Sunteți pe pagina 1din 8

Centro Universitrio UNA

Jssica Lorrayni Gonalves Coimbra Patricia Miranda de Andrade

Anlise Crtica Dossi Collor

Belo Horizonte, 03 de abril

Centro Universitrio UNA

Jssica Lorrayni Gonalves Coimbra Patricia Miranda de Andrade

Anlise Crtica Dossi Collor Anlise Crtica elaborada para Anlise Crtica da Mdia ministrada pela professora Clara Alves.

Belo Horizonte, 03 de abril de 2013 H 20 anos o Brasil assistiu o inicio do processo de Impeachment do ento Presidente Collor de Mello, que fora aprovado com 441 votos na camra dos Deputados. Fernando Collor de Mello foi o primeiro Presidente da Repblica eleito pelo

voto direto aps o Regime Militar no ano de 1989, ao derrotar o ento eleito Luiz Incio Lula da Silva. Collor possua uma carreira politica que se iniciou cedo no estado de Alagoas em 1983, sendo eleito Deputado Federal, onde realizou vrios projetos de leis, mas sem sucesso. Aps quatro anos se tornou Governador do mesmo estado abandonando o cargo em 89 para concorrer presidncia. Fernando Collor de Mello foi eleito aos 40 anos de idade, sendo o presidente mais jovem no Brasil, alm ter sido o tambm primeiro a sofrer um impeachment, fato importante que gerou uma grande polmica ao decorrer da sua vida poltica. No dia 11 de maro de 1987 Collor foi citado pela primeira vez na revista Veja. A matria retratava da sada do ento atual governador de Alagoas Jose Tavares para sua aposentadoria. Que havia largado o poder deixando boa parte da populao com menos de um salrio mnimo. Sendo que os funcionrios pblicos possuam altos salrios, isso fez com que Fernando Collor os titulasse como Marajs e dizendo a sociedade: Uma das minhas prioridades acabar com esse escndalo. Para tentar solucionar o problema dos altos salrios do funcionalismo pblico alagoano Fernando pediu ajuda ao ministro Aluzio Alves, da Administrao, sem ao menos assumir o governo, esse fato deixou Collor conhecido como audacioso e ousado' surgindo na imprensa como refugio para a economia do Brasil, e solues para inflaes altssimas. Apesar de seu titulo de ousado e audacioso, Collor no obteve xito em acordar com Supremo Tribunal Federal, pois os desembargadores iriam perder os privilgios, mas continuariam a receber o salrio na ntegra, alm disso, tal informao no poderia ser divulgada. Pode-se dizer que se uma informao dessas fosse divulgada a populao causaria um escndalo na politica de Collor e isso o afetaria, j que ate ento estava obtendo um bom titulo politico aos olhos do povo e da mdia.(CONTI,1999) 1

De acordo com Basaggio (2012) trs anos apos a primeira eleio de voto direto no Brasil, um presidente e afastado democraticamente do poder. Durante esse perodo a imprensa foi pea fundamental na politica, pois foi um momento de muitas manifestaes populares e revoltas, alm de aparecer para a populao a construo do
1 1

Agncia Brasil , 2012. A imprensa e Fernando Collor,2012

personagem e candidato caador de marajs. Assim Collor ficou conhecido por vrios meios de comunicao. Diante de tanta polmica politica envolvendo Collor e as mdias. Por que a imprensa incentivou movimentos que ajudassem na cassao de Collor sendo que a um tempo a mesma mdia colocava Collor em um bom patamar politico?
O grande enigma a ser explorado : Se todos os indicativos de jornais, revistas, emissoras e rdios antes da eleio apontavam para o desenvolvimento; Se o governo trabalhava no sentido favorvel com objetivo de alinhar o pas a Nova Ordem econmica e poltica mundial; Se o presidente fora eleito democraticamente; se sua candidatura teve total apoio da mdia ; o que o levou ao impeachment? ( BASSAGIO,vitorino.2012)

De acordo com um memorial da Globo comunicaes (2012), o primeiro Presidente eleito por voto direto, foi afastado democraticamente mediate a 411 votos da Cmara dos deputados. Por ser acusado de esquema de corrupo o qual envolvia pessoas prximas a e ele, como Paulo Csar Faria, o testa de ferro, ex tesoureiro de Collor. A partir de ento a emissora reservou um espao para acompanhar o caso de Collor, fazendo boa parte de suas programaes levantarem a crise poltica.
Rede Globo acompanhou passo a passo os trabalhos da Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI), desde a sua instaurao at a leitura do relatrio final, 85 dias depois. No dia 9 de junho, o reprter lvaro Pereira assistiu s seis horas de depoimento de PC Farias no Congresso e apresentou no JN um resumo de suas declaraes. ( MEMORIAL GLOBO,2012)

Mas no foi somente a Rede Globo que acompanhou todo o processo. A revista veja tambm deu seu parecer publicando uma entrevista com Collor no qual perguntas sobre a polemica situao de PC farias era colocada em pauta. A situao de collor na politica foi um fato de grande proporo que a mesma revista veja publicou varias capas de suas edies com o desenrrolar do caso. Todo esse desenrrolar do fatos exibidos pelos meios de comunicao, aquecia mais ainda o caso perante os olhos da populao. (Editora Abril S.A, 1992) ___________________ Veja Brasil On line, 1992

Aps a eleio de Collor, inicia-se uma nova dcada, com um mundo globalizado, com tentativas de conter os indices infracionarios promovendo privatizaes do ps ditatura, alem de criar planos economicos de forma a tornar o Pas mais estavel e competitivo. O nova liderena eleita seria a promessa tao esperada pelo Pas, na busca pelo estado minimo.(Editora Record, 1993) Dado este contexto fica justificado a posio da mdia em ser a favor em um momento e em outro contra quanto eleio de Collor de Melo, , que, passados dois anos de mandato, esta mesma mdia, destacando-se as Revistas Isto e Veja e, posteriormente, muitas redes de Rdio, TVs e Jornais brasileiros, em especial, O Sistema Globo de Comunicaes, no s abandonam a defesa do novo governo, como passam a atac-lo sistematicamente com veiculao de vrias denncias de corrupo. A ofensiva ao presidente, assim como fora a construo de sua candidatura, foi sistemtica. Alguns fatos, dentre tantos, que foram publicados, mas talvez o primeiro e por isso represente o revs na posio da grande imprensa, tenha sido a matria do Jornal Folha de So Paulo de Julho de 1990, pois, passados sete meses de mandato do ex-presidente Collor, a reportagem que tratava de contrataes irregulares, sem licitaes, de agncias de propaganda pelo governo federal foi publicada. Curiosamente esta reportagem foi divulgada aps uma investida de agentes da Receita Federal Folha de So Paulo em 24/03/1990. Diante da alta repercurso que estava sendo gerada e o massante acompanhamento da populao sobre o caso as redes de comunicao se viram obrigadas a focar em algo de tanta polemica, porm uma historia que tinha um desfecho inicial bom, com o decorrer de sua politica passou a ser negativa. Tendo que acompanhar o caso as midias se colocaram intao de forma positiva quando lhes foi necessario e logo aps de forma negativa o que acabou ajundando na cassao de collor.( Folha de So Paulo, 1990) As denuncias que eram feitas pelo seu irmo Pedro de Collor, agravaram mais ainda a situao de collor. em 1992 o meio politico dava espao a nomes pirotecnicos dados a collor em resultado das denuncias de seu irmo, isso alavancou a mudana de posturas dos grandes veiculos midiaticos com relao aos fatos.(Edirota Globo,1998).

Este ataque s acabou com a cassao, ou impeachment pelo congresso no dia 29 de setembro de 1992, atravs de voto aberto, aprovou por 441 votos favorveis e apenas 38 contrrios. (Revista Veja 30 de setembro de 1992. Edio Extra).

Muitos autores pesquisaram e analisaram, no somente a posio da mdia em apoiar e ir contra, mas o que representou o governo Collor para o Brasil e os brasileiros. Na tese de Pedrinho Guareschi (2005), o caso Collor se encaixa perfeitamente na forma de atuao da mdia: quando foi conveniente ele foi o "guardio da moralidade", depois o corrupto. A midia seguia de acordo com o que causava mais impacto para a sociedade. No momento em que Collor foi considerado um politico ousado vrios meio de comunicao lanaram-no como o politico to esperado. Na hora em que acorre toda a reviravolta na carreira de Collor os mdias se viram contra ele e batem junto a sociedade acabando ajudando a acabar com a carreira de Collor. No processo de impeachement, o abandono do ento presidente, justifica-se, pois sentindo-se ameaados pelos desmandos de Collor, que desencadeou em efeito cascata, inumeras denncias de corrupo, e provavelmente temendo a reao popular, o plano B foi abraar a companha de substituio e assim manter no poder algum que garantisse a ordem Pode-se pensar talves em algum interesse por baixo de tudo isso, mas o que isso tudo retrata e como a midia se possionava a favor ou contra collor de acordo com o que a populao dizia ou pensava da politica de collor. Este trabalho prope uma reflexo a cerca do papel exercido pela mdia, da construo da candidatura, at o Impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, uma vez que parece contraditria a posio desta, j que em 1989 o candidato era apresentado como o Salvador da ptria e da Moralidade e dois anos aps, os mesmos meios de comunicao, aps diversas denncias de corrupo, inicialmente calam-se, e posteriormente apoiam os movimentos sociais e polticos, em especial o denominado Caras pintadas que pressionavam o parlamento brasileiro para a cassao do presidente. Isso ocorria pois a imprenssa, jornais, televiso e revistas, tinham um publico a ser correspondido. Em um momento a populao encontra-se euforica pelo novo candidato, o politico tao esperado pelo pais, logo aps por um dado escandalo de esquema a mesma populao se vira contra collor o que leva os meios de comunicao a comearem a criticar a situao de collor.

Sendo que o papel desses meios seria deixar toda a sociedade ciente da verdadeira realidade sem exaltar seus interesses, como sempre ocorre em qualquer produto miditico. Porm neste esquema no seria interessante a eles axaltar os fatos sem pensar na propria polemica que eles gerariam a populao com o caso collor.

REFERNCIAS ANTUNES, Ricardo. A desertificao neoliberal no Brasil: Collor, FHC e Lula. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. CONTI, Mrio Srgio. Notcias do Planalto: A Imprensa e Fernando Collor, So Paulo: Companhia das Letras, 1999. Agncia Brasil, 2012. Disponvel em <http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-0929/ha-20-anos-fernando-collor-de-mello-foi-primeiro-presidente-do-brasil-sofrerprocesso-de-impeachment> Acesso em: 15 de abril de 2012 s 11:00 horas. A imprensa e Fernando Collor, Valter Pereira, 2012. Disponvel em <http://www.klepsidra.net/klepsidra24/collor.htm > Acesso em : 18 de abril de 2012 s 20:00 horas. BASAGGIO, Vitorino. Governo Collor e a Mdia. TrabalhosFeitos.com, 2012. Disponvel em:
<http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Governo-Collor-e-a-

M%C3%ADdia/313726.html>Acesso em: 17de abril de 2012 s 17:30 horas

Memorial Globo Comunicaes , 2012. Disponvel em


<http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-246935,00.html>
Acesso em : 17 de abril de 2012 s 17:50

Editora Globo, 1993 <http://www.achegas.net/numero/doze/luiz_felipe_12.htm> Acesso em: 17 de abril de 2012 as 18:00 horas Editora Abril, 1992. Disponivel em <http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_27051992.shtml> Acesso em: 17 de abril de 2012 as 18:30 horas

Editora Record, 1993. Disponivel em <http://www.infoescola.com/biografias/fernando-collor-de-mello/> Acesso em: 17 de abril de 2012 as 18:45 horas Folha de So Paulo, "IMPEACHMENT!". Edio de quarta-feira, 30 de setembro de 1992. GUARESCHI, Pedrinho A. (org.). Uma nova comunicao possvel: Mdia, tica e poltica. Porto Alegre: Evangraf, 2002. GUARESCHI, Pedrinho A.; BIZ Osvaldo. Mdia, Educao e Cidadania: tudo o que voc deve saber sobre mdia - Petrpolis, RJ: Ed. Vozes, 2005. LIMA, Vincio Artur. Mdia, Teoria e Poltica. So Paulo: Editora Perseu Abramo, 2001. MELLO, Pedro Collor de. Passando a limpo: a trajetria de um farsante- Rio de Janeiro: 2 ed. Record,1993. NAPOLITANO, Marcos. Cultura e poder no Brasil Contemporneo. Curitiba: Juru, 2002. PINSKY, Carla Bassanezi.(Organizadora). Fontes Histricas. So Paulo: Contexto, 2005. PINTO, Jos Numanne. A Repblica na Lama: uma tragdia brasileira. So Paulo: Gerao Editorial, 1992. SAMPAIO, Paulo. De Pedro a Collor: As charges da tragdia. Porto Alegre: Ed. AGE, 1992. SODR, Nelson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. SOUZA, Herbert de. Escritos Indignados: Democracia X Neoliberalismo no Brasil. Rio de Janeiro: Ibase (ed), 1991. TAVARES, Maria da Conceio . Aquarella do Brasil: Ensaios polticos e econmicos sobre o governo Collor. Rio de janeiro: Rio Fundo, 1990. VASCONCELLOS, Gilberto Felisbert. Collor, cocana dos pobres. [S.I.]: Leia Mais, 1989. VEJA. Anjos Rebeldes. So Paulo: Editora Abril, 19 de agosto de 1992. n 1.248. VEJA, CAIU!. So Paulo: Editora Abril, 30 de setembro de 1992. Edio Extra. VEJA. Pedro Collor conta tudo. So Paulo: Editora Abril, 27 de maio de 1992. n 1.236.

S-ar putea să vă placă și