Sunteți pe pagina 1din 6

Instituto de Comunicao e Artes FIGUEIREDO, Bruno Henrique dos Santos PIRES, Carina Alves

Anlise Crtica da Mdia: A TV nas manifestaes.

Belo Horizonte 2013

Este artigo tem como objetivo principal analisar a atuao da televiso e da imprensa nas manifestaes ocorridas no pas nos ltimos dias. Vamos tambm avaliar a transmisso da mesma para o povo brasileiro a partir da TV aberta, mais precisamente atravs da emissora Rede Globo de Televiso. De acordo com o site Microfone a televiso surgiu no Brasil em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, fundador do primeiro canal de televiso do pas. A TV Tupi. A televiso cresceu no pas e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. Fundada pelo jornalista Roberto Marinho, em 26 de abril de1965, surgia no canal 4 a TV Globo do Rio de Janeiro, dando inicio a formao da Rede Globo de Televiso. Ao longo dos anos outras emissoras da rede, em diversos estados do pas entraram no ar e hoje ela responsvel pela cobertura de cerca de 98,44% dos municpios brasileiros, num total de 113 emissoras, sendo dentre elas afiliadas e geradoras. A emissora foi precursora nas transmisses internacionais, via satlite e na implantao da TV em cores no Brasil. Durante a Copa do Mundial de Futebol de 1966 permitiu aos brasileiros assistir a primeira transmisso ao vivo do evento. Sua operao em rede se iniciou com o Jornal Nacional, que se tornou um marco na historia da TV brasileira e em seguida a emissora contaria com uma programao nacional. Assistida por milhes de telespectadores diariamente, no Brasil e no exterior, a emissora a maior produtora de programas prprios de televiso mundial e segunda maior rede de TV comercial do mundo. O Brasil atualmente vive um momento de transformao. De acordo com fonte online, no dia 17 de Junho, cerca de um milho e trezentas mil pessoas saram as ruas, simultaneamente, em 12 capitais e diversas cidade do pas para protestar. Tornando o movimento uma das maiores manifestaes feitas pelo povo brasileiro a favor de uma melhor condio de vida. Os protestos, que se tornaram conhecidos como primavera brasileira, tiveram como fator inicial o aumento das passagens de transportes pblicos, que sofreu um aumento de aproximadamente 20 centavos em todo pais.
1. 2. http://www.microfone.jor.br/hist_globo.htm acesso em 03/04/2013 s 04:56 http://www.brasildefato.com.br/node/13263

A fonte afirmou que esta a maior mobilizao espontnea dos ltimos 20 anos, promovida pela juventude brasileira. O mesmo ainda citou a represso policial, que feriu 8 jornalistas e centenas de manifestantes, e os rtulos de vndalos e grupelhos impostos, inicialmente, pela mdia conservadora. O movimento atingiu inclusive a mdia internacional e diversos pases mostraram seu apoio ao Brasil. Atos foram organizados, centenas de brasileiros que moram no exterior se reuniram em diversas cidades, entre elas Berlin, Dublin e Toronto. Os encontros foram organizados atravs de redes sociais. Em um breve histrico feito pelo Microfone foi possvel ver a importncia das redes sociais na construo, e fortalecimento das manifestaes. No mesmo passo que observamos que estas ajudaram a desbancar ditaduras como no Norte da frica, enfrentar regimes repressivos como na Turquia e agora mostram no Brasil que so os veculos adequados de reivindicaes sociais. A Televiso permeia em paralelo as redes sociais, tentando trazer o peso histrico do momento para dentro da casa dos brasileiros. No em tempo real como na internet, mas em chamadas organizadas dentro da programao. Nota-se ao observar a programao da grande emissora de TV no Brasil, que suas reportagens tentam transmitir uma imparcialidade, e uma cobertura transparente isso reafirmado a todo momento pelos seus ancoras. Buscam a mesma reafirmar tambm os propsitos das manifestaes: transporte de qualidade (os vages da Central do Brasil tem quarenta anos), sade, educao, reforma poltica, segurana, saneamento bsico. A globo enfrente uma resistncia das ruas ao realizar seu trabalho. Vale lembrar que a emissora carioca se fortaleceu, e teve fora para ter a grandiosidade dos dias atuais, durante a ditadura militar, onde a mesma apoiava os militares, como foi reportado em: Muito Alm do cidado Kane:

um documentrio televisivo britnico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pblica do Reino Unido. O documentrio mostra as relaes entre a mdia e o poder do Brasil, focando na anlise da figura de Roberto Marinho. O que se nota uma imensa dificuldade em acreditar no apoio da maior emissora nacional ao povo. Esta tem, e sempre ter uma dvida histrica com a democracia nacional.
1. 2. http://www.microfone.jor.br/hist_globo.htm acesso em 03/04/2013 s 04:56 http://www.brasildefato.com.br/node/13263

Neste cenrio e analisando a transmisso das manifestaes na Globo foi possvel ver no Jornal da Globo, a Avenida Paulista como pano de fundo, torre da FIESP iluminando a bandeira do Brasil e os especialistas num discurso unssono de que o governo federal corrupto, que perdeu o controle e repercutindo as anlises internacionais. Como tambm na Globo News, apenas um jornalista se insurgiu contra o incndio de um carro de gerao de imagens da Record, que os vndalos puseram fogo ao lado da prefeitura. Antes, na mesma Globo News, imagens mostrando oportunistas depredando o prdio da Prefeitura de So Paulo e perguntando, onde est o Haddad. Nada de polcia de So Paulo para reprimir os vndalos. O que a populao teme diante disso tudo que a Globo se aproprie totalmente de um movimento digno, poltico, juvenil para objetivos s dela. Como foi noticiado em uma crtica que analisou a mesma Globo e sua influncia no governo Collor, notou-se a Globo como um monoplio miditico que apoiou e elegeu Collor. Difcil imaginar a Globo sendo favorvel a democratizao da mdia. Mas s sintonizar a mesma e ver um discurso favorvel e de apoio as manifestaes. O que cresce uma extrema e concisa dvida sobre a integridade das informaes geradas pela emissora carioca. Anisamos em um primeiro momento, a mdia conservadora com a Rede Globo frente, tratou de criminalizar a justa e oportuna manifestao em favor da reduo da tarifa dos transportes pblicos na capital paulista. Foi possvel ver no Jornal da Globo, Arnaldo Jabor a demonizar o movimento reivindicatrio do MPL Movimento Passe Livre, e se no bastasse, colocando no mesmo patamar a justa reivindicao e os atos de vandalismo praticados por elementos oportunistas.

De repente a Globo passou a incentivar direta e indiretamente a populao a ir s ruas protestar. Mas possvel passear na histria e ver por parte da mesma a
1. 2. http://www.microfone.jor.br/hist_globo.htm acesso em 03/04/2013 s 04:56 http://www.brasildefato.com.br/node/13263

negao da campanha das Diretas-J, na dcada de 1980, que exigia eleio direta para presidente da Repblica, o maior movimento de massas de toda a histria brasileira.

No dia 25 de janeiro de 1984 foi realizada uma manifestao na Praa da S, em So Paulo, com centenas de milhares de pessoas, transmitida pelas demais emissoras, mas simplesmente ignorada pela Globo. O Jornal Nacional daquele dia noticiava que milhares de pessoas estavam nas ruas de So Paulo comemorando aniversrio da cidade. Nenhuma palavra sobre a campanha das Diretas e muito menos sobre as lideranas que se reversavam no palanque: Lula, FHC, Franco Montoro, Ulisses Guimares, Mrio Covas, Jos Richa, Leonel Brizola, Joo Amazonas e muitos outros . Na ltima quinta-feira a Globo fez uma coisa indita desde a sua fundao: deixou de levar ao ar a sua novela e passou mais de trs horas, ininterruptas e sem comerciais, mostrando as manifestaes em So Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais. Essa edio especial ancorada pelo William Bonner intercalava as imagens das manifestaes do dia com as da campanha do Fora Collor em 1992, que resultou no impeachment do ento presidente Fernando Collor de Mello.

Mas a mesma insiste nos dois lados da moeda, uma insistncia, maior que a vontade de ser transparente nas reportagens, em mostrar atos de vandalismo de um grupo oportunista que depreda monumentos, prdios e instituies pblicas, as vezes a emissora passar at a impresso de que a manifestao est fora de controle. oportuno transcrever a nota do MPL publicada na sexta-feira, 20 - O Movimento Passe Livre foi s ruas contra o aumento da tarifa. A manifestao de hoje faz parte dessa luta: alm de comemorao da vitria popular pela revogao, reafirmamos que lutar no crime e demonstramos apoio s mobilizaes de outras cidades. Contudo, no ato de hoje presenciamos episdios isolados e lamentveis de violncia contra a participao de diversos grupos. Diz ainda a nota: O MPL luta por um transporte verdadeiramente pblico, que sirva s necessidades da populao
1. 2. http://www.microfone.jor.br/hist_globo.htm acesso em 03/04/2013 s 04:56 http://www.brasildefato.com.br/node/13263

e no ao lucro dos empresrios. Assim, nos colocamos ao lado de todos que lutam por um mundo para os de baixo e no para o lucro dos poucos que esto em cima. Essa uma defesa histrica das organizaes de esquerda, e dessa histria que o MPL faz parte e fruto. E conclui a nota: O MPL um movimento social apartidrio, mas no antipartidrio. Repudiamos os atos de violncia direcionados a essas organizaes durante a manifestao de hoje, da mesma maneira que repudiamos a violncia policial. Desde os primeiros protestos, essas organizaes tomaram parte na mobilizao. Oportunismo tentar exclu-las da luta que construmos juntos. Toda fora para quem luta por uma vida sem catracas. MPL-SP.

O povo foi pra rua contra tudo e contra todos, contra ainda ao grande monoplio miditico presente no pas e os frutos comeam a ser alcanados. Quando as crescentes manifestaes obrigaram o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin a revogarem em So Paulo o aumento das tarifas dos transportes coletivos nibus, trens e metr, o mesmo aconteceu no Rio de Janeiro e em mais 15 cidades; o arquivamento pelo congresso da PEC 37; as propostas da presidenta, que comeam a ser dadas como resposta ao povo, e que pretendem melhorar educao, sade, transporte; como ainda a aprovao da lei que torna corrupo crime hediondo. Mas o povo permanece nas ruas. Muitas reas precisam ser revistas.

Em meio a um cenrio muito duvidoso quando se trata da integridade e veracidade dos fatos se encontra a Rede Globo. Estra se encontra ainda diante da dvida, adquirida pela mesma durante a histria poltica do pas, com a democracia nacional. Fica difcil dar credibilidade ao que dito e reportado pela Globo. O medo que a Rede Globo continue apostando alto em um retrocesso histrico. Isso perceptvel a cada vez que maior emissora de TV aberta do Brasil questionada nas ruas.

1. 2.

http://www.microfone.jor.br/hist_globo.htm acesso em 03/04/2013 s 04:56 http://www.brasildefato.com.br/node/13263

S-ar putea să vă placă și