Sunteți pe pagina 1din 3

Escola Profissional da Aprodaz

Curso: Tcnico de Higiene e Segurana no Trabalho UFCD: CP5 Deontologia e Princpios ticos Formador: Lino Bettencourt Formanda: Maria de Ftima Andrade Moniz

Deontologia e Princpios ticos

Objetivos:
Posiciona-se, em conscincia, relativamente a valores ticos e culturais. Articula responsabilidade pessoal e profissional, adotando normas deontolgicas e profissionais. Identifica factores ticos de promoo do desenvolvimento institucional. Reconhece condutas ticas conducentes preservao da solidariedade e do respeito numa comunidade global.

No mdulo de CP5 Deontologia e Princpios ticos, lecionado pelo formador Lino Bettencourt, com durao de 50 horas, foram abordados vrios temas e conceitos muito importantes para o curso de Tcnico de Higiene e Segurana no Trabalho. Foram abordados vrios temas, desde tica, moral, conduta profissional, deontologia, dever, obrigao, os valores, juzos de facto , que descrevem a realidade, e os juzos de valor que indicam uma valorao, mas a tica Profissional, esta deve estar sempre presente no nosso local de trabalho, assim como a legislao da rea.

Escola Profissional da Aprodaz


Deste modo, seguindo os princpios determinados pela entidade empregadora, estabelecendo o que correto, errado, permitido ou at mesmo desejado, relativamente a uma ao ou a uma deciso, os seus direitos e os seus deveres. O principal objetivo de um Tcnico salvaguardar a sade e a integridade fsica dos trabalhadores, bem como a si prprio, por isso, acima de tudo, deve respeitar a empresa em que trabalha e respeitar as normas e tica por ela declarada, que devem ser orientadas pela legislao em vigor. Determinar algo sempre com base no sigilo profissional: no discriminar clientes ou colegas de trabalho, por exemplo, devido a motivos de raa, nacionalidade ou religio, e no aceitar subornos, so alguns dos princpios que constam nos cdigos de tica. Estes cdigos devem estar de acordo com a Declarao Universal dos Direitos Humanos, assim como a legislao tambm deve estar sempre presente para um Tcnico de Higiene e Segurana no Trabalho, pois este dever consultar sempre a lei no decorrer da sua funo. Foram realizados quatro trabalhos de grupo interessantes: o primeiro era a pesquisa de 18 conceitos abordados na aula, o segundo trabalho foi sobre os trinta artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos, em que tnhamos que escolher imagens que representassem os vrios artigos, bem como msica adequada ao tema; o terceiro trabalho foi um comentrio sobre o filme Mar Adentro, que visionamos na sala de aula, e o quarto a realizao de um filme de acordo com a globalizao e o comrcio Foram tambm abordadas algumas citaes para comentar e algumas frases para refletir. Por fim, foi-nos proposto pelo formador a realizao de um porteflio, com todo o material dado na sala de aula e com todos os trabalhos realizados. Em suma, aprendi muito nesta UFCD, que espero poder vir a aplicar, futuramente, no mercado de trabalho, em especial na rea que escolhi abordar:

Escola Profissional da Aprodaz


a pesca. Finalmente, foi-nos proposto, pelo formador, a realizao de um porteflio como forma de avaliao do mdulo, penso que deste modo a realizao deste porteflio ser importante para demonstrar o que apendemos ao longo das horas e servir para poder refletir sobre o que aprendi, sero colocadas fichas de trabalho realizadas na sala de aula, os trabalhos de grupo, assim como a legislao e o cdigo de tica dos Tcnicos de Segurana e Higiene no Trabalho, onde poderei analisar as normas ticas que devem ser seguidas no exerccio da funo.

S-ar putea să vă placă și