. A circulao sangnea realiza um circuito fechado. A circulao linftica de sua rede imensa, constituda por lagos ou sinus no interior dos tecidos e dos rgos, seguidos por vasos de diversos tamanhos , a rede linftica duas vezes mais extensa que a rede sangnea. uma circulao lenta. Perde velocidade com qualquer alterao nos tecidos que esmaguem os delicados vasos, como edemas, hematomas, contraes musculares, baixa presso sangnea e outras alteraes. bastante ramificada ao nvel de sua rede superficial, drmica, que se interconecta com sua rede profunda, quanto ao nvel de suas mltiplas conexes ganglionares. A imunidade adquirida conseqncia do tecido linfide, localizado principalmente nos linfonodos, como tambm no bao, nas reas submucosas do aparelho gastrintestinal, na medula ssea. Devido distribuio do tecido linfide pelo corpo, os organismos invasores ou toxinas so identificados antes que passem a se espalhar muito pelo corpo.

Os linfonodos so estruturas imunologicamente ativas e esto organizadas em grupos no trajeto dos vasos linfticos. Quando a linfa passa pelos linfonodos, ela filtrada de toda a substncia estranha que fica presa no linfonodo. A composio da linfa bastante varivel, pois ela vai coletando substncia ao longo do seu trajeto pelo corpo. INDICAES DA DRENAGEM LINFTICA A drenagem linftica manual indicada nos seguintes casos:

Linfedemas Lipedemas Fleboedemas Edemas ps-operatrios e ps-traumticos Edemas cclicos idiopticos, pr-menstruais, intragestacionais e outros Tratamento ou preveno de diversos distrbios, seqelas ou patologias que envolvem as reas de angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia, reumatologia, ginecologia e obstetrcia, pr e ps cirurgias, ortomolecular, stress, esporte, esttica, dentre tantas outras.

Pr e ps-cirurgia plstica Tratamentos de revitalizao facial reteno de lquidos celulite (hidrolipodistrofia); rejuvenescimento atravs da circulao combate radicais livres; pr e ps operatrio; m circulao sangunea de retorno; musculatura tensa; tenso nervosa. Outros Efeitos benficos da drenagem linftica velocidade do transporte da linfa; funcionamento do intestino; absoro de nutrientes pelo trato digestivo; problemas circulatrios em geral; a desintoxicao da musculatura (fadiga); a distribuio dos hormnios. CONTRA-INDICAES DA DRENAGEM LINFTICA A drenagem linftica manual contra-indicada nos seguintes casos:

-Infeces agudas; insuficincia cardaca descompensada; flebites; tromboses; tromboflebites; sndrome seno carotdeo; hipertenso; certos tipos de afeces da pele; cncer, asma brnquia e bronquite asmtica; hipertiroidsmo; parte do corpo dolorida, avermelhada, sensao de mal-estar.

Plataforma vibratria atuando na reabilitao dos pacientes e melhorando a esttica corporal


Ol pessoal, hoje venho falar do equipamento que est se tornando febre nas clnicas, academias e stdios de pilates.

Ele permite reabilitao de pacientes com osteoporose, leses por esforo repetitivo, fibromialgia e outros distrbios. Bastam menos de 15 minutos na plataforma vibratria para que o paciente, submetido tcnica desenvolvida na dcada de 80 pelos cientistas russos Nasarov e Issurin, sinta os efeitos das vibraes sobre o organismo. O equipamento promove a combinao de exerccios fsicos com a contrao muscular, fortalecendo ossos e msculos. A vibrao profunda tem sido freqentemente empregada na medicina para tratamento e preveno de diferentes tipos de doenas e leses. Usada com sucesso no tratamento de osteoporose, artrose, esclerose mltipla, encefalomielite milgica, reumatismo e leses por esforo repetitivo, a plataforma vibratria tambm benfica para pacientes em reabilitao. O aparelho indicado no combate osteoporose e no tratamento de leses ortopdicas, sendo usado no processo de reabilitao em procedimentos psoperatrios. H muitas pesquisas cientficas sobre os efeitos da tecnologia vibratria sendo realizadas por todo o mundo. Alguns estudos apontam para a promoo da alterao hormonal, com aumento do hormnio de crescimento, ligado ao sistema imunolgico, rejuvenescimento e produo de colgeno, muito usado pela medicina ortomolecular. H pesquisas relacionadas, ainda, reduo do cortizol, o hormnio do estresse.

O equipamento pode ser usado, tambm, contra vrios tipos de patologias neurolgicas, como mal de Parkinson e em quadros de fibromialgia. As vibraes garantem um relaxamento extremo tanto nos msculos quanto nos tendes, ossos e vasos, estimulando a produo de minerais e promovendo o aumento da densidade ssea. A vibrao tambm facilita a perda de gordura. Os estmulos produzem o aumento do metabolismo basal, que se desenvolve quando estamos em repouso, e ajuda a perder peso, o que importante para garantir bons resultados no tratamento de vrias patologias. A indicao da tcnica se estende ao tratamento de varizes. O problema, que ocorre devido ineficcia das vlvulas que existem nas veias, cuja funo evitar o refluxo sanguneo, trabalhado na plataforma a partir de exerccios dinmicos, que estimulam a circulao do sangue. As vibraes tambm ajudam a minimizar as dores provocadas pela artrite. A plataforma vibratria possibilita, com o controle da intensidade e a freqncia das vibraes, regular a carga de treino e aplicar a tcnica da forma mais adequada. ALERTA: importante que as sesses sejam orientadas por um profissional habilitado. Esttica Quem busca solues estticas tambm pode encontrar benefcios com a vibrao profunda. A psicloga Ana Carolina Frana j fez vrias sesses e aprovou. Seu comentrio: Decidi buscar o tratamento porque vi que algumas am igas conseguiram timos resultados de emagrecimento. Como esse meu objetivo, comecei a fazer as sesses e estou percebendo que o resultado excelente. Apesar da curta durao, a gente sai da sesso com a sensao de ter feito horas de ginstica. A advogada Maria de Lourdes Fernandes Coelho afirma que encontrou nas sesses semanais uma maneira confortvel de se exercitar. Seu comentrio: Li reportagens sobre a plataforma vibratria e resolvi procurar o tratamento para manter a forma e a sade, j que detesto fazer ginstica. Fiz apenas 10 sesses e percebi o potencial do equipamento para firmar a musculatura. Antes de comear as sesses na plataforma vibratria, o paciente passa por uma avaliao, que define as condies do tratamento. As vibraes ultrapassam as camadas de pele e msculos, atingindo os ossos. O tempo sobre o equipamento varia de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos de reabilitao de 12 minutos, por exemplo, e para um esportista, 45 minutos pode ser o tempo ideal.

As vantagens da tecnologia vibratria podem no se estender a todas as pessoas. Portadores de diabetes, por exemplo, no podem ser submetidos tcnica sem uma criteriosa avaliao mdica. Diabticos e hipertensos nocontrolados no podem usar a plataforma. Da mesma forma, o tratamento contra-indicado para quem tem ou teve trombose e usurios de prtese metlica e marcapasso.

S-ar putea să vă placă și