Sunteți pe pagina 1din 19

Manual de Jejum e Orao

Sumrio

1. Um chamado para orao e jejum ................................... 3 2. O primeiro e o melhor .................................................... 3 3. A busca por Deus .......................................................... 4 4. O mundo ao nosso redor ................................................ 4 5. Jejuando em tempos de desespero .................................. 5 6. Jejuando em tempos de favor ......................................... 6 7. Jejuar bblico .............................................................. 8 8. Jesus ensinou sobre jejum .............................................. 8 9. Jesus o nosso modelo de jejum ....................................... 9 10. A igreja do primeiro sculo jejuou ................................. 10 11. Andando na carne ou no esprito ................................... 12 12. Sete objetivos do jejum ............................................... 12 13. O que devo jejuar ....................................................... 15 14. Quando jejuar ............................................................ 16 15. Cuidados ................................................................... 16 16. Advertncias ............................................................... 17 17. Sugestes de tipos especficos de jejum ......................... 18 18. Orientaes para o jejum ............................................. 18

Um chamado para orao e jejum


Estamos separando os primeiros dias deste ano com o propsito de buscar a Deus atravs do jejum e da orao. Se voce faz parte da nossa igreja, especialmente se voce faz parte da equipe de ministrio como pastores, ministros, lderes de ministrio, lderes de conexo, intercessores, etc, encorajamos voce a separar esses primeiros dias do ano na sua agenda, a fim de que se envolva de forma consistente nessa nova estao de graa e poder de Deus. Comeamos este ano com uma nova estao de jejum e orao. Cremos que esse tempo ser significativo e trar uma liberao da bno e do poder de Deus sobre nossas vidas, famlias, negcios, nossa igreja, cidade e nao. Na medida em que voce navega pelas pginas seguintes, oramos para que o Espirito Santo fale ao seu corao a respeito dessa estao, e o leve a um envolvimento consistente nesse tempo de intensa busca por Deus. Nosso desejo que esse manual o ajude como um guia bsico de instruo nas Escrituras, com sementes de f, motivando-o e equipando-o a buscar a Deus atravs desse tempo de jejum e orao.

O primeiro e o melhor
Separando e santificando esses primeiros dias do ano, ns estamos dando ao Senhor as nossas primcias. As bnos de Deus so liberadas quando damos a ele as nossas primcias e o nosso melhor. A diferena entre a oferta de Caim e a oferta de Abel, que Caim, depois de uns tempos, trouxe algumas das suas posses, enquanto Abel trouxe das primcias do seu rebanho.

Depois, deu luz a Abel, seu irmo. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primcias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta no se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Genesis 4.2-5.
Oferecer as primcias um princpio encontrado em toda a Escritura, ou seja, o primeiro e o melhor da nossa paixo, tempo, talentos, finanas e famlias pertencem ao Senhor. Quando damos a Deus o primeiro e o melhor, h uma bno liberada. Quando retemos o primeiro e o melhor para ns mesmos por medo, dvida ou egocentrismo, h uma remoo do favor do Senhor. Primeiro mandamento/primeiro amor: Amars, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de toda a tua fora. Deuteronmio 6.5. Primeiro nascimento: Conforme o que est escrito na Lei do Senhor: Todo primognito ao Senhor ser consagrado. Lucas 2.23. Primcias da renda: Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda; e se enchero fartamente os teus celeiros, e transbordaro de vinho os teus lagares. Provrbios 3.9-10. Oferta do primeiro dia: No primeiro dia da semana, cada um de vs ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e v juntando, para que se no faam coletas quando eu for. 1 Corntios 16.2.

A busca por Deus


Portanto, estaremos dando a Deus o nosso primeiro e o nosso melhor do incio do ano. A Bblia esta repleta de convites, mandamentos e exemplos de como devemos buscar a Deus.

De l, buscars ao SENHOR, teu Deus, e o achars, quando o buscares de todo o teu corao e de toda a tua alma. Quando estiveres em angstia, e todas estas coisas te sobrevierem nos ltimos dias, e te voltares para o SENHOR, teu Deus, e lhe atenderes a voz. Deuteronmio 4.29-30. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao. Serei achado de vs, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as naes e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exlio. Jeremias 29.13-14. Pedi, e dar-se-vos-; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-. Mateus 7.7-8.
O tempo desses verbos o presente contnuo imperativo, pea e continue pedindo, busque e continue buscando, bata e continue batendo, at que a porta se abra.

No far Deus justia aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora parea demorado em defend-los? Digo-vos que, depressa, lhes far justia. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achar, porventura, f na terra? Lucas 18.7-8. De fato, sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11.6. Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto. Deixe o perverso o seu caminho, o inquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecer dele, e volte-se para o nosso Deus, porque rico em perdoar. Isaas 55.6-7.
As Escrituras evidenciam que Deus responde queles que, de todo o corao, apaixonada, consistente e diligentemente o buscam. Uma das maneiras de intensa busca por Deus encontrada nas Escrituras o jejum e a orao. Pode ser que voce nunca tenha entrado num tempo de jejum espiritual. Ou pode ser que voce j tenha, no passado, tentado uma ou duas vezes com pouco ou nenhum resultado. Ou talvez voce j tenha vivido jejum como um estilo de vida, mas tenha desistido por alguma razo. Esses primeiros dias do ano se constituem num tempo de buscar ao Senhor com todo o nosso corao.

O mundo ao nosso redor


No podemos nos conformar com o mundo ao nosso redor. Vivemos no meio de uma cultura centrada em si mesmo, egocntrica, individualista e inundada de valores de conforto, prazer e diverses. Por esta razo, o pensamento de criar algum desconforto fsico com o propsito de alcanar algo espiritual, soa muito estranho para ns, incluindo muitos cristos, do sculo 21. A igreja do primeiro sculo j nasceu debaixo de jejum e orao, e a histria da igreja prova que tempos de avivamento sempre so precedidos por estaes de jejum e orao.

Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnab, Simeo, chamado Nger, Lcio de Cirene, Manam, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: "Separem-me Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado". Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mos e os enviaram. At

13.1-3.

Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. 2 Corntios 11.27. Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo est com eles? Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro. Mateus 9.15.
Ficar sem comer, cai na na categoria de prticas contraditrias. Quando voce toma um tempo para orar, adorar e escutar a voz de Deus, isso vai de encontro quilo que a nossa carne deseja e o mundo dar prioridade. Isso acontece porque os fatores que nos levam a essa busca nos chamam a um compromisso radical e a um desejo excepcional de encontrar com Deus, conhecer sua voz, experimentar a sua presena e viver num lugar de intimidade.

Jejuando em tempos de desespero


Como deve ser a nossa busca por Deus? Voce lembra da histria do sbio que colocou a cabea do seu pupilo dentro d'gua, at que ele no agentava mais? Pois desse modo que ns devemos buscar a Deus, como se fosse a nica e ltima coisa de que precisamos na vida. O desespero daquele jovem em busca do ar para respirar, deve ser o paradigma pelo qual ns devemos ser guiados, at que O achemos. At que voce esteja to desesperado pelo ltimo suspiro de ar, como aquele jovem, voce jamais poder encontrar a Deus. Para muitos de ns, esses so tempos desesperados, de lutas, incertezas, problemas diversos. Precisamos de direo, respostas, curas e milagres. O jejum bblico sinnimo de humildade. Quando tempos de desespero vem, no importa se eles so auto infligidos, ou se so fruto de um ataque direto de foras demonacas, existe uma promessa real na palavra de Deus que ele responder ao humilde que clama a ele. Vejamos o que diz o prximo texto:

Assim, Salomo acabou a Casa do SENHOR e a casa do rei; tudo quanto Salomo intentou fazer na Casa do SENHOR e na sua casa, prosperamente o efetuou. De noite, apareceu o SENHOR a Salomo e lhe disse: Ouvi a tua orao e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifcio. Se eu cerrar os cus de modo que no haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, ento, eu ouvirei dos cus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2 Crnicas 7.1115.
Quando Deus disse que poderia cerrar os cus, isso era sempre uma ao justificada em resposta rebelio do povo. Por isso, a condio sombria que a nao de Israel se encontrava vez aps vez, era auto imposta. Deus completamente justo quando cerra os cus, ainda que ele nos convida para reverter a maldio atravs de atos de humildade e intercesso. Se voce esta em uma estao de desespero em sua vida, devido a uma m semeadura ou ignorncia dos princpios da palavra de Deus, pode ser este o tempo de entrar numa intensa busca pela misericrdia e graa de Deus em sua vida. Jejum efetivo requer intensa orao: Ento, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso corao. Jeremias 29.12-13. Buscar por Deus? Deus est perdido? Deus est escondido? O contexto desses versos nos mostra Deus dizendo, que o povo havia sido feito escravo por causa dos seus prprios pecados e escolhas erradas. Mas ainda assim, Deus diz que eles tem

um futuro e uma esperana. O nosso Deus maravilhoso, ele nos assegura que podemos ter um novo comeo, enquanto readquirimos a nossa herana, mesmo que estejamos desperdiando o nosso tempo ou atolados num lugar de confuso e cativeiro. Voce lembra quando Pedro negou a Jesus? Quando Jesus o encontra mais tarde, ele no o repreende nem o pe numa provao espiritual. Ele o alimenta e o restaura ao ministrio estabelecido e fundado no amor apaixonado por Deus. Deus declara seu corao para seu povo atravs de Jeremias. No entanto, existiam condies para que o povo pudesse ver a sua palavra se cumprindo. Ento me invocareis: isso fala de simplesmente levantar a sua voz e gastar tempo em intercesso. Buscar-me-eis: tomar esforo, estar desesperado e apaixonado para persegui-lo, busca-lo atravs da orao e adorao. Deus tem sempre respondido a um povo que vai a ele com esforo, para estar diante dele em orao e adorao. Ele responde a condies como fome, paixo, desespero e quebrantamento. E ireis a mim: isso fala de um caminho, de um processo constante, uma jornada consistente em direo a Deus, no apenas de uma visitao de fim de semana, mas um estilo de vida de busca, que captura as nossas emoes e arrebata os nossos desejos.

Jejuando em tempos de favor


No estamos falando que tempos desesperados exigem medidas desesperadas. Jejum , na verdade, uma chave que libera o favor de Deus em estaes que Ele tem a inteno de liberar as suas bnos e fazer cumprir as suas promessas em nossas vidas.

Diz ainda o SENHOR: No tempo aceitvel, eu te ouvi e te socorri no dia da salvao; guardarte-ei e te farei mediador da aliana do povo, para restaurares a terra e lhe repartires as herdades assoladas; para dizeres aos presos: Sa, e aos que esto em trevas: Aparecei. Eles pastaro nos caminhos e em todos os altos desnudos tero o seu pasto. Isaas 49.8-9.
Existem estaes na vida de cada um e na vida de cada igreja. Deus trabalha atravs de estaes e tempos.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presena do Senhor, venham tempos de refrigrio ... At 3.19-20.
Tempos de refrigrio refere-se a janela de visitao de Deus. A palavra grega usada aqui kairs, que refere-se a um momento divino. Precisamos ter a conscincia de que, enquanto vivemos o nosso tempo cronos, dias, meses e anos, Deus nos traz ao seu tempo divino. Ns estamos mais uma vez entrando numa estao de favor e convite do Senhor. No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o nmero de anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolaes de Jerusalm, era de setenta anos. Daniel 9.2. Daniel percebe, pela profecia de jeremias, que o cativeiro de Israel duraria 70 anos, e que ao final desse tempo eles experimentariam o favor do Senhor. Mesmo tendo uma palavra proftica a seu favor de que o tempo do cativeiro chegara ao fim, Daniel tomou um tempo para orar e jejuar.

Voltei o rosto ao Senhor Deus, para o buscar com orao e splicas, com jejum, pano de saco

e cinza. Daniel 9.3.


Ento a pergunta : Se a palavra j havia sido dada, e o cativeiro j estava chegando ao fim, por que Daniel ainda deveria orar e jejuar? Eu creio que essa a razo pela qual ns devemos jejuar e orar agora. A vontade de Deus muito clara. Ele deseja que todos os cativos sejam libertos. O preo j foi pago na cruz do calvrio e hoje o dia da salvao. No entanto, Deus ainda tem dado igreja a responsabilidade de pregar a mensagem das boas novas, orar pelos perdidos, jejuar para que as fortalezas espirituais sejam quebradas, e discipular aqueles que so trazidos das trevas para a luz. Se ns entendermos que palavras profticas, quase sempre, so condicionadas interao e resposta do povo de Deus, ento ns podemos nos posicionar para ver o cumprimento da sua palavra, gerando-a em orao e jejum. Ns queremos entrar nessa porta grande e eficaz (1 Corntios 16.9). Este um tempo separado para buscar o Senhor e entrar num jejum como Daniel fez. Ento poderemos ver verdades espirituais reveladas. Ento por que jejuar? Se Deus j determinou tudo mesmo. Ele o Todo Poderoso e nada escapa ao seu controle, por que eu deveria puniro meu corpo e priv-lo de algum conforto? Estas so algumas perguntas feitas por muitos cristos que ainda no entenderam o poder bblico do jejum, ou tem aprendido como sobreviver num baixo nvel espiritual de poder e revelao, por no usar todas as armas em suas guerras. A conseqncia disso pode ser um tipo de vida crist chata, previsvel e derrotada. Jejum, infelizmente, no uma prtica muito corriqueira na igreja nos dias de hoje, e nem na nossa cultura crist ocidentalizada. Muitos cristos no percebem que o jejum bblico uma parte importante do cristianismo do Novo Testamento. Outros tem aceitado a idia de que jejum no algo vlido para os nossos dias, ou poderia ser classificado como obras mortas, ou ainda como alguma prtica antiga de auto flagelao. Como toda verdade bblica, o inimigo tenta continuamente esconder ou perverter a mensagem e a aplicao do jejum e orao, a fim de eliminar uma arma espiritual poderosa do nosso arsenal de guerra. Deus tem dado igreja tudo o que necessrio para vencermos as foras das trevas e viver em vitria espiritual, mas isso no significa que ns j chegamos l. To somente possuir as armas e as instrues de como us-las, no ganham a guerra. A Bblia deixa claro algumas maneiras pelas quais o povo de Deus colabora com o poder do Deus Todo Poderoso, atravs da aplicao de princpios espirituais. Ns experimentamos vitria espiritual atravs da simples obedincia s disciplinas encontradas na Bblia Sagrada. Aqui temos algumas: 1. A Ceia de Comunho 2. Uno com leo e imposio de mos 3. Dizimando e ofertando 4. Louvor e adorao 5. O estudo e ensino da palavra de Deus 6. Orao e intercesso 7. Cuidado com os pobres 8. Evangelismo e pregao da palavra 9. Confessando audivelmente a palavra de Deus 10. Esta provado que jejum e orao uma das maneiras pelas quais o reino de Deus avana e a terra tomada no reino do esprito

Jejuar bblico
Aqui esto algumas das razoes pelas quais o jejum e a orao devem fazer parte de nossa vida espiritual. A palavra de Deus deixa claro que o jejum um instrumento de poder espiritual, uma chave para quebrar escravido e receber a misericrdia de Deus. Quando estudamos a palavra de Deus, encontramos jejum no Novo e Antigo Testamentos. Era praticado antes da lei de Moiss, e uma prtica que deve ser observada pela igreja at Jesus voltar. Um estudo interessante pesquisar nas Escrituras as diversas maneiras e tipos de jejum que foram usados na vida do povo de Deus.

Jesus ensinou sobre jejum


Por sua prpria palavra e exemplo Jesus tambm jejuou. Ele disse que depois do seu ministrio terreno e aps a sua ascenso, jejum deveria ser uma parte importante do estilo de vida do seu povo. Por que os discpulos de Joo e dos fariseus jejuam, mas os seus discpulos no jejuam? Jesus ento responde: Pode os amigos do noivo jejuarem quando o noivo ainda esta com eles? Mas dias viro em que o noivo ser tirado, e naqueles dias jejuaro. Marcos 2.18-20. Naqueles dias justamente agora. Estamos vivendo o tempo em que o noivo foi tomado at o seu retorno para a sua noiva. Jesus estava dizendo para os seus seguidores que, enquanto ele andava com eles na terra, no era tempo de jejuar, mas naqueles dias eles deveriam jejuar. Ento, agora o tempo, e ns somos eles. Marcos 2.21,22 Ningum costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ningum pe vinho novo em odres velhos; do contrrio, o vinho romper os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas pe-se vinho novo em odres novos. Nestes versos Jesus estava delineando entre o jejum feito no Antigo Testamento, debaixo da lei, e o jejum do Novo Testamento, que poderia ser feito debaixo do poder do Espirito Santo. Este vinho novo o derramar do Esprito Santo na igreja do Novo Testamento, e os odres novos so aqueles crentes que esto vivendo um estilo de vida de jejum e orao, enquanto experimentam o vinho novo do Esprito Santo. Quando voce orar ... Quando voce der ... Quando voce jejuar ... Quando Jesus estava ensinando o sermo da montanha, ele estava dando os princpios da igreja do Novo Testamento, os quais so relevantes e aplicveis ainda hoje. Ele menciona trs diferentes disciplinas espirituais em Mateus 6. Cremos que ele esta interessando em que todas estas disciplinas tenham o seu devido lugar na igreja do sculo 21. Quando voce orar ... Se voce for a qualquer igreja crist, em qualquer lugar, voce certamente ouvir o tema da orao ensinada e incentivada. Orao ser sempre uma parte da experincia da adorao em qualquer igreja em cada domingo. Quanto ao dar, acontece a mesma coisa. Mas e quanto ao Jejuar? Ns entendemos que Jesus ensinou essas trs disciplinas com a mesma importncia, e ele nunca disse se voce der, ou se voce orar, ou se voce poderia ser mais espiritual quando voce abrir mo de uma refeio. No, Jesus estava afirmando essas prticas aos seus seguidores e dando a eles uma aplicao do reino em como viver essas prticas. Quando voce jejuar ... e teu Pai que te v em secreto, te recompensar Mateus 6.16. Muitas

pessoas no entendem quando Jesus ensinou aos discpulos sobre quando orar, quando dar e quando jejuar em secreto. Muitas pessoas perguntam por que temos que fazer um jejum com toda a igreja e falar sobre isso, se Jesus falou pra fazer em secreto? Eu no perderia minha recompensa se eu contar para as pessoas que estou jejuando? Jesus estava comparando jejum do odre novo com o que os fariseus faziam. Os religiosos dos dias de Jesus jejuavam dois dias por semana e todos sabiam disso. A motivao deles era serem vistos pelo povo e usar isto como arma de manipulao sobre outros. O problema com esse jejum que sua motivao era corrompida, e ainda assim estavam longe de Deus em seu interior (Mateus 23.25-30). Quando Jesus estava falando sobre fazer em secreto em Mateus 6, ele estava se referindo a coisas que devem ser primeiro um assunto do corao e o que esta acontecendo ali, em primeiro lugar, sendo feito no lugar secreto do nosso corao. Se ns estamos engajados em atos pblicos de espiritualidade sem uma motivao e um corao puros, ns estamos jejuando como os fariseus. Ns tambm precisamos olhar para os jejuns da Biblia. Nenhum deles foi secreto. Jesus mesmo deu a conhecer que ele jejuou por 40 dias e 40 noites. Isto esta registrado. Ns vemos os lderes da igreja do Novo Testamento em Atos 13 participando de um jejum corporativo. Ns vemos que todos os jejuns encontrados no Antigo Testamento, foram feitos para todo o povo e de forma pblica (2 Crnicas 20.3; Esdras 8.21; Joel 1.14). Ns tambm vemos homens no Novo Testamento falando abertamente dos seus jejuns (Atos 10.30; 14.23). A concluso que chegamos que Jejuar, orar e dar so para serem feitos sem hipocrisia. Simples assim. Ns no podemos participar de atividades espirituais visveis, se ns no temos feito do lugar secreto dos nossos coraes, o primeiro alvo para o trabalho do Esprito Santo. Portanto, se pretendemos manter isto como um segredo, as Escrituras nos apontam um outro caminho. Portanto, se voce ora, dar ou jejua, de uma maneira pblica, voce no perde a sua recompensa ou bloqueia o poder espiritual que esta disponvel. Isto acontece somente se sua motivao for para ser visto como um doador, como uma pessoa espiritual, ou gosta que outros saibam o quanto voce ora e como voce generoso. Se esta a recompensa que voce esta procurando, ento, isto tudo o que voce ter.

Jesus, o nosso modelo de jejum


A seguir, foi Jesus levado pelo Esprito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Ento, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se s Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pes. Jesus, porm, respondeu: Est escrito: No s de po viver o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4.1-4.
Ns observamos, primeiro, o fato de que Jesus foi levado ao deserto para uma estao de jejum. Esta declarao nos revela que jejum , de fato, uma prtica espiritual. Existem muitas religies em que se pratica alguma forma de jejum, mas no dirigido pelo Esprito Santo. Existem tambm muitos entusiastas da alimentao saudvel, que usam o jejum para purificao do corpo enquanto se conectam com o mundo espiritual. Em Mateus 4, Jesus faz uma declarao, que deixa claro, que um dos propsitos do jejum : nem s de po vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Nesta declarao, ele esta dizendo que existe um tempo para se abrir mo do po terreno, a fim de receber o celestial. Aqui esta o resultado do jejum de Jesus: ele retornou no poder do Esprito (Lucas 4.14). Esta a primeira vez que isso foi dito de Jesus, e isto aconteceu como concluso de um tempo de jejum. Ele tambm no efetuou nenhum milagre, at que ele passou esse tempo em jejum e

orao. Este um modelo claro em que o poder espiritual liberado atravs do povo de Deus. Certa vez, os discpulos de Jesus estavam tentando expulsar um demnio de um rapaz, que tinha um ataque epilptico, mas eles no estavam tendo nenhum sucesso. Finalmente, depois de frustrao e derrota, eles chamam por Jesus. Ele os repreende pela falta de f e lida com o demnio.

E Jesus repreendeu o demnio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Ento, os discpulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo no pudemos ns expuls-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa f. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes f como um gro de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acol, e ele passar. Nada vos ser impossvel. Mas esta casta no se expele seno por meio de orao e jejum. Mateus 17.18-21.
Ns vemos no ltimo verso, uma chave real de guerra espiritual. Existem fortalezas, poderes demonacos e obstculos em nossa vida pessoal e na vida da igreja, que s sero removidos pelo jejum e orao. 2 Corntios 4.4 Nos quais o deus deste sculo cegou o entendimento dos incrdulos, para que lhes no resplandea a luz do evangelho da glria de Cristo, o qual a imagem de Deus. Quando a igreja jejua e ora, existe um poder espiritual real liberado que quebra cadeias de escravido que no seriam quebradas de outra maneira. Quando Jesus completou o seu ministrio aqui na terra, ele deu aos seus discpulos autoridade para fazer as obras de Deus, e levar a sua mensagem ate os confins da terra. Eu creio que todo aquele que um discpulo de Jesus isto , eu e voce estamos debaixo do mesmo mandato para pregar o evangelho e fazer a obra de Cristo. Ento Jesus disse novamente: paz seja convosco, como o Pai me enviou eu vos envio. Joo 20.21. Este verso diz que no somente compartilhamos da autoridade delegada do Pai, mas tambm que compartilhamos do estilo de vida e ensinamentos de Jesus. Isto significa que no podemos ser seletivos quanto s disciplinas espirituais e instrues que Jesus nos deu. Se Jesus falou aos seus discpulos que eles deveriam jejuar durante o perodo entre a sua ascenso e a sua segunda vinda, nossa responsabilidade no deveria ser apenas perguntar quando e por quanto tempo?

A igreja do primeiro sculo jejuou


A igreja do livro de Atos praticou o jejum. Quando estudamos a igreja primitiva veremos que o jejum no apenas fazia parte do seu estilo de vida, mas da atividade do Espirito Santo e do avano do reino de Deus, os quais esto conectados com tempos de jejum.

E disse Cornlio: H quatro dias estava eu em jejum at esta hora, orando em minha casa hora nona. E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornlio, a tua orao foi ouvida, e as tuas esmolas esto em memria diante de Deus. Atos 10.30-31.
significativo que a Escritura mencione que Cornlio tinha completado o quarto dia de jejum, quando ele teve uma visitao de Deus, acompanhada de uma mensagem e de uma ordem. Isto no uma coincidncia. O Senhor esta nos mostrando uma conexo direta e uma correlao com tempos de jejum e orao com tempos de visitao e revelao. Vamos pensar a respeito: se eu gasto quatro dias assistindo TV e comendo pipoca, eu estou me posicionando para uma visitao divina? Certamente que no, mas ainda tem muitos cristos que precisam, desesperadamente, ouvir a voz de Deus e saber o que ele tem planejado para as suas vidas, no entanto, vivem dia aps dia alimentando a sua carne e vivendo na terra da carnalidade.

10

Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Esprito Santo: "Separem-me Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado". Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mos e os enviaram. At 13.2-3.
Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mos e os enviaram. Novamente no acidente que a palavra que precede a revelao da vontade de Deus e o envolvimento daquilo que Deus estava falando enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam. No sem razo que na maioria das vezes que temos recebido significativa revelao de Deus, acontece naqueles momentos em que separamos para adorao e orao, acompanhados de jejum. Sabemos que o Senhor pode falar atravs at de uma jumenta para um lder rebelde, escrever na parede no meio de uma festa, enviar do cu uma luz intensa para mudar o corao do seu inimigo, ou enviar um terremoto para convencer voce de que Ele o Filho de Deus. No entanto, estas no so maneiras usuais que ele usa para falar ao seu povo. Essas visitaes ocorreram quando Deus estava falando para no salvos, pessoas rebeldes, ou para aqueles que o ignoravam por alguma razo. A maneira usual, no entanto, que Deus comumente fala com os seus filhos, quando eles correm para Ele e desejam escutar a sua voz.

Paulo e Barnab designaram-lhes presbteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado. At 14.23.
Esse texto nos mostra que o avano da igreja atravs de levantar e designar liderana, no foi revelado fora da prtica do jejum e orao. Quantas igrejas no tem trilhado um caminho doloroso, se no de destruio, porque designaram lderes sem o devido tempo dedicado ao jejum e orao? Quando designamos lderes baseado em popularidade, antigidade ou carisma, estamos determinando o fracasso da igreja. Em Salmos 35.13 o rei Davi disse: mas quanto a mim ... eu humilhei a minha alma com jejum. Nada humilha e aquieta a alma mais do que o jejum. A alma nossa mente, nossa vontade, nossas emoes. Quando alimentamos a nossa mente com alimento secular, alimentamos nossas emoes com o que elas pensam que precisam. E quando permitimos que a nossa vontade seja levada por desejos no espirituais, acabamos num lugar raso no esprito. A maneira para aquietar a voz da carne, tomar autoridade sobre os desejos mpios, alcanar a mente de Cristo, humilhando as nossas almas (esta palavra significa trazer pra baixo, colocar debaixo). Quando humilhamos nossas almas, ns silenciamos a voz da carne e trazemos nossas paixes e desejos debaixo da autoridade do nosso homem espiritual. Muitos dos obstculos que enfrentamos para cumprir a vontade de Deus em nossas vidas so auto impostos. Muitos dos pensamentos da alma e desejos no santificados gritam to alto que eu no posso ouvir a voz de Deus ou perceber o que o Esprito Santo esta falando para mim. Jejum aquieta a voz, clarifica os canais de comunicao, e torna mais fcil discernir a fonte dos pensamentos e impresses. Mesmo no cristos que querem ser mais sensveis para o mundo espiritual, jejuam para afinar suas percepes. Muitos rituais religiosos praticam o jejum como uma disciplina para aumentar a sua conscincia e produzir uma forte conexo com o mundo espiritual. Eles esto usando um princpio bblico, mas ainda lhes falta o poder do Esprito Santo. O apstolo Paulo disse em Romanos 7.15-18 No entendo o que fao. Pois no fao o que desejo, mas o que odeio. E, se fao o que no desejo, admito que a lei boa. Neste caso, no sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto , em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que bom, mas no consigo realiz-lo. 1 Corntios 15.31 Eu vos declaro que cada dia morro gloriando-me em vs, irmos, por Cristo Jesus nosso Senhor. Este ltimo verso no parece muito atraente. Paulo esta dizendo que ele colocou a sua prpria

11

vontade e desejos para morrer numa base diria, a fim de cumprir o seu papel como um apstolo. No entanto, morrer pode ser algo belo quando descobrimos e vivemos a vida e propsito de Deus. Lembra o que Jesus disse sobre achar a sua vida? Mateus 16.24-25 Ento, disse Jesus a seus discpulos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perd-la-; e quem perder a vida por minha causa ach-la-. O tomar a sua cruz no um evento de uma nica vez, mas uma deciso diria. Jejum uma maneira poderosa de perder a vida que estou vivendo para mim mesmo a fim de encontrar a vida verdadeira.

Digo, porm: andai no Esprito e jamais satisfareis concupiscncia da carne. Porque a carne milita contra o Esprito, e o Esprito, contra a carne, porque so opostos entre si; para que no faais o que, porventura, seja do vosso querer. Glatas 5.16-17.

Andando na carne ou no esprito?


Os crentes carnais so aqueles que, tendo aceitado a Cristo como salvador, ainda escolhem viver de acordo com os desejos da sua carne. Eles podem estar no caminho, mas ainda vivem uma vida de frustrao. A guerra contnua em que todos ns estamos engajados, uma guerra entre a carne (desejos terrenos) e o esprito (ou desejos do cu). Quando eu me abstenho de alimentar cada um dos legtimos desejos da minha carne, isto permite que o meu homem espiritual se levante com poder. O poder de Deus aperfeioado na fraqueza. Jejum a maneira que eu posso iniciar o enfraquecimento da minha carne e fortalecer o meu esprito. Romanos 8.6-8 Porque o pendor da carne d para a morte, mas o do Esprito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne inimizade contra Deus, pois no est sujeito lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que esto na carne no podem agradar a Deus.

Porventura, no este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaas as ataduras da servido, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura, no tambm que repartas o teu po com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e no te escondas do teu semelhante? Ento, romper a tua luz como a alva, a tua cura brotar sem detena, a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. Isaas 58.6-9.
Temos discutido a questo: por que jejuar? nesta prxima seo cobriremos sete objetivos bblicos, ou alvos para o jejum. Eles no somente so objetivos para o nosso tempo de jejum, mas eles so tambm resultados de jejum e orao. Ns precisamos ter um alvo para as nossas oraes e um foco claro em nosso esprito quando comeamos um tempo de jejum. Escreva os seus alvos de orao pessoais durante o seu jejum. A nossa igreja como um corpo esta iniciando um tempo de intensa busca por Deus. Ns estamos respondendo promessa de Jeremias 29.13. Estamos preparando o caminho e respondendo a uma janela de tempo de favor. Queremos ver removidos e destrudos de nosso caminho, qualquer coisa que poderia impedir nossa igreja de alcanar o seu chamado e propsito em Deus. Ns entendemos que no por fora ou por violncia, mas pelo meu Esprito, diz o Senhor Zacarias 4.6. Esse um tempo para nos humilharmos diante do Senhor e clamarmos a ele por sua divina interveno em nossas famlias, nossa igreja, nossa cidade, e nossa nao. Aqui esto alguns pontos especficos a considerar.

12

Sete Objetivos do Jejum


1. Liberar o poder

Mas esta casta no se expele seno por meio de orao e jejum. Mt 17.21.
A liberao de mais do poder de Deus em nossas vidas funciona atravs dos princpios encontrados em sua palavra. Pode ser que voce esteja num impasse, espiritualmente falando. Ou voce tem enfrentado uma batalha que lhe parece invencvel. Ao invs de aceitar a situao ou aprender a conviver com ela, tome as armas do jejum e da orao e veja o que Deus far. Depois que os discpulos fizeram sua melhor orao e usaram todo o treinamento que receberam, eles ainda no podiam obter os resultados desejados. Ento Jesus lhes deu uma chave para uma grande liberao de poder. Tem sido dito que o tempo muda todas as coisas. Mas o que acontece que as mudanas nem sempre so para melhor, e muitas vezes estamos apenas sobrevivendo ao invs de viver uma vida vitoriosa. Existe alguma coisa em sua vida que faz voce tomar uma ao e fazer alguma coisa radical? Voce tem estado cansado de ver o mesmo cenrio? Pode ser este o tempo de tomar algumas atitudes.

Ento, ele me disse: A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. 2 Corntios 12.9.
O oposto desse verso tambm verdade. Quando eu estou forte em meu prprio poder, ento eu estou fraco para Ele. Jejum a melhor maneira de expor aquelas reas onde eu sou auto suficiente ao invs de ser dependente de Deus. Quando colocamos os nossos desejos carnais de lado, atravs da prtica do jejum e orao, ns realmente comeamos a ver claramente quo fracos ou indefesos ns realmente somos sem a graa e fora de Deus. Este um bom lugar para se estar. Quando nos humilhamos a ns mesmos, podemos contar com o nosso poderoso Deus vindo at ns mostrar o seu poder em nossas vidas. Lembre-se de Tiago 4.6 Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes. 2. Liberar direo

Ento, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para ns, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Esdras 8.21 (veja tambm Isaas 58.11;Daniel 9.2-21).
Como igreja ns precisamos continuamente de direo clara de Deus. Como um exrcito numa verdadeira guerra espiritual, ns desejamos nos posicionar a fim de escutar as ordens do nosso capito. No queremos gastar tempo, energia e dinheiro indo em direes que o Senhor no tem nos dado. Atravs de um processo de jejum e orao ns nos tornamos aptos para discernir os planos do Senhor e evitar desvios onerosos. Quando humilhamos a nossa alma com jejum, todas as vozes que competem por nossa ateno, comeam a se aquietar, e a voz do Bom Pastor torna-se predominante. Ento ore por direo que voce precisa para a sua vida. 3. Liberar arrependimento

Temos pecado e cometido iniqidades, procedemos perversamente e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juzos. Daniel 9.5.
Arrependimento algo que deve ser alcanado antes de qualquer coisa. Deus se agrada de arrependimento. Quando jejuamos estamos voluntariamente humilhando a ns mesmos e

13

pedindo a Deus que nos mostre quem ns realmente somos. Orgulho e arrogncia no vem necessidade de arrependimento. Mas aqueles que se aproximam de Deus, vero que os seus coraes precisam de perdo e misericrdia. Isso o que Isaas viu quando foi transladado para dentro do trono de Deus. Ele imediatamente percebeu sua condio pecaminosa, e logo comeou a clamar por misericrdia, dizendo: Ai de mim, sou impuro de lbios. Nossas famlias, nossa igreja, nossa cidade e nao precisam de uma liberao fresca de verdadeiro arrependimento e convico de pecado. Se ns nos arrependermos dos nossos maus caminhos, e voltarmos daquelas coisas que so ofensivas a Deus, o resultado ser uma imediata liberao de perdo, cura e restaurao. 2 Crnicas 7.14. 4. Libertao da escravido

Porventura, no este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaas as ataduras da servido, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Isaas 58.6.
Existe um grande numero de pessoas em nossa regio, em nossa cidade, e ao nosso redor que necessitam de libertao. Mesmo aqueles de ns que tem caminhado com o Senhor, podemos ter reas de escravido em nossas vidas que precisam de liberao pelo do poder de Deus. Atravs do jejum e orao, as correntes que prendem pessoas em suas cadeias comeam a cair, e aquelas fortalezas que parecem se esconder nos closets dos nossos coraes, so trazidas luz e tratadas. Esse processo sempre traz agitao e desconforto, at que arrependimento e liberdade venham. Vale lembrar que o verdadeiro fruto e efetividade de uma igreja medido pelo avano no esprito, que ocorre na vida das pessoas. Ns podemos ter todos os programas e prdios que ns desejarmos, mas se os cativos no estiverem sendo livres no esprito, tudo isto se transforma num grande exerccio de futilidade religiosa. 5. Liberar cura

Ento, romper a tua luz como a alva, a tua cura brotar sem detena, a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. Isaas 58.8.
Isto no exatamente pelo que estamos jejuando, mas mais uma conseqncia do jejum por outros. Quando estudamos Isaas 58, encontramos vrias promessas conectadas com jejum altrusta. Uma dessas promessas sade e cura. Vemos que cura e livramento freqentemente se manifestam da mesma maneira. Quando Jesus era solicitado para curar pessoas, ele comumente tomava autoridade sobre espritos de enfermidade. Isso significa que tanto mais poder liberado na igreja, tanto mais curas e milagres veremos. Obviamente, no estamos dizendo que toda enfermidade ou doena sempre de origem demonaca, mas entendemos que a liberao da presena de Deus e o dissipar dos poderes das trevas produz cura fsica. Este nvel de avano muitas vezes o resultado de prolongadas estaes de orao e jejum. 6. Liberar ministrios

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Esprito Santo: Separai-me, agora, Barnab e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13.2.
Existem mestres entre ns que no esto ensinando. Existem missionrios em casa. Existem lderes de adorao e evangelistas na congregao, que ainda no tem liderado ou pregado. Existem lderes de pequenos grupos que ainda no comearam seus grupos. Quando eles iro tomar seu lugar na batalha e comear a fazer o que eles foram chamados para fazer? Uma igreja que se permite intencionalmente buscar a Deus como estilo de vida ver ministrios surgindo e liberados em todo lugar. No que jejum produz evangelistas ou profetas, mas que ele nos torna mais conscientes dos valores eternos e desejos de Deus para nossas vidas, quando investimos no eterno e morremos para o temporal. Quando buscamos o chamado e destino de Deus para ns, ouviremos a sua voz a respeito do assunto. Palavras de

14

conhecimento, palavras profticas e direo clara comeam a ser liberadas quando ns seguimos o padro de Atos 13. No nossa responsabilidade escolher e enviar pessoas para as reas de ministrio, isto um trabalho do Esprito Santo. Nossa parte nos preparar e pedir ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. 7. Liberar o avivamento espiritual "E, depois disso, derramarei do meu Esprito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizaro, os velhos tero sonhos, os jovens tero vises. Joel 2.28. O depois disso, em Joel 2.28, refere-se resposta de Deus a um povo que est seriamente engajado na busca de um avivamento espiritual verdadeiro, ao declarar um jejum e retorno para o Senhor. O livro de Joel descreve o povo de Deus num lugar de fome e desespero, fsica e espiritualmente. No entanto, Deus maravilhoso e ele continua a oferecer ao povo uma maneira de sair da confuso. Este princpio se aplica tanto a uma nao, como individualmente. Isto a mim e a voce. Veja estes versos onde Deus d ao seu povo o mapa da restaurao.

Promulgai um santo jejum, convocai uma assemblia solene, congregai os ancios, todos os moradores desta terra, para a Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR. Joel 1.14. Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso corao; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Congregai o povo, santificai a congregao, ajuntai os ancios, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recmara, e a noiva, do seu aposento. Joel 2.12,16.
Essa a maneira como nos posicionamos para que a misericrdia e a graa de Deus venha sobre o seu povo, que tem se voltado para ele. Precisamos perceber que no estamos orando somente por nossas famlias e por ns mesmos, mas tambm estamos intercedendo por nossa cidade, estado e nao, e assim, o transbordar da resposta de Deus, s nossas oraes, afetar at mesmo aqueles que ainda no esto buscando a Deus. Considere o impacto que dez justos poderiam ter produzido em Sodoma e Gomorra. (Genesis 18). De volta a Joel 2. Aqui esta a resposta do Senhor, quando o seu povo humilha-se a si mesmo com jejum, e clama a ele por ajuda. Ento o Senhor respondeu: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o leo, e deles sereis fartos, e vos no entregarei mais ao oprbrio entre as naes. Ns tambm podemos esperar um aumento da atividade do Esprito Santo, medida em que buscamos a Deus nesses prximos dias. Os dons do Esprito listados em 1 Corntios 12 e 14 aumentaro naqueles que nunca profetizaram antes, ou dado uma palavra de conhecimento, comearo a ouvir a palavra de Deus para eles mesmos e para outros. Vises e sonhos tambm aumentaro, porque a comunicao com o Esprito Santo parte do avivamento. Lembre-se, no entanto, que 3 dias ou 3 semanas no uma espcie de cura tudo, ou alguma frmula para liberar avivamento. Para continuarmos vivendo os benefcios do jejum devemos viver um estilo de vida de jejum e orao.

O que Devo Jejuar


A palavra jejum ou jejuar na Bblia, significa no comer, abster-se de comida, fechar a boca. A razo disso que muitas pessoas dizem que esto jejuando TV ou esportes. No entanto, a menos que voce esteja comendo TV ou esportes, esta no uma declarao adequada. Ns acreditamos que deixar de lado entretenimento e distraes com o propsito de buscar a Deus uma prtica espiritual legtima, mas jejum no se encaixa exatamente nessa descrio. Se eu me abstenho de TV e santifico esse tempo com o propsito de orar e adorar, isto uma disciplina espiritual saudvel e um sacrifcio para a minha carne, mas isto no

15

exatamente jejum. Quando jejuamos, estamos negando satisfazer aos nossos corpos, uma de suas maiores necessidades, em troca de alimentar o homem espiritual. Na verdade, a observncia do jejum, varia de pessoa para pessoa, e ns queremos evitar qualquer legalismo, ou comparar a ns mesmos com outros (2 Corntios 10.12). Porm, queremos deixar claro o fato de que jejum o ato de abster-se de comida e algumas vezes de gua.

Quando jejuar
Como a palavra de Deus clara a respeito do assunto e prtica do jejum, ns recomendamos que tanto a nossa liderana, como qualquer pessoa que participa da nossa igreja, dever observar duas forma bsicas de jejum. 1. Como disciplina geral Isto pode tomar lugar a qualquer tempo por todos aqueles que desejam mais de Deus e querem sacrificar a carne. Esse tipo de jejum pode ser uma refeio, por um dia ou mais. Devemos enfatizar que voce no precisa ser levado, pressionado ou mesmo ter uma visitao angelical para ser motivado a jejuar. 2. Um chamado especial para um jejum corporativo Este um chamado para uma estao de jejum corporativo, onde a liderana da igreja sente a direo de Deus para liderar o Corpo para um tempo de busca espiritual. No entanto, este no um chamado impositivo, que impe a participao de todos, mas sim tocar a trombeta no esprito. Aqueles que esto ouvindo o que o Esprito Santo esta dizendo igreja, respondero adequadamente a esse chamado. Assim como existem estaes no ano, existem estaes no esprito para cada igreja. Devemos conhecer os tempos e as estaes. Mas se ns estamos descansando enquanto essas estaes esto acontecendo, ou estamos tentando colher em reas que ainda no esto maduras ... bem, a concluso obvia. Ento, em qual estao voce se encontra? Este um tempo de jejuar ou festejar? Este um tempo de rir ou chorar? um tempo de semear ou colher?

Cuidados
1. No estamos pedindo para ningum jejuar durante toda a estao de jejum. Voce deve gastar algum tempo em orao e pedir ao Senhor por uma impresso clara sobre que tipo de jejum deveria fazer, por quanto tempo, e quem ser afetado pelas mudanas provocadas em sua agenda diria. Algumas pessoas jejuaro uma nica refeio diria, e gastaro este tempo em orao e meditao na palavra. Outros jejuaro dois dias na semana, tomando somente gua e sucos. Alguns poucos sentiro a necessidade de ir mais alem (podendo chegar at 40 dias). 2. No deve haver presso de ningum da liderana ou da igreja para jejuar. Se voce no se sente pronto, ou realmente no quer fazer, no faa. Lembrar que isso deve ser feito em f e com expectativas. Jamais jejue para impressionar algum ou para parecer espiritual para outros. 3. Ns precisamos da graa e favor de Deus.

16

A razo para este tempo de jejum simples: desespero por Deus e reconhecer que ns no podemos cumprir a sua vontade, em nossa prpria fora. Existe um sentimento real de que o avivamento esta vindo. Ns queremos nos posicionar em humildade e expectativa para tudo aquilo que Deus quer fazer.

Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos. Isaas 62.10.

Advertncias
1. Jejuar no uma maneira de forar Deus a fazer algo, ou ganhar alguma beno espiritual Isto no uma resistncia passiva, nem estamos pedindo alguma coisa que no seja a vontade de Deus. Por favor, no tenha expectativas irreais, nem jejue para que Deus faa alguma coisa por voce. Ns realmente no trabalhamos dessa maneira. Temos encontrado pessoas desiludidas ou amargas porque investiram um longo tempo em jejum, pedindo a Deus um marido, ou para que salve um membro da sua famlia, ou mesmo para liberar um novo ministrio. Lembre-se que jejum tem a ver com posicionar o seu corao e seu esprito, para saber a vontade de Deus e escutar a sua voz, e no para convencer a Deus responder a sua orao. Existe tambm o perigo real de cairmos em erros a respeito do ascetismo histrico, isto , a crena de que o mais alto nvel espiritual atingido atravs de rigorosas disciplinas pessoais. Jejum produtivo somente pela graa e baseado na obedincia palavra de Deus. Ficar com fome no faz de voce mais espiritual. Isso apenas deixa voce faminto! O jejum do Novo Testamento trar voce a um lugar de humildade e quebrantamento, para que a vontade de Deus possa fluir, sem resistncia, atravs de voce. 2. Prepare-se para oposio Porque estamos falando de alcanar novas dimenses de vitria e conquista de novos territrios, fica bvio que isso no se dar sem luta. Considere as tentaes de Cristo no deserto. Durante o seu tempo de jejum voce pode encontrar oposio e dever batalhar contra trs inimigos: voce mesmo, o pecado e Satans (ou foras demonacas). A carne luta desesperadamente para se manter viva. Algumas reas de sua carne podem aparecer como se foram conquistadas, mas podero ressuscitar clamando para sobreviver. Algumas vezes pessoas so surpreendidas quando fazem um jejum mais prolongado pela primeira vez. Elas tem expectativas em anjos, vises e a voz de Deus somente para encontrar algo feio, pecaminoso, e coisas sujas que vem superfcie dos seus coraes. No fique desconsertado com este processo de purificao. Jejum uma maneira de nos aproximarmos do fogo de Deus, e a primeira coisa que comea a acontecer que a escria e a sujeira da prata e do ouro so trazidas superfcie. Tentaes surgiro. No dia ou dias do seu jejum, voce pode esperar encontrar guloseimas no escritrio, convites pra almoos inesperados, e uma capacidade aumentada de perceber cheiros. Desencorajamento pode vir como uma inundao. Reconhea a fonte e invoque a vitria de Cristo. Muitas vezes o fruto e a recompensa do jejum no vem at que o jejum seja completado. Por isso, no se aflija com isto! Qualquer esforo de buscar a Deus, que motivado por f, ser recompensado (Hb 11.6). Ento jejue em f, no em obras.

17

Sugestes de tipos especficos de jejum


1. Jejum NORMAL ou somente lquidos Este jejum inclui apenas tomar gua, sucos ou chs de ervas. Evite caf e outras bebidas cafeinadas, especialmente se a durao do seu jejum de alguns dias. Esse tipo de jejum pode ser feito por 1, 3, 7 e at 40 dias. Por favor, consulte um mdico e seu pastor, antesde fazer um jejum de 40 dias. 2. Jejum SOMENTE COM GUA Esse jejum se torna difcil, se ele se estende por um perodo longo. Se voce esta fazendo algum trabalho manual ou algum tipo de atividade que exige uma maior ateno e energia, isto pode ser um desafio ainda maior. Cremos, no entanto, que Deus lhe dar graa para o que ele direcionou voce a fazer, mas use sabedoria para fazer apenas por alguns dias. 3. Jejum TOTAL Sem comida e sem gua. Esse jejum bblico, mas usado apenas em emergncias espirituais. No recomendamos esse tipo de jejum por razes bvias de sade. Se Deus o direcionar a fazer esse tipo de jejum, consulte o seu pastor a respeito. 4. Jejum PARCIAL ou jejum de DANIEL Este um jejum com dieta limitada. Pode ser de vegetais e gua ou frutas e vegetais (veja Daniel 10.3). Essa uma maneira efetiva de entrar no esprito e disciplina de uma estao de jejum, para aqueles que tem agendas e responsabilidades que no permitem um jejum completo (trabalhadores manuais, profissionais submetidos a agendas estendidas, donas de casas ou mulheres);

Orientaes para o jejum


1. No jejue se existem razes mdicas ou de dieta que no recomendem o jejum. 2. Comece o tempo de jejum com uma atitude de humildade e um desejo por santidade pessoal e pureza. 3. Esteja certo de estabelecer em sua agenda, todo dia, um tempo para orar e ler a palavra de Deus, mesmo que isso seja 10/20 minutos aqui e ali. Sem os elementos da orao e da palavra de Deus, voce estar apenas passando fome. Uma boa prtica designar o tempo que voce gastaria numa refeio mesa ou num restaurante, para um tempo de orao e meditao na palavra. 4. Sempre beba gua em abundncia enquanto estiver jejuando. Isto lava as impurezas fsicas que so liberadas do seu sistema durante o jejum. Este aspecto do jejum muito saudvel e produz bons resultados. Alguns mdicos e nutricionistas recomendam um jejum de limpeza de 3 a 7 dias, somente com gua ou sucos. 5. Agende seu tempo de jejum com sabedoria e em concordncia com aqueles que sero afetados pelo jejum. Leve em conta sua carga de trabalho e decida de forma realista qual seria o tipo de jejum adequado. Por exemplo, se voce trabalha na construo civil, no faa um jejum de 40 dias somente de gua.

18

6. Agende um tempo de orao com outros crentes (encontros corporativos de orao, um companheiro de orao). 7. Pergunte ao Senhor como voce deveria jejuar e ento o obedea. Se voce no recebeu uma palavra clara sobre o tempo do seu jejum, ento esta bem que voce jejue um dia ou duas refeies por dia, por poucos dias. 8. Evite entretenimento excessivo. O alvo principal desse tempo buscar a Deus e negar a sua carne. Uma boa maneira de empurrar de volta o prato do entretenimento se envolver em tantos eventos de ministrio quanto possvel, como encontros de orao, estudos bblicos, grupos de conexo, encontros de adorao, e cultos de domingo. 9. Se voce falhar em completar o tempo de jejum que voce se comprometeu com o Senhor, no fique debaixo de condenao. D a voce mesmo uma nova chance. Lembre-se que jejum tem a ver sobre motivao do corao e no sobre performance. 10. Espere ouvir a voz de Deus atravs de Sua palavra, sonhos, vises e revelaes, mas NO fique desencorajado se, durante o seu perodo de jejum, voce no se sentir super espiritual. A nossa experincia sobre isso, que no sentimos o impacto espiritual do jejum at que ele termine, ainda que a sua experincia pode ser diferente. Se este um esforo espiritual novo para voce, por favor, comece devagar. Pode ser que voce faa um jejum de duas refeies e v para o prximo dia se alimentando normalmente. Voce tambm pode querer ler alguns livros sobre o assunto para aprofundar o seu entendimento e para motiva-lo durante o seu tempo com o Senhor. Nosso desejo preparar o nosso corao para a obra e a glria de Deus. Ento, vamos buscar a Deus juntos por nossas vidas, famlias, e pelos perdidos. Em poucos dias, veremos o que o Senhor far com um povo humilde e disposto a correr para ele em busca do seu corao.

Baseado no Manual de Jejum e Orao por Dave Patterson Pastor da Igreja The Father's House Traduzido e adaptado por Ricardo Mello Pastor do Ministrio Internacional Resgate e Restaurao

19

S-ar putea să vă placă și