Sunteți pe pagina 1din 6

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE LETRAS

DANIELA F. PACHECO

OS EQUIVOCOS NO ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA: UM PROBLEMA LINGUSTICO QUE INTERFERE NA EDUCAO

CRICIMA, JUNHO DE 2013

2 DANIELA F. PACHECO

OS EQUIVOCOS NO ENSINO DA LNGUA PORTUGUESA: UM PROBLEMA LINGUSTICO QUE INTERFERE NA EDUCAO

Resenha crtica apresentada para cumprimento parcial da disciplina Sintaxe do Portugus do curso de Letras na Universidade do Extremo Sul Catarinense, solicitado pela professora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

CRICIMA, JUNHO DE 2013

3 Daniela F. Pacheco A obra Sofrendo a Gramtica do Professor de Letras e Lingusticas Mrio Alberto Perini reuniu, em 102 pginas, uma reflexo acerca de algumas questes da linguagem e sobre o ensino da gramtica no Brasil. um livro de linguagem clara que nos faz refletir sobre a necessidade de uma nova postura dos professores de portugus diante da deficincia da gramtica normativa que segundo o autor, leva ao desinteresse dos alunos em sala de aula. O autor inicia falando sobre o conhecimento implcito dos falantes de uma lngua, o qual no ensinado nas escolas, em aulas de gramtica, e sim adquirido naturalmente. O autor citou o exemplo de que todos tm a habilidade de andar, porm no necessariamente para andar seja necessrio o conhecimento terico do funcionamento do corpo. Isso se aplica da mesma forma na fala, quando, ao observar algumas expresses mal formadas ou bem formadas, a maioria dos falantes saber distinguir naturalmente entre elas quais sero aceitveis ou no, porm, poucos sabero sua estrutura gramatical adotada nos livros, sendo este o conhecimento explcito. Ele tambm afirma que os estudos sobre a gramtica levaram o homem a impor uma regra sobre ela, no qual a partir desses estudos foram criadas normas que estabeleceram concluses do que certo ou errado. Um exemplo citado foi dos verbos transitivos e intransitivos cujos primeiros gramticos estudaram sua funcionalidade, classificando-a e definindo-a. (PERINI, 2000, p. 20). No entanto, certamente, existe uma falha nesses estudos em se tratando ao verdadeiro funcionamento da fala e da escrita. Perini reuniu alguns ensaios que vinha escrevendo h anos e o dividiu em onze captulos, cada um deles apresenta um problema lingustico de valor atual. O autor nos faz enxergar a lngua portuguesa com outros olhos. Ele fala claramente que a lngua materna do povo brasileiro no o portugus, e sim, a lngua que falamos no dia a dia, a qual ele chama de vernculo brasileiro. Em sua explicao, Perini demonstra com exemplos a enorme diferena que h entre o portugus gramatical e a fala do cotidiano das pessoas. Um exemplo citado foi: Imaginem o seu companheiro de estdio de futebol dizendo: _ Empreste-mo um minuto. (PERINI, 2000, p. 36). Conforme a gramtica, esta uma forma correta de escrever, mas na realidade no a utilizamos na fala do cotidiano (vernculo

4 brasileiro). Observa-se que existe uma enorme necessidade de estudos lingusticos a respeito desse conhecido vernculo usado diariamente pela populao brasileira. O autor mostra sua opinio sobre o que ele chama de defeitos que inutilizam a gramtica enquanto disciplina, ele enxerga a necessidade de uma norma que padronize e desfaa a diversidade de conceituao e consequentemente a multiplicidade de anlise dos fatos sintticos, que tm contribudo para o descrdito da nossa gramtica. Ao analisar palavras como Joo e paternal, a aplicao do conceito da gramtica normativa, segundo Perini (2000, p.42) razoavelmente fcil: Joo um nome e paternal exprime apenas uma qualidade. No entanto, ao analisar palavras como maternais no temos uma concluso de imediato, estamos diante de uma dvida: at que ponto pode-se determinar que a mencionada palavra um substantivo ou um adjetivo, j que a mesma pode ser aplicada nas duas formas? Ex: Meu menino ainda est no maternal Meu amor por voc maternal Para tentar resolver essa confuso, Perini sugere que as palavras sejam analisadas e definidas a partir do que ele chamou de Potencial Funcional visto que, uma palavra, na maioria das vezes, se exprime por vrios traos, ou seja, uma palavra pode desempenhar mais de uma funo sinttica. O citado autor aponta que existem trs falhas na gramtica da lngua portuguesa e como consequncia disso todos ns sofremos, tanto professores como alunos. A primeira so seus objetivos mal colocados; a segunda, uma metodologia inadequada; e a terceira, a falta de uma organizao lgica da matria. Ele examina cada uma delas e mostra alguns exemplos que nos convencem do fato. O que se percebe o quanto indispensvel reviso da gramtica utilizada em sala de aula, a fim de que esteja relacionada com a linguagem atual e principalmente que seja entendvel e coerente. Perini nos esclarece que a comunicao vai alm da organizao lingustica. Para comunicarmos e entendermos o que estamos lendo ou ouvindo dependemos no apenas do nosso conhecimento da lngua portuguesa, como tambm necessrio um saber extralingustico. Portanto, cada um entender a sua maneira de acordo com seu prprio conhecimento do mundo.

5 Assim como Mrio Alberto Perini, outros pesquisadores esforam-se em descrever o mundo da linguagem, como exemplo, Naro e Scherre (2007) por meio de estudos sobre a concordncia varivel da lngua portuguesa brasileira, nos mostram que a nossa lngua sofreu apenas mudana vocabular e no estrutural. Foi comprovado que a variao um processo arcaico, e que uma transformao natural, que ocorre ao longo do tempo. Dessa forma, a lngua precisa constantemente de anlises e pesquisas, em razo de que ela e sempre ser viva e em permanente transformao. Tanto esses estudos, como o de Perini so de grande importncia devido ao grande preconceito lingustico existente, visto que eles comprovam que a variao comum entre qualquer classe social. Enfim, o livro Sofrendo a Gramtica recomendado para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre a lngua portuguesa, j que possui uma linguagem acessvel maioria dos leitores.

6 REFERNCIAS

PERINI, Mrio Alberto. Sofrendo a gramtica. 3. Ed. So Paulo, SP: tica, 2001. 102 p. NARO, Anthony Julius; SCHERRE, Maria Marta Pereira. Origens do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola, 2007. 205 p.

S-ar putea să vă placă și