Sunteți pe pagina 1din 18

COMOESCANEAR

Este tutorial tem a finalidade de descrever o procedimento e o padro utilizado pela equipe Retroavengers para digitalizao das revistas. Ser abordado o processo de digitalizao com o uso de imagens para a visualizao do processo e mostraremos como soltar as pginas da revista para que seja aproveitado o mximo da imagem. Soltando as pginas: Para que a digitalizao seja feita com qualidade o primeiro passo a ser feito soltar as pginas das revistas e para isso preciso verificar qual o tipo de encadernao que utilizado na revista que se deseja realizar a digitalizao. Existem dois tipos de encadernao: por grampos e as que tm a lateral reforada.

OBS: Antes de tudo preciso que fique bem claro se o digitalizador pretende manter sua revista ao fim do
processo, pois nas edies encadernadas com grampos possvel que seja feita a digitalizao e depois retorn-la ao seu estado inicial, desta forma mantendo a revista integra. Porm no caso das revistas com lateral reforada ao trmino da digitalizao a revista no poder retornar ao seu estado inicial, ficando praticamente perdida. O que pode ser feito grampe-la ou prender com um clip. Encadernao por grampos: Esse tipo de encadernao o mais fcil para se trabalhar e tambm o melhor, pois como mencionado ao fim da digitalizao possvel que a edio volte ao seu estado inicial. Para que possamos soltar as pginas nesse tipo de encadernao, precisaremos soltar os grampos e para isso ser necessrio algum tipo de alicate ou algo que possa nos ajudar a abri-los.

Ao abrirmos a pgina central logo encontraremos os grampos que prendem a revista.

Com o auxilio de um alicate devemos abrir os grampos, deixando-os de forma que possa ser retirado. OBS: Se a inteno for de manter a revista e retorn-la ao seu estado inicial importante que os grampos sejam guardados em local seguro, para que ao trmino da digitalizao eles possam ser reutilizados.

Para que o grampo possa ser retirado ele deve ficar desta maneira ao abri-lo.

Agora j temos os dois grampos totalmente abertos.

Ao abrir os dois grampos j podemos retir-los totalmente.

Agora para retir-los abrimos a revista pelo lado da capa e puxamos o grampo totalmente para fora.

Pronto. Temos todas as pginas soltas.

Encadernao com lateral reforada: Neste tipo de encadernao iremos ter que cortar a lateral da revista, pois ela est colada e isso requer um pouco maior de cuidado referente ordem das pginas, pois como todas as pginas ficam soltas muito fcil que elas se percam da ordem com algum descuido.

Para essas edies precisaremos de um estilete e uma rgua.

Podemos ver atravs desta imagem como a lateral da revista, sua encadernao se assemelha com um livro. E ao cortarmos esta lateral estar perdida.

Antes de cortarmos a lateral da revista devemos digitalizar a capa e o fundo da revista, pois ao se cortar a lateral existe uma parte da revista que fica perdida, como podemos observar na imagem a direita, a parte que est esquerda da rgua a margem que ser cortada e comparando com a imagem a esquerda podemos observar o quanto podemos perder da imagem.

Para cortar basta posicionar a rgua no ponto onde existe a margem a ser retirada.

E com o auxilio do estilete e apoiando a rgua cortamos a margem fora j teremos as pginas soltas.

Pr digitalizao
Aps soltarmos a pginas podemos partir para digitalizao. No scanner devemos posicionar a pgina o mais reto possvel. Qualquer imperfeio que possa ficar poder ser corrigida futuramente. Neste passo existe outro cuidado a ser tomado. Durante o processo de leitura da imagem o scanner emite uma luz que vaza a imagem e acaba pegado o que existe na pgina de trs. Para evitar isso devemos utilizar uma cartolina ou qualquer outra coisa escura para que possa ser colocada entre a pgina e a tampa do scanner. Uma dica uma prancheta que possa ser cortada.

Ela alm de ser escura bem firme e acaba removendo as ondulaes que possam ficar na pgina, pois ao fechar a tampa ela pressiona bem pgina ao vidro do scanner.

Deve se posicionar a pgina nas margens do scanner.

Podemos reparar que a pgina est encostada na margem superior e na margem lateral. O prprio scanner marca quais so as margens que devem ser alinhadas conforme a marcao no canto inferior direito.

Depois como citado colocamos a prancheta acima da pgina.

E podemos fechar a tampa para a digitalizao.

Digitalizao

Antes de comear a digitalizao devemos ter em mente em que qualidade desejamos realizar nosso trabalho. A qualidade defina pela taxa de DPI (dots per inch = pontos por polegada). Essa taxa defina antes de digitalizar a imagem e devemos lembrar que quanto maior a qualidade maior ser o tamanho do arquivo. Em nosso padro a equipe Retroavengers utiliza por padro a taxa de 300 dpi para todas nossas digitalizaes. Neste processo pode ser utilizado o programa que vem em seu prprio scanner/multifuncional ou utilizar o processo de digitalizao do prprio Windows. Irei descrever o procedimento pelo programa que acompanha os produtos HP que se chama Central de Solues HP e tambm pelo prprio Windows. Central de Solues HP: Este programa de digitalizao que acompanha os produtos HP. Nele podem-se estabelecer parmetros para o tipo de digitalizao e toda vez que for se realizar uma nova digitalizao basta selecionar o parmetro estabelecido.

Esta a janela de apresentao do Central de Solues HP. Aqui devemos clicar em Configuraes.

Configuraes de digitalizao.

Configuraes de Digitalizar imagem

Gerenciar atalhos de digitalizao...

Na janela a esquerda selecione Imagem para arquivo. E nas configuraes basta manter conforme a imagem. Tipo de digitalizao: Imagem (Vidro ou alimentador) Tipo de sada: Colorido Digitalizar para: Salvar em arquivo Tipo de arquivo: Imagem em Jpeg (*.jpg) Depois clicar em Configuraes avanadas de imagem...

Resoluo de sada: Aqui onde vai ser decidida a taxa que ser digitalizada a imagem. Tipo de cor: Milhes de cores Ao digitalizar imagens a partir do vidro: Digitalize toda a superfcie do vidro. Estas so as melhores escolhas para digitalizar a imagem com qualidade. Aps tudo configurado pressione OK e retornaremos a janela anterior.

Salvar atalho

Aqui basta dar um nome ao atalho que voc ir usar nas digitalizaes.

Agora j criamos os parmetros e sempre que formos digitalizar algo basta selecionar o atalho salvo. Retornamos a janela inicial do programa.

Digitalizar Imagem

Aqui basta selecionar o atalho que criamos e selecionar digitalizar. Podemos reparar ao lado direito que so mostrados os parmetros para este atalho.

A imagem aps ser digitalizada ser mostrada e poderemos selecionar o que queremos da imagem. No caso podemos apagar o pedao da prancheta que sobressai a imagem. Aps a edio da imagem basta clicar em concluir.

Agora ser apresentada esta janela. Se voc ainda tem imagens a digitalizar basta clicar em digitalizar, caso contrrio clique em Concludo.

Digitalizando pelo Windows: O prprio Windows pode efetuar as digitalizaes. Para isto basta entrar no Painel de Controle.

Selecione Scanners e cmeras

Selecione seu scanner

Selecione o tipo de imagem para colorida e depois clique em Configuraes personalizadas

Aqui onde ser determinada a taxa de resoluo da imagem. Selecionados 300 dpi. OK.

Retornamos a janela anterior. Se clicarmos em visualizar teremos uma prvia da imagem digitalizada. OK.

Selecionamos o diretrio onde o arquivo ser salvo e avanar. Assim j teremos nossa imagem digitalizada.

S-ar putea să vă placă și