Sunteți pe pagina 1din 4

Instituto de Comunicao e Artes

SOUZA, Diobert Junio Nascimento de SOUZA, Renato Ribas de Oliveira

ANLISE CRTICA DA MDIA: PRIMAVERA BRASILEIRA

Belo Horizonte 1 sem./2013

Atualmente o Brasil est escrevendo um novo captulo de sua histria. Pela primeira vez, em aproximadamente trs dcadas, uma grande massa de brasileiros saiu s ruas para protestar contra a corrupo e desvio de dinheiro pblico. A diversidade grande entre os manifestantes, de adolescente revoltado doutores, todos unidos em uma s voz. Tal episdio cria um portal do tempo entre a chamada Primavera Brasileira e o Movimento dos Cara Pintadas.

A sociedade est cada vez mais conectada. Com a chegada da Internet e das redes sociais digitais, a maneira como a informao disseminada mudou bastante. Segundo Morgan (2008) a sociedade caminha para ser uma sociedade que aprende de novas maneiras, por novos caminhos, com novos participantes (atores), de forma contnua. Assumindo este trecho como ponto de partida para a discusso que vem a seguir, fica fcil entender como escndalos que at ento eram mantidos dentro das paredes blindadas do Congresso Nacional, agora vem at o cidado em velocidade ultra rpida.

No ano de 1989, a populao brasileira ia as urnas pela primeira vez em 29 anos, para escolher o novo chefe de estado. Naquele tempo, os brasileiros tinham como fonte de informao quatro principais emissoras de televiso do pas: Globo, Bandeirantes, Manchete e SBT (online). Esses veculos possuam um poder grande de influncia na sociedade, sobretudo a Rede Globo, que era a emissora mais assistida da poca. A influncia era tamanha que alguns acreditam que a Globo foi a responsvel por eleger o cndido Collor no ano de 1989.

Naquele tempo as alianas polticas permeavam as relaes entre sociedade e imprensa. O governo Collor ficou conhecido pelo forte esquema de corrupo, que foi relatado por seu irmo Pedro Collor, em uma entrevista exclusiva de Veja. Este foi o ponto de partida para que uma chuva de outras problemas viesse tona. A populao foi alimentada por esses veculos miditicos e aps um discurso do at ento presidente Collor o movimento dos cara pintadas comeou.
Ficou conhecido no Brasil inteiro, durante o incio da dcada de 90, o movimento dos caras-pintadas, que consistiu em multides de jovens, adolescentes em sua maioria, que saram s ruas de todo o pas com os rostos pintados em protesto devido aos acontecimentos dramticos que vinham abalando o governo do ento presidente Fernando Collor de Mello. (SANTIAGO, 2010)

1 http://junior.ftec.com.br/revista/autor/pdf/ademar.pdf 2 http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-p-21752,00.html

Seguindo os mesmos moldes do movimento dos caras-pintadas e baseando-se na Primavera rabe, a Primavera Brasileira um movimento impulsionado pela massa jovem brasileira. Atravs das redes sociais, os jovens organizaram as manifestaes e posteriormente foram para as ruas. As manifestaes ganharam fora em maio e junho e culminaram nas cerca de 10 mil pessoas que saram s ruas em So Paulo. (SOBRINHO; PEIXTO, 2013). Os manifestantes almejavam a reduo de tarifas, o fim da impunidade para corrupo, mais investimentos em sade e educao, alm de outros.

Ao passo que as manifestaes aumentavam, era perceptvel que os meios de comunicao tradicionais tentavam denegrir o movimento. A grande mdia chamava genericamente a todo o movimento de baderneiro (COSTA, 2013). Parte da tentativa de denegrir a imagem do movimento foi pensada para criar uma resistncia da sociedade com o movimento e tentar inibir novos entrantes. Isso no aconteceu. As manifestaes ganharam fora e a cada dia, novas cidades aderiram ao movimento. Outro fator responsvel pelo crescimento das manifestaes foi a democratizao da informao, promovida pelas redes sociais digitais. A chegada das redes sociais digitais ao dia a dia da sociedade trouxe voz a populao. Seguindo este raciocnio pertinente pensar que todo e qualquer assunto presente na sociedade ser comentado de acordo com a vivencia de cada usurio. Todos os pontos de vista so compartilhados em uma roda de mais de 1 bilho de usurios. Durante as manifestaes, toda cobertura foi feita tambm nas redes sociais, inclusive com presena de fatos que no foram veiculados na TV. Por diversas vezes, a TV tentou omitir e projetar a manifestao de uma maneira errnea, tentativas que caram por terra, pois atravs das redes sociais os manifestantes puderam exibir os fatos, como estavam acontecendo.

perceptvel a tentativa dos meios de comunicao tradicionais tentaram denegrir a imagem dos movimentos. A Rede Globo, em suas primeiras declaraes sobre o movimento projetava as manifestaes como uma grande baguna nos centros onde ela ocorreu. Porm os movimentos estavam tomando conta das redes sociais e a cada minuto uma nova resenha acerca dos acontecimentos era enviada. Em certo momento, os manifestantes se revoltaram tambm com a verso da Rede Globo sobre os fatos e sugeriram um boicote a emissora.

Ao ver os rumos da manifestao e o crescimento das passeatas pelo pas, a Rede Globo mudou seu posicionamento. A presso feita pelos internautas tambm foi responsvel por essa mudana de posicionamento. As matrias veiculadas comearam a exibir o movimento como realmente era e tambm, mostraram as injustias cometidas por policiais durante as manifestaes.

O sucesso da Primavera Brasileira aconteceu principalmente pelo engajamento nas redes sociais e pelo universo colaborativo que a web 2.0 traz aos usurios. Diferente da Movimento dos Caras Pintadas, a Primavera Brasileira pode contar com uma ferramenta que promovia a informao e permitia comparaes simultneas entre o contedo gerado pela mdia de massa e depoimentos dos participantes.

Este episdio evidencia a importncia de no prender-se a apenas um veculo miditico, mas ir atrs de uma informao completa, sempre procurando basear-se em fatos. A Rede Globo embora tenha tentado distorcer a imagem das manifestaes, teve que se render a voz da populao, que clamava por verdade e no iria se satisfazer com meias palavras. um novo tempo para o Brasil, o tempo onde todos vo contribuir para um pais melhor.

REFERNCIAS
COSTA, Fernando Cardoso da. Primavera Brasileira. Jornal do Brasil, [s.l], 22 jun 2013. Disponvel em: < http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2013/06/22/primaverabrasileira/>. Acesso em: 25 jun 2013
FEY, Ademar Felipe. A era da informao e uma nova maneira de aprender a aprender apud [entre 2010 e 2013] MORAN, Jos Emanuel,A Educao que Desejamos, So Paulo, Editora Papirus,2008 Disponvel em: < http://junior.ftec.com.br/revista/autor/pdf/ademar.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2013.

SANTIGO, Emerson. Caras Pintadas. [2011] .. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caras-pintadas/ >. Acesso em: 25 jun. 2013.
SOBRINHO, Preite Wanderley; PEIXOTO, Natalia. Inspirados pela revolta turca, jovens engrossam passeatas pelo Brasil. ltimo Segundo. So Paulo. 13 jun. 2013. Disponvel em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2013-06-13/inspirados-pela-revolta-turca-jovensengrossam-passeatas-pelo-brasil.html >. Acesso 25 jun 2013

S-ar putea să vă placă și