Sunteți pe pagina 1din 14

Civilizao Chinesa

Historiadores baseados em documentos antigos afirmam que a civilizao chinesa possui mais de quatro mil anos de idade, estes registros atestam a condio de uma das mais antigas e importantes civilizaes de todo o mundo. Os registros mais remotos do povo chins comprovam a sua formao mltipla marcada pela influncia de vrios povoados que habitaram pioneiramente o territrio e estabeleceram-se nas proximidades do rio Amarelo. A Civilizao chinesa foi responsvel pela criao de importantes invenes. At o sculo XV, os chineses ocuparam posio destacada na produo intelectual e tecnolgica. So eles os inventores da plvora, do compasso, das primeiras prensas e da medicina. Entretanto, na Idade Contempornea, a superioridade do Imprio Chins foi abalada pelo contato com as naes europeias envolvidas no processo de expanso da economia industrial. Durante o sculo XIX, a ao imperialista acabou estabelecendo uma srie de conflitos que colaboraram para um novo perodo da histria chinesa. Os chineses ento modernizaram suas instituies e, hoje, ocupam a categoria de potncia mundial.

China
A China era habitada desde os tempos pr-histricos. No incio do Perodo Neoltico, agricultores estabeleceram-se no vale do rio Amarelo (Huang-Ho). Por volta de 3000 a.C., j havia comunidades agrcolas sofisticadas no territrio chins. Por volta de 1600 a.C., constituiu-se a primeira dinastia chinesa a Shang.

Alm da avanada agricultura, esse povo construiu palcios de madeira e desenvolveu a fabricao de objetos em bronze e em porcelana.

Poucas culturas despertam tanta curiosidade quanto a chinesa. Arquelogos, historiadores, outros estudiosos e turistas visitam constantemente o pas na tentativa de desvendar seus mistrios. E mistrio o que no falta na histria desse povo milenar. A China uma das civilizaes mais antigas do mundo, juntamente com o Egito, a Mesopotmia, a Prsia, a ndia e a Grcia. Diversos objetos inventados na China antiga ainda hoje fazem parte do nosso cotidiano: o jogo de xadrez, os papagaios ou pipas de empinar, a bssola, a porcelana, a plvora, os fogos de artifcio, o guarda-chuva, o papel, a imprensa, produtos e tcnicas medicinais como a acupuntura.

Os chineses eram conhecidos por sua grande preocupao com a sade. Uma prova disso que na Antigidade o curso de medicina era muito procurado pelos jovens. Segundo a tradio, se algum recebia seu corpo como uma ddiva dos pais, era sua obrigao proteg-lo contra doenas. Os exerccios corporais sempre foram muito valorizados pelos chineses, como forma de manter o corpo e a sade mental em perfeitas condies. Havia excees a essa regra, como a prtica, muito difundida entre os chineses, de cortar parte do corpo (pernas, braos, etc.) para ser usada no preparo de uma sopa medicinal, que era servida aos pais quando ficavam doentes.

Localizao
A China situa-se na parte leste da sia. A China terceiro maior pas do mundo depois da Unio Sovitica e do Canad, limitada ao norte pela Monglia e pela Unio Sovitica, a leste pela Unio Sovitica, Coria do Norte, mar Amarelo e mar da China Oriental; ao sul pelo mar da China do Sul, pelo Vietn do Norte, Laos, Birmnia, ndia, Buto, Silkim, Nepal e Paquisto Ocidental; a oeste pelo Afeganisto e Unio Sovitica.

Dois teros da China so montanhosos ou semidesrticos. A sua parte oriental formada por frteis plancies e deltas. H ilhas, sendo que a maior delas Hainan, na costa meridional. Os rios principais so: Amarelo, Amur e Yu. A China tem uma rea de 9.596.961 Km2 e uma populao superior a 1.300.000.000 de habitantes. Sua capital Pequim. So cidades principais: Xangai, Pequim, Tientsin, Luta, Shenyang, Canto, Wuhan, Harbin, Sain. 94% dos chineses so han e 11% de chuangs. A agricultura a base da economia. Os chineses plantam arroz, trigo, cevada, soja, paino, algodo, ch e tabaco. H tambm grandes reservas de carvo, ferro, cobre, chumbo e outros minerais.

O Imprio do Meio: o incio da grande civilizao


Em 1929, o arquelogo chins Pei Wenzhong encontrou na aldeia de Zhoukoudian, perto de Beijing ou Pequim, atual capital da China, um crnio humano que datava de aproximadamente 500 mil anos. Esse crnio pertencia ao gnero Homo erectus, que viveu em regies da frica, da sia e da Europa entre cerca de 1,8 milho e 300 mil anos atrs. O arquelogo batizou o seu achado de Homem de Pequim.

Estudando esse fssil e outros indcios encontrados na regio, os pesquisadores concluram que o Homo erectus chins vivia em cavernas e produzia artefatos de pedra polida, utilizava o fogo para cozinhar os alimentos e proteger-se do frio. Vivia da caa, da pesca e da coleta de frutos das florestas. Tudo indica que os primeiros chineses tinham vida semelhante dos demais povos do Paleoltico. Sabe-se tambm que, h cerca de 6 mil anos, em Yangzhou, na regio frtil do Rio Amarelo, desenvolveu-se uma cultura neoltica de agricultores e criadores de animais domsticos (ces e porcos). Ali tambm eram fabricados potes e vasos de cermica para armazenar os alimentos. Esses objetos de cermica eram ricamente decorados com smbolos que, pelo que parece, deram origem escrita chinesa.

Vaso em cermica, um dos principais traos da cultura material chinesa

Fragmentos O povoamento do vale do Rio Amarelo (Rio Hoang-Ho) se explica pela fertilidade do solo, favorvel a pratica da agricultura, principalmente o cultivo do arroz. Durante centenas de anos a enchentes do rio e os ventos do deserto vinham depositando na terra uma camada de argila amarelada, conhecida como loesse, que deu ao rio um tom amarelado e o nome. Precedendo que o loesse era um eficiente fertilizante do solo, os chineses fixaram-se nas plancies s margens do rio, onde iniciaram o cultivo da terra. Para melhor aproveitar os recursos naturais da regio, os chineses construram canais de irrigao e diques para controlar as cheias. Essa prtica semelhante que os egpcios antigos desenvolveram aproveitando as enchentes do Nilo. Essas pequenas aldeias agrcolas deram origem a povoados, que mais tarde se transformaram em pequenos Estados governados por chefes polticos. Posteriormente, alguns desses pequenos Estados foram dominados por outros, fazendo surgir reis poderosos e respeitados. O poder passou a ser transmitido de pai para filho (poder hereditrio), dando origem ao que chamamos de dinastias.

A famlia e aspectos culturais da China


Para a maioria dos chineses, e durante a maior parte da histria da China, a famlia era o centro da vida social, e a devoo a ela era considerada uma grande virtude. Os pais sentiam-se responsveis pela transmisso dos ensinamentos que vinham dos antepassados para seus filhos, como preservar a propriedade familiar. As famlias chinesas eram muito numerosas. Geralmente os parentes viviam na mesma casa (pai, me, filhos, avs, netos, tios), reunindo muitas vezes trs ou quatro geraes. Para uma mulher casada, a maior virtude era a fidelidade, e isso tambm valia caso ela enviuvasse. Entretanto no era ilegal que uma mulher se casasse depois da morte do marido, o que de fato era at comum, por causa das dificuldades econmicas. No entanto, isso era visto como uma prtica moral inferior. De acordo com a crena popular, a mulher que casasse em segundas npcias seria considerada, depois de morta, um fantasma na famlia dos maridos. Na China, os meninos recebiam tratamento diferenciado, uma vez que eram considerados os futuros chefes das famlias. Quando completavam 20 anos de idade, tinham seus cabelos cuidadosamente presos no alto da cabea e protegidos por um gorro. Os casamentos eram normalmente arranjados entre famlias e, depois de casada, a mulher mudava-se para a casa do

marido. Os imperadores chineses costumavam casar suas filhas com membros das famlias reais dos povos vizinhos e, assim, protegiam suas fronteiras. Os meninos e meninas podiam freqentar as escolas. A sociedade chinesa sempre deu muita importncia para a educao. Mesmo as crianas mais pobres recebiam instruo, muitas vezes da prpria famlia. A educao das meninas tinha o objetivo de prepar-las para as tarefas do lar, como bordar e costurar. Para os meninos, o objetivo central era prepar-los para concorrer ao cargo de funcionrio real, que era escolhido pelo prprio imperador. Se fossem escolhidos, os rapazes teriam uma situao privilegiada dentro do Estado.

As cidades chinesas
Desde os primrdios as cidades chinesas foram densamente povoadas. Chang-an foi uma das mais famosas cidades da China na Antigidade. Por volta do sculo VII a.C., Chang-an j possua 1 milho de habitantes. Os tipos de moradias variavam de acordo com as condies sociais de cada um. Os nobres e os ricos comerciantes viviam perto dos palcios e a populao empobrecida amontoava-se nas periferias das cidades. As melhores moradias tinham mais de um andar, eram cobertas com telhas e decoradas com cuidado e harmonia. Os trabalhadores urbanos e os camponeses habitavam casas pequenas, com pouca ventilao, cobertas por bambu. A alimentao das camadas privilegiadas era rica e variada: carnes, ovos, cereais e vegetais. A comida era servida em belas vasilhas de porcelana, e como talheres utilizavam pauzinhos, feitos de bambu ou madeira. Para os pobres a comida quase sempre era insuficiente. Geralmente alimentavam-se de um cozido de vegetais. Nas regies onde havia muitos arrozais (vale dos rios Hoang-Ho e Yang Tse-Kiang, no sudeste da China), a alimentao era acrescida de uma tigela de arroz. Bebida alcolicas e chs eram apreciados pela populao. Os banquetes organizados pelos nobres eram servidos em belas jarras decoradas com ornamentos de ouro, bronze ou prata.

Religio na China
No havia somente uma religio na China, mas vrias, e constitudas de filosofias diferentes. Uma das mais conhecidas filosofias religiosas da China foi criada por Confcio (ou Kung Fu-tzu, Mestre Kung), que viveu aproximadamente de 551 a 479 a.C. Confcio era considerado o maior professor do imprio, sendo adorado em vrios cantos do territrio. Seus ensinamentos falavam de tica e dos ritos de passagem de uma etapa da vida a outra, como nascimento, o casamento e a morte.

Confcio (551-479 a.C.) As idias de Confcio valorizavam a busca do equilbrio e a harmonia para uma vida melhor. O conjunto de seus ensinamentos recebeu o nome de confucionismo. Essa filosofia religiosa, que at hoje muito difundida na China, no pregava a adorao de um deus, mas o humanismo e as boas relaes entre as pessoas. A regra fundamental de Confcio dizia: O que no queres que faam a ti, no faas aos outros. Outra importante manifestao religiosa continua sendo o budismo (linkar para budismo/religies), originado na ndia, e que se expandiu na China a partir do sculo III d.C.

As religies populares eram festivas e reuniam muitos seguidores. As famlias cultuavam os deuses nas festas anuais e nas oferendas aos antepassados. Acreditavam que os espritos dos antepassados protegiam o lar e, por isso, reservavam um dos aposentos da casa para lhes servir de moradia. Em certas datas do ano, como aniversrio ou morte do antepassado, os familiares o homenageavam. A maior religio popular da China foi o taosmo. Suas teorias foram criadas pelo pensador Laots, que viveu por volta do sculo VI a.C. Segundo Lao-ts, o Tao seria criador do mundo e responsvel pela ordem de todas as coisas e de todas as pessoas. O taosmo ganhou muitos adeptos entre as camadas populares ao pregar que todos os que levassem uma vida muito miservel e sofrida na Terra poderiam alcanar uma vida melhor ps a morte, pela f e pela purificao. Segundo Lao-ts, toda a natureza regida pelo equilbrio das energias yin (energia negativa e feminina) e yang (energia positiva e masculina), os opostos que se complementam. E o corpo humano parte desse conjunto. A oposio entre as energias yin e yang pode explicar fenmenos que ocorrem em nosso corpo: se em harmonia, essas energias promovem a sade; se em desequilbrio, a doena. Divindades de origem Taosta Os Trs Puros Os Trs Puros so a trindade Taosta de deuses representando os princpios supremos. Quatro Imperadores Reis celestes do Taosmo.

Imperador de Jade O Imperador de Jade o governante supremo de tudo, contado entre as principais divindades Taostas. Beiji Dadi Governante das estrelas. Tianhuang Dadi Governante dos deuses. Imperatriz da Terra

Xi Wangmu ou Rainha Me do Oeste a deusa que detm o segredo da vida eterna e a entrada para o paraso. Pak Tai ou Bei Di o Deus Taosta do Norte, Pak Tai um dos Cinco Imperadores que desde a Dinastia Han so associados a cada um dos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) segundo a teoria dos Cinco Elementos. Em Hong Kong e Macau, so considerados divindades do vento. Pak Tai tambm o deus das guas. Oito Imortais: Os Oito Imortais so uma crena Taosta descrita pela primeira vez na Dinastia Yuan. O poder de cada Imortal pode ser transferido para uma ferramenta que pode dar vida e destruir o mal. A maioria nasceu nas Dinastias Tang ou Sung. Eles no s so venerados pelos Taostas como so elementos da cultura chinesa. Vivem na Montanha Penglai. Divindades de origem Budista Guan Yin ou Kuan Yin a deusa da compaixo e piedade. Hotei uma divindade budista popular. Deus da alegria e fortuna. Dizang aquele que salva da morte. Yanluo o governante do Inferno (forma abreviada do snscrito Yama Raja Shi Tenn: Os Quatro Reis Celestes so deuses guardies budistas. Outras divindades Erlang Shen um deus chins com um terceiro olho na testa que v a verdade. Lei Gong o deus do trovo. Guan Yu o deus das irmandades, das artes marciais e, quando estas ocorrem, tambm deus da guerra. Zhao Gongming, deus da fortuna que monta um tigre. Bi Gan tambm um deus da fortuna. Zhu Rong o Deus do fogo. Gong Gong o Deus da gua. Chi You: Deus da guerra e inventor das armas de metal.

Mitologia chinesa
Os historiadores supem que a mitologia chinesa tem incio por volta de 1100 a.C. Os mitos e lendas foram passados de forma oral durante aproximadamente mil anos antes de serem escritos nos primeiros livros como o Shui Jing Zhu e o Shan Hai Jing. Outros mitos continuaram a ser

passados atravs de tradies orais tais como o teatro e canes, antes de serem escritos em livros como no Fengshen Yanyi.

Pssaros

Fenghuang.

Fenghuang O Fenghuang considerado a fnix chinesa. Jian: A Jian uma ave mtica que se acredita s tenha um olho e uma asa: um par dessas aves depende um do outro, inseparvel, da, representar o marido e a mulher. Jingwei: Jingwei o pssaro mtico que tenta encher o oceano com gravetos e seixos. Na verdade o Jingwei era a filha do Imperador Yandi, mas morreu jovem, afogada no Mar do Leste. Aps sua morte ela decidiu renascer como um pssaro para vingar-se do mar trazendo gravetos e seixos das montanhas prximas tentando ench-lo a fim de evitar que sua tragdia acontea a outros. Jiu Tou Niao: uma ave de nove cabeas usada para assustar crianas. Conta lenda que ela seqestra jovens meninas e as leva para sua caverna onde ficam at ser salvas por um heri. Su Shuang uma ave mitolgica, tambm descrita como uma ave aqutica. Peng: A Peng uma ave mitolgica gigante e de impressionante poder de vo. Zhu A ave Zhu tida como um mau pressgio.

Drages O drago chins uma das criaturas mais importantes da mitologia chinesa.
considerada a mais poderosa e divina criatura e acredita-se que seja o regulador de todas as guas. O drago simbolizava grande poder e era apoio de heris e deuses. Um dos mais famosos na mitologia chinesa Yinglong. Diz-se ser o deus da chuva. Pessoas de diferentes lugares rezam para ele a fim de receber chuva. Na mitologia chinesa, acredita-se que os drages possam criar nuvens com sua respirao. O povo chins usa muitas vezes a expresso "descendentes do Drago" como um smbolo de sua identidade tnica.

Yinglong um servo poderoso de Huangdi. Uma lenda diz que Yinglong ajudou um homem chamado Yu a parar uma enchente do Rio Amarelo abrindo canais com sua cauda. Reis Drages Os reis drages so os quatro governantes dos quatro oceanos (cada um corresponde a um ponto cardeal). Eles vivem em palcios de cristal no fundo do mar de onde governam a vida animal. Fucanglong um drago do mundo subterrneo que guarda os tesouros enterrados. Sua sada da terra provoca a erupo de vulces. Shenlong um drago que pode controlar os ventos e as chuvas. Dilong o drago da terra. Tianlong Tianlong so os drages celestiais que puxam as carruagens dos deuses e guardam seus palcios. Li O Li um drago dos mares menor. No tem chifres. Jiao O Jiao outro drago sem chifre que vive em pntanos. O drago mais inferior.

Desenvolvimento econmico
O comrcio foi uma intensa atividade econmica para os chineses. Primeiramente, praticava-se o escambo, que a troca direta de mercadorias sem o uso de moedas. Posteriormente, em locais e pocas diferentes, moedas, barras e peas de ouro e bronze comearam a ser usadas nas relaes comerciais. Os produtos comercializados eram geralmente alimentos, cermica e seda.

O comrcio da seda foi uma das atividades mais lucrativas para os chineses. No sculo I d.C., o Imprio Romano tornou-se um dos maiores consumidores do produto. A seda era transportada geralmente por terra, e o caminho mais conhecido era aquele que atravessava o Deserto de Gbi, as terras dos atuais Cazaquisto e Turquia, at chegar a Roma. Esse trajeto era conhecido como rota da seda.

Quando os chineses desenvolveram as tcnicas para a produo da seda, grande parte da populao passou a se dedicar a essa atividade. A seda era muito utilizada na confeco de roupas para os imperadores e nobres, e, em ocasies especiais, para decorar painis e faixas com dizeres festivos ou fnebres. Gradualmente a produo da China estendeu-se por toda a Europa, onde o tecido delicado e caro era muito apreciado. Entretanto a seda s foi industrializada na Inglaterra no sculo XV. Atualmente a China ainda produz a melhor seda do mundo.

O desenvolvimento cientfico
Os estudiosos chineses, que dominavam tecnologias avanadas para a poca, desenvolveram vrios instrumentos que ainda hoje so muito teis, como a bssola magntica, o sismgrafo (que mede a intensidade dos tremores de terra) e o compasso. J no sculo II d.C., Zhang Heng construiu um globo celeste. Em 1088 Han Gonglian projetou o primeiro relgio astronmico movido a gua do mundo. Os chineses tambm deram uma grande contribuio para os estudos de astronomia e aritmtica.

Bssola Sismgrafo e Globo celeste de Zhang Heng

Inmeros objetos e utenslios de bronze da dinastia Shang (1500-1027 a.C.) encontrados por arquelogos, e que se encontram expostos em museus, comprovam a riqueza da antiga arte chinesa. O bronze era usado na confeco de objetos que seriam utilizados nas cerimnias reais e religiosas e no na fabricao de instrumentos agrcolas, como ocorria na Europa. Os artesos tinham papel de destaque na China antiga. Eram contratados pelo rei para confeccionar objetos de uso pessoal e adornos, tecidos para a roupagem da famlia imperial e para funcionrios reais. Os chineses consideravam o jade a pedra mais valiosa de todas e, por essa razo, era muito usada para fazer adornos e objetos.

A escrita chinesa

Os mais antigos registros escritos da China de que se tem notcia foram encontrados na cidade de Anyang, no leste da China, gravados em pedaos de ossos de animais e em cermicas. Alguns sinais utilizados como escrita podiam ser facilmente relacionas ao Sol, representados por um circulo com um risco no meio, e ao cavalo, representado por um desenho do animal. Como podemos perceber a escrita chinesa, como a de outras civilizaes, ideogrfica, ou seja, os smbolos expressam idias. A escrita moderna chinesa um aperfeioamento do modelo antigo

A escrita chinesa e seus smbolos equivalentes ao nosso alfabeto.

Organizao social chinesa: Imperadores, mandarins, grandes proprietrios e camponeses


Os imperadores tinham a funo de manter o equilbrio e a harmonia entre os dois mundos: o natural (dos vivos) e o sobrenatural (dos mortos). Acumulavam funes administrativas, religiosas e sociais. Julgar a capacidade do imperador era responsabilidade do Cu e nem sempre ela estava relacionada com as tarefas cumpridas na Terra. E como saber se o imperador estava agradando ao Cu?

A sociedade chinesa acreditava que os deuses se manifestavam na natureza e na vida social. Revoltas populares, perturbaes naturais (catstrofes, secas, inundaes), invases de povos estrangeiros eram sinais divinos de que o imperador deveria ser substitudo por outro a qualquer momento. Durante a dinastia Chin (221 206 a.C.) a China transformou-se em um Estado unificado, com o poder centralizado na figura do imperador. Como parte das medidas tomadas para fortalecer o poder real, surgiram mandarins, funcionrios que controlavam a administrao do estado, organizando o calendrio das atividades reais, a construo de estradas, diques, barragens e obras pblicas, e zelando pela justia e segurana da sociedade. Os mandarins eram muito importantes, pois praticamente administravam o Estado. Por isso, desde cedo os meninos da nobreza eram preparados para exercer essa funo.

A dinastia Chin ficou conhecida tambm pela construo da Muralha da China, com mais de 2.500 quilmetros de comprimento. A Grande Muralha da China A produo agrcola estava nas mos de grandes e mdios proprietrios de terras. Existiam tambm grupos de camponeses que arrendavam, com suas famlias, as terras do governo, onde criavam animais e plantavam. Essas pessoas trabalhavam arduamente: alm de sustentarem a famlia, tinham de pagar altos tributos pelo arrendamento das terras.

Curiosidades
Sozinha, a China tem duas vezes mais gente do que a Europa inteira. 1,3 bilhes de pessoas, este o nmero estimado de habitantes (pessoas registradas) pelo ltimo CENSO. Um em cada cinco habitantes do planeta vive na China, um quinto da populao mundial. Se o mundo fosse uma nica rua, um em cada quatro dos seus vizinhos seria chins. Se voc morasse na China neste momento estaria dividindo o cmodo que ocupa em sua casa com mais 7 pessoas. Por causa da superpopulao, cada casal s pode ter um filho. Mas, se o primeiro for menina, pode-se tentar de novo. Com quase 3.000 km de extenso, a Muralha da China, nica obra feita pelo homem que pode ser vista do espao, comeou a ser construda em 200 A.C. e completa atualmente 2200 anos de vida. Sua construo envolveu mais de um milho de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo. Sua imponncia comea pelo aspecto visual e termina na prtica, pois em alguns trechos de suas descomunais escadarias, o visitante s consegue subir os degraus de quatro, com as mos no cho. Li ou Lee (forma inglesa) o sobrenome mais comum do mundo. S na China existem 87 milhes deles. O clebre Livro Vermelho de Mao, espcie de cartilha do comunismo chins, atualmente s serve para ser vendido aos turistas nos portes da Praa da Paz Celestial, onde a figura de Mao Tse Tung ainda brilha. Na China, as ruas so extenses da casas. Ali os chineses comem, dormem, cortam o cabelo, fazem massagem, Tai-Chi-Chuan e at danam. Dentro da China existem vrias naes. Algumas inteiras, como o caso do Tibete e algumas minorias (mongis, turcos, cazaques, tibetanos, etc.). So por volta de 55 grupos diferentes, ou seja, 60 milhes de chineses no so to chineses assim - 60 milhes! Mais do que uma Frana ou duas Argentinas! Na China at as minorias so exageradas. Imaginar que um pas to grande assim (o terceiro maior do mundo s atrs da Rssia e do Canad) tenha a mesma geografia de norte a sul o mesmo que generalizar que no Brasil s existe selva. um erro grosseiro. Tanto das curiosas formaes rochosas de Guilin, no oeste do pas, quanto da maior de todas as montanhas - o Monte Everest - a China tem vrias faces em sua geografia. Cobras, ervas, ratos, morcegos. Tudo cura na milenar medicina chinesa. Lagartos ressecados, por exemplo, so bons para tosse comprida, pedra nos rins e at mesmo impotncia. A Fnix uma das criaturas mgicas da mitologia chinesa. Dizem que s aparecia quando o pas era governado por um bom imperador.

As

ptalas

de

uma

Datura

sagrada

representam

as

cinco

pontas

da

estrela.

O cervo e o alto funcionrio: smbolos de prosperidade. Por ser o BOI o animal que mais ajuda na lavoura, puxando o arado e a carroa, a maioria do povo chins considera pecado comer sua carne. "Um faz dois, dois fazem trs, de trs nascem as dez mil coisas." Foi assim que Lao Ts condensou a cosmologia chinesa. DEZ MIL a expresso que simboliza o todo e a imortalidade. O sapo e a r so smbolos de longevidade. A arte de empinar pipas tradicional na China. O morcego um smbolo de felicidade, e cinco morcegos juntos representam: longevidade, sade, fortuna, amor virtude e morte natural. Um quarto dos crimes previstos no Cdigo Penal punido com a morte, incluindo delitos menores como envenenar gado ou difundir pornografia. Os chineses so muito supersticiosos. Os andares 4, 14 e 24 de muitos prdios no existem, porque o ideograma do 4 parecido com o da morte. Celulares terminados em 4 ou com muitos 4 so bem mais baratos, e muito utilizados por estrangeiros.

Muitos dados acima foram retirados do site http://www.sohistoria.com.br/ef2/china/p7.php

28/04/2011 Uol notcias

China totalizou 1,339 bilho de habitantes em 2010


PEQUIM, 28 Abr 2011 (AFP) -A China, o pas de maior populao do mundo, anunciou nesta quintafeira que no fim de 2010 tinha 1,339 bilho de habitantes, uma populao que cada vez mais longeva e urbana. Segundo o ltimo censo, que evidenciou a persistncia de um forte desequilbrio entre os sexos - os homens so maioria -, a populao chinesa aumentou em 73,9 milhes de habitantes na dcada que terminou no ano passado. O aumento registrado entre 2000 e 2010 equivalente populao da Turquia e superior s de Frana ou Gr-Bretanha. Segundo o Escritrio Nacional de Estatsticas (BNS), a populao chinesa em 2000 era de 1,265 bilho de pessoas. Em 1953, quando foi realizado o primeiro censo, o pas tinha apenas 594 milhes de habitantes. O censo, um verdadeiro quebra-cabeas para um vasto pas como a China - que mobilizou mais de 10 milhes de agentes -, destacou a acelerao do envelhecimento da populao: 13,26% dos chineses tm agora mais de 60 anos, contra 10,33% em 2000. O envelhecimento preocupante: ainda h poucas pessoas com aposentadorias razoveis, os asilos e centros mdicos sos insuficientes e os filhos cuidam cada vez menos de pais cada vez mais idosos. O censo destaca ainda que os cidados urbanos chineses representam 665 milhes de pessoas, 13,46% a mais que h 10 anos, enquanto a populao "flutuante" de migrantes, que vive principalmente nas cidades, representa mais de 221 milhes de habitantes. O grande fluxo de populao nas cidades implica uma srie de enormes desafios de infraestruturas,

transporte, fornecimento de energia e tratamento de resduos, principalmente. O censo tambm confirma o desequilbrio de nascimentos entre sexos na ltima dcada, com 100 meninas para cada 118,06 meninos. Os homens representam mais de 51% da populao chinesa, enquanto na maioria dos pases as mulheres so maioria. Na China, o herdeiro homem continua sendo o preferido. Os abortos seletivos e a falta de registro de nascimentos de meninas continuam frequentes. "A cifra de 118,06 meninos est acima do normal. A China deve adotar medidas mais firmes, tratar melhor a infncia do sexo feminino e dar empregos melhores e salrios melhores s mulheres", declarou um dos diretores do BNS, Ma Jiantang. A China aplica desde os anos 80 uma poltica rgida denominada "filho nico", com exceo de certos grupos ou minorias tnicas. O governo alega que esta medida impediu 400 milhes de nascimentos. O presidente chins, Hu Jintao, anunciou esta semana que a poltica de restrio de nascimentos ser mantida. Um estudo publicado ano passado destacou que mais de 24 milhes de homens podem ficar sem esposa at 2020 em consequncia do desequilbrio. Silvia Salek 14 de abril, 2011 Enviada especial da BBC Brasil a Sanya

PIB chins ficou pouco abaixo da marca de US$ 6 tri em 2010

A economia chinesa j maior do que o valor somado das outras quatro economias do grupo Brics (Brasil, Rssia, ndia, China e frica do Sul). Nmeros da consultoria Economist Intelligence Unit mostram que, em 2010, o valor em dlares da economia chinesa foi maior do que a soma de todos as economias de seus parceiros dos Brics, incluindo a frica do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) chins foi de US$ 5,878 trilhes, portanto maior do que os US$ 5,503 referentes soma das economias de Brasil (US$ 2,029 trilhes), Rssia (US$ 1,465), ndia (US$ 1,645) e frica do Sul (US$ 364 bilhes). A China sempre foi muito maior do que os outros pases, mas a virada mesmo ocorreu em 2009, explica Duncan Innes-Ker, analista da consultoria em Pequim.

Em 2001, quando o economista Jim O'Neill lanou o conceito com projees para a economia global, a economia chinesa j valia em dlares mais que o dobro da brasileira, a segunda maior do grupo, mas, na soma total, os parceiros eram maiores do que a China. O equilbrio se manteve at 2009, quando, sob impacto da crise financeira, houve contrao nas economias brasileira, sul-africana e russa. A economia russa foi a mais afetada do grupo, com retrao de 7% em relao a 2008. Enquanto isso, a China avanou 9,2%, taxa ligeiramente superior da ndia, de 9,1%. A forte recuperao vista no Brasil em 2010, quando o PIB cresceu 7,5%, e a retomada do crescimento nos outros dois pases do grupo abalados pela crise, a Rssia e a frica do Sul, no foram capazes de mudar o equilbrio da fora econmica dentro do Brics. Em 2011, segundo projees da EIU, a econonomia chinesa vai atingir o valor de US$ 6,834 trilhes, deixando seus parceiros, juntos, comendo poeira com um valor somado de suas economias em torno de 6,348 trilhes. Institucionalizao poltica dos BRIC no faz sentido, diz criador do termo Rogerio Wassermann Da BBC Brasil em Londres 11 de abril, 2011

O economista Jim O'Neill O processo de institucionalizao poltica do grupo Bric (Brasil, Rssia, ndia e China) no faz sentido na avaliao do economista Jim ONeill, criador do acrnimo que rene os quatro gigantes emergentes. Em entrevista BBC Brasil, ONeill diz que a aliana poltica do grupo, que realiza sua 3 reunio de cpula anual nesta semana, na China, no traz grandes benefcios para os pases-membros. Qual o objetivo dos pases BRIC se reunirem?, questiona ONeill, atual presidente da gestora de ativos do banco Goldman Sachs na Gr-Bretanha. No sei bem, a no ser o fato de que uma chance de eles se reunirem sem os Estados Unidos, algo que os russos em particular gostam muito, afirmou. Para o economista, apesar da reconhecida importncia econmica dos quatro pases, eles tm muitas diferenas entre si. A ndia tem muito orgulho de sua democracia, a China no. Brasil e Rssia tm nveis de renda per capita semelhantes, o dobro da China e seis vezes a da ndia, enumera.

Ele diz que preciso cautela sobre o que eles esto tentando conseguir juntos, mas reconhece que economicamente pode haver alguns benefcios da unio. Entre esses benefcios, ele cita as negociaes dentro do grupo para a utilizao de moedas prprias nas trocas comerciais entre os pases e a posio comum no grupo sobre o possvel crescimento do uso dos DES (ttulos de uso limitado emitidos pelo FMI e baseados no dlar, no euro, no iene japons e na libra britnica). Os pases em desenvolvimento defendem que os DES tenham seu uso ampliado e passem a incorporar tambm o real e o yuan chins, para serem usados como uma espcie de moeda comum para o comrcio internacional. Nessas questes, consigo ver um propsito comum. Em outras, no estou to seguro, disse. frica do Sul ONeill tambm critica o recente convite para que a frica do Sul se junte ao grupo BRIC a partir da cpula desta semana. Isso no faz muito sentido para mim, diz. A frica do Sul pequena em comparao com esses pases, tem s meio porcento do PIB global, afirma. Para ele, h outros pases com potenciais econmicos mais parecidos com os dos BRIC, como Turquia, Indonsia, Mxico, Coreia do Sul, Arbia Saudita e Polnia. (O convite frica do Sul) um pouco estranho, diz ele. Algumas pessoas dizem que porque eles esto representando a frica, mas se perguntar aos outros pases africanos eles no vo concordar com isso, afirma. Mercados de crescimento Recentemente, ONeill anunciou que o Goldman Sachs deixaria de se referir aos pases BRIC como economias emergentes e passaria a denomin-los como mercados de crescimento.

Economista v poucas afinidades polticas entre paes do bloco Segundo ele, um reconhecimento pelo desenvolvimento verificado por esses pases na ltima dcada. Esses pases ficaram muito importantes e alcanaram questes chave, ento no deveramos pensar mais neles como mercados emergentes tradicionais, afirma. Ele observa que os quatro ainda esto longe de atingir o mesmo nvel de riqueza de pases como Estados Unidos, Gr-Bretanha ou Alemanha, mas diz que esto certamente indo nessa direo.

Esses pases no esto no mesmo nvel de desenvolvimento que a maioria dos pases desenvolvidos, mas claramente tambm no so mais economias emergentes, so algo intermedirio, explica. Para ele, o Brasil tem uma boa chance de se tornar um pas desenvolvido nos prximos 30 anos ou menos. O Brasil acabou de se tornar a 7 economia do mundo, cerca de dez anos antes do que tnhamos previsto em 2001. Pode ser que as coisas sigam da mesma maneira e que em 20 anos a riqueza do povo brasileiro seja a mesma que a de muitos paises desenvolvidos hoje, diz. A renda per capita brasileira hoje prxima de US$ 10 mil. Se a economia triplicar de tamanho em 20 e poucos anos, como acreditamos que pode, isso significaria uma renda per capita de US$ 30 mil, o que no est muito longe da renda per capita da Itlia, observou. Desafios Apesar de ver esse potencial de crescimento no Brasil, ONeill adverte que o pas enfrenta desafios, como o controle dos gastos pblicos, as taxas de juros altas e a sobrevalorizao do real. Para ONeill, a presidente Dilma Rousseff ter pela frente o grande desafio de tentar repetir o sucesso conseguido pelo antecessor, Luiz Incio Lula da Silva. Acho que Lula deveria ser reconhecido como o mais importante formulador de polticas do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) da ltima dcada. difcil conseguir o mesmo sucesso depois dele, comenta. ONeill observa que muitos problemas enfrentados pelo atual governo so consequncia do sucesso do governo anterior em evitar a contaminao da crise global por meio de uma expanso da poltica fiscal, exigindo agora medidas para controle de gastos pblicos. Para ele, as medidas j tomadas pelo governo para tentar solucionar esses problemas ainda no tiveram os resultados desejados. Certamente no foram suficientes para reduzir as taxas de juros, porque elas no foram reduzidas e a moeda continua bastante forte, diz. Eu recebo visitas do Brasil que me dizem que Londres barata para elas (por conta do real valorizado). So as nicas pessoas do mundo que acham isso... Isso no era um problema que Lula enfrentou, ento isso um grande desafio, comenta. Para ONeill, as discusses atualmente em curso entre os BRIC podero ajudar o Brasil a enfrentar esses problemas. A questo de usar as prprias moedas para o comrcio e de aumentar o uso dos DES pode ser parte de uma soluo de longo prazo da qual o Brasil parte, afirma.

S-ar putea să vă placă și