Sunteți pe pagina 1din 7

Como Lidar com o Desencorajamento

Texto bblico inicial: 1 Reis 19.1-16 Adaptao da palestra do Pr. Nlio da Silva O Pr. Nlio da Silva declarou guerra contra o desencorajamento. Enquanto estava numa livraria americana encontrou um livro com o ttulo: 1001 maneiras de como colocar uma pessoa para baixo. Ele se colocou diante de Deus e fez uma orao: d-me a graa de colocar 1001 pessoas para cima. Da surgiu um ministrio especfico de encorajamento e o site com esse propsito: encorajamento.com Gostaria de trazer algumas coisas muito prticas sobre como lidar com o desencorajamento Negativamente 1) uma doena universal Em qualquer cultura, etnia, regio, encontram-se pessoas desencorajadas. Pensamos que somente eu e voc pessoalmente passamos por problemas. 2) uma doena contagiosa Voc est de bem com a vida. Est tudo lindo. At que... voc encontra aquela pessoa. E pe voc para baixo. De cada ajuntamento de pessoas h 3 a 5 % de negativistas, pessimistas. Que v somente o copo meio vazio. At o sangue negativo. Ilustrao: Um cara estava numa ponte querendo pular para se matar. Outro diz para no fazer isso. Conte-me pelo menos o que aconteceu com voc. Depois de 10 minutos os 2 do as mos e pulam juntos. Desencorajamento doena contagiosa! Com gente negativa voc ama, mas no gasta tempo com ela. Veja o que diz Pv 22.24: No te associes com o iracundo, nem andes com o homem colrico, Cuidado, talvez voc andando demais com pessoas negativas, pessimistas, etc. Razes de desencorajamento: 1) Fadiga transforma qualquer corajoso em covarde (Vicent Lombardi). Ilust. Um homem chaga para o pastor e diz que est muito desencorajado. O pastor responde: voc est fadigado com excesso de trabalho. s vezes precisamos dizer no. Quando a pessoa est assim, pensa-se que tudo s acontece com a gente. Elias vence os profetas de Baal, depois foge e diz: estou sozinho. Cansado. 2) Simples ingenuidade A histria de Elias no captulo 18 fantstica. Leva o povo ao avivamento. Ele um heri da f, mas tambm era vaso de barro. Era gente como a gente. Tinha os mesmos altos e baixos que qualquer pessoa.

Como Lidar com o Desencorajamento

Ilust.: Algum falou para Norman Vicent Pearl: Como eu queria viver num mundo sem problemas. Ele respondeu: fcil, mude-se para o cemitrio. No mundo tereis aflies - garantiu Jesus mas tende bom nimo eu venci o mundo garantiu tambm Jesus. Devemos encarar a vida como ela . No devemos fugir das responsabilidades. 3) Corremos, no enfrentamos o problema v.3: Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Jud Corremos, como Elias, fugindo para o deserto, para nossa solido existencial. Totalmente desencorajado, desanimado. Elias pediu para si a morte. 4) Comparao A nica alternativa para a persistncia o fracasso. v.4b : ...Basta; toma agora, SENHOR, a minha alma, pois no sou melhor do que meus pais. Deus no o compara com ningum. s vezes compara-se a esposa com a esposa do outro. O marido com o da outra. Compara-se o pastor com o ex-pastor, ou com qualquer outro pastor. Paulo bate duro contra isso em 2 Co 10.12: Porque no ousamos classificarnos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. Comparao uma armadilha! Quando nos comparamos com algum que est melhor do que a gente: desanimamos. Quando nos comparamos com algum que est pior do que a gente: ficamos melhor. Deus nos fez de maneira singular. Voc voc. No podemos ser o outro. Voc nico e Deus lhe deu dons para a edificao do corpo de Cristo 5) Perdemos a criatividade O inimigo nmero 1 o moral baixo. Ele entrou numa caverna. Elias era lder, deveria influenciar, abenoar, conduzir as pessoas a Deus. O desencorajamento retira o melhor dos seus sonhos. 6) Culpamos outras pessoas Culpamos o outro. Sartre j disse que o inferno so as outras pessoas. v. 10: tenho sido zeloso, os filhos de Israel 7) Abusamos do exagero Expressamos auto-piedade. Sentir pena de si mesmo pior dos sentimentos humanos. v.10; 14: e eu fiquei s Deus disse: No, h mais 7 mil. O desencorajamento faz com as pessoas se sintam sozinhas e nicas nos seus problemas.

Como Lidar com o Desencorajamento

Eugene Peterson escreveu: piedade a mais nobre emoo que pode ser encontrada no ser humano. A auto piedade, porm, possvel que seja a pior de todas as emoes. Piedade ter a capacidade de entrar na dor de uma outra pessoa a fim fazer alguma coisa a respeito dessa dor. Auto piedade, porm, uma incapacidade, um distrbio emocional doentio que destri a nossa percepo de realidade. A piedade revela a necessidade dos outros, necessidade de amor, de cura, de fora. A auto piedade reduz o universo a uma ferida pessoal a qual demonstrada como forma de significncia. A piedade a adrenalina para atitudes de misericrdia. A auto piedade um narctico que deixa seus dependentes perdidos e desiludidos. O que Deus faz quando Ele entra na histria? Deus diz 3 palavras a Elias: 1. Levante-se (v.5) 2. Olhe (v.6) 3. Conecte-se (v.15-16) Onde voc est no seu momento agora? Tem gente que no queria estar aqui. Est desencorajada. Levante-se; olhe; conecte-se de novo. Como posso lidar com isso daqui para frente 1) Ganhe uma perspectiva correta Ilustrao.: Uma moa escreveu uma carta para a me, ela estava na universidade. Dizendo o seguinte: querida mame, uma vez que eu j estou terminando o primeiro semestre na universidade, eu creio que est na hora de mant-la informada sobre o que vai se passando na minha vida. Assim que cheguei aqui na faculdade fiquei entediada com a rotina da escola, ento eu roubei R$ 100,00 da bolsa da minha colega de quarto. Com esse dinheiro eu aluguei uma bicicleta no qual no dia seguinte que me causou um acidente quando dei de encontro com um poste telefnico. Eu quebrei a minha perna e fui atendida por um jovem medico que passava na rua naquele momento, ele me levou para sua casa, cuidou da minha perna e graas a ele eu posso andar novamente. Eu gostaria de dizer que ns vamos nos casar o mais rapidamente possvel, porem uma vez que estamos com um problema no exame de sangue, pois existe uma doena que insiste em aparecer nos exames. Ns esperamos todavia que poderemos nos casar logo aps a chegada do beb. Em breve estaremos chegando ai para morar com vocs, s que voc vai adorar o beb, tanto quanto voc gosta de mim, apesar que daqui para frente ns vamos ter religio diferente. 2 pargrafo Na verdade eu no roubei R$100,00 da minha colega de quarto. Eu no aluguei um carro, nem houve nenhum acidade, nem quebrei a perna, no encontrei com nenhum jovem mdico de uma religio diferente, nem vamos nos casar, no existe nenhuma doena, nem exame de sangue, ou nenhum beb para se preocupar, eu nem estou voltando para casa a fim de morar com vocs, PORM, estou tirando 0 em geometria, 2 em geologia e eu gostaria que voc aceitasse essas notas numa perspectiva correta.

Como Lidar com o Desencorajamento

Est vendo como as coisas mudam? Quando voc est desencorajado as perspectivas mudam. Assim ocorre quando estamos desencorajados, algo quase esquizofrnico: no real. So puros sentimentos, que no expressam, muitas vezes a realidade de Deus. Temos de aprender a lidar com a realidade para sairmos do estado de desencorajamento, de desnimo, de pessimismo. Disse Paul Tillich: A graa nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado de uma vida vazia. Ela nos atinge quando ano aps ano uma perfeio to esperada no acontece. Quando as velhas compulses reinam dentro de ns da mesma forma que tem feito h dcadas quando o desespero corri toda a alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento alguma onda de luz penetra as nossas trevas, como se uma voz dissesse voc aceito. Voc aceito pelo que maior do que voc, o Dono do mundo. No pergunte pelo nome agora, talvez voc descubra mais tarde, no tente fazer alguma coisa agora, talvez mais tarde voc faa bastante. No busque nada, no realize nada, no planeje nada, simplesmente aceite o fato de que voc aceito. Se isso acontece conosco experimentamos a graa Ilust.: Pr. Nlio, depois de 25 anos de ministrio frutfero, tendo plantado 15 igrejas e levantando milhes de dlares para o ministrio, que ele veio a entender graa. Precisamos entender a graa de Deus no s na cabea, precisa descer para o corao. Ele diz que era amante do ministrio pastoral. E assim produziu 3 filhos rebeldes e 1 esposa infeliz. Hoje ele tem um ministrio de retiro para pastores e esposas. Ele tem visto que a igreja est doente, porque lderes esto doentes. Porque no entendem graa. Graa faz parte de uma retrica que aprendeu maquinalmente. Enquanto estava no Brasil, seu filho se tornava alcolatra nos EUA. Ele foi passar 3 meses com ele. Por 2 meses foi diariamente ao AA. Abandonou 22 atividades no ministrio. Pois no mais o doido de anos atrs. Porque o senso de valor dele estava relacionado com aquilo que ele realizava. O dolo dele era o ministrio e o da esposa eram os 3 filhos. Nosso grande problema ocorre quando nosso senso de valor est no trabalho, no casamento, nos filhos, seja l qual for nosso senso de realizao onde voc encontra satisfao e esse senso de satisfao no Jesus, passamos a ser idlatras. Entender graa poder abrir o corao sem se preocupar com o que os outros vo pensar ou dizer. Porque Deus no aumenta nem diminui a sua graa sobre ns porque expomos as nossas limitaes, fraquezas e decepes. Somos importantes para Deus porque Ele nos ama com amor eterno demonstrado na cruz! Isso suficiente.

Como Lidar com o Desencorajamento

Devemos expandir a graa ao outro. Seja irmo em Cristo, ou ainda no, eles precisam ser amados. Eles querem ombro, aceitao, senso de importncia. Igreja lugar de graa. Voc foi agraciado por Deus, demonstre graa. Devemos tomar cuidado com o legalismo. 2) D uma rpida olhada no problema Rpida, no pense fundo. Elias olhou demais para o problema e no para Deus. Devemos olhar onde ns estamos. E s samos do quadro quando olhamos para frente. Alem do problema, ou seja, para a soluo que Deus pode nos dar. Sanders se aposentou com 65 anos e a aposentadoria era pouca, cerca de US$ 350.00. Ele tinha uma receita de famlia: galinha frita. Foi para um restaurante, o pessoal gostou. Montou um quiosque e depois criou a maior rede de galinha frita do mundo - a KFC depois dos 65 anos de idade. O cu pra depois, aqui luta. Ilustrao de perseverana: Duas rs caram num pote de nata. Assim ouvi dizer Os lados dos potes eram lisos e altos. E a nata profunda a valer. No adianta, disse a primeira, o destino. Adeus amiga, adeus mundo, e assim afogou-se na desiluso. Mas a segunda mais esperta. Debateu-se sem parar com a sua cara suja E seus olhos a esfregar. Vou nadar enquanto posso o que tenho de fazer. Nada ajudar esse mundo Se uma r aqui morrer. E se debateu, sem jamais desistir. Com os ps e com os braos. At que sobre a manteiga Conseguiu do pote sair. 3) D uma larga olhada nas possibilidades que esto diante de voc Todas o dias, olhe as possibilidades, porque elas podem estar diante de ns e no vemos, por causa do desencorajamento. Rick Warren, no livro Uma Vida com Propsitos, diz: eu tenho aprendido na minha vida a duvidar das minhas dvidas e alicerar a minha confiana naquilo que tenho crido. Esse o seu problema. Esse o meu problema. Ns duvidamos daquilo que cremos e cremos naquilo que duvidamos. Invertemos as coisas. Quando chegar a dvida, confie em Deus. Duvide das suas dvidas. Creia que Deus bom, que Ele bom demais. Como diz Pedro: Ele tem cuidado de vocs Deus soberano e no desampara os seus. Ele tem um interesse enorme por voc!

Como Lidar com o Desencorajamento

Porque Ele no apenas nos criou, mas morreu na cruz por ns! H uma manso celestial preparada para ns. No duvide disso! 4) Busque pelas pessoas certas. Fuja dos negativistas. Ame-os, mas cuidado com elas. Pr. Nlio conta a histria de uma irm que chegou para ele reclamando que toda segunda-feira o telefone no parava de tocar pela manh. Ele disse que saiu da cruze respondeu: sabe porque o telefone toca, porque voc uma fofoqueira. Gente como boto de elevador: pode colocar voc para cima ou para baixo. Pv 30.28: o geco, que se apanha com as mos; contudo, est nos palcios dos reis. uma espcie de lagartixa que habita perto de gente grande, ou seja, devemos est mais prximos de pessoas que possam nos abenoar e influenciar positivamente. 5) Diga as palavras certas As palavras tm uma influncia tremenda na vida das pessoas. Um elogio muda muita coisa numa relao conjugal ou entre pais e filhos. Nlio disse que assumiu o compromisso de encorajar pelo menos 1 pessoa por semana. Olhe ao seu redor e voc vai encontrar algum que precisa. Mande um bilhete, envie um versculo por email. Ilust. Um amigo pastor leu um estudo meu em Ap 20.1-6, com o tema O Triunfo do Propsito Redentor de Deus e depois postou um comentrio que me surpreendeu: Lembrar que nada pode impedir o propsito redentor de Deus trouxe alento a minha alma to angustiada nessa manh. Jesus tinha a habilidade de falar dos assuntos mais complicados de forma a colocar as pessoas para cima. A adltera de Joo 8: Nem eu to pouco te condeno, vai e no peques mais Joo e Tiago quando queria pedir fogo do fogo do cu sobre uma aldeia que no recebeu a Jesus, ento Ele respondeu: eu no vim destruir as almas dos homens, mas salvar (Lc 9.56). As pessoas esto carentes de uma palavra sua. Ou at mesmo de um tempo para que voc as escute. Ilust.: um cara que no era psiclogo, resolveu colocar uma placa numa banca no centro de Nova York e disse que poderia ouvir as pessoas por US$ 20 a hora. Encheu de gente. S para ouvir, sem dar conselho algum. J imaginou o que voc pode fazer para abenoar a vida de outra pessoa? Concluso Elias passou a ouvir suas emoes inconstantes. Ele deve ter pensado: O que fiz j est bom. Cansei de tudo isso. Disse-lhe o SENHOR: Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando l, unge a Hazael rei sobre a Sria.A Je, filho de Ninsi, ungirs rei sobre Israel e tambm Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meol, ungirs profeta em teu lugar. (v.15-16) Se voc est vivo, Deus est trabalhando em todas as circunstncias, no para nos desanimar, mas para trabalhar no nosso carter, incluindo nossas

Como Lidar com o Desencorajamento

emoes, para que sejamos fervorosos de esprito, servindo ao Senhor (Rm 12.11), com alegria (Sl 100.2), sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo (1 Co 15.58). Atitude prtica para quando vier o desencorajamento: isso tambm vai passar (no mundo passais). Isso uma atitude racional, no vai depender das emoes e do momento. Outra: o mundo pode estar se acabando, a casamento em crise, filhos rebeldes, crise financeira, etc.: Deus est no controle No tome decises quando estiver desencorajado. Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Fp 4.8) Que Deus nos ajude! * Adaptada pelo Pr. Robson Rosa Santana (I. P. de Tangar da Serra). Postada no seu blog: www.rrsantana.blogspot.com. Podendo ser baixados tanto esse texto como o udio em mp3 da palestra original do Pr. Nlio da Silva.

S-ar putea să vă placă și