Sunteți pe pagina 1din 26

ESTADO-MAIOR DO EXRCITO

1 10 Ciclo de Estudos Estratgicos - 24 MAI 11

1 / 26

OBJETIVO

CONHECER A VISO DO EXRCITO BRASILEIRO SOBRE A PROTEO DAS

INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS NO CONTEXTO DA DEFESA CIBERNTICA.

2 / 26

SUMRIO
1. Introduo 2. Conceitos Bsicos 3. A Estratgia Nacional de Defesa e o Setor Ciberntico 4. O Setor Ciberntico no Ministrio da Defesa 5. O Setor Ciberntico no Exrcito Brasileiro 6. Defesa Ciber e as Infraestruturas Crticas Nacionais 7. Concluso
3 / 26

INTRODUO
- Evoluo da humanidade: agrcola, industrial e tecnolgica. - Era da informao insumo bsico do processo decisrio. - Era do conhecimento informao contextualizada. - Sindrome da Sobrecarga cognitiva gesto. - A Informao fluida, plural e instantnea. - A Informao deve ser oportuna, confivel e relevante.

4 / 26

INTRODUO
REVISO DA POLTICA PRESIDENCIAL PARA O ESPAO CIBERNTICO - 2009
Ameaas ao espao ciberntico constituem um dos mais srios desafios econmicos e de segurana nacional do sculo XXI para os EUA e seus aliados. Um crescente nmero de atores estatais e no-estatais, tais como terroristas e grupos criminosos internacionais vem alvejando cidados americanos, comrcio, infraestruturas crticas e governo.
5 / 26

INTRODUO
ESTRATGIA NACIONAL DE SEGURANA REVISO QUADRIENAL DE DEFESA
Nossa infraestrutura digital um recurso estratgico e proteg-lo, salvaguardando a privacidade e as liberdades civis, uma prioridade de segurana nacional. O ambiente de segurana demanda capacidades melhoradas de nos contrapormos a ameaas no espao ciberntico. No sculo XXI, modernas Foras Armadas simplesmente no podem conduzir operaes em ritmo acelerado sem redes de comunicaes e de informao 6 resilientes, confiveis e com acesso seguro ao espao
6 / 26

CONCEITOS BSICOS
CIBERNTICA
Refere-se ao uso de redes de computadores e de comunicaes para intercmbio de informaes e interao dentro de sistemas utilizados por instituies pblicas e privadas, de cunho estratgico, a exemplo do Ministrio da Defesa e das Foras Armadas. No campo da Defesa, inclui os recursos informatizados que compem os sistemas militares de comando e controle, de armas e de vigilncia. Aes ofensivas no espao ciberntico podem impactar, inclusive, a segurana nacional.
7 / 26

CONCEITOS BSICOS
ESPAO CIBERNTICO
Espao virtual, composto por dispositivos computacionais conectados em redes ou no, onde as informaes digitais transitam, so processadas e/ou armazenadas.

SEGURANA DA INFORMAO E COMUNICAES


Conjunto de aes que objetivam viabilizar e assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade das informaes.
8 / 26

CONCEITOS BSICOS
ATIVOS DA INFORMAO
Meios de armazenamento, transmisso e processamento da informao, equipamentos necessrios, sistemas utilizados, sistemas de informao de um modo geral, bem como os locais onde se encontram esses meios e as pessoas que a eles tm acesso.

INFRAESTRUTURA CRTICA DA INFORMAO


Subconjunto dos ativos de informao que afeta diretamente a consecuo e a continuidade da misso do Estado e a segurana da sociedade.
9
9 / 26

CONCEITOS BSICOS
SEGURANA CIBERNTICA
Expresso que se refere proteo e garantia de utilizao de ativos de informao estratgicos, principalmente os ligados s infraestruturas crticas da informao (redes de comunicaes nacionais. Envolve interao com rgos pblicos e privados envolvidos no funcionamento das Infraestruturas Crticas Nacionais, especialmente os rgos da APF.
10 / 26

de

computadores

seus

sistemas

informatizados) que controlam as

infraestruturas crticas

CONCEITOS BSICOS
DEFESA CIBERNTICA
Conjunto de aes defensivas, exploratrias e ofensivas, no contexto de um planejamento militar, realizadas no espao ciberntico, com as finalidades de proteger os nossos

sistemas de informao, obter dados para a produo de conhecimento de Inteligncia e causar prejuzos aos sistemas de informao do oponente. Abrange o conceito de Guerra Ciberntica.

11 / 26

CONCEITOS BSICOS
NVEIS DE DECISO NO SETOR CIBERNTICO
NVEL POLTICO DENOMINAO SEGURANA CIBERNTICA DEFESA CIBERNTICA GUERRA CIBERNTICA COORDENADOR GABINETE DE SEGURANA INSTITUCIONAL MINISTRIO DA DEFESA

ESTRATGICO OPERACIONAL TTICO

FORAS ARMADAS

12
12 / 26

A ESTRATGIA NACIONAL DE DEFESA E O SETOR CIBERNTICO ESTRATGIA NACIONAL DE DEFESA


6. Fortalecer trs setores de importncia estratgica: o espacial, o ciberntico e o nuclear ............... .............. Os setores espacial e ciberntico permitiro, . . . . . que as trs Foras, em conjunto, possam atuar em rede. . . . Os Setores estratgicos: o espacial, o ciberntico e o nuclear ........ ..................... 4. As capacitaes cibernticas . . . . . . . . incluiro, como parte prioritria, as tecnologias de comunicaes entre todos os contingentes das Foras Armadas de modo a assegurar sua capacidade para atuar em rede.
13 / 26

A ESTRATGIA NACIONAL DE DEFESA E O SETOR CIBERNTICO

SEGURANA NACIONAL
................................... Todas as instncias do Estado devero contribuir para o incremento do nvel de Segurana Nacional, com particular nfase sobre: .................................... - as medidas para a segurana das infraestruturas crticas, . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . reas de

- o aperfeioamento dos dispositivos e procedimentos de segurana que reduzam a vulnerabilidade dos sistemas relacionados Defesa Nacional contra ataques cibernticos 14 / 26 e, se for o caso, que permitam seu pronto restabelecimento.

SISTEMA MILITAR DE DEFESA CIBERNTICA


1. Segurana da Informao e Segurana Ciberntica 2. Defesa Ciberntica 3. Guerra Ciberntica MB
FAB

PR MD

Nvel poltico Nvel estratgico

Estrutura de Defesa Ciberntica das Foras Armadas

Nvel operacional EB
FAB

Intlg
EB
FAB

RH MB Op
C&T

EB

EB
FAB

EB

Dout

MB
FAB

MB

MB

15

15 / 10/22 26

COMPONENTES BSICOS DO SETOR CIBERNTICO Estrutura de C4I (Comando, Controle, Comunicaes, Computao e Inteligncia) Com o uso de recursos de TIC (Tecnologia da Informao e Comunicaes)

Para proporcionar s Foras Armadas atuar em rede

Arquitetura matricial para compartilhamento de informaes, em tempo quase real, para apoio deciso.

No EB, estrutura de C4I para:


- Funcionamento da Fora/SEC. - Atuao operacional (SISFRON). - Integrao: links para atuar em rede.
16 / 26

O SETOR CIBERNTICO NO MINISTRIO DA DEFESA

OBJETIVOS SETORIAIS
1. Assegurar, de forma conjunta, o uso efetivo do espao ciberntico pelas Foras Armadas e impedir ou dificultar sua utilizao contra interesses da Defesa Nacional . 2. Capacitar e gerir talentos humanos necessrios conduo das atividades do Setor Ciberntico no mbito das Foras Armadas. ...................................................................................................................... 4. Desenvolver e manter atualizada a doutrina de emprego do Setor Ciberntico. ........................................................................................................................ . 9. Contribuir para a segurana dos ativos de informao da Administrao Pblica Federal situados fora do mbito 17do / 26 Ministrio da Defesa.

O SETOR CIBERNTICO NO MINISTRIO DA DEFESA

OBJETIVO SETORIAL Nr 1
ASSEGURAR O USO EFETIVO DO ESPAO CIBERNTICO PELAS FORAS ARMADAS E IMPEDIR OU DIFICULTAR SUA UTILIZAO CONTRA INTERESSES DA DEFESA NACIONAL
Criar o Sistema Militar de Defesa Ciberntica e o seu rgo central, com a participao de civis e militares das trs Foras, para executar os objetivos do Setor Ciberntico da Defesa. Levantar as Infraestruturas Crticas da Informao associadas ao Setor Ciberntico para contribuir com a formao Ciberntica. da conscincia situacional necessria s atividades de Defesa
18 / 26

O SETOR CIBERNTICO NO EXRCITO BRASILEIRO

Segurana Ciberntica

Capacitao, Preparo e Emprego Operacional

Apoio Tecnolgico

Pesquisa Ciberntica

Centro de Defesa Ciberntica

Arcabouo Documental

Inteligncia Ciberntica

Gesto de Pessoal

19
19 / 26

O SETOR CIBERNTICO NO EXRCITO BRASILEIRO

1. Centro de Defesa Ciberntica do Exrcito criado em 06 Ago 10. 2. Ativado o Ncleo do Centro de Defesa Ciberntica do Exrcito em 1 Set 10. 3. PRINCIPAIS ATRIBUIES: a. Coordenar as atividades do Setor Ciberntico no Exrcito. b. Promover aes que atendam ao preconizado na Estratgia Nacional de Defesa, com nfase na atuao em rede.
20 / 26

A DEFESA CIBERNTICA E AS INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS

reas Prioritrias
Energia Telecomunicaes Transportes gua Finanas Informao
21
21 / 26 21

A DEFESA CIBERNTICA E AS INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS Todas as IEC dependem cada vez mais das gerenciamento e controle. As Infraestruturas Crticas da Informao necessitam de adequada proteo. Liberdade de ao na utilizao dos ativos de informao constitui fator preponderante para o desenvolvimento e manuteno da soberania do Pas.
22
22 / 26

suas

Infraestruturas Crticas da Informao para o sua operao,

A DEFESA CIBERNTICA E AS INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS PREMISSAS BSICAS PARA AS ATIVIDADES DE DEFESA CIBERNTICA
Atender s prioridades da Estratgia Nacional de Defesa. Capacitar pessoal para as aes de mdio e longo prazos. Interagir e cooperar com outras reas governamentais e de pesquisa. Realizar os trabalhos conjuntamente, com representantes do MD e FA. Considerar trabalhos e projetos em andamento e sistemas existentes.
23 / 26

A DEFESA CIBERNTICA E AS INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS PREMISSAS BSICAS PARA AS ATIVIDADES DE DEFESA CIBERNTICA
Realizar intercmbio de pesquisadores em projetos das FA. Criar ambientes laboratoriais especficos. Estudar a criao de centro de coordenao para o setor. Considerar a inexistncia de tratados e controles internacionais. Concentrar militares das trs FA em um mesmo ambiente de atuao.
24 / 26

A DEFESA CIBERNTICA E AS INFRAESTRUTURAS CRTICAS NACIONAIS DEFESA CIBERNTICA

MD/FA

GSI/PR

IEC

ATUAO COLABORATIVA
25
25 / 26

CONCLUSO
O domnio do espao ciberntico constitui-se no grande desafio do sculo XXI, conformando-se na nova fronteira a ser desbravada Os Bandeirantes do Sculo XXI em razo de:
Ineditismo no h modelos e referncias. Assimetria o mais fraco pode levar vantagem. Paradoxo maior desenvolvimento, maior vulnerabilidade. Espao virtual ausncia de fronteiras.

26
26 / 26

S-ar putea să vă placă și