Sunteți pe pagina 1din 4

2.

Converso Eletromecnica de Energia Eltrica / Sistemas Eltricos de Potncia Questo 01 Letra d Questo 02 Letra c
grandeza potncia frequencia unidade Watt hertz smbolo W HZ

Questo 03 Letra d Questo 04 Letra d


Uma linha de transmisso de alta tenso possui como caractersticas intrnsecas a capacitncia e a indutncia e a resistncia.

Questo 05 Letra a Questo 06 Letra b Questo 07 Letra c


I. Em um circuito RL a corrente est atrasada em relao tenso. II. certa III. A impedncia dada por (r2 + Xl2) ou (r2 + XC2) .

Questo 08 Letra d
d) Dado dois circuitos, com mesma potncia ativa, o que tiver maior fator de potncia ter menor corrente. Cos = P/S sendo P cte, temos: Cos funo do inverso da corrente, visto que a tenso da fonte a mesma para os dois circuitos.

Questo 09 Letra c
I. Errada, pois: XL diretamente proporcional freqncia e XC inversamente proporcional freqncia. II. Certa. III. Errada, denomina-se potencia ativa. IV. Certa.

Questo 10 Letra b
Quanto mais baixo for o fator de potncia maior a potncia reativa, aquela que no realiza trabalho.

Questo 11 Letra c
a) b) c) d) Certa. Certa, pois haver diminuio da corrente solicitada da rede. Errada, ela ir diminuir. Certa.

Questo 12 Letra c Questo 13 Letra c Questo 14 Letra c


Este tipo de motor deve partir com uma carga mecnica acoplada no seu eixo devido facilidade de disparar a sua velocidade.

Questo 15 Letra c Questo 16 Letra b


I. Certa II. Certa. III. Errada, Motores sncronos podem ser usados para correo do fator de potncia porque so capazes de entregar a sua potncia mecnica e simultaneamente drenar uma corrente em avano do barramento.

Questo 17 Letra b
Somente quando o rotor constitudo de bobinas alimentadas em corrente contnua mediante anis coletores.

Questo 18 Letra c Questo 19 Letra c


Analise as assertivas abaixo. I. Certa. II. Errada, veja a equao:

III. Certa.

Questo 20 Letra d Questo 21 Letra d Questo 22 Letra a Questo 25 (25-FHEMIG fundep -103)
Os rels microprocessados utilizados na proteo de uma SE de mdia tenso podem ser disparados pelas seguintes razes, EXCETO A) sobrecorrente em uma das fases. B) sobrecorrente no neutro. C) contato direto de ser humano ou animal. D) corrente de magnetizao em excesso.

Questo 26 Letra d Questo 27 Letra b


O binrio mximo diretamente proporcional ao seno de . A) 45. Seno <1. B) 90. Seno = 1. C) 120. Seno < 1 D) 180. Seno = 0

Questo 28 Letra b
Fator de Demanda (De uma instalao eltrica predial): Razo da soma das potncias nominais dos

equipamentos de utilizao susceptveis de funcionar simultaneamente, para a soma das potncias nominais de todos os equipamentos de utilizao alimentados pela mesma instalao ou parte da instalao;

Questo 29 Letra a Questo 30 (30-FHEMIG fundep -103)


Existe perda da eficincia em um sistema de aterramento com hastes cravadas no solo quando A) as zonas de disperso das hastes so contguas. B) existe interseo das zonas de disperso das hastes. C) h uma separao de L/2 entre as zonas da disperso das hastes (L = comprimento da haste). D) h uma separao muito maior que L entre as hastes (L = comprimento das hastes).

Questo 31 Letra c
Para o controle de velocidade de um motor de induo trifsico, o dispositivo mais eficiente Ao realizarmos a variao da freqncia precisamos alterar tambm a tenso aplicada ao motor, dado que no queremos perder a caracterstica de torque do motor:

Questo 32 (32-FHEMIG fundep -103)


Analise as afirmativas abaixo concernentes aos sistemas de proteo contra choques eltricos. I. Elementos condutores estranhos instalao tais como tubulaes de gua devem ser conectadas ao potencial de terra. II. A massa de um equipamento eltrico a parte condutora que pode ser tocada pelo usurio e que pode se tornar viva em condies de faltas. III. Contato indireto um contato do usurio humano ou de animais com partes vivas sob tenso. A anlise permite concluir que esto CORRETAS A) apenas as afirmativas I e II. B) apenas as afirmativas II e III. C) apenas as afirmativas I e III. D) todas as afirmativas.

Questo 33 (33-FHEMIG fundep -103)


O teste de circuito aberto em um transformador eltrico permite medir a perda no A) cobre. B) ferro. C) fluxo de disperso. D) sistema de resfriamento.

Questo 34 (34-FHEMIG fundep -103)


Analise as seguintes afirmativas sobre faltas assimtricas em instalaes eltricas de baixa tenso e assinale a alternativa INCORRETA. A) A componente contnua da corrente de curto-circuito tem valor constante quando a resistncia de curtocircuito nula. B) A mxima assimetria da corrente de curto-circuito acontece quando a falta ocorre no instante em que a

tenso passa pelo valor mximo. C) Em uma falta simtrica, a corrente de curto-circuito tem somente componente alternada. D) O valor da componente contnua da corrente de curto-circuito diretamente proporcional carga do circuito.

Questo 35 (35-FHEMIG fundep -103)


Segundo a NBR 5410, as linhas eltricas aparentes devem usar condutores com baixa emisso de fumaa se instaladas em determinados locais. Entre eles NO se incluem A) locais com alta densidade de ocupao e condies de fuga fceis. B) locais com baixa ocupao e condies de fuga difceis. C) locais com alto risco de incndio. D) prdios residenciais com at 15 unidades residenciais.

Questo 36 Letra c
I. Certa. II. Errada, so consumidoras de energia reativa. Depende de uma reator para a partida. III.Certa. Os motores sncronos, quando superexcitados, fazem com que a corrente avance em relao tenso, agindo assim de forma anloga ao capacitor, melhorando o fator de potncia de uma instalao.

Questo 37 (37-FHEMIG fundep -103)


Segundo a norma NBR 13.534, pode-se usar baixa tenso para a alimentao eltrica de centros cirrgicos como forma de aumentar a segurana da instalao. Nesse caso, a tenso preconizada pela norma no deve exceder A) 12 VCA. B) 25 VCA. C) 50 VCA. D) 100 VCA.

Questo 38 Letra d
Em geral, o escorregamento expresso em porcentagem, variando plena carga entre 1 a 5%, dependendo do tamanho e do tipo do motor.

Questo 39 (39-FHEMIG fundep -103)


Segundo a norma NBR 13.534, o aterramento exigido em instalaes eltricas de centros cirrgicos deve ser do tipo A) TN-S. B) IT. C) TN-C. D) TN-M.

Questo 40 Letra b

S-ar putea să vă placă și