Sunteți pe pagina 1din 14

Subgrupos e grupos cclicos

Apresentar os conceitos de subgrupo e de subgrupo cclico.

14
Meta da aula

objetivos

Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: Identificar as propriedades que caracterizam um subgrupo. Apresentar exemplos de subgrupos. Identificar as propriedades que caracterizam um grupo cclico. Apresentar exemplos de subgrupos cclicos.

AULA

Pr-requisitos
Voc vai precisar dos conhecimentos sobre anis e ideais, desenvolvidos em lgebra I e nas Aulas 12 e 13.

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

INTRODUO

Nas duas aulas anteriores, desenvolvemos o conceito de grupo e estudamos vrios exemplos. Voc deve ter notado que vimos alguns exemplos de grupos contidos em outro grupo maior. Por exemplo, o grupo (Z, +), dos nmeros inteiros com a operao de adio, est contido no grupo (Q, +) dos nmeros racionais com a operao de adio. Da mesma forma, (Q, +) est contido em (R, +) que, por sua vez, est contido em (C, +). Esta a importante noo de subgrupo. relevante observar que, quando dizemos que o grupo (Z, +) est contido no grupo (Q, +), queremos dizer no s que um conjunto subconjunto do outro, Z Q, mas tambm que a operao de adio (+) entre dois nmeros inteiros, a e b, produz o mesmo resultado a + b que na situao em que a e b so vistos como elementos do grupo (Q, +). Assim, no podemos dizer que o grupo multiplicativo (Q*, .) est contido no grupo aditivo (R, +), pois, apesar de Q* R, as operaes a . b em (Q*, .) e a + b em (R, +) do resultados diferentes para os mesmos a, b Q. Por exemplo, 1 . 1 = 1 e 1 + 1 = 2. Portanto, para que um grupo seja um subgrupo de outro grupo, vamos exigir no s que um conjunto esteja contido no outro mas, tambm, que suas operaes coincidam nos elementos que so comuns aos dois conjuntos.

DEFINIO 1 (SUBGRUPO)
Sejam (G, .) um grupo e H um subconjunto no-vazio de G. Dizemos que H um subgrupo de G se H, munido da operao . do grupo G, for um grupo, ou seja, se (H, .) for um grupo. Veja que a operao . j associativa em G, logo, ela j satisfaz a propriedade associativa para os elementos de H . Portanto, as propriedades a serem satisfeitas para que H seja um subgrupo de G so dadas pelos seguintes axiomas. SG1. H fechado pela operao de G, isto , a . b H para todo
a, b H.

SG2. eG H . SG3. Se a H ento a-1 H . Se H subgrupo de G, ento denotamos H < G e, caso contrrio, denotamos H G.

186

CEDERJ

subgrupos triviais de G. Se H um subgrupo de G, diferente de {eG} e G, ento dizemos que H um subgrupo prprio de G.

Exemplo 1
Pelas nossas observaes iniciais, temos a seguinte seqncia de subgrupos: (Z, +) < (Q, +) < (R, +) < (C, +) . No entanto, (Q* , .) no subgrupo de (R, +), j que a operao de (Q*, .) no a mesma que a de (R, +). Mas verdade que (Q*, .) < (R*, .) < (C*, .) . Assim como temos critrios que facilitam verificar se um subconjunto de um espao vetorial um subespao vetorial ou se um subconjunto de um anel um subanel, temos, tambm, um critrio que facilita verificar se um subconjunto de um grupo um subgrupo. o que vamos fazer a seguir.

Proposio 1 (Critrio do Subgrupo)


Seja H um subconjunto no-vazio de um grupo G. Ento, H um subgrupo de G se, e somente se, a . b-1 H para todo a, b H . Demonstrao () Vamos supor, inicialmente, que H um subgrupo de G. Queremos provar que a . b1 H para todo a, b H. Assim, sejam a, b H. Temos a, b H b1 H pela propriedade SG3 de subgrupo a . b1 H pela propriedade SG1 de subgrupo, e, assim, provamos o que queramos, ou seja, que a . b1 H para todo a, b H.
CEDERJ 187

AULA

Dado o grupo G, ento {eG} e G so subgrupos de G, chamados

14

Observao

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

() Nossa hiptese, agora, que a . b1 H para todo a, b H. Queremos provar que H subgrupo de G, ou seja, que H satisfaz as propriedades SG1 a SG3. Vamos provar primeiro a validade de SG2, depois SG3 e, por fim, SG1. SG2. Como H , existe um elemento a H. Da, temos a H eG = a . a1 H pela hiptese com b = a .

SG3. Seja x H. Como j sabemos que eG H, ento, x, eG H x1 = eG . x1 H pela hiptese com a = eG e b = x. SG1. Sejam x, y H. Pela propriedade SG3, sabemos que y1 H. Portanto, temos x, y1 H x . y = x . (y1) 1 H pela hiptese com a = x e b = y1. Conclumos, assim, que H um subgrupo de G. Observao Quando G for um grupo aditivo, (G, +), e H um subconjunto no-vazio de G, a condio a . b-1 H se transformar em a b H, j que b o elemento inverso de b. Assim, nesse caso, temos H<G a b H para todo a, b H .

188

CEDERJ

1. Dado o grupo aditivo (Z, +), mostre que nZ = { kn | k Z } um subgrupo de Z para todo inteiro n > 1 . ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Exemplo 2
Seja D3 = {I, R, R2, F, FR, FR2} o grupo das simetrias do tringulo eqiltero visto na Aula 18. Ento H1 = {I, R, R2} e H2 = {I, F} so subgrupos de D3 . Isso imediato pela aplicao do critrio do subgrupo.

Exemplo 3
Considere o grupo (Z4, +). Vamos mostrar que H = {0, 2} o nico subgrupo prprio de Z4 . Se H for outro subgrupo prprio de Z4 = {0, 1, 2, 3}, ento, teremos 1 H ou 3 H. Caso seja 1 H, ento, aplicando SG1, teremos 2 = 1 + 1 H ; 3 = 2+ 1 H e 0 = 3 + 1 H , e, portanto, teramos H = {0, 1, 2, 3} = Z4, o que uma contradio, j que H subgrupo prprio de Z4. Caso seja 3 H, ento, aplicando SG3, teremos 1 = 3 H , e, pelo argumento anterior, teramos novamente que H = {0, 1, 2, 3} = Z4, que a mesma contradio. A concluso, portanto, que H = {0, 2} o nico subgrupo prprio de Z4.

CEDERJ

189

AULA

14

ATIVIDADE

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

Vamos desenvolver, agora, um importante tipo de subgrupos, que so os subgrupos gerados por um nico elemento.

DEFINIO 2 (SUBGRUPO GERADO POR UM ELEMENTO)


Sejam (G, .) um grupo e a G . Definimos as potncias de a: a0 = eG an = an1 . a an = (a1)n se n Z, n 1 se n Z, n < 0 .

Denotamos por < a > o conjunto de todas as potncias de a, ou seja, < a > = {an | n Z } Veremos, a seguir, que este conjunto um subgrupo de G, chamado subgrupo gerado por a. Dizemos, tambm, que a um gerador de <a>. Quando G for um grupo aditivo, (G, +), ento as potncias de a sero, na verdade, os mltiplos de a: 0a = 0G na = (n1) a + a na = (n)(a) se n Z, n 1 se n Z, n < 0 ,

e o subgrupo gerado por a se escreve como < a > = {na | n Z }

Proposio 2 (O subgrupo gerado por a)


Sejam (G, .) um grupo e a G. Ento < a > um subgrupo de G. Demonstrao Vamos aplicar o critrio do subgrupo. Sejam an , ak < a > dois elementos, ento

190

CEDERJ

o que prova que < a > um subgrupo de G.

Exemplo 4
Dado o grupo (Z, +), ento nZ = {kn | k Z = < n >}. Em particular, 2Z = < 2 >. Veja, tambm, que Z = < 1 > .

Exemplo 5
Considere o grupo (Z4, +) do Exemplo 3. Ento H = {0, 2} = < 2 >. Veja aqui, tambm, que Z4 = < 1 > . Grupos, como Z ou Z4, que so gerados por apenas um elemento, so muito importantes e tm uma nomenclatura especial.

DEFINIO 3 (GRUPO CCLICO)


Um grupo G chamado grupo cclico se = G = < a > para algum a G, ou seja, G gerado por um elemento. Neste caso, dizemos que a um gerador de G. Observao Se G um grupo cclico, ento o gerador de G , isto , o elemento a G tal que G = < a >, em geral, no nico. Por exemplo, Z4 =< 1 > e Z4 = < 3 >.

Exemplo 6
Considere o grupo (Zn, +), onde n > 1 um inteiro. Ento Zn = < 1 >, e, portanto, Zn um grupo cclico.

CEDERJ

191

AULA

14

an . (ak)1 = an . ak = ank < a >

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

ATIVIDADE 2. Determine se os grupos multiplicativos ( Zx5 , . ) e ( Zx8 , . ) so grupos cclicos. Caso algum deles seja um grupo cclico, determine seus geradores. ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Para terminar esta aula, vamos enunciar um resultado que diz, no fundo, que todo grupo cclico uma cpia de (Z, +) ou uma cpia de algum (Zn, +). Para isso precisamos definir o conceito de ordem de um elemento.

DEFINIO 4 (ORDEM DE UM ELEMENTO)


Seja G um grupo e seja a G . Se o subgrupo < a > for finito, ento dizemos que a ordem de a, denotada por ord(a), o nmero de elementos de < a >, ou seja, igual ordem de < a > . Agora, se < a > for um grupo infinito, ento dizemos que a ordem de a infinita. Observao 1. Para o elemento neutro e de um grupo G, temos < e > ={e} e, portanto, ord(e) = 1. Para qualquer outro elemento a G (a e), temos ord(a) = > 1 . 2. Se G um grupo cclico com gerador a, G = < a >, ento ord(a) = |G| .

Exemplo 7
Considere o grupo aditivo Z4 = {0, 1, 2, 3}. Pela observao anterior, j sabemos que ord(0) = 1 . Agora, < 1 > = {0, 1, 2, 3} = Z4 ; < 2 > = {0, 2,} ; < 3 > = {0, 1, 2, 3} = Z4 , de onde conclumos que ord(1) = 4 ; ord(2) = 2 ord(3) = 4

192

CEDERJ

3. Determine a ordem dos elementos dos grupos multiplicativos ( Zx5 , . ) e ( Zx8 , . ). ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Podemos enunciar, agora, o resultado mais importante deste captulo.

TEOREMA 1
Seja G um grupo e seja a G. 1. Se a for um elemento de ordem finita n, ento n ser o menor inteiro positivo que satisfaz an = eG . Mais ainda, < a > = {e, a, a2, ..., a n1 }. 2. Se a for um elemento de ordem infinita, ento an eG para todo inteiro n 0. Mais ainda, < a > = {..., a2, a1 , e, a, a2, ...} e todas as potncias de a sero distintas.

CARACTERIZAO DOS GRUPOS CCLICOS


Futuramente vamos definir o conceito de isomorfismo de grupos de modo muito semelhante ao que foi feito para os isomorfismos de espaos vetoriais e para os isomorfismos de anis. Isso significa que dois grupos sero isomrficos quando um for uma cpia algbrica do outro. Assim, se G for um grupo cclico com gerador a, ou seja, G = < a > , ento o teorema anterior diz que teremos dois casos a considerar: 1. Se a for um elemento de ordem finita n, ento G = {e, a, a2, ..., an1} e G ser isomrfico a Zn. 2. Se a for um elemento de ordem infinita, ento G = {..., a2, a1 , e, a, a2, ...}, com todas as potncias de a distintas, e G ser isomrfico a Z. Observao Como conseqncia da caracterizao dos grupos cclicos, temos que todo grupo cclico abeliano.

CEDERJ

193

AULA

14

ATIVIDADE

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

No entanto, a recproca falsa, ou seja, nem todo grupo abeliano um grupo cclico. Por exemplo, o grupo multiplicativo Zx8 , abeliano, mas, como voc provou na Atividade 2, ele no um grupo cclico.

ATIVIDADES FINAIS
1. Determine se o grupo multiplicativo Zx7 = {a Z7 | mdc (a, 7) = 1} = {1, 2, 3, 4, 5, 6} cclico. Caso seja, determine seus geradores. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

2. Determine se o grupo S3, das permutaes de 3 objetos, cclico. Caso seja, determine seus geradores. ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

194

CEDERJ

RESUMO

Nesta aula, vimos o conceito de subgrupo. Vimos que um subconjunto no-vazio H de um grupo G um subgrupo de G se satisfizer os seguintes axiomas: SG1. H fechado pela operao de G, isto , a . b H para todo a, b H. SG2. eG H . SG3. Se a H ento a1 H . Depois, vimos o conceito de um subgrupo gerado por um elemento a G, que o subconjunto < a > = {an | n Z} G. Vimos que a ordem do elemento a G a ordem do subgrupo < a >. Em seguida, vimos que um grupo G um grupo cclico se existir a G tal que G = < a >. Nesse caso, dizemos que o elemento a um gerador do grupo G. Por fim, vimos o importante teorema que diz que se G um grupo e a G, ento: 1. Se a for um elemento de ordem finita n, ento n ser o menor inteiro positivo que satisfaz an = eG . Mais ainda, < a > = {e, a, a2, ..., an1}; 2. Se a for um elemento de ordem infinita, ento an eG para todo inteiro n 0. Mais ainda, < a > = {..., a2,, a1, e, a, a2,...} e todas as potncias de a sero distintas.

RESPOSTAS COMENTADAS

Atividade 1 Pelo critrio do subgrupo, basta verificar que a b nZ para todo a, b nZ. Como a, b nZ, ento existem k, m Z tais que a = kn e b = mn. Assim, a b = kn mn = (k m)n nZ , e, portanto, nZ um subgrupo de Z.

CEDERJ

195

AULA

14

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

Atividade 2 Vamos considerar, inicialmente, Zx5 = {a Z5| mdc(a, 5) = 1} = {1, 2, 3, 4}. Considerando as potncias de 2 Zx5, temos: (2)1 = 2; (2)2 = 4; (2)3 = 3; (2)4 = 1, o que mostra que Zx5 = < 2 >, ou seja, Zx5 um grupo cclico. Mais ainda, no s o elemento 2 um gerador de Zx5, o elemento 3 tambm , pois (3)1 = 3; (3)2 = 4; (3)3 = 2; (3)4 = 1, e, portanto, Zx5 = < 3 > . Mas, 4 no gerador de Zx5 , pois (4)1 = 4; (4)2 = 1; (4)3 = 4; (4)4 = 1; ..., ou seja, < 4 > = {1, 4}, que um subgrupo prprio de Zx5. No caso de Zx8 = { a Z8| mdc(a, 8) = 1} = {1, 3, 5, 7}, temos (3)1 = 3; (3)2 = 1; (3)3 = 3; (3)4 = 1; ..., (5)1 = 5; (5)2 = 5; (5)3 = 5; (5)4 = 1;..., e (7)1 = 7; (7)2 = 7; (7)3 = 7; (7)4 = 1,... . Portanto, temos < 3 > = {1, 3} , < 5 > = {1, 5} e < 7 > = {1, 7},

ou seja, todos subgrupos prprios de Zx8. Assim, Zx8 no um grupo cclico.

Atividade 3 Considere Zx5. J sabemos que ord(1) = 1. Agora, dos clculos feitos na atividade anterior, temos < 2 > = {1, 2, 3, 4} = Zx5; de onde conclumos que ord(2) = 4; ord(3) = 4 e ord(4) = 2. < 3 > = {1, 2, 3, 4} = Zx5; < 4 > = {1, 4} ,

196

CEDERJ

Seja, agora, Zx8 = {1, 3, 5, 7}. J sabemos que ord(1) = 1. Tambm, dos clculos feitos na atividade anterior, temos < 3 > = {1, 3} , < 5 > = {1, 5} e < 7 > = {1, 7}, de onde conclumos que ord(3) = 2; ord(5) = 2 e ord(7) = 2. Observe que, como os elementos 3, 5 e 7 so seus prprios inversos em Zx8, ento eles so de ordem 2.

Atividade Final 1 Calculando as potncias dos elementos de Zx7 = {1, 2, 3, 4, 5, 6,} e aplicando o Teorema 1, obtemos (2)1 = 2; (2)2 = 4; (2)3 = 1 ord(2) = 3; ord(3) = 6

(3)1 = 3; (3)2 = 2; (3)3 = 6; (3)4 = 4; (3)5 = 5; (3)6 = 1 (4)1 = 4; (4)2 = 2; (4)3 = 1

ord(4) = 3 ord(5) = 6

(5)1 = 5; (5)2 = 4; (5)3 = 6; (5)4 = 2; (5)5 = 3; (5)6 = 1 e (6)1 = 6; (6)2 = 1; ord(6) = 2

Portanto, como Zx7 = {1, 2, 3, 4, 5, 6} um grupo de ordem 6 e temos dois elementos tambm de ordem 6, ento segue que Zx7 um grupo cclico com
Zx7 = < 3 > = < 5 >,

ou seja, Zx7 tem os geradores 3 e 5.

Atividade Final 2 Na Aula 18, vimos que S3 = {I, , 2, , , 2} com = 123 231 e 123 . 132

CEDERJ

197

AULA

14

lgebra II | Subgrupos e grupos cclicos

Pelos clculos, tambm feitos naquela aula, e aplicando o Teorema 1, temos ()1 = (2)1 = 123 123 123 =I ; 3 = ; 2 = 123 312 231 ord() = 3 ; ord() = 3 ;

123 123 123 ; (2)2 = ; (2)3 = =I 312 231 123 ()1 = 123 123 =I ; 2 = 123 132 123 123 ; ()2 = =I 321 123 e 123 123 ; (2)2 = =I 213 123

ord() = 2 ;

()1 =

ord() = 2 ;

(2)1 =

ord(2) = 2 ;

Como S3 um grupo de ordem 6 e todos os seus elementos tm ordem menor que 6, ento segue que S3 no um grupo cclico.

198

CEDERJ

S-ar putea să vă placă și