Sunteți pe pagina 1din 87

Aula 01-Teoria das Relaes Jurdicas II 27jul09 Prof Rainer Czajkowski

Cdigo Civil Parte Geral Art. 1 a 232 - Pessoa Natural, Juridica, Domicilio, Bens e sua Classificao Art 1 a 103. - Art. 104 a 232 Livro III Dos Fatos Jurdicos - Analise do Negcio jurdico - Art .104 a 184 - Atos Meramente Lcitos Art. 185 - Atos Ilcito Art. 186 a 188 - Prescrio e Decadncia Art. 189 a 211 - Prova dos Fatos Jurdicos Art. 212 a 232

Quadro Geral dos Fatos Jurdicos 1. Fatos Naturais ou Fatos Jurdicos no Sentido Senso Fato Jurdico 2. Atos Jurdico ou Atos Jdcos no Sentido Amplo 2.1 Atos Lcitos 2.2 Atos Ilcitos

Fato Jurdico em sentido amplo (lacto sensu) qualquer evento da natureza ou decorrente da manifestao da vontade humana (exteriorizao de vontade) que gera conseqncia(efeitos, reflexos) no universo jurdico. Criao, modificao ou extino de um evento. - fatos jurdicos seriam os acontecimentos, previstos em norma de direito, em razo dos quais nascem, se modificam, subsistem e se extinguem as relaes jurdicas; para Savigny, so os acontecimentos em virtude dos quais as relaes nascem e se extinguem; pode ser natural ou humano. 1. Fatos Naturais ou Fatos Jurdicos no Sentido Estrito

(Stricto Sensu) So fatos da natureza relevantes para o direito. Tem que analisar em cada caso concreto, se ele relevante para o direito. Ex.: Um incndio causado por um raio. So eventos relacionados condio humana. Ex.: O nascimento de uma pessoa humana, nem sempre da vontade dos pais, assim como a morte no decurso do tempo. - o acontecimento independente da vontade humana que produz efeitos jurdicos, criando, modificando ou extinguindo direitos. Os fatos naturais so classificados em ordinrios e extraordinrios. So Fatos Naturais Ordinrios (esperados): o nascimento, a morte, a maioridade, o decurso de tempo (ex. usucapio, prescrio e decadncia), etc; So Fatos Naturais Extraordinrios (imprevisveis, aleatrios): o terremoto, os raios, as tempestades, e todos os demais atos que se enquadram na categoria de caso fortuito ou fora maior. importante ressaltar que para as tempestades, o terremoto, as chuvas, etc, por si s no geram efeitos jurdicos, somente o sero se forem realmente relevantes para o ordenamento, ou seja, se gerarem conseqncias jurdicas, que o caso, por exemplo, das chuvas que destruram a cidade de Blumenau - SC, tal foi a relevncia deste fato da natureza, que certamente este acontecimento natural gerar vrias obrigaes, principalmente no que tange ao pagamento de seguros. 2. Atos Jurdicos ou Ato Jurdico de Sentido Amplo(Lacto Sensu): - manifestao de vontade do ser humano. 2.1 Atos Lcitos 2.1.1 Negocio jurdico ( Rechgeschnft) vontade humana exteriorizada em conformidade com a lei e que visa atingir, alcanar objetivos ou resultados especficos(conhecidos). Com a idia de CRIAR, MODIFICAR, PRESERVAR E EXTINGUIR o direito. Todo contrato um negocio Judi rico, mas nem todo o negocio jurdico um contrato. Ex.: Um Casamento.

2.1.2 Atos jurdico em sentido estrito ou meramente licito (Stricto Sensu) Art 185 - Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se, no que couber, as disposies do Ttulo anterior. - Existe a manifestao da pessoa humana em conformidade com a lei, mas no tem o conhecimento ou a conscincia dos resultado(efeitos) que esta produzindo com os atos. Ex.: Interpelao judicial notificao a uma parte para que cumpra a obrigao. Provocam efeitos que muitas vezes a parte no sabe o que est ocorrendo. Ex.: Reconhecimento de paternidade o pai que reconhece no precisa ter conhecimento de todos os efeitos que essa vontade est gerando. - o agente no possui a faculdade de moldar os efeitos que sua manifestao de vontade produzir. - Um exemplo que ilustra essa ausncia de autonomia do agente no Ato Jurdico em Sentido Estrito o reconhecimento de filho ilegtimo: Digamos que uma pessoa teve um filho fora do casamento. O Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), em seu artigo 26, permite que este filho seja reconhecido no prprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura, etc. Nesse caso, o agente no possui a autonomia de impor condies para o reconhecimento da paternidade. Dessa forma, ele no poder impor ao reconhecimento da paternidade, por exemplo, a condio de no contrair nenhuma relao jurdica com o filho, visto que do reconhecimento surgem efeitos jurdicos previstos na norma como o direito ao nome, ptrio-poder, obrigao de prestar alimentos, direitos sucessrios, etc.

2.2 Atos Ilcitos h a contrariedade a lei. Art 186 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. - O operador do direito tem que analisar no caso concreto se licito ou no. Associa-se o art 186, CC ao art 927, CC. O cometimento do ilcito punvel com a indenizao.

Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

O ilcito jurdico? Sim!! Se dizer que algo jurdico ou no, no tem nada haver com a lei.. mas com a conformidade do fato. Jurdico significa relevante para o direito.

Existe uma outra categoria mas no est prevista no Cdigo Civil e no aceita por alguns doutrinadores. - A categoria dos Atos-Fatos Jurdicos: - Tem gente que acha desnecessria est classificao. Seriam eventos que so conseqncia de uma manifestao de uma vontade humana(conduta humana), mas neles, a vontade humana solenemente ignorada, desconsiderada. O evento entra mundo jurdico como Fato e no como um Ato. Desconsidera a vontade humana. Se houve discernimento(conscincia) irrelevante. Ex.: Uma Criana absolutamente incapaz por razo da pouca idade vai ao armazm e compra um doce. Nessa situao um contrato nulo. Ex.: Um incapaz leva um peixe pra casa. No caso a apreenso do peixe, da posse do peixe, mas no pode ocorrer, pois ele incapaz e no pode ter posse. - No ato-fato jurdico, apesar de existir conduta volitiva, no se leva em considerao o que a vontade, a conscincia ou inteno humana, mas sim a conseqncia do ato produzido. - Nos atos-fatos jurdicos a vontade humana irrelevante, o que importa o resultado produzido. Nestes casos o elemento psquico pouco importa, ou seja, no relevante que o ato-fato jurdico tenha sido praticado por um incapaz, por exemplo. - Exemplo disto um louco encontrar um tesouro. Ele no tinha inteno de encontrar o tesouro, mas o encontrou. Para o ordenamento importa que ele o achou, e independentemente do agente ser capaz e da inteno dele, ainda assim sero aplicadas as normas do artigo 1264 do Cdigo Civil, ou seja, independentemente de um louco ter achado o tesouro, ele ser dono de parte dele.

Aula 02-Teoria das Relaes Jurdicas II 20Ago09 Prof Rainer Czajkowski

Negcio Jurdico Vontade(carter Histrico). Rechtsgeschnft Histrico: - Revoluo Francesa: Cdigo Civil Frances(Napoleo) 1804. Cdigo que virou um monumento para todo o mundo. - Alemanha: Escola pandectista do direito alemo- BGB 1896. Cdigo muito bom, que buscou superar o francs. Foi nesse cdigo que desenvolveu o conceito de negcio jurdico. Os Pandectistas revitalizaram o direito romano clssico. Transformando-o no Direito Germnico Moderno. - Fundamentos burgueses nos cdigos: A garantia da propriedade privada, no existe burguesia sem a noo de propriedade privada. Principio da autonomia da vontade, deve-se dar as pessoas na sociedade a maior liberdade possvel, elas devem ser livres para manifestar a vontade que querem e esta vontade deve prevalecer, O Estado no deve se intrometer nas relaes sociais. As leis eram Patrimonialista - Defeitos nestes cdigos: como protegiam os burgueses, acabou no favorecendo as outras classes sociais. Por isso o Estado teve que agir nos negcios jurdicos, para que proteger todos. S falava sobre contratos e nada sobre as pessoas. - O Patrimonialismo fora sendo amenizadas para proteger o homem. - Ambos os cdigos esto sendo usadas at hoje. - Nosso Direito Civil de fonte direita do direito francs e alemo.
Art. 13. Salvo por exigncia mdica, defeso o ato de disposio do prprio corpo, quando importar diminuio permanente da integridade fsica, ou contrariar os bons costumes. Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato.

- Estes artigos mostram que a liberdade negocial no absoluta.


Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f.

- Para que haja o negocio tem que haver a probidade e a boa-f


Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

- O abuso de direito est logo abaixo do artigo que fala o que ato ilcito. O abuso exceder funo social.

NEGCIO JURDICO: voltado a vontade da pessoa - Como analisar a manifestao da vontade? - TEORIAS: - As teorias eram bem divergentes; - Teoria da vontade (Willenstheorie) - O operador do direito deve sempre buscar a verdadeira(real) inteno do agente, o que o individuo efetivamente queria alcanar, mesmo manifestando ou tentando manifestar de forma precria. No importa a forma o que manifestou, mas sim a inteno que ele queria manifestar. - Teoria da declarao (Erklarnngstheorie): - D nfase a forma, para o direito vale a vontade nos termos que ela foi declarada. No cabe ao juiz fazer elucubraes para saber o que passava na mente da pessoa. Ento, vale da forma que foi exteriorizada, no a pretenso.
Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.

- Com base no artigo 112, adotamos a teoria da vontade, mas no se perde a teoria da declarao, pois existe um aplicabilidade residual para a teoria da declarao. - Os efeitos deste artigo 112: vcios de vontade( ao manifestar a vontade, a pessoa deve um falsa percepo da realidade, se constatado pode-se anular o contrato, pois a outra pessoa pode tlo enganado), outro vicio de vontade a coao (se a ameaa para assinar um contrato for sria, como ameaar o seqestro de um filho, o contrato seria anulado). - Caso que usa a teoria da declarao:
Art. 110. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

Reserva mental: preservar a verdadeira inteno do agente. Ex.: Algum quer desfazer a venda do carro, porque no fundo no fundo no queria vend-lo, mas no pode desfazer o contrato. Neste caso a reserva irrelevante. Se a reserva mental for recproca pode-se anular o contrato, pois toda simulao nula. Ex.: O homem no queria vender de verdade o carro e a outra parte sabia disso, mas finge que no sabe para se aproveitar, deste modo o contrato anulado.
Art. 114. Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente.

- Para Negcios benficos e atos de renncias, o juiz deve-se a ter as formas que foram manifestadas, sem procurar a inteno.

Art. 819. A fiana dar-se- por escrito, e no admite interpretao extensiva.

Art. 843. A transao interpreta-se restritivamente, e por ela no se transmitem, apenas se declaram ou reconhecem direitos.

- Transao um acordo para prevenir ou por fim a litgios. E deve ser interpretar da forma que foi manifestada(escrita).

Aula 03-Teoria das Relaes Jurdicas II 24Ago09 Prof Rainer Czajkowskia

- Haver aula dia 29/08 das 10:20 at 12:00;

Classificao da manifestao de vontade 1. Quanto forma: - expressa: de forma direita, sem dar margens da dvida. Ex.: Quando se assina um contrato uma manifestao expressa. No casamento manifestao expressa. - tcita: existe um comportamento do agente, comportamento indireto, reflexo, indicirio. Analisando todo o comportamento, conseguimos retirar o que quer dizer mesmo quem no expresse ela. Ex.: Art. 1324 - O condmino que administrar sem oposio dos outros presume-se representante comum. neste caso at pode existir um comportamento, como por exemplo: ligar para o condmino para saber se tudo na fazenda est tudo bem, ou enviam dinheiro para o condmino para cuidar do local. Art. 1805 - A aceitao da herana, quando expressa, faz-se por declarao escrita; quando tcita, h de resultar to-somente de atos prprios da qualidade de herdeiro. Obs.: A renncia da herana deve ser expressa.

- silncio: a simples omisso, o simples no agir pode ser manifestao de vontade. Art. 111 - O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizarem, e no for necessria a declarao de vontade expressa. Ex.: Contrato a distncia e-mail ou correspondncia com uma proposta de contrato, no final do contrato diz que se no final do prazo de tanto dias, se voc no responder ou mandar uma contraproposta, vou entender que aceitou o contrato. Ex.2: Art. 539 - O doador pode fixar prazo ao donatrio, para declarar se aceita ou no a liberalidade. Desde que o donatrio, ciente do prazo, no faa, dentro dele, a declarao, entender-se- que aceitou, se a doao no for sujeita a encargo. ou seja, se o donatrio no se manifestar, a lei presumi que ele aceitou( Presuno de aceitao). Ex.3: Art 299 - Art. 229. Ningum pode ser obrigado a depor sobre fato: I - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar segredo; transferir dvida de uma pessoa para outra, precisa da anuncia do credor. Ex.: O juiz de paz no pode considerar as pessoas casadas se no houver manifestao expressa. 2. Quanto ao destinatrio: - receptcias: quando o resultado, o efeito perseguido s se produz quando a vontade manifestada atingi o destinatrio certo. Ex.: Contrato a distncia se voc enviar para a pessoa errada. Neste caso o silncio no pode se aplicar a aceitao do contrato. Por isso, sempre a manifestao deve existir neste caso. Ex. 2: Interpelao( um negocio em sentido estrito) atravs da notificao o devedor no me paga e entro com uma notificao previamente para que ele pague em 48 horas seno vou colocar ele em cobrana judicial. Neste caso, a interpelao tem que chegar ao devedor seno a interpelao no vale - no receptcias: Testamento um exemplo clssico: a validade do testamento no necessita da validao de ningum, apenas do testador. Outro exemplo a promessa de recompensa Ex.: A madame paga para a devoluo do poodle perdido.

Planos do negcio jurdico Voc discute o plano para delimitar os seus efeitos. A anlise do negocio jurdico passa com os planos. Principal autor que exps foi Pontes de Miranda. 1. Planos da Existncia - Constata-se apenas fatos, no se preocupa-se com qualificaes jurdicas. uma analise sociolgica. No plano da existncia se define o suporte ftico do negocio jurdico antes da entrada dele no mundo jurdico. - Os elementos so simples de serem compreendidos: 1.1 Manifestao de vontade sem manifestao exteriorizada no existe negcio jurdico, ou seja, exteriorizao de vontade, mesmo que seja o silncio. 1.2 Agente precisa-se de algum para que possa atribuir e imputar a manifestao de vontade, ou seja, um sujeito. 1.3 Objeto entendido em regra como o bem de vida sobre o qual a vontade recai. Tambm chamada de atividade ou utilidade que se pretende realizar. 1.4 Forma o meio pelo qual a vontade se manifestou. 2. Plano da Validade - Aqui h entrada do suporte ftico no mundo jurdico, portanto, discute a qualidade

jurdica, discute a aptido dos suportes fticos para que compe um negocio jurdico positivo a luz do que diz no nosso ordenamento jurdico. 2.1 A Vontade precisa ser LIVRE, CONSCIENTE e de BOA F essas expresses qualificam a vontade. - Quando falta Liberdade e Conscincia estamos diante do vcios de vontade ou vcios do consentimento, que so o ERRO, o DOLO, a COAO(absoluta), o ESTADO DE PERIGO e a LESO. Com esse vcios torna o negocio jurdico anulvel Art. 171, II. - Quando falta a boa f so os vcios sociais, que so dois: FRAUDE CONTRA CREDORES( Art. 158 e seguintes) que torna o negocio jurdico anulvel (art. 171, II) ou a SIMULAO, todo negcio jurdico simulado nulo.(Art. 167). E quando h a FRAUDE LEI(art. 166, VI) tornado o negcio jurdico nulo. 2.2 Agente precisa ser CAPAZ e LEGITIMADO qualificao jurdica. - quando o negocio jurdico for feito por um ABSOLUTAMENTE INCAPAZ(Art. 3) o negcio nulo. Art 166, I - quando for RELATIVAMENTE INCAPAZ(Art. 4) sem a devida assistncia so atos jurdicos anulveis. Art. 171, I - Especial legitimao: quando a lei impe uma formalidade especial ou veda a pratica jurdica para determinadas pessoas. Ex.: Art. 496- anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido. porque pra proteger o direito dos outros descendentes a receber o bem. Ex.2: Art. 497 - Sob pena de nulidade, no podem ser comprados, ainda que em hasta pblica: I - pelos tutores, curadores, testamenteiros e administradores, os bens confiados sua guarda ou administrao; Ou seja, O tutor no pode comprar os bens do tutelado, nem o juiz pode comprar o objeto que parte de um litgio judicial no lugar onde servirem ou que se atender a sua autoridade. Ex.3: Art. 1.649 - Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I alieiwebnar ou gravar de nus real os bens imveis; - ou seja, precisa da autorizao do outro cnjuge para venda de um bem.

Aula 04-Teoria das Relaes Jurdicas II 27Ago09 Prof Rainer Czajkowskia

Continuao da Aula 03

2. Plano da Validade *** ART 104 o plano da validade Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei.

2.3 Objeto: Ele deve ser licito, possvel, determinado ou determinvel

O objeto imediato o resultado jurdico. . o resultado pretendido. O Objeto mediato o bem de vida sobre o qual a manifestao de vontade lhe cai. No caso do Possvel, mais fcil analisar os casos de impossibilidades. Formas de Impossibilidade Impossibilidade pode ser absoluta: quando insuscetvel de apropriao do homem, os direitos da personalidade, herana de pessoa viva(Art.426-Pacta corvina). Impossibilidade pode ser relativa: Associao entre a coisa(o bem) e o agente do negcio jurdico no possvel. Ex.: Compra e venda a non domino( de quem no dono). Nem sempre estou na frente um negocio jurdico invalido. Art. 106, CC - A impossibilidade inicial do objeto no invalida o negcio jurdico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condio a que ele estiver subordinado. Contrato I Determinado: o que mais acontece, qualifica com exatido o objeto Ex.: Compra e Venda de um imvel. Determinvel: aluso aos contratos aleatrios Art. 458 e seguintes, CC Nesses contratos h uma incerteza do que devido a uma das partes. Relativamente envolvidos com o risco por uma das partes. Ex.: BM&F. Se a indeterminao for absoluta, estamos em um caso de nulidade. 2.4 Forma: O negocio jurdico precisa ter a forma prescrita e no proibida em lei. - A regra geral a liberdade de forma. Art. 107, CC - A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir. Negcios Jurdicos ad solenitatem (solenes ou formais) a forma para o n.j. prevista em lei da substncia do ato, da essncia do ato. No descumprimento leva nulidade do n.j. Art. 166, IV e V Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; Exemplos: Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas. Art. 1.864. So requisitos essenciais do testamento pblico: I - ser escrito por tabelio ou por seu substituto legal em seu livro de notas, de acordo com as declaraes do testador, podendo este servir-se de minuta, notas ou apontamentos; II - lavrado o instrumento, ser lido em voz alta pelo tabelio ao testador e a duas testemunhas, a um s tempo; ou pelo testador, se o quiser, na presena destas e do oficial; III - ser o instrumento, em seguida leitura, assinado pelo testador, pelas testemunhas e pelo tabelio. Pargrafo nico. O testamento pblico pode ser escrito manualmente ou mecanicamente, bem como ser feito pela insero da declarao de vontade em partes

impressas de livro de notas, desde que rubricadas todas as pginas pelo testador, se mais de uma. Art. 1.653. nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

Art. 1.533. Celebrar-se- o casamento, no dia, hora e lugar previamente designados pela autoridade que houver de presidir o ato, mediante petio dos contraentes, que se mostrem habilitados com a certido do art. 1.531.

Negcios Jurdicos ad probationem no que a lei determina a forma pra sua celebrao, mas determina os modos que ela deve ser provado. Exemplo: Art. 227. Salvo os casos expressos, a prova exclusivamente testemunhal s se admite nos negcios jurdicos cujo valor no ultrapasse o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no Pas ao tempo em que foram celebrados. Pargrafo nico. Qualquer que seja o valor do negcio jurdico, a prova testemunhal admissvel como subsidiria ou complementar da prova por escrito. - Neste caso, de 10x do maior salrio mnimo, a prova testemunhal no suficiente para prov-lo. Art. 987. Os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade, mas os terceiros podem prov-la de qualquer modo. - Terceiros que se negociem com as entidades irregulares podem se provar de qualquer maneira, mas os scios devero prov-los por escrito que tem um entidade irregular. Art. 109. No negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato. - A lei permite que a conveno das partes vale para a substancia do ato. Ou seja, a forma nem sempre exigida em lei.

3. PLANO DA EFICCIA - Se reporta a determinados elementos que pode ser inseridos no negcios jurdico pelos envolvidos. - E esse elementos inserido pela iniciativa do agente, restringem os efeitos da eficcia do negcio. - Estudo do Termo, Condio e do Encargo(Modo). Elementos Acidentais do Negcios Jurdicos - Art. 121 a 137, CC

CAUSA DO NEGCIO JURDICO Frana e Itlia: os estudioso do direito privado atriburam grande importncia causa ou motivao do negcio. Sistema Causalista

Alemanha: no interessa o motivo(causa), irrelevante para o direito. Sistema AntiCausalista. O que interessa o OBJETO. Adotado no Brasil

Em alguns momentos nosso sistema jurdico fazem aluso ou referncia a causa. Excepcionalmente. Ex. de Exceo : Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito; - Simulao Maliciosa

Art. 140. O falso motivo s vicia a declarao de vontade quando expresso como razo determinante. Vicio de Vontade. Ser que o motivo pode motivar a invalidao do negocio?!? A primeira vista o artigo mostra uma insegurana, mas no final ele diz que s falso se for expresso como razo determinante.

Art. 884. Aquele que, sem justa causa, se enriquecer custa de outrem, ser obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualizao dos valores monetrios. Voc tem que explicar o porqu do enriquecimento.

Elementos essenciais, naturais e acidentais do Negcio Jurdico

Elementos Essenciais: - Genricos: demandam a analise do art. 104 o Plano da Validade - Especficos: so os caractersticos de cada negcio. Ex.: Contratos tpicos ou nominados Art 481, CC e seguintes So os mais clssicos. Ex.: Compra e Venda Art. 482 res, pretium et consensus ( a coisa, o preo e o consenso). Art. 482. A compra e venda, quando pura, considerar-se- obrigatria e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preo. Elementos Naturais: - So os efeitos, resultados pretendidos a alcanar Objeto imediato do N.J. Elementos Acidentais: - Plano da Eficcia.

Aula 05-Teoria das Relaes Jurdicas II 29Ago09 Prof Rainer Czajkowskia

Classificao do negcio jurdico 1. Quanto ao nmero de partes: - N.J. unilateral 1 s manifesta a vontade: Testamento, Promessa de Recompensa, Confisso de Dvida, Renncia Obs.: A Aceitao da herana no tem nada haver com o constituio do testamento.

- N.J. bilateral 2 manifestaes de vontade correspectivas. Como fossem Peas de quebra-cabeas pois os contedos da vontade no so iguais mas quando juntas ela tem o mesmo fim. Ex.: C. e Venda, Doao.

- N.J. Plurilaterais + de duas manifestaes de vontade ou + de duas partes. Ex.: Contrato de sociedade. Art. 981 - Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Ex.2: Consrcio De um lado h o administrativo e do outro os consorciados autnomos.

- Parte Indivduo Parte pode ser vrias pessoas ou at um ou mais pessoas jurdicas. - Pessoa Jurdica Associao: se forma por uma reunio de pessoas. Art. 53, Pargrafo nico - No h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos. N.J Unilateral, pois h uma constituio da sociedade, ou seja, manifestando a mesma vontade. Scio 1 Scio 2 Scio 3 Nas sociedades, os scios tem obrigaes um com o outro. H um contrato(h direito e obrigaes recprocas), bilateral ou plurilateral. (Obs.: A sociedade pode nunca a vir a ser uma PJ) Fundaes Pode ser de um testamento, destinando seus bens uma fundao. Ou tambm pode ser por escritura pblica. A pluralidade de

indivduos acidental, pois o fato principal a unio de bens, independe se for uma pessoa s ou vrias. Por isso, um N.J. Unilateral, pois h a mesma vontade entre os indivduos. 2. Quanto as vantagens patrimoniais - N.J. Gratuitos ou Benficos NO H IDIA DE PRESTAO E CONTRAPRESTAO As vantagens patrimoniais ou benefcios so todos concentrados em uma das partes ou em um dos envolvidos. - Ex.: Doao(tradicional-clssica): contrato 2 partes. Todas as vantagens patrimoniais se garantem no donatrio, quem recebe. - Ex.: Testamento como o testamento unilateral , um dos herdeiros um envolvido com vantagens no h a idia de prestao e contraprestao. - Metfora: como se fosse uma via de mo nica, todos os veculos(vantagens patrimoniais) trafegam no mesmo sentido. - N.J. Onerosos: prestao e contraprestao. H vantagens recprocas nem sempre equivalentes. Metfora: Via de mo dupla. - Comutativos: so aqueles nos quais que no momento da sua formao j se sabe com exatido qual a extenso e o contedo da prestao e da contraprestao. Ex.: C e V so em geral comutativas, pois o vendedor individualiza o imvel que vai vender. E na hora da celebrao h a clareza do imvel. - Aleatrios: Art. 458 e seguintes Neste contratos h um incerteza total ou parcial no objeto da prestao e contraprestao. Uma das partes assume a insegurana sobre o contedo do negcio. Ex.: Aes, Mercado Futuros. - Doaes Modais, ou seja, doaes com encargos o Cdigo trata como doaes onerosas. Ex.: Art. 441, Pargrafo nico Eu do a minha casa para a pessoa, desde que ela mantenha uma creche nela. Ela aceitao a doao, assume a obrigao de manter a creche(encargo), mas isso discutvel, pois mesmo havendo o encargo no preo, por tanto tem quem diz que no oneroso, j que o donatrio no recebe contraprestao pela doao feita.(Idia de Caio Mrio). Mas o Legislador usou como terminologia a Doao Modal como um N.J. oneroso. Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada, ou lhe diminuam o valor. Pargrafo nico. aplicvel a disposio deste artigo

s doaes onerosas. 3. Quanto ao momento da produo de efeitos: - N.J. Inter Vivos: A produo de efeitos comea em vida das partes do negcio ou de todos em vida. - Existem eventos que comeam na vida e podem ter seus efeitos aps sua morte. Ex.: Seguro de Vida. Ex.2: Nas promessas de compra e venda, as obrigaes continuam mesmo se uma das partes morrerem, se estendendo para seus herdeiros. - N.J Causa Mortis: Testamento (codicilos, pequenas disposies sobre seus objetos pessoais, no se caracteriza como um testamento, porque pode ser formal). O N.J s comea com a morte do individuo. 4. Quanto existncia: - N.J Principais: so aqueles que tem existncia autnoma, no depende de nenhuma outra relao jurdica pra existirem no mundo jurdico. - N.J. Acessrios: eles dependem, se subordinam existncia de outro. No tem existncia autnoma. Ex.: Garantias reais(exemplo a hipoteca) e pessoais(fiana). Pacto Antenupcial Art. 1653 - nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento. definio do regime de bens . S vale se o casamento se der 90 dias. Se no houver casamento, no h pacto.

Aula 06-Teoria das Relaes Jurdicas II 31Ago09 Prof Rainer Czajkowskia

Classificao do negcio jurdico 5. Quanto forma: - n.j. solenes (ou formais): - N.j. ad substantia negcios jurdicos previsto em lei. - Art. 108, 1.864 e seguintes, 1.533 e seguintes, 1.653. - n.j. consensuais ou informais: Art. 107, Art. 166

6. Quanto ao exerccio dos direitos: - n.j de disposio: eles abrangem nj de alienao e de constituio de direitos reais. - alienao: transferir a titularidade, tirar do seu patrimnio para outro. Ex.: Doao, C e V, Permuta. - constituio de dtos reais: art. 1.225 Constituir hipoteca no um modo de alienao pois no a transferncia de patrimnio, apenas voc dar o direito da alienao caso no consiga cumprir o compromisso Art. 1.225. So direitos reais: I - a propriedade; II - a superfcie; III - as servides; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitao; VII - o direito do promitente comprador do imvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese. XI - a concesso de uso especial para fins de moradia; XII - a concesso de direito real de uso. - n.j de administrao: todos os demais. Os de natureza pessoal, obrigacional. Ex.: Locao, comodato - Aplicao pratica: Art. 1.691 Art. 1.691. No podem os pais alienar, ou gravar de nus real os imveis dos filhos, nem contrair, em nome deles, obrigaes que ultrapassem os limites da simples administrao, salvo por necessidade ou evidente interesse da prole, mediante prvia autorizao do juiz. Atos de disposio, os pais s podem praticar com autorizao do juiz. Art. 1.782. A interdio do prdigo s o privar de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitao, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que no sejam de mera administrao. o prodigo no poderia se dispor do seu patrimnio, apenas atos de administrao. A prudncia diz que atos administrativos de valor significativos necessrio o curador.

6. Quanto ao contedo: - n.j patrimoniais: so os n.j com conotao econmico intrnseca. Que se possa impor um valor. Em qualquer momento voc pode converter o n.j em dinheiro Ex.: Contratos so n.j patrimoniais. - n.j extra-patrimoniais: eles possuem reflexos econmicos, mas eles extrapolam o fim econmico, a essncia atende a outros objetivos. Normalmente associados ao Dto de Famlia. Ex.: Casamento a idia estabelecer uma comunho de vida, os efeitos econmicos so secundrios. Ex.2: Emancipao voc emancipa o filho, se e quando um benefcio para o filho, no pensando necessariamente em dinheiro. Ex.3: Reconhecimento

extrajudicial da paternidade, pois a qualquer momento o pai pode assumir o filho, pois reconhecer o filho no tem como fim principal o efeito econmico, o significado do reconhecimento o fato de dar um assistncia moral, mais do que a material. Mas tem parte da doutrina diz que o reconhecimento no negocio jurdico, mas ato jurdico de sentido estrito.

7. Quanto causa - n.j. causais: todos aqueles que se leva em conta o meio subjetivo que os agentes tem para celebrar o n.j. Ex.: Doao tem razo subjetiva pra celebrar o nj com uma determinada pessoa e no com a outra. Doutrina francesa. - n.j abstratos: seriam n.j onerosos em que o pagamento representado por um titulo de credito. E esse titulo circulvel por endosso.(Cheque ou nota-promissria), pois voc desvincula da causa que gerou o cheque inicialmente. Ex.: A compra um livro de B, B endossou o cheque e repassou para C. A deve pagar C, independente de haver algum problema no livro que B vendeu.

8. Quanto ao objeto: - n.j direitos: em que os envolvidos utilizam o modelo jurdico previsto em lei para os fins nos quais o modelo se destina. Ex.: Contrato C e V um contrato tipo e regulado em lei, para comprar um objeto e vend-lo. - n.j indiretos: E quando voc um modelo jurdico de forma errado, para produzir outros resultados. Voc usa o modelo jurdico de um certo fim para um outro fim distinto. Ex.: Art 685 - Um mandato em causa prpria, uma pessoa recebe uma procurao com vrios poderes, ao em vez de C e V o imvel, faa esse mandato para economizar a transferncia do bem. Ex.2: C e V para excluir uma doao. Embora a pratica do nj indireto um indicio de ilegalidade, mas nem sempre verdade.

Representao Regulado no Art. 115 a 120. A representao pode sair da lei ou de forma negocial. Negocial prtica de atos em nome do outro.

Conceito: Quando uma pessoa manifesta uma determinada vontade em nome e no interesse de outro que no quer ou no pode estar presente para praticar o ato.

A Representado

B Representante outra parte

Quem parte representado Quem manifesta a vontade a representante - para entender o art 116 Art. 116. A manifestao de vontade pelo representante, nos limites de seus poderes, produz efeitos em relao ao representado. A representao tem vrios negcios jurdicos, no necessariamente a um mandato. A procurao um instrumento de mandato. Representante nncio( mensageiro da vontade alheia).

Aula 07-Teoria das Relaes Jurdicas II 03Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Representao (cont) Poder de representao: a prerrogativa que a pessoa tem em manifestar a vontade em nome e interesse de outro. Esta prerrogativa pode tambm decorrer da lei. O poder de agir no meu interesse, em determinados fins. Pode ser divido em 3 elementos: - nimo: elemento subjetivo. A inteno do representante. O represente tem que ter a conscincia que no est agindo no interesse prprio, mas do representado. Normalmente associado a idade mdia, quando dizia em contemplatio domini, que significa, o representante est atuando em contemplao ao verdadeiro direito. - Manifestao de vontade do representante : na realidade uma substituio a manifestao do representado. - Conteno da vontade do representante: no sentido de limitao da vontade do representante. encontrado no n.j que atribui a ele o poder de representao(representao voluntaria) ou na lei(representao legal).

Art. 118. O representante obrigado a provar s pessoas, com quem tratar em nome do representado, a sua qualidade e a extenso de seus poderes, sob pena de, no o fazendo, responder pelos atos que a estes excederem. Aplicao da boa f objetiva( um padro de comportamento, de honestidade, de transparncia, da posio tica que se espera das pessoas com que vamos negociar), Dever de informao do Representante e Responsabilidade civil do representante(excessos). Em nome da boa f objetiva, ele tem a obrigao de dever de informao. Toda vez que faltar clareza nos propsitos nos quais que o atua, responder civilmente. Art. 119. anulvel o negcio concludo pelo representante em conflito de interesses com o representado, se tal fato era ou devia ser do conhecimento ( padro mediano de comportamento dos indivduos na sociedade ) de quem com aquele tratou. A possibilidade de anulao do n.j. sempre que o representante ao vez de agir em favor do representado, subverte e age contra os interesses do representado. O representante e a outra parte esto conluiados, agiram de m f. Pargrafo nico. de cento e oitenta dias, a contar da concluso do negcio ou da cessao da incapacidade, o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao prevista neste artigo. No corre prazos decadncias para os absolutamente incapazes.

Tipos de representao:
Art. 115. Os poderes de representao conferem-se por lei ou pelo interessado. Art. 120. Os requisitos e os efeitos da representao legal so os estabelecidos nas normas respectivas; os da representao voluntria so os da Parte Especial deste Cdigo.

- Voluntria Tambm chamada de representao prpria. a vontade dos envolvidos que tem um fundamento negocial. Ex.: N.J. de Mandato(natureza jurdica de contrato), por isso n.j. bilateral
Art. 653. Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato.

. Ex.2: Art 710 - Pelo contrato de agncia, uma pessoa assume, em carter no eventual e sem vnculos de dependncia, a obrigao de promover, conta de outra, mediante retribuio, a realizao de certos negcios, em zona determinada, caracterizando-se a distribuio quando o agente tiver sua disposio a coisa a ser negociada. Ex.3: Contrato de Sociedade comum que se estabelece um dos scios que vai administrar a entidade, antes mesmo da sociedade se torna uma pessoa jurdica. Art. 981 - . Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Ex.4: Empregado pode receber alguns atos em nome da empresa. Ex.5: Contrato de locao em uma das clausulas que diz que o locador est permitido participar nas reunies do condomnio.

-------------------------------> X -----------------------><---------representado representante outra parte

Manifestao vlida de vontade do representado

- Legal - decorre da lei. Chamada de Representao Imprpria. A representao toda, em bloco uma competncia intransferveis.

-------------------------------> X -----------------------><---------representado representante outra parte

No Manifestao vlida de vontade do representado

- Pais, decorre apenas da lei -> filhos menores (16 anos) Art. 1.634, V, CC
Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores: IV - nomear-lhes tutor por testamento ou documento autntico, se o outro dos pais no lhe sobreviver, ou o sobrevivo no puder exercer o poder familiar;

- Tutor, depende de uma deciso judicial -> tutelado (16 anos), aps isso ele assisti e deixa de represent-lo. Art. 1.740
Art. 1.740. Incumbe ao tutor, quanto pessoa do menor: I- dirigir-lhe a educao, defend-lo e prestar-lhe alimentos, conforme os seus haveres e condio; II - reclamar do juiz que providencie, como houver por bem, quando o menor haja mister correo; III - adimplir os demais deveres que normalmente cabem aos pais, ouvida a opinio do menor, se este j contar doze anos de idade.

- Curador, depende de uma deciso judicial -> interdio ( absolutamente incapaz) Art. 1781; Ausncia Art. 22
Art. 1.781. As regras a respeito do exerccio da tutela aplicam-se ao da curatela, com a restrio do art. 1.772 e as desta Seo. Art. 22. Desaparecendo uma pessoa do seu domiclio sem dela haver notcia, se no houver deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministrio Pblico, declarar a ausncia, e nomear-lhe- curador.

- A representao quando aplicada a Pessoa jurdica duplamente imprpria, que quase chegar a ser um equivoco. Teoria dos rgos: as pessoas dentro da PJ so rgos dela.
Art. 46. O registro declarar: III - o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e

extrajudicialmente; Art. 47. Obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo.

Art. 12. Do CPC. Sero representados em juzo, ativa e passivamente: I - a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios, por seus procuradores; II - o Municpio, por seu Prefeito ou procurador; III - a massa falida, pelo sndico; - A massa falida(conjunto de bens) representado pelo sindico(administrador judicial), por exemplo: o sindico pode cobrar cotas de condomnio no pagas. IV - a herana jacente ou vacante(esplio pelo qual no aparecem herdeiros), por seu curador; V - o esplio, pelo inventariante; VI - as pessoas jurdicas, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores; VII - as sociedades sem personalidade jurdica, pela pessoa a quem couber a administrao dos seus bens; VIII - a pessoa jurdica estrangeira, pelo gerente, representante ou administrador de sua filial, agncia ou sucursal aberta ou instalada no Brasil (art. 88, pargrafo nico); IX - o condomnio, pelo administrador ou pelo sndico.

Obs Finais: - Gestor de Negcios Alheios ou Gesto de Negcios: Art. 861 a 875. um caso de representao Intermediria entre o voluntria e legal. - Mesmo sem haver o poder de representao a lei admite em hipteses excepcionais, por urgncia, por esprito fraternidade, que uma pessoa atue em beneficio da outra mesmo sem autorizao da pessoa e esta atuao poder convalidada posteriormente pelo representado. Ex.: Uma pessoa se dirige a uma instituio privada para representar o direito de outro, sem o outro saber. . Posteriormente apresenta a procurao. - Mas se o representado no autorizar a posteriore, dessa forma o ato invalido e o gestor responsvel civilmente pelo ato

praticado.

Aula 08-Teoria das Relaes Jurdicas II 10Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Representao (cont) Consideraes: - Contrato consigo mesmo ou auto-contrato: o contrato consigo mesmo(representante) anulvel, mas podia ser vlido. A validade de um negocio que ele faa com ele mesmo, um ato excepcional. Ex.: Alex faz uma procurao a Ber para vender uma casa e Alex viaja. Ber vai vistoriar a casa, gosta dela e acaba comprando. Esta situao esdrxula, pois o Ber pode colocar o valor da casa no preo que desejar, salvo se o representado autorizar em sua procurao, com preo j definido. O grande problema explicar a situao para o tabelionato, caso no haja na procurao a autorizao.
Art. 117. Salvo se o permitir a lei ou o representado, anulvel o negcio jurdico que o representante, no seu interesse ou por conta de outrem, celebrar consigo mesmo. Pargrafo nico. Para esse efeito, tem-se como celebrado pelo representante o negcio realizado por aquele em quem os poderes houverem sido subestabelecidos.

Ex.2: Alex faz uma procurao a Ber para vender uma casa e decorrncia recebe uma outra procurao de Cesar querendo comprar uma casa. Obs.: A procurao no define o preo certo. No caso no se sabe que interesses deve-se defender.
Art. 685. Conferido o mandato com a clusula "em causa prpria", a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais. negcio jurdico indireto.

o Mandato em causa prpria confirma a excepcionalidade do Art. 117, que autoriza o contrato consigo mesmo.

- Procurao como n.j. autnomo (abstrato, unilateral, receptcio) : um modo de proteger terceiro que celebram negcios com o procurador, que fazem de forma perfeita. Descolar o negocio jurdico subjacente procurao. No adotado pelo Cdigo Civil.

MANDATO CONTRATO E A PROCURAO INSTRUMENTO (art. 653) ou seja, o CC no adota a procurao como nj autnomo. - Extino da representao: - Representao: - Legal: -pais que representarem o filhos 16 anos, 16 a 18 simples assistncia. - tutor tutelado(16 anos) destitudo, por exemplo por negligencia ou improbidade. - curador curatelado (interdio levantada) (destituio) - P.J quando demiti um funcionrio, ou quando scio-gestor se encerra com a dissociao da sociedade. - Voluntria: - Mandato trmino do prazo, a pratica do ato(ex.: procurao de venda da casa, eu fui l e vendi a casa, extingui a representao), a morte de qualquer das partes(salvo em causa prpria), a interdio, nulidade ou anulao do n.j., o mandante pode a qualquer momento revogar o mandato ou o mandatrio renunciar.

Elementos acidentais do negcio jurdico ou o Plano da Eficcia ou A Analise do Termo, da Condio e do Encargo

- Elemento volitivos eventuais: sempre se originam do interesse dos indivduos envolvidos no negcios, no decorrem da lei. So eventuais pois podem estar ou no presentes. - So admitidos na generalidade dos n.j. e a lei no precisa dizer expressamente, tendo o termo, a condio e do encargo pode existir no n.j. Excees: - N.J que tem haver com Famlia um caso que no existe os elementos acidentais do n.j. Ex.: A Condio do n.j. do casamento no pode ser imposta. - Ex.2.: Art. 1.808. No se pode aceitar ou renunciar a herana em parte, sob condio ou
a termo.

Termo: - Art. 131 a 135 - Termo um elemento acidental que restringe a eficcia de um n.j. no tempo. - um Evento futuro e certo, porque o termo est intimamente interligado ao decorrer do tempo e para o direito o decorrer do tempo invarivel. - Termo inicial ou Termo a quo ou Dias a quo: marca cronolgica que pes a data inicial do n.j. para produo de seus efeitos. - Termo final ou termo ad quem ou dias ad quem: marca que define o fim dos efeitos do n.j. - Prazo = Termo Final - Termo inicial Prazo o perodo que percorre entre o termo inicial e o final. - N.j que constitui n.j. a termo, so exemplos de n.j de direitos atuais, mesmo que o efeito seja posto em uma data futura.
Art. 131. O termo inicial suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito.

Aplicaes praticas:
Art. 134. Os negcios jurdicos entre vivos, sem prazo, so exeqveis desde logo, salvo se a execuo tiver de ser feita em lugar diverso ou depender de tempo.

- Deve avaliar em dois momentos: a celebrao do n.j. e o cumprimento dele. Quando voc celebrar o n.j. vlido e no se restringe o tempo, a execuo do negocio se faz logo em seguida. Ex.: Comprar um po na padaria efetivado no momento, de imediato.
Art. 331. Salvo disposio legal em contrrio, no tendo sido ajustada poca para o pagamento, pode o credor exigi-lo imediatamente.

- Se no dispor prazo de vencimento de dvida, pode exigir de imediato. - O Desde Logo e o Imediatamente deve ser temperado pelo bom senso.
Art. 397. O inadimplemento da obrigao, positiva e lquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Pargrafo nico. No havendo termo, a mora se constitui mediante interpelao judicial ou extrajudicial.

- Inadimplemento. Mora O no cumprimento da obrigao pelo seu vencimento(termo), constitui de pleno direito em mora o devedor. Ex.: No pagar a conta na data prevista, incide a multa e o juros moratrio(mora tem haver com descumprimento, no

observncia do n.j.). dias interpelat pro homine a constituio em mora automtica, basta o devedor no cumprir o prazo previsto. - Quando no havendo o termo, a mora no automtica, para que haja a mora necessrio a interpelao judicial ou extrajudicial, exemplo: por notificao.

Aula 09-Teoria das Relaes Jurdicas II 14Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Termo (arts. 131 a 135) - Evento Futuro e Certo Classificao: - certo: certeza da ocorrncia e certeza do momento, em que o evento vai ocorrer. Generalidade dos Prazos. Ex.: O contrato X viger at Dez/09 - incerto: a certeza da ocorrncia mas no do momento. Ex.: A morte de algum. Ex.2: Calendrio Acadmico. Modo de Contagem dos Prazos
Art. 132. Salvo disposio legal ou convencional em contrrio, computam-se os prazos, excludo o dia do comeo, e includo o do vencimento . 1o Se o dia do vencimento cair em feriado, considerar-se- prorrogado o prazo at o seguinte dia til. 2o Meado considera-se, em qualquer ms, o seu dcimo quinto dia.

3o Os prazos de meses e anos expiram no dia de igual nmero do de incio, ou no imediato, se faltar exata correspondncia. Se o prazo fixado em meses ou anos, mantenham a expresso empregado no instrumento de negcio. 4o Os prazos fixados por hora contar-se-o de minuto a minuto.

OBS.:
Art. 133. Nos testamentos, presume-se o prazo em favor do herdeiro, e, nos contratos, em proveito do devedor, salvo, quanto a esses, se do teor do instrumento, ou das circunstncias, resultar que se estabeleceu a benefcio do credor, ou de ambos os contratantes.

Testamento: existem varias obrigaes e deveres que os herdeiros devem cumprir. Herdeiros necessrios: filhos. Legado: A terceiro. Para o cumprimento do legado, pode haver um prazo para que os herdeiros cumpram essas obrigaes. Como o prazo a favor deles, no pode cobrar as obrigaes deles at que se encerre o prazo. Contratos: Os prazos so dilatrios, ou seja, eles contam a favor do devedor, que tem que cumprir certa obrigao. O Credor no pode cobrar antes que se extingue o prazo. Ex.: Dar um prazo para pintar uma casa, no pode cobrar dele antes de terminar o prazo.
Art. 135. Ao termo inicial e final aplicam-se, no que couber, as disposies relativas condio suspensiva e resolutiva.

Condio: Art. 121 a 129 - Evento Futuro e Incerto Conceito:


Art. 121. Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto.

- Vontade das partes: improbidade da lei. Algumas condies so impostas por apenas de uma das partes. Ex.: Testamento e Herana - Condio deriva da manifestao de vontade de um ou de mais pessoas no n.j. e no da lei. Tipos: - Suspensiva: N.j que constitui um direito sobre condio suspensiva, o Direito Futuro, no pode ser considerado adquirida pela parte que o deseja.

Art. 125. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa.

- Resolutiva: n.j sobre condio resolutiva constitui um Direito Atual - Ex.: Alienao fiduciria:
Art. 127. Se for resolutiva a condio, enquanto esta se no realizar, vigorar o negcio jurdico, podendo exercer-se desde a concluso deste o direito por ele estabelecido.

Classificao das condies invalidas


Art. 123. Invalidam os negcios jurdicos que lhes so subordinados: I - as condies fsica ou juridicamente impossveis, quando suspensivas;

- Impossibilidade fsica: estar em dois lugares ao mesmo tempo ou superar um grande espao em pouco tempo. - Impossibilidade jurdica: quando vedada pela lei. Ex.: Aquisio de um bem que considerado inalienvel. - invalido todo o n.j.
Art. 124. Tm-se por inexistentes(no escritas) as condies impossveis, quando resolutivas, e as de no fazer coisa impossvel.

II - as condies ilcitas, ou de fazer coisa ilcita;

- Ex.: Fao uma doao de um casa, se voc matar uma pessoa. - A lei no fala em leis penais, ou seja, pode ser civil, exemplo: adultrio.

III - as condies incompreensveis ou contraditrias.

- Ex.: Testamento fazendo determinadas condies para que haja a distribuio da herana, mas herana est muito obscura, de difcil entendimento, neste caso a condio invlida. - Obs.: Nos caso em que a pessoa estiver vivo, s pedir quele que esclarea a suas condies. - Ex.2: Comodato com a condio de obrigaes condies que acabam por ficar + caras que a locao. - Os incisos II e III aplicam-se tanto para condies suspensivas quanto condies resolutivas.

Art. 122. So lcitas, em geral, todas as condies no contrrias lei, ordem pblica ou aos bons costumes; entre as condies defesas se incluem as que privarem de todo efeito o negcio jurdico, ou o sujeitarem ao puro arbtrio de uma das partes.

Aula 10-Teoria das Relaes Jurdicas II 17Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Condio: Art. 121 a 129

Art. 122. So lcitas, em geral, todas as condies no contrrias lei, ordem pblica ou aos bons costumes; entre as condies defesas se incluem as que privarem de todo efeito o negcio jurdico, ou o sujeitarem ao puro arbtrio de uma das partes.

- Condio ilcitas Condies ilcitas por equiparao - Cond.:

- ordem pblica - bons costumes - Principio da dignidade humana Exemplo de condio que afronta ao principio criar uma situao onde obriga algum a casar com outrem. - Condio defesas(proibidas): referncia as condies contraditrias. - As Condies podem ser: - Causais: so aquelas em que eu fao depender a eficcia do n.j de um fato da natureza, tambm, em condutas de terceiros estranhos ao n.j. - Potestativas: - puramente potestativas: ilcita. (aquelas que subordinam o negcio ao puro arbtrio de uma das partes). Ex.: Daqui 6 meses, se eu estiver de bom humor, eu confirmo o negcio. - simplesmente potestativas: so admissveis. A condio se prope em parte de um comportamento de um dos agentes, mas h um acrscimo de um elemento externo que foge do controle dos indivduos. - Condio: Comport. do Agente + Elemento Externo

- Questo da retroatividade da questo:

1. Condies suspensivas Art. 125


Art. 125. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta se no verificar, no se ter adquirido o direito, a que ele visa.

Regra Geral: a irretroatividade em condies suspensivas tem efeito ex nunc

Exceo:
Art. 126. Se algum dispuser de uma coisa sob condio suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto quela novas disposies, estas no tero valor, realizada a condio, se com ela forem incompatveis.

- Nulidade Art. 166, VII- nulo o negcio jurdico quando: a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano. - Efeitos retroativos

2. Condio Resolutiva
Art. 127. Se for resolutiva a condio, enquanto esta se no realizar, vigorar o negcio jurdico, podendo exercer-se desde a concluso deste o direito por ele estabelecido.

Art. 128. Sobrevindo a condio resolutiva, extingue-se, para todos os efeitos, o direito a que ela se ope; mas, se aposta a um negcio de execuo continuada ou peridica, a sua realizao, salvo disposio em contrrio, no tem eficcia quanto aos atos j praticados, desde que compatveis com a natureza da condio pendente e conforme aos ditames de boa-f.

Regra Geral: A Retroatividade de Propriedade Resolvel.


Art. 1.359. Resolvida a propriedade pelo implemento da condio ou pelo advento do termo, entendem-se tambm resolvidos os direitos reais concedidos na sua pendncia, e o proprietrio, em cujo favor se opera a resoluo, pode reivindicar a coisa do poder de quem a possua ou detenha.

- A condio resolutiva em regra geral tem efeitos ex tunc. Exceo:


Art. 128. Sobrevindo a condio resolutiva, extingue-se, para todos os efeitos, o direito a que ela se ope; mas, se aposta a um negcio de execuo continuada ou peridica, a sua realizao, salvo disposio em contrrio, no tem eficcia quanto aos atos j praticados, desde que compatveis com a natureza da condio pendente e conforme aos ditames de boa-f.

- Nos n.j de execuo continuada o advento da condio resolutiva no tem efeitos retroativos. Embora a segunda parte do art. 128 uma norma supletiva.

OBSERVAES FINAIS SOBRE CONDIES: 1 Obs.:


Art. 129. Reputa-se verificada, quanto aos efeitos jurdicos, a condio cujo implemento for maliciosamente obstado pela parte a quem desfavorecer, considerando-se, ao contrrio, no verificada a condio maliciosamente levada a efeito por aquele a quem aproveita o seu implemento.

- Sano ao dolo:

- Dolo premeditao. igual ao entendimento do Penal.

- Se o titular fora(malcia) a ocorrncia da condio. A Lei entende que ela no ocorreu.

- Se o titular impede a ocorrncia da condio. A lei entende que ela ocorre.

2 Obs.: Art. 130 Legitimidade Excepcional


Art. 130. Ao titular do direito eventual, nos casos de condio suspensiva ou resolutiva, permitido praticar os atos destinados a conserv-lo.

- Autoriza que se atue em defesa de algo que ainda no compe seu patrimnio jurdico. Obs.: Ningum pode em nome prprio defender o direito alheio, mas h tambm est exceo de legitimidade excepcional. Quando aplicada a condio suspensiva:

Quando aplicada a condio resolutiva: A referencia a esta condio, para alguns doutrinadores, um descuido do legislador, pois s faz lgica na condio suspensiva. Mas ele vai para os sucessores titulares do direito eventual.

3 Obs.:
Art. 876. Todo aquele que recebeu o que lhe no era devido fica obrigado a restituir; obrigao que incumbe quele que recebe dvida condicional antes de cumprida a condio.

Aula 11-Teoria das Relaes Jurdicas II 21Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Encargo (modo) - Elemento acidental que s se encontra em doaes e testamentos(herana e legado). - uma obrigao que o beneficirio assume. - Autor da liberalidade est presente tanto na doao modal(doador) quanto no testamento(testador) o Autor cria o encargo - Beneficirio: na doao(donatrio), testamento(herdeiro ou legatrio). o Beneficirio assume a obrigao de cumprir o encargo. - Ex.: Doao da casa X, se voc aceita a doao vai ter que cumprir o encargo(manter a casa para creche). - Encargo preo - O Encargo no integra a formao do negocio, mas execuo. - O preo faz parte da formao do n.j. - Basta a pessoa aceitar a doao ou testamento para que o n.j. se conclua, se ela vai cumprir o encargo, j outro assunto. - No existe correlao econmica do bem com o encargo. - doao modais referente a doao com encargo, chamada de doao onerosa, mas no confundir, pois no h onerosidade. - No condio suspensiva, pois est condio para bens futuros, j que no encargo o beneficirio j recebe a titularidade do bem, antes mesmo de cumprir o encargo.
Art. 136. O encargo no suspende a aquisio nem o exerccio do direito , salvo quando expressamente imposto no negcio jurdico, pelo disponente, como condio suspensiva.

- Se houver uma condio o beneficirio no ser titular de direito do bem at que se complete a condio. - Se houver duvida se encargo ou condio suspensiva, opta-se como encargo pois ele mais favorvel ao beneficirio.

- Os herdeiros que recebem o bem com encargo, exceto quando o encargo personalssimo, devero continuar com o encargo. Ex.: Michael Jackson morre e no faz os shows previstos, o encargo de realizar os shows no se passam para os herdeiros. Conceito de reserva mental:
Art. 110. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.

- Carter coercitivo do encargo - Encargo obrigao - O cumprimento do encargo judicialmente exigvel. - No caso de condio suspensiva no se exige o cumprimento. - Encargo pode envolver uma: 1. Obrigao de dar(pagar) Ex.: Doao da casa X com o encargo do donatrio fazer doaes por 10 anos s creches. Ao de cobrana no necessrio que seja o autor que tenha que cobrar a obrigao. 2. Obrigao de fazer Ao cominatria CPC, Art. 461
Art. 461. Na ao que tenha por objeto o cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou, se procedente o pedido, determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento. (Redao dada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994)

3. Obrigao de no fazer Ex.: Deve conservar a casar em suas caractersticas originais. Ao cominatria. - No caso de doao: o doador de cobrar o encargo, se o doador morrer, os herdeiros, os terceiro beneficiados pelo cumprimento do encargo ou o Ministrio Pblico pode exigir o cumprimento do encargo, no caso do MP exige quando h o interesse geral(interesse social ou publico).
Art. 553. O donatrio obrigado a cumprir os encargos da doao, caso forem a benefcio do doador, de terceiro, ou do interesse geral. Pargrafo nico. Se desta ltima espcie for o encargo, o Ministrio Pblico poder exigir sua execuo, depois da morte do doador, se este no tiver feito.

- O mesmo se aplica por interpretao extensivas para o caso do Legado.


Art. 1.938. Nos legados com encargo, aplica-se ao legatrio o disposto neste Cdigo quanto

s doaes de igual natureza.

- Ao Revocatria da Doao
Art. 562. A doao onerosa pode ser revogada por inexecuo do encargo, se o donatrio incorrer em mora. No havendo prazo para o cumprimento, o doador poder notificar judicialmente o donatrio, assinando-lhe prazo razovel para que cumpra a obrigao assumida.

- Se no tiver claro o prazo para a execuo do encargo, o doador deve entrar com uma notificao. - A ao revocatria privativa do doador, ou seja, ele em vida tem que ajuizar a demanda. Venosa d ao entender que a ao revocatria podia ser dos herdeiros tambm, mas no o entendimento geral.
Art. 560. O direito de revogar a doao no se transmite aos herdeiros do doador, nem prejudica os do donatrio. Mas aqueles podem prosseguir na ao iniciada pelo doador, continuando-a contra os herdeiros do donatrio, se este falecer depois de ajuizada a lide.

- A ao revocatria no tem efeitos retroativos.


Art. 137. Considera-se no escrito o encargo ilcito ou impossvel, salvo se constituir o motivo determinante da liberalidade, caso em que se invalida o negcio jurdico.

- Ex.: Doar uma casa como legado, com o encargo de manter l um prostbulo, neste caso o encargo ilcito, sendo desconsiderado o encargos.

================== Matria da 1 Prova acaba aqui ==================

Cap. V - Defeitos do Negcio Jurdico - Plano da Validade: o elemento do suporte ftico vontade precisa ser livre, consciente e de boa-f - Quando falta a liberdade e a conscincia vcios de vontade ou vcios de consentimentos. Havendo neste momento o ERRO, DOLO, COAO, ESTADO DE PERIGO E A LESAO. Tornam o n.j anulvel.
Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

- Quando falta a boa-f Simulao e a Fraude Contra Credores so vcios sociais. O erro est nos objetivos da

manifestao de vontade, falta a boa-f. A simulao acarreta a nulidade e a fraude contra os credores acarreta a anulabilidade.
Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou f raude contra credores.

- Fraude Lei tambm hiptese de nulidade


Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa;

Aula 12-Teoria das Relaes Jurdicas II 24Set09 Prof Rainer Czajkowskia

Erro ( art. 138 a 144) - Falsa percepo da realidade das coisas, pela pessoa. - o Cdigo Civil reportar o Erro Ignorncia, sendo a ignorncia o desconhecimento da realidade. Porque invalida um negocio juridico?
Art. 138. So anulveis os negcios jurdicos, quando as declaraes de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligncia normal, em face das circunstncias do negcio.

- Requisitos para o Erro ser anulvel: - Erro substancial: diz a respeito a essncia(a alma) do n.j., se no fosse o erro, o n.j. seria realizado. O Erro diz respeito ao fundamental do n.j. - Erro escusvel(desculpvel): quem vai analisar este erro o juiz. Analisa a diligncia mdia do homem, para saber se ele era capaz de entender o n.j. dentro dos padres humanos, qualquer pessoa nesse padro poderia ter cometido este equvoco. A ordem jurdica no pode tutelar a irresponsabilidade. - Classificao do Erro:
Art. 139. O erro substancial quando: I - interessa natureza do negcio, ao objeto principal da declarao, ou a alguma das qualidades a ele essenciais; II - concerne identidade ou qualidade essencial da pessoa a quem se refira a declarao de vontade, desde que tenha infludo nesta de modo relevante;

III - sendo de direito e no implicando recusa aplicao da lei, for o motivo nico ou principal do negcio jurdico.

- Erro de fato: Inciso I Erro quanto a natureza do negcio.( error in negotio) refere-se ao um equivoco no instituto jurdico que utiliza. Erra nos instrumentos. Ex.: Confundi o comodato(cede para o uso e quer de volta posteriormente) com a doao(entrega a titularidade do bem), ao manifestar a vontade diz um modelo jurdico, mas na verdade queria outro modelo. Ex.: Financiamento para comprar no banco. Diferena entre a Hipoteca(valor econmico est vinculado ao bem, mas voc continua dono do bem) e a Alienao Fiduciria(voc no dono enquanto no termina de pagar o bem) Erro quanto identidade(error in corpore) a pessoa erra a respeito do bem que pretende adquirir. Ex.: Vai comprar um colheitadeira, pede um tipo mas na verdade, confundido com a necessidade, queria o outro. Erro quanto substncia do objeto (error in substantia) diz respeito as qualidades, as caractersticas da que voc queria comprar. Ex.: Trocar o ouro pelo cobre, o plstico pelo vidro. Ex.2: Um empresa vai comprar um produto qumico, mas se equivoca, e compra outro com diferentes caractersticas. Inciso II Erro quanto pessoa n.j. est ligado a pessoalidade. Ex.: Voc almeja um destinatrio especifico que no se confundi com as outras. Nesse n.j a confuso que se faa, querendo contratar A e acaba contratando B, a estamos em um erro quanto pessoa. Ex.2: Direito de Famlia anulao de casamento por erro essencial quanto pessoa. Ex.:Acaba casando com um aidtico sem saber.
Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro. Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cnjuge: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne

insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado.

Inciso III Erro de Direito novidade do cdigo atual, importado do direito europeu. Aplicao em casos excepcionais.
Art. 3o do LICC - Ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece.

- Em determinados casos, o desconhecimento de mincias da lei, pode haver a anulao do n.j. - Ex.: Dto de Famlia No ultimo artigo da Lei do Divorcio, diz que os artigos tais e tais, passam a ter a seguinte redao... Em um dos artigos fala sobre o regime supletivo, passando a comunho universal de bens, para parcial de bens. Nos primeiros meses as pessoas continuavam se casando(achando que ainda casavam com comunho universal), sem saber desta alterao. Ento, dezenas de casais entram na justia pedindo a alterao do regime parcial para universal. Erro quanto ao motivo da realizao do negcio.
Art. 140. O falso motivo s vicia a declarao de vontade quando expresso como razo determinante.

- Caracteriza uma exceo no n.j.: - Regra: irrelevncia da causa. - Exceo(art. 140): vicio de consentimento. Requisitos da causa: - Determinante a causa deve ser determinante - Expressa deve estar expressa. Exemplo de Erro quanto no motivo da realizao do negcio:
Art. 540. A doao feita em contemplao do merecimento do donatrio no perde o carter de liberalidade, como no o perde a doao remuneratria, ou a gravada, no excedente ao valor dos servios remunerados ou ao encargo imposto.

Erro na declarao interposta de vontade:


Art. 141. A transmisso errnea da vontade por meios interpostos anulvel nos mesmos casos em que o a declarao direta.

- O que anulvel o n.j e no o vontade. - Reporta aos contratos celebrado a distncia.

- Ex.: Contrato celebrado pela internet por alguns problemas tcnicos o contrato sai truncado, devido a problema de transmisso dos dados. - Ex.2: Mensageiros de vontade alheia Voc manda o Office boy entregar os documentos A,B e C para as empresas 1,2 e 3, respectivamente, mas ele entrega errado.

Princpio da Conservao
Art. 142. O erro de indicao da pessoa ou da coisa, a que se referir a declarao de vontade, no viciar o negcio quando, por seu contexto e pelas circunstncias, se puder identificar a coisa ou pessoa cogitada. Art. 143. O erro de clculo apenas autoriza a retificao da declarao de vontade. Art. 144. O erro no prejudica a validade do negcio jurdico quando a pessoa, a quem a manifestao de vontade se dirige, se oferecer para execut-la na conformidade da vontade real do manifestante.

- Entendemos que nem a lei, nem o legislador, nem o juiz tem algum especial interesse de ir invalidando ou desfazer as manifestaes de vontade dos indivduos. - Sempre que invalidamos temos problemas para a sociedade, para o juiz, por isso no h interesse na invalidao do n.j. - Sempre que possvel retificar, modificar, tentar salvar o n.j. defeituoso, deve ser tentado. - Art. 142, 143 Erros acidentais Uma pessoa fazendo seu testamento diz assim: Deixo a casa para A, pois me ajudando,blblbl. Voc justifica quando no est beneficiando um parente prximo. Na hora que voc vai escrever o nome do beneficirio, voc esquece o nome. possvel descobrir quem ele, no necessrio anular o negocio. Se voc erra no calculo bsico, no necessrio anular, s arrumar o clculo. - Art. 144 Mais importante. O erro at pode ser substancial, mas h o convalescimento do n.j. Destinatrio de uma manifestao de vontade tambm recebe o nome de declaratrio. Ele pode se dispor a retificar o erro do n.j, extra-judicionalmente, neste caso no necessrio anular o n.j.

Distino entre Erro e Vicio Redibitrio

Erro Defeito na manifestao

Vicio Redibitrio de Defeito oculto da coisa (art.

vontade

441) Ex.: Voc vai a loja e compra um carro com defeito, sem saber do defeito.

Desdobramento do erro Art. 145 a 150 Dolo todo expediente malicioso, todo artifcio, ardil, astucia que uma pessoa emprega para enganar, induzir outra a um equivoco. Dolo o erro induzido. Para voc entrar com uma ao anulatrio por dolo, voc precisa provar que houve esta induo ao dolo ( no precisa apresentar os prejuzos; mas se pedir acumulao por perdas e danos a apresentao dos prejuzos da vitima do dolo obrigatrio. usual encontrarmos o dolo em nj bilaterais ( uma parte induz a outra ) Ex.: C e V uma das partes induz a outra falsificando uma avaliao feita por uma imobiliria. Conceitualmente, pode-se encontrar dolo em nj unilaterais. Ex.: conduzir a vontade do testador por meio de informaes falsas sobre outra pessoa para a qual o testador deixaria uma casa. Ex.2: Um individuo some com o poodle da madame e diz a ela pedir um resgate. Fraude Conceito Amplo Dolo uma modalidade de fraude, ou seja, o dolo um dos tipos de conduta fraudulenta Direito Civil Tradicional: Dolo (vcio de vontade) Dolus Bonus: Exagero; o argumento retrico para facilitar a realizao de um nj qualquer, a blasonaria( conversa de vendedor) algo to ingnuo, to exagerado, que uma pessoa de inteligncia mediana no acredita. No Direito do Consumidor: esta distino (dolo e dolus bnus) tende a desaparecer art. 36 a 38 CDC (propaganda abusiva, enganosa) gera indenizao. A concepo de dolo no direito civil diferente da concepo de dolo no direito do consumidor(neste mais amplo)

Classificao do DOLO
1. Quanto extenso - Dolo principal(primrio, causal, determinante, essencial) A induo da pessoa em erro foi essencial para a existncia e celebrao do nj Art. 145 - Dolo acidental(incidental, dolus incidens, secundrio) induz uma das partes em erro em questes secundarias (que no causa determinantes do nj). No anula o nj inteiro; revisa Art. 146 as condies sobre as quais o nj foi alterado No CDC: est classificao tende a desaparecer como medida protetora do consumidor. Um mero elemento acidental pode ser motivo do desfazimento do nj. 2. Quanto atuao do agente - Dolo comissivo: o agente presta informaes falsas, forja documentos, inventa testemunhas, cria cenrios. Existe uma atuao do agente, ele constri o ardil que induz o outro ao erro. - Dolo omissivo: absteno maliciosa (o sujeito deveria prestar informaes e no presta) infrao do principio da boa-f objetiva Art. 147: exige-se que o nj seja bilateral (quando na forma comissiva). Estabelecimento do nexo de causalidade( relao de causa e efeito) Para que se possa anular um nj por dolo omissivo, este deve ser o principal do nj causa determinate. O grande problema do dolo omissivo ~e o nexo de causalidade este dolo tem que ser determinante para a realizao do nj CDC, art 46 para fins de consumo, consegue-se anular um nj por dolo omissivo (mesmo que este dolo seja acessrio). Esta classificao tende a desaparecer

Desdobramento do dolo - DOLO DE TERCEIRO Art. 148

Um estranho ao nj que o agente doloso A(beneficiado) < -------C ( 3 Agente doloso) ------ > B (vtima do dolo) Quem induz uma das partes ao erro Beneficia uma das partes e prejudica outra: no ex: beneficia A e prejudica, induz B ao erro O 3 no pode ser representante - preposto de A. O 3 amigo / parente de uma das partes ou interessado indiretamente na celebrao do nj que beneficia A e prejudica B. Se A sabia ou deveria saber da conduta do 3, o nj anulvel (vale a regra geral) viciado Deveria Saber: esta expresso uma orientao do juiz para que o A no padro mdio de comportamento. Remete-se ao principio da boa-f objetiva. Analisa o que seria presumvel em um nj. Ex.: A e 3 moram na mesma casa ( A no teria, em tese, como no saber da conduta de 3) A no sabia e no deveria saber: ainda que subsista o nj, B (vitima) o nj, B (vtima) tem ao de reparao de danos contra o 3 (quem agiu c/ dolo). Aqui, tanto faz se o nj anulado ou no. ( Questo polmica quanto s provas). O dolo de 3 mostra que obrigaes e direito no remetem apenas s partes do nj ( em alguns casos).

DOLO NA REPRESENTAO ART. 149 POSSIVELMENTE CAIR NA PROVA

A(representado) -----------------> B (representante) <-----------------> C(outra parte)

1: Representao legal (Ex.: pai -> filho; curador -> curatelado incapaz interditado enfermo metal)

A Filho (menor) B Pai ( com a devida autorizao judicial para vender uma casa do filho atua dolosamente e induz C a erro). Obs.: Art. 928: incapaz TEM responsabilidade civil ( subsidiria, mas tem). Se o representante legal age dolosamente, o representado responde pelo dano causado a C na medida do proveito que teve.

No Ex: A casa vale 500 mil, mas B induz C ao erro e vende a casa por 800 mil, portanto... 1 o pai deposita 500 mil na conta do filho e embolsa os 300 mil 2 o pai deposita 800 mil na conta do filho. Ao de perdas e danos: na 1 hiptese, a ao respondida pelo pai, na 2 hiptese, o filho responde pela conduta dolosa do pai pois teve proveito econmico. A ao movida tanto contra A como B ( na ao anulatria do nj acumulada com perdas e danos) Se for apenas indenizao, a ao movida contra B.

2: Representao voluntria. Mandato procurao

A(representado) ---- procurao ----> B(representante) ---- age com dolo --C(parte)

A e B, nesta situao, so solidariamente responsveis pelos danos causados a C. C pode cobrar de A, de B ou dos dois ( C pode ver quem tem patrimnio para fazer frente a indenizao). Aqui B, induz C a erro( no precisa haver conscincia de A que B agiu com dolo). O A tem culpa in eligendo: A escolheu mal seu representante. A lei est protegendo C (vitima do dolo). A lei no pode tutelar a negligencia de A. Obs.: o art. 149 no fala em anulabilidade pois aplica-se a regra geral( citada no artigo 145, CC).

O Art. 149 fala apenas em responsabilidade civil

DOLO RECPROCO ART. 150 - Sano quando se age com m-f - Uma das partes lesa a outra e vice e versa. - Ambas as partes perdem a pretenso anulatria e indenizatria. Nemo auditur propriam

COAO ART. 151 A 155

- Envolve uso de violncia - Conceito de coao: ameaa que se dirige contra a pessoa coagida, contra a sua famlia ou contra bens ( em circunstancias excepcionais h a extenso do objeto de ameaa para pessoas no parentes) - Tipos: - coao fsica: violncia fsica (vis absoluta) Esta no vicio de vontade. NO H manifestaes de vontade, portanto, o nj no existe ( Pra-se no plano da existncia) - coao moral: (vis compulsiva) vicio de vontade fundamento de anulao do nj. Aqui h o constrangimento psicolgico (Ex.: assine o contrato seno seqestro sua filha). Ateno: a ameaa deve ser atual e o objeto da ameaa deve ser relevante ( IMINENTE E CONSIDERVEL) Voc vai ver o que vou fazer quando voc se aposentar NO ATUAL Art. 152 Regra hermenutica (exceo a regra geral). Para analisar se houve coao, deve-se ter a anlise SUBJETIVA. A caracterizao da coao subjetiva (a lei no remete ao nvel mdio de comportamento). Art. 153. - Exerccio regular de um direito (normal)

- no caracteriza vicio da coao - Ex.: Se voc no me pagar, vou executar a divida -Ex.2: Policial que ameaa prender certo individuo por descato - Temor reverencial - Ex.: Filho em relao ao pai, empregado em face do empregador o fiel em face da autoridade religiosa. - Estes so temores reverenciais que no so suficientes para caracterizao a coao. - Mas diante de uma grave ameaa o temor reverencial auxilia na caracterizao da coao. - Ex.: Se voc no falsificar este documento, demito voc - Ex.2: Pai para filho: Se voc no agir de tal forma, paro de pagar a sua faculdade.

Coao de terceiro Leso e estado de perigo Histrico da leso conceito subjetivo

Aula 13-Teoria das Relaes Jurdicas II 05Out09

Simulao art. 167


Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma. 1o Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem; II - contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira; III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados. 2o Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-f em face dos contraentes do negcio jurdico simulado.

- A simulao de Nulidade - A simulao envolve sempre um conluio/ mancomunao, no sentido de acordo fraudulento, entre as partes de um negcio ou entre a parte de um negcio e um outro envolvido. - Sempre no sentido de fraudar a lei e/ou de enganar terceiros (com ou sem prejuzo). - Existe um cenrio para enganar terceiros, com o objetivo em geral de lesar financeiramente o terceiro. - um vicio social e no um vicio propriamente de vontade. - No vicio de vontade tem-se um defeito na formao na vontade. A vontade quando se manifesta, ela nasce com defeito. - No vicio social no h defeito na vontade em si. O problema o objetivo da manifestao de vontade, a existncia da m-f. H uma divergncia entre a vontade real e a declarada, algo sendo feito conscientemente. - Usual nos n.j. bilaterais (parte+parte). - Excepcionalmente pode-se caracterizar simulao no n.j. unilaterais. (parte+terceiro envolvido(mesmo no sendo parte)). Ex.: O homem que esconde o poodle para ganhar o dinheiro da madame, a madame mesmo sabendo, finge que sumiu e pede o dinheiro para o marido para pagar a recompensa. O marido d o dinheiro a madame pega o cachorro e divide o dinheiro com o terceiro que o escondeu. Elementos 1. Intencionalidade sabe exatamente o que est fazendo, com conscincia. 2. Acordo simulatrio

Exemplos de Simulao: 1. Art. 496. anulvel a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cnjuge do alienante expressamente houverem consentido.
Pargrafo nico. Em ambos os casos, dispensa-se o consentimento do cnjuge se o regime de bens for o da separao obrigatria.

A lei parte da idia de que existe entre o pai e um dos filhos uma venda simulada, sendo praticamente uma doao. O pai faz isso para passar o imvel para um dos filhos sem que os outros possa ter o direito sobre o imvel. Ou ainda passar o imvel para terceiro para depois transferir para o filho

2. Art. 550. A doao do cnjuge adltero ao seu cmplice pode ser anulada pelo outro cnjuge, ou por seus herdeiros necessrios, at dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal. O marido adultero que doar uma casa de presente para a amante. Primeiro ele fala para a esposa que quer vender a casa e quem aparece para comprar a casa a amante.

Tipos de Simulao 1. Absoluta e Relativa - Absoluta: n.j simulado que a encenao (cenrio negocial falso) e atrs deste cenrio No tem nenhum n.j. No existe o N.J Dissimulado(No existe o verdadeiro n.j). Ex.: Eu e meu amigo mandamos fazer uma escritura publica, fingimos que havia um preo para a casa que vou venderpro meu amigo. No tabelionato h o verdadeiro transferncia do imvel, o amigo na verdade no morar na casa, quem morar ainda sou eu, com isso evito a penhora do bem. Ex.: Art. 566. O locador obrigado:
I - a entregar ao locatrio a coisa alugada, com suas pertenas, em estado de servir ao uso a que se destina, e a mant-la nesse estado, pelo tempo do contrato, salvo clusula expressa em contrrio; II - a garantir-lhe, durante o tempo do contrato, o uso pacfico da coisa.

Quero me livrar do meu cliente do imvel que loquei para ele. No h clausula de vigncia(contrato que registra que ainda haver a locao mesmo que eu venda o imvel) e tal pouco estava registrado no registro de imveis. Por isso, eu simulo a venda do imvel e o novo dono manda o inquilino que saia da casa, quando ele sair, o novo dono me devolve o imvel. - Relativa: n.j simulado que a encenao e por trs dele existe o n.j. verdadeiro(real) que o dissimulado Ex.: Marido doa um terreno como forma de pagamento de uma divida falsa. Se separa da mulher e depois vende o imvel como o amigo e embolsa o dinheiro. Simulao Objetiva e Subjetiva
Art. 167, 1o Haver simulao nos negcios jurdicos quando: I - aparentarem conferir ou transmitir direitos a pessoas diversas daquelas s quais realmente se conferem, ou transmitem

- Simulao Subjetiva: Voc aparenta beneficiar uma pessoa, mas beneficia a outra. Voc encena a pessoa.

II - contiverem declarao, confisso, condio ou clusula no verdadeira;

- Simulao Objetiva: Voc encena o contedo do negocio. A simulao pode ser parcial. Ex.: Compra e Venda a Amante, simulando a doao.

III - os instrumentos particulares forem antedatados, ou ps-datados.

Instrumentos Particulares Ante-datados e Ps-datados: um crime muito mais grave. A data do n.j fraudulento, simulando um n.j. no determinado tempo. Ex.: Finge uma venda de imvel que foi feito a 3 anos atrs, mas na verdade no existe. Simulao Relativa e Parcial, pois s a data est simulada.

Art. 167. nulo o negcio jurdico simulado, mas subsistir o que se dissimulou, se vlido for na substncia e na forma.

- Regra geral: o dissimulado no subsite, porque ele no valido quanto a substancia e quanto a forma. Ex.: C e V maquiada que pretende doar o imvel a amante. - Exemplo quando o dissimulado pode existir, quando: No caso de simulao inocente. 2. Maliciosa ou Inocente: - Maliciosa: voc engana e lesa, fraudando a lei cogente. - Inocente: voc engana mas no lesa, burlando o sentido da lei, no grave ao ponto a comprometer a licitude do n.j. Ex.: Homem simula C e V de um carro com a namorada, ao em vez de doar, para no deixar a me brava(que no ia gosta que o filho doase o carro)

Aula 14-Teoria das Relaes Jurdicas II 08Out09

Simulao (cont.) - No cdigo civil antigo a simulao inocente era vlida e a maliciosa era simplesmente anulvel. os prprio simuladores no poderiam alegar a simulao em juzo para anular o negocio jurdico, apenas os terceiros prejudicados ou lesados tinham a

legitimidade para alegar a simulao. - Novo cdigo simplesmente diz que toda simulao nula, no distingui a maliciosa ou inocente. E na simulao relativa onde tem-se um nj oculto (dissimulado) pode existir se for vlido na forma e na substncia. Qualquer interessado pode alegar para invalidar o nj, at os prprios simuladores.

3. Simulao e reserva mental art. 110


Art. 110. A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito a reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento. Art. 112. Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem. Teoria da Vontade

- Na reserva mental a pessoa, intimamente, no quer aquele n.j, salvo se o destinatrio ter conhecimento dela. mas irrelevante, pois deve se ater ao declarado. - No caso da simples reserva mental (1 Parte do Art. 110) como uma simulao unilateral. ou seja, irrelevante no tocante do nj. - Se o destinatrio da declarao de vontade tem conhecimento da reserva mental. Ex.: No fundo queria doar o bem, mas faz como que estivesse C e V. - A Reserva mental recproca (2 Parte do Art. 110_ vira simulao nulidade (art. 167) origem do entendimento do direito portugus. - Carlos R. Gonalves / Francisco Amaral outro entendimento se a reserva mental for bilateral, o nj no existe. 4. Simulao em face a terceiras de boa-f
Art. 167, 2o Ressalvam-se os direitos de terceiros de boa-f em face dos contraentes do negcio jurdico simulado(so os simuladores). exceo a todo o cdigo civil!?

- Os direitos 3 de boa-f deve ser ressalvados (resguardados, preservados). - Alguns doutrinadores dizem que neste caso o nj seriam vlidos. Mas no podemos resguardas os interesses de 3 de boa-f Venosa, Marco Aurlio... - Algo que nulo no pode surtir efeitos para os outros, nem para 3 de boa-f. ressalva apenas a recomposio de perdas e danos, mas nunca o nj continuar sendo vlido. Adotado pelo professor.

5. Simulao Fraude - Fraude envolve um conceito jurdico abrangente. uma palavra que juridicamente um guarda-chuva(voc pode colocar embaixo dele varias coisas). - Dolo uma conduto fraudulento - Fraude gnero, Simulao e Dolo so espcies.(tipos de conduta fraudulenta) - A simulao uma modalidade de conduta fraudulenta. 6. A Prova da Simulao - Dificuldade que cerca a questo da simulao. - A essncia da simulao que seja escondido, por isso difcil de encontrar indcios. - Quebra de sigilo bancrio uma das melhores formas de encontrar provas de simulao. - A clandestinidade do negcio evidncia de simulao.

Fraude contra Credores Art. 158 a 165 Vicio Social - vicio social, porque no existe defeito na formao da vontade. A vontade nasce perfeito, regular. O problema est nos propsitos, nos objetivos quando o agente manifesta a vontade. - O objetivo prejudicar credores. - A simulao retrata uma hiptese de nulidade - A Fraude contra credores uma hiptese de anulabilidade.
Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico:

...
II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

1. Conceito - Definies perambulares: responsabilidade civil e insolvncia - Responsabilidade Civil: envolve a idia de que todos os bens de uma pessoa funcionam como uma garantia genrica que ela vai cumprir as obrigaes que ela assume. Por isso voc tem mais facilidade de ser tornar credor de uma pessoa que possui um patrimnio. Porque se ela voluntariamente no paga o seus credores, eles promoveram um processo de execuo que

acarretar uma penhora dos bens do devedor, comeando com uma desapropriao dos bens, atravs de Leilo.
Art. 591. Destinando-se o mtuo a fins econmicos, presumem-se devidos juros, os quais, sob pena de reduo, no podero exceder a taxa a que se refere o art. 406, permitida a capitalizao anual. Art. 391. Pelo inadimplemento das obrigaes respondem todos os bens do devedor.

- Insolvncia: no ausncia de bens. quando a totalidade das dividas de uma pessoa, superam em valor econmico, o patrimnio de seus bens. - So atos de disposio patrimonial ou de remisso de dividas, praticados por devedor insolvente ou pr-insolvente. - Os objetivos desse nj so frustrar ou dificultar possibilidades dos credores de receberem o pagamento. as

Credores prejudicados tem ao anulatria do nj. Ao Pauliana Paulo, III d.c. - usualmente comum fraudar os credores por meio de simulao. 2. Elementos Histricos da Fraude Contra Credores - Eventus Damini evento danoso o negocio que o solvente ou pr-solvente realizou. - Consilium Fraudis lembra conluio acordo fraudulento entre o devedor insolvente que pratica de disposio ou de perdo de vendas e o adquirente deste bem. - Historicamente tinha que provar ambas as coisas anteriores para a anulao do nj. - Na compreenso atual, o instituto tem um carter objetivo regra geral: o consilium fraudis previamente presumido, e no mais objeto de prova. - Carter objetivo Atual - Ao Pauliana: ao anulatria do negocio jurdico fraudulento.

Aula 15-Teoria das Relaes Jurdicas II 15Out09

- Os Credores no esto ainda demandando a insolvncia do devedor, esto em vias de demandarem.

3. Hipteses de NJ que caracterizam Fraude Contra Credores 3.1 Atos de Disposio gratuita de bens Art. 158, Caput
Art. 158. Os negcios de transmisso gratuita de bens ou remisso de dvida, se os praticar o devedor j insolvente, ou por eles reduzido insolvncia, ainda quando o ignore, podero ser anulados pelos credores quirografrios, como lesivos dos seus direitos.

- Doao. Consilium Fraudis presumido. - Simulao. 3.2 Atos de Remisso(Perdo) de Dvida- Art. 158, Caput - Consilium Fraudis presumido. - Nesta situao X Credor de Y(de acordo com a imagem). X perdoa, atravs de uma quitao pelo valor integral dizendo que s recebeu metade, mas na verdade recebeu integra (Caixa 2) a divida de Y, neste caso presumi-se a Fraude Contra Credores. 3.3 Atos de disposio onerosa de bens Art. 159
Art. 159. Sero igualmente anulveis os contratos onerosos do devedor insolvente, quando a insolvncia for notria, ou houver motivo para ser conhecida do outro contratante.

- Compra e Venda. - Consilium Fraudis presumido, mas tem menos fora. O terceiro adquirente tem o direito de provar que agiu de boaf(tomou as cautelas elementares(certido negativa do frum distribuidor, no cartrio no h titulo em protesto contra o vendedor)) e pagou o preo justo(ou se ainda no o tenha feito, deposita o valor do preo justo), para comprovar a compra sem objetivos ilcitos.

- Se a insolvncia do vendedor(X) for notria(Divida Ativa Positiva). - Quando o estado de insolvncia de X, poderia ou deveria ser de conhecimento do comprador(Y), exemplo X e Y so parentes ou amigos ntimos, vendendo a um preo vil(inferior ao do mercado), ou ainda, atravs de um negcio sigiloso. Ou quando a posse do bem permanece com o vendedor.
Art. 160. Se o adquirente dos bens do devedor insolvente ainda no tiver pago o preo e este for, aproximadamente, o corrente, desobrigar-se- depositando-o em juzo, com a citao de todos os interessados. Pargrafo nico. Se inferior, o adquirente, para conservar os bens, poder depositar o preo que lhes corresponda ao valor real.

3.4 Antecipao de pagamento - Art. 162


Art. 162. O credor quirografrio, que receber do devedor insolvente o pagamento da dvida ainda no vencida, ficar obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu.

- O Y um dos Credores, com credito no vendido ainda, X entra com contato falando est insolvente, mas que paga 50 reais da divida de 100 reais e quita a divida com Y, como fosse de quitao do valor integral. X antecipa o pagamento com o objetivo de colocar os 50 reais no caixa 2.
Art. 748, CPC. D-se a insolvncia toda vez que as dvidas excederem importncia dos bens do devedor.

3.5 Constituio de Garantia Art. 163 Art. 1225 Hipoteca, Penhor e Anticrese (Garantias Reais)
Art. 163. Presumem-se fraudatrias dos direitos dos outros credores as garantias de dvidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor.

- Y, quer era um credor quirografrio, constitui uma hipoteca, tornando-se um credor preferencial, por isso, esta constituio fraude contra os outros credores. - Nesta situao os outros credores entram com uma ao anulatrio para anular a garantia, apenas a garantia.
Art. 165. Anulados os negcios fraudulentos, a vantagem resultante reverter em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores. Pargrafo nico. Se esses negcios tinham por nico objeto atribuir direitos preferenciais, mediante hipoteca, penhor ou anticrese, sua invalidade importar somente na anulao da preferncia ajustada.

Crdito : Preferenciais: So os privilegiados, pois esto na lei. Garantia Real: Hipoteca, Penhor e Anticrese. Tem como caractersticas com seqela. Ex.: A hipoteca casa com o Bancor. A vende a casa para B, ento, a hipoteca continua existindo do mesmo jeito, ou seja, o banco continua tendo o direito de hipotecar a casa se A no pagar a divida.

4. Ao Pauliana - Legitimidade ativa (autor): qualquer credor quirografrio, com titulo anterior ao negcio que se reputa fraudulento, pode propor a ao pauliana. Por que no os credores preferenciais? Porque eles no precisam, por causa das seqelas da garantias reais.
Art. 158, 2o S os credores que j o eram ao tempo daqueles atos podem pleitear a anulao deles.

Art. 158 1o Igual direito assiste aos credores cuja garantia se tornar insuficiente.

- Garantia Insuficiente: a divida cresceu mais do que o valor do patrimnio que garante o valor dela. Neste caso, em parte estamos de um credito preferencial e em parte de um credito quirografrio, pois fico descoberto do valor anterior. Neste caso, se voc era um credor preferencial, torna-se um quirografrio, ento com direito de ao pauliana. - Legitimidade Passiva(Ru):
Art. 161. A ao, nos casos dos arts. 158 e 159(3 primeiras hipteses de fraude contra credores), poder(dever) ser intentada contra o devedor insolvente, a pessoa que com ele celebrou a estipulao considerada fraudulenta, ou(poder) terceiros adquirentes que hajam procedido de m-f.

- No processo civil, na legitimidade passiva, existe uma litis consorcio passivo necessrio. - A ao pauliana, o desfazimento do nj por fraude contra credores, tem prazo decadncia de 4 anos, a contar da data de celebrao do nj considerado fraudulento.
Art. 178. de quatro anos o prazo de decadncia para pleitear-se a anulao do negcio jurdico, contado: II - no de erro, dolo, fraude contra credores, estado de perigo ou leso, do dia em que se realizou o negcio jurdico;

Aula 16-Teoria das Relaes Jurdicas II 19Out09

Observaes finais: 1. Art. 164 Presumem-se, porm, de boa-f e valem os negcios ordinrios indispensveis manuteno de estabelecimento mercantil, rural, ou industrial, ou subsistncia do devedor e de sua famlia. - Abre uma exceo: o juiz pode validar os atos do devedor com dificuldades econmicas, tem sua insolvncia duvidosa. Pois o valor a ser preservado a maior que os dbitos contra aos credores. - Grande argumento de defesa. 2. Fraude contra Credores seria uma hiptese de anulao ou de simples ineficcia? - Quando nos art. 158, 159 e 165 Anulao Dica importante do que o legislador quis dizer. Anulao do NJ trs a invalidade do NJ, voltando ao estado anterior ao NJ. - Alguns doutrinadores antes ao CCB/02 diziam que a declarao era de ineficcia.

3. Art. 162 e 165 O bem retorna ao acervo sobre o qual se far o concurso de credores - concurso de credores: execuo por quantia certa contra devedor insolvente. CPC, art. 748 a 786. Vestgio draconiano, a falncia do empresrio o paralelo do insolvncia civil regulado nestes artigos. - Quando o juiz constata a insolvncia, h a Declarao

de Insolvncia - Com isso, o vencimento antecipado de todas as dividas. - O devedor perde a administrao dos seus bens. O juiz nomeia um administrador dos bens, de preferncia entre um dos credores. - O cartrio ir formula o Quadro Geral de Credores, nele listado todos os credores(1 Credores da Lei, 2 Credores Preferenciais, Demais Quirografrios), define a natureza do credito e o montante da divida. Credores Fazenda Estado Credito Bco Hipotec Nomes Nat do Crdito Tributrio Preferencial Quirografrios TOTAL Montante da divida R$ 1,00 R$ 1,00 R$ 1,00 R$ 3,00

Art. 748. D-se a insolvncia toda vez que as dvidas excederem importncia dos bens do devedor.

4. Distino entre Fraude Contra Credores e Fraude Execuo - CPC, 593, II Art. 593. Considera-se em fraude de execuo a alienao ou onerao de bens: II - quando, ao tempo da alienao ou onerao, corria contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo insolvncia; - Na Fraude Contra Credores no existe pendncia de demanda, AINDA. Estado tcnico de insolvncia ou pr-insolvncia. - Na Fraude Execuo existe a pendncia de demanda ajuizadas, que entese podem induzi-lo a insolvncia. Considerado Ato Atentatrio ao Funcionamento de Justia (CRIME) Art. 179, CP. O Autor(credor) no precisa ajuizar uma ao paulina, ele s precisa escrever uma petio. E nos prprios autos o juiz declara de INEFICAZ. O ato ineficaz em relao a demanda que se cobre a divida, se a demanda for rejeita, o nj continua vlido.

Cap VI Invalidade do Negcio Jurdico

Invalidade Sano Civil. Um nj praticado em desconformidade com a lei, pode ser invalidado. Retirar valor, negar efeitos ao negcio jurdico em desconformidade com a lei. Graus de Invalidade - Nulidade(Nulidade/Invalidade Absoluta): sano invalidante mais grave. Pois ela sempre diz respeito a Ordem Pblica. Todo aquilo que viola um regra que diz respeito a toda sociedade. - Anulabilidade(Nulidade relativa): sano invalidante menos grave. Ela diz respeito a interesses privados(particulares). O interessado tem que tomar a iniciativa de desfazimento do nj. Se ele no tomar a iniciativa, o nj continua com seus efeitos, o Juiz no agir de ofcio. - Invalidade quanto ao momento que ocorre: - Originrias: ocorrem no momento da formao do nj. Nulidade e Anulabilidade so sempre originrias. - Sucessivas: se referem a causas superveniente. Aplicam no rompimento anormal do nj no momento da sua execuo. Universo dos Contratos perante a Resoluo e Resilio.

Aula 17-Teoria das Relaes Jurdicas II 22Out09

Invalidade do negcio jurdico - Invalidades quanto - totais: diz respeito integralidade do nj. Seus fundamentos estruturais so invlidos, pois contaminam o nj inteiro. - parciais: quando possvel retirar as clausulas invalidantes, sem prejudicar o nj. Reduo do negcio jurdico Art. 184 Na primeira parte a lei est reportando uma idia de que em nj, separando algumas clausulas, possvel preservar o nj (no h relao de acessoriedade). Na segunda parte, a invalidade atinge o principal ento o acessrio ser contaminado por invalidade, refere-se a um vinculo de acessoriedade. Ex.: Hipoteca acessria

de Mtuo(emprstimo de dinheiro) que o principal.


Art. 184. Respeitada a inteno das partes, a invalidade parcial de um negcio jurdico no o prejudicar na parte vlida, se esta for separvel; a invalidade da obrigao principal implica a das obrigaes acessrias, mas a destas no induz a da obrigao principal.

Ex.: Art. 1.640. No havendo conveno(pacto nupcial), ou sendo ela nula ou ineficaz, vigorar, quanto aos bens entre os cnjuges, o regime da comunho parcial. Pargrafo nico. Podero os nubentes, no processo de habilitao, optar por qualquer dos regimes que este cdigo regula. Quanto forma, reduzir-se- a termo a opo pela comunho parcial, fazendo-se o pacto antenupcial por escritura pblica, nas demais escolhas.

Art. 183: Invalidade Instrumentria


Art. 183. A invalidade do instrumento no induz a do negcio jurdico sempre que este puder provar-se por outro meio.

- Ex.: Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas. - A escritura publica um instrumento. - A eventual invalide do cheque no se estende a relao de crdito e dbito, pois pode ser provada por outro modo. Ex.: Contrato de prestao de servio, caso o instrumento tenha sido extraviado, o nj no se prejudica.

Nulidade - Sano invalidante mais grave - Sempre diz respeito a ordem pblica. Pensamento Germnico Adotado no Brasil Plano da Existncia Vontade Exteriorizada no importa se um adulto ou uma criana, ou um deficiente mental. Plano da Validade Qualifica a Vontade Nulidade e Anulabilidade

Pensamento Francs: poucos doutrinadores pensam desta forma, equivocadamente. - Uma m formao grave na manifestao da vontade torna o nj invlido na categoria inexistncia. Causa do n.j Validade Inexistentes, Nulos, Anulveis

Nulidade: Art. 166 I Incapacidade absoluta tem que haver a representao. II Objeto, ato ilcito, impossvel ou indeterminvel Comparar com o Art. 104, II: determinvel contratos aleatrios. Art. 458 e seguintes(ex.: Contrato de seguro). Art. 123, I condio suspensiva impossvel invalida o nj inteiro. III Motivo determinante comum s partes(sugere um conluio, simulao), for ilcito. Exceo ao sistema causalista. A doutrina identifica neste inciso a Simulao Maliciosa, pois buscar lesar a terceiros. IV Forma essencial Por exemplo: a Escritura Pblica do Art. 108 ou no Pacto Antenupcial (art. 1.840) ou a Fiana (art. 819) V Solenidade = Forma + Rito Formalismo incrementado. Ex.: Casamento(art. 1.533 e seguintes, ver 1.535), Testamento (1.864 e seguintes). Ex.2: Art. 1691 Os pais para alienarem os bens do filhos precisam de autorizao do juiz. A necessidade do juiz uma solenidade. VI Fraude a lei cogente Todafraus legis hiptese de nulidade. Manifestao Privada com objetivo de fraudar a lei, pois a lei interessa toda a sociedade, por isso a nulidade. Ex.: Art. 9, CLT Viciar o relgio-ponto para nunca mostrar as horas extras. Ex.2: Art. 1641 Pessoas acima de 65 anos de idade so obrigadas a adotar o regime separao de bens. Se um individuo tentar doar os bens, com o objetivo de fraudar a lei, este nj nulo. O marido fraudar nj de C e V de imveis, sem anuncia da esposa. Fraude Contra Credores, lesa os credores quirografrios nulo. VII proibir sem cominar sano (Art. 1863) ou taxativamente nulo (art 907)
Art. 1.863. proibido o testamento conjuntivo, seja simultneo, recproco ou correspectivo. Art. 907. nulo o ttulo ao portador emitido sem autorizao de lei especial.

Art. 166. nulo o negcio jurdico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilcito, impossvel ou indeterminvel o seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilcito;

IV - no revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; VI - tiver por objetivo fraudar lei imperativa; VII - a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prtica, sem cominar sano.

Aula 18-Teoria das Relaes Jurdicas II 26Out09 Efeitos da Nulidade


Art. 168. As nulidades dos artigos antecedentes podem ser alegadas por qualquer interessado(qualquer pessoa), ou pelo Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir. Pargrafo nico. As nulidades devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do negcio jurdico ou dos seus efeitos e as encontrar provadas, no lhe sendo permitido suprilas, ainda que a requerimento das partes.

Mesma a nulidade precisa ser levada aos atos de qualquer processo, para que haja a sano invalidante. Qualquer pessoa pode alegar a nulidade, no precisando ser parte do nj. No se aplica o principio Nemo audito... Mesmo a pessoa que conscientemente tenha criado um nj nulo pode alegar em juzo. O MP pode alegar quando lhe couber intervir Art. 82, CPC A Nulidade pode ser Reconhecida de oficio pelo juiz, ainda que as partes no tenham requerido isso a ele. A Nulidade no pode ser suprida. (o juiz ainda que as partes requeiram isso a ele, ele no pode tentar remendar, retificar um nj nulo, o juiz apenas pode DECLARAR a nulidade). A Declarao de Nulidade tem efeito ex tunc Retroativos. J nasce nulo, no surtiu efeitos nunca.

Art. 169. O negcio jurdico nulo no suscetvel de confirmao(ratificao), nem convalesce pelo decurso do tempo.

No suscetvel de confirmao: o que nasce nulo, no tem conserto. As partes no pode remendar o nj para consertar. Na pior das hipteses tem que haver repetio do ato. Ex.: Um escritura publica que falta a assinatura do tabelio, nula, pois no h a f-pblica. Ento o no pode pedir para ele assinar depois, necessrio repetira a escritura pblica inteira. Nem convalesce com o decurso do tempo no se sara com decorrer do tempo. Algo que nulo, sempre ser nulo, mesmo com

o decurso do tempo. As Nulidades so Imprescritveis. No se Perde o Direito. Alguns doutrinadores adotam um meio termo do art. 169: - A Declarao de Nulidade em si mesma, essa imprescritvel. - A pretenso condenatria est no imprescritvel. Prescrevendo em 10 anos. - Ou seja, a pretenso de recebimento de perdas e danos prescreve em 10 anos, mas o nj sempre ser nulo, assim sua declarao nunca se prescreve.

Art. 170. Se, porm, o negcio jurdico nulo contiver os requisitos de outro, subsistir este quando o fim a que visavam as partes permitir supor que o teriam querido, se houvessem previsto a nulidade.

Converso substancial do NJ Nulo: possibilita enxergar no nj um outro nj, que eventualmente pode sub-existir, ser considerado vlido. enxergar nos escombros do nulo, um outro nj vlido. Chama-se de converso substancial para diferenciar da converso processual. O artigo s se reporta aos nulos, pois os anulveis suscetveis de confirmao. Aplica-se neste caso o Principio da Conservao Nj Indireto as partes usam uma figura jurdica pela outra. No implica em confirmao do nulo, porque o que nulo insuscetvel de confirmao(ratificao). Ex.: C e V imobiliria que fora feito com um instrumento particular(violando o art. 108 tem que ser instrumento pblico). Mas pode aceitar o C e V como um compromisso de C e V. Ex.: No caso de uma hipoteca com instrumento particular, pode ser compreendida com um confisso de dvida (Nj Unilateral).

Observaes finais: Excees de o nulo colocar efeitos: Casamento putativo Art. 1561 - um casamento anulvel ou nulo em que um ou ambos dos cnjuges e sempre os filhos esto de boa-f.

- At quando o casamento nulo, autorizado a partilha de bens, pois para pelo menos um deles agiu de boa-f.

CLT- Art. 403 o trabalho com o menor de idade - Mas embora o contrato trabalhista nulo, o empregador tem que pagar o salrio ao menor.

S quem proprietrio do bem e tem o bem a disposio, pode hipotecar o bem. Se aquele que no dono consegue hipotecar o imvel, o nj nulo. Mas seus efeitos prevalecem (??)

Anulabilidade

um sano - invalidante menos grave, pois a irregularidade do nj diz respeito a interesses particulares. A anulabilidade depende sempre da iniciativa do interessado. Nesta situao o interessado somente a pessoa atingida no seu interesse ou seu direito violado.
Art. 171. Alm dos casos expressamente declarados na lei, anulvel o negcio jurdico: I - por incapacidade relativa do agente; II - por vcio resultante de erro, dolo, coao, estado de perigo, leso ou fraude contra credores.

- Casos previstos em lei: Ex.: Art. 496, 550, 1649 (1647) - Inciso I incapacidade relativa do agente: e no est devidamente assistido( Art. 4), o nj anulvel. - Quando o reconhecimento da incapacidade meramente incidental(Art. 104) Ex.: Uma pessoa sobre efeitos de txicos. Interdio forma dos relativamente incapaz. CPC, art. 1.177 e seguintes. - Art. 105. A incapacidade relativa de uma das partes no pode ser invocada pela outra em benefcio prprio, nem aproveita aos co-interessados capazes, salvo se, neste caso, for indivisvel o objeto do direito ou da obrigao comum. A depende de INICIATIVA DO

INCAPAZ. - Inciso II Vcios de Vontade e Fraudes Contra Credores. Efeitos da anulabilidade


Art. 177. A anulabilidade no tem efeito antes de julgada por sentena, nem se pronuncia de ofcio; s os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade.

Salvo o caso de solidariedade e indivisibilidade Vrios credores ou devedores, uma anulabilidade dada a uma das partes, se estende aos outros credores ou devedores. Indivisvel Ex.: A entrega de um projeto. O projeto tem que ser entregue inteiro, no adianta apenas uma parte dele ser entregue. O nj que nasa meramente anulvel, ele comea produzindo os efeitos jurdicos validos at o momento que venha ser anulado pelo juiz, pela parte interessada. Se a parte interessada no pedir a anulao, continuar surtindo os efeitos. O Juiz no poder anular de oficio. Interessados a melhor orientao doutrinaria diz que o alcance do interessado da anulabilidade so diferentes de nulidade. No caso dos nj anulveis, apenas as partes so os interessados, sendo possvel pedir a anulao.

Aula 19-Teoria das Relaes Jurdicas II 05Nov09


Art. 180. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, no pode, para eximir-se de uma obrigao, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior.

Art. 180 Conceito de omisso doloso - O menor que mente de sua idade considerado um ato doloso, desde maneira, o nj no se anula como forma de penalidade por sua dolosidade. No confundir com Art. 147 que fala sobre a omisso dolosa tambm, mas nesse caso h a anulao do nj.
Art. 181. Ningum pode reclamar o que, por uma obrigao anulada, pagou a um incapaz, se no provar que reverteu em proveito dele a importncia paga. Art. 182. Anulado o negcio jurdico, restituir-se-o as partes ao estado em que antes dele se achavam, e, no sendo possvel restitu-las, sero indenizadas com o equivalente

Art. 182 Efeitos Ex tunc para a anulabilidade. Figuras afins da nulidade e da anulabilidade Direito Contratual No confundir nj jurdico mais abrangente do que os contratos.

Ciclo de Existncia dos Contratos - Nascimento: a celebrao do contrato, momento da formao dele. As nulidades e anulabilidade so reportadas ao nascimento do contrato, por isso, se diz que elas so invalidades originrias. - Vida: o seu cumprimento ou execuo. Problema. Fato superveniente (invalidades sucessivas ou supervenientes) (envolvem o conceito de resilio ou resoluo dos contratos) ou ruptura anormal do nj. - Morte: a extino do contrato que ocorre quando h o esgotamento natural de todos os efeitos queridos pelas partes. Classificao dos Contratos - Unilateral: direitos e obrigaes que apenas uma pessoa se beneficia. - Bilateral (Sinalagmticos) : quando ambos se beneficiam em direito e obrigaes.

Risilio - o rompimento ou desfazimento de um contrato em razo de uma manifestao superveniente de uma ou de ambas as partes. - Unilateral: Existe uma nova vontade de uma s das partes, atravs de Denncia. Ela excepcional, pois se antagoniza com a idia de contrato, j que a criao do contrato j se espera o cumprimento do contrato por ambos.
Art. 473. A resilio unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denncia notificada outra parte. Pargrafo nico. Se, porm, dada a natureza do contrato, uma das partes houver feito investimentos considerveis para a sua execuo, a denncia unilateral s produzir efeito depois de transcorrido prazo compatvel com a natureza e o vulto dos investimentos.

Caput: Ex.: Art. 576 Locao Se um imvel alugado a algum, o proprietrio vende, o novo proprietrio no obrigado a manter o aluguel, salvo se houver clausula de vigncia quando feito o contrato de vigncia. Art. 581 Comodato por prazo indeterminado emprstimo gratuito de bem infungvel. Art. 682, 687, 688 Mandato Pargrafo nico: Limitador Aplicao do Principio da boa-f objetiva.

- Bilateral: conhecida como Distrato, pois h um novo acordo de vontades, desfazendo o contrato original. No decurso de sua execuo as partes decidem a fazer um novo acordo de negcios.
Art. 472. O distrato faz-se pela mesma forma exigida para o contrato.

Essa exigncia feita quanto a forma um pouco exagerada. Resoluo - O descumprimento do contrato por uma das partes. Noo de inadimplemento do contrato por uma das partes. - H ento a parte que no cumpriu o contrato e a parte lesada.
Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos.

- Art. 475 Estabelece em favor a parte lesada uma opo (que so hipteses excludentes entre si, ou uma coisa ou outra), com direitos de perdas e danos: - Ou exigir jurisdicionalmente que a parte lesadora cumpra o contrato. Ex.: Um pagamento ao de cobrana. Ex.: Um obrigao de fazer ou no fazer ou de entrega de coisa certa Ao para o cumprimento da obrigao, reguladas CPC, art 461 e seguintes. - Defesa do Ru: Art 476 Exceo de Contrato no cumprida ou Exceptio non adimpleti contractus - Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro. Definio da Mora analisar no contrato a quem devia cumprir o contrato em primeiro lugar. - Ou exigir a resoluo do contrato: est aplicando a clusula resolutiva, podendo ser de 02 tipos: - Expressa: quando existe uma previso literal dela, no instrumento do contrato. Comumente encontrada com Pacto Comissrio. No precisa tomar nenhuma cautela preliminar, pois a parte est automaticamente constitudo em mora. - Tcita: presumida, subentendida em todos os contratos sinalagmticos(contratos bilaterais). necessrio constituir a outra parte em Mora, atravs de notificao. - O efeito pratico como o devedor ser constitudo em Mora:
Art. 474. A clusula resolutiva expressa opera de pleno direito; a tcita depende de

interpelao judicial.

Aula 20-Teoria das Relaes Jurdicas II 09Nov09

Contratos (Art. 475) - cumprimento (exceptio) Art. 476 - Resoluo: clusula resolutiva: expressa ou tcita ( art. 474) Descumprimento do Contrato 1. Voluntrio - Sentido de culposo No existe na lei amparo para justificativa do devedor(da prestao contratual). - Os pactos so feitos para serem cumpridos. 2. Involuntrio: - Quando existe na lei amparo para a justificativa do devedor - Ser involuntrio quando: - Resoluo por onerosidade excessiva: Art. 478 a 480 - uma aplicao da Teoria da Impreviso - Clausula relous siostandibus - Usados em Contratos de Execuo Continuado ou em Contratos Instantneos de Execuo Diferida. - Um Fato Extraordinrio ou Imprevisvel faz com que quebra fundamentalmente o Equilbrio Econmico das partes. No podendo impor culpa ao Inadimplente. Efeitos comeam............. Contrato Exec Conti ------|------------------------------------------------------|---> Celebrao do Contrato Fato Extraordinrio Imprevisvel - Leso Art. 157 Desequilbrio Econmico ocorre na Celebrao.

Contrato Inst Exec Indif comeam

Efeitos

------|------------------------------------------------------|---> Celebrao do Contrato Fato Extraordinrio Imprevisvel - Caso fortuito ou de Fora Maior Art. 393 - Ex.: Chuvas Excessivas, Tempestades, Terremoto, etc.
Art. 393. O devedor no responde pelos prejuzos resultantes de caso fortuito ou fora maior, se expressamente no se houver por eles responsabilizado. Pargrafo nico. O caso fortuito ou de fora maior verifica-se no fato necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir.

Obs.: - Art. 477. Situao que no se aplica a exceptio Periclitncia(Insegurana) econmica superveniente de uma das partes
Art. 477. Se, depois de concludo o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuio em seu patrimnio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestao pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se prestao que lhe incumbe, at que aquela satisfaa a que lhe compete ou d garantia bastante de satisfaz-la.

- Resciso: tecnicamente imprecisa. Virou uma espcie de palavra coringa. Palavra de Sentido genrico.
Art. 607. O contrato de prestao de servio acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela concluso da obra, pela resciso (sentido de risilio unilateral) do contrato mediante aviso prvio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuao do contrato, motivada por fora maior. Art. 1642, IV - demandar a resciso (sentido de anulao) dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647;

- Morte de uma das partes contratantes descumprimento involuntrio do contrato - O contrato pode ter um caracter personalssimo ou intuito personal: neste caso se a pessoa falasse, no tem como outro realizar o contrato.

Cap. 07 Ato Ilcito (e Responsabilidade Civil) Neg. Juridico: Art. 104 a 184

Atos Jurdicos em Sentido Estrito: Art. 185


Art. 185. Aos atos jurdicos lcitos, que no sejam negcios jurdicos, aplicam-se, no que couber, as disposies do Ttulo anterior.

Atos Ilcitos: Art. 186 a 188 Prescrio e Decadncia: art. 189 a 211 Provas dos Fatos Jurdicos: art. 212 a 232

Ato Ilcito Genrico - Ilcito = Contrariedade a lei. Conduta humana contraria a ordem jurdica. Ato ilcito civil - Continua sendo um Conceito Juridico aberto em um nico Art. 186 - Art. 186: violao de direito idia de culpa (culpa em sentido estrito + o dolo). Noo de DANO, no seriamente ao patrimnio da vitima, pode ser dano moral. - Como Conseqncia do Dano A Sano civil reparao do dano. Ato ilcito penal - Conceito juridico fechado Noo de Tipicidade - A sano penal a punio do ofensor.

Nem todo ilcito civil um ilcito penal, mas muitos(genericamente) ilcito penais so ilcitos civis. Situao onde h ilicito penal mas no civil o caso do Aborto - Independncia da responsabilidade civil e da penal Relativa.
Art. 935. A responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal.

- CPP art. 63 a 68 3 Categoria do Ilcito - Ilcito Administrativo - Poder de Policia do Estado. Fiscalizao das Atv. Ex.: Multa de Transito.

- No caracteriza necessariamente um ilcito penal ou civil.

Aula 21-Teoria das Relaes Jurdicas II 12Nov09

Atos ilcito e Responsabilidade civil (cont) Ato ilicito no o nica fonte de responsabilidade civil, mas uma das principais. Art. 391, CCB CPC, 591 - Devedor respondem por suas obrigaes. CCB 927 e 942 Associa-se o ilcito com a responsabilidade. Constatada o ilicito civil surge o dever de indenizar. Classificao da responsabilidade civil 1. Qto origem: - Resp Civil Contratual: origem num nj contratual. Relao subjacente entre as partes, um nj que cria obrigaes entre elas. Art. 475
Art. 475. A parte lesada pelo inadimplemento pode pedir a resoluo do contrato, se no preferir exigir-lhe o cumprimento, cabendo, em qualquer dos casos, indenizao por perdas e danos.

- RC Extracontratual : tb chamada Aquiliana parte da noo do ato culposo em sentido lacto(dolo ou culpa)(ilicito, conduta ilcita). Art. 186 No h uma relao contratual.
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

2. Qto ao fundamento: - RC subjetiva: a histrica, clssica. Para definir a responsabilidade algum necessrio a prova de culpa do agente. - RC objetiva: no depende de prova de culpa. Ocorre em situaes expressamente previstas em lei. Fundam-se em duas justificativas: - Situaes em que impossvel provar culpa - Situaes de atividades econmicas arriscadas Teoria do Risco Criado. Art. 927, p. nico - Haver obrigao de reparar o
dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.

Ex.:

Atividade

Empresarial

empresrio

responsvel pelos produtos que coloca no mercado, assim, no necessrio prova de culpa, CDC Art. 12 - o fornecedor do produto ou servio responde pelos defeitos, independente de culpa. Art. 931.
Ressalvados outros casos previstos em lei especial, os empresrios individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulao.

- RC do Poder Pblico Teoria do Risco Administrativo: Art. 37, 6, CF - 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado
prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Art. 43, CCB - Art. 43. As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo.

3. Qto ao fato: - RC por fato prprio: regra geral. Eu sou responsvel pelo o que fao ou deixo de fazer, meu patrimnio a garantia genrica aos meu credores. Respondo pela culpa das minhas atitudes. - RC por fato de terceiro: Em algumas situaes a lei diz que algumas pessoas so civilmente responsveis pela reparao do prejuzo causado por outras. Art. 932 e 933. Ex.: Os pais respondem pelos danos causados pelos filhos. Tutor e Curador respondem pelo tutelado e curatelado. O empregador respondem pelos danos causados pelo empregado, durante o trabalho ou em razo dele. Preponente Preposto. Art. 149 - O dolo do representante legal de uma das
partes s obriga o representado a responder civilmente at a importncia do proveito que teve; se, porm, o dolo for do representante convencional, o representado responder solidariamente com ele por perdas e danos.

RC pelo fato da coisa: Animal coisa. Runas de Prdios. Objetos lanados das edificaes Os donos do objeto respondem pelo objeto lanado. Art. 12, CDC Comprar apartamento com um equipamento qualquer, este explode responsabilidade do fornecedor pelo dano.
Art. 936. O dono, ou detentor, do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar culpa da vtima ou fora maior. Art. 937. O dono de edifcio ou construo responde pelos danos que resultarem de sua runa, se esta provier de falta de reparos, cuja necessidade fosse manifesta. Art. 938. Aquele que habitar prdio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele carem ou forem lanadas em lugar indevido.

Contratual // Extracontratual Subjetiva // Objetiva

Por fato prprio // Por fato de 3 // por fato da coisa Quando cominadas se descobre a responsabilidade civil

- Art. 186 - Ato Ilicito sempre um conduta humana


Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito.

Elementos: - Ao ou Omisso Voluntria - Conduta Comissiva(ao) - Conduta Omissiva mdico deixa de dar atendimento emergencial - Dano e o Nexo Causal - Dano: Invaso da esfera jurdica alheia no necessariamente econmico - Dano Material: Prejuzo Econmico deve ser indenizado In demme recomposio patrimonial da vitima. - Dano Moral (Extra-patrimonial): existe violao a direito da personalidade Reparao pecuniria nunca pode ser confundido com o preo pois o direito da personalidade no tem preo, ento a reparao ser uma compensao vitima. - Pode acumular o pedido de dano material e moral - Normalmente se chama apenas de Indenizao. - Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Art. 402 Danos Emergentes(Dano efetivamente sofrido) + Lucros Cessante(No podem ser hipotticos, fices) Art. 402. Salvo as excees expressamente previstas em lei,
as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.

- Nexo Causal: relao de causa e efeito. Precisa encontrar um vinculo entre o comportamento de um e o dano causado ao outro. - Se o evento ocorreu por caso fortuito ou de fora maior (art. 393) quebra-se o nexo de causalidade. Ex.: Queda de um raio. - Se o evento ocorre por culpa exclusiva da vitima

a nica culpada por ter sofrido o dano ela mesma, na pode se pedir dano.

3. Culpa - Conceito: Art. 18, CP - Culpa em sentido lato: - Culpa em sentido estrito: Imprudncia, Negligencia e Impercia(pode ser considerado uma categoria da imprudncia. Erro mdico entra como impercia.). - Dolo: Inteno de causar o dano. - Repercusso da culpa: - Penal: a gravidade da culpa influencia na dosimetria da pena. - Civil: em qualquer grau de culpa j surge o ilicito civil e o dever de indenizar e a indenizao se mede pela extenso do dano. REGRA GERAL. - Ressalva: - Por Equidade - Art.944, p. nico: Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqitativamente, a indenizao. - A culpa concorrente da vitima reduz a indenizao Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente
para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano.

Aula 22-Teoria das Relaes Jurdicas II 16Nov09

Culpa in comitendo ao Culpa in omitendo omisso Culpa in vigilando fiscalizao - presumida Culpa in eligendo escolha - presumida Culpa in contratendo culpa em face do contrato

Excludentes de Ilicitude

Distino: - Responsabilidade Civil: posso ter uma obrigao de indenizar sem ter havido o ilcito. - Ilcito:
Art. 188. No constituem atos ilcitos: I - os praticados em legtima defesa ou no exerccio regular de um direito reconhecido; II - a deteriorao ou destruio da coisa alheia, ou a leso a pessoa, a fim de remover perigo iminente. Pargrafo nico. No caso do inciso II, o ato ser legtimo somente quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio, no excedendo os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

Art. 188 - Legitima Defesa: CP, art. 25 - Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. Agressor (ser humano) Injusta (Excludentes do Dever de Indenizar) - 2 Ressalvas: -Excesso de Legitima Defesa, volta a ser ilcito civil, volta a ter a responsabilidade civil pelo excesso. - Art. 930, : A mesma ao competir contra aquele em defesa de quem se causou o dano (art. 188, inciso I). - Exceo: Legitima Defesa com dever de indenizar. - Exerccio regular de direito (reconhecido): CP, 2 Categorias: Art. 23 Exerccio regular( de abusivo) de direito e estrito cumprimento do dever legal (ex.: policia, corpo de bombeiros). - Estado de Necessidade: Art. 24, CP - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1 - No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2 - Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. - 2 elementos do Estado de Necessidade: - Moderao dos meios para afastar o perigo iminente. - Proporcionalidade dos bens envolvidos.

- Aquilo que voc lesa tem que ser menos importante daquilo que voc pretende lesar. Ex.: Matar algum para proteger o seu patrimnio(casa), no obedece o critrio de proporcionalidade. Agora voc danificar um patrimnio para preservar uma vida humana um caso de legitimidade do estado de necessidade. - Quando existe o dever de indenizar no estado de necessidade?
Art. 929. Se a pessoa lesada, ou o dono da coisa, no caso do inciso II do art. 188, no forem culpados do perigo, assistir-lhes- direito indenizao do prejuzo que sofreram.

- Quando a pessoa que sofreu o dano no responsvel pela criao do estado de necessidade. O causador do dano mesmo amparada pela excludente de ilicitude tem o dever de indenizar. Ex.: Um pessoa quebra uma vitrine para se proteger de um inundao.
Art. 930. No caso do inciso II do art. 188, se o perigo ocorrer por culpa de terceiro, contra este ter o autor do dano ao regressiva para haver a importncia que tiver ressarcido ao lesado.

- Ex.: Uma pessoa fugindo do pitbull, quebra a vidraa de uma loja para escapar. Esta pessoa dever indenizar a loja.

Abuso de Direito

Art. 187. Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes.

Direito no pode ser ilcito! O Exerccio de um direito pode ser ilcito por equiparao. responsabilidade civil O Direito deve ser um indutor dos deveres sociais. Titular do Direito que o exerce irregularmente, de forma extravagante, anormal, distanciado da funo social que o direito deve ter comete Abuso de Direito Abuso de Direito violar a funo social que todo o direito deve ter. Principio Geral do Direito - Art. 187 LICC, art 5 (interpretao teleolgica das leis atender os fins sociais e as exigncias do bem comum) Referncia a uma Finalidade

- Critrio Finalstico - para que os direito servem? Sempre o dto se perde a finalidade, estamos numa situao abusiva do direito.
Art. 1.277. O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Pargrafo nico. Probem-se as interferncias considerando-se a natureza da utilizao, a localizao do prdio, atendidas as normas que distribuem as edificaes em zonas, e os limites ordinrios de tolerncia dos moradores da vizinhana.

- Art. 182, 186 e 5, XXIII propriedade com sua funo social.


Art. 1.228. O proprietrio tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reav-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Atos inulativos no trazem nenhuma vantagem, s buscam trazer transtorno a terceiros.

- Direito de Greve poder ser abusivo. Ex.: Greve de Sistemas Essenciais Pblicos. - Abuso dos pais em face dos filhos Ex.: Opresso Moral.
Art. 637. O herdeiro do depositrio, que de boa-f vendeu a coisa depositada, obrigado a assistir o depositante na reivindicao, e a restituir ao comprador o preo recebido.

- Litigncia de M-f - Liberdade de Impressa Art. 5, IX Abusivo quando ofende os deveres personalssimos dos indivduos.

Prescrio e Decadncia

Decurso do tempo: - Invariado, fato jurdico natural. - Exemplos da importncia do tempo: Maioridade Civil, Safras, Morte, etc. Perda em face do decurso do tempo: - da pretenso de exercer direito em juzo Prescrio - Direito subjetivos patrimoniais - do direito em si (do seu contedo) Decadncia - Direitos potestativos. Prescrio

Conceito: Perda da Pretenso


Art. 189. Violado o direito, nasce para o titular a pretenso, a qual se extingue, pela prescrio, nos prazos a que aludem os arts. 205 e 206.

- Serve como uma sano da lei contra a negligencia, inoperncia do direito do dever. - Prescrio perda de pretenso. - Violao de um direito subjetivo patrimonial - Com a violao nasce a pretenso. - Esta pretenso se vincula aos prazos dos art. 205 e 206. - Varia entre 1 a 10 anos dependendo a natureza do crdito. - Doutrina mais antiga: CCB/16 Art. 75 Prescrio perda de ao. Hoje no se pode mais dizer, pois ao uma garantia constitucional genrica, ento ao no se perde, o que se perde a pretenso(o contedo do pedido levado ao juiz). A prescrio era a aplicao da actio nata antes de violado um direito no pode ocorrer um prazo prescricional. NO SE USA MAIS. Prazo Prescricional de 3 anos --|-----Obrigao Judic Exigvel-----------------------|---Obrigao Natural-> Vencimento da divida Prescrio se consuma

- Um divida j prescrita isenta de uma obrigao exigvel. - Se o devedor voluntariamente paga divida j prescrita, o pagamento vale. Possibilidade de Renncia da Prescrio e quem renuncia o devedor.
Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio.

- Nossa lei veda renncia antecipada a prescrio, s pode depois que a prescrio se consumar. - Quando fala sem prejuzo terceiros busca evitar fraude contra credores. - A renncia expressa o pagamento da divida j prescrita - A renncia tcita quando devedor manifesta a vontade preparatria de quem vai pagar. Aula 23-Teoria das Relaes Jurdicas II 19Nov09

Prescrio (Cont)

Art. 192 Carter pblico (cogente)


Art. 192. Os prazos de prescrio no podem ser alterados por acordo das partes.

- Tambm na decadncia no pode mudar os prazos previstos em lei. Art. 190 Pretenso e exceo
Art. 190. A exceo prescreve no mesmo prazo em que a pretenso.

- Exceo modo de defesa como se dissessem que se um direito est prescrito, no podendo ser exigido em juzo, este mesmo direito no pode ser alegado como matria de defesa. - Fenmeno da Compensao - Art. 368. Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigaes extinguem-se, at onde se compensarem. - Ento, eu estiver devendo dinheiro para algum, mas falo que este algum j tinha uma dvida comigo, mas est dvida j se prescreveu. Ento no posso usar esta divida como argumento.
Art. 193. A prescrio pode ser alegada em qualquer grau de jurisdio, pela parte a quem aproveita. Art. 194. O juiz no pode suprir, de ofcio, a alegao de prescrio, salvo se favorecer a absolutamente incapaz. (Revogado pela Lei n 11.280, de 2006)

Art. 193, 194 Pode ser alegada a prescrio em qualquer momento do processo. Prescrio no se sujeita a precluso(prescrio no perde prerrogativas ou faculdades no processo). Em qualquer situao o juiz pode prescrever por ofcio, no precisa mais o requerente solicitar. Art. 195 Contra Absolutamente Incapazes a prescrio no corre. Art. 198, I X Contra Relativamente Incapazes a prescrio corre. - Ex.: Jovem, relativamente incapaz, de 17 anos credor de dvida vencida no paga. O pai dele, pai assistente legal, tem a obrigao de cobrar a dvida. Se o pai no o fizer, o jovem tem direito de ao em face do pai. - Pessoas Jurdicas so representadas ( art. 47, Art. 46, III usa a expresso administradores) atravs de seus rgos. Ex.: Os administradores podem acionar contra aquele que devia ter cobrado a dvida, mas deixo prescrever.

Art. 196 Morre Passa o titulo de crdito para os Herdeiro (em 2 anos) -----|------1 ano------|-----------------------------| ----|----Prazo Prescricional (3 anos)--------| Violao de Dto Subj Patrimonial Prescrio Se consuma

Art. 195. Os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas tm ao(pretenso) contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa prescrio, ou no a alegarem oportunamente. Art. 196. A prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu sucessor.

- Elementos Caracterizadores da Prescrio: 1. Um direito subjetivo patrimonial violado 2. A inrcia(inoperncia) do credor. No exige o cumprimento do dto. 3. A consumao do prazo prescricional previsto em lei Art. 205/206 - Impedimento e Suspenso da Prescrio: - Lapso (de tempo) de no fluncia do prazo prescricional. - Impedimento: Se existir uma causa impeditiva ----|=======Prescrio no Flui(causa impeditiva)=========|------3 anos------| Violao de Dto Subj Patrimonial Prescrio Flui(cessa causa impeditiva)

- Suspenso:

----|----Prescrio comea a fluir(2a)---|====No Flui a Prescrio====|----1a--| Violao de Dto Subj Suspensiva Patrimonial - Hipteses para Impedimento e Suspenso Prescricional: - Art.197 No corre a prescrio: ( Entre as pessoas ali mencionadas) I entre cnjuges, na constncia da sociedade conjugal II ascendentes e descendentes, durante poder familiar III - entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela. - Art. 198 Tambm no corre a prescrio: (Contra as pessoas credoras mencionadas) I contra os incapazes de que trata o art. 3o ( > 16, def mental, no puderem expressar sua vontade transitoriamente) II contra os ausentes do Pas em servio pblico da Unio, dos Estados ou dos Municpios; III - contra os que se acharem servindo nas Foras Armadas, em tempo de guerra. - Art. 199 Igualmente no corre a prescrio: (Desnecessrio) I pendendo condio suspensiva; Se os efeitos esto suspensos, lgico que no tem prazo prescricional. Causa Suspensiva Cessa a Causa

II no estando vencido o prazo;

III - pendendo ao de evico(perda da coisa adquirida em contrato oneroso, art. 447 a 457).

Aula 24-Teoria das Relaes Jurdicas II 23Nov09

Art. 200. Quando a ao se originar de fato que deva ser apurado no juzo criminal, no correr a prescrio antes da respectiva sentena definitiva. Art. 201. Suspensa a prescrio em favor de um dos credores solidrios, s aproveitam os outros se a obrigao for indivisvel.

- Art. 201 Particularidade de Obrigaes Art. 267, art. 258 As hipteses so favores estabelecidos em lei, suspenso prescricional, em face de sua circunstancia pessoal. Um favor dado a um dos credores no se estendem aos demais credores, salvo se a obrigao for indivisvel.

Interrupo da Prescrio: - Conceito: nas hipteses legais, zerar o prazo j decorrido. Desconsiderar o prazo j decorrido e eventualmente comear a contar o prazo de novo(do zero).
Art. 202. A interrupo da prescrio, que somente poder ocorrer uma vez, dar-se-: I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual; II - por protesto, nas condies do inciso antecedente; III - por protesto cambial; IV - pela apresentao do ttulo de crdito em juzo de inventrio ou em concurso de credores; V - por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor; VI - por qualquer ato inequvoco, ainda que extrajudicial, que importe reconhecimento do direito pelo devedor. Pargrafo nico. A prescrio interrompida recomea a correr da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo ato do processo para a interromper (reporta a circunstncias onde no obstante exercendo a pretenso, mal sucedido na demanda). facultativo o , pois se o direito for satisfeito, no se cogita mais a prescrio.

- Incisos do 202: - Grupo I: - II, III, V e VI: Os atos preparatrios interrompem a prescrio e recomea a se recontar o prazo prescricional(agora sem o direito de interromper novamente) e se ele no entrar com ao judicial, a prescrio se consumar. - II, III e V: Conduta do Credor que praticam, somente, ato preparatrio da cobrana judicial do seu direito. uma medida cautelar de protesto. Art. 867 e segs CPC Protesto Cambial de titulo de credito feito em cartrio, deixa claro que o credor est querendo o cumprimento de seu direito, mas ainda no acionou na justia, tomou apenas um ato preparatrio.. Outras judiciais, Notificao. - VI: Ato do devedor: Reconhecimento Inequvoco do direito de credor. - Grupo I e IV: Exerccio da Pretenso. No decurso do processo a prescrio se torna interrompida. - I: Despacho do Juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citao. Compatibilizar Art. 219, 1, CPC A citao retroage a interrupo da prescrio data da propositura da ao. Aqui h o ajuizamento da demanda definitiva. - IV: - Habilitao do credito em juzo de inventario(art. 1017 do CPC - Antes da partilha, podero os credores do esplio requerer ao juzo do inventrio o pagamento das dvidas vencidas e exigveis) - ou em concurso de credores (art. 748, CPC - Dse a insolvncia toda vez que as dvidas excederem importncia dos bens do devedor.) Se ao credor pedir a penhora do devedor, pode existir bens penhorveis,

ganhou mas no levou, ento recomea a contar a prescrio. Ou seja, se for mal sucedido na demanda, recomea a contar o prazo prescricional.

Art. 203. A prescrio pode ser interrompida por qualquer interessado.

- Art. 203: Qualquer interessado pode interromper a prescrio. Ex.: Cnjuge do titular de direito do direito, o procurador do titular de direito, o representante legal do titular de direito, qualquer credor quirografrio.
Art. 204. A interrupo da prescrio por um credor no aproveita aos outros; semelhantemente, a interrupo operada contra o co-devedor, ou seu herdeiro, no prejudica aos demais coobrigados. 1o A interrupo por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros. 2o A interrupo operada contra um dos herdeiros do devedor solidrio no prejudica os outros herdeiros ou devedores, seno quando se trate de obrigaes e direitos indivisveis. 3o A interrupo produzida contra o principal devedor prejudica o fiador.

- Art. 204: 1 Pluralidade de credores - Regra geral: A interrupo feita por um deles no beneficia os demais - Exceo: Salvo se houver solidariedade ativa(quando tenho mais de um credor com o direito de cobrar a dvida inteira). ( art. 267, CC) 2 Pluralidade de devedores - Regra Geral: A interrupo contra um deles no prejudica os demais - Exceo: Salvo se houver solidariedade passiva(qualquer um dos devedores isolados pode ser obrigado a pagar a divida inteira). Art. 275, CC 3 Pluralidade de devedores solidrios, 1 deles j falecido - Regra geral: A interrupo na pessoa do herdeiro, do falecido, no prejudica os demais. Por que no? Porque a solidariedade no se transmite por herana. Art. 276, CC. - Exceo: Salvo se a obrigao for indivisvel. Art. 258 4 Interrupo em face do devedor principal estende-se ao fiador. Aplicao do principio da acessoriedade.

Principais prazos prescricionais: - Caracter supletivo do Art. 205 10 anos, sempre que a lei no promover prazo menor. - Art. 206 no exaustivo, por exemplo prazos que esto no cdigo do consumidor. - 1 - 1 ano: - segurado - 2 2 anos: - penso alimentcias, detalhe que o pagamento ms a ms, seno pagar naquele ms comea a contar o prazo. - 3 - 3 anos: - Enriquecimento sem causa - Alugueis - Pretenso de reparao civil - a pretenso do beneficirio contra o segurador, e a do terceiro prejudicado, no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatrio 5 5 anos: - a pretenso dos profissionais liberais em geral, procuradores judiciais, curadores e professores pelos seus honorrios, contado o prazo da concluso dos servios, da cessao dos respectivos contratos ou mandato;

Aula 25-Teoria das Relaes Jurdicas II 26Nov09

Decadncia ou Caducidade: Conceito: Perda de um Direito Potestativo, pois o seu titular no exerceu este direito potestativo, nos prazos que lhe foram conferidos. No que o direito precisa ser violada, a prazo comea a contar no momento que o direito pode ser exerccio. Direito Potestativo: A lei garante uma prerrogativa (um poder) de interferir na esfera jurdica alheia. Constituir, modificar ou extinguir um direito qualquer que a afete a pessoa.

Encontrado em Francisco de Amaral: - Dto Puramente Potestativos: so exercidos bastando to s a manifestao de vontade do titular do direito. Ex.: A renncia a herana um exerccio de um dto puramente potestativo. Ex.2: Revogar mandato, a relao do representado e representante um vinculo de confiana, se perder a confiana revoga-se o mandato. - Dtos Potestativos exercitveis via ao em caso de resistncias. Ex.: O divrcio, a lei no pode obrigar algum permanecer casado se ele no quiser, exercitado via ao caso houver existncia. Ex.2: Pedir a excluso de uma sociedade, se os outros scios se oporem, peo a deciso via judicial. - Dto Potestativos exercitveis via ao obrigatoriamente. necessrio, pois no tenho resultado sem uma deciso judicial. Ex.: Anulao de Casamento, s consigo realizar a anulao por via judicial. Ex.2: Art. 178 Aes Anulatrias de NJ. 4 anos o prazo decadncia. rever captulo da anulabilidade. Os prazos decadncias esto espalhados no Cdigo Civil e em leis extravagantes(fora do Cdigo Civil). Se o prazo se reportar a um dto subjetivo patrimonial violado Prescrio Se o prazo se reportar a um dto potestativo Decadncia. Obs.: Na Prescrio perda da pretenso, uma violao de um direito que gera a pretenso.

Art. 207. Salvo disposio legal em contrrio, no se aplicam decadncia as normas que impedem, suspendem ou interrompem a prescrio.

Art. 207 OS PRAZO DECADNCIAIS SAO DE FORMA CONTINUA. REGRA GERAL - Excees da no continuidade da decadncia: - Art. 208. Aplica-se decadncia o disposto nos arts. 195 e 198, inciso I. - Art. 198. Tambm no corre a prescrio:
I - contra os incapazes de que trata o art. 3 o; - Art. 195. Os relativamente incapazes e as pessoas jurdicas tm ao contra os seus assistentes ou representantes legais, que derem causa prescrio(decadncia, por negligencia), ou no a alegarem oportunamente.

- Art. 26, Cdigo do Consumidor por defeitos de produtos ou de servios de fcil constatao, o consumidor tem um

prazo decadencial de 30 dias, para entrar com ao. Se levar o objeto loja para trocar, e se o material ficar l para anlise, o prazo no corre, ou seja, fica suspenso o prazo decadencial. - Art. 446. No correro os prazos do artigo antecedente na constncia de clusula de garantia; mas o adquirente deve denunciar o defeito ao alienante nos trinta dias seguintes ao seu descobrimento, sob pena de decadncia.

- Art. 209. nula a renncia decadncia fixada em lei.

- Art. 209 Na decadncia no pode renunciar o prazo decadencial fixado em lei. Ou seja, vale a renuncia a uma decadncia convencional. Obs.: No vale renuncia antecipada, a prescrio.

Tipos de Decadncia: - Decadncia fixada em lei - Decadncia convencional: no fixado em lei, quando as partes, atendendo aos seus interesses, definem no mbito do nj. O prazo decadencial daquele nj. Ex.: Num compromisso de C e V, inclui um clausula de arrependimento, para que haja maior garantia em relao ao negcio, definem: Qualquer das partes podem se arrepender, pagando uma multa, desde que se exera este direito num prazo de 6 meses.

- Art. 210. Deve o juiz, de ofcio, conhecer da decadncia, quando estabelecida por lei.

- Art. 210 Hoje, tanto a prescrio quanto a decadncia podem ser reconhecidas de ofcio pelo juiz. Pois o Art. 194, foi revogado.

- Art. 211. Se a decadncia for convencional, a parte a quem aproveita pode aleg-la em
qualquer grau de jurisdio, mas o juiz no pode suprir a alegao.

- Art. 211 Se estou de uma decadncia convencional, a alegao da decadncia no preclui. Pois pode alegar em qualquer grau de jurisdicional. Neste caso o juiz no pode alegar de oficio a decadncia, depende do pedido da parte.

Observaes Finais: 1. Prescrio e Decadncia so institutos de Direito Material por isso tratado no cdigo civil.

- Muito diferente de Precluso ou da Perempo do Processo Institutos de Direito Processual. Perempo extino do processo por abandono do processo. 2. CPC, 269, IV - Art. 269. Haver resoluo de mrito: IV - quando o juiz pronunciar a decadncia ou a prescrio; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) 3. Aplicao do principio da acessoriedade Art. 92, CCB
Art. 920. O endosso posterior ao vencimento produz os mesmos efeitos do anterior.

- Se a prescrio atinge o principal, atinge tambm os acessrios. 4. Art. 882, CCB Renncia de Prescrio
Art. 882. No se pode repetir (pedir devoluo) o que se pagou para solver(pagar) dvida prescrita, ou cumprir obrigao judicialmente inexigvel. Associar ao Art. 191 Art. 191. A renncia da prescrio pode ser expressa ou tcita, e s valer, sendo feita, sem prejuzo de terceiro, depois que a prescrio se consumar; tcita a renncia quando se presume de fatos do interessado, incompatveis com a prescrio.

5. Art. 1244, CCB Prescrio Extintivas Art. 189, 205, 206 Perda da Pretenso Prescrio Aquisitivo(evitar o uso desta expresso) Usucapio, Art. 1238 e ss
Art. 1.244. Estende-se ao possuidor o disposto quanto ao devedor acerca das causas que obstam, suspendem ou interrompem a prescrio, as quais tambm se aplicam usucapio.

Prescrio tem haver com o decorrer do tempo, com a passagem do tempo, ou seja a passagem do tempo relevante para o direito. Prescrio uma passagem do tempo de forma negativa(Prescrio Extintiva), porm no caso do usucapio de forma positiva(Prescrio Aquisitiva). Pontes de Miranda diz que Usucapio no Prescrio Aquisitiva, mas a doutrina entende que sim.

S-ar putea să vă placă și