Sunteți pe pagina 1din 4

28/06/13

Andar em Crculos - Liahona Junho de 2013 - liahona

M E NS A G E M DA P RI M E I RA P RE S I D NCI A

Andar em Crculos
Presidente Dieter F. Uchtdorf
Segundo Conselheiro na Primeira Presidncia

Andar em Crculos
J ouv iu falar que as pessoas que se perdem tendem a andar em crculos? Jan L. Souman, um psiclogo alemo, queria v erificar cientificamente se isso era v erdade. Ele lev ou os participantes de uma ex perincia a uma grande rea florestal e ao deserto do Saara e usou um sistema de posicionamento global para rastrear seus passos. Eles no dispunham de bssola nem de qualquer outro aparelho. As instrues que receberam eram simples: andar em linha reta na direo indicada. Posteriormente, o Dr. Souman descrev eu o que aconteceu. [Alguns] deles andaram num dia nublado, com o sol escondido atrs das nuv ens [e sem nenhum ponto de referncia v isv el]. () Todos [eles] andaram em crculos, e [v rios] deles cruzaram repetidas v ezes o mesmo caminho sem perceber. Outros participantes caminharam enquanto o sol estav a brilhando, com pontos de referncia distantes v ista. Esses () seguiram um curso quase perfeitamente reto. 1 Esse estudo foi repetido por outros estudiosos com metodologias diferentes. 2 Todos produziram resultados semelhantes. Sem pontos de referncia v isv eis, os seres humanos tendem a andar em crculos.

O Ponto de Referncia das Escrituras


Sem referncias espirituais, a humanidade tambm v agueia sem rumo. Sem a palav ra de Deus, andamos em crculos. Tanto indiv idualmente quanto na sociedade como um todo, v emos esse padro se repetir continuamente em cada dispensao, desde o incio dos tempos. Quando perdemos de v ista a palav ra de Deus, tendemos a nos perder. Essa, sem dv ida, a razo pela qual o Senhor ordenou que Le env iasse seus filhos de v olta a Jerusalm para buscar as placas de lato. Deus sabia que os descendentes de Le precisariam de marcos confiv eis pontos de referncia que forneceriam um guia que poderiam usar para determinar se estav am no caminho correto. As escrituras so a palav ra de Deus. So os pontos de referncia dados por Deus, que mostram o caminho que dev emos percorrer, a fim de nos aprox imarmos de nosso Salv ador e alcanarmos metas louv v eis.
https://www.lds.org/liahona/print/2013/06/walking-in-circles?lang=por&clang=por 1/4

28/06/13

Andar em Crculos - Liahona Junho de 2013 - liahona

O Ponto de Referncia da Conferncia Geral


As instrues dadas na conferncia geral so outro ponto de referncia que pode nos ajudar a saber se estamos no caminho certo. s v ezes me pergunto: Ser que dei ouv idos s palav ras proferidas pelos homens e pelas mulheres que falaram na ltima conferncia geral da Igreja? Li e reli suas palav ras? Meditei sobre elas e as apliquei em minha v ida? Ou s apreciei alguns discursos marcantes e deix ei de aplicar suas mensagens inspiradas em minha v ida pessoal? Ao ouv ir ou ler os discursos, talv ez v oc tenha anotado uma ideia ou outra. Talv ez tenha assumido o compromisso de fazer melhor algumas coisas ou de faz-lo de modo diferente. Pense nas mensagens da ltima conferncia geral. Muitas nos incentiv aram a fortalecer nossa famlia e a melhorar nosso casamento. Esta edio da rev ista A Liahona tambm est v oltada para esses v alores eternos, com muitas recomendaes prticas para abenoar nossa v ida. Estamos anotando e aplicando esses conselhos prov eitosos? Ser que estamos reconhecendo esses pontos de referncia reais e v aliosos e caminhando em direo e eles?

O Antdoto para No Vagarmos sem Rumo


Os pontos de referncia espirituais so indispensv eis para manter-nos no caminho estreito e apertado. Eles do uma orientao clara do caminho a seguir mas s se os reconhecermos e caminharmos em direo a eles. Se nos recusamos a ser guiados por esses pontos de referncia, eles perdem o significado e se tornam meras peas ornamentais cujo nico propsito quebrar a monotonia do horizonte. No basta seguir nossos instintos. No basta ter as melhores intenes. No basta confiar em nossos sentidos naturais. Mesmo quando achamos estar seguindo um caminho espiritual reto, se no contarmos com pontos de referncia v erdadeiros para nos guiar a orientao do Esprito , tenderemos a v agar errantes. Abramos, portanto, os olhos e v ejamos os marcos que nosso Deus benev olente proporcionou a Seus filhos. Leiamos, ouamos e apliquemos a palav ra de Deus. Oremos com real inteno e ouamos e sigamos os sussurros do Esprito. Ao reconhecermos os pontos de referncia celestiais oferecidos por nosso Pai Celestial amoroso, dev emos definir nosso rumo por eles. Dev emos tambm fazer correes regulares de curso ao nos orientarmos em direo aos pontos de referncia espirituais. Dessa forma, no v amos v aguear em crculos, mas andar com confiana e segurana rumo grandiosa bno celestial, que o direito de primogenitura de todos os que andam no caminho estreito e apertado do discipulado de Cristo.

Ensinar Usando Esta Mensagem


Ao se preparar para ensinar com esta mensagem, v oc pode buscar nas escrituras ex emplos de pessoas que foram guiadas por pontos de referncia espirituais ou pessoas que v agaram em crculos. Pode iniciar seu
https://www.lds.org/liahona/print/2013/06/walking-in-circles?lang=por&clang=por 2/4

28/06/13

Andar em Crculos - Liahona Junho de 2013 - liahona

estudo com estas escrituras: Nmeros 1 4:2633; 1 Nfi 1 6:2829; Alma 37 :3847 . Caso se sinta inspirado, v oc pode relatar s pessoas a quem est ensinando as ideias que lhe ocorreram ao estudar esses ex emplos. Pergunte-lhes o que podemos aprender com essas histrias.

Jovens

Pontos de Referncia para Voc

O Presidente Uchtdorf descrev e a conferncia geral e as escrituras como pontos de referncia que nos ajudam a no ficar espiritualmente sem rumo. Reflita sobre outros pontos de referncia espirituais que influenciaram ou guiaram sua v ida. Escrev a suas ex perincias pessoais em seu dirio. Estas citaes do Presidente Monson podem ajud-lo: Sua bno patriarcal no para ser dobrada cuidadosamente e guardada. No dev e ser emoldurada ou publicada. Em v ez disso, dev e ser lida. Dev e ser amada. Dev e ser seguida. Sua bno patriarcal lhe far companhia em suas horas mais sombrias. V ai gui-lo em meio aos perigos da v ida. Y our Patriarchal Blessing: A Liahona of Light, Ensign, nov embro de 1 986, p. 66. Nosso Pai Celestial no nos lanou em nossa jornada eterna sem preparar meios pelos quais pudssemos receber orientao para garantir nosso retorno seguro. Refiro-me orao. Refiro-me tambm ao sussurro da v oz mansa e delicada. A Corrida da V ida, A Liahona , maio de 201 2, p. 90.

Crianas

Consigo Achar o Caminho


O Presidente Uchtdorf disse que precisamos seguir pontos de referncia espirituais, pois v o ajudar-nos a escolher o certo e a nos aprox imar do Salv ador. Alguns desses pontos de referncia so a orao, as escrituras, a conferncia geral e A Liahona . Encontre seu caminho no labirinto seguindo esses pontos de referncia. Com sua famlia, leia um discurso da ltima conferncia geral. O que o orador sugere que faamos para permanecer no caminho certo? Trace metas com sua famlia para aplicar o que aprendeu.
Notas

1 . Ver Jan L. Soum an e outros, Walking Straight into Circles, Current Biology 1 9 (2 9 de setem bro de
2 009 ), 1 53 8.

2. Ver, por exem plo, Robert Krulwich, A My stery : Why Cant We Walk Straight?
https://www.lds.org/liahona/print/2013/06/walking-in-circles?lang=por&clang=por 3/4

28/06/13

Andar em Crculos - Liahona Junho de 2013 - liahona

npr.org/blogs/krulwich/2 01 1 /06 /01 /1 3 1 05083 2 /a-m y stery -why -can-t-we-walk-straight.

Sit e Oficia l de A Ig r eja de Jesu s Cr ist o dos Sa n t os dos lt im os Dia s 2 0 1 3 In t ellect u a l Reser v e, In c. T odos os dir eit os r eser v a dos.

https://www.lds.org/liahona/print/2013/06/walking-in-circles?lang=por&clang=por

4/4

S-ar putea să vă placă și