Sunteți pe pagina 1din 1

Smbolos

Significados
Incio/Fim. Preenchido por um dos 6 clientes externos (cliente final, cliente intermedirio, fornecedor obrigatrio, monitorador e sociedade), pela palavra incio ou pela palavra todos (os colaboradores. Todas as vezes que o smbolo for utilizado com a expresso fim, dever ser Karoshado. Exemplo de utilizao do smbolo todos - pagamento. A palavra incio permitida devido a seguinte premissa: Nunca um processo se inicia e termina internamente ( organizao). Operao/Atividade. Representa qualquer operao ou atividade definida, causando troca de valor, forma ou localizao da informao. A aplicao pode ser dividida em:

atividades: smbolo sem cor de preenchimento. objeto: smbolo preenchido em cores destacveis.

Deciso. Indica possveis desvios para outros pontos do fluxo de acordo com as condies estipuladas na deciso. Sempre apresentada uma condio. As entradas para a deciso podem ser vrias, porm, a sada ser obrigatoriamente binria, ou atende a condio ou no atende a condio.

Documento. Identifica qualquer tipo de documento impresso que entra no fluxo, pode ser um relatrio, uma listagem, registros em geral. A aplicao pode ser dividida em:

atividades: smbolo sem cor de preenchimento. objeto: smbolo preenchido em cores destacveis.

Obs: No devem ser utilizados verbos na titulao de um documento em um fluxo de atividades. Quando vrios inputs de entrada consolidarem-se em dossis, este ltimo deve ser representado como um nico objeto. Dados. Utilizado para definir e-mail no impresso e mensagem eletrnica. Obs: Em casos em que o e-mail for utilizado somente como meio de transmisso da informao, o objeto somente o anexo. Desse modo, o smbolo de e-mail desnecessrio.

Interfaces. Processo predefinido utilizado em interfaces do fluxo. Pode representar algum processo que esteja registrado em outro fluxo separadamente. Faz referncia continuidade do fluxo, portanto, deve ser preenchido no desenho final com o nome de outro processo. Executante. Smbolo utilizado para representar a troca de executante das operaes/atividades. Em todos os momentos do fluxo em que o executante alterado, o novo executante identificado com esse smbolo. A utilizao desse simbolo da forma representada abaixo mostra que o executante referenciado do primeiro smbolo no realiza nenhuma agregao de valor aquela determinada atividade, por exemplo s encaminha ao outro cargo.

Quando utilizado dessa outra forma,

tem a significao que os cargos A e B realizam a mesma atividade. Quando houver necessidade de representar que um cargo ou outro podem fazer determinada atividade, deve-se utilizar o smbolo da seguinte forma:

Obs: Utilizado somente para cargos internos e externos.

S-ar putea să vă placă și