Sunteți pe pagina 1din 45

1

GOTAS DE LUZ
FRANCISCO CNDIDO XAVIER Ditados pelo Esprito Casemiro Cunha

INDICE

Gotas De Luz Centelhas Culto Domstico Entre Ns Aforismos Anexins De Sempre Apartes Arabescos Aviso Fraternal Comentrios Concluses Populares Confraternizao Fragmentos Gotas Gros Da Verdade Gros De Luz Ilaes Lembranas Mximas Mensagem De Vigilncia Migalhas No Santurio Interior Notas Notas Rimadas Ntulas Palhetas Ptalas Pingos Postais Provrbios Recados Rimas Seixos Sementes Do Caminho Sentenas De Todos Temas De Toda Parte Equaes Lembretes O Divino Convite Rifes

UM PSSARO ESPIRITUAL

Conhecemos velho amigo que, em certo perodo de provao, no vacilou em sacar do bolso arma mortfera, instigando por insidiosa calnia, com a inteno de eliminar antigo companheiro, mas, quando se dispunha a penetrar a casa, com o escuro propsito que lhe envenenava o corao, eis que pequerrucho canrio comeou a cantar em rvore prxima. Havia tamanha beleza na melodia desconhecida, que o quase delinqente sustou o ato tresloucado e passou a refletir... Aquele cntico sem palavras no seria uma advertncia divina? Deus, que mergulhara a alma do pssaro em harmonia celeste, no saberia exercer a justia que ele, pobre homem imperfeito e amargurado, pretendia executar com as prprias mos? Considerou, portanto, mais aconselhvel esperar. E, enquanto aguardava a cessao do hino comovente, algo surgiu, de improviso, dissipando a densa nuvem de indbitas preocupaes que lhe amortalhavam o esprito. A paz voltou a felicitar-lhe o ntimo, dantes atormentado, e, em lgrimas, agradeceu ao Senhor que o salvara de lamentvel desastre, por intermdio de um passarinho. Lembramo-nos do incidente, lendo os versos que Casimiro Cunha enfileirou neste livro. Atravs de quadras simples, o nosso irmo faz brotar, do solo de sua alma fraterna, verdadeira fonte de amor, em gotas de luz, exaltando a Divina Bondade e as virtudes crists que podem erguer-nos Espiritualidade Santificante. Ave da Altura, acordando-nos para a glria imortal do bem eterno, quantos de ns, escutando-lhe o poema de ternura e sabedoria, poderemos interromper as ligaes com a sombra? Consagremos ao mensageiro do Evangelho alguns minutos de leitura e reflexo e, de certo, compreender-lhe-o a sublime e musicada mensagem quantos tiverem ouvidos de ouvir. Emmanuel (Pedro Leopoldo, 1 de Janeiro de 1953).

CENTELHAS
Casimiro Cunha

Se buscas nobre caminho Que ao Senhor no desagrade, Recorda que a paz reclama Servio e fraternidade. Quem deseja ser feliz Acende a luz da esperana Ocupa lugar pequeno E tenta pouca mudana. Estende a bondade a todos. O bem a glria da vida. O enfermeiro sem cuidado Alarga qualquer ferida. Quem luta para viver Vai mais longe, calmo e forte. . . Quem vive para lutar Mais cedo recebe a morte. Cultiva nos teus lazeres Pensamento nobre e ativo. Todo cio sem estudo sepulcro do homem vivo. Trabalha, atendendo alegre Aos planos de maior vulto.

Recorda que a pacincia sempre um tesouro oculto. No aplaudas, nem procures O corao desatento Que gasta dinheiro e sangue, Comprando arrependimento. Se pretendes, cada dia, Servir, prover e acertar, Medita devagarinho E apressa-te a executar. No cime envenenado, Escuro e destruidor, H sempre muito amor prprio E pouca expresso de Amor. Respira ao Sol do Evangelho, Sereno, ditoso e crente. Sem Jesus, o homem no passa De animal inteligente.

CULTO DOMSTICO
Casimiro Cunha Quando o culto do Evangelho Brilha no centro do lar, A luta de cada dia Comea a santificar. Onde a lngua tresloucada Dilacera e calunia, Brotam flores luminosas De sacrossanta alegria. No lugar em que a mentira Faz guerra de incompreenso, A verdade estabelece O imprio de amor cristo. Onde a ira ruge e morde, Qual rude e invisvel fera, Surge o silncio amoroso Que entende, respeita e espera. A mente dos aprendizes Bebe luz, em pleno ar. Todos disputam contentes A glria de auxiliar. A bno do culto aberto, Na divina diretriz, Conversa Jesus com todos E a casa vive feliz. Quem traz a igreja consigo, Combatendo a treva e o mal, Encontra a porta sublime Do Reino Celestial.

ENTRE NS
Casemiro Cunha

Corao que no se abre sementeira do amor No guarda com segurana A luz do Consolador. Muita leitura sem obras De ensino e consolao Traz a flor parasitria Da intil conversao. Desalento choramingas Em pranto sempre a correr, Expressa, freqentemente, Muito servio a fazer. Comentrios contra ingratos, Verbo amargoso e violento, So tristes revelaes No anseio de isolamento. Discursos sem caridade - Fraternidade sem portas Tribunas que no amparam So sinais de fontes mortas. Fadiga de todo instante, Chorosa, escura e cedia, Traduz sem contestao,

Fragilidade e preguia. Cabea muito ilustrada, Sobre a vida em calmaria, urna lavrada em ouro, Muito nobre, mas vazia. Entusiasmo eloqente, Sem atos de amor cristo, fogo de palha seca, Em bolhas de gua-sabo. Sublime conhecimento, Distanciado do bem, tesouro enferrujado, Que no ajuda a ningum. Banquetes da inteligncia, Sem Jesus suprindo a mesa, So brilhos de fora bruta Em pedras da natureza.

AFORISMOS
Casimiro Cunha

Desgostos, chagas e angstias, Martrio rude e violento, So rebolos invisveis De santo aprimoramento. Ser rico e ser justiceiro Na virtude sem disfarce, como viver no fogo, Respirando sem queimar-se. Dois apoios precisamos Na jornada de ascenso: A lanterna da bondade E o trilho da retido. Cumpre o dever que te assiste, Servindo, ditoso e crente. Da conscincia tranqila Nasce a calma permanente. Aprende, ensina e esclarece. Trabalha, ajuda e auxilia. No h maior desventura Que a da existncia vazia.

No tornes por humildade A vileza fraca e nula. A humildade serve sempre, Mas a vileza bajula. Faze o bem ainda que o bem No seja bem que te agrade. Resume-se a f crist Na palavra caridade. Que lisonja por mais linda No te seduza o interesse. O mrito como a luz Por si mesmo resplandece. Cultiva o bem, sem cessar, Ao longo de teu caminho. Terra boa, desprezada, me do mato escarninho. Nas lies da vida inteira, S firme, animado e forte. Quem desiste de aprender Comea a buscar a morte.

ANEXINS DE SEMPRE
Casimiro Cunha

A cabea ambiciosa Que vive votada ao mal Escreve o favor na areia E grava a ofensa em metal. Quem teme cobra e lagarto, Quem passarinhos receia, Perde a vida sem combate, No prepara, nem semeia. Aprende a ver e lembrar!... No curso de toda a histria, O soberbo perde a vista, O ingrato perde a memria. Da ternura doce e branda, S devoto, no escravo... Eu bonzinho, tu bonzinho, Quem educa o burro bravo? No mesmo tronco, onde a abelha Retira fortuna e mel, A aranha escura e disforme Faz morte, peonha e fel.

Cultiva a lei do equilbrio Que nos ajuda e contenta, Se o necessrio deleita, O excesso fere e atormenta. Do verbo usado no mundo, Nasce a guerra, nasce a paz. Com palavras edificas, Com palavras matars. Guarda sempre em teu trabalho Silncio e ponderao... Quando a praa parlamenta, hora de rendio. Cumprindo a Vontade Eterna, S pronto, leal e breve. Quem faz tudo o que deseja, Nem sempre faz quanto deve. No te revoltes se a Terra Nega-te acesso ao jardim... H nmeros de comeo, No h nmero de fim.

APARTES
Casimiro Cunha No olvides que o silncio Vitria e virtude encerra. Vencer sobre a prpria lngua mais que vencer a guerra. Aprende a buscar proveito Nas sombras de tua dor. Muita vez, do esterco imundo A planta retira a flor. Mal vais se a louca ambio o gnio com que te isolas. Quem muito estima a demanda Acaba pedindo esmolas. Esfora-te a prol do bem E ters horas tranqilas. O Senhor espalha as nozes Mas o homem deve abri-las. Nossa vida deve ser Fonte cantando bondade. gua estanque e sem proveito cofre de enfermidade. Trabalha constantemente Se procuras luz e paz. O tdio a chaga invisvel Daquele que nada faz. Voa o tempo como o vento, Dia a dia, hora por hora. Se queres felicidade, Faze o bem, aqui e agora.

10

ARABESCOS
Casimiro Cunha Embora a crtica azeda, Atende ao dever cristo. A inveja combate sempre O esforo da elevao. Ilumina a prpria senda, Faze-te sbio e melhor. De todos os males juntos A ignorncia o maior. A fortuna, muitas vezes, neblina deletria. A riqueza sem virtude mais triste que a misria. No te esqueas da verdade, Recorda que para a morte No vale bolsa repleta, Nem existe casa forte. . Trabalha, constantemente, Firme e fiel ao teu posto. Descanso desnecessrio E plantao de desgosto. Ao despeito envenenado A retido no se rende. De pessoa desbriada O insulto no ofende. Dos vermes de runa e morte, Que atacam o fruto e a flor, O mais cruel a preguia Que mora no lavrador. Respeita a moderao. Quem com pouco se compraz, Entre as bnos da alegria, Serve muito e vive em paz

11

AVISO FRATERNAL
Casimiro Cunha

Meu irmo, se tu j sabes Que a vida nunca termina, Renova-te, enquanto tempo, bno da Luz Divina. Ningum renasce na Terra Para dar-se ao gozo vo. Mas para multiplicar-se Em obra de perfeio. Aquele que foge luta, Temendo a infelicidade, Despreza, sem perceber, O dom da oportunidade. A dor, o charco, o espinheiro, O dissabor e a ferida Expressam, em toda parte, Sagradas lies da vida. Os desafios da sorte E as dolorosas contendas

Trazem sempre ao nosso meio Avisos e corrigendas. Nas flores envenenadas, No afeto que desilude, Podemos consolidar A plantao da virtude. Junto boca enegrecida Que nos condena ou magoa, Seremos iluminados Na glria de quem perdoa. Na cruz de sarcasmo e fel, De desencanto e aflio, Ditosos encontraremos A paz e a ressurreio. Melhora-te, pois, e esquece A senda resvaladia. Ningum escapa ao rigor Dos tribunais de justia.

12

COMENTRIOS
Casimiro Cunha

O servio e a diligncia, Na inspirao da bondade, So as bases da alegria E os pais da prosperidade. Evita o rosto agradvel De sorrisos escarninhos, Cuja boca vive cheia De pedras, cobras e espinhos. Quem muito estima a ironia, Ferindo e insultando a esmo, Acaba desrespeitado, No menosprezo a si mesmo. Escuta, calmo, os conselhos Dos irmos mais exigentes. O dentista mais exmio No trata dos prprios dentes. Em teu reconforto, ampara Quem segue na senda estreita. No mundo, s portas da festa, A provao vive espreita. No zombes de quem padece. No te canses de ajudar. Sob as nvoas do futuro, Vem teu dia de chorar. A nossa felicidade qual milagrosa estrela... Brilha sempre ao nosso lado, Mas nunca sabemos v-la.

13

CONCLUSES POPULARES
Casimiro Cunha

Faze tu, quanto te caiba, Com teus cuidados cristos! O olho fiel do dono mais gil que cem mos. Quem fala pouco na estrada Evita muita contenda. Prende agora a tua lngua Se no queres que te prenda. Perdoa e auxilia sempre... Quem ofensas muito apura, No tem a calma precisa, Nem tem a vida segura. Aos homens sem Jesus - Cristo No mostres, perdendo a calma, Nem o fundo de teu bolso, Nem o fundo de tua alma. Se desejas grandes luzes, No sejas aflito e louco. Em nenhum lugar da vida, O que muito custa pouco.

14

CONFRATERNIZAO
Casimiro Cunha Quem luta e confraterniza, Entrega-se, com fervor, Cada dia, cada hora, sementeira do amor. Procura, acima de tudo, A fora da simpatia, Gerando fraternidade Pelas bnos da alegria. E aquele que busca irmos, No entendimento em Jesus, Conservar, sempre aceso, O dom da divina luz. Negando sempre a si mesmo De alma voltada ao porvir, Disputa, desassombrado, O galardo de servir! Perdoa setenta vezes Sete vezes, cada ofensa, Plantando a fraternidade E agindo sem recompensa. Ora por todos aqueles Que o caluniam na estrada; Recebe, por benefcios, A dor, o espinho, a pedrada... Ajuda sem distino, No se afasta de ningum. grande sem perceber, Na glria do eterno bem. Evita o prprio destaque, Mas considera, contente, O valor de cada esforo, No esforo de toda gente. No se agasta, no se irrita E, no roteiro cristo, Estende, sem descansar, A luz e a cooperao. No se limita a ensinar, Exemplifica e executa E encontra, por toda parte, Irmos de esperana e luta. Descobre na prpria vida O sublime aprendizado Em que lhe cabe atender Ao Mestre Crucificado. Irmos, no vos esqueais! Toda fraternizao Comea com Jesus - Cristo Reinando no corao.

15

FRAGMENTOS
Casimiro Cunha Pouca fartura no mata. Frugalidade dever. Por um que morre de sede, Morrem cem mil de beber. Se queres um servidor Que no te acompanhe a esmo, Serve a todos com bondade E servirs a ti mesmo. Muitas perguntas e exames Quase sempre so a grade Que impede a glria sublime Dos vos da caridade. Muito pobre, ao receber A fortuna transitria, Enfeita o bolso e a cabea E logo perde a memria. Por gritos da ignorncia No vivas de alma enfermia. A selvagem voz do burro No sai da cavalaria. No te queixes contra o tempo Que a luta no bem te cobra. Quem aproveita o minuto Encontra tempo de sobra. No faas em tua vida A estranha repetio Daquilo que no te agrada Na vida de teu irmo.

16

GOTAS
Casimiro Cunha

Insultos, provocaes, No retenhas na memria. A inveja sempre um tributo Que a mesquinhez rende glria. No te esqueas da bondade No trato com toda a gente. to difcil ser justo Que mais vale ser clemente. Quando estamos dominados Pelo egosmo vibrante, O mal alheio um cabelo E o nosso sempre um gigante. Humilhaes do caminho So golpes e ulceraes. Mas quem humilha a si mesmo Recolhe grandes lies. Realmente, somos donos Dos olhos, dos ps, dos braos, Mas Deus sempre o Senhor Da fora de nossos passos.

A riqueza que garante Bondade, paz e alegria, Caminha por toda a parte Como o Sol que se irradia. Foge sombra da tristeza E ao gelo do desengano. Amargura dentro dalma como a traa no pano. Alma grande consagrada virtude meritria Converte todo fracasso Em plantao de vitria. A luz s encontra a luz No brilho do prprio seio. Quem muitas ndoas possui V ndoas no rosto alheio. Misria parada e escura sempre triste labu, Mas pobreza que trabalha conduo para o Cu.

17

GROS DA VERDADE
Casimiro Cunha

Se pretendes grande prmio, Bela vida e boa fama, No te faas tagarela, Nem te demores na cama. Suporta com pacincia As dores de teu roteiro. Mais vale a senda espinhosa Que as mos de mau companheiro. Dois dardos arremessamos, Lacerando o corao: O insulto que sai da boca E a pedra que sai da mo. No publiques teu desgosto Por mais humilde e singelo. Quando o touro cai na praa Algum afia o cutelo. Cultiva o silncio amigo. O tolo que cerra os lbios Pode ser admitido Como sbio entre os mais sbios. Se procuras a alegria, Sonhando dias serenos, Pensa muito na jornada, Fala pouco e escreve menos.

No servio construtivo, Guarda a vida bem segura. Meio palmo de preguia Traz dez lguas de amargura. Quem adota por sistema Cerimnia e condio, Comea gozando a paz E acaba na solido. Haja pranto na bigorna, Haja aspereza no malho, Ergue o corpo cada dia Para a bno do trabalho. De opinies tresloucadas No te percas ao sussurro. O burro que vai a Roma Segue asno e volta burro. A caridade corts, Desconhecida no cu, Costuma esconder a bolsa E arregaar o chapu. Quem foge paz e bondade Semeia discrdia e treva. Toda obra sem amor folha que o vento leva.

18

GROS DE LUZ
Casimiro Cunha

Usa palavras amigas Nascidas do afeto irmo. O verbo que reconforta blsamo ao corao. Acende a luz no bom tempo! Afirma a sabedoria Que o Sol claro da manh No durar todo o dia. Nunca te deixes levar Smente pelos ouvidos; Enquanto o boi sua e sofre, O carro espalha gemidos. Pessoa muito importante qual estrela mui rara Que refulge para todos Mas no descansa e nem pra. As foras da discusso E o tempo gasto em contenda S podem trazer vantagem Com pessoa que te entenda.

Onde o gosto e a fantasia So maiores que o proveito, Apresenta as despedidas, Dando o trato por desfeito. Que no te espante a aspereza Do esprito envenenado ; Quem bebe cicuta e fel No pode cuspir melado. Alma nobre como nuvem, Sem ponto de vista algum, Recebendo benefcios Para dar ao bem comum. Que teus gozos e alegrias Sejam simples e frugais ; O pouco vive contente, O muito quer sempre mais. Embora algemado carne, Eleva-te aos altos nveis... O mundo faz vencedores, Mas Jesus faz invencveis.

19

ILAES
Casimiro Cunha

Inicia o teu trabalho, Rendendo-lhe santo apreo. No h fim vitorioso Onde no h bom comeo. Quem te leva tempestade Inclina-te ao desabrigo. Quem te afasta do perdo No pode ser teu amigo. O pobre rixoso e mau, Soberbo, rude e violento, muito pior que o rico Que se fez duro e avarento. Quem constri, quem cose e lava, Quem ara, quem planta e fia Estende os clares do Cu No campo de cada dia. Eleva-te, pouco a pouco, Para o cimo da montanha.

Muita vez, quem mais abarca aquele que menos ganha. Conta bastante contigo. Certas graas e favores Comeam com riso e festa E acabam em grandes dores. No teimes ante a bondade. Serve, ampara e renuncia... A cabea muito dura Quase sempre est vazia. No te aflijas. Sobre a Terra Onde tudo surge e passa, No h gozo sem limite, Nem h sombra sem fumaa. Nos pareceres dos outros Nem sempre h muita valia. H sarcasmo que te exalta E h louvor que te injuria.

20

LEMBRANAS
Casimiro Cunha

Procura com o teu suor O po, a veste e o abrigo. Todo homem preguioso sempre o irmo do mendigo. Penetra a realidade Cada dia, cada instante. Um desengano oportuno beneficio importante. Nunca te esqueas na luta, Se o mal te punge e ameaa, Que o corao bom e puro sempre a melhor couraa. Guarda prudncia ao lenir As chagas de teu irmo. O reconforto indiscreto Irrita a grande aflio. S bondoso para todos. Qualquer ajuda valia Conquistando em teu favor

A graa da simpatia. Entre as vboras da astcia No te deixes enganar. Conscincia que se vende No vale a pena comprar. Se vives de mente em fogo, Perguntando, perguntando... Perdoa, ajuda e esclarece E vivers acertando. Para o despeito infeliz Triste monstro envenenado Toda alegria doena, Todo xito pecado. No te afastes da amargura. Toda fuga imprpria e v. A luta guardada hoje triste guerra amanh.

21

MXIMAS
Casimiro Cunha

No fujas ao teu dever Se queres ser respeitado. Para quem preguioso Todo dia feriado, Quando o Cu procura um homem Que deseja conhecer Manda que o mundo lhe empreste Dinheiro, fama ou poder. H muita gente que sobe, Descendo ao remorso e dor... E h muita gente que desce, Subindo glria do amor. No olvides, se descansas No jardim do galanteio, Que todo sapato lindo Acaba em chinela feio. O rico que serve a todos, Mostrando amor e humildade, Desde a carne enganadora Penetra na santidade.

Agradeamos ao mundo O clix de angustia e fel. O mrmore se aprimora A belisces de cinzel. No critiques, nem destaques As faltas de teu irmo. O tempo trar teu dia De luta e de tentao, Pe o servio em teus braos, Pe a bondade em teus olhos... E ters por toda parte Um roseiral sem abrolhos. Toda moeda que ajuda Bons e maus, crentes e incrus, caridade sublime Que sobe da Terra aos Cus... Se pretendes o caminho Da vida que aperfeioa, Trabalha, incessantemente, Aprende, serve e perdoa.

22

MENSAGEM DE VIGILNCIA
Casimiro Cunha

Se buscas em tua f Roteiros de paz e luz, Afeioa a prpria vida s instrues de Jesus. No vale apenas saber. O aprendizado cristo Reclama de todos ns Esforo e edificao. Palavras, prantos, discursos, Merecem todo o respeito, Mas so zero se lhes falta Caminho nobre e direito. Muitos sabem todo o texto Que a Santa Escritura encerra, Mas vivem segundo a carne, Colados ao p da terra. Notamos por toda a parte, Nos Templos do mundo inteiro, Grandes lobos que se ocultam Em fina l de cordeiro. H serpes ao p do altar De mente escura e cruel, Raposas que do balidos Gemendo com voz de mel.

H vasos alabastrinos Conservando essncia impura. E h venenos escondidos Em clices de ternura. So almas que a sombra envolve Em que a mentira faz centro. Revelam flores por fora Guardando abismos por dentro. As teorias sem fatos Ao povo faminto em prece So promessas enganosas De po que desaparece. Todos temos fantasias De Caim, Judas, Pilatos, Mas nunca seremos livres Sem Jesus em nossos atos. Faamos, pois, cada dia, Bendita e nova cruzada, Oferecendo ao Senhor Nossa vida transformada. Sem Cristo no pensamento, Sem Evangelho na ao, Jamais veremos na Terra O dia da redeno.

23

MIGALHAS
Casimiro Cunha

Quem vive nas discusses, Atendendo uma por um Muita vez passa na Terra Sem acender luz alguma. Navio grande prossiga Ao mar alto, em desconforto... Mas navio pequenino Navegue perto do porto. Onde toda a gente manda Sem que ningum obedea, As obras podem ser grandes Mas sem ps e sem cabea. No desatendas no mundo Grande Sabedoria. O homem faz almanaques Mas s Deus governa o dia. Esperas pela bondade Que flui da Divina Aurora? Comea por ser bondoso Hoje mesmo, aqui, agora!...

Aprende a ouvir a verdade Serena, elevada e pura. Muito raro o bom conselho Sem ressaibos de amargura Doentes e prisioneiros Que o sofrimento congela Encontram difcilmente Pessoas da parentela. Entre amar e bem-querer H muitas lguas que andar. Sanguessuga tambm sente O bem-querer de sugar. Quando o cu todo azul Muita gente d lies, Mas, chegando a tempestade, D gritos e acusaes. No zombes do irmo que sofre Amargurado e ferido ; Entre as sombras do amanh, Teu dia desconhecido.

24

NO SANTURIO INTERIOR
Casimiro Cunha

Meu Senhor, Pai de Bondade, De luz e de Amor sem fim, No me abandones treva Que trago dentro de mim. No me deixes repousar No leito em flor da iluso, Da-me a bno luminosa De tua repreenso. De esprito encarcerado Nos dbitos que inventei, Tenho sede do equilbrio Que nasce de tua lei. Controla-me a aspirao De ganhar e possuir, Sou teimoso e invigilante, Ensina-me a discernir. Entrecruzam-se, em meu peito, Divergncias, dissenses... No me relegues ao jugo De minhas imperfeies. A chaga alheia, Senhor, Sei curar, lenir ou ver, Mas sou tardo de viso Na esfera de meu dever. Sou gil no bom conselho Ao corao sofredor; Todavia, surdo e cego, Nas dias de minha dor.

Nas oraes, quase sempre, Sou cpia dos fariseus, Sentindo-me, presunoso, Dileto entre os filhos teus. No escutes, Pai Bondoso, Os rogos e brados mil Da ignorncia que eu trago, Vaidosa, bulhenta, hostil... No satisfaas, no mundo, O orgulho atrevido e vo Que me faz triste e abatido Nos tempos de provao. Pe freios duros e fortes Ao meu servio verbal, Muita boca leviana Tem dado guarida ao mal. Meus sentidos, enganados, Perturbam-me, muita vez. s emoes desvairadas, Por compaixo, no me ds! Que a tua vontade, enfim, Pronta a prever e prover, Seja em tudo e em toda a vida A minha razo de ser. Meu Senhor, Pai de Bondade, De Luz e de Amor sem fim, No me abandones treva Que trago dentro de mim.

25

NOTAS
Casimiro Cunha

A verdade alguma coisa . Sagrada, bela e infinita... S o amor sabe diz-la Conforme deve ser dita. Se queres luzes mais altas, Mais ditosas e mais ricas, Olvida o mal que te fazem E esquece o bem que praticas. Renem-se os generais Na guerra, em busca da glria, Mas o Todo-Poderoso quem decide a vitria. Quem s palavras semeia, No campo de cada dia, Recolher simplesmente O sopro da ventania. O homem que se aborrece Clamando fastio, a esmo, Encontrou tempo excessivo Para cuidar de si mesmo.

No a erva daninha Que mata o gro promissor, Mas a triste negligncia Que mora no lavrador.

Amizades e conselhos, Livros, remdio e comida Devem chegar at ns De procedncia escolhida. Quem se compraz com a lisonja Desce a escuro sorvedouro, Bebendo o veneno e a morte Em taas de mel e ouro. Competncia e fidalguia, Misria e desolao, Todas dependem na vida Do toque da educao. Quem para justificar-se Alheias faltas reclama, Decerto, pensa lavar-se Em banhos de lodo e lama.

26

NOTAS RIMADAS
Casimiro Cunha

As bolotas de carvalho Produzem copas divinas. Atende ao dever mido, Olha as coisas pequeninas. Se procuras neste mundo A luz de valor mais raro, Caleja as mos trabalhando E aprende a pagar mais caro. Entre um monte de ouro puro E meio quilo de po, A fome, que verdadeira, No padece indeciso. No te agastes, vida afora, Seja a quem for, faze o bem. Cada tonel do caminho Smente d do que tem. Seja teu verbo na vida Bem sentido, bem pensado, Quem dorme, acusando os outros, Desperta caluniado.

Administras? Diriges? S claro, justo, fiel... O juiz muito piedoso Faz o povo mais cruel. Cuidado, se peregrinas A beber e pandegar. O copo afoga mais gente Que toda a extenso do mar. H muita boca que fala E muita lngua que exorta, Mas Casa do Servio Quase ningum chega porta. Por mais negra seja a hora, Continua calmo e crente. No h guerra ou tempestade Que durem eternamente. Trabalho, estudo, orao, Preguia, paixo e vinho, So processos diferentes Que mudam qualquer caminho.

27

NTULAS
Casimiro Cunha

Se o trabalho d prazer, Se a tarefa nobre e amiga, Vivemos em paz conosco, Sem tristeza e sem fadiga. A clera, em toda parte, fogo escuro e violento Que se dispe loucura E encontra o arrependimento. Simplifica quanto possas A prpria alimentao. A cozinha requintada Conduz medicao. No te refiras a trevas No teu dia claro e lindo. No despertes a m sorte, Se a m sorte est dormindo. Nunca sers vencedor Entre balas e punhais. Quem domina a prpria ira o maior dos generais. No te rebeles na vida. Cumpre, calmo, o teu dever. Nas simples horas de um dia, Tudo pode acontecer. Nos trilhos do bem, no chores Se segues caluniado... Na Terra, h muito desprezo Que traz honra ao desprezado.

28

PALHETAS
Casimiro Cunha

S calmo, por mais que a dor Surja negra, triste e m. Ningum sabe o rumo certo Do minuto que vir. Trabalhe incessantemente Quem busque ventura e paz. Se a preguia segue frente, A misria surge atrs. Em teus modos e costumes S generoso e conciso. Maus modos, em qualquer parte, So fontes de prejuzo. Constri sobre a retido A tua felicidade. Abismos chamam abismos, Bondade chama bondade. H dois males que nos fazem A vida escura e enfermia: A chaga da ignorncia E a ulcerao da preguia.

A queixa de todo instante lagarto triste e feio Que afasta de nossa luta A bno do amparo alheio. No menoscabes o ensejo De servir e de aprender. Todo minuto momento De dar ou de receber. Jamais te esqueas na vida Deste aforismo profundo: Quem bom, dentro de casa, bom para todo o mundo. Quem sabe sacrificar-se Numa questo pequenina, Revela trazer consigo A fora da Luz Divina. Em tua misso no bem, S diligente e tenaz. Nada se deve no mundo quele que nada faz.

29

PTALAS
Casimiro Cunha

Para anular tentaes Com nimo sempre ativo, O trabalho infatigvel E o melhor preservativo. Embora a luta te esmague, Cumpre sempre o teu dever; O verdadeiro valor Consiste em saber sofrer. No menoscabes servir E nem repouses na estrada. O tdio sempre o infortnio De gente desocupada. Vence em ti, contigo mesmo, Na escola do sacrifcio. Muita vez, o heri da praa servo do prprio vicio. Procura no amor fraterno Teu caminho abenoado. Quem dorme acusando os outros, Acorda menos prezado.

A palavra generosa, Doce, calma e compassiva, Cai no deserto das almas Como gota de gua viva. Se desejas estender A glria do bem real, Comea, agora e aqui mesmo, Fugindo de todo mal. Que o pranto das grandes mgoas No te faa esmorecer, Olhos que nunca choraram Raramente sabem ver. Se estiveres fatigado, De corpo fraco e enfermio, Medita sobre o descanso, Mas no deixes teu servio. No critiques, nem acuses As faltas de teu irmo. Mais tarde, atravessars Teus dias de provao.

30

PINGOS
Casimiro Cunha

O favor de agora cresce Na direo do porvir. Ajuda espontaneamente E obters sem pedir. Em teu combate no bem, Se desejares vencer, Aprende resignado A tolerar e a sofrer. No roteiro para os cimos Olvida as pedras e avana... A beleza do triunfo Est na perseverana. No abandones teus livros, No te canses de estudar. A educao tesouro Que ningum pode roubar. Perdoa a ofensa da estrada. Mais vale a tua agonia Que a misria dolorosa Daquele que te injuria. A calnia quando escreve Sofre a treva que a reclama, Vertendo pelo alfabeto Fumo e cinza, lodo e lama. Ajuda a mo que te fere... No bem reside a vitria. A inveja sempre o tributo Que o despeito rende glria.

31

POSTAIS
Casimiro Cunh

a No esforo de vigilncia, No dispenses a energia, Onde o lobo acha um cordeiro, Volta, forte, no outro dia. H jornalistas no mundo De idias e bolsas fartas, Que, embora vivam de folhas, Fazem menos que as lagartas. s casas ricas e nobres Irs por requerimento, Mas do ninho dos aflitos No aguardes chamamento. Tem calma nas provaes, Por mais duras, por mais graves... Chega o dia em que os lees So simples manjar das aves. Esprito prevenido No mal contnuo e revel Faz ver cobras onde h pombos, Veneno e lodo onde h mel. Cautela no corao! O mal que chega s braadas, Depois da devastao Vai saindo s polegadas. Enche os teus dias no mundo Com jbilos do dever, H sempre angstia e saudade No instante do entardecer... Trata os irmos atacados Da clera e irritao, A compressas de silncio E blsamos de orao. Deveres muitos no bem? No guardes mgoa e receio... O pouco suficiente Quando Deus est no meio.

32

PROVRBIOS
Casimiro Cunha

Se desejas surpreender A luz, a beleza e a paz, Guarda o silncio da lngua E muito percebers. S valoroso no esforo Pela f que te ilumina. No mrmore embrutecido Repousa a esttua divina. Se vives rogando vida Para que o ouro te ajude, No olvides que a riqueza a tentao da virtude. Cresceste frente do mundo? Que a tua boca se cale. A montanha, por mais nobre, Tem alicerces no vale. Quando julgares algum Na luta que te reclama, Recorda que o ltus lindo Vive puro sobre a lama. Se temes pardais e vermes, Ventania, pedra e bruma, No arredes p de casa, Nem semeies coisa alguma. Por roupas e exibies, No alongues teu capricho. Depois do fausto, h museus E o luxo procura o lixo.

33

RECADOS
Casimiro Cunha

Evita, em qualquer lugar, O gesto escuro ou violento. Mais vale simples cautela Que nobre arrependimento. Aceita a lio terrestre De alma simples, calma e boa. Se no perdoas ao mundo, O mundo no te perdoa. Procura formar amigos Com teus valores cristos. O destino faz parentes, A bondade faz irmos. Por golpes de mau amigo, Por injrias de um vizinho, No alteres teus projetos, Nem perturbes teu caminho. Tudo vai bem se o trabalho Fora de tua escolta. No te esqueas que o minuto bno que nunca volta.

Onde estiveres, educa Com bondade natural. A ignorncia do bem causa de todo o mal. Diminui as ambies E ters poucos pesares. Sers tanto mais feliz Quanto menos desejares. Quem simplesmente obedece Ganha a paga transitria. Quem faz alm do dever Recebe a lurea da glria. Rende culto gentileza Sempre viva e mais extensa. Um pequenino favor Traz olvido grande ofensa. Nunca te afastes do bem, Que base da Lei Divina. O desejo sempre nosso, Mas Deus quem determina.

34

RIMAS
Casimiro Cunha

Ante as pedradas da ofensa, Toda virtude real Desagrava-se, buscando O esquecimento do mal. Cabea que no se nutre, Nas guas do corao, Mais cedo encontra o deserto Da secura e da adio. Se desejas aprender Para servir e ensinar, Abre os livros, cada dia, Estuda mais devagar. Somente amamos na Terra A verdade nobre e rica, Quando essa mesma verdade No nos fere ou prejudica. Ao chicote da maldade Que te lacera ou desgosta, No te esqueas que o silncio sempre a melhor resposta. A flea desiluso, Muita vez, a casa escura Em que vamos encontrar A verdadeira ventura. Embora a dor, guarda o bem Por teu nobre e santo escudo. O tempo o mago divino Que cobre e descobre tudo.

35

SEIXOS
Casimiro Cunha

Acorda, vigia e escuta Na senda que te esclarece. No conselho da raposa Toda galinha padece. Se a maldade te apedreja, Serve ao bem com f mais rica. Quem nada faz neste mundo sempre quem mais critica. Na rota de teu dever, Vive sem mgoa e sem medo. Quem se deita, perde o tempo. Quem se rala, morre cedo. A vida o grande oceano, Nosso corpo embarcao... A morte ser o porto, Conforme a navegao. Seja a tua pacincia Qual fonte que no se esgota. Arrojo sem disciplina trilho para a derrota.

Se queres a independncia No vivas muito vontade, Da escravido no dever, Nasce a grande liberdade. A discrdia por mais leve Tem sempre um sabor amargo. Em todo sinal de guerra, O inferno fica mais largo. Em qualquer dificuldade, No fujas cortesia, Mais vale negar com graa Que ceder com grosseria. Se ajudas, ampara logo Sem pergunta ou desavena. Caridade verdadeira Nunca pede recompensa. Se desejas evitar Angstias e cicatrizes, Nunca digas o que sabes Sem saberes o que dizes.

36

SEMENTES DO CAMINHO
Casimiro Cunha

Tem cuidado, estrada afora, Sofrendo, sorrindo, amando... Enquanto a galinha dorme, A raposa est velando. Entre as maldades da Terra, No te percas, meu amigo ; Se fores ver algum lobo, Conduze algum co contigo. Vigia sobre ti mesmo Se queres a prpria cura, Que os erros da Medicina No saem da sepultura. No te afastes do equilbrio: Sobriedade nunca pouca. Quando fcil a receita, A despesa sempre louca. Em teus hbitos no mundo, No permaneas dormindo. A loucura inventa as modas E a tolice vai seguindo.

Se um dia fores bigorna, Seja a calma o teu segredo; Mas quando fores martelo, Rebate forte e sem medo. Teme apenas a ti mesmo Na esfera de teu dever. Quem se amedronta consigo Nada mais tem a temer. Fala pouco e pensa muito. No gastes verbo ilusrio. De palavras em palavras, Camos no purgatrio. Procura a simplicidade, No gastes a prpria sorte; Por enquanto, no chegaste grave questo da morte. Buscas a paz do infinito E a claridade sem vu? Trabalha e auxilia o mundo, Guardando a viso do cu.

37

SENTENAS DE TODOS
Casimiro Cunha

Quem no sabe refletir, Nem sofrer, nem tolerar, Jamais chega a discernir, Nem sabe administrar. Ouvimos de muita gente, De fraco e de forte siso, Muita gueixa da memria, Mas nenhuma do juzo. Quem pretende algo de bom, Pelas estradas da vida, Examine, de hora em hora, O peso, o tempo e a medida. Os mdicos deste mundo Remediam cutiladas, Mas no curam as feridas De frases precipitadas. Mal de ti nas alegrias, Se te ris em catadupa!... O prazer anda a cavalo E leva a dor garupa.

Foge lngua viperina!... Para o extermnio sem d, Contra o esforo de milhes, Basta a maldade de um s. Quem se abstm, por vergonha, De suar em seu dever, Abstenha-se, igualmente, De vestir e de comer. H muita gente que estima O culto legislao, Para ver o melhor meio De fugir obrigao. Vai devagar, mundo afora, Foge ao vcio de ir e vir. Mais vale ser alpercata Que ser coroa a cair. Quem sabe viver na Terra Na bno do pouco em paz. Muito serve em cada dia, Muito ganha e muito faz.

38

TEMAS
Casimiro Cunha

Se desejas algum dia A luz divina alcanar, Atende ao bem, sem repouso, Sem nunca desanimar. Evita a maledicncia Que medonhos crimes tece, Onde muita gente cospe A lama cedo aparece. Sofre com calma. O relgio, Conforme a Sabedoria, Caminha da Meia-Noite No rumo do Meio-Dia. A glria na Terra, s vezes, um monstro que vive s, De garras em sangue e cinza, Mascando veneno e p. Nunca deites ferro em brasa Nas chagas de teu irmo. Ningum morre sem feridas Nos sonhos do corao.

Quem reparte com fartura Auxlio, paz e alegria, Encontra para si mesmo A graa da simpatia. Faze o bem, cerrando os olhos... Ajuda sem ver a quem. Se enxergas o mal do mundo, O mundo no v teu bem. No te lamentes na luta. Trabalha contra a preguia. A queixa de todo instante plantao de injustia. A razo sem a coragem pobre luz sem alento. A coragem sem razo simples atrevimento. Entre as foras corretivas Que educam a Humanidade, H duas mestras maiores A Dor e a Necessidade.

39

DE TODA PARTE
Casimiro Cunha

Lisonja moeda falsa Cunhada pela iluso Que a nossa prpria vaidade Coloca em circulao. Virtude eleita e sublime Que em solido se consome diamante belo e frio Que no nos sacia a fome. A fama tubacomprida De curto discernimento Que toca mais a fortuna Que ao justo merecimento. Evita a bajulao Que te aparece na estrada. A lngua do adulador qual lmina de espada. O sbio corrige em si, Na luta em que se rodeia, Aquilo que o desagrada No campo da vida alheia.

Ajuda com diligncia, Sem condies e sem gio. O auxlio tardo e' socorro Quem vem depois do naufrgio. A coragem da justia Tem gritos de tempestade, Mas perdo e pacincia So as foras da humanidade. Uma palavra que emende, Uma palavra que corte... Uma pode dar a vida, Outra pode dar a morte. Dinheiro, poder, conforto, Nadando em vida insegura, So tormentos da riqueza Sobre o trono da fartura. Se desejas luz e paz Na aflio que te aniquila, Procura contigo mesmo A conscincia tranqila.

40

EQUAES
Casimiro Cunha

Quem presta s para si, Preso ao que mais lhe convm, Nunca tem utilidade, Nem serve para ningum. S sincero sem rudeza, Calmo, simples, ponderado. Quem vive enganando os outros, Caminha sempre enganado. Colabora sem perguntas, Com carinho diligente. Auxilia duas vezes Quem ajuda prontamente. Conserva em qualquer desastre A fora de tua f. As folhas morrem ao vento, Os troncos morrem de p. No dom de fazer o bem, Que a presteza te resguarde. A boa inteno que dorme Sempre acorda muito tarde.

Contempla os milhes de sis Da Grandeza Universal, Mas no te esqueas no mundo Da terra de teu quintal. Sers feliz se a bondade A tua vida coroa. Quem mais ajuda, mais sabe, Quem mais sabe, mais perdoa. Se cultivas por princpio Caridade e retido, s devoto afortunado Na igreja da salvao. Nas lides religiosas, Ao sol da f que te abrasa, No olvides que a lio Comea de tua casa. Faze o bem aqui e agora... Socorre a dor que vem perto. Amanh, tudo possvel, Mas hoje tudo mais certo.

41

LEMBRETES
Casimiro Cunha

Respeito firme e bom nome Na Terra sempre granjeia Quem cuida da prpria vida, Sem julgar a vida alheia. Corrigendas incessantes, Contnua severidade, Gritarias por sistema, So perdas de autoridade. Por sedas e por baixelas No provoques inimigos. H muita jia enterrada No triste p dos jazigos. Na comunho com parentes No te habitues a gritar. A beno da gentileza a caridade no lar. Quem cria, gasta vibrando. Sangue, suor, corao. . . Quem critica, s despende. Brilhante conversao.

Guarde a ordem mais cautela No zelo com que se atia. Muito rigor no direito prtica de injustia. Controla teus sentimentos, Sustenta serenidade. Pessoa de maus impulsos fera em liberdade. A caridade real, Que nasce do corao, Desconhece totalmente As pedras da ingratido. Para indicar o defeito, Para enxergar a m parte, Toda a gente neste mundo Tem sempre bom gosto e arte. Homem com pressa no bem, Cujo passo no recua, No consegue reparar O co que ladra na rua.

42

O DIVINO CONVITE
Casimiro Cunha

"Vinde a Mim, vs que sofreis! E a palavra do Senhor, Tocando naes e leis, Ressoa, cheia de amor.

Herdeiros tristes da cruz, Que seguis de alma ferida, Encontrareis em Jesus Caminho, verdade e vida. Famintos de paz e abrigo, Que lutais no mundo incru, Achareis no Eterno Amigo O Po que desceu do Cu.

Almas sedentas de pouso, Que sombra chorais cativas, Tereis no Mestre Amoroso A Fonte das guas Vivas. Venham, irmos, a Jesus Cristo, O Guia que nos conduz! Vosso caso est previsto Em suas lies de luz.

43

RIFES
Casimiro Cunha

Procura a paz do equilbrio, No combate em que te elevas. A calma da indiferena sono abismal das trevas. Gasta o teu dia, estendendo Trabalho nobre e seguro. Quem perde tempo em repouso Compra mgoas ao futuro. Foge s pedras da ironia A que a maldade se encosta. Quando h sarcasmo excessivo, O assunto no tem resposta. Aprende a orvalhar a luz O afeto de teu caminho. Se queres amar a rosa, No lhe condenes o espinho. Na defesa da sade, Usa a prudncia e a bondade. Por vezes, mudar de mdico mudar de enfermidade. A pretexto de cautela, No te entregues a secura. Na capa da previdncia, H muita garra de usura. Se vives com teus amigos, Investigando, indagando. . . Recebers, s carradas, Mentiras de quando em quando.

44

Sobre o autor:

Francisco Cndido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), no dia 2 de abril de 1910, onde residiu at dezembro de 1958, quando se transferiu para Uberaba (MG). Mdium de atividade ininterrupta, tornou--se reconhecido como o mais expressivo trabalhador da Seara Esprita nos campos da atividade medinica, assim como da assistncia e promoo social e espiritual do ser humano. Sua produo psicogrfica ultrapassou os 400 ttulos, dos quais 88 so publicados pela FEB. Muito se pode escrever sobre a essncia superior de tal produo, levada a efeito sob a orientao de Emmanuel. Pelas suas nobres realizaes, Chico recebeu inmeras homenagens, tanto do povo como dos rgos pblicos, tendo sido eleito, em 2000, o Mineiro do Sculo XX, em pesquisa realizada junto populao do estado de Minas Gerais. Desencarnou em 30 de junho de 2002, legando-nos o exemplo de uma vida inteiramente dedicada prtica do amor ao prximo.

45

S-ar putea să vă placă și