Sunteți pe pagina 1din 15

ARQUITETURA E URBANISMO Prof.

Sidmar

DETERMINAO DA PURA E O ALFABETO DO PONTO

Determinao da pura e o Alfabeto do Ponto


Na figura observa-se o

Ponto (A), colocado no 1o Diedro. Observe-se que a projeo vertical localiza-se sobre o (s) e a projeo horizontal sobre o (a), j que o ponto possui, respectivamente afastamento e cota positivos

A transposio do sistema tridimensional

para um sistema bidimensional, denominada pura. Trata-se do rebatimento do plano horizontal (), sobre o plano vertical (), atravs de um giro de 90 , em torno da Linha de Terra(interseo de com ), de forma que sejam fechados os segundo e quarto diedros.

Aps este rebatimento, o semi-plano horizontal

posterior (p) coincidir com o semi-plano vertical superior (s), acima da linha de terra, assim como o semi-plano horizontal anterior (a), coincidir com o semi-plano vertical inferior (i), abaixo da linha de terra. Considerando-se que, por estar localizado no 1 diedro, o ponto tem projeo vertical sobre (s) e horizontal sobre (a) e, considerando, como j citado acima, a localizao de cada um destes semi-planos aps o rebatimento, a pura do ponto (A) ter seu aspecto definitivo conforme mostrado ao lado da perspectiva da figura 2.

Os segmentos de retas que unem as

projees vertical A e horizontal A linha de terra, recebem o nome de LINHA DE CHAMADA. Considerandose que, na Geometria Descritiva utilizase o Sistema de Projees Ortogonais, as linhas de chamada sero sempre perpendiculares linha de terra.

A distncia da projeo vertical A, at a linha

de terra representa a cota do ponto (A), assim como a distncia da projeo horizontal A at a linha de terra representa o afastamento deste ponto. A abscissa do ponto (A), que corresponde no espao, distncia do ponto objetivo at o plano lateral de projees, ser, em pura, representada pela distncia dos ps das linhas de chamada das projees do ponto, at a interseo do plano lateral com a linha de terra, ponto marcado arbitrariamente sobre a linha de terra.

As coordenadas descritivas de um ponto

objetivo sero sempre apresentadas conforme a ordem abaixo Abscissa = x; Afastamento = y; Cota. = z. Assim, para o ponto (A) do exemplo ao lado, ter-se- a seguinte notao: (A) (x; y; z)

Alfabeto do Ponto
Um ponto localizado no 2 diedro , ou seja,

atrs do plano vertical e acima do plano horizontal. Portanto, o ponto (A) possui afastamento negativo e cota positiva. A considerar-se a posio dos semi-planos aps o rebatimento dos mesmos para a obteno da pura, as projees de (A) apresentam-se como nesta figura, ou seja, ambas acima da linha de terra.

Um Ponto localizado no 3diedro, ou

seja atrs do plano vertical e abaixo do plano horizontal. Neste caso (A) possui cota e afastamento negativos.
Em pura, a projeo vertical ficar

abaixo da linha de terra e a horizontal acima.

Um ponto localizado no 4 diedro , ou seja,

abaixo do plano horizontal a frente do plano vertical. Aqui, (A) possui cota negativa e afastamento positivo.
Em

pura, ambas as projees estaro localizadas abaixo da linha de terra.

Alm das localizaes apresentadas nas

figuras anteriores, o ponto pode estar localizado, tambm, em cada um dos semiplanos de projeo. Neste caso, ou o afastamento ou a cota sero nulos.

Ponto localizado no semi-plano horizontal

anterior. A cota nula. O afastamento positivo. Em pura, a projeo vertical apresenta-se sobre a linha de terra e a horizontal abaixo desta linha.

Ponto localizado no semi-plano horizontal

posterior. Aqui tambm a cota nula. O afastamento negativo. Em pura, a projeo vertical apresenta-se sobre a linha de terra e a horizontal acima desta linha.

Ponto

localizado no semi-plano vertical inferior. Aqui tambm afastamento nulo. A cota negativa. Em pura, a projeo horizontal apresenta-se sobre a linha de terra e a vertical abaixo desta linha.

Ponto

localizado no semi-plano vertical inferior. Aqui tambm afastamento nulo. A cota negativa. Em pura, a projeo horizontal apresenta-se sobre a linha de terra e a vertical abaixo desta linha.

Para um ponto localizado na linha de terra,

ambos, afastamento e cota, sero nulos. Dessa maneira, em pura, projees vertical e horizontal localizar-seo sobre a linha de terra.

Planos Bissetores
Planos Bissetores so planos

que contm a linha de terra e dividem os diedros em partes iguais. Estes planos formam ngulos de 45 com cada um dos planos de projeo. Os planos bissetores so em nmero de dois. Um atravessa o 1 e o 3 diedros e denominado de Bissetor mpar, ou ( i); o outro atravessa o 2 e o 4 diedros e denominado de Bissetor Par, ou ( p).

Todo ponto pertencente ao bissetor mpar

tem cota e afastamento iguais, em mdulo e sinal. Em pura, suas projees so simtricas em relao linha de terra.

Todo ponto pertencente ao bissetor par tem

cota e afastamento iguais em mdulo, porm os sinais so opostos. Em pura, suas projees so coincidentes.

Simetria
Tipos de Simetria Se dois pontos (A) e (C), so simtricos em

relao a um terceiro ponto (B), este ponto equidistante de (A) e de (C); Se dois pontos (A) e (B) so simtricos em relao a uma reta (r), ento a reta a mediatriz do segmento formado pelos dois pontos; Se dois pontos (A) e (B) so simtricos em relao a um plano (alfa), o plano alfa o mediador do segmento formado pelos dois pontos.

equidistante

mediatriz

mediador

Casos de Simetria
Simetria em relao ao Plano Horizontal

de Projees
Se dois pontos so simtricos em relao ao

plano horizontal de projees, em pura as suas projees horizontais so coincidentes e as projees verticais so simtricas em relao linha de terra.

Simetria em relao ao Plano Vertical de Projees

Se dois pontos so simtricos em relao ao plano

vertical de projees, em pura as suas projees verticais so coincidentes e as projees horizontais so simtricas em relao linha de terra.

Simetria em

relao ao Bissetor mpar Se dois pontos so simtricos em relao ao bissetor mpar, em pura as suas projees de nomes contrrios so simtricas em relao linha de terra.

Simetria em

relao ao Bissetor Par Se dois pontos so simtricos em relao ao bissetor par, em pura as suas projees de nomes contrrios so coincidentes.

Simetria em

relao Linha de Terra Se dois pontos so simtricos em relao linha de terra, em pura as suas projees de mesmo nome so simtricas em relao linha de terra.

S-ar putea să vă placă și