Sunteți pe pagina 1din 14

O LIVRE MERCADO DA INFORMALIDADE: PRECARIZAO, DESERTIFICAO DO EMPREGO E A DILUIO DOS DIREITOS TRABALHISTAS Wellington Fontes Menezes1 1.

Introduo O trabalho uma das principais idias-fundadoras da sociedade moderna ocidental. Um conjunto de valores e crenas atrelado natureza do trabalho como forma simblica e concreta da construo dos alicerces moralizantes e racionalizveis. Todavia, com o advento do capitalismo, que subordina o trabalho s premissas do capital, o modo de produo das mercadorias em srie somente poderia existir com a explorao do trabalhador na esteira das fbricas e na alienao coletiva em detrimento do saber cognitivo. E assim foi feito e continuam a ser estabelecidas as relaes deletrias entre as necessidades infinitas de lucro pelo capitalista e a explorao do trabalho, ou como se refere Salm, a dependncia do capital frente ao trabalho vivo (MORAES NETO, 1989, p. 12). Para Marx, o trabalho no deve ser a angstia do trabalhador frente ao seu mundo mas, sobretudo a sua libertao criativa de produo do trabalhador. A abolio do trabalho imbecilizado, humilhante e quaisquer similares degradantes da condio humana so fundamentais para a construo de um novo patamar de sociedade e onde haja espao para a construo criativa das potencialidades humanas. O capitalista se contrape justamente contra esta liberdade e encarcera o trabalhador no seu sepulcro cho de fbrica cujas tarefas o aliena de sua capacidade crtica e subjuga sua necessidade de emancipar-se frente a explorao em que tolhida sua dignidade humana. Como afirma Marx, a histria das sociedades a histria da luta de classes e seus desdobramentos sociais. Nestes processos o sistema capitalista que necessita majoritariamente da diviso entre classes para que haja produo mercantil. Aqui, no se trata da produo para o simples usufruto das necessidades bsicas humanas, mas a superexplorao da mais-valia como condio prioritria dos meios de produo capitalistas. A superao deste modo mercantil de explorao do trabalhador s ser possvel com a

Wellington Fontes Menezes, Mestrando em Economia, Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-Ar), wfmenezes@uol.com.br.

libertao do homem dos processos que endogenizam sua servido assalariada e sintomaticamente, num novo modelo de produo no-capitalista ou socialista. As mutaes sofridas ao longo da histria pelo processo de acumulao de capital tm impactos diretos na forma de explorao e usufruto de mo-de-obra por parte dos capitalistas. As formas de construo da arquitetura dos mundos do trabalho permitem uma srie de adaptaes em prol do ganho de produtividade e, consequentemente, a ampliao dos lucros. Parece uma tarefa bastante penosa distinguir com grande clareza os diversos mecanismos de controle e usos da fora de trabalho se situarmos apenas numa conjectura da tipificao entre trabalho formal e informal. Quais as interfaces que compem estes dois sistemas e suas mltiplas acepes que componham cada um destas formas? Diante disto, poderamos de uma maneira mais generalizada afirmar que a diferena entre a formalidade e a informalidade tange aspectos da legalizao e formalizao dos direitos trabalhistas, mas nada se fala a respeito do grau de precarizao do trabalho. Um trabalho formal pode ser representado simbolicamente no Brasil como o arqutipo da carteira azul do Ministrio do Trabalho, na prtica, um livreto de anotaes da perambulao do trabalhador pelas diversas trocas de sua fora de trabalho vivo por alguma remunerao e com acolhida de registros para a previdncia social. Como se fosse um totem para muitos trabalhadores, a carteira de trabalho azulada um marco de confiabilidade e segurana trabalhista com seus direitos assegurados atravs da via do Estado que impem ao capitalista que contratou a sua mo-de-obra. A introduo da carteira de trabalho teve variados significados simblicos e prticos. Funcionou por muito tempo o arqutipo ligado a carteira de trabalho (e de forma marginal ainda empregado seu simbolismo) como uma verdadeira carteira de identidade ou como comprovante para a garantia de crdito ao consumidor, idoneidade e honestidade, prova de que o trabalhador esteve empregado em "boas empresas", de que "confivel" ou capaz de permanecer por muitos anos no mesmo emprego. Ainda significado e legado popular ainda persistem e cujo papel ainda o compromisso moral do empregador de seguir a legislao do trabalho, embora, de fato, no haja garantia, pois os empregadores podem, na prtica, desrespeitar parte da legislao e os que no assinam podem ser processados. A assinatura em carteira torna mais fcil ao empregado a comprovao da existncia de vnculo empregatcio. Ainda no Brasil, cultivado no imaginrio popular que ter "trabalho formal" ter a "carteira assinada" desassociando desta maneira do trabalho informal, ou seja, sem a assinatura em carteira.

A informalidade do trabalho representa a contramo do sistema vinculado da carteira de trabalho onde as regras so caticas e aleatrias, se constituindo verdadeiras prticas do darwinismo social. As leis do mercado liberal regem assimetricamente a oferta e a procura de mo-de-obra, cada vez mais desvinculada aos tributos pagos para o Estado pela contratao do trabalhador. Com o mote da adequao de custos e flexibilidade da produo (ou quaisquer efmeros jarges do gnero), o capitalista subcontrata sua fora de trabalho de forma a burlar em parte ou na sua totalidade a legislao oficial vigente e assim capitanear todo um exrcito de mo-de-obra de forma clandestina ou subempregada. A crescente globalizao dos mercados contribuiu para elevar exponencialmente a precarizao do trabalho e ampliar consideravelmente as diversas formas de alienar a mo-deobra nos mundos da informalidade. A grande facilidade da mobilidade e flexibilidade da produo intercambivel entre os pases cuja grande disposio do emprego do capital o binmio produtividade e lucros. Para muitos setores industriais, por exemplo, a massiva produtividade estaria ligada diretamente com as formas de contratao de sua mo-de-obra. As mudanas de fbricas de regies onde os trabalhadores esto mais organizados (sob os diversos modos de organizao e esclarecimento frente ao capital) para regies de baixa ou inexistente organizao. O capital permite maior multiplicao de sua produtividade e ampliao de lucros onde possvel a explorao com maior intensidade das fragilidades de um sistema socioeconmico. Um dos aspectos pertinentes da informalidade a precarizao de formas e horizontes intensificado nas economias neoliberais. O emprego formal se torna cada vez mais escasso nas fronteiras do capital. A produtividade com alta densidade tecnolgica, ou seja, o emprego diverso das variaes do trabalho morto amplia consideravelmente o descarte sistemtico de grande parcela de trabalho vivo. Na desertificao dos mundos do trabalho, novos arranjos de constituio de mo-de-obra so elaborados tendo como alicerces considerveis precarizao intensiva das condies de trabalho e remunerao. Novas formas de contratao de mo-de-obra, por exemplo, a terceirizao, constitui na fragmentao, precarizao e fragilidade dos contratos de trabalho e remunerao. Cabe ao trabalhador ficar refm de um sistema necrosado cuja opo reduz entre a precarizao das condies de trabalho ou, simplesmente, ficar sem nenhuma ocupao.

2. As origens da intensificao da informalidade

A transformao do modo de produo das sociedades tem um duplo carter histrico. O primeiro se refere natureza dos processos produtivos, que independente da escolha, opo ou subordinao so estrutura que levam gradativamente a um aumento no acmulo de bens produzidos socialmente. Todavia, os alicerces que so confeccionados cada patamar de progresso material lastreado na explorao em diversos nveis da mo-de-obra trabalhadora. Desde a cooperao simples at as variaes reproduzidas a partir do binmio fordismo/taylorismo2, o trabalhador permeia sempre a produo, ora com protagonista, ora como apndice do processo produtivo. Um dos principais dilemas da humanidade a sua relao promscua entre progresso material e explorao do trabalho. passvel de entender que sistema capitalista, oriundo do aprimoramento das tcnicas de produo, simplesmente no possuiu tal dilema: o ponto central o lucro, e por si mesmo, faz um lastro de sua conquista com o suor de milhes de trabalhadores. Ademais, os processos do gerenciamento cientfico produziram danos irreparveis nas diversas sociedades que mimetizaram suas tcnicas produtivas. Acima da conquista desenfreada por lucros, dever sempre existir o bem-estar das pessoas. Mas os processos produtivos vo diretamente contramo da humanizao e da liberdade criativa do ser humano defendido por Marx. na alienao, esvaziamento e desqualificao do trabalhador, o desejo do capital para sobreviver sem prescindir do trabalho vivo. O trabalho morto, ou seja, o dnamo da mquina, que por sua vez poderia (e deveria) ser a redeno do homem livrando-o de fazer tarefas repetitivas ceifadas pelo cronmetro e altamente desgastantes, tornou-se um elemento de reprodutibilidade e rentabilidade de escala impressionante para o amadurecimento do capitalismo. A acumulao e sua contraparte, a explorao, so elementos cruciais no sistema capitalista. A primeira trabalha com falcias massificadas de ideologias e opresso na sociedade. J a segunda, raramente consegue abrigo nas bastilhas sindicais ou agremiaes do gnero e sofre o fardo de carregar todas as mazelas e senilidades dos sistemas de produo capitalistas.

A partir da chamada reestruturao produtiva do capital este tipo de trabalho vem declinando drasticamente em detrimento de outras formas de produo como o desenvolvimento do lean production, o toyotismo ocidental e das formas de horizontalizao do capital produtivo, a flexibilidade e desconcentrao do espao fsico da produo (ANTUNES, 1999). O taylorismo e o fordismo no so etapas revolucionrias no seio do capital, mas processos que dinamizam o modo de produo capitalista. Sendo assim, possvel refletir a respeito da anteviso no-concretizada de Marx: O caminho do taylorismo-fordismo significa na verdade um desvio mediocrizante do capitalismo no que se refere ao desenvolvimento das foras produtivas, no fazendo jus colocao de Marx de que, quanto a esse ponto, o capitalismo apresentaria uma natureza brilhante (MORAES NETO, 2000).

O trabalho informal no pode ser visto como um nefito fenmeno nas economias capitalistas, em particular, no caso brasileiro. A dualidade e a heterogeneidade do mercado de trabalho possuem caractersticas histrico-estruturais3 conforme TAVARES (2002) salienta que: [...] os ajustes estruturais impostos economia pelo regime da acumulao flexvel so portadores de mudanas, dentre as quais o trabalho informal se coloca como uma tendncia que deve ser considerada: 1) pelo carter que contemporaneamente lhe atribudo por organizaes financeiras internacionais da estatura do Banco Mundial e do Fundo Monetrio Internacional (FMI), as quais embora declarem que os problemas sociais decorrentes do desemprego so efeitos colaterais indesejveis, tm demonstrado por eles um surpreendente interesse; 2) pela sua indiscutvel tendncia expanso; e 3) pelo modo como vem se relacionando com o capital (TAVARES, 2002, p. 49). Partindo da anlise de Marx, a fora de trabalho pode ser vista como a mercadoria nica que quando usufruda produz valor. Logo, possvel verificar que no existe capital sem trabalho. Historicamente, possvel perceber no cenrio montado pelo capital, s vezes quase todos os trabalhadores tenham papis definidos e, em outras, como agora, grande parte seja transformada em meros figurantes. Isso, no entanto, no altera uma grande premissa do capital: o motivo que impulsiona e o objetivo que determina o processo de produo capitalista a maior autovalorizao possvel do capital, isto , a maior produo de maisvalia, portanto, a maior explorao possvel da fora de trabalho pelo capitalista (MARX apud TAVARES, 2002, p. 50). As aes dos programas estatais que antes incentivavam o setor informal foram arrefecidas em alguns casos e, em outros, completamente eliminadas, enquanto a instncia intermediadora da proteo social se desloca do Estado para as organizaes nogovernamentais (ONGs) mediante modestos investimentos que, sob uma pretensa proteo social, objetivam conter os nimos das populaes despossudas que se organizam, podendo pr em risco as polticas de ajustamento. Esse deslocamento do desenvolvimento para a luta contra a pobreza, faz com que o emprego deixe de ser uma questo econmica para ser uma questo social, sem que a racionalidade do capital em nada se altere.Acumular continua sendo

Conforme aponta TAVARES (2002), o Banco Mundial e o FMI vem na expanso do setor informal como uma alternativa (ou contra-tendncia) ao desemprego, se colocando entre as aes complementares s polticas de proteo social para as pessoas de extrema pobreza.

o seu propsito, e, exatamente por isso, preciso fazer ajustes, no sentido de que o fim capitalista no deixe de ser alcanado. Ou seja, deslocam-se os trabalhadores, mas a lgica da acumulao permanece. No importa ao capital como essa mudana se reflete na classe trabalhadora. A sociedade tem que ser modelada de maneira tal a permitir que o sistema funcione de acordo com as suas prprias leis (POLANYI, 1980, P. 72). Submetida s leis de mercado, a fora de trabalho tem que se sujeitar oferta e procura, sendo ora reivindicada, ora rejeitada, como qualquer bem que produzido para a venda. Na medida em que o aumento da produtividade e a desregulamentao das relaes de trabalho contribuem para a disponibilidade crescente da fora de trabalho procura de emprego e para fragilizar as negociaes coletivas, o trabalho formal, estvel, em tempo integral e socialmente protegido tende a ser uma categoria do passado. Esse recuo no aparato jurdico de proteo ao trabalho evidencia que as conquistas dos trabalhadores, na ordem burguesa, no passam de concesses momentneas, com o que se revela a inviabilidade do trabalho compartilhar poder com seu antagonista estrutural. Portanto, qualquer argumento que defenda a autonomia do setor informal no se funda na prtica social. 3. A precariedade do mundo de trabalho informal Para definir o conceito de informalidade necessrio se amparar com suas delimitaes por ser varivel e distinto em cada regio ou pas. Existem trs interpretaes possveis para a informalidade: (1) os economistas, com a oposio formal/informal; (2) os juristas, com a oposio legal/ilegal; e (3) o senso comum com a oposio justo/injusto. Eficincia, legalidade e legitimidade so trs dimenses subjacentes a esses princpios constitutivos do contrato (NORONHA, 2003, p. 112). A partir deste entendimento, novas relaes so possveis de se analisarem com o conceito de informalidade e arranjo estrutural dentro do espao socioeconmico urbanos: A dicotomia simples da economia urbana dos pases menos desenvolvidos entre setor formal e setor informal claramente inadequada. O setor informal pode ser dividido em pelo menos dois subsetores: um intermedirio, que surge como reservatrio de empreendedores dinmicos, e a comunidade dos pobres, que contm grande corpo de mo-de-obra residual e subempregada (PONTES, A. e HOFFMAN, K. apud DAVIS, 2006, p. 180).

A ps-modernidade e novas relaes de produo do ps-fordismo transformou toda a configurao dos mundos do trabalho4. A globalizao abriu caminhos para a redefinio e expanso dos mercados, novos gerenciamento e reorganizao da produo e produtividade e a ampliao dos lucros por parte das empresas. A assimetria dos investimentos globais e interesses corporativos criaram uma nova cadeira produtiva internacionalizada como sinaliza GEREFFI (1995), trazendo conseqncias fulminantes nas economias dependentes por ser o elo mais delicado das cadeias de produo. Segundo a anlise de NORONHA (2003): Em pases com grandes diferenas regionais e que enfrentam rpidas mudanas sociais, incluindo fluxos migratrios, bastante difcil distinguir o trabalho informal, derivado da economia tradicional da informalidade das grandes cidades, de trabalhos ao mesmo tempo modernos e pobres, tpicos de relaes capitalistas recm-deterioradas (NORONHA, 2003, p. 120). A informalidade reflete de modo crucial para a dinmica das cidades. Atenta-se ao fato comumente encontrado em quase todas as metrpoles e cidades: o trabalhador informal do comrcio de varejo ambulante, popularmente apelidado pejorativamente de camel. A figura emblemtica do camel a desertificao do mundo formal de trabalho e representa a sobrevida de milhares de pessoas expulsas do mercado formal de trabalho e que sustentam em cadeias descontnuas de servio e produo, alm de invariavelmente margear a ilegalidade jurdica e trabalhista5. Nas cidades repletas de trabalhadores informais, tais como os camels, no existe uma soluo mgica advinda das prprias ideologias do mercado. Caber enfaticamente ao Poder Pblico organizar formas criativas de arranjos destas economias subterrneas. necessrio trazer para a legalidade esses espaos econmicos que a sociedade renega a o Estado finge ignorar seus efeitos e conseqncias para a dinmica das cidades. Torna-se ento imperativo harmonizar as estruturas sociais e locais, assegurando direitos trabalhistas, tributrios e jurdicos, e somente desta maneira, seria possvel amenizar o caos reinante herdado pelo darwinismo social do neoliberalismo.

A opo por mundos do trabalho por no aceitar que exista apenas um nico mundo monoltico e padronizado de trabalho. 5 Segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatrio Panorama do Emprego 2006, o setor informal corresponde a 48,5% dos empregos na Amrica Latina e Caribe, ou seja, a cada dois empregos, um informal (AGNCIA BRASIL, 2006). At mesmo o estudo do Banco Mundial, Informality: Exit and Exclusion (2007), reconhece a gravidade do problema expresso pelo trabalho informal, destacando o elevado nmero de trabalhadores sem carteira um sintoma das falhas institucionais e que, por sua vez, afetaria o crescimento e a prpria sociedade (FRANCE PRESSE, 2007). Neste caso, o Banco Mundial prefere culpar os governos locais por problemas globais!

A dificuldade de conceituao entre trabalho formal e informal devido suas implicaes cada vez mais homogneas na precarizao das condies de trabalho e cada vez mais diludas a linha que separa estes dois universos constituintes: Como as referncias conhecidas para regular o emprego esto perdendo sua pertinncia, a tipologia formal/informal se torna insustentvel, a no ser que se tenha um conceito de formalidade, cuja base para ser trabalhador formal seja to-somente estar diretamente empregado por meios de produo tipicamente capitalistas, embora submetido mesma desproteo social que o trabalhador informal (TAVARES, 2002, 52). Segundo ANTUNES (1999) o capital necessita cada vez menos do trabalho estvel e cada vez mais das mais diversificadas formas de trabalho parcial ou part-time, terceirizado, que so, em escala crescente, parte constitutiva do processo de produo capitalista. Com novas formas de organizao da produo e, crescente ampliao da produtividade derivada desses processos de flexibilizao e reconfigurao do parque produtivo da empresa e do emprego so unvocas de um mesmo processo socioeconmico: A viso de totalidade permite observar que o pano de fundo do cenrio em que se movem as formas de trabalho a flexibilizao, a qual atravs da terceirizao combina de modo inovador prticas que o capital j experimentara no passado, com as modernamente conhecidas. Essa rearrumao faz surgir a empresa flexvel, materializada pela diversidade de status de assalariados. A mudana visvel que o conjunto de trabalhadores necessrios a um dado processo de trabalho no precisa mais ser simultaneamente reunido no mesmo local. Mas flexibilizar no significa apenas externalizao de funes. A reconfigurao da empresa e do emprego portadora de questes tericas fundamentais para a sociedade, pois sendo o trabalho uma relao social, no h como separar a sua funo econmica do contexto social em que o mesmo se desenvolve (TAVARES, 2002, p. 54). Nesse terreno sombrio, os tempos fluidos do trabalho ainda cumprem a tarefa de falsear os indicadores de emprego. A homogeneidade das disparidades e precariedade do trabalho se torna cada vez mais aprofundada e indissocivel. Se antes havia dvidas quanto s estatsticas acerca do mercado de trabalho, agora elas so ainda menos confiveis, porque cada vez menos ntida a diferena entre emprego e desemprego (TAVARES, 2002, p. 55). A mais-valia se constitui no totem sagrado do capitalista. Isto , seu objetivo que cada produto contenha o mximo possvel de trabalho no pago, o que equivale a dizer que, nesta sociedade, um quantum maior de trabalho que o socialmente necessrio torna a produo 8

inadequada lei do valor. A partir da, a precarizao, flexibilizao e terceirizao do sistema produtivo se torna altamente atrativo para o capitalista. Para Marx, essa tendncia imanente da relao capitalista no se realiza de maneira adequada (...) enquanto no se tenha desenvolvido o modo de produo especificamente capitalista e, com ele a subsuno real do trabalho ao capital (TAVARES, 2002, p. 56). 4. Flexibilidade, felicidade e informalidade: mitos dos modos de produo capitalista Existe felicidade no trabalho? O refugo humano um conceito mais profundo. O uso e o descarte de pessoas atiradas ao lixo. Os mundos do trabalho ps-fordista se constituram numa mirade de ilaes a respeito das estruturas trabalhistas. A informalidade em nome da eficincia neoliberal produziu variantes do emprego que podemos classificar em: o emprego tradicional, o subemprego, desempregado e a escria. O emprego tradicional aquele onde o quadro de pessoal enxuto em nome do pomposo da reengenharia (ou algum outro rtulo de falcias administrativas) e o trabalhador que sobrou ao expurgo segregado a uma srie de tarefas alucinadas e sobrecarregadas bem ao estilo tudo-ao-mesmo-tempo-agora. O subemprego se situa na marginalidade (geralmente refm da flexibilizao do emprego), pode ser o empregado que no tem segurado suas garantias trabalhistas da economia formal ou trabalhador de rua (ou seja, o popular camel). O desempregado aquele trabalhador pendular atemporal onde, em poucas semanas, ora alguma exercendo alguma ocupao com mnima renda, ora esta na busca interminvel por emprego. A escria, essa massa amorfa e sem vida perante o mercado, o descarte de pessoas que definitivamente no entraro mais no mercado de trabalho, seja formal ou no. Quando o emprego formal quase um osis dentro do mercado de trabalho, a informalidade a ltimo dos refgios de subsistncia da mo-de-obra excedente. A populao suprflua e descartada pelas leis trabalhistas e pelos modos de produo capitalistas busca sobreviver de quaisquer maneiras dentro de uma sociedade que a marginaliza e servem apenas para acomodao estatstica: Parte dos trabalhadores que aparecem nas estatsticas dos desempregados, da populao suprflua, excedente, trabalhadores que no conseguem emprego, , na verdade, suprflua, para ser empregada dentro da legislao trabalhista ainda em vigor (ou do que resta dela). Parte deles, no entanto, alm de no ser suprflua, produtiva para o capital; so trabalhadores criadores de riqueza material, apropriada pelos capitalistas, que se beneficiam ainda mais das irregularidades do emprego na 9

contemporaneidade. O trabalho informal aparece como refgio, para parte significativa da superpopulao excedente, enquanto integrante da sociedade capitalista, vlvula de conteno de um processo de convulso social, e mecanismo de extrao de mais-valia absoluta por parte dos capitalistas (SOARES, 2004, p. 16). Para a maioria dos trabalhadores assalariados, a felicidade pelo emprego se tornou a mero alvio de alguma renda no final do ms. A felicidade faz a transubstanciao por um mero pedao de po dirio e existem aqueles que agradecem aos Cus por isto! A maioria dos que se alimenta at enfartarem tem ojeriza os que nada tem para comer. A pobreza incomoda a paisagem e suja as cidades. Logo existe um alvio de felicidade quando moradores de rua, integrantes da escria, so banidos como ces das reas nobres das grandes cidades. Como destaca Marx, a respeito do peso morto do exercito de superpopulao excedente: [...] so notadamente indivduos que sucumbem devido a sua imobilidade, causada pela diviso do trabalho [...] o peso morto de exrcito industrial de reserva [...] sua produo est includa na produo da superpopulao relativa, sua necessidade na necessidade dela, e ambos constituem uma condio de existncia da produo capitalista e do desenvolvimento da riqueza (MARX , 1996, p. 273). A felicidade burguesa egocntrica, esteriliza as ruas nobres eliminando a qualquer custo o refugo humano e pode desfilar com credenciais pitorescas de mercadorias de desmedido luxo alienado. A informalidade cria ideologias to deletrias que visaram ocultar e subverter a prpria gnese e lgica dos sentidos e significado do trabalho e dos trabalhadores: Os capitalistas, por meio de um discurso hegemnico, da sua ideologia, convencem todos de que: o trabalhador o patro e que o patro um cliente; a crise do trabalho e no do capital; h um excesso de populao e no uma demanda efetiva insuficiente prpria da lgica do processo de valorizao do capital, tambm responsvel pela produo da superpopulao, que s excedente porque impera, e enquanto imperar o modo de produo capitalista (SOARES, 2004, 17).

5. A informalidade no mercado de trabalho brasileiro Dados do Banco Mundial indicam que 50% da mo-de-obra no rural brasileira esto no mercado informal da economia. Isto tem acontecido de modo mais expressivo nos grandes

10

centros urbanos, onde os trabalhos sem carteira assinada correspondiam a 87% das ocupaes no perodo de 1992 a 2002 (IRIART, et al., 2008, p. 166). Desde o incio da dcada de noventa, o que se observa que, para tornar o mercado de trabalho gil e dinmico como o mercado financeiro, a tnica passa a ser a da flexibilizao do Direito do Trabalho, fenmeno que ganhou fora com as recentes alteraes legislativas promovidas no sistema jurdico brasileiro de proteo ao trabalhador. Um argumento lembrado para justificar a flexibilizao e a desregulamentao do Direito do Trabalho: o alto custo da mo-de-obra verificado no Brasil, apelidado de Custo Brasil. Sob o pretexto de que as empresas nacionais possam concorrer em condies de igualdade em um mundo globalizado nos quais os mercados cada vez mais integrados exigem o aumento da produo e da lucratividade e exacerbam a eficincia, propugna o discurso neoliberal a retirada dos obstculos que impedem o alcance dessa finalidade e, sendo o custo do trabalho considerado um dos principais empecilhos, a flexibilizao incentivada no Brasil como forma de mitigar os direitos dos trabalhadores. A legislao trabalhista brasileira uma das mais flexveis do mundo, que nunca se flexibilizou tanto em to pouco tempo e que as ltimas medidas legislativas acatam a proposta patronal, apresentando os seguintes indicativos: no existe mais estabilidade absoluta no emprego; impera o direito prestativo de despedir sem justa causa; suspenses do contrato com incentivo tributrio s empresas; modalidades de contratao disponveis ao empregador (por durao limitada, sem aviso prvio e multa do FGTS), por meio de relaes civis: cooperativas, estgios, representantes comerciais e trabalho voluntrio; alteraes contratuais sem nus: reverso de cargo de confiana, opo para trabalho em tempo parcial e reduo de salrio mediante conveno ou acordo coletivo de trabalho; flexibilizao da jornada de trabalho de forma unilateral pelo empregador no amplo prazo de um ano e pelo banco de horas (HOFFMANN, 2003). Segundo ANTUNES (2005), os capitais exigem a desregulamentao do trabalho que implica na desregulamentao dos direitos e das leis do trabalho e assim na desconstruo da Justia do Trabalho. A respeito dos trabalhadores desprotegidos pela ausncia de leis trabalhista que regulamentam o segmento da informalidade, ntido a precarizao mais acentuada desta modalidade de trabalho: Freqentemente se argumenta que um dos principais fatores de preocupao decorrentes do elevado grau de informalidade no Brasil o fato de os trabalhadores informais no se beneficiarem da proteo concedida pela legislao trabalhista. Sendo assim, seria especialmente preocupante a constatao comum literatura 11

nacional e estrangeira de que a incidncia da informalidade maior no grupo de trabalhadores que tradicionalmente apresenta menores rendimentos. Nesse caso, os trabalhadores que mais precisam da proteo da legislao so exatamente aqueles que esto (relativamente) mais desprotegidos (ULYSSEA, 2006, p. 612). O mercado informal abriga pessoas em situaes diferentes. Dos 46 milhes de brasileiros que integram esse mercado, cerca de 20 milhes so empregados sem registro em carteira trabalhadores por conta prpria, sem remunerao, empregados domsticos tambm sem registro em carteira e tambm, os empregadores (PASTORE, 2005). A informalidade no Brasil atinge no apenas o mercado de trabalho, mas tambm o mundo das empresas. nelas que mais incide o problema da informalidade, em grande parte, e segundo crticos liberais, decorrente do excesso de rigidez das leis trabalhistas. O interessante entender que quando se ataca as leis trabalhistas, subvertida toda a lgica do sistema de trabalho: o trabalhador formal acaba sendo culpado pelo seu prprio desemprego! No tendo alternativa no mercado cada vez mais feroz e hostil proteo de direitos, o trabalhador se obriga a estar vinculado a algum segmento informal do mercado de trabalho. H um processo de subproletarizao ou de precarizao, que, ao mesmo tempo em que definha o operariado estvel, aumenta a gama de trabalhos precrios parciais, temporrios, que decorrem da flexibilizao, da terceirizao, criando um processo de uma subproletarizao intensificada.

6. Consideraes finais A mera tipificao das conjecturas a delimitao da informalidade no mercado de trabalho no basta para ser compreendido a sua real dimenso. preciso avanar para balizar o fenmeno do sucateamento das condies de renda e trabalho do livre mercado se constituindo na barbrie impregnada por presses avassaladoras do modo capitalista de alta produtividade e lucros. HARVEY (2002) desmistifica uma parte das mitologias presentes no interior das premissas de livre mercado que se movem juntamente com o capitalismo e sua falaciosa destruio criadora6:

A partir da anlise dos ciclos das economias capitalistas, Joseph Schumpeter, advogou a destruio criadora representando sempre uma fase de inovao tecnolgica e crescimento econmico que sucederia a cada fase de estagnao econmica.

12

A justificativa do livre mercado para isso que a mo invisvel do mercado trabalharia em benefcio de todos, desde que haja a menor interferncia estatal (e dever-se-ia acrescentar, o que geralmente no se faz: o maior poder monopolstico) possvel. O efeito fazer da violncia e destruio criadora de um desenvolvimento geogrfico desigual (mediante, por exemplo, a reorganizao geogrfica da produo), nos tradicionais centros do capitalismo como em qualquer outra parte, em meio a uma extraordinria tecnologia da opulncia e do consumo difundida instantnea e mundialmente, o nico mbito de aspiraes possvel (HARVEY, 2002, p. 5). O mercado da informalidade representa uma das mais gritantes formas de subproletarizao e cujos governos do pouca ou nenhuma ateno. Segundo Vasapollo (2005), a respeito das novas mudanas e inovaes tecnolgicas que alm de no criarem novas formas de ocupao, e so responsveis pelo aumento exponencial do desemprego, transformando-o um dos fenmenos mais dramticos das sociedades contemporneas. Conforme salienta Vasapollo: A nova organizao capitalista do trabalho caracterizada cada vez mais pela precariedade, pela flexibilizao e desregulamentao, de maneira sem procedentes para os assalariados. o mal-estar do trabalho, o medo de perder seu prprio posto, de no poder ter mais uma vida social e de viver apenas do trabalho e para o trabalho, com a angstia vinculada conscincia de um avano tecnolgico que no resolve as necessidades sociais. o processo quer precariza a totalidade do viver social (VASAPOLLO, 2005, p. 27). As diversas formas de alocao da mo-de-obra mergulhada na informalidade est atreladas s formas de flexibilizao que propicia piores condies de trabalho e salrios mais baixos. Neste contexto, so reforadas as novas ofertas de trabalho, advindo do mercado ilegal, difundindo assim o trabalho irregular, precrio e sem garantias. 7. Referencias Bibliografias ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. ANTUNES. R. Mudanas no Mundo do Trabalho e Ampliao da Competncia. Disponvel em: <http://www.anamatra.org.br >. Acesso em 10/02/2008. HOFFMANN, F. O. Princpio da Proteo ao Trabalhador e a Atualidade Brasileira. So Paulo: LTr, 2003.

13

GEREFFI, G. Global production systems and third world development, in B. Stallings (ed.), Global change, regional response: the new international context of development, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 100142, 1995. IRIART, J. A. B. et al. Representaes do trabalho informal e dos riscos sade entre trabalhadoras domsticas e trabalhadores da construo civil. Cincia & Sade Coletiva, 13(1):165-174, 2008. NORONHA, E. G. "Informal", ilegal, injusto: percepes do mercado de trabalho no Brasil. Revista. Brasileira de Cincias Sociais, out. 2003, vol.18, no.53, p.111-129. DAVIS, M. Planeta Favela. So Paulo: Boitempo, 2006. MARX, K. O Capital . So Paulo: Nova Cultural, 1996. Livro I, vols. 1 e 2. (Coleo Os economistas) MORAES NETO, B. R. Marx, Taylor, Ford: as foras produtivas em discusso. So Paulo: Brasiliense, 1989. MORAES NETO, B. R. Marx e o processo de trabalho no final do sculo XX. Pesquisa & Debate, PUC-SP, v. 11, n. 2, 2000. VASOPOLLO, L. O trabalho atpico e precariedade. So Paulo: Expresso Popular, 2005. POLANYI, K. A grande transformao: as origens da nossa poca. Rio de Janeiro: Campus, 1980. PASTORE, J. O Atrito entre a Lei e a Realidade, 2005. Disponvel em: <http://www.josepastore.com.br.>. Acesso em 15/01/2008. SOARES, M. A. T. Trabalho informal: da funcionalidade subsuno formal ao capital, 2004. 2008. TAVARES, M. A. Trabalho informal:os fios (in)visveis da produo capitalista. Revista Outubro, n. 7, Instituto de Estudos Socialistas, 2002. ULYSSEA, G. Informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma resenha da literatura. Revista de Economia Poltica, vol. 26, n 4 (104), pp. 596-618, outubro-dezembro/2006 Disponvel em: <http://www.ie.ufu.br/ix_enep_mesas/Mesa%2009%20%20Mundo%20do%20trabalho%20I/Trabalho%20informal%20SEP.pdf> Acesso em 22 mar

14

S-ar putea să vă placă și