Sunteți pe pagina 1din 27

REGULAMENTO

Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro 3 - edio

Apresentao
Resultado da parceria entre o Ministrio da Educao e a Fundao Ita Social, sob a coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituda em 2008, fundamentada na metodologia, nas estratgias de atuao e na experincia das trs edies do Programa Escrevendo o Futuro. Com objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro desenvolveu, de 2002 a 2007, aes de formao continuada para professores de 5 - e 6 - anos do Ensino Fundamental, a fim de orientar a produo de textos dos alunos da rede pblica. Em 2008, ano de sua primeira edio, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro ampliou a atuao do Programa Escrevendo o Futuro, atendendo seis anos escolares e, a partir de 2010, passou a oito anos escolares, com a participao de alunos do 5 - ao 9 - ano/ 4 - ao 3 - ano do Ensino Mdio. - a 8 - srie do Ensino Fundamental e do 1 Nesta terceira edio, vrias aes do programa sero realizadas pela Internet, incluindo todo o processo de inscrio e adeso, a digitao dos textos selecionados na Etapa Escolar e a avaliao nas demais etapas. Valorizando a interao das crianas e jovens com seu meio, a Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro adota o tema O lugar onde vivo. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histrias, estreita vnculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania. A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai alm de um concurso: oferece propostas de formao dos educadores, seja por meio da distribuio de materiais com orientaes pedaggicas, seja pela participao do educador em encontros para reflexo sobre as prticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prtica pedaggica de melhor qualidade.

Regulamento
1. Coordenao
 A Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpada) uma iniciativa do Ministrio da Educao (MEC) e da Fundao Ita Social (Ita Social) e tem a coordenao tcnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educao, Cultura e Ao Comunitria ( Cenpec).

2. Participao
2.1 Quem pode participar
Federal, Poder Pblico estadual ou municipal nos anos escolares a seguir descritos e os respectivos alunos de aludidos professores: (i) 5 -, 6 -, 7 -, 8 - e 9 - anos /4 -, 5 -, 6 -, 7 - e 8 - sries do Ensino Fundamental e nas classes de acelerao equivalentes ao 5 -, 6 -, 7 -, 8 - e 9 - anos do Ensino Fundamental,assimentendidasaquelasqueatendamalunoscom defasagem de idade-srie, previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) dentro da modalidade de ensino regular; e (ii) 1 -, 2 - e 3 - anos do Ensino Mdio.  Professores que estejam lecionando, em 2012, a alunos matriculados em instituies de ensino mantidas pela Unio, Distrito

 Se, por qualquer motivo e em qualquer etapa da Olimpada, o professor deixar de cumprir os requisitos constantes deste subitem, a inscrio do respectivo professor ser automaticamente cancelada, sendo vedada sua substituio.

2.2 Quem no pode participar


comunitrias, confessionais e filantrpicas, bem como aqueles que lecionem exclusivamente na Educao de Jovens e Adultos (EJA) e os respectivos alunos.

 Professores que lecionem exclusivamente em instituies de ensino privadas, assim entendidas as instituies de ensino particulares,

2.3 Como participar


2.3.1. Adeso das redes de ensino estadual e municipal de 19/03/2012 a 25/05/2012 perodo de 19/03/2012 a 25/05/2012, aderir Olimpada, preenchendo a ficha de adeso. Ao aderir, o secretrio concorda com o termo de adeso, no qual as referidas secretarias:

 As secretarias de educao estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus secretrios, devero, durante o

(i)  comprometem-se a observar e cumprir o disposto neste regulamento e incentivar que as instituies de ensino a elas subordinadas participem das atividades relativas Olimpada; (ii) indicam representante responsvel pelo acompanhamento das atividades relativas Olimpada. O termo e a ficha de adeso esto disponveis no seguinte stio eletrnico:

www.escrevendoofuturo.org.br  A efetivao das inscries realizadas pelos professores ficar condicionada adeso da respectiva rede de ensino a este regulamento, por meio do preenchimento e envio do termo de adeso pelo respectivo secretrio(a) estadual ou municipal de educao, conforme previsto neste subitem.  No sendo realizada a adeso da respectiva rede de ensino, a inscrio do professor a ela vinculado no ser efetivada. 2.3.2. Inscrio dos professores de 19/03/2012 a 25/05/2012

 Os professores que preencherem os requisitos indicados no subitem 2.1 podero se inscrever na Olimpada, durante o perodo de 19/03/2012 a 25/05/2012.  A inscrio gratuita e realizada exclusivamente pela Internet. A ficha de inscrio eletrnica estdisponvel para preenchimento e envio no seguinte stio eletrnico: www.escrevendoofuturo.org.br

Ao se inscrever o professor dever:

(i)  informar todos os dados solicitados; (ii) ter obtido autorizao do respectivo diretor da escola para participar da Olimpada.  O professor que leciona em mais de uma escola dever fazer uma inscrio para cada escola a fim de garantir a participao de todos os seus alunos.  O professor pode se inscrever em quantas categorias desejar, de acordo com os anos escolares em que leciona na escola pela qual participa. As categorias esto indicadas no item 3.  Podero se inscrever por uma escola quantos professores desejarem, desde que estejam nela lecionando para os anos escolares referidos no item 2.1.  A veracidade das informaes declaradas no ato da inscrio de responsabilidade exclusiva do professor.  As inscries realizadas por professores que lecionam em instituies de ensino mantidas pela Unio independem de qualquer envio do termo de adeso referido no subitem 2.3.1.  A informao sobre a adeso das secretarias de educao estaduais, municipais e do Distrito Federal Olimpada estar disponvel para consulta:  (i) no stio eletrnico: www.escrevendoofuturo.org.br;  (ii) pelo telefone n - 0800 7719310. Aps a efetivao de sua inscrio, o professor:

(i)  receber, gratuitamente, durante dois anos, a Revista Na Ponta do Lpis - publicao peridica da Olimpada, que tem o objetivo de contribuir para a formao do professor; (ii)  estar automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro: www.escrevendoofuturo.org.br.

2.3.3 Da no efetivao das inscries No sero efetivadas as inscries de professores que: (i)  tenham indicado em sua ficha de inscrio eletrnica escolas subordinadas a secretarias de educao estaduais, municipais e do Distrito Federal que no preencheram pela Internet a ficha de adeso aderindo Olimpada conforme o subitem 2.3.1; (ii) no tenham preenchido todos os campos da ficha de inscrio eletrnica indicados como obrigatrios; (iii) tenham inserido informaes incorretas ou incompletas em sua ficha de inscrio eletrnica; (iv) no atendam qualquerrequisitoparaainscrioindicadoneste regulamento.

3. Categorias
 O professor inscrito dever orientar seus alunos a escrever um texto, em Lngua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos respectivos alunos, sobre o tema O lugar onde vivo, nas categorias abaixo indicadas de acordo com o ano escolar em que os alunos das turmas participantes vinculados ao professor inscrito esto matriculados:

Categoria Poema Memrias literrias Crnica Artigo de opinio

Anos escolares 5 - e 6 - anos/ 4 - e 5 - sries do Ensino Fundamental 7 - e 8 - anos/ 6 - e 7 - sries do Ensino Fundamental 9 - ano/ 8 - srie do Ensino Fundamental e 1 ano do Ensino Mdio 2 - e 3 - anos do Ensino Mdio

4. Etapas da Olimpada
4.1 Primeira etapa (Escolar)
 Todas as escolas pblicas que atendem um ou mais anos escolares entre o 5 - ano/ 4 - ano do - srie do Ensino Fundamental e o 3 Ensino Mdio recebero, em 2012, a Coleo da Olimpada, composta por quatro (04) pastas contendo Caderno do Professor, CD-ROM e coletnea de textos nos gneros textuais Poema, Memrias Literrias, Crnica e Artigo de Opinio.  O referido material passar a fazer parte do acervo da escola. Todo o contedo da Coleo tambm ser disponibilizado na Comunidade Virtual da Olimpada de Lngua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no stio eletrnico: www.escrevendoofuturo.org.br. 4.1.1 Da realizao das oficinas nas escolas

 As sequncias didticas propostas nos Cadernos do Professor indicados no subitem 4.1 devero ser desenvolvidas pelos professores inscritos com todos os alunos das turmas participantes vinculadas aos respectivos professores, por meio de oficinas realizadas nas escolas.A Coleo da Olimpada enviada em 2010 para as escolas pblicas poder ser igualmente utilizada pelos professores para a realizao das oficinas.  As oficinas podero ser realizadas interdisciplinarmente. Neste caso, a coordenao do trabalho com a turma dever ser assumida por um nico professor inscrito. Em caso de classificao do texto do aluno vinculado ao professor, este acompanhar tal aluno na etapa regional da Olimpada.  Durante o desenvolvimento das oficinas, os alunos escrevero em sala de aula, sob orientao do professor inscrito, os textos que concorrero na Olimpada.  Os originais dos textos preliminares produzidos pelos alunos devem ser arquivados pelo professor inscrito, pois sero solicitados pela Coordenao da Olimpada (Coordenao), na etapa regional referida no item 4.3.  Aps o perodo de inscries referido no subitem 2.3.2, sero disponibilizadas, no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br, as orientaes para a realizao da Comisso Julgadora Escolar, material destinado ao diretor de cada escola, que poder ser consultado por todos os professores inscritos.

4.1.2 Da realizao da Comisso Julgadora Escolar  A direo de cada escola com professor(es) inscrito(s) dever constituir uma Comisso Julgadora Escolar para escolher o melhor texto de cada categoria em que estiver participando, segundo os critrios previstos no subitem 7.1.  Cada escola poder submeter Comisso Julgadora Municipal apenas 1 (um) texto por categoria. 4.1.2.1 Da composio da Comisso Julgadora Escolar

 A Comisso Julgadora Escolar deve ser coordenada pelo diretor da escola e composta por 3 (trs) a 5 (cinco) avaliadores, incluindo: (i) professores da Lngua Portuguesa; (ii) representante(s) dos pais de alunos; (iii) representante(s) da comunidade que, preferencialmente, sejam reconhecidos pelo domnio da Lngua Portuguesa (como, por exemplo: repentista, contador de histrias, jornalista, escritor, poeta).  O diretor da escola participante responsabiliza-se por compor a Comisso Julgadora Escolar de modo que no haja nenhum professor e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou socioafetivo com os alunos participantes da Olimpada. 4.1.2.2 Do envio do(s) texto(s) selecionado(s)

 O(s) texto(s) selecionado(s) pela Comisso Julgadora Escolar dever(o) ser digitado(s) pelo(s) respectivo(s) aluno(s) autor(es), sob responsabilidade do professor, em campo especfico no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.  Caso o texto selecionado seja de autoria de aluno que, por qualquer razo, esteja impossibilitado de digit-lo no stio eletrnico, o professor inscrito poder faz-lo

 O texto digitado poder conter o nmero mximo de 2.000 caracteres (com espaos) para o gnero Poema e 4.200 caracteres (com espaos) para Memrias Literrias, Crnica e Artigo de Opinio. Todos os dados solicitados no campo para digitao do texto devero ser preenchidos obrigatoriamente.

Categoria Poema Memrias literrias Crnica Artigo de opinio

Nmero de caracteres com espaos 2.000 4.200 4.200 4.200

 A Comisso Julgadora Escolar dever encaminhar, para a Comisso Julgadora Municipal, a verso impressa do texto digitado no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br. Textos no digitados no referido stio no sero considerados pela Comisso Julgadora Municipal.  O registro da ata da Comisso Julgadora Escolar dever ser efetuado, no referido stio eletrnico, pelo diretor da escola.  O(s) texto(s) selecionado(s) dever(o) ser digitado(s) no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br at o dia 03/09/2012.

4.1.3 Do Relato de Prtica

 Os professores inscritos devero registrar suas experincias com a realizao das oficinas indicadas no subitem 4.1.1, tais como as dificuldades encontradas, os acertos e as reflexes em um Relato de Prtica, que ser solicitado queles cujos alunos sejam semifinalistas, conforme subitem 4.4.4.

4.2 Segunda etapa (Municipal)


realizao da Comisso Julgadora Municipal por meio de material disponvel nostioeletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.

 As secretarias de educao municipais, estaduais e do Distrito Federal que aderirem Olimpada recebero orientaes para a

4.2.1 Da realizao da Comisso Julgadora Municipal  A Comisso Julgadora Municipal ter por objetivo avaliar e selecionar os textos recebidos das Comisses Julgadoras Escolares das escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal localizadas no respectivo municpio.Todos os textos digitados no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br referentes s escolas do municpio devero ser avaliados pela Comisso Julgadora Municipal. 4.2.1.1 Da composio da Comisso Julgadora Municipal As Comisses Julgadoras Municipais devero ser: (i)  compostas por, no mnimo, 3 (trs) integrantes e sempre em nmero mpar, incluindo representante(s) da comunidade que, preferencialmente, seja(m) reconhecido(s) pelo domnio da Lngua Portuguesa (como, por exemplo: repentista, contador de histrias, jornalista, escritor, poeta). (ii) organizadas de acordo com a adeso das redes de ensino como segue: (a) quando as redes de ensino municipal e estadual aderirem:

 A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria Municipal de Educao e concorrero os textos dos alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino municipal, estadual e federal (se houver). A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes das redes de ensino participantes. (b) quando apenas a rede municipal aderir:

 A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria Municipal de Educao e concorrero apenas os textos dos alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino

municipal e federal (se houver). A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes da rede municipal de ensino. (c) quando apenas a rede estadual aderir:

 A responsabilidade pela organizao da Comisso Julgadora Municipal ser da Secretaria Estadual de Educao, por meio do rgo Regional de Ensino que abrange as escolas da rede de ensino estadual localizadas em municpios cujas secretarias municipais de educao no tenham aderido Olimpada. Apenas os textos dos alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas das redes de ensino estadual e federal (se houver) concorrero. A Comisso Julgadora Municipal dever ser composta por professores de Lngua Portuguesa no inscritos na Olimpada e por representantes da rede estadual de ensino. (d) quando as redes estadual e municipal no aderirem:

 Neste caso, concorrero exclusivamente os textos dos alunos dos professores inscritos que pertenam s escolas da rede de ensino federal. Os textos selecionados pela Comisso Julgadora Escolar devero ser enviados diretamente para a Coordenao. Assim, no ser realizada a Comisso Julgadora Municipal para este caso especfico.  Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou socioafetivo com os alunos autores dos textos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro de qualquer Comisso Julgadora Municipal, prevista neste subitem 4.2.1.1. 4.2.2 Da classificao dos textos

 Ser considerado vlido o texto recebido pela Comisso Julgadora Municipal: (i)  escrito por aluno de 1 (um) professor efetivamente inscrito que lecione em escola federal ou em escola subordinada a uma Secretaria de Educao que tenha efetivado a adeso conforme este regulamento; (ii)  escrito por aluno regularmente matriculado em escola federal ou em escola subordinada a uma Secretaria de Educao que tenha efetivado a adeso conforme este regulamento;

(iii) que seja o nico enviado pela escola na categoria em que participa; (iv) enviado pelo stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br at 03/09/2012, conforme subitem 4.1.2.2;

(v) cuja categoria esteja de acordo com o ano escolar do aluno, conforme item 3. 4.2.2.1 Da desclassificao dos textos

 A Comisso Julgadora Municipal dever desclassificar os textos em desacordo com o previsto neste regulamento inclusive no subitem 4.2.2, especialmente quando: (i) houver a identificao de um plgio comprovado; (ii) de uma categoria referente a ano escolar no atendido pela escola que o enviou; (iii) no tiverem sido digitados no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.

4.2.3 Da seleo dos textos

 A Comisso Julgadora Municipal dever avaliar os textos vlidos separados em categorias e selecionar de 1 (um) at 15 (quinze) textos por categoria, conforme o nmero de vagas do municpio na categoria, indicado no subitem 4.2.4. O nmero de vagas varia de acordo com a quantidade de textos postados pelas escolas do municpio, independentemente da rede de ensino a que esto subordinadas. 4.2.4 Do nmero de vagas por municpio

 O nmero de vagas do municpio em uma categoria depender da quantidade de escolas que enviarem textos para a Comisso Julgadora Municipal nessa categoria. Assim, a Comisso Julgadora Municipal dever verificar o total de escolas que enviarem textos em cada categoria e checar no quadro abaixo o nmero de vagas a que o municpio tem direito. Esse procedimento deve ser repetido para cada uma das 4 (quatro) categorias.

O nmero total de vagas do municpio igual ao somatrio das vagas obtidas em cada uma das quatro categorias.

Nmero de escolas que enviaram textos vlidos por categoria at 10 escolas de 11 a 24 escolas de 25 a 49 escolas de 50 a 99 escolas de 100 a 199 escolas 200 ou mais escolas 4.2.5 Da Ata da Comisso Julgadora Municipal Nmero de vagas do municpio por categoria 1 2 3 4 8 15

 A ata da Comisso Julgadora Municipal ser constituda da indicao de texto(s) selecionado(s) por categoria e da relao de nomes e CPFs dos membros da Comisso. 4.2.6 Da indicao do texto selecionado

 Os textos selecionados devero ser indicados na ata referida no subitem 4.2.5 pelo representante responsvel pela organizao da Comisso Julgadora Municipal, at o dia 21/09/2012, no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.

4.3 Terceira etapa (Estadual) Seleo dos semifinalistas


respectivo Estado, que constituiro a Comisso Julgadora Estadual. Cada texto ser avaliado por, no mnimo, dois avaliadores. Caso a rede estadual de ensino no tenha aderido, a Coordenao organizar uma Comisso Julgadora especial para os textos selecionados pelos municpios do referido Estado. Os avaliadores da Comisso Julgadora Estadual se reuniro presencialmente para concluir o processo seletivo dos semifinalistas.

 A Coordenao da Olimpada disponibilizar, por meio eletrnico, os textos selecionados na etapa municipal para avaliadores do

 4.3.1 Da composio da Comisso Julgadora Estadual  As Comisses Julgadoras Estaduais sero organizadas e coordenadas pelas secretarias estaduais de educao e pela Secretaria de Educao do Distrito Federal, sob a responsabilidade do representante da Secretaria Estadual de Educao indicado na ficha de adeso da referida Secretaria e sero acompanhadas presencialmente pela Coordenao em cada um dos 26 (vinte e seis) estados e no Distrito Federal, em parceria com especialistas de universidades pblicas.  As Comisses Julgadoras Estaduais sero presididas por um especialista em Lngua Portuguesa de uma universidade pblica e compostas por representantes da Undime (Unio Nacional dos Dirigentes Municipais de Educao) e do Consed (Conselho Nacional de Secretrios de Educao)sendo constituda de, no mnimo, 2/3 (dois teros) de professores de Lngua Portuguesa. A Comisso Julgadora Estadual ser composta por, no mnimo, 5 (cinco) integrantes e sempre em nmero mpar.

 Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou socioafetivo com os alunos autores dos textos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro da Comisso Julgadora Estadual. 4.3.2 Da seleo dos textos

 Cada Comisso Julgadora Estadual dever selecionar textos de acordo com o nmero de vagas da unidade da federao em cada categoria, conforme previsto no subitem 4.3.3, e at 3 (trs) textos suplentes por categoria, num total de at 12 (doze) textos suplentes. Os textos suplentes devero ser indicados pela ordem de colocao (1 -, 2 -, 3 - ).

 Os alunos autores dos textos classificados pela Comisso Julgadora Estadual e respectivos professores devero participar, presencialmente, da quarta etapa (regional), conforme subitem 4.4.  O professor que, por qualquer razo, estiver impossibilitado de comparecer ao encontro de semifinalistas dever ser representado por outro profissional da escola - um professor de Lngua Portuguesa, o coordenador pedaggico, ou o diretor da escola, nessa ordem.  A indicao do representante dever ser feita pelo professor inscrito, com anuncia do diretor da escola, no cabendo ao representante nenhum tipo de premiao.  A indicao do representante do professor dever ser realizada por meio de formulrio prprio, disponibilizado no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br, em at 7 (sete) dias antes do encontro de que participa.  Sero desclassificados pela Coordenao os textos de alunos que no possam, por qualquer razo, participar presencialmente do encontro de semifinalistas acompanhados pelos respectivos professores ou representantes. Os textos desclassificados sero substitudos por textos suplentes na ordem de colocao, oriundos do mesmo estado ou do Distrito Federal. 4.3.3 Do nmero de vagas por unidade da federao

 Sero selecionados, pelas Comisses Julgadoras Estaduais, at 500 (quinhentos) textos semifinalistas em todo o Brasil, sendo 125 (cento e vinte e cinco) de cada categoria.  Cada uma das 27 (vinte e sete) unidades da federao (UF) contar com 1 (uma) vaga garantida por categoria.  As 98 (noventa e oito) vagas restantes por categoria sero atribudas s UFs proporcionalmente ao nmero de textos vlidos enviados pelas Comisses Julgadoras Municipais Coordenao, calculadas da seguinte maneira:

Vaga da UF em cada categoria

=1 (garantida) +

n - total de textos vlidos recebidos pela UF na categoria n - de textos vlidos do Brasil na categoria

98 vagas

4.4 Quarta etapa (Regional) Seleo dos finalistas


 Os alunos autores dos 500 (quinhentos) textos semifinalistas e respectivos professores devero participar de encontros, organizados pela Coordenao, de acordo com a categoria em que participam. condio indispensvel para a participao do encontro de semifinalistas que o professor inscrito: (i)  comprove que o aluno semifinalista est regularmente matriculado no ano escolar correspondente categoria em que estiver participando mediante apresentao de histrico escolar ou atestado de escolaridade assinado pela direo da escola; (ii) acesse o stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br e imprima:

(a) a ficha de sade; (b)  termo de autorizao de viagem para alunos absoluta ou relativamente incapazes assinado por seus genitores ou representantes legais; (c)  termo de autorizao para participao na etapa regional de alunos absoluta ou relativamente incapazes, assinado por seus genitores ou representantes legais e (d)  termo de autorizao para uso de direitos autorais e de direitos de personalidade a ser firmado pelo aluno totalmente capaz nos termos da lei civil ou por seus genitores ou representantes legais, no caso de aluno absoluta ou relativamente incapaz; (iii)  envie para a Coordenao, at 7 (sete) dias antes do encontro de semifinalistas da categoria de que participa, por correio, fax ou em formato digital todos os documentos indicados em (i) e (ii) relativos aos seus alunos semifinalistas, devidamente preenchidos e assinados e com firmas reconhecidas em cartrio.Os originais dos documentos enviados por fax ou em formato digital devero ser entregues no encontro da etapa regional. 4.4.1 Da realizao dos encontros da etapa regional

 Os encontros da etapa regional tm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, alm de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do-

cente. Sero realizados 4 encontros um para cada categoria sob a coordenao tcnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.  Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas analisaro seus textos com o apoio da equipe tcnica responsvel pela Olimpada e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas produziro, com o apoio da equipe tcnica responsvel pela Olimpada e de seus professores, outros textos que sero usados para subsidiar a anlise e seleo dos semifinalistas.  Os professores semifinalistas e respectivos alunos autores dos textos semifinalistas, se no residentes na cidade onde ocorrer o encontro, devero deslocar-se at ela, cabendo Coordenao, a seu exclusivo critrio, custear todas as despesas referentes a transporte, estadia e alimentao necessrias para viabilizar suas participaes.  Para tanto, a Coordenao entrar em contato com os professores semifinalistas por telefone, telegrama ou e-mail. Caso o professor semifinalista no seja contatado at 10 (dez) dias antes da data de realizao do encontro na categoria de que participa, dever entrar em contato com a Coordenao.  4.4.2 Dos locais dos encontros da etapa regional  Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reuniro em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro a seguir:

Categoria Poema Memrias Crnica Artigo de Opinio

Local do encontro Fortaleza Belo Horizonte Curitiba So Paulo

4.4.3 Da realizao da Comisso Julgadora Regional 4.4.3.1 Da composio da Comisso Julgadora Regional

 As Comisses Julgadoras Regionais, reunidas nos mesmos locais e datas dos encontros de semifinalistas sero organizadas e coordenadas pelo Cenpec e constitudas por representantesdo MEC, da Ita Social, do Cenpec, das Undimes, do Consed, das Universidades pblicas e por professores de Lngua Portuguesa, devendo ser integradas por, no mnimo, 7 (sete) pessoas e sempre em nmero mpar.  Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou socioafetivo com os alunos autores dos textos selecionados na etapa anterior da Olimpada poder ser membro da Comisso Julgadora Regional.  4.4.3.2 Da seleo dos textos  Nos encontros de semifinalistas sero selecionados, pelas Comisses Julgadoras Regionais, at 152 (cento e cinquenta e dois) textos finalistas em todo o Brasil, sendo 38 (trinta e oito) de cada categoria. Os 26 estados e o Distrito Federal esto agrupados em sete polos, conforme quadro a seguir:

Polo Sudeste I Sudeste II Sul Centro-Oeste Norte Nordeste I Nordeste II SP

UFs abrangidas

ES, RJ e MG PR, SC e RS GO, MT, MS e DF AC, AM, AP, PA, RO, RR e TO CE, MA, PI e RN AL, BA, PB, PE e SE

 Cada um dos 7 (sete) polos contar com uma vaga garantida por categoria.As 31 (trinta e uma) vagas restantes por categoria sero atribudas aos polos proporcionalmente ao nmero de textos vlidos recebidos pelas Comisses Julgadoras Estaduais, calculadas da seguinte maneira:

Vaga do polo em cada categoria

=1 (garantida) +

n - total de textos vlidos recebidos pelos Estados do polo na categoria n - de textos vlidos do Brasil na categoria

31 vagas

 Ao final de cada encontro de semifinalistas regionais, haver uma cerimnia de premiao quando sero anunciados os finalistas. 4.4.4 Da entrega do Relato de Prtica

 Os professores de alunos semifinalistas devero enviar Coordenao o Relato de Prtica, conforme subitem 4.1.3, pelo stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br. A verso impressa do Relato dever ser entregue Coordenao no encontro de semifinalistas. O Relato de Prtica dever ter o nmero mximo de 7.000 caracteres com espao.A postagem do Relato dever ser feita at 24 horas antes do incio do encontro regional. Caso o professor no entregue o Relato de Prtica, isto no afetar a seleo do texto do respectivo aluno.  4.4.4.1 Da seleo dos Relatos de Prtica  Uma Comisso Julgadora organizada e coordenada pelo Cenpec e composta por, no mnimo, 3 (trs) profissionais da rea de educao, sempre em nmero mpar, selecionar um Relato de Prtica por polo e por categoria. Ao todo sero selecionados at 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica um por categoria por polo que, segundo os critrios apresentados no subitem 7.2, melhor retratarem suas prticas. Os professores autores desses relatos sero premiados, conforme subitem 5.4.  A seleo do Relato de Prtica do professor no tem nenhum vnculo com a seleo do texto do aluno.

4.5 Quinta etapa (Nacional) Seleo dos vencedores


Sero convidados para o encontro nacional: (i) os professores e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados como finalistas;

(ii) um dos genitores ou o responsvel legal; e (iii) o diretor da escola qual pertencem o professor e aluno autor do texto selecionado como finalista.  Os professores e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados como finalistas que no puderem comparecer ao encontro nacional no sero desclassificados.  O encontro nacional ser realizado em Braslia, em local e data a serem oportunamente definidos e divulgados no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.  Os convidados no residentes em Braslia tero as despesas referentes a transporte, estadia e alimentao, necessrias para viabilizar suas participaes no encontro nacional, custeadas pela Coordenao, a seu exclusivo critrio. 4.5.1 Da realizao da Comisso Julgadora Nacional 4.5.1.1 Da composio da Comisso Julgadora Nacional

 A Comisso Julgadora Nacional ser organizada e coordenada pelo MEC, Ita Social e Cenpec, devendo ser constituda por, no mnimo, 5 (cinco) profissionais renomados pelos slidos conhecimentos de Lngua Portuguesa, com experincia em trabalhos dessa natureza e grande familiaridade com o ensino e a prtica de leitura e escrita. Os nomes dos profissionais que comporo essa comisso sero publicados no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br na ocasio.  Nenhum professor inscrito e/ou pessoa que tenha qualquer tipo de vnculo familiar, parental ou scio afetivo com os alunos autores dos textos finalistas poder ser membro da Comisso Julgadora Nacional.  Ao final do encontro nacional sero anunciados os 20 (vinte) vencedores nacionais, isto , os cinco primeiros colocados de cada categoria.

5. Premiao
5.1 Etapa Escolar e Municipal
premiar, conferir diplomas ou certificados aos professores e/ou alunos participantes, sem necessidade de consultar a Coordenao.  Nessas etapas no haver premiao por parte da Coordenao, mas as escolas e os municpios podero, por iniciativa prpria,

5.2 Etapa Estadual


recebero os seguintes prmios:

 Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 500 (quinhentos) textos semifinalistas selecionados na etapa estadual

(i) professor: medalha e cupom para retirada de livro(s) na livraria montada no local do encontro regional. (ii) aluno: medalha e cupom para retirada de livro(s) na livraria montada no local do encontro de semifinalistas.

5.3 Etapa Regional


recebero os seguintes prmios:

 Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 152 (cento e cinquenta e dois) textos selecionados na etapa regional

(i) professor: medalha e um tablet; (ii) aluno: medalha e um tablet; (iii) escola: placa de homenagem.

5.4 Relato de Prtica


Os professores autores dos 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica selecionados na etapa regional recebero um netbook cada um.

5.5 Etapa Nacional


prmios:

 Os professores inscritos e os respectivos alunos autores dos 20 (vinte) textos selecionados na etapa nacional recebero os seguintes (i) professor: medalha, um notebook e uma impressora; (ii) aluno: medalha, um notebook e uma impressora; (iii) escola: 10 (dez) microcomputadores, uma impressora, um projetor multimdia, um telopara projeo e livros.

6. Cronograma
Etapa Atividade Realizao das oficinas nas escolas Escolar Seleo dos textos Encaminhamento Comisso Julgadora Municipal Seleo municipal Municipal Indicao dos textos selecionados Coordenao Seleo Estadual Encontros para alunos semifinalistas e professores Regional Premiao dos vencedores regionais Seleo Regional Seleo Nacional Encontro para alunos finalistas, professores, diretores e pais ou responsveis Premiao dos vencedores Responsvel Professor Perodo De 19/03/2012 a 31/08/2012 Um texto de cada categoria por escola At 03/09/2012 Seleo

Comisso Julgadora Escolar

Comisso Julgadora Municipal

De 10/09/2012 a 21/09/2012

De 1 (um) a 15 (quinze) textos selecionados por categoria de acordo com o nmero de vagas do municpio por categoria, conforme subitem 4.2.4. At 500 (quinhentos) textos semifinalistas, deacordo com o subitem 4.3.3.

Estadual

Comisso Julgadora Estadual

De 22/09/2012 a 17/10/2012

Coordenao Novembro de 2012 Comisso Julgadora Regional Comisso Julgadora Nacional Dezembro de 2012 Coordenao

At 152 (cento e cinquenta e dois) textos finalistas, de acordocomosubitem 4.4.3.2; 28 (vinte e oito) Relatos de Prtica, de acordo com o subitem 4.4.4.1.

Nacional

At 20 textos vencedores (cinco por categoria)

7. Critrios de seleo
7.1 Critrios de seleo dos textos
prios da categoria textual e aspectos gerais de gramtica e ortografia.  Os critrios especficos para a seleo de textos em cada categoria esto detalhados no stio eletrnico:  www.escrevendoofuturo.org.br, bem como nos Cadernos do Professor enviados a todas as escolas, conforme subitem 4.1 e tambm nos folhetos de orientao para as Comisses Julgadoras, a serem enviados por ocasio da seleo dos textos, conforme disposto neste regulamento.  Nas diversas etapas, os textos devero ser selecionados pelas Comisses Julgadoras, considerando-se a presena de aspectos pr-

7.2 Critrios de seleo dos Relatos de Prtica


Os Relatos de Prtica sero selecionados de acordo com os seguintes critrios: presena de aspectos prprios da categoria do relato; narrao de experincias significativas; reflexo sobre a prtica; aspectos gerais de gramtica e ortografia; originalidade.

8. Divulgao da Olimpada e de seus resultados


 A adeso dos participantes aos termos e condies deste regulamento pressupe expressa autorizao para que o MEC, a Ita Social e/ou o Cenpec divulguem por quaisquer mdias e/ou meios de comunicao, inclusive em televiso, cinema, rdio, internet, revistas e jornais o lanamento, o desenvolvimento e os resultados da Olimpada, mesmo aps a sua realizao.  Os professores e respectivos alunos autores dos textos selecionados nas etapas estadual, regional e nacional sero comunicados pela Coordenao, por meio de carta, e-mail, telegrama, fax ou telefonema, bem como por meio da Internet.  Os semifinalistas, finalistas e vencedores sero anunciados em eventos que ocorrero durante o ano de 2012 em datas, locais e horrios a serem informados no stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br.

9. Direitos autorais e de personalidade


9.1 Cada um dos professores inscritos na Olimpada autoriza, em carter no exclusivo e de forma irrevogvel e irretratvel, o MEC, a Ita
Social e o Cenpec a usar (i) todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre todas e quaisquer obras intelectuais criadas e produzidas no mbito da Olimpada (inclusive quaisquer Relatos de Prtica), concludas ou inacabadas, em qualquer formato ou suporte (Obras); e (ii) seus direitosde personalidade tais como nome, voz, apelido, imagem, dados escolares, profissionais e/ou biogrficos, depoimentos, entrevistas etc. (Direitos), em todas e quaisquer aes e atividades relacionadas Olimpada, ou para fins acadmicos, educacionais e cientficos e em quaisquer materiais relacionados sua implementao e divulgao, bem como de seus resultados, sem qualquer restrio de espao, idioma, nmero de impresses, reimpresses,quantidadedeexemplares,nmerodeemisses,transmisses, retransmisses, edies, reedies, divulgaes e/ou veiculaes, conforme abaixo previsto.

9.2 As Obras e os Direitos podero ser usados pelo MEC, Ita Social e/ou Cenpec, direta ou indiretamente, total ou parcialmente,
por si ou por terceiros, em conjunto ou separadamente (inclusive com outros direitos de terceiros, obras intelectuais, materiais, suportes etc.), para os fins acima previstos, em qualquer mdia ou meio fsico, visual ou sonoro, inclusive eletrnico, digital, redes de computadores, cabo, fibra tica, rdio, fios telefnicos, sistemas de comunicao mvel (inclusive de telefonia celular), satlite artificial, alto-falantes ou sistemas anlogos, ondas e quaisquer outros existentes, inclusive em quaisquer materiais, suportes, aes, atividades e obras intelectuais de qualquer natureza, especialmente nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1, podendo, para tanto, serem realizadas as seguintes atividades: fixao (por meio de qualquer suporte ou processo de captao de imagens e/ou imagens e sons, inclusive fotografias, obras audiovisuais ou processos assemelhados); reproduo (inclusive por meio da impresso de novos exemplares das Obras, de sua aplicao, no todo ou em parte, em quaisquer materiais, suportes, aes ou atividades), publicao, comunicao ao pblico, circulao, oferta a terceiros (inclusive pela Internet e por rede privada de computadores), divulgao (em qualquer meio ou mdia, inclusive nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1), distribuio (no comercial, em quaisquer locais e a quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas, sem restrio de qualquer natureza), exposio, edio, reedio, emisso, transmisso (circuitos abertos ou fechados), retransmisso (circuitos abertos ou fechados), traduo para qualquer idioma (com ou sem legendas), adaptao, derivao, anotao, transformao, compilao, incluso em fonograma ou produo audiovisual (tais como em programas culturais e educacionais, que podero ser divulgados em redes de TVs e canais educativos), radiodifuso sonora ou televisiva (circuitos abertos ou fechados), exibio pblica ou privada, audiovisual, cinematogrfica ou por processo assemelhado, representao, recitao, declamao, execuo musical, incluso em base e banco de dados fsicos ou eletrnicos, armazenamento em computador (inclusive para exibio pela Internet ou por rede privada de computadores), microfilmagem e as demais formas de armazenamento do gnero.

9.2.1 O disposto no subitem acima compreende, mas no se limita utilizao das Obras e dos Direitos pelo MEC, Ita Social e/ou Cenpec em quaisquer suportes, materiais, mdias ou meios relativos Olimpada, inclusive sua divulgao, assim como em convites, folderes, folhetos, livros, compilaes, almanaques, revistas, fotografias, slides, outdoors, catlogos, cartazes, calendrios, enciclopdias, Internet, inclusive nos stioseletrnicos www.escrevendoofuturo.org.br, www.mec.gov.br, www.fundacaoitausocial.org.br, www.cenpec.org.br, disquetes, CD-Rom, DVDs, CDs, fitas de vdeo, tapes, obras audiovisuais, e-mails, mensagens para celular, computadores de mo, revistas, jornais, televiso, cinema, exposies (itinerantes ou no) em quaisquer locais, conferncias, palestras, materiais e produtos institucionais,mostras nacionais ou internacionais, relatrios ou outros materiais e criaes intelectuais de qualquer natureza.

9.3 Cada um dos professores inscritos est ciente e concorda expressamente que as entrevistas e depoimentos que porventura
sejam por ele concedidos Coordenao ou a terceiros contratados pelo MEC, Ita Social e Cenpec em virtude da Olimpada podero ser transcritos por estas entidades, por si ou por terceiros, e divulgados nos materiais, suportes, mdias e meios indicados neste regulamento, inclusive no subitem 9.2.1, observando-se o disposto no subitem 9.2.

 9.4 Adisposio,diagramao,ordenao,compactao,compilao,edio, organizao e/ou editorao das Obras e/ou dos Direitos de cada um dos professores inscritos ou dos suportes, materiais, mdias ou meios em que as Obras e/ou os Direitos estejam includos podero ser realizadas pelo MEC, Ita Social ou Cenpec, por si ou por terceiros, a seu exclusivo critrio.  9 .5 Todos e quaisquer materiais, suportes, mdias e meios indicados no subitem 9.2.1 e seguintes podero ser criados, produzidos, desenvolvidos e/ou elaborados pelo MEC, Ita Social ou Cenpec, por si ou por terceiros, e neste caso pertencero a eles exclusivamente.

9.6 A autorizao para uso das Obras e dos Direitos de que trata o subitem 9.1 ser vlida e eficaz no Brasil ou fora dele, pelo
prazo de 25 (vinte e cinco) anos, a contar de 19/03/2012.

9.7 O MEC, a Ita Social e o Cenpec reservam-se o direito de, a seu exclusivo critrio e sem qualquer nus, no usar as Obras e/ou
os Direitos dos professores inscritos.

9.8 A autorizao de que trata o subitem 9.1 concedida sem qualquer nus de qualquer natureza.

 9.9 O MEC, a Ita Social e o Cenpec podero permitir que as Obras e/ou os Direitos sejam usados, total ou parcialmente, por suas mantenedoras, pelo Poder Pblico em qualquer de suas esferas, bem como por qualquer empresa do grupo Ita Unibanco, desde que para realizao de aes e atividades relativas Olimpada, nas mdias e meios indicados no subitem 9.2.1.  9.10 O MEC, a Ita Social e o Cenpec eximem-se de toda e qualquer responsabilidade decorrente do uso indevido por terceiros, no todo ou em parte, das Obras e/ou dos Direitos bem como de quaisquer suportes, materiais, mdias e meios em que eles estejam includos, inclusive mediante sua reproduo ou divulgao, no todo ou em parte, em stios como Orkut, YouTube, Facebook, Twitter e em blogs, comunidades virtuais e stios desta natureza.  9.11 Cada professor inscrito declara que o nico criador e titular exclusivo de todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre as Obras.

9.12 Os professores inscritos passaro a fazer parte do cadastro do MEC, Ita Social eCenpec para fins de pesquisa e mapeamento
da educao brasileira.

9.13 O disposto no item 9 no compreende qualquer utilizao comercial das Obras e dos Direitos.

10. Disposies finais


As decises das Comisses Julgadoras, em qualquer uma das etapas, sero soberanas, no se admitindo contra elas nenhum recurso. No sero devolvidos textos, documentos ou quaisquer materiais entregues ou enviados para a Coordenao. A Coordenao prestar esclarecimento de eventuais dvidas decorrentes deste regulamento. Casos omissos sero resolvidos pela Coordenao, cuja deciso ser soberana e contra ela no caber qualquer recurso.

Coordenao da Olimpada Caixa Postal: 34.729-9 (SP)CEP 01452-970 A Central de Atendimento da Olimpada estar disponvel: por telefone: 0800-7719310 (ligao gratuita) pelo stio eletrnico www.escrevendoofuturo.org.br por e-mail: olimpiada@cenpec.org.br

S-ar putea să vă placă și