Sunteți pe pagina 1din 13

Instalando o Microsoft Office

Para instalar siga os seguintes passos:


Ao instalar o pacote Microsoft Office voc poder incluir apenas os componentes desejados. recomendado para um maior desempenho, que o seu computador tenha pelo menos16 MB de memria. A instalao est mais fcil do que nunca, pois recomenda os componentes e o local onde eles devem ser instalados. Ao instalar o programa a verso atual substitui a antiga. Caso voc no queira a substituio s indicar um diretrio diferente no hora da instalao. Dica: caso voc esteja utilizando algum utilitrio de antivrus desative- o e feche todos os aplicativos do Windows que estejam abertos. 1. Se voc estiver instalando a partir de um disco de CD-ROM, insira o CD do Office na unidade de CD- ROM e clique sobre o boto instalar ou caso voc esteja fazendo a instalao a partir de disquetes, insira o primeiro disco do Programa Instalao na unidade A ou B. 2. Clique sobre o boto Iniciar, clique sobre Configuraes e em seguida sobre Painel de Controle. 3. Clique duas vezes sobre o cone Adicionar ou Remover Programas 4. No guia instalar/ desinstalar, clique sobre o boto Instalar. Siga as instrues do programa.

Iniciando o Word O que o Word? Proteo contra vrus de macro


Para iniciar um aplicativo do Office no Windows 98, clique sobre o boto Iniciar, clique sobre Programas e, em seguida, clique sobre o aplicativo WORD. Quando o Word inicializado, a tela contm um documento novo cercado de um painel de botes, menus e outras ferramentas teis que voc poder utilizar para trabalhar no documento. O Microsoft Word um editor de textos, onde voc poder confeccionar documentos, cartas, memorandos, trabalhar com mala direta e com tabelas. O Word pode exibir uma mensagem de aviso sempre que voc abrir um documento que contenha macros que possam conter um vrus. Voc pode ento escolher abrir o documento com ou sem suas macros: Para ativar a verificao de macros a qualquer momento: No menu Ferramentas, clique em Opes, na guia Geral e, em seguida, marque a caixa de seleo "Ativar proteo contra vrus de macro".

Pgina 1

Barra de Ttulo

Tela Bsica do Word


Botes Minimizar, Maximizar e Fechar

Barra de Ferramentas Padro

Barra de Menus Barra de Ferramentas de Formatao

Rgua Barra de Status

Barra de Ttulo : quando salvar o seu arquivo o nome aparecer nesta Barra de Ttulo. Boto Minimizar/ Maximizar : clique neste boto voc poder Minimizar ou Maximizar a sua
tela.

Boto Fechar: clique neste boto para sair do programa ou fechar o seu arquivo Barra de Menu: aqui nesta barra voc poder acessar todos os menus com suas opes. Barra de Ferramentas Padro: nesta barra ser possvel trabalhar com as ferramentas que
o Word oferece, e voc poder, atravs do Menu.Utilitrios, na opo Personalizar, adicionar novas ferramentas. Barra de Ferramentas Formatao : esta barra permite formatar o seu texto com negrito, sublinhado, justificando o seu texto, alterando o tamanho do fonte ou alterando o estilo do pargrafo. Rgua : esta barra exibe uma escala com medidas e marcadores que permitem ajustar recuos, margens, paradas de tabulao e colunas de uma tabela. Barra de Status: Esta barra d posio exata do seu arquivo em relao as pginas, as margens. Controlar Alteraes( ALT): Ir controlar as alteraes do documento, colocando o nome da pessoa e data da alterao. Estender seleo( EST): Ir continuar a seleo, sem tirar a marcao do que j est selecionado. Sobrescrever( SE): Se estiver ativado escreve por cima da palavra, se estiver desativado conseguir incluir uma palavra do meio do texto.

Modos de Exibio:
Estes botes permitem que altere a parte de visualizao do seu trabalho .Confira a funo de cada um:

Pgina 2

Modo normal: o modo geral para digitao, edio e formatao do texto. Linhas
pontilhadas indicam quebras de pgina, vrias colunas aparecem como uma nica coluna e voc no ver as margens superior e inferior. Modo layout on- line: Novo recurso, facilita a leitura on-line, inclui uma navegao, clicando no tpico desejado voc ir direto para a parte do documento. Modo de layout da pgina: Voc ir visualizar como ficar a impresso do documento, utilizado para trabalhar com cabealhos e rodaps, ajustar margens, trabalhar com colunas, desenhos e molduras. Modo de estrutura de tpicos: Facilita a visualizao da estrutura do documento e a reorganizao do texto. Layout da pgina Normal Estrutura de Tpicos Layout online

Dica : Para saber o que significa qualquer boto da barra de ferramentas, aponte para ele,
simultaneamente aparecer o nome dele e uma breve descrio na barra de status .

Assistente do Office

O assistente do Office compartilhado por todos do Office e oferece ajuda relacionada ao item que voc est trabalhando. Quando voc estiver no meio de uma tarefa e precisar de ajuda, bastar clicar no Assistente do Office para obter a ajuda necessria. Digite a pergunta que deseja com suas prprias palavras e clique no boto Pesquisar. Ou ento clique na opo do menu Ajuda e escolha a opo Ajuda do Microsoft Word digite sua pergunta com suas prprias palavras e clique em pesquisar. Voc poder escolher o assistente que tem mais a ver com a sua personalidade ou modo de trabalhar, clicar com o boto direito do mouse em cima do assistente e escolher o assistente com as opes que deseja.

Pgina 3

Criando um novo documento no Word


Com o Word, voc poder comear a criar rapidamente seus documentos. O Word fornece alguns documentos que voc pode criar usando assistentes e modelos: peties, memorandos, cartas, faxes, relatrios, teses, catlogos, boletins informativos, manuais, folhetos, calendrios, pginas da Web, cronogramas, agendas, currculos, pedidos de compra e faturas. Clique em Novo no menu Arquivo, clique na guia do tipo de documento desejado e, em seguida, clique duas vezes no modelo ou assistente. Caso voc queira criar seu prprio documento, clique no boto Novo , com a tela em branco comece a digitar o seu documento. Quando o texto chegar ao fim da linha, no pressione ENTER; o Word executar o retorno automtico do texto. Pressione ENTER somente quando quiser iniciar um novo pargrafo.

Dicas:
Exibir/ Ocultar
.- O Word utiliza estes caracteres no imprimveis para mostrar os retornos de carro, os espaos e as tabulaes inseridas. Se voc achar que eles esto confundindo, desative-o. Para acentuar, digitar primeiro o acento depois a letra. No use espaos em branco para alinhar o seu texto, para isso, existe na barra de ferramentas formatao os botes de alinhamento (esquerda, centralizado, direita e justificado).

Salvando um documento
Voc pode salvar o seu documento clicando no boto Salvar da Barra de Ferramentas ou atravs do Menu Arquivo, opo Salvar. Se estiver salvando pela primeira vez, ser aberta uma caixa de dilogo Salvar Como:

Pgina 4

Voc dever escolher unidade de disco ou a pasta onde ser gravado o arquivo clicando na caixa Salvar em:, em seguida digitar um nome para o arquivo e, se desejar escolher um outro formato de arquivo, clicando na opo Salvar como Tipo: e escolher a opo. Depois de salvo uma vez, ele no abrir mais essa caixa de dilogo e sim atualizar o arquivo.

Fechando um documento:
Para fechar apenas a janela do documento ativo, v para o Menu Arquivo, opo Fechar ou atravs do boto fechar na Barra de Menu, se voc ainda no salvou o documento ter a chance de faz-lo neste momento.

Abrindo Arquivos Existentes


Para abrir qualquer documento j existente, basta ir para a barra de ferramentas, Boto Abrir ou atravs do Menu Arquivo , opo Abrir , ser aberta uma caixa de dilogo, onde dever ser selecionado o nome do arquivo desejado na lista de opes e o tipo de arquivo em "Arquivos do Tipo".

Trabalhando com vrios arquivos abertos


Voc pode trabalhar com vrios arquivos abertos ao mesmo tempo, para saber exatamente qual o arquivo que voc est no momento, verifique o nome na Barra de Ttulo. Para visualizar quais so os arquivos que esto abertos, entre no menu Janela, o arquivo selecionado o arquivo que voc est trabalhando no momento, se quiser mudar de arquivo selecione outro no menu Janela.

Saindo do Word
Para sair do programa, v para o Menu Arquivo , opo Sair ou atravs do boto Sair do Programa na barra de Ttulo, no canto superior esquerdo da janela.

Inserindo texto
O Word trabalha sempre com o modo de insero ativo, isto quer dizer que, se voc esqueceu uma palavra no meio do seu texto, s posicionar o cursor e digitar a palavra. Se quiser trabalhar com o modo de sobrescrever ativo, clique duas vezes na barra de status sobre SE, se quiser desativar faa a mesma coisa.

Selecionando o texto para alterao


Para fazer qualquer alterao voc deve selecionar o texto. Para selecionar qualquer extenso de texto, arraste o cursor do mouse sobre ele. Para selecionar uma palavra, clique duas vezes sobre ela. Para selecionar um linha inteira, posicione a seta do mouse para a linha desejada e d um clique. Se quiser selecionar mltiplas linhas, selecione a primeira e arraste. Para selecionar um pargrafo, posicione a seta do mouse para o pargrafo desejado e d duplo clique.

Pgina 5

Para selecionar o documento inteiro, posicione a seta do mouse para uma linha qualquer e d trs cliques. Para cancelar a seleo, basta clicar fora da seleo na janela do documento.

Excluindo texto
Selecione o texto a ser removido e pressione a tecla DEL ou BAKSPACE . Se deseja substituir o texto que est excluindo, selecione o texto e em seguida comece a digitar a nova informao sobre o texto selecionado. Se quiser desfazer a ao, utilize o boto Desfazer.

Movendo e copiando texto


Uma das maneiras de mover ou copiar texto utilizar o recurso de edio arrastare- soltar . Para mover o texto, selecione- o, aponte o mouse para ele e clique, aparecer uma caixa pontilhada, arraste esta caixa para a nova posio e em seguida, solte o boto do mouse. Para copiar o texto, mantenha pressionada a tecla CTRL medida que arrasta o texto selecionado para a nova posio e, em seguida, solte o mouse e a tecla CTRL.

Recortar, Copiar e Colar


Um outro recurso a ser utilizado so os botes de Recortar , Copiar e Colar da barra de ferramentas; selecione o texto a ser movido, clique no boto Recortar, mova o cursor para a posio que deseja inserir o texto e clique no boto Colar. Para copiar selecione o texto a ser copiado, clique no boto Copiar, em seguida leve o cursor para a nova posio e clique no boto Colar . Para copiar um texto de um documento para outro basta estar com o documento ativo e abrir o documento desejado, selecionar o texto a ser copiado e clicar no boto Copiar. V para o Menu Janela; voc perceber que existem dois documentos abertos, clique no documento que ser inserido o texto selecionado, mova o cursor para a posio desejada e clique no boto Colar.

Verificando a Ortografia
Na verso atual o Word possui o Verificador Ortogrfico Automtico, onde ele atua como um revisor, verificando erros de ortografia e de digitao. medida que voc digita, ele colocar um sublinhado vermelho na palavra errada, para corrigir a palavra, clique ento com o boto direito do mouse . Caso voc no queira esta opo ativa necessrio que voc desative, para isso clique no menu Ferramentas, clique em Opes e, em seguida, na guia Ortografia e gramtica. E desative a opo verificar ortografia.

Pgina 6

Formatando um texto
Estilos de pargrafos Tamanho da Fonte Tipos de Alinhamentos Opes de Recuo

Fontes

Estilos de Textos

Marcadores

Para aplicar formatos no seu texto como negrito, itlico ou sublinhado, tamanho e tipo do fonte, voc deve selecion- lo e em seguida, clicar sobre os formatos desejados na barra de formatao, ou atravs do Menu Formatar , opo Fonte . Para mudar o alinhamento do seu texto, posicione o cursor ou selecione os pargrafos a serem alterados, clique no boto desejado na barra de formatao.

Inserindo Data e Hora


Para inserir Data e Hora no seu documento, clique no Menu Inserir, opo Data e Hora, especifique o formato desejado na caixa Formatos disponveis e verifique se deseja atualizar automaticamente a data e a hora sempre que abrir o documento ou imprimir.

Inserindo Smbolos
Para inserir smbolos especiais, clique no Menu Inserir, opo Smbolo.

Inserindo Figuras
Para inserir figuras, clique no Menu Inserir, opo Figura e escolha uma figura do clip-art ou uma figura armazenada em um arquivo.

Trabalhando com Formatao Automtica de Ttulos, Bordas, Listas.


Para deixar seu documento com formatao automtica voc deve no menu ferramentas, opo AutoCorreo: na guia AutoFormatao ao digitar, selecionar as opes que deseja deixar automticas ao digitar o texto. na guia AutoFormatao selecionar as opes que deseja deixar automticas para formatar o texto de uma s vez. No texto selecione a parte a ser formatada, clicar no menu Formatar, opo AutoFormatao.

Pgina 7

Definindo Configurao de Pginas

O Word possui uma configurao de pgina pr-definida, para alter-la v para o Menu Arquivo, opo Configurar Pgina. Ser aberta uma caixa de dilogo Configurar Pgina, onde existem quatro guias: Margens: Alteram as medidas das margens Superior, Inferior, Esquerda e Direita. Se voc pretende encadernar o seu documento, Medianiz - use a medianiz para adicionar espaos extras margem interna. Margem Espelho - Se voc quiser imprimir um documento frente e verso do papel, poder ativar a caixa de verificao Margens espelho, com isso as margens internas e externas tero a mesma largura, isto , uma ser espelho da outra. Tamanho do Papel Altera a largura e altura do papel a ser utilizado e a orientao da pgina, isto , se voc quer imprimir na forma Paisagem (horizontal) ou Retrato (vertical). Origem do Papel Define opes para impresso de uma pgina em sua impressora, como por exemplo, se a alimentao da impressora ser manual ou automtica. Layout Define opes de cabealhos e rodaps, quebras de seo, alinhamento vertical e numerao de linhas. Alterando qualquer uma dessas guias, voc poder utiliz-las no documento todo, numa determinada seo ou a partir de um determinado ponto.

Inserindo Numerao de Pginas


Para inserir nmeros de pgina em seu documento, v para o Menu Inserir , opo Nmeros de Pginas . Ser aberta uma caixa de dilogo onde poder se alterar o formato, a posio, o alinhamento do nmero. Voc tem que estar no modo de exibio Layout da Pgina para poder visualizar os nmeros, ou atravs do boto visualizar a

Pgina 8

impresso da barra de ferramentas. Para remover a numerao de pgina, v para o Menu Exibir opo Cabealho e Rodap, selecione o nmero de qualquer uma das pginas e d um DEL .

Cabealho e Rodap
Um cabealho ou rodap um trecho de texto geralmente impresso no topo ou na base de todas as pginas do documento. O cabealho impresso na margem superior e o rodap na margem inferior. Voc pode usar um cabealho ou rodap nico na primeira pgina ou em cada seo do documento, ou ainda usar cabealhos e rodaps diferentes para as pginas pares e mpares.

Criando Cabealhos e Rodaps

Para criar um cabealho ou rodap v para o Menu Exibir , opo Cabealho e Rodap . Aparecer uma barra de ferramentas Cabealho e Rodap e uma caixa tracejada. Para mover-se do cabealho para o rodap, utilize o primeiro boto da barra de ferramentas Alternar entre Cabealho e Rodap. Digite o texto que ser repetido em todas as pginas do documento dentro da caixa tracejada que limita a rea do cabealho ou rodap e clique no boto Fechar, para voltar para o documento.

Inserindo quebras de pgina


O Word insere quebra de pgina automaticamente em seu documento, essas marcas no podem ser eliminadas. Mas ele permite que se insere uma quebra de pgina manual, e essa possvel eliminar. Para inserir uma quebra de pgina manual, pressione CTRL+ ENTER ou Menu Inserir - Quebra - Quebras de pgina.

Inserindo quebras de seo


A quebra de sesso utilizada para definir tipos diferentes de formatao (margens, cabealhos, nmeros de pgina, orientao da pgina) em um mesmo documento. Para inserir uma quebra de seo, Menu Inserir - Quebra - Quebras de seo.

Visualizando o documento antes de Imprimir


Voc poder visualizar o seu documento antes de imprimi-lo, clique no boto Visualizar Impresso da Barra de Ferramentas Padro , ou atravs do Menu Arquivo, opo Visualizar Impresso.

Pgina 9

Para imprimir um documento necessrio que sua impressora esteja configurada corretamente, caso no esteja, instale- a atravs do Menu Iniciar, Configuraes, Impressoras, Adicionar Impressora. Estando configurada corretamente a sua impressora, v para o Menu Arquivo, opo Imprimir, ser aberta uma caixa de dilogo, com vrias opes para a impresso de seu documento, como por exemplo o nmero de cpias desejadas.

Obs. Se voc utilizar o boto da impressora que se encontra na barra de ferramentas padro , a janela acima no ir aparecer

Dica: Muitas vezes voc tem um documento com muitas pginas e ocasionalmente na ltima pgina uma pequena quantidade de texto. Voc poder na janela de visualizar impresso, usar o recurso de Ajustar para exibir na tela.

Criando Tabelas
As tabelas podem ser usadas para organizar informaes e criar layouts de pginas interessantes com colunas de texto e grficos lado a lado. Uma tabela composta por linhas e colunas e a interseco se chama clula. Para criar uma tabela simples, clique onde voc deseja criar uma tabela. Clique na barra de ferramentas o cone inserir tabela e arraste o mouse para selecionar o nmero de linhas e colunas desejado. Para aplicar bordas e sombreamento, utilize o menu formatar, bordas e sombreamento. Para selecionar colunas, linhas ou tabela posicione o cursor no local desejado e clique no menu tabela.

Trabalhando com Tabelas


Utilize o recurso Desenhar Tabela, no menu Tabela, ele abrir uma barra de ferramentas que o ajudar a desenhar sua tabela.

Pgina 10

Criando Mala Direta

Voc poder usar o recurso de Mala Direta para criar uma carta e um cadastro de endereos para correspondncia, atravs do Menu Ferramentas, opo Mala Direta. A criao de um documento de Mala Direta envolve trs passos: Criar um documento principal, que conter o seu texto e os campos de mesclagem, que permanecem iguais em todas as cartas. Criar uma origem de dados, que contm informaes que se alteram a cada carta, como nome e endereo do destinatrio. Com os dois arquivos criados ser necessrio mesclar os documentos para gerar a Mala Direta.

Criando um Documento Principal


1) Abra o documento a ser usado como documento principal; 2) V para o Menu Ferramentas, opo Mala Direta; 3) Ser aberta uma caixa de dilogo Auxiliar de Mala Direta 4) Na guia 1. Documento Principal , escolha a opo Criar e em seguida a opo Cartas Modelo ; 5) Aparecer uma mensagem, escolha a opo Janela Ativa.

Criando Documento de Dados


O arquivo de dados dever conter os nomes, endereos e outras informaes que voc deseja mesclar com o documento principal. 1) Na guia 2. Origem de Dados, escolha a opo Obter dados e em seguida Criar Origem de Dados;

Pgina 11

Ser aberta uma caixa de dilogo Criar Origem de Dados , com sugestes dos nomes dos campos, onde voc poder adicionar novos campos ou remover os j existentes. Quando a lista de campos estiver pronta, clique no boto OK. 2) Abrir uma caixa de dilogo Salvar Como , onde voc dever informar um nome para esse documento de dados. Em seguida, ele exibir uma mensagem onde voc pode escolher entre editar o documento principal ou a origem de dados, escolha editar origem de dados . 3) Preencha o formulrio de dados, quando terminar d OK para retornar ao documento principal. 4) Com o documento principal ativo, aparecer uma nova barra de ferramentas, a chamada Barra de Mala Direta . Atravs do boto Inserir Campo , da Barra de Mala Direta, escolha os campos que deseja inserir em sua carta.

Mesclando os dois arquivos


1) Para mesclar o documento, escolha o boto Mesclar para novo documento , ou Mesclar para a impressora . 2) Aparecer uma nova janela Mala Direta, este o seu documento mesclado, a unio do principal com os dados. Importante: O arquivo mesclado no necessrio salvar, pois com os dois (principal e dados) voc sempre ter o terceiro (mesclado - mala direta) No se esquea ao sair do Word, de salvar o documento principal e o de fonte de dados, pois seno sero perdidos todos os dados.

Criando Etiquetas de Endereamento


Com os mesmos procedimentos da Mala Direta, voc tambm poder criar uma Mala Direta para impresso de etiquetas. 1) Menu Ferramentas, opo Mala Direta. 2) Ser aberta uma caixa de dilogo Auxiliar de Mala Direta 3) Na guia 1. Documento Principal , Clique em Criar, escolha a opo Etiquetas de Endereamento ; Aparecer uma mensagem, escolha a opo Janela Ativa se a tela estiver em branco. 1) V para a guia 2. Origem de Dados , opo Obter Origem de Dados , escolha a opo Criar Origem de Dados , adicione novos campos ou remova os j existentes. Quando a lista de campos estiver pronta, clique no boto OK. 2) Abrir uma caixa de dilogo Salvar Como, onde voc dever informar um nome para esse documento de dados. Em seguida, ele exibir uma mensagem onde voc pode escolher entre configurar o documento principal ou editar a origem de dados, escolha configurar documento principal. 3) Abrir uma janela onde voc deve informar que tipo de etiqueta ser utilizada. Clique no boto Detalhes, para definir altura, largura, e quantidade de etiquetas pr pgina, d Ok, quando terminar. 4) Abrir uma janela Criar Etiquetas, Insira os campos na Etiqueta Modelo atravs do boto Inserir Campos, e d Ok.

Pgina 12

5) De volta a Janela auxiliar de Mala Direta, guia 2. Origem de Dados , clique em Editar Dados . Insira os dados e d Ok. 6) Aparecer a Barra de Mala Direta, escolha o boto Mesclar para Novo Documento .

O Word e a Web
Use o Word97 para criar documentos de modo que voc e seus assistentes possam utiliza- los em uma intranet ou na World Wide Web. O Word adiciona facilmente hyperlinks a documentos para que voc possa saltar para qualquer posio em um documento, entre documentos, para documentos em outros aplicativos do Office ou para qualquer local na Internet. O Assistente de pgina da Web do Word facilita a criao de home-pages e de outros documentos da Web, mesmo que voc no conhea HTML.

Pgina 13

S-ar putea să vă placă și